> Banco de Dados - História e música na universidade
Lenço no pescoço: o malandro no teatro de revista e na música popular: “nacional”, “popular” e cultura de massas nos anos 20
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Tiago de Melo Gomes
Orientador:
Robert Wayne Andrew Slenes
Local:
UNICAMP -IFCH
Data:
1998
Publicação - Livros / Artigos
Assunto:
Estudo sobre a figura do malandro e de sua caracterização feitas pela bibliografia, pelo teatro de revista e pela música popular.
Palavras-chave:
Década de 1920; Música Popular; Malandragem; Teatro em Revista; Brasil
Resumo:
Trata da transformação de um tipo como o malandro em um mito nacional. A proposta deste trabalho é abandonar definitivamente a caracterização do malandro como opositor a projetos de dominação, assim como a utilização de letras de música como explicitação de intenções neste sentido. Inicialmente pensada em função da origem e desenvolvimento do malandro enquanto personagem musical ligado aos meios de comunicação de massa, a pesquisa teve um redirecionamento devido à percepção da intensa ligação do malandro com o teatro de revista.
Fontes:
Mais de 90 peças de teatro consultadas, como de: Carlos Bittencourt, Marques Porto, Djalma Nunes etc.
Bibliografia específica:
ADORNO, Theodor. O fetichismo na música e a regressão da audição. In: Benjamin, Adorno, Horkheimer, Habermas. Col. Os pensadores, São Paulo, Abril Cultural, 1980.
ADORNO, Theodor. A indústria cultural.In: Theodor Adorno, Col. Grandes cientistas sociais, (org.) Gabriel Cohn, São Paulo, Ática, 1986.
ALENCAR, Edigar de. O carvanal carioca através da música. Vol. I e II. 4a. ed. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1985.
ALMIRANTE. No tempo de Noel Rosa. 2a ed. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1977.
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo, Ática, 1989.
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. 3a ed. São Paulo, Martins, 1972.
BAKTHIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo, Hucitec/UnB, 1993.
BURKE, Peter. A cultura popular na idade moderna: Europa, 1500-1800. São Paulo, Cia. das Letras, 1989.
CALDAS, Waldenir. Iniciação à música popular brasileira. São Paulo, Ática, 1985.
CALDAS, Waldenyr. Luz de néon: canção e cultura na cidade. São Paulo, Ed. Studio Nobel/Sesc, 1995.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 1994.
CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência – aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1986.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Música e História. Revista de História. São Paulo, n. 119, p. 69-90, 1988.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Música e ideologia no Brasil. 2a. ed., São Paulo, Novas Metas, 1985.
DECCA, Edgar de. 1930. O silêncio dos vencidos. SP, Brasiliense, 1984.
EFEGÊ, J. Figuras e coisas do carnaval carioca. Rio de Janeiro, Funarte, 1982.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. 3a ed. São Paulo, Ática, 1978, 2 v., (Ensaios; 34)
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e Senzala. RJ, Record, 1994 (1933).
HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo, Cia. das Letras, 1995.
HOBSBAWM, Eric. A história social do jazz. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 25a ed. Rio de janeiro, José Olympio, 1993.
MOTA, Carlos Guilherme. A ideologia da cultura brasileira (1933-1974). São Paulo, Ática, 1978.
ORTIZ, R.. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo, Brasiliense, 1994.
PEDRO, Antonio. Samba da legitimidade. São Paulo, FFLCH/USP, 1980. Dissertação de Mestrado.
PRADO JR., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo, Brasiliense, 2000.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo, Brasiliense, 1995.
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo, Cia. das Letras, 1992.
TINHORÃO, José Ramos. Música popular: do gramofone ao rádio e TV. São Paulo, Ática, 1981.
TINHORÃO, José Ramos. Música popular: um tema em debate. Rio de Janeiro, JCM Editores, s.d.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular: da modinha à lambada. São Paulo, Art Editora, 1991.
WISNIK, José Miguel. Algumas questões de música e política no Brasil. In: Alfredo Bosi (org.). Cultura brasileira: temas e situações. São Paulo, Ática, 1987, p 114-123.
WISNIK, José M. O coro dos contrários: a música em torno da Semana de 22. 2a ed. São Paulo, Duas Cidades, 1983.
WISNIK, José Miguel. Getúlio da Paixão Cearense (Villa-Lobos e o Estado Novo). In: O nacional e o popular na cultura brasileira – música. São Paulo, Brasiliense, 1982.