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Renovação poético-musical, engajamento e performance artística em Mercedes Sosa e Elis Regina (1960-1970

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
ANDREA BEATRIZ WOZNIAK

Orientador:
TANIA DA COSTA GARCIA

Local:
UNESP

Data:
2016

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Música po-pular engajamento performance vocal identidades sociais nacional-popular

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4424411

Mercedes Sosa (1935-2009) e Elis Regina (1945-1982) constituíram-se em expressões da música popular latino-americana da segunda metade do século XX, representativas dentro de seus campos musicais, a música folclórica argentina e a música popular brasileira. Tanto Mercedes quanto Elis desenvolveram e reformularam seus projetos artísticos dialogando com os princípios estéticos dinamizados dentro de seus campos musicais assim como tensionaram os paradigmas musicais estabelecidos, contribuindo ativamente na reconfiguração destes espaços. Participan-tes dos processos de renovação musical e poética que deram origem ao Novo Cancioneiro e a MPB, seus repertórios e performances musicais integraram as lutas por redefinição de represen-tações do nacional e do popular nas décadas de 1960 e 1970. O objetivo principal desta tese consistiu em comparar as trajetórias artísticas, as posturas estético-ideológicas e as obras musi-cais de Mercedes Sosa e Elis Regina, observando suas inter-relações e apropriações das discus-sões que aproximavam arte e utopia de transformação social que envolveu as artes nas décadas de 1960 e 1970. Suas trajetórias artísticas aproximam-se na busca por renovação poética e mu-sical, atualizando e ressignificando tradições musicais; na valorização da música popular e nacio-nal; no engajamento com a utopia de transformação social e, a partir dela, na disseminação de representações centradas no ideário nacional-popular; nas relações estabelecidas com a indús-tria cultural como forma de projeção artística; e nas performances paradigmáticas, as quais transformaram cada uma em referência enquanto intérprete, extrapolando as fronteiras de seus países de origem. No primeiro capítulo buscou-se evidenciar os processos de configuração e reconfiguração dos campos musicais em que tais intérpretes estiveram inseridas, a música fol-clórica argentina e a música popular brasileira, em especial os processos que originaram o Novo Cancioneiro e a Música Popular Brasileira, frutos do desejo de renovação musical e da simbiose entre arte e política. No segundo capítulo tratou-se de analisar e comparar as trajetórias artísti-cas de Mercedes Sosa e Elis Regina dentro de seus campos musicais na década de 1960, buscan-do compreender como suas práticas artísticas ajudaram a compor tais perspectivas musicais, o Novo Cancioneiro e a MPB. A partir da análise de suas produções artísticas, dos processos de reconhecimento e consagração dentro de seus campos musicais, tratou-se de evidenciar as for-mulações e reformulações de suas concepções, práticas e projetos artísticos. Também realizou-se um inventário das principais representações e identidades sociais mobilizadas através de seus repertórios, em especial as relacionadas ao nacional-popular, as quais integraram as lutas por redefinição de significados dentro da cultura popular na Argentina e no Brasil do período. No terceiro capítulo buscou-se analisar e comparar as trajetórias artísticas das duas intérpretes na década de 1970, em especial, as reformulações que realizaram em seus projetos estéticos e em suas produções artísticas durante o aprofundamento do autoritarismo e da censura após o Ato Institucional N.5 colocado em prática pela Ditadura Militar instaurada no Brasil (1964-1985) e as duas Ditaduras Militares que se sucederam na Argentina (1966-1973 e 1976-1983). Para além de destacar as estratégias colocadas em prática visando a manutenção da crítica social em seus repertórios, buscou-se evidenciar o redimensionamento que cada intérprete deu para o ideário nacional-popular, bem como analisar algumas das representações e identidades mobilizadas através de suas performances mais paradigmáticas.

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TINHORÃO, J.R. "Um diamante puro, frio e cortante." Jornal do Brasil, Caderno B,
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DIAS, Mauro. "Elis". Última Hora Revista, 19/01/1983.
c) PROGRAMAS DE TELEVISÃO, ENTREVISTAS RADIAIS,
DOCUMENTÁRIOS E VÍDEOS
→ Elis Regina
Elis Regina. Documentário sobre Elis Regina, produzido pela TV Portuguesa, 1968.
Elis Regina, MPB Especial, Programa Ensaio. Produção de Fernando Faro, TV Cultura,
1973. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cgqO3PNMRac
Elis Regina. Entrevista Rádio Nacional para o radialista Simon Khoury. Rádio Nacional,
1975. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d5HU4PJZyxM
Especial de TV Elis - Elis Regina na Rede Bandeirantes, 1976. Disponíivel em:
https://www.youtube.com/watch?v=sC42pw8Qq0k
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Elis Regina. Entrevista para o Programa "O Poder da Mensagem", de Hélio Ribeiro.
Rádio Bandeirantes de São Paulo, 18/02/1976. Disponível em:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLBF415BF290D546F1
Elis Regina. Entrevista para o Programa Vox Populi. TV Cultura, São Paulo, 1978.
Elis Regina. Entrevista ao Programa Sábado Som. Rádio Jovem Cap, Recife, 1979.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_2_p9IYJwrM
Elis Regina Carvalho Costa. Especial. Direção de Daniel Filho. Rede Globo, 1980.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JN1jOAXlxKo
Elis Regina. Saudade do Brasil, ao Vivo no Canecão.Gravação TV Educativa, São
Paulo, 1980. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n4DzcnmP2AA
Elis Regina. Entrevista para o Jornal do almoço. Rede Brasil Sul (RBS), Porto Alegre,
1981. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H6-C6cLinAg
Elis Regina. Entrevista para o Programa Jogo da Verdade. TV Cultura, São Paulo, 1982.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ax-p-Zr8cyg
Especial “Viva a Música Popular Brasileira.” Direção de Beto Ruschel. Rede
Bandeirantes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s8NnAzXvP8o
Elis Regina contra a espada, 2007. Documentário. Direção: Ciça Carboni, Fernanda
Mitzakoff, Raquel Burached. Brasil, 2007, 20min. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=CBk5SC6setc
→ Mercedes Sosa
Mercedes Sosa. Acústico en Suiza. Lugano, Suiza, 1980. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=_1rPjtnHo2Q
Mercedes Sosa. Como un pájaro libre. Direção de Ricardo Wullicher, 1983. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=nWqcGmhPUaI
Mercedes Sosa - Será posible el sur, 2008. Dir. Stefan Paul. Alemanha, 1985.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=op1Ma4J32Lo
Mercedes Sosa. Programa Ensaio. TV Cultura, São Paulo, 1991. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=DBV6EOvyieI
332
Nuevo Cancionero. El Movimiento. Canal Encuentro. Disponível
em:http://www.encuentro.gov.ar/sitios/encuentro/programas/ver?rec_id=119587
Mercedes Sosa, a Voz da América Latina. Direção de Rodrigo H. Vila, Argentina, 2013.
d) DISCOS
→ Mercedes Sosa
Canta Mercedes Sosa/La voz de la zafra (RCA-Victor,1962)
Canciones con fundamento (El Grillo,1965)
Yo no canto por cantar Mercedes Sosa (Philips,1966)
Hermano (Philips,1966)
Para cantarle a mi gente (Philips,1967)
Con sabor a Mercedes Sosa Mercedes Sosa (Philips,1968)
Mujeres argentinas Mercedes Sosa (Philips,1969)
El grito de la tierra (Philips,1970)
Homenaje a Violeta Parra (Philips,1971)
Hasta la victoria (Philips,1972)
Cantata Sudamericana (Philips,1972)
Traigo un pueblo en mi voz (Philips,1973)
A que florezca mi pueblo (Philips,1975)
En dirección del viento (Philips,1976)
Mercedes Sosa interpreta a Atahualpa Yupanqui (Philips,1976)
Serenata para la tierra de uno (Philips,1979)
Serenata para la tierra de uno (versión argentina) (Philips,1979)
A quién doy Mercedes Sosa (Philips,1980)
→ Elis Regina
Viva a Brotolândia (Continental, 1961)
333
Poema de Amor (Continental, 1962)
O bem do amor (CBS, 1963)
Ellis Regina (CBS, 1963)
Samba – eu canto assim (Philips, 1965)
O fino do fino, Elis Regina e Zimbo Trio (Philips, 1965)
2 na Bossa, Elis Regina e Jair Rodrigues com Jongo Trio (Philips, 1965)
Dois na Bossa, Número 2 (Philips, 1966)
Dois na Bossa, Número 3 (Philips, 1967)
Elis (Philips, 1966)
Elis Especial (Philips, 1968)
Como e porque (Philips, 1969)
Elis no Teatro da Praia, com Miéle e Bôscoli (Philips, 1970)
...Em pleno verão (Philips, 1970)
Ela (Philips, 1971)
Elis (Philips, 1972)
Elis (Philips, 1973)
Elis & Tom (Philips, 1974)
Elis (Philips, 1974)
Falso Brilhante (Philips, 1976)
Elis (Philips, 1977)
Transversal do tempo (Philips, 1978)
Elis Especial (Philips, 1979)
Essa Mulher (WEA, 1979)
Saudade do Brasil (WEA, 1980)
Elis (Odeón, 1980)