> Banco de Dados - História e música na universidade
Metrópole em sinfonia: história, cultura e música popular em São Paulo nos anos 30.
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
José Geraldo Vinci de Moraes
Orientador:
Elias Thomé Saliba
Local:
USP - FFLCH
Data:
1997
Publicação - Livros / Artigos
Descritivo:
Editado como livro. Ver ficha específica.
Assunto:
Formação da música popular urbana em São Paulo nos anos 1930, período de construção dos novos meios de comunicação de massa e de difusão e recepção
Palavras-chave:
Década de 1930; Música popular; Meios de comunicação; São Paulo
Resumo:
Reconstrução da história da cidade de São Paulo nos anos 1930, a partir da cultura e, sobretudo, da música popular. A década de 1930 é decisiva na construção da metrópole industrial: a “cidade do trabalho”, a “cidade que não pode parar” são tradições inventadas naquele momento de incessantes transformações urbanas e econômicas de São Paulo. A música popular também passava por um momento de definição no país e em São Paulo. Os meios de comunicação, especialmente o rádio e a indústria fonográfica, tiveram papel de destaque na instituição da música urbana tanto no aspecto estético e metódico como na profissionalização do artista popular. No período de profundas influências e confluências de acordes dos batuques e do virtuosismo da música erudita, os gêneros urbanos ainda em construção, como o samba, o choro, e as serestas sofreram profundas transformações. Neste novo ambiente urbano industrializado, a música popular teve um papel importante na construção, representação e avaliação do novo cotidiano paulistano.
Fontes:
Bibliografia de época (cronistas, viajantes e memorialistas) e biografias:
ANDRADE, Mário de. A música e a canção populares no Brasil. In: Ensaios sobre a música brasileira. São Paulo, Martins editora, 1962.
ANDRADE, Mário de. Modinhas imperiais. Prefácio. São Paulo, Casa Chiarato, L. G. editora, 1930.
ANDRADE, Mário de. O samba rural paulista. In: Aspectos da música brasileira, Brasília, Ed. Martins/INL, 1975.
ANDRADE, Mário de. Música, doce música. São Paulo, Livraria Martins Fontes, 1963.
ANDRADE, Mário de. O empalhador de passarinhos. São Paulo, Livraria Marins Fontes, 1965.
ANDRADE, Mário de. O samba rural paulista. In: Aspectos da música brasileira. Brasília, Livraria Martins Ed./INL, 1975.
ANDRADE, Mário de. Amor e medo. In: Aspectos da literatura brasileira. São Paulo, Livraria Martins Ed., 1974.
BANANÉRE, Juó. (Alexandre Ribeiro M. Machado), La divina encrenca, São Paulo, Folco Masucci Editor, 1966.
FAUSTO, Boris. Negócios e ócios. Histórias da imigração. São Paulo, Cia. das Letras, 1997.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Saudades do Brasil. São Paulo, Cia. das Letras, 1994.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Saudades de São Paulo. São Paulo, Cia. das Letras, 1966.,
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. São Paulo, Ed. Anhembi Ltda, 1957.,
MACHADO, Antonio Alcântara. Lira paulistana. Revista do Arquivo Municipal, Vol. XVII, São Paulo, 1935.
MACHADO, Antonio Alcântara. Brás, Bexiga e Barra Funda. São Paulo, Imesp/Dasp, Ed. Dac-similiar, 1982.
MACHADO, Antonio Alcântara. Cavaquinho e saxofone. Rio de Janeiro, José Olympio, 1940.,
Depoimentos Orais:
• Profissionais do rádio: Fausto Macedo, Henrique Lobo, Nicolau Tuma, Programa comemorativo de 44 anos da Record.
• Profissionais da música: Adoniran Barbosa, Armando Bellardi, Luiza Ricciardi Lopes, Marino Gouveia, Moacyr Braga, Mozart Camargo Guarnieri, Osvaldo Guilherme, Paraguassú (Roque Ricciardi), Portinho (Maestro), Rafael Mário Puglieli, Souza Lima (Maestro).
• Músicos de choro e regionais: Antonio D’Áurea, Antonio Rago, Barão, João Dias Carrasqueira, Ronoel Simões.
• Sambistas paulistanos e carnavalescos: Carlão do Peruche, Dionísio Barbosa, Dona Sinhá, Geraldo Filme, Livinho do Vai-Vai, Madrinha Eunice, Nenê da Vila Matilde, Pé Rachado, Zezinho da Casa Verde e Sebastiana de Oliveira.
• Música caipira: Sorocabinha (Olegário José de Godoy), João Pacífico, Teotônio Pavão, Tonico e Tinoco.
Periódicos:
• O Estado de S. Paulo, 1931 a 1940
• Guia prático da Cidade de São Paulo. A. T. Ascoli edição. 1930 a 1934
• Planalto. Quinzenário de Cultura de São Paulo. Dir. Orígenes Lessa. Nos 01 a 13 de 1941 (Ano I), nos 16 a 22 de 1942 (Ano II)
Discografia:
• Adoniran Barbosa: Odeon, LP, 1974 e 1975; Som Livre, LP, 1990; Coleção MPB Compositores, no.7, Ed. Globo, CD, 1997.
• Paulo Vanzolini: Discos Marcos Pereira, LP, 1974; Estúdio Eldorado, LP, s.d..
• Bete Carvalho: Velas, CD, 1994.
• Mário Reis e Francisco Alves: RCA-Ariola, LP, 1987.
• Garoto: Discos Marcos Pereira, LP, 1986.
• Heitor Villa-Lobos: Kuarup Discos, LP, 1978;
• João Pernambuco: Funarte, LP, 1982;
• História da Música Popular Brasileira, Abril Cultural, LP, 1971.
• História da Música Popular Brasileira – Grandes Compositores, Abril Cultural, LP, 1982.
• Nova História da Música Popular Brasileira, Abril Cultural, PL, 1977.
• Paraguassú: Revivendo Músicas Comércio de Discos, PR, LP, 1980.
• Raul Torres: Revivendo Músicas Comércio de Discos, PR, LP, 1990.
• Sarau Brasileiro, Estúdio Eldorado, LP, s.d..
• Saudades da Minha Terra, Columbia-Continental. Evocação Produção, LP, 1988.
• Vadico: Estúdio Eldorado, LP, s.d..
• Valsas brasileiras, Soma, LP, 1980.
• Valsa e choros, Kuarup Discos, LP, 1979.
Partituras:
• Adiós mis farras, letra e música de Roulien. Ed. por Campassi e Camin, SP, re ferências na dedicatória ao ano 1928.
• A morte de uma rosa, música de Domingos Roque e letra de A.J. Barbosa, Campassi e Camin, SP, s.d..
• Às três da manhã, Julian Robledo, arranjo para acordeon de A. Franceschini, Ed. Ricordi Brasileira, SP, s.d..
• Ave-Maria, letra e música de Erotides de Campos e Jonas Neves, Ed. Cembra, 1952.
• Canção de Pierrot, música de A. X. e letra de Arlindo Leal, Ed. Casa Beethoven, s.d..
• Ilusão que morre, música de B. P. Godinho e letra de Benedicto Costa, ed. do próprio autor, impressa na gráfica de Campassi e Camin, SP e comercializada pela Casa Mignon, s.d..
• Las tres de la mañana, Julian Robledo, Ricordi Americana, Buenos Aires, arranjo para guitarra de N. Casuscelli, s.d..
• Perdão Emilia, autor desconhecido, adaptação e arranjo de João Portaro, Fermata do Brasil, SP, 1956.
• Prélude n. 5 en Ré Majeur, H. Villa-Lobos, ed. Max Esehig, Paris, 1954.
• Sonho de magia, João Pernambuco, Ricordi, SP, 1978.
• Supremo adeus, música de Belmácio Pousa Godinho e letra de Benedicto Costa, e
ed. Arthur Napoleão, RJ, distribuição Fermata do Brasil, 1969.
• Valência, música de José Padilla e letra de Lucien Boyer y Jacques-Charles, Ediciones Musicales Toledo e Perroti, Buenos Aires, s.d..
Bibliografia específica:
AB’SABER, Aziz. O sítio urbano de São Paulo. In: Estudos de Geografia Urbana, vol. I, (org.) Aroldo de Azevedo, São Paulo, Cia. Nacional, 1958.
ADORNO, Theodor. O fetichismo na música e a regressão da audição. In: Benjamin, Adorno, Horkheimer, Habermas. Col. Os pensadores, São Paulo, Abril Cultural, 1980.
ADORNO, Theodor. Sobre a música popular. In: Theodor Adorno. Col. Grandes cientistas sociais, (org.) Gabriel Cohn, São Paulo, Ática, 1986.
ADORNO, Theodor. A indústria cultural. In: Theodor Adorno, Col. Grandes cientistas sociais, (org.) Gabriel Cohn, São Paulo, Ática, 1986.
ALMIRANTE. No tempo de Noel Rosa. Rio de Janeiro, Ed. Livraria Francisco Alves, 1963.
BAKTHIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo, Hucitec/UnB, 1993.
BOURDÉ, Guy e HERVÉ, Martin. As escolas históricas. Publicações Europa- América, Portugal, 1983.
BRITTO, Iêda Marques. Samba na cidade de São Paulo (1900-1930). São Paulo, FFLCH/USP, 1986.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro, Livraria José Olympio, 1975.
BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. São Paulo, Cia. das Letras, 1989.
BURKE, Peter. A escrita da história. São Paulo, Edunesp, 1992.
BURKE, Peter. A escola dos Annales. A Revolução Francesa da historiografia. São Paulo, Edunesp, 1991.
CALDAS, Waldenyr. Luz de néon: canção e cultura na cidade. São Paulo, Ed. Studio Nobel/Sesc, 1995.
CALDAS, Waldenyr. Acorde na outrora. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1979.
CÂNDIDO, Antonio. A revolução de 30 e a cultura. In: Revista Novos Estudos, No. 4, Cebrap, 1984.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Belo Horizonte, Ed. Itatiaia, 1984.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 1994.
CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência. Aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1986.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Memória, história e poder: a sacralização da nacional e do popular na música. In: Revista Música, maio de 1991.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Música no Brasil: história e interdisciplinariedade. Algumas interpretações (1926-80). Revista da Anpuh, 1993.,
CONTIER, Arnaldo Daraya. Modernismos e brasilidade. Música, utopia, tradição. In: Tempo e história, São Paulo, Cia. das Letras/ S. Municipal de Cultura, 1992.
FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. Petrópolis, Ed. Vozes, 1990.
FERNANDES, Florestan. O folclore como questão. São Paulo, Hucitec, 1989.
GOMES, Ângela Maria de C.. Burguesia e trabalho. Política e legislação social no Brasil (1917-1937). Rio de Janeiro, Campus, 1979.
HOBSBAWM, Eric.A história social do jazz. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.
HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.
LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre. História: novos problemas, novas abordagens, novos objetos. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1988.
MORAES, José Geraldo Vinci de. Sonoridades paulistanas. A música popular na cidade de São Paulo (final do séc. XIX – início do séc. XX). Rio de Janeiro/São Paulo, Funarte/Ed. bienal, 1997.
MORAES, José Geraldo Vinci de. Sonoridades urbanas. In: Revista Cultura-Vozes, No. 3, maio-junho, Rio de Janeiro, 1993.
MORAES, José Geraldo Vinci de. Cidade e cultura urbana na Primeira República. In: PRADO, Maria Lígia e CAPELLATO, Maria H. (orgs.) Discutindo a história do Brasil. Ed. Atual, São Paulo, 1994.
SALIBA, Elias Thomé. As utopias românticas. São Paulo, Brasiliense, 1991.
SALIBA, Elias Thomé. Juó Bananére e o humor ítalo-caipira. In: Revista Cultura-Vozes, No. 3., maio-junho, 1992.
SALIBA, Elias Thomé. A dimensão cômica do dilema brasileiro: testemunhos da Belle Époque (1890-1914). In: Revista Cultura-Vozes, No. 1, janeiro-fevereiro, Rio de Janeiro, 1993.
SALIBA, Elias Thomé. Juó Bananére, o Raté do modernismo paulista. Cópia da 1a versão, apresentado na SBPC, 1996.
SINGER, Paul. Desenvolvimento econômico e evolução urbana. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1974.
SINGER, Paul. A interpretação do Brasil: uma experiência histórica do desenvolvimento. In: FAUSTO, Boris (org.). H. G. C. B. Tomo III, vol. 4, No. 11, São Paulo, Difel, 1984.
TATIT, Luís. O cancionista. Composição de canções no Brasil. São Paulo, Edusp, 1996.
TINHORÃO, José Ramos. Música popular: do gramofone ao rádio e à TV. São Paulo, Ática, 1981.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular. São Paulo, Círculo do Livro, s.d.
TINHORÃO, José Ramos. Salvador deu capoeira, Recife deu frevo, Rio deu Samba. E São Paulo: não deu nada. In: D.O. Leitura, No. 10, São Paulo, Imesp, fevereiro de 1992.
TINHORÃO, José Ramos. Música popular em São Paulo: um século de evolução. In: D.O. Leitura, No. 11, São Paulo, Imesp, Julho de 1992.
TOTA, Antonio Pedro. A locomotiva no ar. Rádio e modernidade em São Paulo (1924-1934). São Paulo, Ed. PW/Secretaria de Estado da Cultura, 1990.
TOTA, Antonio Pedro. Americanização no condicional: Brasil nos anos 40. In: Revista Perspectiva, No. 16, Edunesp, 1993.
TOTA, Antonio Pedro. O samba legitimidade. Cópia de Dissertação de Mestrado, FFLCH/USP, 1983.
WISNIK, José Miguel. O minuto e o milênio, o por favor, professor, uma década de cada vez. In: Anos 70 – Música popular. Rio de Janeiro, Europa, 1980.
WISNIK, José Miguel. Getúlio da paixão cearense. In: O nacional e o popular – música. São Paulo, Brasiliense, 1982.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo, Cia. das Letras/ Círculo do Livro, 1989.