> Banco de Dados - História e música na universidade
Tensões e ajustes entre tradição e modernidade nas definições de padrões da música sertaneja entre os anos 50 e 70
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
LUCAS ANTONIO DE ARAUJO
Orientador:
TANIA DA COSTA GARCIA
Local:
UNESP
Data:
2014
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Música ser-taneja música rural História da música brasi-leira História do Bra-sil Século XX
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1312092
A música sertaneja se constituiu como gênero musical de grande popularidade, principalmente a partir da década de 1950, quando se abre para distintas influências, sejam elas de ritmos rurais nacionais, considerados típicos de outras regiões, sejam sonoridades estrangeiras. Ela foi definindo seus padrões e modelos do que seria considerado tradicional, entre os anos 50 e 70, bem como imagens acerca da realidade que estava inserida e a defesa de certos valores e visões de mundo. As referências estéticas e sonoras na formação do gênero irão variar nesse período, com incorporações que vão de guarânias e polcas paraguaias ao bolero e rock. A música sertaneja será também responsável pela circulação e, por vezes, pela construção de diversos retratos de Brasil sonoros e narrativos, da formação e exaltação do passado, assim como pela fomentação de uma autoimagem do gênero como representante da tradição musical rural do país. A compreensão das variações destas imagens e dos padrões estéticos e sonoros em que elas se inserem é de grande importância para nos aproximarmos das visões de mundo, valores, relações entre o novo e o velho, tradição e modernidade, posições culturais e políticas na formação de um gênero de grande apelo popular, principalmente, entre setores sem educação formal, durante períodos de intensas transformações e transições, em que o país deixa de ser majoritariamente rural para se tornar urbano. A música sertaneja se constituíra em uma espécie de trilha sonora de boa parte da população brasileira que viveu essa transição.
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