> Banco de Dados - História e música na universidade
Canto em marcha: música folclórica e direitos civis nos Estados Unidos (1945-1960
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
MARIANA OLIVEIRA ARANTES
Orientador:
TANIA DA COSTA GARCIA
Local:
UNESP
Data:
2014
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Estados Unidos Música Folk Direitos Civis
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1312105
A presente pesquisa analisa as relações entre a música e a política nos Estados Unidos, especificamente a atuação de um grupo de compositores e intérpretes ligados ao repertório folk que se engajaram nas lutas pelos direitos civis de minorias nacionais. Nosso recorte temporal abarca o período pós-Segunda Grande Guerra, entre 1945 e 1960, no qual ocorreu a emergência do país como a nação hegemônica entre os países do Ocidente, seguida da veiculação de um discurso democrático, que encontrava seu limite em uma sociedade segregada e desigual. Deste modo, as lutas pelos direitos civis, antes balizadas em ações legais, como os processos nas cortes judiciais, foram direcionadas a espaços públicos e amplos, como as ruas e praças ao redor do país, e tiveram o apoio de distintos grupos sociais, inclusive de músicos ligados ao repertório folk. Devido a escassa bibliografia sobre a música folk estadunidense no Brasil, nosso primeiro capítulo aborda as relações entre música folk e o contexto histórico dos Estados Unidos ao longo do século XX, mostrando como este repertório tornou-se um objeto controverso de estudo da cultura nacional, quais foram os gêneros estabelecidos como música folk e seu processo de difusão das áreas rurais para as cidades, bem como sua inserção no mercado musical. No segundo capítulo nos detemos na produção da principal referência na atividade de gravação de material folclórico no país, a gravadora Folkways, elencando os sujeitos inseridos no processo de produção dos discos e os discursos propagados por meio de tais produções. Neste sentido, acreditamos ser imprescindível compreender seu período histórico de atuação e papel no mercado musical nacional. Ao adotarmos como documentação para a pesquisa duas revistas musicais publicadas nos Estados Unidos, Peoples Song e Sing Out!, faz-se imperativo analisar os grupos sociais envolvidos na criação e desenvolvimento das revistas, suas características físicas, formas de circulação, conteúdo, ou seja, analisar suas dimensões textuais e para textuais - e este é o objetivo do terceiro capítulo, que inicia com a análise do momento de criação das duas publicações, das pessoas envolvidas e dos projetos estéticos e ideológicos adotados, seguida de um estudo das escolhas dos nomes das revistas, que remetem a uma discussão importante sobre o lugar da música popular e folclórica no período, para, posteriormente, entrarmos na discussão sobre o conteúdo textual, refletindo a respeito dos usos políticos da música e do engajamento nas lutas pelos direitos civis nos Estados Unidos. Em nosso quarto capítulo, apresentamos uma comparação das trajetórias dos artistas que gravaram e/ou escreveram para a Folkways e escreveram nas revistas, a fim de percebermos como, ao longo dos anos de 1950, foi desenvolvida uma rede de sociabilidade em torno da música folk do país, que ajudou na consolidação do Movimento Pelos Direitos Civis.
Fontes:
DOCUMENTAÇÃO
Documentação escrita
PEOPLE’S SONG. Nova Iorque, 1946-1949.
SING OUT!. Nova Iorque, 1950-1960.
CATÁLOGO FOLKWAYS. Nova Iorque: Folkways Records, 1948-1960.
MOSES ASCH. Moe interview with Tony Schwartz. [mar. 1971]. Entrevistador: Tony
Schwartz, Nova Iorque: Folkways Archives and Collections, Smithsonian Institute, 11 março
1971. 1 Fita cassete.
Documentação Sonora
BIG BILL BROONZY. Black, Brown and White Blues. Mercury Records, 1951.
Fonograma. Disponível em:
em: 30 abr. 2014.
BLIND LEMON JEFFERSON. Lonesome House Blues. Chicago: Paramount Records,
1927. Fonograma.
BROWNIE McGHEE; COYAL McMAHAN; SONNY TERRY. Get on board: Negro
folksongs by the folkmasters. Nova Iorque: Folkways Records, FA- 2028, 1952. LP.
DONNA BROWN & THE GOLDEN GOSPEL PEARLS. Go tel it on the mountains.
Fonograma. Disponível em:
abr. 2014.
EARL ROBINSON. A Walk in the Sun and Other Songs and Ballads. Nova Iorque:
Folkways Records, FA-2324, 1957. Fonograma.
GUY CARAWAN. The Nashville sit-in story. Nova Iorque: Folkways Records, FH-5590,
1960. LP.
KELLY PACE AND PRISONERS. Rock Island Line. Arkansas: John Lomax, 1934.
Fonograma.
HAROLD COURLANDER. Negro Folk Music of Alabama, v.1. Nova Iorque: Folkways
Records, FE- 4417, 1951. LP.
HAROLD COURLANDER. Negro Folk Music of Alabama, v.2. Nova Iorque: Folkways
Records, FE- 4418, 1956. LP.
205
HAROLD COURLANDER. Negro Folk Music of Alabama, v.3. Nova Iorque: Folkways
Records, FE- 4419, 1960. LP.
HAROLD COURLANDER. Negro Folk Music of Alabama, v.4. Nova Iorque: Folkways
Records, FE- 4420, 1955. LP.
HAROLD COURLANDER. Negro Folk Music of Alabama, v.5. Nova Iorque: Folkways
Records, FE- 4421, 1950. LP.
HAROLD COURLANDER. Negro Folk Music of Alabama, v.6. Nova Iorque: Folkways
Records, FE- 4422, 1955. LP.
PETE SEEGER. Gazette, vol.1. Nova Iorque: Folkways Records, FW02501, 1958. LP.
SEEGER FAMILY. American Folk Songs Sung by the Seegers. Nova Iorque: Folkways
Records, 02005, 1957. LP.
THE ALMANAC SINGERS. The Original Talking Union & Other Union Songs. Nova
Iorque: Folkways Records, FH-5285, 1955. LP.
THE ALMANAC SINGERS. Songs for John Doe. Nova Iorque: Almanac Records, 1941.
LP.
THE WEAVERS. The Hammer Song. Nova Iorque: Hootenanny Records, H-101 A, 1950.
Fonograma.
TRINI LOPEZ. The Hammer Song. Nova Iorque: Reprise Records, R-20, 198, 1952.
Fonograma.
VÁRIOS. Lonesome Valley - A Collection of American Folk Music. Nova Iorque:
Folkways Records, FW02010, 1951. LP.
VICTOR JARA. Pongo en tus manos abiertas. Santiago: Jota-Jota, JJL-03, 1969.
WOODY GUTHRIE. Bound for glory: songs and stories of Woody Guthrie. Nova Iorque:
Folkways Records, FW02481, 1956. LP.