> Banco de Dados - História e música na universidade
Nacionalismo e música erudita de vanguarda no Brasil e na Argentina: Camargo Guarnieri e Alberto Ginastera (1930-1960)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
MARIO ANDRE ORNAGHI
Orientador:
TANIA DA COSTA GARCIA
Local:
UNESP
Data:
2013
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Alberto Ginastera Camargo Guar-nieri Música erudi-ta latino-americana nacionalismo musical música de vanguarda
Resumo:
Resumo: Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=179251
A partir das trajetórias artísticas dos compositores Alberto Ginastera e Camargo Guarnieri, este trabalho tem por objetivo analisar os desdobramentos do nacionalismo e das vanguardas musi-cais na Argentina e no Brasil, de 1930 a 1960. Desenvolveremos, assim, um enfoque comparado entre esses dois países de modo que essas trajetórias sejam analisadas em consonância com paradigmas intelectuais mais amplos inclusive internacionais - que terminaram por privilegiar determinadas formas estéticas nos diferentes períodos abordados. Acreditamos, nesta medida, que as opções artísticas de Ginastera e Guarnieri estão relacionadas ao passado musical de suas respectivas sociedades, daí a importância de se discutir a história cultural argentina e a brasilei-ra, assim como o lugar e a força que os movimentos nacionalistas e as estéticas de vanguarda lá encontraram.
Fontes:
Fontes - Alberto Ginastera
Jornais
Autor desconhecido. ―‗PANAMBÍ‘ fue estrenado en el teatro Colón: El ‗ballet‘ de
Alberto Ginastera fue aplaudido‖. La Nación, Buenos Aires, 13 Jul. 1940.
______. ―ALBERTO Ginastera en España‖. ABC, Madri, 10 Mar. 1971.
______. ―ALICIA Markova y el ballet Estancia en el Teatro Colón‖. La Razón, Buenos
Aires, 20 Ago. 1952.
______.―ANTONIO de Raco, sobresaliente pianista‖. La Razón, Buenos Aires, 28 Out.
1937.
______. ―DIÉRONSE ayer dos concertos‖. La Nación, Buenos Aires, 20 Mai. 1952.
______. ―EL estreno de Don Rodrigo‖. La Prensa, Buenos Aires, 26 Jul. 1964.
______. ―EL teatro Colón se dio a conocer la ópera Don Rodrigo‖. La Nación, Buenos
Aires, 26 Jul. 1964.
______. ―GINASTERA revida proibição‖. O Estado de São Paulo. São Paulo, 08 Ago.
1967.
______. ―GINASTERA substitui R. Strauss.‖ O Estado de São Paulo, São Paulo, 27
Mar 1966.
______. ―JUAN José Castro dirgió ayer su primer concerto‖. La Nación, Buenos Aires,
1º Ago. 1944.
______. ―LA sociedad N. de música efetuó ayer un concierto de amigos del arte‖. La
Nación, Buenos Aires, 26 Ago. 1939.
______. ―LOS concertos en el Colón: se estrenaron obras de Szymanowsky y Alberto E.
Ginastera‖. La Razón, Buenos Aires, 28 Nov. 1937.
______. ―NOVA Iorque ouvirá ópera de Ginastera‖. O Estado de São Paulo, São Paulo,
10 Mar. 1968.
______. ―OBRA nueva de Alberto E. Ginastera‖. La Razón, Buenos Aires, 3 Jun. 1953.
DOWNES, Olin. ―2 south americans composer‘s guests‖. The New York Times, Nova
Iorque, p. 16, 24 Fev. 1947.
ERICSON, Raymond. ―Philarmonica gives first perfomance of Ginastera Concerto‖.
The New York Times, Nova Iorque, p. 30, 04 Out. 1963.
220
F., O. ―El estreno de Don Rodrigo‖. La Prensa, Buenos Aires, 26 Jul. 1964. p. 18.
GARCIA, Genoves. ―Estreia de ópera de A. Ginastera em Buenos Aires‖. O Estado de
São Paulo, São Paulo, 24 Jun. 1964. p. 09.
HENAHAL, Donal. ―In city opera ‗Cenci‘, production is star of the Show‖. The New
York Times, Nova Iorque, p. 26, 16 Mar. 1973.
______. ―Music: Ginastera Quartet‖. The New York Times, Nova Iorque, p. 55, 09 Mai.
1974.
______. ―Sex and violence in his opera? Ginastera agrees with censors‖. The New York
Times, Nova Iorque, 14 Fev 1968. p.54.
______. ―Stokowski leads Ginastera‘s ‗Ollantay‘‖. The New York Times, Nova Iorque,
p. 59, 18 Nov. 1968.
HUGHES, Allen. ―Ginastera‘s ‗Bomarzo‘ is given world premiere in Washington‖. The
New York Times, Nova Iorque, 21 Mai. 1967. p. 83.
HUGHES, Allen. ―Music: new Ginastera‖. The New York Times, Nova Iorque, 21 Jan
1974.
KLEIN, Howard. ―Ginastera – a most happy composer‖. The New York Times, Nova
Iorque, p. X13, 20 Fev. 1966.
ROBERTSON, Nan. ―‗Bomarzo‘: sex, violence, hallucination‖. The New York Times,
Nova Iorque, p. D11, 28 Mai. 1967.
SALZMAN, Eric. ―Ginastera aids latin-american composers‖. The New York Times,
Nova Iorque, p. X11, 11 Mar. 1962.
SCHONBERG, Harold C. ―‗Bomarzo‘ - One shock value, such as it is, has worn off...‖
The New York Times, Nova Iorque, 24 Mai. 1968. p. D 19.
______. ―Music: Fete hears a Ginastera work‖. The New York Times, Nova Iorque, p.
61, 02 Nov. 1964.
______. ―The opera: Ginastera‘s not-so-wicked ‗Bomarzo‘ arrives here‖. The New York
Times, Nova Iorque, 15 Mai. 1968. p. 28.
TARAZONA, Andres Ruiz. ―El único compromiso del arte es el estético‖. El País,
Madrid, 24 Abr. 1977.
TRENAS, Pilar. ―El arte debe salir del corazón y pasar por la inteligência‖. ABC,
Madrid, p.35, 20 Abr. 1977.
URTUBEY, Pola Suares. ―Alberto Ginastera‘s ‗Don Rodrigo‘‖. Tempo (New Studies),
Cambridge, Ed. 74, Set. 1965. pp 11-18.
221
______. ―Bomarzo: de Italia a la calle Florida‖. La Nación, Buenos Aires, 13 Jun. 2003.
VINCENT, John. ―Ginastera‘s ‗Don Rodrigo‘‖. The New York Times, Nova Iorque, p.
X11, 09 Ago. 1964.
Revista Sur
GINASTERA, Alberto E. La temporada musical de 1944. Sur, Buenos Aires, Jan. 1945.
______. La música cinematográfica. Sur, Buenos Aires, Fev. 1945.
______. Nuevas obras de Igor Stravinsky. Sur, Buenos Aires, Abr. 1945.
______. El ballet en los Estados Unidos. Sur, Buenos Aires, Mai. 1945.
______. Los conciertos de otoño. Sur, Buenos Aires, Jul. 1945.
______. ‗Pelléas et Mélisande‘ en el Teatro Colón. Sur, Buenos Aires, Ago. 1945.
______. Los conciertos de la asociación filarmónica. Sur, Buenos Aires, Set, 1945.
______. Roberto García Morrillo y el estreno de ‗Harrild‘. Sur, Buenos Aires, Nov.
1945.
______. Entrevista con Camargo Guarnieri. Sur, Buenos Aires, Dez. 1945.
KONJOVICH, Ivy Herczegh. Dos estrenos. Sur, Buenos Aires, Dez. 1937.
OLIVER, Maria Rosa. Recuerdo de Mário de Andrade. Sur, Buenos Aires, Abr. 1945.
Fontes - Camargo Guarnieri
ADRIANO, Carlos ; VOROBOW, Bernardo. ―Entrevista: a revolução de Koellreutter‖.
Folha de São Paulo, São Paulo, 07 Nov. 1999.
Autor desconhecido. ―VIDA artística: recital de piano‖. Folha da Manhã, São Paulo, 05
Set. 1928.
______. ―$1,000 music prize to Hartford Man‖. The New York Times, Nova Iorque, 19
Nov. 1944.
______. ―‗A MÚSICA brasileira é a mais rica do continente e talvez, do mundo‘,
declara-nos Camargo Guarnieri‖. Folha da Manhã, São Paulo, 8 Mar. 1942.
______. ―A ATUAÇÃO de Camargo Guarnieri no Rio‖. Folha da Manhã, São Paulo,
06 Nov. 1949.
222
______. ―BRAZILIAN Composer Wins Music Contest‖. The New York Times, Nova
Iorque, 29 Nov. 1942.
______. ―BRAZILIAN composer wins music contest‖. The New York Times, Nova
Iorque, p. 64, 29 Nov. 1942.
______. ―CAMARGO Guarnieri no Teatro Colón‖. O Estado de São Paulo, São Paulo,
16 Ago 1954.
______. ―CAMARGO Guarnieri premiado‖. O Estado de São Paulo, São Paulo, 3 Mar
1957.
______. ―CONCERTO de Guiomar Novaes‖. Folha da Manhã, São Paulo, 22 Out.
1933.
______. ―CONCERTO Sinfônico‖. Folha da Manhã, São Paulo, 19 Abr. 1951.
______. ―CONSELHO de orientação artística de S. Paulo‖. Folha da Manhã, São
Paulo, 22 Abr. 1937.
______. ―ENTREGA de prêmio ao compositor Camargo Guarnieri‖. O Estado de São
Paulo, São Paulo, 17 Jan. 1945.
______. ―GUARNIERI concert here‖. The New York Times, Nova Iorque, 8 Mar. 1943.
______. ―HOMENAGEM a Camargo Guarnieri‖. O Estado de São Paulo, São Paulo, 2
Jun 1957.
______. ―MAESTRO Camargo Guarnieir‖. O Estado de São Paulo, São Paulo, 14 Abr.
1942.
______. ―NOTAS de Arte‖. Folha da Manhã, São Paulo, 19 Nov. 1936.
______. ―ORQUESTRA Sinfônica Municipal‖. O Estado de São Paulo, São Paulo, 3
Out 1954.
______. ―SE você gosta de música leia ‗São Paulo Musical‘‖. O Estado de São Paulo,
São Paulo, 19 Ago. 1954.
______. ―SOVIET invites brazilian‖. The New York Times, Nova Iorque, p. 16, 17 Mar.
1962.
______. ―TWO Music Comissions‖. The New York Times, Nova Iorque, 21 Ago 1950.
______. IMPRESSÕES do festival Interamericano em Washington. A Gazeta, São
Paulo, 27 Mai. 1961.
CÂNDIDO, Antônio. ―Notas de crítica literária: Longitude‖. Folha da Manhã, São
Paulo, 23 Jul. 1944.
223
COPLAND, Aaron. ―Composer‘s report on music in South America‖.The New York
Times, Nova Iorque, 21 Dez 1947.
DOWNES, Olin. ―2 South American composer‘s guests‖. The New York Times, Nova
Iorque, 24 Fev 1947.
______. ―Two prize quartets played in Town Hall‖. The New York Times, Nova Iorque,
20 Mar. 1945.
GUARNIERI, Camargo. “Carta aberta aos músicos e críticos do Brasil”. Revista
Fundamentos, São Paulo, jan. 1951.
HUGHES, Allen. ―Music: ‗meet moderns‘‖. The New York Times, Nova Iorque, p. 46,
03 Abr. 1975.
KOELLREUTTER, Hans-Joachin. “Carta aberta aos músicos e críticos do Brasil.
Resposta a Camargo Guarnieri”. Diário de São Paulo, São Paulo, 03 Mar. 1951.
KOZINN, Allan. ―Next to Brazil‘s pop scene, a niche for the classical‖. The New York
Times, Nova Iorque, p. C16, 18 Abr. 1996.
KRAFT, Victor. ―Musicians of North and South America in the Week‘s News‖. The
New York Times, Nova Iorque, 23 Fev 1947. p. X9.
PEIXOTO, Silveira. ―Alonso Anníbal e Camargo Guarnieri, em concerto do D. M. C.‖
Folha da Manhã, São Paulo, 28 Jul. 1940.
Documentação Sonora
GINASTERA, Alberto. Concertos para Piano. Slovak Radio Symphony Orchestra
Bratislava (Orchestra); Dora De Marinis (Performer). Compact Disc.
______. Obra integral para piano. Direção artística: Dora de Marinis. C y P, 1994,
Compact Disc. 2 v.
______. Complete music for cello and piano. Cello: Mark Kosower; Piano: Jee-Won
Oh. Naxos Music, Compact Disc.
______. Overture to the creole ‗Faust‘; Ollantay; Pampeana no. 3; Dances from the
ballet ‗Estancia‘. Odense Synphony Orchestra. Bridge 9130, Compact Disc.
______. Panambi / Estância (complete ballets). London Symphony Orchestra. Naxos
Music, Compact Disc.
______. Popol Vuh e Cantata para a América Mágica. Condutor: Stefan Asbury.
Compact Disc.
224
GUARNIERI, Mozart Camargo. 3 concertos para Violino e a Missão. Direção geral:
Francisco Coelho. Direção cinematográfica do DVD: Carlos de Moura Ribeiro Mendes.
Produção Cinematográfica: Berço Esplêndido. Direção de fotografia: Odorico Mendes.
Direção musical de áudio: Marcos Scheffel e Marcos Arakaki. Entrevistas do
documentário: Francisco Coelho. São Paulo: Secretaria de Cultura da prefeitura da
cidade de São Paulo; Centro Cultural de São Paulo. Apoio: Associação Amigos do
Centro Cultural de São Paulo, 2011. 1DVD (119 min) e 1 CD-ROM.
______. 50 Ponteios. Laís de Souza Brasil (piano). Funarte, EMI, 2001. Compact Disc
– 2 volumes.
______. Choro para cello; VILLA-LOBOS, Heitor. Concerto Nº2 para cello. Viena
State Opera Orchestra.Westminster Gold, 1976. Compact Disc.
______. Concerto no. 5 para piano e orquestra. Pianista: Laís de Souza Brasil. Orquestra
Sinfônica Municipal de São Paulo. Gravado em São Paulo em 1972. Funarte, 1995,
Compact Disc.
______. Concertos para piano e orquestra nº 3, 4 e 5. São Paulo: FUNARTE, 1995. 1
Disco Compacto, digital, estéreo.
______. Sinfonias 1 a 6. Orquestra da OSESP sob a regência de John Neschling.
Biscoito fino: 2007. Compact Disc - 3 volumes.
______. Violin Sonatas 2, 3 e 7/ Canção Sertaneja. Intérpretes: MULLENBACH, A.;
LARSEN, L. S. EUA: Marcopolo, 1996. Compact Disc.