> Banco de Dados - História e música na universidade
Uma hora em comunhão com a Pátria: o canto orfeônico na atuação pedagógica da Professora Lúcia Gissi Ceraso na escola pública de Franca de 1950 a 1971
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Chinali, Ana Luisa Giacometti
Orientador:
Malatian, Teresa Maria
Local:
UNESP
Data:
2010
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
canto or-feônico cultura políti-ca educação escolar
Resumo:
Texto em formato digital: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/93188
Esta pesquisa tem como proposta estudar o canto orfeônico, que foi uma pedagogia musical desenvolvida no Brasil durante os anos 1930. O canto orfeônico foi uma disciplina curricular das escolas públicas brasileiras e buscava “civilizar” os costumes, favorecer a construção de uma identidade nacional, desenvolver a sensibilidade estética e o gosto musical dos educandos associados a padrões de música ocidental, moderna e erudita, ao mesmo tempo em que resgatava elementos das memórias coletivas dos brasileiros, buscando nas tradições populares a semente da brasilidade. Estas relações serão estudadas a partir da prática pedagógica efetuada na sala de aula entre 1950 e 1971. Para tanto, serão util
Fontes:
ARICÓ JR, V. 80 Cânones. I e II Partes. s/l,: Irmãos Vitale Editores Brasil, s/d
ARRUDA. Y. Q. Elementos de canto orfeônico. São Paulo: Companhia Editora Nacional,
1961.
A TRIBUNA POPULAR. Campanha de Civismo. Franca, 1956.
AZEVEDO, F. A Educação e Seus Problemas. In: Obras Completas. São Paulo:
Melhoramentos, s/d. Tomo I, v.VII.
Caderno de 3º ano de magistério de ex-aluna de Lúcia Gissi Ceraso. 1966.
CERASO, L, G. Uma Hora Em Comunhão Com a Pátria. Franca: Departamento de
Educação e Cultura: Prefeitura Municipal de Franca, 1978.
______. Solfejos para o curso ginasial: 100 melodias. São Paulo: Ricordi, s/d.
______. Conferência pronunciada pela professora de canto Lúcia Gissi Ceraso, em
comemoração à Semana da Música, no dia 18 de novembro de 1950 no salão da Associação
dos Empregados de Franca. Franca: O Normalista, 1950. nº13. Ano I.
______. Campanha de Civismo. Franca: O Francano, 1956.
______. Semana da Música. Comércio da Franca, 1950.
CILURZO, O. Empolgente Espetáculo de Civismo e Beleza no Estádio Palmeirense.
Comércio da Franca, 1953.
Curriculum Vitae de Lúcia Gissi Ceraso: Arquivo Municipal de Franca, 1997.
Decreto Nº 47.404, de 19 de dezembro de 1966. Aprova as Normas Regimentais dos
Estabelecimentos Estaduais de Ensino Secundário e Normal.
FARIA, N. P; MARQUES, D.F. Entrevista com Lúcia Gissi Ceraso. Franca: Departamento de
Educação e Cultura: Prefeitura Municipal de Franca, 1984.
FERREIRA, J. (Org). O populismo e sua história; debate e crítica. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2001.
GARCIA, A. L. Minha Linda Franca: Homenagem ao teu 1º Centenário. Franca: O
Francano, 1979.
119
JULIÃO, J. B. Melodias Escolares. São Paulo, 1932.
LIMA, V. P. & PALERMO, A. Concentração Orfeônica: Harmonizando o Hino Nacional.
Franca: Comércio da franca, 13 de maio de 1951.
______. Fiscalização ao Conservatório Musical de Franca. Franca: Comércio da Franca,
1954.
MARIA CONCEIÇÂO M. R. A Dona Lúcia. Franca: Comércio da Franca –(Fala o Povo),
1991.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (M.E.C). Música na Escola Primária.
Brasília: M.E.C: programa de Emergência, 1962. Coleção Biblioteca da Professora Brasileira.
O ÉCO. Brazão de Franca: Descrição do escudo das Armas da Cidade. Franca, 1956. n. 24.
O FRANCANO. Culto aos símbolos nacionais. Franca, 1956.
______. Conservatório Jesus Maria José. Franca, 1957.
______. Conserva tório Jesus Maria José. Franca, 1955.
______. Resenha Social. Franca, 1962.
PAULA, E. Pedroca e Lúcia Gissi Ceraso e o 7 de setembro. Franca: Comércio da Franca,
2008.
PEREIRA, K. F. A. O ensino ativo-intuitivo da teoria musical (do pré-primário ao normal)
Curitiba, 1960. (Tese apresentada ao concurso para provimento de uma cadeira de Didática e
Teoria Musical no Conservatório Estadual de Canto Orfeônico).
RÊGO, L. Teoria completa da música: 4ª série ginasial. Rio de Janeiro/São Paulo/ Porto
Alegre: Editora Globo, 1958.
RIBRIRO, W. M. Folclore Musical. São Paulo: Editora Coleção F. T. D. LTDA, 1965.
Será que vamos perder o Conservatório?. Entrevista com Lúcia Gissi Ceraso. Comércio da
Franca, 1955
VILLA-LOBOS, H. A música nacionalista no governo Getúlio Vargas. s. n. t.
______. Educação musical. 13. ed., Rio de Janeiro: Museu Villa - lobos, 1991.
______. Ensino popular da música no Brasil. Rio de Janeiro: Secretaria de Educação e
Cultura, 1937.
120
VILLA-LOBOS, H. Guia prático: Estudo Folclórico musical. 1º volume, 1ª parte. Rio de
Janeiro e São Paulo: Irmãos Vitale, [1932 ?].
______. Programa do ensino da música: Jardim da Infância, Escolas Elementar
Experimental e Técnica Secundária, Curso de Especialização e Cursos de Orientação e
Aperfeiçoamento do Ensino de Música e Canto Orfeônico; Distrito Federal: Oficina gráfica
da Secretaria Geral de Educação e Cultura, 1937.
Colaboradores/ Entrevistados
Everton de Paula
Lúcia Helena Garcetti
Marilene Bachur Sicchierolli
Nalzira de Souza Carvalho