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Música contemporânea brasileira: sentidos de uma formação (1963-1980)

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
DANILO PINHEIRO DE AVILA

Orientador:
JOSE ADRIANO FENERICK

Local:
UNESP

Data:
2021

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Música con-temporâ-nea brasi-leira institucionali-zação crítica musi-cal Rio de Janeiro

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11173650

Esta Tese busca encontrar a mediação que há entre a institucionalização da música contemporânea brasileira e a estética musical eclética surgida nos anos 1970. Para tanto, investigamos os diversos modos de intervenção de um determinado grupo de compositores e intérpretes nas reformas da administração cultural que ocorriam na década. O palco das reformas, na música, é a temporada de concertos carioca, bem como a maioria das instituições criadas (FUNARTE, FUNTERJ) no Rio de Janeiro. Para tanto, investigamos diferentes periódicos do período (Tribuna da Imprensa e Jornaldo Brasil), em busca de críticas musicais que definissem os termos da institucionalização, isto é, uma negociação entre as instituições nascentes e o executivo. O grupo é entendido ao longo da pesquisa sob o termo música contemporânea brasileira, caracterizado pelo objetivo de acabar com os radicalismos entre vanguarda e nacionalismo em busca de uma formação que pudesse reler a história da música, criar instituições que pudessem dar conta de incentivar a criação e divulgação da música contemporânea, e de encontrar seu lugar em um cânone de obras que se correspondessem.

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PROGRAMA. Concerto inaugural da FUNTERJ. Sala Cecília Meireles, 2 de abril de
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PROGRAMA. Temporada oficial de concertos da Sala Cecília Meireles, FUNTERJ,
Rio de Janeiro, 1977
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REPORTAGEM. “Guilherme [Figueiredo] revela irregularidades na Cecília Meireles”.
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