> Banco de Dados - História e música na universidade
Oriente-se, Brasil: a presença da cultura indiana no cenário musical brasileiro (1968-2012)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
NIVEA LINS SANTOS
Orientador:
JOSE ADRIANO FENERICK
Local:
UNESP
Data:
2020
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Música bra-sileira Cultura indiana Contracultura Mundialização Música uni-versal
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9754439
Esta Tese teve por finalidade mapear e compreender o sentido histórico da presença da cultura indiana no cenário musical brasileiro, do período da contracultura até o início dos anos 2000 na era da globalização. Durante a segunda metade do século XX, a busca pelo Oriente no Ocidente se configurou de forma ainda mais ampla e contraditória, ora sendo materializada por encontros ora por desencontros em meio ao avanço da sociedade pós-moderna. Diante disso, na contracultura brasileira houve também um interesse maior pela cultura indiana como uma das frentes disruptivas em relação à faceta sórdida da racionalidade capitalista ocidental, bem como acerca das mazelas da ditadura civil-militar do Brasil. No âmbito da música, a cultura indiana foi explorada tendo em vista a efervescência dos anseios utópicos, a fim de abrir espaços para experimentalismos formais e timbrísticos. Posteriormente, perante a expansão da mundialização da cultura na globalização, por um lado essa busca pelo Oriente (e, obviamente, pela cultura indiana) foi sistematizada como segmento de mercado, especialmente aqueles vinculados à New Age e à World Music, e por outro lado, foi também matéria-prima para as inventividades da música universal. A partir de tais premissas, percebeu-se, portanto, a necessidade de investigar os porquês e as formas de consolidação dessa presença da cultura indiana no cenário musical brasileiro, uma vez que houve uma considerável produção fonográfica nesse longo período, perpassando tanto a canção popular quanto a música instrumental.
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