> Banco de Dados - História e música na universidade

Oriente-se, Brasil: a presença da cultura indiana no cenário musical brasileiro (1968-2012)

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
NIVEA LINS SANTOS

Orientador:
JOSE ADRIANO FENERICK

Local:
UNESP

Data:
2020

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Música bra-sileira Cultura indiana Contracultura Mundialização Música uni-versal

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9754439

Esta Tese teve por finalidade mapear e compreender o sentido histórico da presença da cultura indiana no cenário musical brasileiro, do período da contracultura até o início dos anos 2000 na era da globalização. Durante a segunda metade do século XX, a busca pelo Oriente no Ocidente se configurou de forma ainda mais ampla e contraditória, ora sendo materializada por encontros ora por desencontros em meio ao avanço da sociedade pós-moderna. Diante disso, na contracultura brasileira houve também um interesse maior pela cultura indiana como uma das frentes disruptivas em relação à faceta sórdida da racionalidade capitalista ocidental, bem como acerca das mazelas da ditadura civil-militar do Brasil. No âmbito da música, a cultura indiana foi explorada tendo em vista a efervescência dos anseios utópicos, a fim de abrir espaços para experimentalismos formais e timbrísticos. Posteriormente, perante a expansão da mundialização da cultura na globalização, por um lado essa busca pelo Oriente (e, obviamente, pela cultura indiana) foi sistematizada como segmento de mercado, especialmente aqueles vinculados à New Age e à World Music, e por outro lado, foi também matéria-prima para as inventividades da música universal. A partir de tais premissas, percebeu-se, portanto, a necessidade de investigar os porquês e as formas de consolidação dessa presença da cultura indiana no cenário musical brasileiro, uma vez que houve uma considerável produção fonográfica nesse longo período, perpassando tanto a canção popular quanto a música instrumental.

Fontes:
REFERÊNCIAS FONTES TEXTUAIS
CAMPOS, Haroldo de. Galáxias. São Paulo: Editora 34, 1984.
GITA, Bhagavad. Canção do Divino Mestre: tradução, introdução e notas de Rogério
Duarte. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
MARSICANO, Alberto. A Música Clássica da Índia. São Paulo: Perspectiva, 2011. ______. Crônicas Marsicanas. São Paulo: L&pm Editores, 2007.
MARSICANO, Alberto; Vieira, Lurdes de Campos. A Linha do Oriente na
Umbanda. São Paulo: Madras, 2009.
MARSICANO, Alberto; Vieira, Lurdes de Campos. O Poder Terapêutico dos Orixás
e a Filiação Divina. São Paulo: Madras, 2013.
MARSICANO, Alberto; Vieira, Lurdes de Campos. Os Ciganos na Umbanda. São
Paulo: Madras, 2010.
MORENA, Aline, Ed. Princípios da Música Universal criada por Hermeto Pascoal. Partituras. Curitiba: 30 de setembro de 2008.
abril de 1973
Jornal do Commércio, 1976.
DISCOGRAFIAS E VIDEOGRAFIAS
Alberto Marsicano, Benares. São Paulo: Alquimusic. CD (1995)
Alberto Marsicano, Impressionismos. São Paulo: Alquimusic. CD (1995)
Alberto Marsicano, Raga do Cerrado. Goiás: OCA Brasil. CD (1999)
Alberto Marsicano, Quintessência. São Paulo: Azulmusic. CD (2002)
Alberto Marsicano, Electric Sitar. São Paulo: Azulmusic. CD (2003)
Alberto Marsicano, Electric Sitar. Russia: Landy Star Music. CD (2004)
Alberto Marsicano, Sitar Hendrix. USA: Sonic Wave Internacional. CD (2009)
Cabruêra, Nordeste Oculto. João Pessoa: Estúdio Mutuca. CD (2012)
Duofel, Espelhos das Águas. São Paulo: Fine Music. CD (1999)
Duofel, Espelhos das Águas. São Paulo: Fine Music. DVD (2014)
Duofel, Experimenta. São Paulo: Fine Music. CD (2006)
Geroge Harrison, The Concert for Bangladesh George Harrison and friends. EUA:
Universal Music Distribution. Áudiolivro CD (Rmst ed. 2005).
Gilberto Gil, Expresso 2222. Phonogram/Philips. LP (1972)
Gilberto Gil, O Sol de Oslo. São Paulo: Pau Brasil. CD (1998)
266
Karma, Karma. São Paulo: RCA Victor. LP (1972)
Lirinha, Lira. Independente.CD (2011)
Lula Côrtes & Lailson, Satwa. Recife: Rozenblit. LP (1973)
Lula Côrtes & Zé Ramalho, Paêbirú. Recife: Rozenblit. LP (1975)
Lula Côrtes, Rosa de Sangue. Recife: Rozenblit. LP (1980)
Lula Côrtes & Jarbas Mariz, Bom Shankar Bolenajh. São Paulo: Continental. LP
(1988) Nas paredes da pedra encantada. Direção: Cristiano Bastos e Leonardo Bonfim. Brasil:
Canal 3 Distribuidora, 2014. 1 DVD (117 min.)
Meeta Ravindra, Tua Poesia, Minha Melodia. São Paulo: Solu. CD (2003)
Mandala, Mandala. Morisom. LP (1976)
Marconi Notaro, No Sub Reino dos Metazoários. Recife: Rozenblit. LP (1973)
Os Mutantes, Mutantes e Seus Cometas no Paísdo Baurets. Polydor/Records. LP (1972)
Pedra Branca, Feijoada Polifônica.W.F.C. Brazil. CD (2006)
Pedro Santos, Krishnanda. EUA: CBS Records International. LP (1968)
Raul Seixas, Gita. São Paulo: Philips. LP (1974)
Samwaad: Rua do Encontro. São Paulo: Sesc. DVD (2004)
Vários intérpretes, Canções do Divino Mestre. São Paulo: Companhia das Letras. CD
(1998)
Zé Rodrix, Quem sabe sabe, quem não sabe não precisa saber. Odeon. LP (1974)
A Música Armorial: do experimental à fase arraial. Direção e produção de Ana Paula
Campos. Recife: Universidade Católica de Pernambuco, 2005, 1 DVD.
ARTIGOS, ANAIS E CAPÍTULOS
nêutica do Movimento Hare
Sacrilegens Revista dos
Alunos de Pós Graduação em Ciência da Religião - UFJF, Juiz de Fora, v. 9, n.2, p.
86-104, jul-dez/2012.
cidentalizados e suas percepções
Religião e
Sociedade: Rio de Janeiro, 37(1): 104-121, 2017.
Repertório: Salvador, nº 19,
p.215-220, 2012.2
Intelligere, Revista de História Intelectual, São Paulo, v. 3, n 1 [4], p. 130-143. 2017. ISSN 2447-
9020. Disponível em . Acesso em 15 dez 2017.
In: Anos 70: Música Popular. AUTRAN, Margarida; WISNIK, J. M., (Orgs). Rio de
Janeiro: Ed. Europa, 1980.
Debates. Unirio: n. 19, p.91-111 nov., 2017.
267
Per Musi, Belo Horizonte, n.22, 2010, p.22-43.
Líbero, São Paulo v. 19, n. 37, p. 117-128, jan./jun. de
2016.
ões sobre uma nova teodicéia
Revista Religião e Sociedade, 18/01/1997.
pós- Revista Poiésis, n 25, p. 43-64, Julho de 2015. ______.; IAZZE
Comunicação - XXVIII Congresso da Associação Nacional de
Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Manaus, 2018
Carlos
Maciel em O Pasquim: 1969- Anais do XVIII Encontro Regional de História
O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. - modernismo e Neoliberalismo: duas facetas ideológico-políticas de uma pretensa nova
Lutas Sociais. PUC/SP, v. 21/22, p. 132-145, 2009.
rupturas e continuidades da contracultura. Maria Isabel Mendes de
Almeida; Santuza Cambraia Naves (Org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.
In: O Futuro da Música Depois da Morte do CD. Sérgio Amadeu da Silveira; Irineu
Franco Perpetuo. (Org.). São Paulo: Momento Editorial, 2009, p. 75-90.
Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 5, n. 11, p. 53-91, out. 1999.
Revista do Instituto de
Estudos Brasileiros, n. 59, dez. 2014, p. 191-212.
Anos 70: Trajetórias. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2005, pp.
39-44.
COELHO, Paulo. Revista MTV, São Paulo, ano 3, n. 25, mai. 2003.
ArtCultura, Uberlândia, v. 17, n. 31, p. 39-55, jul.-dez. 2015.
268
da música gravada , v. 13, p. 63-74, 2012. - Anais eletrônicos XII Brasa: Congresso Internacional da
Brazilian Studies Association. Londres, p. 1-15, 20 a 23 ago. 2014. Disponível em: %20Castro%20Diniz%20-%20Desbundados%20e%20Marginais.pdf>. Acesso em: 02
ago 2017.
(Gilberto Gil, LP Expresso 2222, 1972). Música Popular em Revista, Campinas, ano
3, v. 2, p. 119-45, jan.-jun. 2015.
Sacrilegens Revista dos Alunos do
Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião, UFJF: Juiz de Fora, v.2, n.1,
p.115-127, 2005.
Revista
Antropolítica, n. 39, Niterói, p.66-94, 2. sem. 2015.
Brasil, 1964- ArtCultura: Uberlândia, v. 10 n. 17 p. 143-158, jul.-dez.
2008.
MODOS.
Revista de História da Arte. Campinas, v. 1, n.3, p.181-203, set. 2017. Disponível em: 02 mar. 2018.
ArtCultura: Uberlândia, v. 10 n. 16 p. 113-139, jan.-jun. 2008a.
Fênix Revista de História e Estudos Culturais: Uberlândia, v. 5 n. 1, p. 1-21,
jan/fev/mar 2008b.
Dossiê Música Popular: tradição e experimentalismo. Organizador: José Adriano
Fenerick. História, São Paulo, v.37, 2018, e2018033, ISSN 1980-4369.
Popular Music and
Communication, James Lull (org.), London, Sage Public. Inc., 1992.
Nursing, São Paulo, v. 71, n. 7, p. 35-40, abr 2004.
GONÇALVES, João C
Classica (Brasil): 21.2, 297-313, 2008.
269
Fronteiras, Dourados, MS, v.
12, n. 21, p. 247-270, jan./jun. 2010.
no Brasil: ensaios, fontes e o
Música Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 2, p. 172-96, jan.-
jun. 2013.
Reflexão, Campinas, 41(2): 211-224, jul./dez., 2016.
The encyclopedia
of religion. New York: MacMillan Pub, 2005. p.6495-6500.
Anos 70: Trajetórias. São
Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2005, pp. 31-37.
Fontes Históricas. PINSKY, Carla Bassanezi. São Paulo: Contexto,
2008.
O Pasquim, n. 10, 28 a 35/08/69.
O Pasquim, n. 130, 28/12/71 a 03/01/72.
Música Popular em Revista, Campinas, ano 3, v. 1,
p. 37-53,jan-jun 2014.
Cadernos de Literatura em Tradução. São
Paulo: n.14, 2013. - ArtCultura Revista de História, Cultura e
Arte: Uberlândia, v. 10, n. 16, p. 87-101, jan./jun. 2008.
serviços de vigilância política (1968- Revista Brasileira de História. São
Paulo, v. 24, nº 47, p.103-126, 2004. - Anos 70: Trajetórias. São
Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2005, pp. 125-129. -
In: Cultura brasileira: utopia e massificação. São Paulo: Contexto, 2001, pp. 81-104.
sistemática sobre Revista
Brasileira de Musicoterapia. Ano XIX n° 22 ANO, p. 53-91, 2017.
270
Fontes Históricas. PINSKY, Carla Bassanezi. São Paulo: Contexto, 2008.
Hoffmann e Michael Gonçalves da Silva. Revista de Estudos da Religião. PUC-SP, p.
164-182, março 2007.
ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 6, p. 141-155,
jan.-jun. 2008.
Contemporânea. UNICAMP- Campinas, v. 7 n. 1, p. 39-61, jan.-jun. 2017.
Revista Latinoamericana de Estudios sobre Cuerpos, Emociones y
Sociedad. Argentina, n. 9. pp. 52-64, ago-nov 2012.
Interações: Cultura e Comunidade, Uberlândia, v. 4, n. 5, p. 31-48, 2009.
Revista Brasileira de
Ciências Sociais, Rio de Janeiro v. 16 n. 47 p. 59-74, out. 2001. - Revista Brasileira de Ciências Sociais, Rio de Janeiro v.7 n.20, n.p., out. 1992.
Primitivismo, Cubismo, Abstração: começo do século XX. São Paulo: Cosac &
Naify, 1998.
Management Development Institute. India, v. 3 (2), p. 115 123.
Anos
70: Trajetórias. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2005, pp. 25-30.
História: Debates e Tendências: São Paulo, v. 12, n. 2, p. 293-302,
jul/dez 2012.
versus movimentos de concentração
Globalizações: novos rumos no mundo do trabalho.
Santa Catarina: Editora da UFSC, Socius, 2001.
271
Arte e cultura IV: Estudos
interdisciplinares. SEKEFF, Maria de Lourdes; ZAMPRONHA, Edson Sekeff. São
Paulo: Annablume, 2006.
e a arte nas
Anos 70: Trajetórias. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2005, pp. 13-23.
O futuro da música depois da morte do CD. Sergio Amadeu da Silveira; Irineu
Franco Perpetuo. (Org.). 1 ed. São Paulo: Momento Editorial, 2009, v. 1, p. 27-48.
lançamento do Movimento Armorial. Catedral de São Pedro dos Clérigos, Recife, 18 set
1970 (Folheto).
Universitária, 1974. 2. ed. Revista Pernambucana de Desenvolvimento, Recife, v. 4,
n. 1, p.39-65, jan./jun. 1977.
Anos 70: Trajetórias. São Paulo: Iluminuras:
Itaú Cultural, 2005, pp. 119-124. -musicais de Egberto Gismonti a partir da peça
Anais [recurso eletrônico]: Egberto
Gismonti e Marisa Rezende. V Festival de Música Contemporânea Brasileira, 20 a
24 de março, Campinas, SP, FMCB, 2018, pp. 4-19.
Estudios de Juventud n.53/01, Juventud, creencias y sectas. Injuve,
2001: 57-71.
Revista Civilização Brasileira, Rio de Janeiro:
Ed. Civilização Brasileira, ano I, nº 7, maio de 1966.
VERENA, Albe Fontes Históricas. PINSKY, Carla Bassanezi (org.). São Paulo: Contexto, 2008.
XVII Encontro Anual da Compós, 2008, São Paulo.
Anais do XVII Encontro Anual da Compos, 2008.
XXV Semana de Ciências Sociais 50 anos do golpe militar de 8 à 10
de abril de 2014 Universidade Estadual de Londrina, GT2: Sociedade, cultura e
religiosidades, Londrina, p. 1-10, 2014a.
XXV Semana de Ciências
Sociais 50 anos do golpe militar. Universidade Estadual de Londrina, GT: Sociedade,
cultura e religiosidades, Londrina, p. 1-10, 2014b.
272
TESES, DISSERTAÇÕES E MONOGRAFIAS
AVELINE, Ricardo Strauch. As transformações históricas do budismo e suas
implicações ético-sociais. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), São Leopoldo:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2011.
ARRAIS, Marcos Augusto Galvão. A música de Hermeto Pascoal uma abordagem
semiótica. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Linguística Geral); São Paulo:
FFLCH-Universidade de São Paulo, 2006.
BARROS, Patrícia Marcondes de. Luiz Carlos
Maciel e a coluna Underground. Dissertação (Mestrado em História), SP: UNESP- Assis. 2002.
BIAGI, Orivaldo Leme. Estudo sobre a contracultura e sua influência na
publicidade Brasileira (1965- 1977). (Tese de Pós-doutorado). São Paulo: ECA-USP, 2011.
BOSCATO, Luiz Alberto de Lima. Vivendo a sociedade alternativa: Raul Seixas no
panorama da contracultura jovem. Tese. (Doutorado em História). São Paulo: FFLCHUniversidade de São Paulo, 2006.
CAMARGO, Vinicius Ortiz de. Modernidade e Movimento Nova Era: novas
perspectivas subjetivas de interação indivíduo-sociedade. Dissertação (Mestrado em
Ciências Sociais). São Paulo: UNESP-Marília, 2003.
CAPELLARI, Marcos Alexandre. As religiões não católicas e as ciências humanas no
Brasil (1900-2000). Dissertação (Mestrado em História) São Paulo: FFLCHUniversidade de São Paulo, 2002. ______. O discurso da contracultura no Brasil: o underground através de Luiz Carlos
Maciel (c. 1970). Tese. (Doutorado em História). São Paulo: FFLCH-USP, 2007.
CARDOSO, Armando Jorge da Silva. A utilização da música como coadjuvante
terapêutico na saúde mental e psiquiatria. Monografia (Licenciatura em Ciências da
Enfermagem). Porto: Faculdade de Ciências da Saúde, 2010.
CIRINO, Giovanni. Narrativas musicais: performance e experiência na música
popular instrumental brasileira. Dissertação (Mestrado em Antropologia). São Paulo:
FFLCH, Universidade de São Paulo, 2005.
DIAS, Diogo Sinhoroto. Bollywood: o cinema como instituição cultural e social. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social). Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.
DINIZ, Sheyla C. Desbundados e marginais
-1974). Tese. (Doutorado em Sociologia). Campinas, SP: IFCHUNICAMP, 2017.
273
DUARTE, Joelma do Patrocínio. Para além do alternativo: um estudo sobre a
expansão da cultura nova era através da mídia impressa. Dissertação (Mestrado em
Ciência da Religião). Juiz de Fora: PPCIR/UFJF, 2003.
FIGUEIREDO, Anna Cristina Camargo M. Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada. Publicidade, cultura de consumo e comportamento político no Brasil (1954-1964), Dissertação (Mestrado em História). São Paulo: FFLCH/USP, 1996
LUNA, João Carlos de Oliveira. O udigrudi da Pernambucália: história e música do
Recife (1968-1976). Dissertação (Mestrado em História). Recife: CFCH-UFPE, 2010.
MAGOSSI, José Eduardo Gonçalves. O folclore na indústria fonográfica: a trajetória
da Discos Marcus Pereira. 2013. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos
Audiovisuais) Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São
Paulo, 2013.
MESQUITA, Fábio Luiz de Almeida. Schopenhauer e o Oriente. Dissertação
(Mestrado em Filosofia). São Paulo: FFLCH-USP, 2007.
MULLER, Daniel Gustavo Mingotti. Música instrumental e indústria fonográfica
no Brasil: A experiência do selo Som da Gente. 2005. 201 f. Dissertação (Mestrado
em Música) Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
NICOLAU NETTO, Michel. O discurso da diversidade: a definição da diferença a
partir da world music. (Doutorado em Sociologia). Campinas: IFCH-UNICAMP, 2012.
PAIANO, Enor. Berimbau e som universal: lutas culturais e indústria fonográfica nos
anos 60. Dissertação (Mestrado em Comunicações). SP: ECA-USP, 1994.
PAIVA, Carlos Eduardo Amaral. Black Pau: a soul music no Brasil nos anos 1970.
Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Araraquara-SP: FCL-UNESP, 2015.
Ramos, Fernando da Silva. Forma e arquétipo: um estudo sobre a Mandala.
Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Campinas-SP: Instituto de Artes-UNICAMP, 2006.
RIBAS, Rafael Malvar. Contracultura Musical Brasileira: Movimentos e
Particularidades. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura). São
Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2016.
RUIZ, Renan Branco. - música independente e indústria
fonográfica na trajetória artística do Grupo Um (1976-1984). Dissertação (Mestrado em
História). SP: Unesp-Franca, 2017.
SANTOS, Daniela Vieira dos. As representações de nação nas canções de Chico
Buarque e Caetano Veloso: do nacional-popular à mundialização. 2014. Tese
(Doutorado em Sociologia) Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade
Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
274 ______. Não vá se perder por aí: a trajetória dos mutantes. Dissertação (Mestrado em
Sociologia). SP: UNESP-Araraquara, 2008.
SANTOS, Nívea Lins. O galope nordestino diante do parque industrial: o projeto
estético do Quinteto Armorial no Brasil moderno. Dissertação (Mestrado em História).
SP: UNESP-Franca, 2015.
SILVA, Camila Perez da. A sonoridade híbrida de Hermeto Pascoal e a indústria
cultural. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade Federal de São Carlos, 2009.
SILVA, Ricardo Oliveira. O Cinema e a Televisão Sob o Signo da Identidade:
Bollywood e as Fronteiras da Modernidade Indiana, na Cidade de Lisboa. Dissertação
(Mestrado em Antropologia). Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa, 2012.
SOUSA, Rodrigo Faria de. De Port Huron aos Weathermen: Students for a
Democratic Society e a nova esquerda americana, 1960-1969. Dissertação (Mestrado
em História). Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2007.
TELES, Maria Filipa. Música pop: da estética, conceitos e preconceitos. Dissertação
(Mestrado em Estudos Americanos). Lisboa: Universidade Aberta, 2008.
VENTURA, Leonardo Carneiro. Música dos espaços: paisagem sonora do nordeste no
movimento armorial. 2007. Dissertação (Mestrado em História) Universidade Federal
do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
VICENTE, Eduardo. Música e disco no Brasil: a trajetória da indústria nas décadas de
80 e 90. Tese (Doutorado em Comunicações). SP: ECA-USP, 2001.
WESTON, Donna. PhD. Austrália:
Universidade Griffith, 1999.
LIVROS
ABRAMO, Helena W. Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo:
Scritta/Anpocs, 1994.
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento:
fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
1985.
ADORNO, Theodor W. Introdução à sociologia da música. Trad. Fernando R. de
Moraes. São Paulo: Ed. Unesp, 2011. ______. Prismas: crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998.
ALBUQUERQUE, Célio (org.). 1973: O ano que reinventou a MPB. Rio de Janeiro:
Sonora Editora, 2013.
275
AMARAL, Leila. Carnaval da Alma: comunidade, essência e sincretismo na Nova
Era. Petrópolis: Vozes, 2000.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas reflexões sobre a origem e a
difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BARCINSKI, André. Pavões misteriosos: 1974-1983: a explosão da música pop no
Brasil. São Paulo: Três Estrelas, 2014.
BECK, Ulrich. O que é globalização?: equívocos do globalismo/resposta à
globalização. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1999.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
(Obras escolhidas I). ______. O capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
BESANT, Annie. Bhagavad Gita: a Canção do Senhor. 2. ed. Brasília: Editora
Teosófica, 2014.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
BONO, Ernesto. É a ciência uma nova religião? Ou os perigos do dogma científico.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
BRUSCIA, K. Definindo Musicoterapia. Rio de Janeiro: Enelivros, 2016.
BÜRGER, Peter. A teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
BURNETT, Robert, The Global Jukebox. London & New York, Routledge, 1996.
CAGE, John. Silence. Middletown: Wesleyan University Press, 1973.
CALADO, Carlos. A divina comédia dos Mutantes. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. _____. O jazz como espetáculo. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas estratégias para entrar e sair da
modernidade. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2006.
Vários escritos. São Paulo,
Duas Cidades/ Ouro sobre Azul, 2004a, p. 215-225.
CASTRO, Josué de. Homens e caranguejos. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2007.
CEVASCO. Maria Elisa. Dez lições sobre Estudos Culturais. São Paulo: Boitempo
Editorial, 2012.
276
26 poetas hoje. HOLLANDA, Heloísa Buarque.
Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2007.
COELHO, Frederico. Eu, brasileiro, confesso minha culpa e meu pecado: cultura
marginal no Brasil das décadas de 1960 e 1970. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2010.
COSTA, Florência. Os indianos. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
DANER, Francine. The American Children of Krsna: A Study of Hare Krishna
Movement. Nova York: Holt Rinehart & Winston, 1976.
D´ANDREA, Anthony Albert Fischer. O self perfeito e a nova era: individualismo e
reflexividade em religiosidades pós-tradicionais. São Paulo: Loyola, 1996.
DI BIASE, Francisco. O homem holístico: a unidade mente-natureza. Petrópolis, RJ:
Vozes, 1995.
DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização
da cultura. 2. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
DUARTE, Rodrigo. Teoria crítica da indústria cultural. Belo Horizonte: Ed.
UFMG/Humanitas, 2003.
DUNN, Christopher. Brutalidade jardim: a Tropicália e o surgimento da contracultura
brasileira. São Paulo: Editora UNESP, 2009. ______. Counterculture: alternative arts and social transformation in authoritarian
Brazil. USA: The University of North Carolina Press, 2016. Kobo E-book.
EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
EKSTEINS, Modris. A Sagração da Primavera. RJ: Rocco, 1992.
FAIVRE, Antoine. O esoterismo. Campinas: Papirus, 1994.
FAVARETTO, Celso Fernando. Tropicália, alegoria, alegria. 4.ª ed. Cotia: Ateliê,
2007.
FENERICK, José Adriano. Façanhas às próprias custas: a produção musical da
vanguarda paulista (1979-2000). São Paulo: Annablume: Fapesp, 2007.
FEUERSTEIN, Georg. Tantra: sexualidade e espiritualidade. Tradução de Gilson B. Soares. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Era, 2006.
FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. Tradução de
Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
FRANK, Thomas. The Conquest of Cool: Business Culture, Counterculture, and the
Rise of Hip Consumerism. US: University of Chicago Press, 1998.
277
FREGTMAN, Carlos Daniel; GISMONTI, Egberto. Música transpessoal: uma
cartografia holística da arte, da ciência e do misticismo. São Paulo, SP: Cultrix, 1991.
FRIEDLANDER, Paul. uma história social. 7. ed. Rio de Janeiro:
Record, 2012.
GIDDEN, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp,
1991.
GIOIA, Ted. The History of Jazz. USA: Oxford University Press New York Oxford,
1997.
GOFFMAN , Ken; JOY, Dan. Contracultura através dos tempos: do mito de
Prometeu à cultura digital. Introdução de Timothy Leary. Tradução de Alexandre
Martins. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
GRIFFITHS, Paul. A música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a
Boulez. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
GUERRINI, Irineu; VICENTE, Eduardo (Org.). Na trilha do disco: relatos sobre a
indústria fonográfica no Brasil. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu
da Silva & Guaciara Lopes Louro. 12 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015. ______. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora
UFMG, 2011.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. 25 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
HEATH, Joseph; POTTER, Andrew. Rebelarse vende el negocio de la contracultura.
Traducción de Gabriela Bustelo. Madrid: Taurus, 2005.
HERMAN, Arthur. A idéia de decadência na história ocidental. Rio de Janeiro:
Record, 1999.
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). 2 ed. São
Paulo: Companhia das Letras, 1995. ______. Tempos fraturados. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. ______; RANGER, Terence. A invenção das tradições. 5 ed. São Paulo: Paz e Terra,
2008.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e
desbunde: 1960/70. 5. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004. ______.; GONÇALVES, Marcos Augusto. Cultura e participação nos anos 60. São
Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

278
IANNI, Octávio. Teorias da globalização. 9 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brazileira,
2001.
JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. 2 ed. Rio de
janeiro: Editora Vozes, 2001. ______. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. 2 ed. Rio de Janeiro:
Travessa, 1997.
KENNY, Michael. The First New Left: British Intellectuals After Stalin. London:
Lawrence and Wishart Ltd, 1995.
KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionários: nos tempos da imprensa
alternativa. São Paulo: Scritta Editorial, 1991.
LAVEZZOLI, Peter. The dawn of Indian Music in the West. United Kingdom: A&C
Black, 2006.
LASH, Scott; URRY, John. The end of organized capitalism, Madison, University of
Wisconsin Press, 1987.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo: uma resposta a uma
sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
LOUNDO, Dilip; MISSE, Michel. Diálogos tropicais: Brasil e Índia. Rio de Janeiro:
UFRJ, 2003
LOY, David. The great awakening: a Buddhist social theory. London/Boston:
Wisdom, 2003.
LÖWY, Michel; SAYRE, Robert. Revolta e melancolia. São Paulo: Boitempo, 2015.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno, 12 ed. Rio de Janeiro, José Olympio,
2009.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia estudos culturais: identidade e política
entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.
MACIEL, Luiz Carlos. Anos 60. Porto Alegre: L&PM Editores, 1987. ______. Geração em transe: memórias do tempo do tropicalismo. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1996.
MAGNANI, José Guilherm Cantor. Mystica urbe: um estudo antropológico sobre o
circuito neo-esotérico na metrópole. São Paulo: Studio Nobel, 1999. ______. O Brasil da Nova Era. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
MERHEB, Rodrigo. O som da revolução: uma história cultural do rock, 1965-1969.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
279
MISIROGLU, Gina (editor). American countercultures: an encyclopedia of
nonconformists, alternative lifestyles, and radical ideas in U.S. history. New York:
Sharpe Reference, 2013.
MOORE, Allan. Song Means: Analysing and interpreting Recorded Popular Song.
Friction. Ashgate Publishing Limited, Surrey, England, 2012.
MORELLI, Rita de Cássia Lahoz. Indústria fonográfica: um estudo antropológico.
2. ed. Campinas: Ed.Unicamp, 2009.
NAPOLITANO, Marcos. História & música: história cultural da música popular. Belo
Horizonte: Autêntica, 2005. ______. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-
1969). Versão digital revista pelo autor. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2010. ______. 1964: história do regime militar brasileiro. São Paulo: Contexto,
2014.
NARAYAN, Ram; SORRELL, Neil. Indian music in performance: a practical
introduction. United Kingdom: Manchester University Press, 1980.
NAVES, Santuza Cambraia. Canção popular no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2010. ______. O violão Azul: Modernismo e Música Brasileira. Rio de Janeiro: Editora
Fundação Getúlio Vargas, 1998.
NICOLAU NETTO, Michael. Música Brasileira e Identidade Nacional na
Mundialização. São Paulo: Annablume/ Fapesp, 2009.
NYMAN, Michael. Experimental Music: Cage and Beyond. 2. Ed. Cambridge:
Cambridge University Press, 1999.
OLIVER, Paul. Hinduism and the 1960s The rise of a conter-culture. London:
Bloomsbury, 2014.
ORO, Ari Pedro & STEIL, Alberto.(org.) Globalização e religião. (trad.) Andréa D.L.
Cardarelo, Petrópolis-RJ: Vozes, 1997.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1988. ______. Mundialização e Cultura. 9ª reimp., São Paulo: Brasiliense, 2007. ______.Universalismo e Diversidade: contradições da modernidade-mundo. São
Paulo: Boitempo Editorial, 2015.
280
PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. O que é contracultura. 8 ed. São Paulo: Editora
Brasiliense, 1992.
PERRONE, Charles. Letras e letras da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro:
Elo, 1988.
PRABHAVANANDA, Swami; MANCHESTER, Fredrerick. Os Upanishads: sopro
vital do eterno. Tradução de Cláudio Cerpe. São Paulo: Pensamento, 1975.
PRABHUPADA, A.C. Bhaktivedanta Swami. Uma Antologia de Artigos e Ensaios do
Veda, Segredos do Oriente. The Bhaktivendanta Book Trust, 2013.
RIDENTI, Marcelo. Brasilidade revolucionária. São Paulo: Editoria Unesp, 2010. ______. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV. São
Paulo: Editora Unesp, 2014.
RODRIGUES, Nelio. Histórias secretas do rock brasileiro. Rio de Janeiro: Editora
5W, 2014.
ROSZAK, Theodore.. El nacimiento de una contracultura: Reflexiones sobre la
sociedad tecnocrática y su oposición juvenil. Barcelona: Editorial Kairós, 1981.
ROWELL, Lewis. Music and musical thought in early India. USA: University of
Chicago Press, 2015.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo:
Companhia das Letras, 2007.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência
universal. 23 ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.
SAVAGE, Jon. A criação da juventude: como o conceito de teenage revolucionou o
século XX. Tradução de Talita M. Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar. São Paulo: Penguim Classics
Companhia das Letras, 2014.
SHANKAR, Ravi. Yours in Music: a graphic autobiography. USA: SCB Distributors, 2013.
SILVA, Paulo da Costa e. O Livro do Disco A Tábua de Esmeralda Jorge Ben Jor.
Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2014.
TATIT, Luiz. O século da canção. São Paulo: Ateliê, 2004.
TELES, José. Do frevo ao manguebeat. São Paulo: Editora 34, 2012.
TERRIN, Aldo Natale. Nova Era a religiosidade do pós-moderno. São Paulo: Edições
Loyola, 1996.
281
VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
VICENTE, Eduardo. Da vitrola ao ipod: uma história da indústria fonográfica no
Brasil. São Paulo: Alameda, 2014.
WAINWRIGHT, Hilary. Uma resposta ao neoliberalismo argumentos para uma
nova esquerda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
WALLACE, Alan. Tibetan Buddhism in the West: Is it working? Snow Lion,vol. 15,
n. 4, inverno, 2000.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. Trad. André Glaser. São Paulo:
Editora Unesp, 2011. ______. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979. ______. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo,
2007. ______. The long revolution. Peterborough, UK: Broadview Press Ltd., 2001.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed. São
Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SITES
AGNES, Lilia L. C.; GUERINI, Andréia. Alberto Rodrigues Marsicano: Dicionário
de Autores Literários do Brasil, 2008. Disponível em:
http://www.dicionariodetradutores.ufsc.br/pt/AlbertoMarsicanoRodrigues.htm#b.
Acesso em: 10 abr. 2017.
APRENDIZ, Guia de empregos. Ioga firma-se como opção de carreira. Uol. Texto
retirado do Diário de S. Paulo. 12 ago 2002. Disponível em:
http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/primeiro/noticias/ge120802.htm. Acesso em: 03 jun. 2018.
ARGEBAND, Ben. Menuhin and Shankar: a duet of East and West. The Culture Trip. 13 jan
2017. Disponível em: https://theculturetrip.com/asia/india/articles/menuhin-and-shankar-duet- of-east-and-west/. Acesso em 01 nov. 2017.~
BASTOS, Cristiano. Agreste Psicodélico - A trilha em busca das origens de Paêbirú, o disco maldito de
Lula Côrtes e Zé Ramalho, hoje o vinilmais caro do Brasil. Rolling Stones Uol. 18 set. 2008.
Disponível em: https://rollingstone.uol.com.br/edicao/24/agreste-psicodelico/. Acesso em 24 jan. 2019.
282 ______. Can I be Satwa? Nas paredes da pedra encantada. 5 jun, 2011a. Disponível em:
http://nasparedesdapedraencantada.blogspot.com/2011/06/. Acesso em 24 jan. 2019. _______. Nas paredes da pedra encantada. 21 jun. 2011b.
Disponível em: http://nasparedesdapedraencantada.blogspot.com/2011/06/lula-cortes-sou-umfactotum.html. Acesso em 25 jan. 2019.
BÍSCARO, Roberto Rillo. Flaviola e o Bando do Sol: psicodelia pernambucana dos anos 70.
Whiplash.Net. 04 out 2017. Disponível em: https://whiplash.net/materias/biografias/270972-
flaviolaeobandodosol.html. Acesso em: 10 mar 2018.
COLARUSSO, Osvaldo. Yehudi Menuhin: centenário de um grande músico e humanista.
Gazeta do Povo. 21 abr 2016. Disponível em:
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/falando-de-musica/yehudi-menuhim- centenario-de-um-grande-musico-e-humanista/. Acesso em: 01 nov 2017
COSTA, César Bras. Por dentro do Movimento Udigrudi Recifense. Woodstock Sound.
22 fev 2010. Disponível em: https://woodstocksound.wordpress.com/2010/02/22/pordentro-do-movimento-udigrudi-recifense/. Acesso em: 10 mar 2018.
CULTURA Brasil Cmais. Egberto Gismonti: força lascada. Supertônica. 14 fev. 2011.
Disponível em:
http://culturabrasil.cmais.com.br/programas/supertonica/arquivo/egberto-gismontiforca-lascada. Acesso em: 11 nov. 2019.
CULTURE. How we met: Yehudi Menuhin and Ravi Shankar. Independent. 30 set
1995. Disponível em: http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/how-we-met- yehudi-menuhin-and-ravi-shankar-1575503.html. Acesso em 01 nov 2017.
ECONOMIA. Com mais adeptos, mercado de ioga no Brasil se aquece. G1. 31 jul. 2011. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2011/07/com-mais- adeptos-mercado-de-ioga-no-brasil-se-aquece.html. Acesso em 03 jun 2018.
EVANGELISTA, Ronaldo. a história do disco que uniu
MPB à macrobiótica, filosofia indiana e sons da natureza. Revista Trip. 19 nov. 2012.
Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/trip/pedro-sorongo-santos. Acesso em
15 dez. 2018.
FERREIRA, Thiago. G. Álbuns: Marconi Notaro, No Sub Reino do Metazoários
(1973). Na mira do groove, 13 mai. 2013. Disponível em:
http://namiradogroove.com.br/blog/grandes-albuns/marconi-notaro_no-sub-reino-dos- metazoarios-1973. Acesso em 15 jul. 2017.
GALILEA, Carlos. Windham Hill, 20 añosde 'new age'. Cultura - El país. 27 out. 1996.
Disponível em: https://elpais.com/diario/1996/10/27/cultura/846367205_850215.html. Acesso em 23
jun. 2018.
GARCIA, Gabriela. John Cage: Revolução na Música. Medium. 03 mai. 2019. Disponível em:
https://medium.com/zumbido/john-cage-renova%C3%A7%C3%A3o-na-
283
m%C3%BAsica-c9146e7b8091?fbclid=IwAR2X-JS-F-fVPSHxUWrcQ5twAUv-nu4qGIjT9r5DROCSTmcUKi-crCh72E. Acesso em: 14 mai. 2019.
LEELA, Rajna; ASSUNÇÃO, Junior. Entrevista com Luciano Sallun (Pedra
Branca). Chillout Brasil. 24 jan. 2016. Disponível em:
https://chilloutbrasil.tumblr.com/post/137957764697/entrevista-com-luciano-sallunpedra. Acesso em 22 jul. 2018.
LICHOTE, Leonardo. A história do disco mais caro do Brasil, valendo até R$ 5 mil, é investigada em documentário. O Globo Cultura. 19 jan. 2011. Disponível em:
https://oglobo.globo.com/cultura/a-historia-disco-mais-caro-do-brasil-valendo-ate-5-
mil-investigada-em-documentario-2835615#ixzz4ikfuLgPO. Acesso em 24 jan. 2019.
LIMA, Paulo Costa. . Jornal GGN. 12 set. 2011. Disponível em: https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/artigo-analisaexpresso-2222-de-gilberto-gil. Acesso em: 21 dez. 2018.
MAIA, Mônica. New age dos anos 90 garante mercado fiel. Ilustrada - Folha de
S.Paulo, São Paulo, 10 fev. 1996. Ilustrada. Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/2/10/ilustrada/7.html. Acesso em: 27 mai. 2017.
MARIZ, Jarbas. Paraibano lamenta morte de Lula Côrtes. WSCOM. 01 abr. 2011.
Disponível em: https://www.wscom.com.br/noticia/jarbas-mariz-lamenta-morte-domusico-lula-cortes/. Acesso em 24 mai. 2019.
MEDEIROS, Jotabê. O
Estado de S. Paulo. 27 jun. 2012. Cultura. Disponível em:
http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,vinil-perdido-de-lula-cortes-e-ze-ramalhovolta-as-lojas-imp-,892243. Acesso em: 20 jun. 2017.
MEETA Ravindra. Disponível em: http://meetaravindra.blogspot.com.br/. Acesso em
10 dez. 2016.
284
MENEZES, Thales. Nova Era - Especial Folha de S.
Paulo. 26 dez. 1999. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/fe/fe43.htm. Acesso em 24 jun. 2018.
MOON, Angie. Indian influences in classic rock. The Diversity of Classic Rock. 10
jan. 2017. Disponível em: https://crazyonclassicrock.wordpress.com/2017/01/10/indianinfluences-in-classic-rock/. Acesso em 04 set. 2017.
PEDRO Sorongo. Disponível em: http://pedrosorongo.blogspot.com/. Acesso em 30
nov. 2018.
PEARSON, Anthony. A Fronteira Final da Música New Age Independente. Vice. 21
out. 2014. Disponível em: https://www.vice.com/pt_br/article/3d85db/a-fronteira-final- da-musica-new-age-independente-v21n3. Acesso em 21 abr. 2018.
PEREIRA, Amauri Mendes. A lei 10.639/03 contra o racismo intelectual. A cor da
cultura. 11 fez. 2011. Disponível em: http://antigo.acordacultura.org.br/artigo-11-02-
2011. Acesso em 02 out. 2019.
PIERUCCI, ANTÔNIO FLÁVIO. Religião. Ilustrada Folha de S. Paulo. 31dez.
2000. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs3112200019.htm. Acesso em: 21 jun. 2018.
PRETO, Marcus. Jorge Ben Jor: eterna redescoberta. Rolling Stone, edição 09, junho,
2007. Disponível em: https://rollingstone.uol.com.br/edicao/9/jorge-ben-jor-eternaredescoberta/#imagem0. Acesso em: 10 dez. 2018.
SALA, Alex. Karma. Muro do classic rock. 08 mai. 2015. Disponível em:
https://murodoclassicrock4.blogspot.com/2015/05/karma-1972.html. Acesso em 20 dez.
2018.
SALLUN, Luciano. Pedra Branca Chill Out, por Luciano Sallun. Sem data.
Entrevista concedida a Marcel Maazi. Disponível em:
https://trance.com.br/blog/entrevistas/pedra-branca-chill-out-por-luciano-sallun. Acesso
em: 13 mai. 2019.
SANCHES, Pedro Alexandre. Gil globalizado encontra novos parceiros e namora a
MPB. Ilustrada Folha de S. Paulo. 21 set. 1998. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq21099823.htm. Acesso em 21 jul. 2018.
ROGERIO Duarte. Disponível em:
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa16104/rogerio-duarte. Acesso em 14 abr.
2017.
285
ROSSI, Marc. The influence of Indian Music on Jazz. Sessionville. 9 set. 2013.
Disponível em: http://sessionville.com/articles/the-influence-of-indian-music-on-jazz.
Acesso em 04 set. 2017.
RITMO Melodia. Duofel. Entrevistas. 01 ago. 2010. Disponível em:
http://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/duofel/. Acesso em 18 nov. 2019.
BADAL Roy. Disponível em: https://www.last.fm/music/Badal+Roy/+wiki. Acesso em
02 out. 2019.
TELES, José. A viagem psicodélica de Satwa faz 40 anos. Jornal do Commercio,
Recife, 31 jan. 2013. Música. Disponível em:
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/musica/noticia/2013/01/31/a-viagem- psicodelica-de-satwa-faz-40-anos-71889.php. Acesso em: 25 mar. 2017.
TUDO ÍNDIA. 8 músicas indianas essenciais. Disponível em:
http://tudoindia.com.br/musicas-indianas/. Acesso em 03 jun. 2018.
WINDHAM Hill Records. Disponível em: https://www.discogs.com/label/23112-
Windham-Hill-Records. Acesso 22 jun. 2018.
ZIZEK, Slavoj. Legado de 1968: como uma revolução de esquerda ajudou os
capitalistas a vencer. Carta Capital. São Paulo, 20 fev. 2018. Disponível em:
https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Legado-de-1968-como-umarevolucao-de-esquerda-ajudou-os-capitalistas-a-vencer/4/39401. Acesso em 20 mar.
2018.
VÍDEOS
DELLACOSTA, Marco. Alberto Marsicano tocando Tom Jobim. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=AAU7PwSIOw4. Postado em: 12 jun. 2015. Acesso
em: 22 abr. 2019.
JOSEATG. Brasilindia II Filhos de Gandhi. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=GahRR7zveZE. Postado em: 12 mar. 2008. Acesso
em: 10 ago. 2015.
ONCONTO. Entrevista Egberto Gismonti. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=45JM7ESfxUA. Acesso em 14 ago. 2019.
SYLVIO Passos. Raul Seixas explica Gita 1974 [live]. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=PILsE-6eSHk. Postado em: 23 fev. 2008. Acesso
em: 28 jan. 2019.
SHOWLIVRE. Alberto Marsicano fala sobre sitar e Ravi Shankar no Thunderview
parte 1. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=asigHRNLGUU. Postado
em: 22 jul. 2008. Acesso em: 16 abr. 2019.
286
______. Alberto Marsicano no Thunderview parte 2. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=fsE-V855xlA. 22 jul. 2008. Acesso em: 16 abr.
2019.
em: https://www.youtube.com/watch?v=-eEqxQBPf50. 22 jul. 2008. Acesso em: 23
abr. 2019.
VASSILIORUS. Marsicano Brazilian Sitar Arrastão. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=6dC0sie9uV4. Postado em: 20 jul. 2009. Acesso
em: 22 abr. 2019.
TV CULTURA DIGITAL. Alberto Marsicano Metrópolis 19/08/2013. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=Cg99sBg9vTo. Postado em 21 ago. 2013.
Acesso em: 24 abr. 2019