> Banco de Dados - História e música na universidade

: Itamar Assumpção e a encruzilhada urbana: negritude e experimentalismo na Vanguarda Paulista

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
ROSA APARECIDA DO COUTO SILVA

Orientador:
JOSE ADRIANO FENERICK

Local:
UNESP

Data:
2020

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Itamar As-sumpção Música Expe-rimental Música Popu-lar Racismo Indústria Fonográfica

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9755181

O objetivo principal desta tese é analisar os aspectos experimentais da obra musical de Itamar Assumpção, artista relacionado à movimentação cultural conhecida como Vanguarda Paulista, ocorrida em São Paulo, no início dos anos 80. Os artistas ligados à Vanguarda Paulista assumiram uma posição crítica e criativa frente às imposições do mercado musical. As principais fontes dessa pesquisa são os sete álbuns de estúdio lançados durante a carreira de ItamarAs sumpção: Beleléu Leléu Eu, Sampa Midnight, Intercontinental! Quem Diria! Era Só o queFaltava !, Bicho de 7 cabeças vol. I, II e III, Ataulfo Alves por Itamar Assumpção - Para sempreagora e Pretobrás - por que eu não pensei nisso antes? Tendo esse material como suporte, a pesquisa procura demonstrar como a negritude e as referências culturais afro-brasileiras são utilizadas de maneira inovadora, a fim de construir uma linguagem musical específica. Por fim, este trabalho elucida as relações intrínsecas entre o racismo institucional/sistêmico e o mercado musical, com base no reforço de estereótipos negativos impostos aos afro-brasileiros, que impactam diretamente a obra do artista estudado.

Fontes:
BIBLIOGRAFIA
AGAWU, Kofi. Representing African Music: Postcolonial notes, queries, positions. USA:
Routledge, 2003
ASANTE, Molefi Kete; ABARRY, Abu S. (editores). African Intelectual Heritage: a book of
sources. EUA: Temple University Press, 1996.
ASSUMPÇÃO, Ademir. Faróis no caos – entrevistas de Ademir Assumpção. São Paulo: Edições
SESC SP, 2012. P. 33.
BASTOS, Maria Clara. Processos de Composição e Expressão na Obra de Itamar Assumpção.
Dissertação de mestrado/ Departamento de Música – ECA/USP. Defendida em maio de 2012
BECK, Ulrich. O que é globalização? Equívocos do globalismo e resposta à globalização. São
Paulo: Paz e Terra, 1999.
BUENO, André Paula; TRONCARELI, Maria Cristina; DIAS, Paulo. Coautores: Comunidade do
Batuque de Umbigada: Tietê, Piracicaba e Capivari [SP] O Batuque de Umbigada: Tietê,
Piracicaba e Capivari, SP. São Paulo: Associação Cultural Cachuera!, 2015. [Edições Acervo
Cachuera!].
BÜRGER, Peter. Teoria da Vanguarda, São Paulo: Ubu Editora, 2017.
CASTRO, Riba de. Lira Paulistana: um delírio de porão. São Paulo: Ed. Do Autor, 2014.
DIAS, Márcia Tosta. Os Donos da Voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da
cultura. São Paulo: Boitempo/FAPESP, 2000.
______________. Música gravada no Brasil: o rock dos anos 1980 visto a partir do catálogo da
gravadora independente Baratos e afins. Anais do 39º Encontro Anual da Associação
191
Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), 2014
__________________ Antes era só o ruído: música gravada e mundialização. Dossiê Renato
Ortiz , 70 anos: uma obra e muitos ensinamentos depois… Arquivos do CMD, vol. 8, n. 1, jan/jun
2019. P. 62-76.
DENNING, Michael. Noise Uprising: the audiopolitics of a world musical revolution. EUA:
Verso, 2015.
DINIZ, Sheyla Castro. Desbundados e Marginais: MPB e Contracultura nos “anos de chumbo”
(1969-1974). Tese de doutorado defendida no departamento de Sociologia da UNICAMP,
2017.
FALBO, Conrado Vito Rodrigues. Beleléu e Pretobrás: palavra, performance e personagens nas
canções de Itamar Assumpção. Dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em
Letras, UFPE, 2009
FARIA, Amanda Beraldo. De Amélias e Barracões: a noção de saudade na obra de Ataulfo
Alves. Dissertação de mestrado defendida no IEB/USP, 2015.
FAVARETTO, Celso. Tropicália Alegria Alegoria. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000
FELIX, João Batista de Jesus. Hip Hop: Cultura e Política no Contexto Paulistano. Tese de
doutorado defendida no departamento de Ciências Sociais/Antropologia da FFLCH – USP, 2005
FENERICK, José Adriano. Arrigo Barnabé e o pop-rock nos anos 1980. Revista Ideias,
Campinas, SP, v.8, n.2, p. 13-32, jul/dez. 2017.
_____________________ Carlos Eduardo MARQUIONI: As revoluções do Album Branco:
vanguardismo, nova esquerda e música pop. ArtCultura, Uberlândia, v. 17, n. 13, p. 21-37, juldez 2015.
______________________ Nem do Morro, Nem da Cidade: as transformações do samba e a
192
Indústria Cultural. (1920-1945). Tese de doutorado defendida no departamento de História da
FFLCH/USP, 2002.
_______________________ Vanguarda Paulista: Apontamentos Para Uma Crítica Musical.
Fenix: Revista de História e Estudos Culturais. Vol. 4, ano IV, N. 2. abr/mai/jun/2007.
_______________________. Façanhas às próprias custas: a produção musical da Vanguarda
Paulista (1978-2000). São Paulo: Annablume/FAPESP, 2007.
FERRAZ, Ivan Bruyn. Música como missão: experiência e expressão em Itamar Assumpção.
Dissertação de mestrado. UNIFESP: Guarulhos, 2013.
GARCIA, Walter. “Clara Crocodilo” e “Nego Dito”: dois perigosos marginais? Revista Antítese,
vol. 8, n. 15, jul/dez 2015.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e Dupla Consciência. Rio de Janeiro: ED. 34,
2002.
GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no
Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei
federal nº 10.639/03. Brasília, MEC, Secretaria de educação continuada e alfabetização e
diversidade, 2005.
GUIMARÃES, V. A passeata contra a guitarra e a “autêntica” música brasileira. In:
RODRIGUES, C.C., LUCA, T.R. e GUIMARÃES, V., (orgs.) Identidades brasileiras:
composições e recomposições. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014,
pp. 145-173. Coleção Desafios Contemporâneos
HALL, Stuart. Da diáspora – identidades e mediações. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002
____________. Identidade Cultural na Pós-Modernidade,Rio de Janeiro: DpeA, 2005
_____________. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio/Apicuri, 2016.
KILOMBA. Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Ed.
Cobogó, 2019.
193
K-ZERBO, J. (editor). História Geral da África I. Metodologia e Pré-história da África. Brasília:
UNESCO, 2010.
LAGO, Sylvio. Universos do Jazz, vol I. Biblioteca24horas, São Paulo, 2015. P. 53-54 Grifo do
autor.
MACHADO, Regina. A voz na canção popular brasileira: um estudo sobre a Vanguarda Paulista.
Dissertação de mestrado (Música), UNICAMP, 2007.
MANOEL, Ricardo Garcia. Era uma vez… Exu… In: RIVAS NETO, F. (organizador) Exu e
Pombagira. São Paulo: Arché Editora, 2015.
MATOS, Olgaria C. F. Paris 1968: as barricadas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1981.
MARINHO, Vanildo Mousinho. Performance musical da embolada na Paraíba. Tese de
doutorado defendida na Escola de Música da UFBA, Salvador, 2016.
MELLO, Pedro Dionizio de. Contracultura no México da década de 1960: o estilo jipeteca e a
influência da literatura de La Onda na cena contestatória juvenil. Revista de Humanidades,
Fortaleza, v.33, 2018.
MERHEB, Rodrigo. O som da Revolução: uma história cultural do rock 1965-1969. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
MOLINA, Sérgio. Música de Montagem: a composição de música popular no pós- 1967. São
Paulo: É Realizações, 2017
MORIN, Edgar. As Estrelas: mito e sedução no cinema. São Paulo: Ed. José Olympio, 1990.
MUKUNA, Kazadi wa. Contribuição Bantu na Música Popular Brasileira. São Paulo: Global/
Brasiliense, s/data.
NAPOLITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 1970: resistência política
e consumo cultural. Anais do IV Congresso Latinoamericano da Associação Internacional para
estudo de Música Popular (IASPM), 2002.
194
NAVES, Santuza Cambraia. A canção brasileira: Leituras do Brasil através da música. São
Paulo: Zahar, 2015.
OLIVEIRA, Luciana Xavier. A Cena Musical da Black Rio: estilo e mediações nos bailes soul
dos anos 1970. Salvador: EDUFBA, 2018
PLAUT, Martin. South African student protest, 1968: remembering the Mafeje Sit-in. History
Workshop Journal, vol. 69, issue 1, spring 2010.
PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUISTA, André. (orgs.) Histórias Afroatlânticas: [vol. 2] antologia. São Paulo: MASP, 2018.
PALUMBO, Patrícia. Vozes do Brasil: entrevistas reunidas. São Paulo: Edições SESC, 2019.
PEREIRA, João Batista Borges. Cor, profissão e mobilidade: o negro e o Rádio de São Paulo.
São Paulo: EDUSP, 1967
RIDENTI, Marcelo. Artistas e intelectuais no Brasil pós-1960. Revista Tempo Social, vol.17, n.
1, P. 90.
RIVAS NETO, F. (organizador) Exu e Pombagira. São Paulo: Arché Editora, 2015.
RUIZ, Alice. Yuuka, Porto Alegre: AMEOPoema, 2004
_________. Desorientais, hai-kais. São Paulo: Iluminuras, 2000.
RUIZ, Renan Branco. “Procura-se Mecenas”: música independente e indústria fonográfica e
indústria fonográfica na trajetória artística do Grupo Um (1976-1984), defendida no
Departamento de História da UNESP- Franca, 2017.
SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Cia das Letras,
1990.
SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Cia das Letras, 2011.
SÀLÁMI, Síríkù (King); RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. Exu e a ordem do universo. São Paulo:
195
Editora Oduduwa, 2011.
SANTOS, Anája, Souza. A Canção Oculta: um estudo sobre a Vanguarda Paulista. Dissertação
de mestrado defendida no departamento de História da UNESP – Franca, 2015.
SANTOS, Daniela Vieira dos. As representações de nação nas canções de Chico Buarque e
Caetano Veloso: do nacional-popular à mundialização. Tese de doutorado defendida no
departamento de Sociologia da UNICAMP, 2014.
SANTOS, Jaqueline Lima. Imaginando uma Angola Pós-colonial: A cultura hip-hop e os
inimigos políticos da Nova República. Tese de doutorado defendida no departamento de
Ciências Sociais/ Antropologia da UNICAMP, 2019.
SANTOS, Tiganá Santana Neves. A cosmologia africana dos bantu-kongo por Bunseki Fu-Kiau:
tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. Tese de doutorado defendida no
Departamento de Letras da FFLCH / USP, 2019.
SARR, Felwine. Afrotopia. N-1 Edições: São Paulo, 2019.
SCHAFER, Murray. Ouvido Pensante. São Paulo: ED. UNESP, 2012
_________________ A Afinação do Mundo. São Paulo: Ed. UNESP, 2012.
SCHMIDT, Pena. Pequeno palco, grandes revelações. In: CASTRO, Riba de. Lira Paulistana –
um delírio de porão. 1ed. São Paulo: Ed. do Autor, 2014.
SCHMIEDECKE, Natália Ayo. “Não há Revoluções sem canções”: utopia revolucionária na
Nova Canção Chilena, 1966-1973. São Paulo: Alameda, 2014.
SILVA, Vagner Gonçalves. Exu do Brasil: Tropos de uma Identidade afro-brasileira nos trópicos.
In: PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André. (orgs.) Histórias Afroatlânticas: [vol. 2] antologia. São Paulo: MASP, 2018.
SILVA, Salloma Salomão Jovino da. Memórias Sonoras da Noite: musicalidades africanas no
Brasil Oitocentista. Tese de doutorado. PUC – SP, 2005.
196
SILVA, Rita de Cássia da Cruz. Singular e plural: os vários “eus” de Beleléu – uma análise da
performance como linguagem nos primeiros discos de Itamar Assumpção. Dissertação de
mestrado defendida no departamento de Letras da FFLCH/USP, 2012
SILVA, Rosa A. Do Couto. Fela Kuti: contracultura e (con)tradição na música popular africana.
São Paulo: Alameda/FAPESP, 2017
SOUZA Vanderlei; SANTOS, Ricardo O Congresso Universal das Raças, Londres, 1911:
contextos, temas e debates. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 7,
n. 3, p. 745-760, set.-dez. 2012.
TATIT, Luiz. In: A transmutação do Artista. In: CHAGAS, TARANTINO (ORGS). Pretobrás:
Porque não pensei nisso antes? Livro de canções e histórias de Itamar Assumpção. Vol I. São
Paulo: Ediouro, 2006
VANSINA, Jean. A tradição oral e sua metodologia. In: K-ZERBO, J. (editor). História Geral I.
Metodologia e Pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010.
WAKSMAN, Steve. Black sound, black body: Jimi Hendrix, the electric guitar, and the meanings
of blackness. IN: BENNET, Andy; SHANK, Barry; TOYNBEE, Jason (editors). The Popular
Music Readers. USA: Routledge, 2006.
WERNECK. Jurema. Racismo Institucional: uma abordagem conceitual. São Paulo:
Geledés/Cfemea/ONU Mulheres, s/d.
WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido: uma outra história da música. São Paulo: Cia das
Letras,1989
FONTES
Discografia
Itamar Assumpção e Banda Isca de Polícia, Beleléu, leléu, eu. São Paulo: Lira Paulistana, 1981,
197
LP.
Itamar Assumpção e Banda Isca de Polícia. Sampa Midnight. São Paulo: Mifune Produções,
1985, LP.
Itamar Assumpção e Banda Isca de Polícia. Intercontinental! Quem Diria! Era só o que
faltava!!! São Paulo: Continental, 1988, LP.
Itamar Assumpção e Banda Orquídeas do Brasil. Bicho de 7 cabeças. Vol. I São Paulo: Baratos e
afins, 1993. LP
Itamar Assumpção e Banda Orquídeas do Brasil. Bicho de 7 cabeças. Vol. II São Paulo: Baratos e
afins, 1993. LP
Itamar Assumpção e Banda Orquídeas do Brasil. Bicho de 7 cabeças. Vol.III São Paulo: Baratos
e afins, 1993. LP
Itamar Assumpção. Para Sempre Agora: Ataulfo Alves por Itamar Assumpção. São Paulo:
Paradoxx Music, 1998, CD.
Itamar Assumpção. Petrobrás: Porque que eu não pensei nisso antes... São Paulo: Atração
Fonográfica, 1998, CD.
Livros
ASSUMPÇÃO, Anelis. (ORG). Itamar Assumpção: Cadernos Inéditos. São Paulo: Itaú
Cultural: Ed. Terceiro Nome, 2013.
CHAGAS, TARANTINO (ORGS). Pretobrás: Porque não ensei nisso antes? Livro de canções e
histórias de Itamar Assumpção. Vol I. São Paulo: Ediouro, 2006
_________________. Pretobrás – Por que que eu não pensei nisso antes? O livro de canções e
histórias de Itamar Assumpção. Vol. II. São Paulo: Ediouro, 2006.
GIOGIO, Fábio. Na Boca do Bode - entidades musicais em trânsito. Londrina, PR: O autor, 2005.
Material audiovisual
Daquele Instante em Diante. Documentário dirigido por Rogério Velloso, Brasil, 2011
Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista. Documentário dirigido por Riba de Castro. Brasil,
2012.
198
Reverberações. Documentário dirigido por Cláudia Pucci e Pedro Colombo, 2014.
Provocações. TV Cultura, 2001.
Ensaio. TV Cultura, 1999.
Beleléu Cá Entre Nós. Curta documental dirigido por Fábio Giorgio, 2004.
Alquimistas do som. Documentário dirigido por RenatoLevi, 2003
Hypershow – TV Rede Minas, 2017.
A Fábrica do Som – Especial Vanguarda Paulista. TV Cultura, 1984.
Matérias de Jornal / Revistas
BARBON. Júlia; LEMOS, Marcela. Menino de 14 anos é morto em casa durante ação da PF no
Rio. Folha de São Paulo. 19 de maio de 2020.
CALADO, Carlos. Itamar diz que está pronto para ser popular. Folha de São Paulo / Ilustrada.
23 de maio de 1994.
_____________. Trilogia combina artesanato sonoro e humor. Folha de São Paulo/ Ilustrada. 23
de maio de 1994.
CONGRESSO em Foco. Mourão diz que país herdou “indolência” do índio e “malandragem”
do negro. Congresso em Foco. 6 de agosto de 2018.
FRANCO, Luiza. Coronavírus: Sem plano do governo para favelas, moradores e organizações se
juntam para controlar contágio. BBC News – Brasil. 29 de março de 2020.
OLIVEIRA, Bernardo Carvalho. A obra por fazer de Itamar Assumpção: a instabilidade
visionária de uma música que carrega o impulso à libertação. Suplemento Pernambuco. n. 162.
Agosto 2019. Pg. 16-17.