> Banco de Dados - História e música na universidade
"Procura-se Mecenas": música independente e indústria fonográfica na trajetória artística do Grupo Um (1976-1984)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
RENAN BRANCO RUIZ
Orientador:
JOSE ADRIANO FENERICK
Local:
UNESP
Data:
2017
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Grupo Um jazz fusion produção musical in-dependente indústria fono-gráfica vanguarda paulista
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5064547
Esta dissertação teve como objetivo reconstruir e analisar a trajetória artística do Grupo Um (1976 - 1984) a partir de duas perspectivas complementares. Pela primeira delas, foram interpretados os impasses encontrados pelo conjunto para possibilitar a gravação, a prensagem e a distribuição de seus três álbuns lançados entre 1979 e 1982, à luz das intensas transformações da indústria fonográfica brasileira desse período. Na busca por apoio para a viabilização de seus trabalhos, os integrantes do conjunto potencializaram a retórica de produção musical independente, que ganhava força nesse mesmo período. Mantiveram, também, intensas aproximações com o Centro de Promoções Artísticas Lira Paulistana, e uma relação nuançada com a construção da ideia de vanguarda paulista. A segunda perspectiva de análise recai sobre as proximidades e distanciamentos entre a música produzida pelo Grupo Um e a fricção de musicalidades presente no jazz brasileiro. Para tanto, foi realizado um panorama da evolução jazzística durante o século XX, situando o cenário da virada dos anos 1970 para os anos 1980 no Brasil e no mundo. Além disso, alguns aspectos da obra discográfica do conjunto foram assinalados no intuito de refletir e discorrer sobre os possíveis sentidos de sua utilização naquele momento, a partir dos elos com o estilo fusion de jazz.
Fontes:
Referências Documentais
Periódicos impressos
A INVASÃO instrumental do Jazz. F. de São Paulo, São Paulo, 30 dez. 1978.
Ilustrada, p. 23.
ALMEIDA, Miguel. Muitos discos do Lira, uma ótima notícia. F. de São Paulo, São
Paulo, 27 dez. 1982. Ilustrada, p. 17.
ALMEIDA, Ricardo Porto de; GUEDES, Márcio. Instrumentistas, esses pobres
aventureiros. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 27, 20 abr. 1980.
COELHO, João Marcos. Grupo Um, a música nova e independente. F. de São
Paulo, São Paulo, 12 out. 1981. Ilustrada, p. 23.
FLORESCEM gravadoras alternativas. O Globo, Rio de Janeiro, p. 31, 16 out. 1982.
FONOGRAFIA independente. O Globo, Rio de Janeiro, p. 31, 4 dez. 1982.
GRUPO Um lança em show seu novo LP independente. O Estado de São Paulo,
São Paulo, p. 19, 13 out. 1981.
INDEPENDENTES garantindo espaço para sua música. O Estado de São Paulo,
São Paulo, p. 15, 13 fev. 1981.
JAZZ: A volta do Grupo Um. Movimento, São Paulo, 5 out. 1981. Cultura.
JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 2 fev. 1979.
KUBRUSLY, Maurício. Música Instrumental. O Estado de São Paulo, São Paulo, 19
dez. 1976. Suplemento Cultural, p. 5.
MUGGIATI, Roberto. Mauro Senise e o Grupo Um. Revista Manchete, Rio de
Janeiro, abr. 1980.
154
MUGGIATI, Roberto. Grupo Um, volume dois. Revista Manchete, Rio de Janeiro, 14
nov. 1981.
MUITO público no debate sobre os independentes. F. de São Paulo, São Paulo, 22
jan. 1982. Ilustrada, p. 39.
MÚSICA instrumental conquista novos espaços. O Globo, Rio de Janeiro, p. 27, 27
mai. 1983.
NAZÁRIO, Lelo. A mistificação do disco independente. F. de São Paulo, São Paulo,
21 mar. 1982. Ilustrada, p. 58.
NAZÁRIO, Lelo. A música mercantilizada. F. de São Paulo, São Paulo, 12 set. 1982.
Ilustrada, p. 52.
NO LIRA, palco aberto para o som instrumental. F. de São Paulo, São Paulo, 27 jul.
1980. Ilustrada, p. 47.
O ESTADO DE SÃO PAULO, São Paulo, 6 ago. 1983.
OS MÚSICOS na jaula da organização. Leia Livros, São Paulo, 15 out. 1978.
PROCURA-SE Mecenas. F. de São Paulo, São Paulo, 12 mar. 1982. Ilustrada, p.
33.
RAFAELLI, José Domingos. Um Grupo de Vanguarda. Jornal do Brasil, Rio de
Janeiro, 29 mar. 1980.
RAFAELLI, José Domingos. Grupo Um. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 3 jan.
1982.
REVISTA MANCHETE, Rio de Janeiro, 16 jan. 1982.
RIBEIRO, Mathias José. A maturidade do nosso novo som instrumental. Revista
SomTrês, São Paulo, dez. 1982.
RIENZI, Francisco Teixeira. Rumo ao Grupo Um. A Tribuna, Santos, 28 fev. 1980.
SALDO baixo, apesar dos muitos milhões. Movimento, São Paulo, 09 out. 1978.
Cartas abertas.
155
SOARES, Wladimir. No Lira Paulistana, um show que salva nosso pobre verão. O
Estado de São Paulo, São Paulo, 25 fev. 1980. Jornal da Tarde. Divirta-se, p. 7.
SOUZA, Okky de. Uma turma de ideias. Revista Veja, São Paulo, n. 681, set. 1981.
ZÉ NAZÁRIO, um novo show a cada espetáculo. F. de São Paulo, São Paulo, 6
ago. 1983. Ilustrada, p. 47.
Entrevistas
CASTRO, Riba de. Questionário respondido via internet, jun. 2016. Entrevista
concedida ao autor desta dissertação. APÊNDICE D.
NAZÁRIO, Lelo Nazário. Cotia/SP, Brasil, 3 jun. 2016. Entrevista concedida ao autor
desta dissertação. APÊNDICE A.
NAZÁRIO, Zé Eduardo. 1980. Entrevista concedida a Aramis Millarch. (Acervo
sonoro Aramis Millarch). Disponível em:
NAZÁRIO, Zé Eduardo. Questionário respondido via internet, jun/jul. 2016.
Entrevista concedida ao autor desta dissertação. APÊNDICE B.
SENISE, Mauro; NAZÁRIO, Zé Eduardo. 1980. Entrevista concedida a Aramis
Millarch. (Acervo sonoro Aramis Millarch). Disponível em:
Acesso em: 20 mai. 2016.
SOUTO JÚNIOR, Wilson; PARDAL, Chico. São Paulo, Brasil, 4 jun. 2016. Entrevista
concedida ao autor desta dissertação. APÊNDICE C.
Documentação Sonora
GRUPO UM. Marcha sobre a cidade. São Paulo: [Independente], 1979. Um disco
de vinil, 33 rpm, estéreo.
__________. Marcha sobre a cidade. São Paulo: Lira Paulistana, 1980. Um disco
de vinil, 33 rpm, estéreo.
156
__________. Marcha sobre a cidade. Ed. remasterizada e aumentada. São Paulo:
Editio Princeps, 2002. Um CD, digital, estéreo.
__________. Reflexões sobre a crise do desejo. São Paulo: [Independente], 1981.
Um vinil, 33 rpm, estéreo.
__________. Reflexões sobre a crise do desejo. Ed. remasterizada e aumentada.
São Paulo: Editio Princeps, 2005. Um CD, digital, estéreo.
__________. A flor de plástico incinerada. São Paulo: Lira Paulistana, 1982. Um
vinil, 33 rpm, estéreo.
__________. A flor de plástico incinerada. Ed. remasterizada e aumentada. São
Paulo: Editio Princeps, 2010. Um CD, digital, estéreo.
__________. Ao vivo no Jazz na Fábrica: Grupo Um, uma lenda ao vivo. São
Paulo: Selo Sesc, 2016. Um CD, digital, estéreo.
Material audiovisual
CONCERTO do Grupo Um (Marcha sobre a cidade). São Paulo: TV Cultura, 1980.
CONCERTO do Grupo Um e Márcio Montarroyos. FESTIVAL INTERNACIONAL DE
JAZZ SÃO PAULO-MONTREAUX. São Paulo: TV Cultura, 1978.
ENCONTRO Histórico: Grupo Um no Jazz na Fábrica. Arte 1 em Movimento. São
Paulo: Arte 1, 2015. Disponível em:
LIRA Paulistana e a Vanguarda Paulista: um documentário musical. Direção: Riba de
Castro. São Paulo: Busca Vida Filmes, 2014. Um DVD.
O OUTRO lado do disco. Apresentação de Rodrigo Lariú. Rio de Janeiro: Canal
Brasil, 2015. Programa de TV.
Outras fontes
CASTRO, Riba de. Lira Paulistana: um delírio de porão. São Paulo: Ed. do Autor,
157
2014.
E DEPOIS? Release do Projeto Lira Paulistana, 30 anos. SESC Ipiranga, 2016.
Disponível em:
LIONEL Hampton: o mestre do Vibrafone. São Paulo: Ed. Abril Cultural, 1980. (Série
Gigantes do Jazz).
PAU BRASIL. Caixote 1982/2012. Compilação de todos os álbuns do conjunto Pau
Brasil, remasterizados, acompanhados de livro texto. São Paulo: Pau Brasil Music:
MINC: Petrobrás, 2012. 8 CDS e 1 DVD, digital, estéreo.
RELEASE oficial. FESTIVAL LÍRICAS PAULISTANAS. Disponível em:
SARAH Vaughan: A emocionante voz do Bebop. São Paulo: Ed. Abril Cultural, 1980.
(Série Gigantes do Jazz).