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Hans Joachim Koellreutter: uma experiência de vanguarda nos trópicos? (1938-1951)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
DANILO PINHEIRO DE AVILA
Orientador:
JOSE ADRIANO FENERICK
Local:
UNESP
Data:
2016
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Hans Joa-chim Koell-reutter Vanguarda Material Mu-sical
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4343076
Esta pesquisa objetiva compreender as diversas atividades musicais construídas ao longo da década de 1940 pela participação de Hans Joachim Koellreutter no Música Viva. Se, nos primeiros anos desta década, este é entendido como grupo e sociedade, após 1944 assume uma feição específica em torno da liderança de Koellreutter em função dos seus alunos e ex-alunos. Compositor e professor advindo dos círculos da Neue Musik alemã, sua personagem é controversa e suscita uma movimentação neste período que pretende fundar uma nova etapa da modernidade musical brasileira – pelo menos é deste consenso que partem as principais interpretações. A fim de propor uma leitura histórica da sua trajetória, a presente dissertação se divide em três diferentes capítulos de coerência documental e interpretativa própria, verticalizando dilemas específicos a cada movimento dado pelo compositor, procurando compreendê-lo em sua historicidade. Este gesto visa se distanciar dos recursos de memória e se ater ao elo entre as fontes documentais e musicais – principalmente para interrogar a forma serial específica que é trabalhada pelo compositor teuto-brasileiro. Neste horizonte, o conceito de vanguarda surge como um elemento de contradição, partindo-se do pressuposto de que é um termo autorreferido pelo grupo e construído teoricamente; entretanto, ao pensarmos na trajetória do “estilo” de Koellreutter e a filosofia do material que a engendra, temos uma tessitura que não se identifica ao modernismo precedente, nem às intenções do mercado.
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6.3 Discografia
CD: 1930's Violin Concertos. USA: Cannary Classics, 2014. (Contém o
Concerto para violino e orquestra de Berg)
CD: Caio Pagano. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1984. (Contém Três peças
para piano de Koellreutter)
CD: Camargo Guarnieri: Sonatas para piano e violino 4, 5 e 6. São Paulo:
Biscoito Fino, 2011.
CD: Camargo Guarnieri: Danças, Ponteios, Suite Mirim, Sonata (2 CDs).
Munique: Naxos, 2013.
CD: Camargo Guarnieri: Concertos para piano e orquestra nos. 3, 4,5. Rio de
Janeiro: FUNARTE, 1995
CD: Camargo Guarnieri/Newton Carneiro. São Paulo: OSUSP/EDUSP, 2013.
DVD: Camargo Guarneiri: 3 Concertos para violino e a Missão. São Paulo:
CCSP/Petrobrás, 2009.
CD: Cláudio Santoro: Sinfonias 4 e 9, Ponteio e Frevo. São Paulo: Biscoito
171
Fino, 2006.
CD: Francisco Mignone: Maracatu do Chico Rei – Festa das Igrejas –
Sinfonia Tropical. São Paulo: Biscoito Fino, 2003.
LP: Guerra Peixe: Música Brasileira de Concerto. São Paulo: RCA, s.d.
(Contém Peça p'ra dois minutos)
LP: H. J. Koellreutter. Rio de Janeiro: Tacape, 1983. (Contém Música 1941)
CD: O piano de Cláudio Santoro. São Paulo: Biscoito Fino, 2001.
CD: 3 Américas: Trios de Cláudio Santoro, Leonard Bernstein e Mauricio
Kagel. São Paulo: PROAC, 2011
CD: Villa-Lobos: Nonetto e Quartour. Londres: Cherry Red Records, 2008.
CD: Villa-Lobos: Choros nos. 2, 3, 10, 12 – Introduction to the Choros – 2
Choros bis. Munique: Naxos, 2008
CD: Villa-Lobos: Sinfonias no. 3 e no. 4. Munique: Naxos, 2013.
DVD: Villa-Lobos: A integral dos Quartetos. Rio de Janeiro: Estúdio Visom,
2012