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O SOM LIVRE NA TV CULTURA: o programa A Fábrica do Som na difusão da música jovem, 1983-1984

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
RAFAEL PAIVA ALVES

Orientador:
AUREO BUSETTO

Local:
UNESP

Data:
2017

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Televisão programas musicais TV Cultura de São Paulo ditadura militar

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5244199

Essa dissertação tem por objetivo central analisar historicamente as interseções entre as indústrias fonográfica e televisiva, bem como, as possibilidades de abertura e manutenção de espaços na TV para a música mais alternativa as lógicas do mercado, tendo como eixo-central as relações sociais que tornaram possível a criação do programa musical televisivo A Fábrica do Som. Esta pesquisa buscou comprovar a hipótese de que A Fábrica do Som foi uma experiência televisiva contracultural e experimental que contribuiu para a difusão da música fora do mainstream, que só foi possível, devido ao contexto político cultural da época, bem como, por ter sido um projeto realizado entre duas instituições culturais sem interferências do mercado: a TV Cultura e o SESC. Contracultural, no sentido em deu espaço na TV Cultura às manifestações contra culturais, sejam elas através dos músicos, do público nas gravações ou mesmo da produção por levarem o produto ao ar, bem como se posicionarem, em diversas vezes, através de seu apresentador Tadeu Jungle, de maneira crítica frente à cultura dominante e aos valores de mercado nas artes e mídia predominantes do período. Experimental, na medida em que o musical iria romper com os valores de ordem estética na televisão propondo uma linguagem altamente criativa. O contexto político contribuiu ao musical uma vez que o processo de abertura trouxe esperanças democráticas às manifestações artísticas e midiáticas, e no âmbito cultural, conseguiu captar parte da produção musical alternativa e efetivar o projeto, via emissora pública com expertise nas produções musicais, sem incorrer às pressões comerciais de índices de audiência, e de formato televisivo, além do apoio da unidade do SESC Fábrica da Pompéia, que buscava legitimar-se, neste período, em São Paulo, enquanto instituição fomentadora de projetos alternativos. Nesta direção, esta pesquisa reflete sobre o campo televisivo brasileiro no início dos anos 80. Historia o gênero musical na história da televisão, quer em emissora pública, quer privada. Analisa as relações da TV Cultura tanto com o SESC Fábrica da Pompéia, com a Fundação Padre Anchieta, bem como com as gestões estaduais, enfatizando as continuidades e diferenças durante os governos escolhidos por eleição indireta segundo normas da ditadura militar, e o governo de Franco Montoro, eleito pelo voto direto em decorrência de medidas oficiais consonantes ao processo de abertura do regime militar. Aborda aspectos tanto da produção como do contexto social da recepção do musical. E por fim, objetiva analisar o material audiovisual propriamente dito do musical.

Fontes:
Periódicos
Folha de S. Paulo, São Paulo, período 01/1983 – 12/1984.
Jornal do Brasil, período 01/1983 – 12/1984.
O Estado De S. Paulo, São Paulo, período 01/1983 – 12/1984.
O Globo, Rio de Janeiro, período 01/1983 – 12/1984.
Revista Veja, São Paulo, período 01/1983 – 12/1984.
Revista Som Três, São Paulo 01/1980 – 12/1984.
Revista Briefing, São Paulo 01/1983 – 12/1984.
Documentos da FPA
FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA. Cultura 20 anos. São Paulo: IMESP, 1989.
___________________________. Relatório de Atividades. São Paulo, 1982.
___________________________. Relatórios de A Fábrica do Som, 1983 e 1984.
___________________________. Fichas de encaminhamento de fitas do CEDOC.
Legislação
BRASIL. Decreto-lei n° 20.047, de 27 de maio de 1931.
BRASIL. Decreto-lei n° 21.111, de 1° de março de 1932.
SÃO PAULO. Decreto-lei n° 19.129, de 30 de julho de 1982.
SÃO PAULO. Decreto-lei n° 20.930, de 18 de maio de 1983.
SÃO PAULO. Projeto de Lei n° 298, de 25 de junho de 1982.
193
SÃO PAULO. Projeto de Lei n° 311, de 30 de junho de 1982.
SÃO PAULO. Decreto-lei n° 26.302, de 24 de novembro de 1986.
Fontes estatísticos
Anuário Brasileiro de Mídia, de 1984.
Anuário brasileiro de Mídia, de 1985/86.
Panorama de mídia, de 1984.
Panorama de mídia, de 1985.
Audiovisual
Especial 30 anos da TV Cultura de S. Paulo.
Especial 40 anos da TV Cultura de S. Paulo.
Especial 45 anos da TV Cultura de S. Paulo.
Programa A Fábrica do Som. Mar/1983 – Jun/1984.
Doc. Música independente, 1983. Meto Vídeo (Faculdade Metodista)
Doc. Garotos do Subúrbio, 1981. Olhar Eletrônico
Quem Kiss Tevê, 1983. TV TVDO.