> Banco de Dados - História e música na universidade

Custódio Mesquita, um compositor romântico. O entretenimento, a canção sentimental e a política no tempo de Vargas (1930-1945).

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Orlando de Barros

Orientador:
Arnaldo Daraya Contier

Local:
USP - FFLCH

Data:
1995

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
A música de entretenimento na Era Vargas, através da obra de Custódio Mesquita.

Palavras-chave:
1930-1945; Era Vargas; Canção Popular; Custódio de Mesquita; Brasil.

Resumo:
O entretenimento (canção, rádio, cinema e teatro), no tempo de Getúlio Vargas. Custódio Mesquita atuou em diversas atividades profissionais do entretenimento, mas é conhecido, sobretudo, pela canção sentimental que produziu. A canção sentimental não tem sido avaliada pela bibliografia existente com a mesma importância que usualmente atribui à canção exortadora ao trabalho ou à exaltação do regime político.

Fontes:
Fontes:
• Memórias
• Depoimentos ao autor da tese
• Programas de rádio e televisão e depoimentos Collector’s,
• Reportagens
• Fotografias
• Letras de canções,
• Partituras editadas
• Programas de rádio e de TV, críticas
• elogios dos fãs

Bibliografia específica:
Edigar de Alencar. O carnaval carioca através da música. Rio de Janeiro, Freitas Bastos, 1965.,
Almirante. No tempo de Noel Rosa. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1977.,
Orestes Barbosa. Chão de estrelas. Rio de Janeiro, J. Ozon-Centenário, 1965.,
Sérgio Cabral. ABC do Sérgio Cabral: um desfile dos craques da MPB. Rio de Janeiro, Codecri, 1979.,
Sérgio Cabral. No tempo de Almirante: uma história do rádio e da MPB. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1990.,
Waldenyr Caldas. Iniciação à música popular brasileira. São Paulo, Ática, 1985.,
Eneida. História do carnaval carioca. Rio de Janeiro, Civilização brasileira, 1958.,
Jota Efegê (João Ferreira Gomes). Ameno Resedá (O rancho que foi escola). Rio de Janeiro, Letras e Artes, 1965.,
Jota Efegê (João Ferreira Gomes). Figuras e coisas da música popular brasileira. Rio de Janeiro, Funarte, 1978.,
Antônio Pedro. Samba da legitimidade. São Paulo, USP, 1980.,
Alexandre Gonçalves Pinto. O choro. Rio de Janeiro, Funarte, 1978, 1936.,
Lúcio Rangel. Sambistas e chorões. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1962.,
Affonso Romano de Sant’anna. Música popular e moderna poesia brasileira. 3a. ed. Petrópolis, Vozes, 1986.,
Luis Carlos Saroldi e Sonia Virgínia Moreira. Rádio Nacional (O Brasil em sintonia). 2a. ed., Rio de Janeiro, Martins Fontes/Funarte, 1988.,
Jairo Severiano. Getúlio Vargas e a música popular. Rio de Janeiro, FGV, 1983.,
Muniz Sodré. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro, Codecri, 1979.,
Tárik de Souza. O som nosso de cada dia. Porto Alegre, L&PM, 1983.,
Luiz Tatit. A canção, eficácia e encanto. 2a. ed. São Paulo, Atual, 1987.,
José Ramos Tinhorão. História social da música popular brasileira. Lisboa, Caminho, 1990.,
José Ramos Tinhorão. Pequena história da música popular: da modinha à canção de protesto. Petrópolis, Vozes, 1974.,
José Ramos Tinhorão. Pequena história da música popular: da modinha ao tropicalismo. São Paulo, Art, 1986.,
Ary Vasconcelos. Carinhoso etc (História e inventário do choro). S.l., s.n., 1984.,
Ary Vasconcelos. A nova música da República Velha. S.I., s.n., 1985.,
Ary Vasconcelos. Panorama da música popular brasileira. São Paulo, Martins, 1964.,
Ary Vasconcelos. Panorama da música popular brasileira na “Belle époque”. Rio de Janeiro, Liv. Santana, 1977.,
Ary Vasconcelos. Raízes da música popular brasileira: 1500-1889. 2a. ed., Rio de Janeiro, Rio Fundo, 1991.,
Heitor Villa-Lobos. A música nacionalista no governo Vargas. Rio de Janeiro, DIP, s.d.,
José Miguel Wisnik. O coro dos contrários. 2a. ed., São Paulo, Duas Cidades, 1983.,
José Miguel Wisnik. “Getúlio da Paixão Cearense”, in Música (O nacional e o popular na cultura brasileira). São Paulo, Brasiliense, 1972.,
José Miguel Wisnik. O minuto e o milênio ou Por favor, professor, uma década de cada vez. In: Ana Maria Bahiana, José Miguel Wisnik e Margarida Autran. Anos 70, 1- Música popular. Rio de Janeiro, Europa edit., 1980.