> Banco de Dados - História e música na universidade

Jodacil Damaceno e seu legado para o violão brasileiro: a prática de um professor

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Alfonso, Sandra Mara

Orientador:
Ramos, Alcides Freire

Local:
UFU/MG - DH

Data:
2017

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Damaceno, Jodacil, 1929-2010 Crítica e inter-pretação
Biografia in-telectual
Violão Iniciação e técnica violonística

Resumo:
Texto em formato digital: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18894

Esta tese de doutorado se constitui numa biografia intelectual do violonista Jodacil Caetano Damaceno. Sem formação institucionalizada, consequência do próprio processo histórico pelo qual passou o violão no Brasil até a primeira metade do século XX, ele atuou em várias frentes, nas rádios, jornais, TVs, salas de concertos e escolas de música, com o objetivo de mostrar a música por meio do violão e conquistar o reconhecimento para o instrumento. Esta pesquisa procura analisar as experiências de vida de Jodacil Damaceno e compreendê-las tendo em vista os contextos nos quais atuou enquanto músico, performer, professor e transcritor musical. Com essa diversidade de ações, se revelou professor, ocupou um lugar e deixou um legado para o violão brasileiro. Suas sugestões para a iniciação ao violão e para a técnica violonística foram neste texto analisadas à luz da neurociência, da psicologia cognitiva e da aprendizagem motora.

Fontes:
ALBERTI, Verena. A existência na história: revelações e riscos da hermenêutica. Estudos
históricos – Historiografia, Rio de Janeiro, v.9, n. 17, p.3 -57, 1996.
ALENCASTRO, Luiz Felipe. (org.). Vida privada e Ordem Privada no Império. In: História
da Vida Privada no Brasil 2: São Paulo, Cia. das Letras, 1997.
ALFONSO, Sandra M.; COSTA, M. Cristina Souza; OLIVEIRA, Gustavo da S. A técnica
violonística de Abel Carlevaro: Tradução comentada dos capítulos 1 a 8 do livro “Escuela
de la guitarra – exposición de la teoría instrumental.” Universidade Federal de Uberlândia.
Projeto PIBEG, 2008. 131p.
ALFONSO, Sandra Mara. Jodacil Damaceno: uma referência na trajetória do violão no
Brasil.2005. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História,
Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. Disponível em:
pdf.
ALFONSO, Sandra Mara. O violão da marginalidade à academia: trajetória de Jodacil
Damaceno. Uberlândia, EDUFU, 2009. 268 p. :il.
_____________________, 2ª ed. atual. e rev. Uberlândia, EDUFU, 2017. E-Book. DOI
10.14393/EDUFU-978-85-7078-457-5. Disponível em:

AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes, coordenadoras. Usos e abusos da
história oral. 4. ed., Rio de Janeiro, Editora FGV, 2001.
ANTUNES, Gilson Uerara Gimenes. O violão nos programas de pós-graduação e na sala
de aula: amostragem e possibilidades. São Paulo. Tese (Doutorado) Escola de Comunicação
e Artes, USP, São Paulo, 2012.
BADDELEY, A.D. e HITCH, G. Working Memory. Em: Bower, G.A. (Ed). Recent
advances in learning and motivation. New York: Academic Press, 1974.
BADDELEY, A.D. The episodic buffer: a new component of working memory? Trends
Cognitive Sci., 4, 417-423, 2000.
BALLESTÉ, Adriana Olinto. Métodos de estudo para guitarra, viola e violão (ou viola
franceza) editados em língua portuguesa. Cadernos do Colóquio 2009, pag. 22-39.
BARBEITAS, Flavio T. Reflexões sobre a prática da transcrição: as suas relações com a
interpretação na música e na poesia. Per Musi. Belo Horizonte, v.1, 2000. p. 89-97.
BARROS, N. S. Perfil. Violão Intercâmbio. São Paulo, n. 5, p. 22, maio/jun. 1994.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos Permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio
de Janeiro: Editora FGV, 2007.
303
Biblioteca Nacional de Portugal. Métodos para cordofones portugueses, séc. XIX-XX:
obras digitalizadas. Disponível
em:cordofones-lista-de-purls&catid=138:2009&Itemid=469>. Acesso em: 10 de mar. 2015.
BIZARRO Sara. Internalismo e Externalismo: Um debate em filosofia da mente e da
psicologia, Dissertação de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa,
2000, 116 pp.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: J. Zahar,
2001.
BRASIL. Parecer nº 1.086/72 – C.F.E.Su. (2º Grupo), aprovado em 2.10.1972. Autoriza o
funcionamento do curso de música na modalidade instrumento (violão e acordeão), da
Faculdade de Música Augusta Souza França.
BRASIL. Decreto nº 68.798, de 23.06.1971. O Conservatório de Bonsucesso, autorizado a
funcionar pelo decreto nº 63.989, de 15 de janeiro de 1969, passa a denominar-se “Faculdade
de Música Augusta de Souza França”.
BRASIL. Parecer nº 5.213/78 C.E.Su, 1º grupo, aprovado em 31.08.1978, Processo n.
5.086/78 C.F.E.
BURCKHARDT, Jacob. A cultura do renascimento na Itália: um ensaio. São Paulo:
Companhia das Letras, 2009.
CABRAL, Mário. Música. Violão de Ontem e de Hoje. Tribuna da Imprensa, Rio de
Janeiro, 30 out. 1958.
CAETANO, Coraly Gará; DIB, Miriam Michel Cury. A UFU no imaginário social.
Uberlândia: EDUFU, 1988.
CARLEVARO, Abel. Serie didáctica para guitarra. Buenos Aires, Barry Editorial, v. 3,
1969.
______. Exposición de la teoria instrumental. Editorial Barry. Argentina, 1979.
CASTAGNA, Paulo, BINDER P. Fernando, Teoria Musical no Brasil: 1734-1854, Revista
Eletrônica de Musicologia, Vol. 1.2, Dezembro de 1996. Disponível em:
. Acesso em: 23/07/2015.
CERQUEIRA, D. L.; ZORZAL, R.; ÁVILA, G. A. de. Considerações sobre a aprendizagem
da performance musical. Per Musi, Belo Horizonte, n. 26, 2012. p. 94-109.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. 2. Ed. Tradução de Maria de Lourdes Menezes.
Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002. 345 p.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa/Rio de
Janeiro: DIFEL/Bertrand Brasil, 1990.
CHRONOS: publicação cultural da UNIRIO, Rio de Janeiro, n. 7, ano 4. 2010.
304
DAMACENO, Jodacil. A ampliação da literatura do violão através do processo de
transcrição musical. In: I Congresso Científico da UFU, 1., 20 a 22 de jan. de 1992,
Uberlândia-MG.
DAMACENO, Jodacil e MACHADO, André C. Caderno Pedagógico: uma sugestão para
iniciação ao violão. Edufu, 2002.
______. Caderno Pedagógico: uma sugestão para iniciação ao violão. 2. Ed., Edufu, 2010.
DAMACENO, Jodacil e DIAS, Saulo Alves. Elementos Básicos para a Técnica
Violonística. Série Tocata v. 2. Organizador, André Campos, EDUFU, 2011.
DEL PRIORE, Mary. Biografia: quando o indivíduo encontra a História. Topoi, v.10, n.
19, 2009, p. 7-16.
Disponível em: http://www.revistatopoi.org/numeros_anteriores/topoi19/topoi%2019%20-
%2001%20artigo%201.pdf. Acesso em: 24/04/2010.
DOSSE, François. O Desafio Biográfico: escrever uma vida. Tradução de Gilson César
Cardoso de Souza. São Paulo: EDUSP, 2009.
DUDEQUE, Norton. História do Violão. Curitiba: Ed. da UFPR, 1994.
EYSENCK, M. KEANE. M. Manual de Psicologia Cognitiva. 5. ed. Porto Alegre: Artmed,
2007.
FERNÁNDEZ, Eduardo. Técnica, Mecanismo, Aprendizaje. ART Ediciones en español,
2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Vanda Bellard. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão
aplicada ao ensino superior de Música. 2. ed. rev. e ampl. Florianópolis: Associação Brasileira
de Educação Musical, 2010. 302 p.
FREITAS, Aristides. [CM.OF. 215/92]. Uberlândia, 12.03.1992. Carta de agradecimento ao
Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia.
GALBRAITH, Paul. Biografia. In: < http://www.paul-galbraith.com/port/bio.htm>. Acesso
em 08/12/2015.
GERBER, Daniela Tsi. A memorização musical através dos guias de execução: um estudo
de estratégias deliberadas. Porto Alegre. Tese (Doutorado) Instituto de Artes, Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
GLOEDEN, Edelton; MORAIS, Luciano. Intertextualidade e transcrição musical: novas
possibilidades a partir de antigas propostas. Opus, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 72-86, dez. 2008.
GOLEMAN, Daniel. Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso. 1. ed. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2014.
305
GOMES, Mariana Costa. Mediação música e sociedade: Uma análise das perspectivas
ideológicas e estéticas de Cláudio Santoro, a partir de sua correspondência pessoal.
Dissertação, 22 ago. 2007.
GONÇALVES, Alexandre. A consciência corporal na prevenção de lesões em
instrumentistas. 2012. Disponível em:
Acesso em 15/01/2016
GRIFFITHS, John. Tañer vihuela según Juan Bermudo. Polifonía Vocal y Tablaturas
Instrumentales. Zaragoza: Institución "Fernando el Católico", 2003.
HARNONCOURT, Nikolaus. O Discurso dos Sons: caminhos para uma nova compreensão
musical. Tradução Marcelo Fagerlande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.
HERNÁNDEZ, Fabián Edmundo Ramirez. La obra compositiva de Emilio Pujol (*1886-
1980): Estudio Comparativo, Catálogo y Edición Crítica, Volumen Primero: Estudio
Comparativo. Tesis Doctoral Universidade Autònoma de Barcelona, Departament d´Art,
Dotoract em Història de L´Art i Musicologia, 2010.
HIGUCHI, Márcia Kazue Kodama. Padrões em ativações cerebrais em músicos durante
uma performance pianística envolvendo técnica ou expressividade: um estudo utilizando
ressonância magnética funcional (fMRI). Tese de doutorado, apresentada à Faculdade de
Medicina de Ribeirão Preto/USP. Área de concentração: Neurologia. Ribeirão Preto, 2012.
História do violão. Disponível em: < http://www.numut.iarte.ufu.br/historiadoviolao>.
Acesso em: 27 de out. 2016.
HUMMES, Júlia Maria. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre
as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 11, 17-
25, set. 2004.
IZQUIERDO, Ivan. Memórias. Estudos avançados, vol.3, n. 6, São Paulo. May/Aug. 1989
______. Memória. Conversão para E-Book Freitas Bastos, Porto Alegre: Artmed, 2011.
JANZEN, Thenille B. Relação música e cérebro: implicações interdisciplinares entre
Neurociências e Educação Musical. XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da
ISME na América Latina, Campo Grande-MS, 2007.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São
Paulo: Ática, 1994. (Série Temas, v.36)
KAISER, Marcos. Tendinites em violonistas: prevenções, aspectos básicos. 26 de jan. 2015.
Disponível em: . Aceso em 31/03/2016.
KAPLAN, José Alberto. Teoria da aprendizagem pianística. Porto Alegre: Movimento,
1985.
KODAMA, Marcia Kazue. Tocando Com Concentração e Emoção. São Bernardo do
Campo, SP: M. Kazue Kodama, 2000.
306
KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Educação musical hoje e, quiçá, amanhã. In: LIMA,
Sonia (org.) Educadores musicais de São Paulo: Encontros e reflexões. São Paulo:
Nacional, 1988. p. 39-45.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos.
Rio de Janeiro: Contraponto/ Ed. Da PUC-RIO, 2006.
KOSELLECK, Reinhart; GADAMER, Hans-Georg. Historia y hermenêutica. Ediciones
Paidós Ibérica, S.A., Mariano Cubí, 92 - 08021 Barcelona, e Instituto de Ciencias de la
Educación de la Universidad Autónoma de Barcelona, 08193 Bellaterra, 1997.
LESSEM, Alam. Bridging the gap: Contexts for the Reception of Haydn and Bach. In:
International Review of the Aesthetics and Sociology of Music, vol 19, nº 2, dez. 1988.
LEVADA, Miriam M. O., Fieri, Walcir J. e Pivesso, Mara Sandra G. Apontamentos
Teóricos de Citologia, Histologia e Embriologia. São Paulo: Catálise Editora, 1996.
LEVITIN, Daniel J. A música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana. Tradução
de Clóvis Marques, 4. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
______. Music special: The illusion of music. New Scientist, vol. 197, n. 2644,23 de fevereiro
de 2008, pp. 34-38
LIMA JÚNIOR, Fanuel Maciel. A elaboração de arranjos de canções populares para
violão solo. Campinas. (Dissertação) Mestrado em Música. Instituto de Artes da UNICAMP,
2003.
MACDONALD, Fiona. Scientists have found a way to help you learn new skills twice as
fast. 04 fev. 2016. Disponível em: http://www.sciencealert.com/scientists-have-found-atechnique-that-helps-you-learn-new-skills-twice-as-fast. Acesso em: 17 de fev. 2016.
MARQUES, Elaine Cristina Mendes (org.) Anatomia e fisiologia humana. São Paulo:
Martinari, 2015. 392 p.
MENEZES JÚNIOR, Carlos Roberto Ferreira, Considerações sobre o conceito de arranjo
na música popular a partir do estudo sobre o “conceito de obra” proposto por Lydia
Goehr (1992), XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em
Música – São Paulo – 2014. Disponível em:
http://anppom.com.br/congressos/index.php/24anppom/SaoPaulo2014/paper/viewFile/2880/8
09. Acesso em 04/09/2015.
MERRIAM, A. O. The anthropology of music. Evanston: Northwestern University Press,
1964.
MINETTO, Maria de Fátima Joaquim et al. Diversidade na aprendizagem de pessoas
portadoras de necessidades especiais. Curitiba: IESDE Brasil S. A., 2010. 284 p.
MÚSICA no Rio de Janeiro Imperial – 1822-1870, Biblioteca Nacional Ministério da
Educação e Cultura, Gráfica Olímpica Editora, 1962. Disponível em:
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon1285826.pdf. Acesso em:
10/03/2015.
307
MUSKAT, Mauro, CORREIA, C.M.F. & CAMPOS, S.M. – Música e Neurociências. Rev.
Neurociências 8 (2): 70-75, 2000.
MUSZKAT, Mauro. Música, neurociência e desenvolvimento humano. In: JORDÃO,
Gisele, et al. (Org.). A Música na Escola. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações,
2012. p. 67–69.
OPHEE, Matanya. Una breve historia de los métodos de guitarra. Disponível em:
http://www.guitarandluteissues.com/methods/castilia.htm. Acesso em: 12/01/2016
OROSCO, Maurício T. S. O compositor Isaías Savio e sua obra para violão. São Paulo.
Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música da Escola de Comunicações e
Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. 273 f.
OTAOLA González, Paloma. Tradición y modernidad en los escritos musicales de Juan
Bermudo, Edition Reichenberger, Kassel, 2000.
PAVAN, Alexandre. Timoeiro: perfil biográfico de Hermínio Bello de Carvalho. Rio de
Janeiro, Casa da Palavra, 2006, 264p.
PEREIRA, Flávia Vieira. As práticas de reelaboração musical. São Paulo. Tese (Doutorado
em Musicologia) Escola de Comunicação e Artes, USP, São Paulo, 2011.
PINTO, Henrique. Violão um olhar pedagógico. Ed. Ricordi Brasileira, São Paulo, 2005.
PINTO, Julien Braga Calais Correia. A expressão de genes relacionados à plasticidade
sináptica durante o sono REM após exposição a um ambiente enriquecido. Dissertação
apresentada ao programa de Pós-Graduação em Psicologia, área de concentração:
Neurociência e Comportamento, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São
Paulo, 2009.
PONS, Anaclet. François Dosse y La biografia intelectual. Ciclonauta: Blog de História,
mayo 31, 2010. http://clionauta.wordpress.com/2010/05/31/francois-dosse-y-la-biografiaintelectual/. Acesso em 14 de jun. 2014.
PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho. Algumas reflexões sobre a ética
na história oral. In: Ética e História Oral. Projeto História, Revista do Programa de Estudos
pós- graduados em História do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo, vol. 15,
1997, pp. 13-49.
______. Sempre existe uma barreira: A arte multivocal da história oral. In: Ensaios da
História Oral/ seleção de textos Alessandro Portelli e Ricarrdo Santhiago; tradução Frenando
Luiz Cassio e Ricardo Santiago. São Paulo: Letra e Voz, 2010, pp. 19-35.
PRAT, Domingo. Diccionario de Guitarristas. Buenos Aires: Casa Romero y Fernandez,
1934. 474 p.
PUJOL, Emilio. Escuela Razonada de la Guitarra. 4 Volumes. Buenos Aires. Ricordi.
1933.
______ Escuela Razonada de La Guitarra. Libro Primero. Ricordi Americana S.A.E.C,
Buenos Aires, 1956.
308
RANGEL Junior, Vicente M. Recortes da Memória Musical de Campos (1839-1965):
Subsídios Musicais para a Construção de uma História da Cultura Campista. Itabuna-RJ:
Damadá Artes Gráficas, 1992.
REGO, Eusiel Silva do. Fernando Sor e as transcrições Opus 19 para violão de Seis
Áreas escolhidas de A flauta mágica de Mozart: uma abordagem estético-analítica.
Dissertação (Mestrado em Artes). Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade de
São Paulo, São Paulo, 2012.
RICHERME, Cláudio. A técnica pianística. Uma abordagem científica. São João da Boa
Vista: Editora AIR, 1996.
ROCHA, Ana Cristina S. M. Isaías Alves através de seu arquivo pessoal: possibilidades de
leitura. Revista Mosaico, Edição n. 3, ano II, 2010. Disponível em:
. Acesso em 14 jun. 2012.
ROCHA, João Leite Pita da. Liçam instrumental da viola portugueza ou de Ninfas, de
cinco ordens. Disponível em:
9301ACBCC216FEB6E8F?field=autor&text=Rocha%2c+Jo%C3%A3o&pageSize=1&page
Number=5> Acesso em: 15/03/2015.
SACKS, Oliver. Alucinações musicais: relatos sobre música e cérebro. Tradução de Laura
Teixeira Motta. Local? Companhia das Letras, 2007.
SADIE, Stanley (Ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London:
Macmillan Publishers Limited, 2001.
SANTOS, Luis Otavio de Sousa. A chave do artesão – um olhar sobre o paradoxo da
relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino barroco. Campinas. Tese
(doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, São Paulo,
2011.
SANTOS, Turíbio. Mentiras... ou não? Uma quase auto-biografia. Rio de Janeiro: J.
Zahar, 2002, p. 71.
______. In: Programa do recital do violonista Jodacil Damaceno. Sala Cecília Meireles, Rio
de Janeiro, 31 out. 1973.
SCARDUELLI, Fabio. A situação atual do ensino do violão no contexto universitário
brasileiro. Disponível em:
uelli.pdf. Acesso em: 16/03/2015.
SCHMIDT, R.A.; WRISBERG, C.A. Aprendizagem e performance motora: uma
abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2001.
SCHURMANN, Ernst E. A música como linguagem. São Paulo: Brasiliense, 1989.
SEICMAN, Eduardo. Estética da comunicação musical. São Paulo: Via Lettera Editora e
Livraria Ltda, 2008.
309
SILVA, Innocéncio Francisco da. Diccionário bibliográphico portuguez: aplicáveis a
Portugal e ao Brasil, Tomo sexto, Lisboa: Imprensa Nacional, 1862.
SLOBODA, John A. A mente musical: psicologia cognitiva da música. Tradução de Beatriz
Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008.
SWANWICK, Keith. Ensino instrumental enquanto ensino de música. Atravez –
Associação artístico cultural. Tradução de Fausto Borém de Oliveira, 2011. Disponível em:
. Acesso em: 2/09/2015.
TABORDA, Marcia. Violão e identidade nacional – Rio de Janeiro, 1830-1930. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
TACUCHIAN, R. A criação dos cursos de violão na UFRJ e na UNIRIO. Chronos:
publicação cultural da UNIRIO, Rio de Janeiro, n. 7, ano 4, p. 11-8, 2010.
TANNO, Janete Leiko. Os acervos pessoais: memória e identidade na produção dos
registros de si. Patrimônio e Memória, Edição especial. v. 3, n. 1, maio 2007. p. 101-110.
TONI, Flávia Camargo, A musicologia e a exploração dos arquivos pessoais. Revista de
História 157 (2º semestre de 2007), 101-128.
UEHARA, Emmy, LANDEIRA-FERNANDEZ, Jesus. Um panorama sobre o
desenvolvimento da memória de trabalho e seus prejuízos no aprendizado escolar.
Ciências & Cognição, v. 15 (2): 031-04, 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Parecer. Departamento de Música e
Artes Cênicas, Parecer: Reconhecimento de Notório Saber. Uberlândia, 06.06.1995.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho Universitário, 27.10.1995,
Uberlândia, 1995. Livro 7, fl. 17.
VIGLIETTI, Cedar. Origem e História de La Guitarra. Ed. Albatros. Argentina, 1976.
VIOLÃO com Fábio Zanon: Fabio Zanon. São Paulo: Rádio Cultura de São Paulo, 23 de ago.
de 2006.
VIOLÃO E MESTRES, SAMUEL Babo e a A.B.V. Rio de Janeiro, n. 4, p. 24-27, set. 1965.
VIOLÃO E MESTRES, Rio de Janeiro, v.2, n.8, p. 22, 1967.
WILLIAM, Raimond. Cultura, Língua, Ideologia, Hegemonia, Tradições, Instituições e
Formações Dominante, Residual e Emergente. In: Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro:
Zahar Editores. 1979.
WILLIAM, Raimond. Política do Modernismo: contra os novos conformistas. Tradução
André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
WIORA, Walter. Les quatreâges de la musique. Paris: Petite Bibliotheque Payot, 1961.
WISNIK, Jose Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras /Círculo do
Livro, 1989.
310
ZAMPRONHA, Edson. A construção do sentido musical. In: Arte e Cultura III: estudos
transdisciplinares. Maria de Lourdes Sekeff; Edson Zampronha (organizadores) São Paulo,
Annablume; FAPESP, 2004.
ZUNIN, Gustavo Britos. Método científico para o ensino da música. Licença Creative
Commonsby Gustavo Zunín, Montevideo, 2013.
______. Sistema avanzado para estudiar partituras. Licença Creative Commonsby
Gustavo Zunín, Montevideo, 2014.
DEPOIMENTOS
ABREU, Sergio. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
21 de maio de 2016.
AMORIM, Humberto. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
3 de julho 2014.
ANTUNES, Gilson. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
26 de maio 2014.
ARANTES, Graciano. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
10 de set. 2014.
ARANTES, Lucielle F. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
28 de out. 2014.
BARBIERI, Luis Carlos. Jodacil Damaceno. 04 de jan. de 2017. Depoimento concedido a
Sandra Mara Alfonso.
BORGES, João Pedro. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
28 de jun. 06 2014.
BRANDÃO, Alberto. Jodacil Damaceno, 30 de dez. de 2016. Depoimento concedido a
Sandra Mara Alfonso.
CAIMI, Roberto. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
28 de abril 2014.
CARVALHO, Carlos Alberto. Jodacil Damaceno. Depoimento. Disponível em:
. Acesso em 10 nov. 2015
DAMACENO, Gabriel. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
17 de jan. 2017.
DAMACENO, Jodacil. Uberlândia, 01 de jun. 1993. Depoimento concedido a Sandra Mara
Alfonso.
311
DAMACENO, Jodacil. Rio de Janeiro, 08 de ago. 2002. Depoimento concedido a Sandra
Mara Alfonso.
DAMACENO, Jodacil. Rio de Janeiro, 04 de ago. 2004. Depoimento concedido a Sandra
Mara Alfonso.
DELMIRO, Helio. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
26 de maio 2014.
DIAS, Saulo S. A. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
28 de out. 2014.
FERRETI, Edmar. Jodacil Damaceno. Uberlândia, 18 maio de 2005. Depoimento concedido
a Sandra Mara Alfonso.
GRILO, Eustaquio A. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
01 de julho 2014.
IVANOVIC, Dejan. A viola de Manuel da Paixão Ribeiro. Depoimento recebido por
06 maio 2015.
KAYATH, Marcelo. Jodacil Damaceno, 19 de maio de 2016. Depoimento concedido a
Sandra Mara Alfonso.
KAMPELA, Arthur. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
27 de maio 2014.
LIMA, Fernando. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
25 de set. 2014.
LOVAGLIO, Vânia. Jodacil Damaceno. Uberlândia, 19 maio 2005. Depoimento concedido
a Sandra Mara Alfonso.
MACHADO, André C. Jodacil Damaceno. Uberlândia, 14 de mar. 2015. Depoimento
concedido a Sandra Mara Alfonso.
MACHADO, André C. Jodacil Damaceno. Uberlândia, 16 de jun. 2015. Depoimento
concedido a Sandra Mara Alfonso.
MIRZEIAN, Heloisa C. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
14 de jan. 2015.
NETO, Calimério A. S. Jodacil Damaceno. Uberlândia, 18 de maio 2005. Depoimento
concedido a Sandra Mara Alfonso.
PEDRASSOLI, Paulo. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
26 de maio 2014.
PINTO, Henrique. Jodacil Damaceno. Rio de Janeiro, 10 ago. 2002. Depoimento concedido
a Sandra Mara Alfonso.
312
SANTOS, Turibio. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
27 de maio 2014.
SILVA, Helton. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
02 de jun. 2014.
SOARES, Leo Affonso de M. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
13 de set. 2014.
TACHUCHIAN, Ricardo. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
23 maio 2014.
TEIXEIRA, Nicanor. Jodacil Damaceno. Rio de Janeiro, 09 ago. 2002. Depoimento
concedido a Sandra Mara Alfonso.
VICTORIO, Roberto. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
29 de maio 2014.
VILARINHO, Cristiane. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
25 de jun. 2014.
VITORINO, Larissa. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
09 de jun. 2014.
WEISE, Bartolomeu F. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
17 de julho 2014.
ZANON, Fábio. Jodacil Damaceno. Depoimento recebido por
29 dez. 2003.
DOCUMENTOS SONOROS E VISUAIS
98º ENCONTRO DA AV-RIO, “Recital coletivo em homenagem aos 80 anos de vida do
prof. Jodacil Damaceno, Decano do violão brasileiro” e lançamento do livro “O violão da
marginalidade à academia: trajetória de Jodacil Damaceno”. Produção: Denise Cunha. Rio de
Janeiro, UNIRIO: 2009. 1 cartão de memória (70 min), son., color.
A ORIGEM do Violão e sua Evolução no Brasil. Produção Sandra Alfonso; Jodacil
Damaceno. Uberlândia, UFU/DEMAC: 1995. 1 vídeo cassete (30min.) VHS, som, color.
DAMACENO, Jodacil C. In: Audição em que a música se faz através de violões – Rebello
e alunos. Rio de Janeiro: Rádio Globo, 195?. Recuperado em CD (24min21s).
DAMACENO, Jodacil C. In: Alta Versatilidade de Luiz Bonfá. Rio de Janeiro: Odeon nº
MOFB 3003. 1957. 1 disco sonoro, 33 rpm. Lado 1, faixa 5; lado 2, faixa 5.
DAMACENO, Jodacil C. Violão de ontem e de hoje – Programa dedicado a Antonio
Rebello. Rádio MEC, Rio de Janeiro, 1965.
313
DAMACENO, Jodacil C. In: Recital. Waltel Branco. Rio de Janeiro: CBS nº 60121, 1965.1
disco, 33 rpm, estéreo. Lado 1, faixas 1, 2.
DAMACENO, Jodacil C. In: Recital ao vivo no Centro de Estudos Brasileiros de Buenos
Aires. Buenos Aires: Gravação particular, julho de 1965. Recuperado em CD, 12 faixas (54
min57s).
DAMACENO, Jodacil C.; BIESEK, L. In: Prelúdios e Canções para violão de Villa-Lobos.
Rio de Janeiro: Classic RSCL. 4.006. 1967. 1 disco, 33 rpm, estéreo.
DAMACENO, Jodacil C. Serenata da Ilusão e Tu Doce Poema. Babi de Oliveira, 1972.
DAMACENO, Jodacil C. In: TEIXEIRA, Nicanor. Nicanor Teixeira por 18 Grandes
Intérpretes. Rio de Janeiro: Rob Digital, n. RD 037. 2001. 1 CD, estéreo, faixas 7, 8, 9.
DAMACENO, Jodacil C.; FERNANDES, Newton. Populares Clássicos Clássicos
Populares. 2004.
DAMACENO, Jodacil C. In: Violões da AV-RIO. Volume I, 2002, Rio de Janeiro: 1 CD,
estéreo, faixa 8.
DAMACENO, Jodacil C. In: Violões da AV-RIO. Volume 2, 2004, Rio de Janeiro: 1 CD,
estéreo, faixa 9.
DAMACENO, Jodacil C. In: Violões da AV-RIO. Volume 3, 2009, Rio de Janeiro: 1 CD,
estéreo, faixas 3 e 4.
VIOLÃO com Fábio Zanon: Fabio Zanon. São Paulo: Rádio Cultura de São Paulo, 23 ago.
2006.
Artigos de jornais
A ARTE de tocar e ensinar violão. Jornal da UFU, Uberlândia, n. 27, jun.1996.
A HISTÓRIA da UFU, dos anos 50 à federalização. Jornal da UFU, Uberlândia, n. 83, maio
2003.
A IMPORTÂNCIA do violão no mundo. O Globo, Rio de Janeiro, 27 ago. 1973.
A RÁDIO Ministério da Educação vai levar a boa música ao povo. O Globo, Rio de Janeiro,
14 abr.1965.
ANDRADE, Ayres. Semana Villa-Lobos. O Jornal, Rio de Janeiro, 07 nov. 1962.
APLAUDIDO o duo Jodacil e Léo. Semanário de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, n. 23, 24
jun. 1962.
314
ASSOCIAÇÃO de violão se apresenta na Casa Ruy. O Globo, Rio de Janeiro, 26 de março
2001.
BACHIANAS de Villa-Lobos no violão de Jodacil Damaceno. O Dia, Rio de Janeiro, n. 3, 4
dez. 1967.
BAPTISTA FILHO, Zito. Villa-Lobos: prelúdios e canções. O Globo, Rio de Janeiro, 1968.
BARROS, André Luiz. Soprano brasileira dá seu depoimento para a posteridade. Eu e
Cultura, Rio de Janeiro, 19 jun. 2002.
BARROS, João de. Regressando. Jornal da Cidade, Aracaju, 03 ago. 1978.
CABRAL, Mário. Violão de ontem e de hoje. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 30 out.
1958. Caderno 2, C. 3-4.
CCC vai recomeçar atividade. Monitor Campista, Campos, RJ, 05 abr.1964.
CECÍLIA Meireles. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 21 jan. 1965.
COLEÇÃO Jodacil Damaceno. Jornal da UFU, Uberlândia, n. 61, jan.2000.
COM os Jacobs. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 23 dez. 1964.
CONCERTOS na Lapa. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 02 de dez.1965. Caderno 1.
CONCIERTO del maestro brasileño Jodacil Damaceno. El Sureño, Bahía Blanca, Argentina,
19 jun. 1965.
CONCERTO para duas guitarras encerra projeto. A União. Angra do Heroísmo, Portugal. 09
de mar. 2004.
DUAS guitarras em concerto. Diário Insular. Terceira - Açores, Portugal. 09 de mar. 2004.
ENCERRAMENTO do 1º Concurso Fluminense de Violão, onde se classifica em 1º lugar.
Niterói: [s.n.], 17 ago. 1960.
ÉPOCAS de Ouro Jodacil Damaceno e Aracy Côrtes. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, fev.
[19--].
ESPETÁCULO musical no Teatro Rondon Pacheco. Correio, Uberlândia, 28 abr. 1989.
ESTÁ começando hoje o concurso internacional de violão Pixinguinha. Zh Variedades,
Porto Alegre, 22 jul. 1974.
FERNANDA interpretará Cecília. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 17 jan. 1965.
FRANÇA, Eurico N. Aracy Côrtes no Teatro Jovem. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, fev.
1965.
FRANÇA, Eurico N. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 27 maio 1966.
315
FRANÇA, Eurico N. Violão erudito: uma luta contra preconceito. Correio da Manhã, Rio de
Janeiro, 6 out. 1972.
FRANCO, Alessandra, 50 anos da Música: uma história de lutas e conquistas. Jornal da
UFU. Uberlândia, dez. 2007.
FRIAS, Lena. Em terra de violão a vez é da harpa. Jornal do Brasil, 30 jan.1976. Caderno B.
HOJE é ouvir Jodacil Damaceno. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 17 jul. 1973.
HOMENAGEM a Bandeira. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, abr. 1965.
INICIA hoje o “Quarto Seminário Internacional de Violão”. Folha da Tarde, Porto Alegre, 3
jul. 1972.
J. J. I. Jodacil Damaceno: destacado interprete. Época, Montevideo, jul.1965.
JODACIL Damaceno encerra temporada. O Globo, Rio de Janeiro, 29dez. 1974.
JODACIL Damaceno herói do 1º Concurso de Violão. Última Hora, Rio de Janeiro, 19 ago.
1960.
JODACIL Damaceno Mañana. Periódico de Montevideo, Montevideo, 29 jun.1965.
JODACIL Damaceno. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 15 ago.1965. Caderno 3.
JODACIL Damaceno: vencedor do I Concurso Fluminense de Violão no Teatro Municipal.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 19 ago. 1960.
JODACIL é o show amanhã. Estado de Minas, Belo Horizonte, 26 de jul.1975.
JODACIL ensina violão em Paris. O Globo, Rio de Janeiro, 07 out. 1972.
JOVEM campista promete brilhar. Última Hora, Rio de Janeiro, 07 jul.1960.
KLARISSA, Ana. Clássicos transcritos para o violão. Correio, Uberlândia, 05 jan. 2000.
Revista.
LAGARMILLA, Roberto E. Un guitarrista brasileño: Jodacil Damaceno. El Dia,
Montevideo, 15 abr. 1961.
LA NACION. Buenos Aires, Argentina: [s.n.], 22 jun. 1965.
LEITE, Luiza Barreto. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, abr. 1966.
LIMA, Carlos de Araújo. O Dia, Rio de Janeiro, 25 abr. 1966.
LOGRÓ ayer um êxito merecido el recital de Jodacil Damaceno. La Capital, Rosário, 23 jun.
1965.
MAG. Ondas musicais. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 13 jul. 1958.
MASSARINI, Renzo. O festival Villa-Lobos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 22 nov. 1962.
316
MASSARANI, Renzo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 22 abr. 1966.
MELHOR brasileiro. O Globo, Rio de Janeiro, 24 nov. 1971.
MELHOR violonista do estado é de Campos. Diário Carioca, Rio de Janeiro, 19 ago. 1960.
MUITO sucesso foi Jodacil Damaceno. A Gazeta Sabarense, Sabará, 2. quinzena set. 1975.
MURICY, Andrade. Pelo mundo da música. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 10 fev.
1965.
MÚSICA conciertos para hoy. La Mañana, Montevideo, 30 jun. 1965.
MÚSICA, Semana Villa-Lobos. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 10nov. 1962.
MÚSICA une Uberaba e Uberlândia. Jornal da Manhã, Uberaba, 29 set.1993.
MÚSICA Villa-Lobos. O Globo, Rio de Janeiro, 13 de nov. 1974.
MÚSICA. Jornal de Minas, Belo Horizonte, 26 jul. 1975.
MÚSICA. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 25 set. 1960.
NO CARMO do Aleijadinho o violão de Jodacil. A Gazeta Sabarense, Sabará, 22 set. 1975.
NOTICIAS musicales. Periódico de Montevideo, Montevideo, 14 abr. 1961.
O ARTISTA Sem o Violão. A Gazeta Sabarense, Sabará MG, quinzena set. 1975.
O Menestrel, jornal mambembe de poesia sob a direção de Hermínio Bello de Carvalho.
OS PRELÚDIOS de Villa-lobos no violão de Jodacil. O Globo, Rio de Janeiro, 31 out. 1973.
OLEGÁRIO JÚNIOR. Com êxito garantido o concurso de violão. Última Hora, Rio de
Janeiro, 06 ago. 1960.
ONDAS musicais. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 13 jul. 1958.
PAVLONA, Adriana. Brasil, terra de um violão em cada esquina. O Globo, Rio de Janeiro,
22 set. 2001. Segundo Caderno.
PRESSER, Décio. Concerto de Jodacil apresentará ao público o auditório do Touring. Folha
da Tarde, Porto Alegre, 12 jul. 1973.
PRESSER, Décio. Em julho, Jodacil volta de Paris, com seu violão. Folha da Tarde, Porto
Alegre, abr. 1973.
PRESSER, Décio. Jodacil Damaceno no auditório do Touring. Folha da Tarde, Porto
Alegre, 17 jul. 1973.
PROF. Jodacil Damaceno. Correio, Uberlândia, 26 jul. 1989.
RECITAL de violão. Folha do Comércio, Campos, RJ, 18 abr. 1964.
317
RECITAL de violão na sede CEB. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 23 out. 1961.
RECITAL de violão no Automóvel Clube. Monitor Campista, Campos, RJ, 18 abr. 1964.
RECITAL de violão será realizado na manhã de hoje, no Automóvel Clube. Monitor
Campista, Campos, RJ, 19 abr. 1964.
RECITAIS de violões. Diário Regional, Ituiutaba, 01 jul. 1994.
RECITAIS para lembrar Mozart. Correio, Uberlândia, 26 nov. 1991.
RODRIGUES, Abel. Entregues os prêmios do Concurso de Violão. Última Hora, Rio de
Janeiro, 19 ago. 1960.
SEMANA Villa-Lobos. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 11 nov.1962.
SEMINÁRIO de violão inicia dia 16 de junho. Jornal de Joinville, Joinville, 01 jun. 1980.
SILVA, Roberto. Jodacil Damaceno vai excursionar na Europa. Correio da Manhã, Rio de
Janeiro, 29 set. 1972.
SOCIEDADE DE CULTURA ARTÍSTICA. Jodacil Damaceno. Diário Popular, Pelotas, 13
jul. 1965.
SOM imagem. Porto Alegre, 11 abr. 1972.
TEATRO. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 07 ago. 1978. Caderno B.
TEMOS mais musicalidade que todo mundo. Estado de Minas, Belo Horizonte, 27 jul. 1975.
TERÁ Início Amanhã o Festival Villa-Lobos. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 09 nov.
1962.
TERERÊ, João. Agulha-no-prato. O Dia, Rio de Janeiro, 1968.
TRÊS expoentes da música em “Concertos Para a Juventude”. O Globo, Rio de Janeiro, 3
jun. 1967.
TROCA de experiências entre conservatório de Uberaba e a UFU. Lavoura e Comércio,
Uberaba, 13 maio 2004.
UFU presta homenagem a professor. Correio, Uberlândia, 03 nov. 1999. Revista.
UN ENSEIGNEMENT musical aussi coté qu’apprécié. Annecy, Paris, 13 avril 1973.
UN RECITAL de guitare donné aux élèves. Le Courrier Picard, Amian, 18 jun. 1973.
VENCEU em Niterói e vai tocar em São Paulo. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 21 set.
1960.
VIOLONISTA aborda situação do músico no país. UFS Notícias, Sergipe, dez. 1980.
318
VIOLONISTA Jodacil Damaceno participa do júri do Concurso Villa-Lobos. A Gazeta,
Vitória, 07 nov. 1987.
WAGNER, Maria. Jodacil Damaceno diz que o violão é bem aceito nas salas de concerto.
Músicas e Discos, Porto Alegre, jul. 1974.
ZALKOWITSCH, Gennady. Amanhã, concerto de música moderna no Museu de Arte
Moderna. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 17 dez. 1961.
ZALKOWITSCH, Genady. Festival de música contemporânea no MAM vai ser amanhã.
Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 17 dez. 1961. Caderno 2.
ZÓZIMO. Quem volta. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 25 jun. 1973.
PROGRAMAS DE RECITAIS (ordem cronológica):
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão: conversando com Waldemar Henrique. Rio de
Janeiro: Rádio Roquete Pinto, 14 dez. 1956.
DAMACENO, Jodacil; CARVALHO, Hermínio. B. Recital de Violão: música e poesia. Rio
de Janeiro: Rádio Roquete Pinto, 1958.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão: ondas musicais. Rio de Janeiro: Rádio Jornal do
Brasil, 17 jul. 1958.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão: violão de ontem e de hoje. Rio de Janeiro: [s.n.],
30 out. 1958.
DAMACENO, Jodacil C. Círculo de Arte Vera Janacopulos. Rio de Janeiro: Salão do
Teatro Mesbla, 11 set. 1959.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Niterói: Teatro Municipal de Niterói, 18 jul.
1960.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Niterói: Teatro Municipal de Niterói, 26 set.
1960.
DAMACENO, Jodacil C. Concierto de Guitarra. Montevidéu: Instituto de Cultura
Uruguaio-Brasileño, 14 abr. 1961.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. São Paulo: Teatro Municipal de São Paulo, 08
maio 1961.
DAMACENO, Jodacil C. Festival de música contemporânea. Rio de Janeiro: MAM, 1962.
DAMACENO, Jodacil C.; SOARES, L. 1962: Recital Duo de Violões. Nova Friburgo:
Centro de Arte de Nova Friburgo, 16, 17 jun. 1962.
319
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Rio de Janeiro: Salão Social do Centro dos
Excursionistas, 23 out. 1962.
DAMACENO, Jodacil C.; MARISTANY, Cristina. Festival Villa-Lobos. Rio de Janeiro:
Auditório de Palácio da Cultura, MEC, 12 nov. 1962.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão: Automóvel Clube Fluminense. Campos, RJ:
[s.n.], 18 abr. 1964.
DAMACENO, Jodacil C.; FERNANDA, Maria. PADILHA, Paulo. Recital de Poemas
Cecília Meireles. Rio de Janeiro: Embaixada Americana, 18 jan. 1965.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão: épocas de ouro. Rio de Janeiro: Teatro Jovem,
01 fev. 1965.
DAMACENO, Jodacil; FERNANDA, M.; AUTRAN, P. Recital de poemas em homenagem
ao 79º aniversário do poeta Manuel Bandeira. Rio de Janeiro: Auditório da Embaixada
Americana, 19 abr. 1965.
DAMACENO, Jodacil C. Concierto de Guitarra. Buenos Aires: Teatro Del Pueblo, 16 jun.
1965.
DAMACENO, Jodacil C. Concierto de Guitarra. Bahia Blanca: Salon de Actos,
Universidad Nacional Del Sud, 19 jun. 1965.
DAMACENO, Jodacil C. Concierto de Guitarra. Buenos Aires: Teatro Del Pueblo, 16 jun.
1965.
DAMACENO, Jodacil C. Concierto de Guitarra. Rosário: Instituto Cultural ArgentinoBrasileño y Centro de Estudos Brasileiros, 22 jun. 1965.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Montevidéu: Instituto de Cultura UruguayoBrasileño, 30 jun. 1965.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Porto Alegre: Auditório Olinto Oliveira, Escola
de Artes da UFRG, 03 jul. 1965.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Pelotas: Conservatório de Música de Pelotas, 06
jul. 1965.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Montevidéu: Sala Actos Del Club Brasileiro. 18
jul. 1965.
DAMACENO, Jodacil C. Concerto de inauguração da Sala Cecília Meireles: concerto
lítero-musical. Rio de Janeiro: [s.n.], 01 dez. 1965.
BINDER, E.; DAMACENO, Jodacil; GÓES, A. L.; MANCUSO, Déa; MANCUSO, Delmar;
MARQUES, O. N.; SILVA, E. Pasárgada. Poesias de Manuel Bandeira. Rio de Janeiro:
[s.n.], 1966.
320
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão: homenagem póstuma de portugueses e
brasileiros à memória do professor Antonio da Costa Rebello. Rio de Janeiro: Casa dos
Açores, 17 set. 1966.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão: solista da orquestra Sinfônica Nacional sob a
regência de Nino Stinco em “Concertos para a Juventude” da TV Globo. Rio de Janeiro:
[s.n.], 1967.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. 1º Festival de Verão de Petrópolis. Rio de
Janeiro: [s.n.], 24 jan. 1970.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Concerto dos professores do Conservatório
Frederic Chopin. Niterói: Teatro Municipal de Niterói, 04 jun. 1970.
DAMACENO, Jodacil C. Recitais: 1º Panorama da Música Brasileira. Rio de Janeiro:
Teatro Municipal Palácio da Cultura, MEC, Universidade Gama Filho, 07 set. 1970.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Rio de Janeiro: Auditório do Colégio Bennet, 31
out. 1970.
DAMACENO, Jodacil C.; FERNANDA, M.; PADILHA, P. Noite Cecília Meireles. Rio de
Janeiro: Sala Cecília Meireles, 09 nov. 1971.
DAMACENO, Jodacil C. I Convenção das Juventudes Musicais Latino Americanas. Rio
de Janeiro: Universidade Gama Filho, 17-21 jan. 1972.
DAMACENO, Jodacil C.; SAMPAIO Eliane. Recital de canto e violão. Vitória: Teatro
Carlos Gomes, 05 set. 1972
DAMACENO, Jodacil C.; SAMPAIO Eliane. Recital de canto e violão. Belo Horizonte:
Cultura Artística de Minas Gerais, Teatro da Imprensa Oficial, 22 set. 1972.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Rio de Janeiro: Aliança Francesa da Tijuca, 28
set. 1972.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. [Paris]: L’heure de Musique, Centre Musical
Internacional D`Annecy, 10 abr. 1973.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. [Paris]: L’heure de Musique, Centre Musical
Internacional D`Annecy, 20 abr. 1973.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Rio de Janeiro: Sala Cecília Meireles, 31 out.
1973.
DAMACENO, Jodacil C.; EICHABAUER, Wanda; MENDONAÇA, Aura. Concerto. Rio de
Janeiro: Auditório da IBAM, 03 jun. 1973.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. XXIV Curso Internacional de Férias da PróArte. 12 jan. 1974.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Rio de Janeiro: Club de Engenharia, promoção
da Secretaria de Cultura do Estado da Guanabara, 19 de jun. 1974.
321
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. V Seminário Internacional de Violão. Porto
Alegre: Auditório do Instituto de Artes da UFRGS, 17 jul.1974.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Recital comentado história e literatura do
violão. Rio de Janeiro: TV Cultura, 8 out.1974, TV.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Ciclo de violão. Rio de Janeiro: Fundação Casa
de Rui Barbosa 10 out. 1974.
DAMACENO, Jodacil C. Concerto de Violão e Canto. Rio de Janeiro: Festival Villa-Lobos,
Sala Cecília Meireles, 13 nov. 1974.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Segunda Semana da Música de Criciúma, Santa
Catarina, 20 nov. 1974.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Belo Horizonte: Musicais Dominicais, Palácio
das Artes, 27 jun. 1975.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Sabará: Igreja do Carmo, 20set. 1975.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 13
out. 1975.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Rio de Janeiro: Palácio da Cultura, MEC, DAC:
Museu Villa-Lobos, 21 jul. 1976.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Em comemoração aos 40anos de fundação do
Conservatório Brasileiro de Música. Rio de Janeiro: Auditório Lorenzo Fernandes, 27 set.
1976.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão e Quarteto de Cordas da Escola Nacional de
Música. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro [1976].
DAMACENO, Jodacil C.; ALEGRIA, Fátima. Recital de Violão e Canto. Ciclo Anual de
Música Clássica. Rio de Janeiro: Auditório Sondotécnica, 28 de set. 1978.
DAMACENO, Jodacil C.; DIAS, Odette Ernest. Recital de Violão e Flauta Transversal.
Brasília, DF: Escola de Música de Brasília, 06 fev. 1979.
DAMACENO, Jodacil C.; ALEGRIA, Fátima. Recital de Violão e Canto. Rio de Janeiro:
Auditório Sondotécnica, 25 maio. 1979.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Rio de Janeiro: Auditório da Promon-Rio, 07
nov. 1979.
DAMACENO, Jodacil C.; DIAS, Odette Ernest. Recital de Violão e Flauta Transversal. V
Curso Internacional de Verão de Brasília. Brasília, DF: Escola de Música de Brasília, 27 jan.
1980.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. São Cristóvão: Projeto FUNARTE: Padre José
Maurício. 25 out. 1980.
322
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Campina Grande: Projeto FUNARTE: Padre
José Maurício, 28 out. 1980.
DAMACENO, Jodacil C.; ALEGRIA, Fátima. Recital de Violão e Canto. Rio de Janeiro:
Sala Cecília Meireles, 27 nov. 1980.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão e Canto. Rio de Janeiro: Música no Corredor
Cultural, Igreja São José, 21 jan. 1981.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão: solo, duos, trios e quartetos. Rio de Janeiro:
Igreja São José, 12 maio. 1982.
DAMACENO, Jodacil C.; ALEGRIA, Fátima. Recital de Violão e Canto. “Segundas
Musicais”. Salvador: Reitoria da UFBa, 07 jun. 1982.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Do Barroco ao Barracão, duos e trios. Rio de
Janeiro: Aliança Francesa de Copacabana, 05 ago.1982.
DAMACENO, Jodacil C. Recital Trio de Violões do Rio de Janeiro. VI Festival de Arte,
Uberlândia: Teatro Rondon Pacheco, 19 out. 1983.
DAMACENO, Jodacil C. Recital Trio de Violões. VI Festival de Arte. Uberlândia: Teatro
Rondon Pacheco, out. 1983.
DAMACENO, Jodacil C. Conjunto de Câmara do Departamento de Música da UFU.
Uberlândia: Teatro Rondon Pacheco, 27 nov. 1983.
DAMACENO, Jodacil C. Conjunto de Câmara do Departamento de Música da UFU.
Araguari: Casa da Cultura, 02 de dez. 1983.
DAMACENO, Jodacil C. Conjunto de Câmara do Departamento de Música da UFU.
Uberlândia: Praia Clube, 13 dez. 1983.
DAMACENO, Jodacil C. Conjunto de Câmara do Departamento de Música da UFU. São
Sebastião do Paraíso: Capela de Santa Paula Frassinetti, 25 maio 1984.
DAMACENO, Jodacil C. Conjunto de Câmara do Departamento de Música da UFU. III
Jornada Cultural de Uberlândia. Uberlândia: Anfiteatro do Campus Santa Mônica, UFU, 18
jun. 1984.
DAMACENO, Jodacil C. Conjunto de Câmara do Departamento de Música da UFU. III
Semana de Música Antiga. São Paulo: Sociedade Pró-Música Antiga, 02 dez. 1984.
DAMACENO, Jodacil C. Conjunto de Câmara do Departamento de Música da UFU. VII
Festival de Arte da UFU. Uberlândia: UFU, 20 out. 1984.
DAMACENO, Jodacil C. Conjunto de Câmara do Departamento de Música da UFU.
Goiânia: Teatro Goiânia, 31 out. 1985.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Uberlândia: Projeto Rede Estadual da Música,
Departamento de Música da UFU, 18 nov. 1985.
323
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Uberaba: Projeto Rede Estadual da Música,
Salão Nobre da FIUBE, 19 nov. 1985.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Araguari: Projeto Rede Estadual da Música,
Colégio Sagrado Coração de Jesus, 20 nov. 1985.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Ituiutaba: Projeto Rede Estadual da Música,
Teatro Vianinha, 21 nov. 1985.
DAMACENO, Jodacil C. Conjunto de Câmara do Departamento de Música da UFU.
Uberlândia: Capela do Asilo São Vicente, 08 dez. 1985.
DAMACENO, Jodacil C. Conjunto de Câmara do Departamento de Música da UFU.
Araguari: Casa da Cultura, 09 dez. 1985.
DAMACENO, Jodacil C. Conjunto de Câmara do Departamento de Música da UFU.
Londrina: Teatro Zaqueu de Melo, 07 jun. 1986.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão, Participação Solo e Duo de Violões.
Uberlândia: Casa da Cultura, 11 jun. 1986.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. IX Festival de Arte. Recital “Música
Brasileira – A Relação entre o Popular e o Erudito”. Uberlândia: Teatro Rondon Pacheco,
24 out. 1986.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa,
Divisão de Assuntos Culturais, Auditório do Edifício Reinaldo de Jesus Araújo, 29 nov. 1986.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Ouro Preto: Casa da Ópera de Ouro Preto, 02
dez. 1986.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Mariana: Casa da Cultura de Mariana, 03 de
1986.
DAMACENO, Jodacil C. Participação como Solista III Festival de Música do Século XX,
100 Anos de Villa-Lobos. 80 Anos de Camargo Guarnieri. Uberlândia: Teatro Rondon
Pacheco, 01 out. 1987.
DAMACENO, Jodacil C.; PONT, John W. Recital de Violão e Flauta. 1º Centenário de
Heitor Villa-Lobos, Viçosa, MG: Auditório do Edifício Reinaldo de Jesus Araújo, 10 out.
1987.
DAMACENO, Jodacil C.; PONT, John W. Recital de Violão e Flauta. 1º Centenário de
Heitor Villa-Lobos. Belo Horizonte: Auditório da Reitoria da UFMG, 14 out. 1987.
DAMACENO, Jodacil C.; PONT, John W. Recital de Violão e Flauta. 1º Centenário de
Heitor Villa-Lobos. Uberlândia: Casa da Cultura, 20 out.1987.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de professores e alunos. Uberlândia: Casa da Cultura, 19
de nov. 1987.
324
DAMACENO, Jodacil C. Participação no Recital de canto. Da Idade Média ao Barroco.
Uberlândia: Casa da Cultura, 17 maio 1988.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão e Flauta Transversal. Uberlândia: Casa da
Cultura, 20 jun. 1988.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão: professores e alunos do Departamento de
Música. Uberlândia: Casa da Cultura, 27 jun. 1988.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Ituiutaba: Teatro Vianinha, 31 ago. 1988.
DAMACENO, Jodacil C Recital de Violão: solo, duo e canto e violão. Araguari: Projeto
Rede Estadual da Música. Colégio Sagrado Coração de Jesus, 18 out. 1988.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Professores. Uberlândia: Anfiteatro do Campus Santa
Mônica, 08 dez. 1988.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Trio de Violões. Uberlândia: Teatro Rondon Pacheco,
28 abr. 1989.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão. Chorinhos & clássicos. Uberlândia: Teatro
Rondon Pacheco, 19 jan. 1990.
DAMACENO, Jodacil C. Recital A Escola de Guarnieri. Uberlândia: Anfiteatro do Campus
Santa Mônica, UFU, 12 mar. 1991.
DAMACENO, Jodacil C.; FERNANDES, Newton. Recital de Violão. Coromandel: AABB
de Coromandel, 20 out. 1990.
DAMACENO, Jodacil C.; STORTI, Peggy. Recital de Flauta Transversal e Violão. IV
Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Matemática. Uberlândia: Anfiteatro do
Bloco X, UFU, 19 de nov. 1991
DAMACENO, Jodacil C.; ALFONSO, Sandra. Recital Duo de Violões. Programa Mozart
200 Anos. Uberlândia: Anfiteatro do Campus Santa Mônica, UFU, 26 nov. 1991.
DAMACENO, Jodacil C.; ALFONSO, Sandra. Recital Duo de Violões. Projeto
Encontrando a Cultura. Uberlândia: Anfiteatro da Biblioteca do Campus Santa Mônica,
UFU, 20 dez. 1991.
DAMACENO, Jodacil C.; ALFONSO, Sandra; FERNANDES, Newton. Recital trio de
violões. Centenário da Câmara Municipal de Uberlândia. Uberlândia: Teatro Rondon
Pacheco, 06 mar. 1992.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de professores. Calourada / 93. Uberlândia: Anfiteatro do
Campus Santa Mônica, 29 abr. 1993.
DAMACENO, Jodacil C.; FERNANDES, Newton. Recital Duo de Violões. Projeto
Intercâmbio Cultural. Goiânia: Auditório do Instituto de Artes Universidade Federal de
Goiás, 04 nov. 1993.
325
DAMACENO, Jodacil C.; ALFONSO, Sandra. Recital Duo de Violões. Abertura do curso
Desenvolvimento Gerencial da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, Uberlândia: 05 de nov.
1993.
DAMACENO, Jodacil C.; ALFONSO, Sandra. Recital Duo de Violões. Abertura da 1.
Reunião Especial da SBPC. Uberlândia: Anfiteatro do Bloco B do Campus Santa Mônica,
UFU, 14 abr. 1994.
DAMACENO, Jodacil C.; ALFONSO, Sandra. Recital Duo de Violões. Patrocínio: Projeto
Movimento, Escola Municipal de Música de Patrocínio, 20 maio 1994.
DAMACENO, Jodacil C.; MASCARENHAS, Luciana. Recital Duo de Violões. São
Joaquim da Barra: São Joaquim Tênis Club, 11 de jun. 1994.
DAMACENO, Jodacil C.; MASCARENHAS, Luciana. Recital Duo de Violões. Ituiutaba:
Conservatório E. Música Dr. José Zoccoli de Andrade, 01 de jul. 1994.
DAMACENO, Jodacil C.; MASCARENHAS, Luciana. Duo Violões - Participação no
Recital de Formatura. Uberlândia: Anfiteatro da Biblioteca do Campus Santa Mônica, 05 de
jul. 1994.
DAMACENO, Jodacil C.; ALFONSO, Sandra. Recital Duo de Violões. Cerimônia de
abertura do curso de Teatro. Uberlândia: Saguão da Biblioteca do Campus Santa Mônica,
UFU, 09 ago. 1994.
DAMACENO, Jodacil C.; ALFONSO, Sandra. Recital Duo de Violões. Projeto “Memórias
Musicais de Campos”. Campos, RJ: Casa da Cultura Vila Maria, 11 ago. 1994.
DAMACENO, Jodacil C.; ALFONSO, Sandra. Recital Duo de Violões. Araxá: Projeto
Movimento, Escola Municipal de Araxá, 19 ago. 1994.
DAMACENO, Jodacil C.; ALFONSO, Sandra. Recital Duo Violões. Projeto Movimento Em
Performance, Professores do Departamento de Música e Artes Cênicas da UFU. Uberlândia:
Teatro Rondon Pacheco, 24 ago. 1994.
DAMACENO, Jodacil C.; STORTI, Peggy. Recital de Flauta Transversal e Violão. Projeto
Movimento. Uberaba: Conservatório Estadual de Música Alberto Fratescchi, 02 de set. 1994.
DAMACENO, Jodacil C.; ALFONSO, Sandra. Recital Duo de Violões. Ituiutaba: Projeto
Movimento, Conservatório Estadual de Música Zoccoli de Andrade, 30 set. 1994.
DAMACENO, Jodacil C.; STORTI, Peggy. Recital de Flauta Transversal e Violão. Projeto
Movimento. Araguari: Conservatório Estadual de Música e Artes Raul Belém, 21 de out.
1994.
DAMACENO, Jodacil C.; ALFONSO, Sandra. Recital Duo de Violões. I Encontro PETUFU/CAPES. Uberlândia: Anfiteatro do Campus Santa Mônica, UFU, nov. 1994.
DAMACENO, Jodacil C.; STORTI, Peggy. Recital de Flauta Transversal e Violão. I
Seminário regional sobre formação do educador: elementos para repensar a prática
pedagógica. Uberlândia: Campus Santa Mônica, Bloco B, UFU, 17 de out. 1994.
326
DAMACENO, Jodacil C.; ALFONSO, Sandra. Recital Duo Violões da UFU. Projeto
Movimento Show Anos 20. Uberlândia: Teatro Rondon Pacheco, 16 nov. 1995.
DAMACENO, Jodacil C. Valsa Choro n. 2 “Obras para canto, piano e violão de Camargo
Guarnieri. Uberlândia: Campus Santa Mônica, Bloco I, UFU, 23 de Nov. 1994.
DAMACENO, Jodacil C.; STORTI, Peggy. Recital de Flauta Transversal e Violão.
Uberlândia: Anfiteatro da Biblioteca, Campus Santa Mônica, UFU, 04 dez. 1995.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de professores. I Semana de Arte e Ciência do DEMAC.
Uberlândia: Anfiteatro do Bloco B do Campus Santa Mônica, 06 dez. 1995.
DAMACENO, Jodacil C; ALFONSO, Sandra. Recital Duo Violões da UFU. Música Pela
Vida. Uberlândia: Teatro Rondon Pacheco, 12 de mar. 1996.
DAMACENO, Jodacil C.; STORTI, Peggy. Recital de Flauta Transversal e Violão. XII
reunião regional Sudeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades
Públicas Brasileiras. Uberlândia: Hotel Universo Palace, 01 de abril 1996.
DAMACENO, Jodacil C.; STORTI, Peggy; LOVAGLIO, Vânia. Projeto Movimento em
Performance. Uberlândia: Teatro Rondon Pacheco, 30 de maio de 1996.
DAMACENO, Jodacil C.; STORTI, Peggy; LOVAGLIO, Vânia. Recital Canto, Violão e
Flauta. IX Encontro da ANSUR/ A Habitat II e o Futuro das Cidades no Brasil. Uberlândia:
27 de jun. 1996.
DAMACENO, Jodacil C. Solista in: Orquestra de Violões, Direção: ALFONSO, Sandra.
Mostra de Música: professores e alunos do Curso de Graduação em Música da Universidade
Federal de Uberlândia na II Semana de Artes e Ciência do Departamento de Música e Artes
Cênicas. Uberlândia: Anfiteatro do Bloco B, Campus Santa Mônica, UFU, 22 de Nov. 1996.
DAMACENO, Jodacil C.; STORTI, Peggy. Recital de Flauta Transversal e Violão. XXIV
Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. Uberlândia: Departamento de Engenharia
Química, UFU, 1996.
DAMACENO, Jodacil C; ALFONSO, Sandra. Recital Duo Violões da UFU. Uberaba:
Museu de Arte Sacra Santa Rita, 07 dez. 1996.
DAMACENO, Jodacil C; OLIVEIRA, Wander; VIEIRA Maria C.; MACHADO André C.
Recital de Câmara. Canto, Piano, Violão e Flauta. Uberlândia: Centro de Convenções da
Sociedade Médica de Uberlândia, 30 de maio de 1997.
DAMACENO, Jodacil C.; ALFONSO, Sandra. Recital Duo de Violões. Abertura do Ano
Letivo de 1999. Uberlândia: Bloco 3M da UFU, 07 abr. 1999.
DAMACENO, Jodacil C. Recital Duo de Violões. Rio de Janeiro: Projeto Música no Fórum,
10 ago. 2000.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão da AV.Rio. Rio de Janeiro: Casa de Rui
Barbosa, 2001.
327
DAMACENO, Jodacil C. AV.Rio Apresenta Violões na Sala. Rio de Janeiro: Sala Cecília
Meireles, 22 set. 2001.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão da AV.Rio: 15º Encontro de Violão. Rio de
Janeiro: Espaço Cultural Constituição, 06 jul. 2002.
DAMACENO, Jodacil C. Recital de Violão: recital de abertura do 1º Concurso Nacional
de Violão. Niterói: Teatro Municipal de Niterói, 07 ago. 2002.
DAMACENO, Jodacil. Recital com obras inéditas de Antonio Rebello no XV Festival
Internacional da Ilha Terceira, Açores. Portugal, 07 set. 2002.
DAMACENO, Jodacil; LION, Marcelo. Recital duo de Violão e Clarineta. 28º Encontro da
AV Rio. Rio de Janeiro: SESC, 30 ago. 2003.
DAMACENO, Jodacil; CASTRO, Victor. Concerto para 2 guitarras. Açores, PT: Igreja
Matriz de São Sebastião, Ilha Terceira, 13 mar. 2004.
DAMACENO, Jodacil; CASTRO, Victor. Concerto para 2 guitarras. Açores, PT: Igreja de
São Pedro dos Biscoitos, Ilha Terceira, 14 mar. 2004.
DAMACENO, Jodacil; CASTRO, Victor. Concerto para 2 guitarras. Açores, PT: Igreja
Paroquial da Vila Nova, Ilha Terceira, 15 mar. 2004.
DAMACENO, Jodacil. Sarau AV.Rio. Rio de Janeiro: Espaço Cultural Alma, 28 maio 2005
DAMACENO, Jodacil. Recital de Violão. Rio de Janeiro: Associação dos Aposentados do
Banco Central, 25 jul. 2005.
DAMACENO, Jodacil. Recital de Violão - Participação Solista. I Encontro pré-BRAVIO.
Brasília: Auditório do SESC da 504 sul, 27 de ago. 2005.
DAMACENO, Jodacil. Participação solo, duo com ALFONSO, Sandra e Grupo de
Choro. “Bem Junto Ao Peito” Recital em homenagem ao violonista Jodacil Damaceno.
Uberlândia: Sala Camargo Guarnieri, 01 de set. 2005.
DAMACENO, Jodacil C.; GÓES, Carlos A. Duo Damaceno-Góes. Rio de Janeiro: espaço
Cultural Maurice Valansi, 05 de jul. 2007.
DAMACENO, Jodacil C.; ALFONSO, Sandra. Duo de Violões. Lançamento do livro “O
violão da marginalidade à academia: trajetória de Jodacil Damaceno”. Uberlândia: Sala
Camargo Guarnieri, 15 de abril de 2009.
DAMACENO, Jodacil C. Participação Solista III Ciclo Violonístico de Niterói. Niterói:
Teatro Municipal de Niterói, 09 de jun. 2009.
DAMACENO, Jodacil C. Participação Solista Jodacil Damaceno 80 anos. 98º Encontro
da AV.Rio. Rio de Janeiro: Sala Heitor Villa-Lobos da UNIRIO, 28 de nov. 2009