> Banco de Dados - História e música na universidade
Música Contemporânea em Minas Gerais: os Encontros de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte (1986-2002)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Lovaglio, Vânia Carvalho
Orientador:
Ramos, Alcides Freire
Local:
UFU/MG - DH
Data:
2010
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Música con-temporâ-nea brasi-leira e lati-no-americana Música - Minas Gerais - Séc. XX-XXI - Con-gressos
Festival de Inverno de Ouro Preto e Diamantina
Encontros de compositores latino-americanos de Belo Horizonte Eventos de música con-temporânea lati
Resumo:
Texto em formato digital: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16284
O objetivo deste trabalho é compreender o processo histórico que levou à construção do movimento de música contemporânea latino-americana em Belo Horizonte, mais especificamente, os Encontros de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte, realizados nos anos 1986-1988-1992-2002, por meio da Fundação de Educação Artística. Buscou-se tomar conhecimento acerca de sua programação artístico-cultural (obras, compositores, intérpretes), na qual se encontram naturalmente incluídas a produção de música brasileira e mineira, bem como as questões teóricas apresentadas em forma de painéis temáticos. Diante da sua importância, não só em nível local, mas nacional e internacional, os Encontros de Compositores Latino-americanos tiveram um forte impacto social na cidade de Belo Horizonte nas décadas de 1980-90, principalmente no meio acadêmico, contribuindo para a formação musical de jovens compositores e intérpretes e para a estruturação da área de composição da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Considerando os problemas comuns ao Brasil e à América Latina nas referidas décadas, uma mudança no quadro em favor da música contemporânea latino-americana passava necessariamente pela compreensão de que os aspectos político e econômico estavam intimamente relacionados ao cultural. Quanto à sua produção e difusão musical, conclamava-se uma maior participação de todos profissionais compositores, intérpretes, educadores musicais e musicólogos no sentido de interferir no modelo de ensino de música praticado nas instituições de nível fundamental, médio e universitário.
Fontes:
Fontes:
Palestras e intervenções gravadas durante o I e II Encontros de Compositores
Latino-americanos de BH
- compositores
-
- Dante Grela, Jorge Molina, Manuel Juárez, Gustavo Molina, Vicente
Moncho, Rufo Herrera, Eduardo Bértola, Antônio Jardim, Leonardo Sá, Luiz Carlos
Csekö, Ricardo Tacuchian, Oiliam Lanna, Carlos Kater, Conrado Silva, Ernst Widmer,
Paulo Costa Lima, Curt Lange, León Biriotti, Gerardo Guevara, Joaquin Orellana,
Fernando Cerqueira, Héctor Tosár, Mário Lavista, Sérgio Ortega, Augusto Rattenbach,
Mariano Etkin, Saul Gaóna, Rocio Brites, Carlos Farinas, Gilberto Mendes, Raul do
Valle, Cláudio Santoro, Estércio Márquez, Guilherme Bauer, Ronaldo Miranda, Ilza
Nogueira, Jamary Oliveira, Eduardo Campolina;
intérpretes
-
- Berenice Menegale, Eladio Pérez-González, Odette Ernest Dias, Beatriz
Balzi, Paulo Sérgio G. Álvares, Eduardo G. Álvares, Celina Szrvinsk, Teodomiro
Goulart, Paulo Affonso de Moura Ferreira;
outros - Bohumil Méd (editor), Sandra Loureiro (diretora da ESMU da UFMG),
Dagmar Bastos de Paula, (professora), Patrícia Claire (jornalista) e Bernardo Ilari
(estudante).
Entrevistas
Rio de Janeiro - Ricardo Tacuchian - 21/11/06, Edino Krieger - 29/11/06, Odette Ernest
Dias - 28/04/07
Belo Horizonte - Rufo Herrera – 23/04/07, Guilherme Paoliello – 16/06/07, Nelson
Salomé – 21/06/07, Gilberto Carvalho – 26/06/07, Sérgio Freire – 18/06/07, Eduardo
Campolina – 20/06/07, Eduardo Ribeiro – 28/06/07, Rubner de Abreu - 19/06/07,
Oiliam Lanna - 26/06/07, Márcio Carneiro – 16/09/06, Berenice Menegale – 20/03/09.
Porto Alegre - Rogério Vasconcelos – 17/07/07, Antônio Carlos Borges Cunha –
19/07/07, Hélvia Miotto –18/07/07
Buenos Aires/Argentina – Mariano Etkin –, 01/05/06, Hilda Dianda - 02/05/06, Mirta
Herrera - 02/05/06, Dante Grela – Rosário, 03/05/06.
Montevidéu/Uruguai - Coriún Aharonián –05/05/06, León Biriotti – 06/05/06.
316
Programas de Eventos
II ao XIII Festival de Inverno de Ouro Preto, XIV ao XVII Festival de Inverno de
Diamantina e XVIII Festival de Inverno de São João del-Rey.
I ao IV Encontros de Compositores Latino-americanos de BH,
I ao VII Ciclos de Música Contemporânea de BH,
I ao V Simpósio para Pesquisadores em Música Contemporânea,
Festival de Música da Guanabara,
I Festival de Música das Américas,
I Encontro Interamericano de Música Contemporânea do Rio do Janeiro,
I Festival de Música do Terceiro Mundo,
I ao VI Encompor,
I Encuentro Latinoamericano de Musica do México,
Boletim do Centro Latino-americano de Difusão e Criação Musical, editado em 1988.
Concerto Circuito Cultural 2007 – obras comisionadas – com a Orquestra de Câmara de
Ouro Branco.
Demais Fontes Documentais
Folder, Programas e Boletins dos Festivais de Inverno de Ouro Preto;
Festival de Inverno de Ouro Preto:
Discurso de encerramento do I Festival de Inverno, proferido pelo Reitor em exercício,
prof. Gerson Brito de Melo Bóson;
Carta expedida pelo presidente da FEA Caio Mário da Silva Pereira, endereçada ao
Ministro da Educação e Cultura, 15/02/1968;
Carta datilografada do reitor da UFMG, prof. Marcelo de Vasconcellos Coelho, sem
data;
Relatório do VII Festival de Inverno de Ouro Preto; organização e texto de Manoel
Marcos Guimarães;
Rascunho datilografado da programação da FEA para os primeiros Festivais de Inverno
de Ouro Preto;
Carta-resposta de Bértola ao convite de Eladio, Buenos Aires, 1975;
Carta assinada por Berenice Menegale, dirigida ao Sr. Manoel Diégues Júnior, da
Funarte, Belo Horizonte, 01/06/1976;
317
Carta de Eladio datada de 07 de julho de 1977, datilografada e xerocada, doada por
Berenice Menegale;
Cartas enviadas pelo coordenador geral (José Eduardo da Fonseca), pela Coordenadora
de Música do Festival (Berenice Menegale); por Eladio Pérez-González aos professores
do XI Festival de Inverno;
Documento com timbre da Universidade Federal de Minas Gerais, contendo a proposta
básica da área de Música para o XVII Festival de Inverno;
Folder com a programação do I Encontro;
I Encontro de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte:
Documento com timbre da Universidade Federal de Minas Gerais, contendo a proposta
básica da área de Música para o XVII Festival de Inverno;
Documento dirigido ao Embaixador da Venezuela, em nome do Festival de Inverno
(FI/048/84), BH, 28 de maio de 1984;
Folha datilografada com a marca da FEA, divulgando o evento;
Transcrições de 12 CDs com a seguinte numeração 01A, 01B, 02, 03, 04, 05, 06, 07,
08A, 08B, 09A e 09B, gravado originalmente de 10 fitas cassetes.
Folder com a programação do II Encontro;
II Encontro de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte:
Boletim do Centro de Criação e Difusão de Música Latino-americana;
Transcrições de 09 CDs com a seguinte numeração 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09,
gravado originalmente de 08 fitas cassetes.
Folder com a programação do “Música Contemporânea Latino-americana”
III Encontro de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte:
Folder com a programação do IV Encontro de Compositores
IV Encontro de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte:
Encarte do CD de Odette Ernest Dias, produzido pelo Selo Rádio MEC;
Outros:
Catálogo Geral de 2005 da Academia Brasileira de Música;
318
Catálogo de obras do compositor Edino Krieger, patrocinado pelo Instituto Municipal
de Arte e Cultura do Rio de Janeiro (RIOARTE), s.d.;
Folder do CD Gilberto Mendes – Chamber Music;
Jornais
Diário Popular, São Paulo
El Intransigente, Salta (Argentina)
Estado de Minas
Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
Jornal do Brasil
Jornal: Diário da Tarde.
Jornal do Comércio Jornal do Comércio
319
BIBLIOGRAFIA
AHARONIÁN, Coriún. Educacion, Arte, Música. Montevidéu, Ediciones Tacuabé,
2004.
ALMEIDA, Maria Herminia Tavares de; WEIS, Luiz. Carro-zero e pau-de-arara: o
cotidiano da oposição de classe média no regime militar. In: NOVAIS, Fernando.
(Org.). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. v,
4. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
ASSIS, Ana Cláudia de. Os doze sons e a cor nacional: conciliações estéticas e
culturais na produção musical de César Guerra-Peixe (1944-1954). Doutorado em
História pela UFMG, 2006.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do historiador. Tradução de André
Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembrança de velhos. São Paulo: Cia das Letras,
1994.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Introdução, organização e
seleção de Sergio Miceli. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.
BURKE, Peter (org.). A Escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda
Lopes. São Paulo: Editora da Unesp, 1992.
CANDÉ, Roland de. História Universal da Música. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
CARDOSO, Elisabetta G. de Guimarães. Educação Superior no Triângulo Mineiro: o
Conservatório Musical de Uberlândia (1957/1969). 220f 2004. Dissertação (Mestrado
em Educação) – Faculdade de Educação, Centro Universitário Mineiro, 2004.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Brasil Novo – Música, Nação e Modernidade: os anos 20
e 30. Tese de Livre Docência em História pela USP, 1988, volumes 01 e 02.
DONGHI, Túlio Halperin. História da América Latina. Tradução de Carlos Nelson
Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
ECO, Humberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.
ELIAS, Mozart. Sociologia de um gênio. Tradução: Sérgio Góes de Paula. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1995.
FREIRE, Sérgio. Do conservatório à escola: 80 anos de criação musical em Belo
Horizonte / Sérgio Freire, Alice Belém, Rodrigo Miranda. Belo Horizonte: Editora
UFMG, 2006.
320
FREIRE, Wanda. Música e sociedade: perspectiva histórica e reflexão aplicada ao
ensino superior de música. In: Iº Encontro da ABEM, 1992.
FREYRE, Gilberto. Americanidade e latinidade da América Latina e outros textos
afins. Organização: Edson Nery da Fonseca. Brasília: Editora da UNB e São Paulo:
Imprensa Oficial do Estado, 2003.
GARCIA, Silvana. As trombetas de Jericó: teatro das vanguardas históricas. São Paulo:
Hucitec, 1997.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.
GROUT, D. & PALISCA, C. História da Música Universal. Lisboa: Gradiva, 1997.
HARNONCOURT, Nikolaus. O Discurso dos sons: caminhos para uma nova
compreensão musical. Tradução de Marcelo Fagerlande, revisão de Maria Tereza
Resende Costa e Myrna Herzog. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). Tradução de
Marcos Santarrita, Revisão técnica de Maria Célia Paoli. São Paulo: Cia das Letras,
1995.
JACOBY, Russel. O fim da utopia: política e cultura na era da apatia. Tradução Clóvis
Marques. Rio de Janeiro: Record, 2001.
KATER, Carlos. Eunice Katunda: musicista brasileira. São Paulo: Annablume/Fapesp,
2001.
_____________. Música Viva e H. J. Koellreutter: movimentos em direção à
modernidade. São Paulo: Musa Editora/Atravez, 2001.
LOVAGLIO, Vânia Carvalho. Eladio Pérez-González: um militante da música
contemporânea brasileira. Dissertação de Mestrado em História pela UFU, 2002.
MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
MASSIN, Jean & MASSIN, Brigitte. História da Música Ocidental. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1997.
MENDES, Gilberto. Uma odisséia musical: dos mares do Sul à elegância pop/art déco.
São Paulo: Editora da USP e Editora Giordano, 1994.
NASCIMENTO, Guilherme. A avant-garde e as manifestações menores na música
contemporânea. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2005.
NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. Segunda edição revisada e
ampliada por Saloméa Gandelman. Rio de Janeiro; Contra Capa Livraria, 2008.
________________. Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi, 1981
321
OLIVEIRA, Nelson Salomé de. A Música Contemporânea em Belo Horizonte na
década de 80. 129f. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Letras e
Artes, Universidade do Rio de Janeiro, 1999.
OSBORNE, Charles. Dicionário de Ópera. Tradução: Júlio Castañon Guimarães.
(Verbetes brasileiros de Marcus Góes). Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.
PAOLIELLO, Guilherme. A circularidade da linguagem musical: o caso da Fundação
de Educação Artística. Tese de doutorado em Educação pela UFMG, 2007.
PATRIOTA. Rosângela. Vianinha: um dramaturgo no coração de seu tempo. São
Paulo: Editora Hucitec, 1999.
PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. O que é contracultura? São Paulo: Editora
Brasiliense, 1983.
RAYNOR, Henry. História social da música: da Idade Média a Beethoven. Rio de
Janeiro: Ed. Guanabara S.A., 1986.
REIS, Sandra Loureiro de Freitas. Escola de Música da UFMG, um estudo histórico
(1925-1970). Belo Horizonte: Luzazul Cultural, 1993.
SAID, Edward. Representações do intelectual: as Conferências Reith de 1993.
Tradução Milton Hatoum. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
SANTOS, Paulo Sérgio Malheiros dos. Músico, doce músico. Belo Horizonte: Ed.
UFMG, 2003.
SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Castelo a Tancredo (1964-1985). Tradução de Mário
Salviano Silva. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
SOARES, Teresinha Rodrigues Prada. A utopia no horizonte da música nova. 202f.
2006. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas, Universidade de São Paulo, 2006.
TRAGTENBERG, Lucila. Intérprete-cantor: processo interpretativo em reciprocidade
criativa com o compositor na música contemporânea através dos intérpretes da obra de
Luiz Carlos Csekö. 196f. 1997. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música,
Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997.
TOHMPSON, Paul. A voz do passado, história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
WEBERN, Anton. O caminho para a música nova. Tradução Carlos Kater. São Paulo:
Editora Novas Metas, 1984.
322
ARTIGOS
ANTUNES, Jorge. ‘Sinfonia das Buzinas’: o sublime e o útil na fronteira entre o medo
e a ousadia. In Brasiliana, nº 07, janeiro de 2001 (Rio de Janeiro: ABM).
FREIRE, Sergio & RODRIGUEZ JR, Avelar. A produção musical de Eduardo Bértola
(1939-1996) in Revista Opus nº 6, outubro de 1999.
www.anppon.iarunicamp.br/opus/indice6.htm
JUSTINO, Maria José. Arte e Cultura: a formação pela arte globalizado. In:
Unicultura/Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Porto Alegre: Editora da Universidade,
2002.
LUCAS, Marcos. A música polonesa dos anos 60-70 e sua influência na música
brasileira. In Brasiliana, nº 06, setembro de 2000 (Rio de Janeiro: ABM).
MIX, Miguel Rojas. Universidad y cultura en un universo globalizado. In:
Unicultura/Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Porto Alegre: Editora da Universidade,
2002.
PARASKEVAÍDIS, Graciela. Eduardo Bértola, Revista del Instituto Superior de
Música, Universidad Nacional del Litoral, nº 08, 2001, Santa Fé, Argentina.
RIBEIRO, Renato Janine. A Universidade e a cultura. In: Unicultura/Pró-Reitoria de
Extensão da UFRGS. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2002.
PÉREZ-GONZÁLEZ, Eladio. Viabilidade e alcance da Extensão na música erudita in
Extensão e Música Erudita. Belo Horizonte, 1971 (não editado).
SADER, Emir. Viva o povo latino-americano! Folha de São Paulo, 23/01/06, f.A3.
TACUCHIAN, Ricardo O Terceiro Mundo afina sua música, de autoria de, in Revista
do Brasil, nº 3, 1985 (Rio de Janeiro: Secretaria de Ciência e Cultura).