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CULTURA FUNK E SUBJETIVIDADES CONSUMISTAS: SENSIBILIDADES DA JUVENTUDE NO FLUXO DAS PERIFERIAS BRASILEIRAS (1990 – 2014)

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
JOAO AUGUSTO NEVES PIRES

Orientador:
MARA REGINA DO NASCIMENTO

Local:
UFU/MG - DH

Data:
2016

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Funk performance da ostentação subjetividades sentimentos

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3619408

Nas batidas do funk e nos fluxos das periferias brasileiras, jovens sonham e apostam suas vidas no luxo, em riquezas e sucesso. Sentimentos que circulam entre meninos e meninas das “quebradas” das três últimas décadas e ressoam nas vozes de MC's de funk. Inquieto com essas questões, volto minha atenção aos dispositivos da sociedade de consumo de massa que assujeitam esses jovens, às performances que compõem os jogos de poder na contemporaneidade e aos modos de subjetivação evidenciados por esse movimento cultural. Por meio do entrecruzamento de fontes orais, escritas, iconográficas e musicais, e apoiado em referenciais teóricos que compreendem que as práticas culturais comportam racionalidades, sentimentos e sensibilidades dos sujeitos sociais, almejo apreender as experiências que são tecidas no mundo contemporâneo, expressos pelos agentes aqui investigados, bem como a produção de subjetividade inerente a esse contexto em que se favorece o consumo e as práticas ostentatórias. O funk revela-se, portanto, como um estratagema, a partir do qual é possível captar e problematizar as experiências dos jovens moradores das periferias brasileiras bem como suas tentações, angústias, conflitos e conquistas.

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QUACK, Anderson. No olho do furacão. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010.
ENTREVISTAS
Sob minha orientação:
CUSTÓDIO, Vitória Gabriela. [MC Vó]. Uberlândia, 11 de Maio 2014. Depoimento
concedido a João Augusto e Roberto Camargos.
CHRIS, Roger [Grupo Oz Khanalhaz]. Uberlândia, 03 de Agosto 2014. Depoimento
concedido a João Augusto e Roberto Camargos.
FREITAS, Elvis Hudson de Sousa. [MC Menor do Charme]. Uberlândia, 27 de Março
2014. Depoimento concedido a João Augusto e Roberto Camargos.
184
JUNIOR, André Luiz da Silva. [MC Tomate]. Uberlândia, 27 de Março 2014.
Depoimento concedido a João Augusto e Roberto Camargos.
MARTINS, Matheus de Oliveira. [MC TS]. Uberlândia, 27 de Março 2014. Depoimento
concedido a João Augusto e Roberto Camargos.
MAIKON. [MC Maikera]. Uberlândia, 27 de Março 2014. Depoimento concedido a
João Augusto e Roberto Camargos.
SILVA, Carley Cristine Severo e [MC Carley]. Uberlândia, 15 de Julho 2014.
Depoimento concedido a João Augusto e Roberto Camargos.
SILVA, Pedro Paulo. Uberlândia, 09 de Setembro 2014. Depoimento concedido a João
Augusto e Roberto Camargos.
TEODORO, Daniel Campos Marcos. [MC Danielzinho]. Uberlândia, 30 de Abril 2014.
Depoimento concedido a João Augusto e Roberto Camargos.
VIANNA, Rodrigo. [DJ VIANNA]. Uberlândia, 04 de Maio de 2014. Depoimento
concedido a João Augusto e Roberto Camargos.
Acessadas por meio de fontes pesquisadas:
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https://www.youtube.com/watch?v=5lw7MD_G4fQ>.
Entrevista MC BioG3. Documentário Funk Ostentação, o sonho. Direção: Kondzilla e
Renato Barretos. São Paulo: Máximo produtora, 2014.
Entrevista de Carlos Palombini com Gustavo Lopes, o MC Orelha. In: BATISTA, Bruno
(Org.). Tamborzão: olhares sobre a criminalização do funk, cit.Leopoldo Bulhões é
uma avenida que divide a comunidade de Jacarezinho no Rio de Janeiro.
Entrevista com MC Daleste. Funk Tv. Canal do You Tube. Disponível em:
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Entrevista com rapper DEXTER. Dexter comenta o que pensa sobre o funk. [S.I, 20--].
Ohprograma. Disponível em: .
Entrevista com MC Guimê. De frente com Gabi. Entrevistadora: Marília Gabriela. São
Paulo: SBT, 24 de Nov. 2013.
Entrevista com Paulo. In: Funk Rio. Produção: Centro de Criação de Imagem Popular
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(CECIP). Rio de Janeiro: 1994.
Entrevista com Matheus Xavier Martins Oliveira, MC TS. Documentário retrata o
cenário funk em Uberlândia. TV Universitária da Universidade Federal de Uberlândia.
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MÚSICAS
(ordem do Cd em anexo e da citação na dissertação)
Classe A. Backdi e BioG3. s./ind., 2010. (FAIXA 1)
Melô da mulher feia. Dj Malboro & Abdullah In: Funk Brasil Vol. 1. Brasil: PolyGram,
1989. (Lado B, Faixa 3). (FAIXA 2)
Rap das Marcas. MC Rogério e MC Marcelo. In: Curtisom Rio. Vinil Press, 1995.
(FAIXA 3)
Rap do pobre. MC's Xande e Alê. In: Back to black by DJ Malboro. Brasil: Agefan,
1995. (FAIXA 4)
Rap das Armas. MC Cidinho e Doca. s./ind,1994. (FAIXA 6)
Rap da Felicidade. MC Cidinho e Doca. In: Varios Rap Brasil. Som Livre, 1995.
(FAIXA 7)
Faixa de Gaza é assim. MC Orelha. s./ind. 2009. (FAIXA 8)
A penha é o poder. MC Max. s./ind. 2008. (FAIXA 9)
Vida Bandida. Mc Smith. s./ind. 2009. (FAIXA 10)
Rap da Xuxa. MC's Cidinho e Doca. In: Cidinho & Doca: Eu só quero é ser feliz. Brasil:
Spotlight Records, 1995. (FAIXA 11)
Nosso sonho. MC Claudinho & Buchecha. In: Claudinho e Buchecha, Universal Music,
1996. (FAIXA 12)
Pavaroty. MC Jack e Chocolate s./ind. [20--]. (FAIXA 13)
Som de preto. MC's Amilcka e Chocolate. In: Tetine: Slum Dunk Presents Funk Carioca,
Mr Bongo, 2004. (FAIXA 14)
Ostentação fora do normal. MC Daleste e MC Léo da Baixada. s./ind. 2013. (FAIXA
186
15)
Bonde dos menor. MC Daleste. s./ind. s./d. (FAIXA 16)
Apologia. MC Dalestes. s./ind. s./d. (FAIXA 17)
Tá patrão. MC Guimê. In: MC Guimê Music Colletion, Som Livre, 2015. (FAIXA 18)
São Paulo Ostentação. MC Dalestes. s./ind., 2013. (FAIXA 19)
Em cada rolê. MC Rodolfinho. s./ind., 2014. (FAIXA 20)
Brasileiro nunca desiste. Mc Lon. s./ind., 2012. (FAIXA 21)
Top do Momento. MC Danado. s./ind., 2014. (FAIXA 22)
Pica do Verão. MC Dudu. s./ind., 2013. (FAIXA 23)
Os cara do momento. Mc Menor do Chapa. s./ind. 2013. (FAIXA 24)
Como é bom ser vida louca. MC Rodolfino. s./ind. 2012 (FAIXA 25)
É bem assim que a gente tá. Mc Tchesko. s./ind. 2013. (FAIXA 26)
Amor ou dinheiro. MC Boy do Charmes. s./ind., 2014. (FAIXA 27)
Megane. MC Boy do Charmes.. s./ind. 2011. (FAIXA 28)
Fase boa. Mc Daleste e Mc Pet. s./ind. 2011. (FAIXA 29)
Mulher do Poder. MC Pocahontas. s./ind. 2012. (FAIXA 30)
De patroa. MC Bella. s./ind. 2014. (FAIXA 31)
Vamo de pião. MC Will do Paraiso. s./ind. 2013. (FAIXA 32)
País do futebol. MC Guimê (part. Emicida). São Paulo, 2013. (FAIXA 33)
As mais mais. MC tomate. s./ind., 2014. (FAIXA 34)
Sem título. MC Danielzinho. s./ind., 2014. (FAIXA 35)
Só os kit monstro. MC Menor do Charme e MC Maikera. s./ind. 2014. (FAIXA 36)
187
Diamante de Lama. MC Nego do Borel. s./ind., 2014. (FAIXA 37)
Os cara do momento. MC Nego do Borel. s./ind., 2013. (FAIXA 38)
Ladrão de Novinha. MC Menor do Charme. s./ind., 2014. (FAIXA 39)
Não vejo nada. DEXTER. São Paulo. [20--]. (FAIXA 40)
Os tentando. ROSA, Emerson. ROSA, Emerson. Eternizando Versos. São Paulo:
Studio MPM Records, 2014. 1 CD. (FAIXA 41)
Vida Loka (Parte II). Racionais MC's. CD: Nada como um dia após outro dia, Casa
Nostra/Zambia, ZA 050-1, 2002. 2 CD's. (FAIXA 42)
Negro Drama. Racionais MC's. CD: Nada como um dia após outro dia, Casa
Nostra/Zambia, ZA 050-1, 2002. 2 CD's. (FAIXA 43)
Encostei no baile funk. Mc Garden. s./ind. 2014. (FAIXA 44)
OUTRAS FONTES SONORAS
Cash Box Vol.5. Brasil: PolyGram Discos, 1987.
Furacão 2000. Brasil: Som Livre, 1992.
Funk Brasil Vol. 2. Brasil: Polydor, 1990.
Funk Brasil Vol. 1. Brasil: PolyGram, 1989.
Funk Brasil Vol. 3. Brasil: Polydor, 1991.
Soul Grand Prix 78. Brasil: K-tel,1978.
VIDEOCLIPES
Plaquê de 100. Konrad Dantas (Kondzilla). São Paulo: Maximo produtora, 2012. 3min,
Color. (VÍDEO 1)
A resposta ao Funk Ostentação. Direção: Mauricio Stal. Composição, voz e violão:
Edu Kriege. Brasil: Arena Estúdio, 2014. Vídeo Clipe (2min), son, p&b. Disponível em:
(VÍDEO 2)
188
Megane. Konrad Dantas (Kondzilla). São Paulo: Diretoria Filmes, 2011. 3'11”min, Color.
(VÍDEO 3)
PAÍS DO FUTEBOL. Direção: Fred Ouro Preto. Brasil: Maximo produtora, 2013.
Vídeo Clipe (5min), son. Color. Disponível em:
. (VÍDEO 4)
MAKING OF PAÍS DO FUTEBOL. Direção: Fred Ouro Preto. Brasil: Maximo
produtora, 2013. Videoclipe (5min), son. Color. (VIDEO 5)
FILMES
CANTE um funk para um filme. Direção Emílio Domingos e Marcus Vinicius Faustini,
Rio de Janeiro: Bairro-Escola, Escola Livre de Cinema, Reperiferia, 2007.
É o fluxo. Documentário. Diretores: Roberto Camargos e João Augusto Neves. 57Min.
Color.
FUNK Rio. Produção Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP). Ano 1994. 45Min.
Color.
FUNK Ostentação, o sonho. Kondzilla e Renato Barretos. 2014. 23 min. Color.
FUNK Ostentação, O Filme. Kondzilla. 2014. 36Min. Color.
NOTICIAS de uma guerra particular. Direção: João Moreira Salles; Kátia Lund. Rio
de Janeiro: Vídeo Filmes, 1999.
GROSSO Calibre. Direção de Thiago Vieira, Guilherme Arruda e Ludmila Curi. Rio de
Janeiro: Drewstone Productions, 2010.
TESES E DISSERTAÇÔES
AMORIN, Marcia Fonseca de. O discurso da e sobre a mulher no funk brasileiro de
cunho erótico: uma proposta de análise do universo sexual feminino. 2009. 177 f.
Tese (Doutorado) - Curso de Linguística, Instituto de Estudos da Linguagem,
Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
CAETANO, Mariana Gomes. My pussy é o poder: Representação feminina através do
funk: identidade, feminismo e indústria cultural. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado)
- Curso de Cultura e Territorialidades, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro,
2015.
189
MENDONÇA, Vanderlei Cristo. Impactos do funk na vida dos funkeiros:
Reconhecimento na interação intragrupo; estigmatização e discriminação na relação
extragrupo. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Sociais, Centro de
Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
MIZRAHI, Mylene. A Estética Funk Carioca: criação e conectividade em Mr. Catra.
2010. 270 f. Tese (Doutorado) - Curso de Antropologia Cultural, Instituto de Filosofia e
Ciências Sociais, Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia,
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
PEDRO, Thomaz Marcondes Garcia. Funk Brasileiro: Música, Comunicação e
Cultura. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Comunicação e Semiótica,
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
PIRES, Joao Augusto Neves. Cultura digital na periferia de Uberlândia:
(Des)encontros de uma inclusão perversa. 2014. 144 f. TCC (Graduação) - Curso de
História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
ZAN, José Roberto. Do fundo de quintal à vanguarda:Contribuição para uma história
social da música popular brasileira..1997. 254 f. Tese (Doutorado) - Curso de Sociologia,
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas,
Campinas, 1997.