> Banco de Dados - História e música na universidade

Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990)

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Dias, Alessandro Henrique Cavichia

Orientador:
Dângelo, Newton

Local:
UFU/MG - DH

Data:
2021

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Música Ru-ral Hibridismos Tradição Modernidade

Resumo:
Texto em formato digital: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31570

A música rural brasileira, sem dúvida nenhuma, ocupa um espaço de destaque na produção cultural nacional, como também junto à indústria fonográfica e cultural. Assim, entender a formação dos campos estéticos dos gêneros popularmente conhecidos como caipira e sertanejo é compreender o Brasil do século XX. Esse trabalho surge a partir das observações realizadas em torno das transformações sofridas pela música rural brasileira ao longo do século XX, especificamente entre os anos de 1929 a 1990. Em 1929 ocorrem as primeiras gravações, sob matéria paga realizada por Cornélio Pires, da então conhecida música caipira, sendo, posteriormente, convertida em música sertaneja nas décadas de 1950, 1960 e 1970 e, já nas duas últimas, transformou-se em sertaneja romântica. Com isso, vale problematizar como se dão essas transformações da música rural, que muitas vezes contribuem para traçar uma fronteira sinuosa entre o moderno e o tradicional, e então entender que a formatação dessa fronteira está inserida em um intenso processo modernizador composto por hibridismos, conflitos e adaptações realizados através de uma densa luta simbólica entre intérpretes, público e indústria cultural.

Fontes:
ALMEIDA, Ricardo Porto. Convivência com a Indústria Cultural. O Estado de São Paulo 22
de abril 1979. P. 24.
Autor Anônimo. “A moda da Terra”. Revista Veja, Ed 509, p 111, 07 jun de 1978.
Autor Anônimo. “Os reis sertanejos”. Revista Veja, Ed942, p 153, 24 set de 1986.
BOLDRIN, Rolando. O Caminho do Sertão. Coluna Ponto de Vista (1). Revista Veja, 3 out.
1982, p. 162.
CAGNO, C. A moda da terra. Veja, São Paulo, n.509, p.104­112, 07 jun. 1978. Apud in
ALONSO, Gustavo, Bob Dylans do sertão: tropicália, MPB e música sertaneja. Revista Espaço
de Diálogo e Desconexão, Araraquara, v. 3, n. 2, jan/jul. 2011
Cagno, Carmen. “Olho no Mercado”. Revista Veja, Ed 509, p 98, 07 jun de 1978.
CANDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito: estudos sobre o caipira paulista e a
transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Duas Cidades, 1979.
CAVICHIA, Alessandro Herinque Dias. “A guerra está declarada. Os que estão do lado de lá,
que se cuidem”: jovem guarda e mpb tensões e desacertos. Escritas: Revista do Curso de
História de Araguaína, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 209­228, jan. 2017. ISSN 2238­7188.
FILHO, Antonio Gonçalves.O Neocaipira dos Tempos de Quércia, Folha de São Paulo,
22/11/1986, Folha Ilustrada, pagina A 46
HIGA, Evandro 2008. Reflexões sobre a difusão da guarânia paraguaia no Brasil no século XX.
Comunicação apresentada no VII Congresso da Rama Latino­Americana da IASPM no Peru,
Lima. Junho.
LOBATO, Monteiro. Urupês. São Paulo: Brasiliense Ed 16, 1969,
LOPES, Maria da Gloria. Mercado atraente, crescente sempre. Estado de São Paulo, 22 de
abril 1979, p.24;
PIRES. Cornélio. Conversas ao pé do fogo. São Paulo: Companhia editora Nacional, 1927
Queiroz, Maria Isaura R de. "O Campesinato Brasileiro". Vozes: Petrópolis, 1976, 2. ed., p.
94,95.
Rolando Boldrin: padrão caipira de qualidade, por Tárik de Souza, Jornal do Brasil,
28/11/1982, In: Souza, pp. 118­121.
SILVA, A. N.. Os sentidos da festa: Mário Melo e as escolas de samba no carnaval recifense
(1955­1956). Oficina do Historiador, v. Volume 9, p. 265­284, 2016.
https://doi.org/10.15448/2178­3748.2016.1.19982
220
Discografia Selecionada
BENTO, Pedro; ESTRADA, Zé da. Taça de dor. São Paulo: Continental, 1959, 78rpm.
CANHOTO, Leo; ROBERTINHO. O homem mau. RCA,1969.
______Leo Canhoto e Robertinho. RCA, 1969.
______Rock Bravo chegou para matar. RCA, 1970.
______Buck Sarampo. RCA, 1971.
______Lobo Negro. RCA, 1972.
______Amazonas Kid. RCA, 1974.
______O valentão da Rua Aurora. RCA, 1975.
______O homem da cruz. RCA, 1976.
______Delegado Jaracuçu. RCA, 1977.
______Canção do carreteiro. RCA, 1980.
CHITÃOZINHO; XORORÓ. Galopeira. São Paulo: Continental, 1970, LP. 262
ELSON, Bob. Bob Nelson e seus rancheiros. RCA Victor, 1960.
PALMEIRA; BIÁ. Moda dos viajantes. RCA Victor, 1953.
______Boneca cobiçada. RCA Victor, 1956.
INHANA; CASACATINHA. India. Todamérica, 1952.
_______Terra de Anchieta. Todamérica, 1953.
_______Assuncion. Todamérica, 1953.
_______Colcha de retalhos. Todamérica, 1958.
_______Triste caboclo. Todamérica, 1958.
ZAN, Mário. Nostalgia do Paraguai. Continental, 1947.
______Falem de mim. RCA Victor, 1954.
______Bom dia fronteira. RGE, 1962.
TONICO; TINOCO. Boiada Cuiabana. Continental, 1947.
______O Sertão do Laranjinha. Continental, 1945.
______Cortando o estradão. Continental, 1945.
______Flor Gaúcha. Continental, 1947.
______A mão criminosa. Continental, 1950.
______Rio pequeno. Continental, 1952.
______Garimpo. Continental, 1954.
______ Aparecida do Norte. Continental, 1951.
221
______A marca da ferradura. Continental, 1956.
______Adeus Fronteira. São Paulo: Continental, 78 Rpm, 1957.
______Baile na tuia. Continental, 1958.
______Obrigado a matar. Continental, 1965.
JACÓ; JACOZINHO. Terra bruta. Continental, 1964.
Milionário e José Rico. Álbum: Estrada da vida. Vol. 5. Chantecler, 1977. LP.
Milionário e José. Álbum: Lembranças. Continental, 1984. LP.
Milionário e José Rico. Álbum: Popularidade. Warner Music, 1992. LP.
Coletânea dose dupla. Milionário e José Rico. Vol. 1. Warner Music, 1994. LP. Milionário e
José Rico. Álbum: Milionário e José Rico – as gargantas de ouro. Vol. 23.Warner Music,
1997. CD.
Milionário e José Rico. Álbum: Decida. Warner Music, 2003. CD.
Milionário e José Rico. Álbum: Nossa história. Som Livre, 2009. CD.
CARREIRO, Tião; PARDINHO. Boiadeiro punhos de aço. Continental, 1958.
______O Rei do Gado. Continental, 1961.
______Meu carro é minha viola. Continental, 1962.
______Casinha da serra. Chantecler­Continental, 1963.
______Repertório de ouro. Chantecler­Continental, 1964.
______Linha de frente. Chantecler­Continental, 1964.
______Boi Soberano. Chantecler­Continental, 1966.
______Pagode na praça. Chantecler­Continental, 1966.
______Rancho dos Ipês. Chantecler­Continental, 1967.
______Encantos da natureza. Chantecler­Continental, 1968.
______Em tempo de avanço. Chantecler­Continental, 1969.
______A força do perdão. Chantecler­Continental, 1970.
______Abrindo caminho. Chantecler­Continental, 1971.
______Viola cabocla. Chantecler­Continental, 1973.
______A caminho do sol. Chantecler­Continental, 1973.
______Modas de viola classe A. Chantecler­Continental, 1974.
______Rio de pranto. Chantecler­Continental, 1976.
______É isto que o povo quer. Chantecler­Continental, 1976.
______Rancho do Vale. Chantecler­Continental, 1977.
______Golpe de mestre. Chantecler­Continental, 1978.
222
Zico e Zeca Filho. Álbum: Casinha amarela. Allegretto, 2009. CD.
Zilo e Zalo. Álbum: Mensagem do amor. Continental, 1962. LP.
Zilo e Zalo. Álbum: Cantinho do sertão. Chantecler, 1980. LP.
Zilo e Zalo. Álbum: Diploma de carreiro. Globo gravações, 1984. LP.
Zilo e Zalo. Álbum: Zilo e Zalo. Vol. 2. Globo gravações, 1987. LP.
Zilo e Zalo. Álbum: Grande esperança. Continental: 1989. LP.
ABRIL CULTURAL. Coletânea Nova História da Música Popular Brasileira. Música
Sertaneja, São Paulo, 1983.
Rolando Boldrin. Álbum: Longe de casa. Chantecler, 1978. LP.
Rolando Boldrin. Álbum: Caipira. Gravadora Som Livre, 1981. LP.
Roberto Carlos. Álbum: Promessa. Sony & BMG, 2005. CD.
Sérgio Reis. O melhor de Sérgio Reis. BMG Ariola, 1989. LP.
Sérgio Reis. Álbum: Pantaneiro. BMG Ariola, 1990. LP.
Sérgio Reis. Álbum: O essencial de Sérgio Reis. BMG Brasil, 1999. CD.
Sérgio Reis. Álbum: 40 anos de estrada. BMG Brasil, 2000. CD.
______. Coletânea Nova História da Música Popular Brasileira. Música Caipira, São Paulo,
1978.
CONTINENTAL. Pena Branca & Xavantinho. Cio da terra, 1987 – LP.
SOM LIVRE. Som Brasil, São Paulo, 1981 – LP.
______. “Paraíso ­ Trilha Sonora da Novela da Rede Globo”,Rio de Janeiro, 1982.
WARNER. Pena Branca & Xavantinho. Velha Morada, São Paulo, 1980 – LP.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Livros, Teses e Dissertações
ALONSO, Gustavo. Cowboys do Asfalto: Música Sertaneja e Modernização brasileira.
2011. 520f. Tese (Doutor em História) Universidade Federal Fluminense, Niterói.
223
_________________. Os Vandrés do sertão: Música sertaneja, ufanismo e reconstruções
da memória na redemocratização. In Revista de Estudos Iberos Americanos, Porto Alegre, v
43, n 2, p 458­471, 2017
https://doi.org/10.15448/1980­864X.2017.2.25062
___________________. Bob Dylans do sertão: tropicália, MPB e música sertaneja. Revista
Espaço de Diálogo e Desconexão, Araraquara, v. 3, n. 2, jan/jul. 2011
ARAÚJO, Paulo Cesar de. Eu não sou cachorro, não: música popular cafona e ditadura
militar. Rio de Janeiro: Record, 2003.
ARAÚJO, Lucas Antônio de. A Representação do Sertão na Metrópole a Construção de
um Gênero Musical (1929 – 1940). 2007. 127f. Dissertação (Mestrado em História)
Universidade Estadual Paulista, Franca.
ARAÚJO, Lucas Antonio de. Tensões e ajustes entre tradição e modernidade nas definições
de padrões da música sertaneja entre os anos 50 e 70 [s.n.], 2014. 274 f. Tese (Doutorado
em História). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais,
Franca
BAIA. Silvano Fernandes. A Historiografia da Música Popular no Brasil (1971­199). 2010.
279f. Tese (Doutorado em História) Universidade de São Paulo. São Paulo.
BARBERO, Jesús Martín. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio
de Janeiro: Ed. UFRJ, 2001.
BAKTIN, Michail. A cultura popular na Idade Media e no Renascimento – o contexto de
François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1996.
BERMAN, Marshall. Tudo que é Solido Desmancha no Ar: A aventura na Modernidade.
14ª edição. São Paulo: Ed. Schwarcs Ltda, 1982.
BOURDIEU, Pierre. Algumas propriedades dos campos. In: BOURDIEU, Pierre. Questões
de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. p. 89­94.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Os caipiras de São Paulo. São Paulo: Brasiliense, 1983
BRITO, Diogo. Negociações de um sedutor: trajetória e obra do compositor Goiá no meio
artístico sertanejo (1954­1981). Universidade Federal de Uberlândia: 2009. (dissertação de
mestrado).
BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2006
CALDAS, Waldemyr. O que é música sertaneja? São Paulo: Brasiliense, 1987.
CALDAS, Waldenyr. Acorde na aurora: música sertaneja e indústria cultural. 2. ed. São
Paulo: Companhia Editora nacional, 1979
224
CANCLINI, Nestor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São
Paulo: Edusp, 2000.
CANCLINI, Nestor Garcia. Introdução (Estratégias para entrar e sair da modernidade)
“Contradições Latinoamericanas. Modernismo sem modernização? ”. In: _____. Culturas
Hibridas, São Paulo, Edusp, 1998, p. 67 – 84.
_____________ A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2003.
CANDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito: estudos sobre o caipira paulista e a
transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Duas Cidades, 1979.
CAPONE, Stefania. A Construção da África no Candomblé. Rio de Janeiro: Contracapa/Pallas, 2004.
CHARTIER, Roger. Cultura Popular. Revisando um conceito Historiográfico. Revista Estudos
Históricos. Rio de Janeiro, Vol. 8, n. 16, 1995.
CHARTIER, Roger. A Beira da Falésia: a história entre incertezas e inquietudes. Porto
Alegre. Ed Universidade/UFRGS, 2002.
______. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1988.
“Chitãozinho & Xororó”, Jornal de Brasilia, Caderno 2, p. 1; “A meta é conquistar o mundo
da música”, Correio Brasiliense, 02/02/1988.
COHN. Gabriel. Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: Editora Nacional, 1971.
DE CERTEAU, Michel. A Cultura no Plural. Campinas: Papirus, 1995.
DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da
cultura. São Paulo: Boitempo, 2000.
FAVARETTO, Celso. Tropicália, alegoria, alegria. 4ª ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.
Ferrete, J. L. Capitão Furtado: viola caipira ou sertaneja? Rio de Janeiro: Instituto Nacional
de Música, Divisão de Música Popular ­ Funarte, 1985.
GARCIA. Tânia da Costa. O IT Verde Amarelo de Carmen Miranda (1930­1946). São
Paulo: Annablume, FAPESP, 2004.
GEERTZ, Cliford. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Editora Zahar. 2001.
GUISBURG, Carlos. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiroperseguido
pela Inquisição. São Paulo: Companhia das letras, 1987.
HOBSBAWM, Eric. A Invenção das Tradições. São Paulo, Paz e Terra, 1997.
225
KOSELLECK, R. Sobre a relação passado e futuro na história moderna, História dos conceitos
e História Social. In: ________. Futuro Passado. Contribuição à Semântica dos tempos
Históricos. Rio de Janeiro. Editora PUC – Rio, 2006.
LUCA, Tânia Regina de; PINSKY, Carla Bassanezi. História dos, nos e por meio dos
periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas, 2ª ed, São Paulo: Contexto
2006, p. 111 – 154.
LUNA, Francisco Vidal; KLEIN, Herbert S. História econômica e social do Brasil: O Brasil
desde a República. São Paulo, Saraiva, 2016
MAGI, Érica Ribeiro, Rock androllé o nosso trabalho: a Legião Urbana do underground ao
mainstream. 2011. 147f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia
e Ciências, Universidade Estadual Paulista. Araraquara.
Malaquias, Denis Rilk. O pagode de viola de Tião Carreiro: configurações estilísticas,
importância e influências no universo da música violeirística 2013. 270 f: Dissertação
(Mestrado em Música) – Universidade Federal de Goiás.
MATOS, Maria Izilda Santos de, FERREIRA Elton Bruno. Pelos interiores ­ a invenção do
caipira: cultura, tradição e cozinha, Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 11, n. 27,
p. 192 ­ 220, maio/ago. 2019.
https://doi.org/10.5965/2175180311272019192
MARTINS, José de Souza. “Música Sertaneja: a dissimulação na linguagem dos humilhados”
In: MARTINS, José de Souza (Org.). Capitalismo e tradicionalismo. São Paulo: Livraria
Pioneira, 1975.
MARTINS, José de Souza. Florestan: Sociologia e Consciência Social no Brasil. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo. 1998.
MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974.
MELLO, João Manuel Cardoso de; NOVAIS, Fernando. Capitalismo tardio e
sociabilidademoderna. In: NOVAIS, Fernando (Coord.); Schuwarcz, Lilia Moritz (Org.).
História da vida privada no Brasil: Contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo:
Companhia das Letras, 1998, p. 559­658.
MORAES, J. Jota. O que é música? São Paulo: Brasiliense, 1983.
MORELLI, Rita de Cássia Lahoz. Indústria Fonográfica: Um estudo antropológico.
Campinas: Editora UNICAMP, 1991.
MORIN, Edgar. Cultura de massa no século XX: o espírito do tempo II (neurose) Rio de
Janeiro: Forence Universitária, 1977.
NAPOLITANO, Marcos. História & Música – história cultural da música popular. Belo
Horizonte: Autêntica, 2005.
226
______.A Síncope das ideias: A questão da Tradição na música popular brasileira. São
Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.
______.O conceito de “MPB” nos anos 60, história: questões e debates: mpb, ano16, nº 31,
jul/dez, 1999, p.12.
______.Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959­1969).
1ª ed. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001.
NAXARA, Márcia. Memória e (re)sentimento: indagações sobre uma questão sensível.
Campinhas: ed. da Unicamp, 2001.
NAXARA, Márcia. Estrangeiro em sua própria terra: representações do trabalhador
nacional, 1870­1920. 1991. 243f. Dissertação (mestrado) ­ Universidade Estadual de
Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP.
NEPOMUCENO, Rosa. Música caipira: da roça ao rodeio. São Paulo: Editora 34, 1999.
OLIVEIRA, Adriana Matos. A JOVEM GUARDA E A INDÚSTRIA CULTIRAL: análise
da relação entre o movimento Jovem Guarda, a indústria cultural e a recepção de seu
público. 2011. 111f. Dissertação (Mestrando em História) Universidade Federal Fluminense,
Niterói, 2011.
OLIVEIRA, Allan de Paula, Miguilin foi para cidade ser cantor: uma Antropologia da
Música Sertaneja. 2009. 352f. Tese (Doutorado em Antropologia). Universidade Federal de
Santa Catarina, Florianópolis.
ORTIZ. Renato. Cultura Nacional e Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense. 1985.
PRADO. Caio Júnior. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1998.
REVEL, Jacques. Culturas, Culturas. Uma perspectiva historiográfica. In:________.
Proposições. Ensaios de História e Historiografia. Rio de Janeiro, Ed. UERJ, 2009.
SANT’ANNA. Romildo. Moda é viola: Ensaios do cantar caipira, 2ª ed. São Paulo: Arte e
Ciência, 2009.
SBERNI, Cleber Junior. O álbum na indústria fonográfica: contracultura e o Clube da
Esquina de 1972. 2008. 97f. Dissertação (Mestrado em História) Universidade Estadual
Paulista, Franca.
SEVCENCO, Nicolau; NOVAIS, Fernando. A capital irradiante: técnica, ritmos e ritos no Rio.
In: Novais, Fernando (Coord.); Sevcenco, Nicolau (Org.). História da Vida Privada no
Brasil: República: da Belle Époque à Era do Radio. São Paulo: Companhia das Letras, 2004,
p. 513­619.
SILVA, A. R. Sinal fechado: a música popular brasileira sob censura (1937­45/1969­78),
Rio de Janeiro: Obra Aberta, 1994,
227
Silva, Albert Stuart Rafael Pinto da. Representações de Caipira nas Práticas Literárias de
Cornélio Pires, 2008 106 p. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós­Graduação em
Educação – Universidade Metodista de Piracicaba
SOUZA, Gilda de Melo e (2003). O Tupi e o Alaúde: uma interpretação de Macunaíma.
São Paulo: Ed. 34, 2003.
SOUSA, Walter. Moda inviolada: uma história da música caipira. São Paulo: Quiron, 2005.
SUZIGAN, W.; SZMRECSÁNYI, T. Os investimentos estrangeiros no início da
industrialização do Brasil. In: SILVA, S.; SZMRECSÁNYI, T. (Org.). História Econômica
da Primeira República. São Paulo: Hicitec/Edusp, 2002. p. 267­269.
TAGG, Philip. EverydayTonality – Towards a tonal theory of what most people hear. The
mass media music scholar’s press: New York & Montréal, 2009.
TATIT, Luiz Augusto de Moraes. O Cancionista; Composição de Canções no
Brasil, 2º ed, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
______. O Século da Canção, São Paulo. Cotia: Ateliê Editorial. 2004.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
TINHORÃO, José Ramos. Música sertaneja é esse negócio. In: ______. Cultura popular:
temas e questões. São Paulo: Editora 34, 2001.
WEBER, Max. O Desenvolvimento das Idéias Capitalistas. In: História Geral da Economia.
Trad. Calógeras A. Pajuaba. São Paulo: Mestre
WILLIAMS, Raymond, O campo e a cidade: Na História e na Literatura, São Paulo.
Companhia das Letras. 2011.
___________________. Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2000
____________________. Cultura e Sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 1969.
WOLNEY, Honório Filho. O sertão nos embalos da música rural (1929–1950). 1992. 139 f.
Dissertação (Mestrado em História). Pontífice Universidade Católica PUC/SP, São Paulo.
Malaquias, Denis Rilk. O pagode de viola de Tião Carreiro: configurações estilísticas,
importância e influências no universo da música violeirística. 2013. 270 f. Dissertação
Mestrado. Universidade Federal de Goiás, Goiânia
VILELA PINTO, Ivan. Cantando a própria história. São Paulo, 2011. 351f. Tese
Doutorado. Universidade de São Paulo. São Paulo
228
ZAN, José Roberto. (Des)Territorização e Novos Hibridismo na Música Sertaneja. Anais
do V Congresso Latino­americano da Associação Internacional para o Estudo da Música
Popular, 2004.
ZAN, José Roberto. Do fundo do quintal à vanguarda: contribuição para uma história
social da música popular brasileira. 1997. 254 f. (Doutorado em Sociologia) Universidade
Estadual de Campinas, Campinas.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção e Leitura. São Paulo: EDUC, 2000.
Sites:
ANTONIO, José. Jovem Guarda: Eduardo Araújo, Wanderley Cardoso, Roberto Carlos e
Erasmo Carlos. Disponível em: . Acesso em: 14 fev. 2017.
Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Disponível em:
. Acesso em: 26 agos. 2016.
Roberto Carlos em Ritmo de Aventura. Disponível em:
. Acesso em: 12 fev. 2018.
Passeata contra a guitarra elétrica. Disponível em:
.
Acesso em: 04 abr 2019.
Léo Canhoto & Robertinho In: Boa Música Brasileira. Disponível em:
. Acesso em: 13 mai. 2019.
Chitãozinho & Xororó. In: Clique Music. Disponível em:
. Acesso em: 14 mar. 2018.
229
Leonardo In: Rádio Terra. Disponível em: .
Acesso em: 12 mai. 2017.
Zezé di Camargo & Luciano. Disponível em: ailusaosefazreal.hpgvip.ig. IG.>. Acesso em: 03 jan. 2021
Milionário & José Rico. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2019
BANCOS DE CONTEÚDOS CULTURAIS. Cartazes Nacionais. Disponível em:
. Acesso em: 23 fev. 2019.