> Banco de Dados - História e música na universidade
Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Dias, Alessandro Henrique Cavichia
Orientador:
Dângelo, Newton
Local:
UFU/MG - DH
Data:
2021
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Música Ru-ral Hibridismos Tradição Modernidade
Resumo:
Texto em formato digital: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31570
A música rural brasileira, sem dúvida nenhuma, ocupa um espaço de destaque na produção cultural nacional, como também junto à indústria fonográfica e cultural. Assim, entender a formação dos campos estéticos dos gêneros popularmente conhecidos como caipira e sertanejo é compreender o Brasil do século XX. Esse trabalho surge a partir das observações realizadas em torno das transformações sofridas pela música rural brasileira ao longo do século XX, especificamente entre os anos de 1929 a 1990. Em 1929 ocorrem as primeiras gravações, sob matéria paga realizada por Cornélio Pires, da então conhecida música caipira, sendo, posteriormente, convertida em música sertaneja nas décadas de 1950, 1960 e 1970 e, já nas duas últimas, transformou-se em sertaneja romântica. Com isso, vale problematizar como se dão essas transformações da música rural, que muitas vezes contribuem para traçar uma fronteira sinuosa entre o moderno e o tradicional, e então entender que a formatação dessa fronteira está inserida em um intenso processo modernizador composto por hibridismos, conflitos e adaptações realizados através de uma densa luta simbólica entre intérpretes, público e indústria cultural.
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