> Banco de Dados - História e música na universidade
Pirataria musical : entre o ilícito e o alternativo
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Santos, Christiano Rangel dos
Orientador:
Bessa, Karla Adriana Martins
Local:
UFU/MG - DH
Data:
2010
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Pirataria musical Música Popular Indústria fonográfica Indústria Cultu-ral
Resumo:
Texto em formato digital: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16378
O presente trabalho visa analisar a pirataria musical nos campos de produção, circulação e consumo. O foco principal é a pirataria física, pela qual a imensa maioria dos brasileiros adquire os títulos musicais que deseja, embora a mídia tenha centrado, nos últimos anos, sua atenção no intenso debate em torno da troca de conteúdos musicais por meio da rede mundial de computadores a internet , ainda inacessível à maior parte da população brasileira. Os índices atingidos pela pirataria de CDs e DVDs a partir do fim da década de 1990 levaram a indústria fonográfica no Brasil a uma profunda crise, com a peculiaridade de ser a pirataria física um dos fatores primordiais que desencadearam essa situação, diferentemente do que ocorre nos países centrais onde o mercado musical formal sofre, especialmente, com os efeitos do acesso ilegal on-line a obras musicais. O objetivo dessa dissertação, entretanto, intenta abordar a pirataria, dando ênfase a questões que vão muito além das implicações jurídicas sobre essa prática social. O propósito primordial se volta à função de mediador cultural que o mercado pirata cumpre, desde seu uso como divulgador a formas de experiência musical que enseja. Para a investigação de aspectos dessa natureza, o trabalho de campo é um dos procedimentos metodológicos adotados, por permitir compreender facetas que escapam aos dados e às informações trivialmente presentes na mídia e em relatórios da indústria formal, que quase sempre são de cunho estatístico. As pesquisas de campo foram realizadas em Uberlândia, entre 2007 e 2008, e discutidas no contexto local e nacional. A reflexão, todavia, tem como finalidade pensar na pirataria num espectro mais amplo, englobando o comércio ilegal de música noutras regiões do Brasil e a relação do mercado pirata com a emergência ou consolidação de cenas musicais regionais, avaliada com base em dois casos: o do tecnobrega e o da música sertaneja no interior, que está associada ao poderoso circuito de shows dos rodeios e festas agropecuárias.
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Jornais
Correio de Uberlândia
Folha de São Paulo
Jornal do Brasil
O Estado de São Paulo
O Globo
Revistas
Bizz
Carta Capital
Exame
Época
Istoé
Outracoisa
Playboy
Rolling Stone
Somtrês
Veja
Sites
ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos):
Consultor Jurídico:
EXPOAGRO (Exposição Agropecuária de Guaxupé):
IIPA (International Intellectual Property Alliance):
Instituto Datafolha:
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Ipsos:
Ivete Sangalo (Site oficial):
Rádio Integração FM (94,5 MHz) – Morrinhos – GO:
Rádio Líder FM (93,1 MHz) – Uberlândia – MG:
Rádio Nossa FM (105,9 MHz) – Patos de Minas – MG:
Rádio 97 FM – Frutal – MG: < http://www.97fmfrutal.com.br/aovivo.html>
RIAA (Recording Industry Association of America):
Entrevistas
Cleiton Rafael de Freitas. – Gerente Geral da Rádio 102 FM de Frutal, Minas Gerais.
Depoimento de Cleiton Rafael de Freitas, realizado em 11 de setembro de 2009. (por email)
Danilo Rocha. – Gerente artístico das rádios Paranaíba FM, Extra FM e Educadora Jovem
Pan. Depoimento de Danilo Rocha. Uberlândia, 06 de outubro de 2009.
Denys José Custódio. – Coordenador de promoções da rádio Líder FM. Depoimento de
Denys José Custódio. Uberlândia, 08 de outubro de 2009.
Itamar Machado. – Foi programador das Rádios Difusora FM e Itatiaia FM e diretor
artístico desta última e da Oi FM — todas elas emissoras de Uberlândia. Na ocasião da
entrevista exercia a função de consultor de rádio e pouco depois se tornou programador da
Universitária FM, rádio da Universidade Federal de Uberlândia. Mas faleceu em fevereiro de
2010, quatro meses após a entrevista que me concedeu. Depoimento de Itamar Machado.
Uberlândia, 14 de outubro de 2009.
João Carlos Prado. – Ex-diretor artístico da Mania FM de Uberlândia. Depoimento de João
Carlos Prado. Uberlândia, 17 de outubro de 2009.
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Karen Kelly Pereira Duarte. – Produtora de shows da agência de eventos musicais GBM
Produções. Depoimento de Karen Pereira Duarte. Uberlândia, 19 de novembro de 2009.
Pedro Rosa. – Coordenador artístico da Transamérica FM (filial de Uberlândia). Depoimento
de Pedro Rosa. Uberlândia, 03 de outubro de 2009.
Remington Gonçalves. – Divulgador musical, que faz divulgações para as gravadoras EMI
Music e empresas agenciadoras de artistas como Talismã e Impakto, que cuidam da carreira
de nomes como Leonardo, Eduardo Costa, Pedro e Thiago, Paula Fernandes, e Latino. Prestou
serviços de divulgação para vários artistas, e foi divulgador da extinta gravadora Abril Music.
Depoimento de Remington Gonçalves. Uberlândia, 09 de outubro de 2009.
Renato Carioca. – Coordenador artístico das rádios Cultura FM (Uberlândia – MG) e
Regional FM (Araguari – MG). Estes cargos foram assumidos alguns meses após a entrevista;
na época era apresentador de um programa na mesma rádio, o Let’s Rock. Renato Carioca foi
diretor das rádios Visão FM, Cancella FM (Ituiutaba – MG), Paranaíba FM, e da Cultura FM
(voltando a exercer novamente o cargo de diretor e da outra emissora do mesmo grupo de
comunicação, a Regional FM, sediada em Araguari). Foi idealizador e executor do projeto de
conversão da rádio Paranaíba FM para uma programação 100% voltada para a música
sertaneja — na época, 1988, uma inovação no rádio FM —, a qual veio a se tornar uma das
principais do país para o segmento da música sertaneja. Depoimento de Renato Carioca.
Uberlândia, 05 de outubro de 2009.
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