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: THRASHNATION: AS REPRESENTAÇÕES DO MEDO NA IMAGÉTICA DO THRASH METAL NORTE AMERICANO DOS ANOS 1980
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
REUBERT MARQUES PACHECO
Orientador:
ANA PAULA SPINI
Local:
UFU/MG - DH
Data:
2016
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Thrash Me-tal Capas de dis-cos Guerra Fria Medo Representação
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4363619
Thrashnation: As representações do medo na imagética do Thrash Metal norte americano dos anos 1980 é um trabalho dedicado ao estudo do Heavy Metal e suas variações. Analisamos as representações do medo na Contemporaneidade a partir das produções de imagens feitas pelas bandas de Thrash Metal nos Estados Unidos. Entendemos que as imagens são dotadas de sentidos, intencionalidades e historicidades que tornam o trabalho do historiador pertinente e ao mesmo tempo instigante. Analisar as tonalidades utilizadas em uma fotografia ou pintura, os objetos representados, os ângulos, técnicas e receptividade do trabalho final levantam incontáveis questionamentos. Nossa finalidade consiste em refletir como a sociedade lida com questões complexas como as mudanças repentinas no cotidiano, padrões morais, culturais, religiosidade, política, sexualidade, morte, entre outros, em um período marcado pelas disputas finais da Guerra Fria a partir do uso das imagens. A pesquisa parte da perspectiva da História e Cultura para pensar o imaginário, suas representações e aproximações com as sensibilidades e mentalidades. Os objetivos traçados são: como os músicos de Thrash Metal compreendiam e representavam o mundo em transformação? Como eles lidavam com temas controversos como o militarismo, o papel do Estado, o conservadorismo religioso e a perspectiva de futuro? Como a indústria fonográfica lidava com esta nova produção chamada Thrash Metal? Nossas fontes consistem em imagens das capas de discos de bandas de Thrash Metal surgidas durante a década de 1980 como Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax. Estas capas trazem em suas imagéticas questões pertinentes ao trabalho do historiador, sendo, portanto, fonte riquíssima para análises historiográficas.
Fontes:
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