> Banco de Dados - História e música na universidade
A utopia no horizonte da Música Nova
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Teresinha Rodrigues Prada Soares
Orientador:
Arnaldo Daraya Contier
Local:
USP - FFLCH
Data:
2006
Publicação - Livros / Artigos
Assunto:
Estudo sobre o papel da música erudita durante o período das ditaduras militares na América Latina nos anos de 1970.
Palavras-chave:
Década de 1970; Ditadura Militar; Música Erudita; Música Nova; América Latina.
Resumo:
Tese em formato digital:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10072007-103613/publico/TESE_TERESINHA_RODRIGUES_PRADA_SOARES.pdf
Há muitos textos sobre a atuação da música, via canção de protesto, frente às ditaduras militares da década de 1970 no Brasil e na América Latina, mas é esquecido que a música erudita também enfrentou problemas sérios e apresentou um tipo de resistência ao establishment. Houve um significativo relacionamento e trânsito de músicos eruditos, irmanados numa mesma luta, estética e política. Este trabalho relata a identidade desses propósitos, tendo como objeto de estudo o Festival Música Nova e o Curso Latinoamericano de Música Contemporânea.
Fontes:
Partituras:
• Iturriberry, J. J. Montevidéu, Ediciones Art, Série Guitarra Uruguaya I, 2000.
• Mendes, G. Blirium c-9. São Paulo, Ricord, 1969.
• Mendes, G. Cidade Cite City. São Paulo, Serviço de Difusão de Partituras da ECA/USP, 1972.
• Souza, R. C. de. Estudo n. 1 para violão e narrador. São Paulo, Novas Metas, 1978.
Bibliografia específica:
ADORNO, Theodor W. Filosofia da nova música. São Paulo, Perspectiva, 1974.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. São Paulo, Brasiliense, 1987.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Música e ideologia no Brasil. 1a ed. São Paulo, Novas Metas, 1978.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Modernismos e brasilidade. Música, utopia, tradição. In: Tempo e história, São Paulo, Cia. das Letras/ S. Municipal de Cultura, 1992.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto. Revista Brasileira de História, v. 18, n. 35, p. 13-52, ANPUH/Humanitas, 1998.
IANNI, Octávio. Labirinto Latino Americano. Rio de Janeiro, Vozes, 1993.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo, Brasiliense, 1994.
WISNIK, José M. O coro dos contrários: a música em torno da Semana de 22. 2a ed. São Paulo, Duas Cidades, 1983.