> Banco de Dados - História e música na universidade
PEGOU A GUITARRA E FOI AO CINEMA: ROCK E JUVENTUDE NA FILMOGRAFIA DE LAEL RODRIGUES NOS ANOS 1980
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
DIEGO DE MORAIS SALIM
Orientador:
SAMANTHA VIZ QUADRAT
Local:
UFF
Data:
2013
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Lael Rodri-gues Culturas juve-nis Cinema bra-sileiro Anos 1980 Rock
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=109954
A década de 1980 foi um período de transformações e reconfigurações da vida em sociedade, após um longo tempo de cerceamento das liberdades individuais. Os desafios impostos pela nova realidade questionavam os papéis sexuais, os valores morais, o comportamento, a partici-pação política e traziam para o centro das questões do país, os grupos juvenis, ávidos por ex-pressarem suas práticas culturais. Nesse cenário, o rock se manifestou em diversos pontos do Brasil, atingindo um grande sucesso comercial e aumentando o interesse da indústria fonográfi-ca sobre essa produção. O cinema, apoiado pela emergência das culturas juvenis, encontrou no rock um elo fundamental para a expressão de uma nova safra de filmes, ancorados no gênero juvenil. Livros, revistas e publicações, em geral, confluíam em meio a essa efervescência juvenil em voga nos anos 1980. O cinema brasileiro desse período celebrou o encontro entre a juven-tude e o rock, seguindo uma tendência já tradicional no cinema internacional e experimentado em décadas anteriores pela produção nacional. Como síntese dessa experiência, a filmografia do diretor Lael Rodrigues é levantada como o eixo da incorporação de questões e problemáticas daquele tempo, através dos seus longas-metragens produzidos e lançados nos anos 1980: ―Bete Balanço‖ (1984), ―Rock Estrela‖ (1985) e ―Rádio Pirata‖ (1987). As trilhas sonoras, os videoclipes e os diferentes usos dos sons são marcas dessa produção que, apesar de pouco duradoura, escreveu suas linhas na história do cinema brasileiro.
Fontes:
A) Livros, artigos, monografias, dissertações e teses
ABRAMO, Helena Wendel. Cenas juvenis: Punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo:
Scritta, 1994.
ALENCAR, Miriam. O cinema em festivais e os caminhos do curta metragem no Brasil. Rio
de Janeiro: Artenova/Embrafilme, 1978. 142 p.
ALEXANDRE, Ricardo. Dias de luta. s/l: DBA, 2002.
ALVIM, Luíza Beatriz A. M. Paisagens sonoras de Robert Bresson: Uma análise a partir dos
conceitos de Murray Schafer. Ciberlegenda. PPGCOM, UFF: n. 24, vol. 1, 2011.
ALZER, Luiz André & CLAUDINO, Mariana. Almanaque Anos 80. Rio de Janeiro: Ediouro,
2004.
AMÂNCIO, Tunico. Artes e manhas da Embrafilme: cinema estatal brasileiro em sua época
de ouro (1977-1981). Niterói, EdUFF, 2000.
ARAGÃO, Miriam. ―Newton Cruz‖ (verbete). Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro,
FGV, CPDOC, base de dados (disponível em:
ARAÚJO, Maria Paula. ―A luta democrática contra o regime militar, 1974-1985‖. In:
Seminário 40 anos do golpe de 1964: Niterói e Rio de Janeiro. 1964-2004: 40 anos do golpe:
ditadura militar e resistência no Brasil. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004, pp. 243-251.
ARIÈS, Philippe. ―O Sentimento da Infância‖. In: História Social da Criança e da Família. 2
ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
BAPTISTA, André. Funções da música no cinema: contribuições para a elaboração de
estratégias composicionais. Belo Horizonte – MG, 2007. 174 f. Dissertação (Mestrado em
Música) – Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo
Horizonte, 2007.
BERCHMANS, Tony. A música do filme: tudo o que você gostaria de saber sobre a música de
cinema. São Paulo: Escrituras, 2006.
286
BEZERRA, Marcos Otavio. Corrupção: um estudo sobre poder público e relações pessoais
no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará: ANPOCS, 1995.
BILHARINHO, Guido. O cinema brasileiro nos anos 80. Uberaba, MG: Instituto Triangulino
de Cultura, 2002
BOUILLET, Rodrigo Fagundes. Muito mais que o Balanço de Bete – Estudo de caso do filme
―Bete Balanço‖. Niterói – RJ, 2003. 169 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em
Comunicação Social) – Curso de Publicidade e Propaganda – Instituto de Artes e
Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003.
BOURDIEU, Pierre. A ‗Juventude‘ é apenas uma palavra. In:_______. Questões de
sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BRYAN, Guilherme. Quem tem um sonho não dança: cultura jovem brasileira nos anos 80.
Rio de Janeiro: Record, 2004.
BUENO, Zuleika de Paula. As harmonias padronizadas da juventude: a produção de um
cinema juvenil brasileiro. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 5, p. 3, 2008.
Disponível em:
___________________. Leia o livro, veja o filme, compre o disco: a produção
cinematográfica juvenil brasileira na década de 1980. Campinas – SP, 2005. 290 f. Tese
(Doutorado em Multimeios). – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas,
Campinas, 2005.
CARDOSO FILHO, Jorge Luiz Cunha. Caos, peso e celebração: uma abordagem do Heavy
Metal a partir da noção de gênero mediático. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos
Interdisciplinares da Comunicação XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
– Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005.
CARDOSO, Ruth; SAMPAIO, Helena. Bibliografia sobre a Juventude. São Paulo: Edusp,
1998.
CARNEIRO, Luiz Felipe. Rock in Rio. A história do maior festival de música do mundo. São
Paulo: Globo, 2011.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventudes: as identidades são múltiplas. Século XXI,
MultiRio. (Publicado em 17/01/2007). Disponível em:
CARVALHO, Andreson. A percepção sonora no cinema: ver com os ouvidos, ouvir com
outros sentidos. Niterói – Rj, 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) –
287
Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense (UFF),
Niterói, 2009.
CARVALHO, Márcia. A trilha sonora do cinema: proposta para um ―ouvir‖ analítico. In:
Caligrama. São Paulo: USP, Vol. 3, nº. 1 – jan./abr. 2007.
CASTRO, Mary Garcia; ABRAMOVAY, Miriam. Juventudes no Brasil: Vulnerabilidades
negativas e positivas, desafiando enfoques de políticas públicas. Separata de: PETRINI, João
Carlos; CAVALCANTI, Vanessa Ribeiro Simon (orgs). Família, sociedade e subjetividade:
uma perspectiva multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. p. 54 – 83. Disponível em
CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. O mito da rebeldia da juventude. Uma abordagem
sociológica. Educação em debate, Fortaleza, Ano 10, n. 13, 1987, p. 11-23.
CHACON, Paulo. O que é rock. São Paulo: Nova Cultural, Brasiliense, 1985.
CHION, Michel. Audio-vision: Sound on Screen. New York: Columbia UP, 1994.
______________. La musique au cinéma. Paris: Librairie Arthème Fayard, 1995.
COLLING, Ana Maria. A resistência da mulher à ditadura militar no Brasil. Rio de Janeiro,
Rosa dos Ventos, 1997.
CORRÊA, Tupã Gomes. Rock nos Passos da Moda: Mídia, Consumo x Mercado Cultural.
Campinas: Papirus, 1989.
COSTA, Fernando Morais da. O som no cinema brasileiro: revisão de uma importância
indeferida. Niterói – Rj, 2006. 268 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Programa
de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, 2006.
DANIEL, Herbert. ―Prefácio‖. In: MACIEL, Eliane. Com licença, eu vou à luta. (É ilegal ser
menor?). 17ª edição. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
DAPIEVE, Arthur. BRock: o rock brasileiro dos anos 80. Rio de Janeiro: 34, 1995.
DOHERTY, Thomas. Teenagers and Teenpics: the juvenilization of American Movies in the
1950´s. Philadelphia: Temple University Press, 2002.
ELEUTÉRIO, Joana Maria. Ônibus 174: um olhar sobre a violência urbana e a exclusão
social. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, vol. 47, n. 2, p. 153-164, mai/ago 2011.
288
ESTEVES, Flávia. Visualidade, gênero e poder: as representações do feminino no cinema de
Ana Carolina (―Mar de rosas‖, ―Das tripas coração‖ e ―Sonho de valsa‖, 1977-1986). In:
História, Imagem e Narrativas. n.1, ano 1, 2005.
EWALD FILHO, Rubens. ―Prefácio‖. In: MULHOLLAND, Garry. Popcorn. O almanaque
dos filmes do rock. São Paulo: Seoman, 2011.
FEIJÓ, Maria del Carmen; GOGNA, Mónica. Las mujeres en la transición a la democracia.
In: JELIN, Elizabeth. Ciudadania e identidade: las mujeres en los movimientos sociales
latino-americanos. Genebra: UNRISD, 1987. pp. 129-187.
FEIXA, Carles; PORZIO, Laura. Los estudios sobre culturas juveniles em España (1960-
2003). Estudios de Juventud: n. 64, 2004. Disponível em
em: 03 outubro 2009.
FERREIRA, Sérgio Buarque de Holanda. Miniaurélio século XXI escolar: o minidicionário
da língua portuguesa. 4ª ed. rev. Ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
FERRO, Marc. Cinema e história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FRIEDLANDER, Paul. Rock and roll: uma história social. Rio de Janeiro: Record, 2002.
FRITH, Simon. ―Formalism, realism and leisure: the case of punk‖ [1980]. In: The
subcultures reader. (edited by Ken Gelder and Sarah Thornton). London and New York,
Routledge, 1997, pp. 163-174.
GHEZZI, Daniela Ribas. ―Xô, iê-iê-iê‖. In: Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano.
7, n. 78, Rio de Janeiro, março de 2012, pp.46-47.
GORBMAN, Claudia. Auteur Music. LA: UCLA Press, 2007.
_________________. Unheard Melodies – Narrative Film Music. Indiana: Indiana University
Press, 1987.
GROPPO, Luís Antônio. A juventude e a autenticidade do rock. In: Juventude.BR. São Paulo:
Centro de Estudos e Memória da Juventude – CEMJ, ano 1, fevereiro 2006, n. 1.
GROSSBERG, Lawrence. ―Another boring day in Paradise: rock and roll and the
empowerment of everyday life‖ [1984]. In: The subcultures reader. (edited by Ken Gelder
and Sarah Thornton). London and New York, Routledge, 1997, pp. 477-493.
GUERREIRO, Goli. Retratos de uma tribo urbana: rock brasileiro. Salvador – BA: UFBA,
1994.
289
HAUSSEN, Luciana Fagundes. “Deu pra ti, anos 70” e “A festa nunca termina” (24 hour
party people) – Juventude, cultura e representação do social no cinema. Porto Alegre – RS,
2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação
Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
HOLZBACH, Ariane Diniz. Excesso, esquizofrenia, fragmentação e outros contos: A história
social de surgimento do videoclipe. Trabalho apresentado no GP Televisão e Vídeo do X
Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXXIII
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.
JANOTTI JR, Jeder. Aumenta que isso aí é Rock and Roll. RJ: Epapers, 2003. câmera. Trad.
Helen Pessoa. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
KAPLAN, E. Ann. A mulher e o cinema: os dois lados da câmera. Trad. Helen Pessoa. Rio de
Janeiro: Rocco, 1995.
KORNIS, Mônica Almeida. História e cinema: um debate metodológico. Estudos Históricos,
Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p.237-250.
KUSHNIR, Beatriz. Atentado do Riocentro (verbete). Dicionário Histórico-Biográfico
Brasileiro. FGV, CPDOC, base de dados (disponível em
LAING, Dave. ―Listening to punk‖ [1985]. In: The subcultures reader. (edited by Ken Gelder
and Sarah Thornton). London and New York, Routledge, 1997, pp. 406-419.
LEVI, Giovanni e SCHMITT, Jean-Claude (orgs). História dos jovens. Da antiguidade à era
moderna. São Paulo: Cia das Letras, 1996. v. 1.
LUIZ, Tiago Marques. Videoclipe thriller de Michael Jackson: uma sucinta análise semiótica.
I Encontro do Grupo de Estudos Interdisciplinares de Literatura e Teoria Literária –
MÖEBIUS. UFVJM, 2011
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora SENAC, 2000.
MANNHEIN, Karl. O problema da juventude na sociedade moderna. In: Diagnóstico de
nosso tempo. Rio de Janeiro: Zahar, 1961, p. 47-72.
MANZANO, Luiz Adelmo F. Som-imagem no cinema. A experiência alemã de Frtiz Lang.
São Paulo: Perspectiva/FAPESP, 2003. (Coleção ―Debates‖).
MATTOS, A. C. A outra face de Hollywood: filme B. Rio de Janeiro. Rocco, 2003. 185p
290
MATTOS, Renan Santos. O mal do século – A Aids e o Rock Brasil. Anais do I Seminário
Internacional História do Tempo Presente. Florianópolis, UDESC, ANPUH-SC, 2011.
MÁXIMO, João. A música do cinema – Os 100 primeiros anos. Volume 1. Rio de Janeiro:
Rocco, 2003. 521p.
MENDES, Cleise Furtado. O teatro, a besteira e a cultura da crítica. V ENECULT - Encontro
de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 27 a 29 de maio de 2009.
MIRANDA, Luiz Felipe A. de. Dicionário de cineastas brasileiros. São Paulo, Art Editora,
1990.
MIRANDA, Susana Rech. Música, cinema e a constituição do campo teórico. In:
Contracampo. Niterói: Programa de pós-graduação em comunicação - Universidade Federal
Fluminense n. 23, dezembro de 2011. pp. 160/170.
MORIN, Edgard. A cultura de massas no século XX (O espírito do tempo). Volume 1:
Neurose. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 1987.
MULHOLLAND, Garry. Popcorn. O almanaque dos filmes do rock. São Paulo: Seoman,
2011.
NAPOLITANO, Marcos. A MPB sob suspeita: a censura musical vista pela ótica dos serviços
de vigilância. In: Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, n. 47, p. 103-126, 2004.
NOVA, Cristiane. O cinema e o conhecimento da história. O olho da história, Salvador, v.2,
n.3, p.217-234, 1996.
NÓVOA, Jorge; FRESSATO, Soleni Biscouto; FEIGELSON, Kristian (org.). Cinematógrafo:
um olhar sobre a história. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Ed. da UNESP, 2009.
PINHEIRO, Marcos Sorrilha; MACIEL, Fred. BLUES: Manifestação e inserção sociocultural
do negro no início do século XX. Outros Tempos. São Luís, MA: UEMA, volume 8, número
12, dezembro de 2011 – Dossiê História Atlântica e da Diáspora Africana. pp. 221-238.
PINTO, Céli Regina Jardim. Uma história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Perseu
Abramo, 2003.
QUADRAT, Samantha. ―El Brock y la memória de los anos de plomo em Brasil
democrático‖. In: JELIN, Elizabeth y LONGONI, Ana (comps.). Escrituras, imágenes y
escenarios ante La repressión. Madrid, Siglo XXI, 2005, pp. 93-117.
RAMOS, Fernão; MIRANDA, Luiz Felipe. Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo:
SENAC, 2000, v. 01.
291
RAMOS, José Mario Ortiz. A Questão do gênero no cinema brasileiro. Revista USP, São
Paulo v. 19, p. 97-108, 1993. (Dossiê Cinema Brasileiro).
_______________________. Cinema, televisão e publicidade: cultura popular de massa no
Brasil nos anos 1970-1980. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2004.
RAMOS, Plínio de Abreu. Golberi do Couto e Silva (verbete). Dicionário HistóricoBiográfico Brasileiro. FGV, CPDOC, base de dados (disponível em
ROCHEDO, Aline do Carmo. Os filhos da revolução. A juventude urbana e o rock brasileiro
dos anos 1980. Niterói – RJ, 2011. 152f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de
Pós-graduação em História, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, 2011.
ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2010.
SACIC, Rodrigo Maia. ―A pista sonora não existe‖. Entrevista com Michel Chion.
Ciberlegenda. PPGCOM, UFF. Disponível em:
SALIM, Diego de Morais. História, juventude e cinema: os filmes juvenis brasileiros nos
anos 1980. Niterói – RJ, 2009. 101f. Monografia (Graduação em História) – Faculdade de
História, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, 2009.
SANDRONI, Paulo (org.). Novíssimo dicionário de economia. Círculo do Livro: São Paulo,
1999.
SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: Intelectuais, arte e videocultura na Argentina.
4 ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. 193p.
SCHAFER, R. Murray. A afinação do Mundo. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
SIRINELLI, Jean-François. ―A geração‖. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO,
Janaína. Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996, p.
131-137.
SOIHET, Rachel. Feminismos e cultura política: uma questão no Rio de Janeiro dos anos
1970-1980. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca (Orgs.). Cultura
política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira/FAPERJ, 2007.
292
SORLIN, Pierre. Indispensáveis e enganosas: as imagens, testemunhas da história. In:
Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 7, n. 13, 1994. pp. 81-95.
TEIXEIRA DA SILVA, Francisco Carlos. Crise da ditadura militar e o processo de abertura
política no Brasil (1974-1985). In: In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida
Neves. (Org.). O Brasil Republicano: O tempo da Ditadura. Regime militar e movimentos
sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, v. 4
TOLEDO, Heloísa Maria dos Santos. Som livre e trilhas sonoras das telenovelas:
pressupostos sobre o processo de difusão da música. In: GUERRINI, Irineu Jr. VICENTE,
Eduardo. (org.) Na trilha do disco: relatos sobre a indústria fonográfica no Brasil. Rio de
Janeiro: E-papers, 2010. pp. 23-40.
VICENTE, Eduardo. Música e disco no Brasil: a trajetória da indústria nas décadas de 80 e
90. São Paulo – SP, 2002. 349f. Tese (Doutorado em Comunicações) – Escola de
Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo (ECA-USP), São Paulo, 2002.
__________________. Os dados do NOPEM e o cenário da música brasileira de 1965 a 1999.
VII Congreso de la Rama Latinoamericana del IASPM, 2007, Habana, Cuba. Actas del VII
Congreso Latinoamericano IASPM - AL, 2006.
VILELLA, Oswaldo. Anos 80. Uma década de rock brasileiro. Rio de Janeiro: Paper virtual,
2004.
VINIL, Kid. ―Apresentação‖. In: MULHOLLAND, Garry. Popcorn. O almanaque dos filmes
do rock. São Paulo: Seoman, 2011.
WALSER, Robert. ―Eruptions: Heavy Metal appropriations of classical virtuosity‖ [1993]. In:
The subcultures reader. (edited by Ken Gelder and Sarah Thornton). London and New York,
Routledge, 1997, pp. 459-476.
XAVIER, Ismail. Cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001. (Coleção
Leitura). 146p.
B) Periódicos
A VOZ da maioria. Veja. São Paulo, 9 de maio de 1984. pp. 52-60.
ABOBRINHAS para jovens. Ao som de Cazuza e Marina. Gazeta de Vitória (ES), 25
novembro 1987.
293
ALBERT, André. Para entender a música pop brasileira. São Paulo: Abril, 2010. (Coleção
Bravo! Para entender).
ALMEIDA, Amylton de. Em questão, a música no cinema. A Gazeta, Vitória (ES), 12
outubro 1987.
ALMEIDA, Carlos Heli. Nas trilhas do cinema brasileiro. Tribuna da Imprensa, Rio de
Janeiro (RJ), 04 dezembro 1990.
ARMANDO, Carlos. O rock explode na tela do Roxy. Diário da Tarde, Belo Horizonte
(MG), 24 julho 1985.
ARRASA quarteirão. Os filmes que todo mundo viu. Filme Cultura, n. 52, outubro 2010.
AS FRASES de 1987. Veja. São Paulo, n. 1.008, dezembro, 1987. pp. 4-11.
AZEVEDO, Ely. Alto astral. O Globo , Rio de Janeiro (RJ), 12 novembro 1987.
BACAL, Cláudio. Rádio Pirata, para público certo. Jornal da Tarde, São Paulo (SP), 25
fevereiro 1988.
BAHIANA, Ana Maria. Nas canções e baladas, a ‗jeunesse dorée‘ de um mundo pop à beiramar. s/f, s/d. (disponível em:
Acesso em: 25 outubro 2012).
BAPTISTA, Ana Teresa. Sem o balanço de Lael. Jornal A Tarde, Salvador (BA), 11
fevereiro 1989.
BARBO, Sérgio. Secos e Molhados: solta os pavões In: História do rock brasileiro: anos 70.
São Paulo, Editora Abril, Superinteressante, novembro 1987.
BETE Balança. Folha de São Paulo, (SP), 05 setembro 1984.
BETE Balanço: êxito supera as expectativas. O Globo. Rio de Janeiro (RJ), 11 agosto 1984.
BISORDI, Gisela. Bete Balanço chega a São Paulo pelo Anhembi. Folha de São Paulo (SP),
30 agosto de 1984.
BIZZ, São Paulo, Editora Azul, n. 1, agosto 1985.
BIZZ, São Paulo, Editora Azul, n. 2, setembro 1985.
BIZZ, São Paulo, Editora Azul, n. 5, dezembro 1985
BIZZ, São Paulo, Editora Azul, n. 6, janeiro 1986.
BIZZ, São Paulo, Editora Azul, n. 8, março 1986.
BIZZ, São Paulo, Editora Azul, n. 21, abril de 1987
294
BIZZ, São Paulo, Editora Azul, n. 31, fevereiro 1988.
BIZZ, São Paulo, Editora Azul, n. 33, abril 1988.
BIZZ, São Paulo, Editora Azul, n. 37, agosto 1988.
BIZZ, São Paulo, Editora Azul, n. 38, setembro de 1988.
BIZZ, São Paulo, Editora Azul, n. 42, dezembro de 1988
BIZZ, São Paulo, Editora Azul, n. 58, maio 1990.
BIZZ, São Paulo, Editora Azul, n. 115, fevereiro 1995.
CAETANO, Maria do Rosário. Censura implica com Bete Balanço. Correio Braziliense.
Brasília (DF), 07 junho 1984.
CAETANO, Maria do Rosário. Onda jovem nas telas. Jornal de Brasília, (DF), 05 novembro
2000.
CAMARGO, Maria Silvia. A Plebe é Rude com Rock Estrela. Jornal do Brasil, Rio de
Janeiro (RJ), 16 fevereiro 1986.
CAMBORÁ, Isa. Neschling, o premiado compositor de Gaijin. Folha de São Paulo (SP), 04
maio 1980.
CAMPOS, Paulo. Rádio Pirata. Diário do Comércio, Belo Horizonte (MG), 18 novembro
1987.
CÂNDIDO, Flávio. Pirata é a tese. O Fluminense, Niterói (RJ), 18 novembro 1987.
Capricho, São Paulo, Editora Azul, n. 526, janeiro 1981.
Capricho, São Paulo, Editora Azul, n. 528, fevereiro 1981.
Capricho, São Paulo, Editora Azul, n. 582, fevereiro 1984.
Capricho, São Paulo, Editora Azul, n. 588, agosto 1984.
Capricho, São Paulo, Editora Azul, n. 591, novembro 1984.
Capricho, São Paulo, Editora Azul, n. 613, setembro 1986.
Capricho, São Paulo, Editora Azul, n. 615, novembro 1986.
Capricho, São Paulo, Editora Azul, n. 624, agosto 1987.
Cine Imaginário, n. 20, julho 1987.
COMUNICAÇÃO com o público jovem (Entrevista com Lael Rodrigues). In: Filme Cultura
n° 48 – Diretores estreantes. Fundação do Cinema Brasileiro, Novembro, 1988.
CUNHA, Wilson. Falta balanço. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro (RJ), 17 fevereiro 1986.
DEPOIS do balanço de Bete, boa estreia de Rock. O Globo, Rio de Janeiro (RJ), 15 fevereiro
1986.
295
DUMAR, Deborah. Infecção tira Lael de cena. O Globo, Rio de Janeiro (RJ), 19 janeiro 1989.
DURST, Rogério. Crítica: Areias Escaldantes. Roll, Editora Diagrama, n. 26, janeiro 1986.
DURST, Rogério. Crítica: Rock Estrela. Roll, n. 27, fevereiro 1986.
DURST, Rogério. Rock Estrela... e o rock foi pro espaço. Roll, n. 28, março 1986.
E O ROCK and roll faz 30 anos com muito sucesso. Diário Popular, São Paulo (SP) 24
março 1985.
EWALD FILHO, Rubens. Pré-estreia, O jovem ‗Bete Balanço‘ e o esforço de La Vitti.
Tribuna. 09 setembro 1984.
FRANÇA, Jamari. Rock em filme jovem. Bete Balanço traz a realidade sem ócio para o
cinema. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro (RJ), 15 julho 1984.
FRANÇA, Jamari. Trilha sonora é sucesso, Jornal do Brasil, Rio de Janeiro (RJ), 10 agosto
1984.
GALVÃO, João Cândido. Caminho sem volta. Veja, São Paulo, n. 737, 20 outubro de 1982.
pp. 144-145.
GONÇALVES, Marcos Augusto; PETTA, Rosângela. Os herdeiros da brasa, mora. Isto é, 19
outubro 1983. p. 48-52.
GOUVEIA, Carlos A. Rock. No cinema: sucesso, fama e fracasso financeiro. Folha de São
Paulo, (SP), 04 agosto 1975.
HENRIQUE NETO, Carlos. Banana Split. Sobremesa dispensável. Jornal de Brasília, (DF)
28 fevereiro 1988.
HOINEFF, Nelson. Bons sons e nada de novo em nossas trilhas. A Notícia, Rio de Janeiro, 07
março 1978.
IMPERDOÁVEIS lapsos na memória nacional. Tribuna de Minas, Belo Horizonte (MG), 17
fevereiro 1989.
KOTSCHO, Ricardo. A musa do vôlei estreia nas filmagens de Rock Estrela. Folha de São
Paulo, (SP), 11 agosto 1985.
296
LAEL Rodrigues, mineiro de coração, fala do sucesso de Bete Balanço. Estado de Minas.
Belo Horizonte (MG), 9 setembro 1984.
LABAKI, Amir. Um típico caso de pirataria malsucedida. Folha da Tarde, São Paulo (SP),
25 fevereiro 1988.
LARGMAN, Ricardo. Na trilha das trilhas sonoras. SomTrês, São Paulo, Editora Três, n. 82,
outubro 1985. pp. 70-75.
LARGMAN, Ricardo. Trilhas: do circo ao sucesso. SomTrês, São Paulo, Editora Três, n. 93,
setembro 1986. pp. 74-75.
LARGMAN, Ricardo. Vamos ouvir de novo aquele filme. SomTrês, São Paulo, Editora Três,
n. 80, agosto 1985. pp. 64-66.
LOBO, Edu. Sopa de feiticeiro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro (RJ), 20 maio 1990.
MACHADO JR., Roberto. s/t. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro (RJ), 01 julho 1985.
MANSUR, Luz Carlos. Ficção científica. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro (RJ), 12 novembro,
1987.
MIGUEL, Antônio Carlos. Um produtor com alma de músico. SomTrês, São Paulo, Editora
Três, n. 93, setembro 1986. pp. 68-69.
MORRE LAEL Rodrigues, o diretor de Bete Balanço. Folha de São Paulo, (SP), 10 fevereiro
1989.
MORRE O cineasta Lael Rodrigues. Folha da Tarde, São Paulo (SP), 10 fevereiro 1989.
MORRE O DIRETOR de Bete Balanço. O Dia, Rio de Janeiro (RJ), 10 fevereiro 1989.
MORTE. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro (RJ), 09 fevereiro 1989.
NÊUMANNE, José. ―Os vioelétricos: sem perder a ternura‖. In: História do rock brasileiro:
anos 70. São Paulo, Editora Abril, Superinteressante, novembro 1987.
NO ALVO errado. Veja, São Paulo, n. 1.044, 7 setembro de 1988. p. 117.
NO AR, a Rádio Pirata. Folha Londrina, (PR), 06 outubro 1987.
297
NO AR, ZYD4, a rádio-bomba que denuncia a corrupção. Correio Braziliense (DF), 08
novembro 1987.
NO CINEMA, o som e a fúria do rock. Diário da Tarde, Belo Horizonte (MG), 21 julho
1981.
O CINEASTA da adolescência. Jornal do Brasil , Rio de Janeiro (RJ), 10 fevereiro 1989.
O FILME em questão: Rádio Pirata. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro (RJ), 13 novembro
1987.
O FUROR das guitarras. Veja, São Paulo, n. 854, 16 janeiro 1985. pp. 76-81.
O NOVO rock na trilha do cine sucesso. O Globo, Rio de Janeiro (RJ), 01 janeiro 1995.
O PULO das gatas. Locutoras das FMs brilham fora das emissoras. Veja, n. 912, 26 fevereiro
1986. p. 111.
OS MAIS vendidos. Veja, São Paulo, n. 748, 05 janeiro 1983. p. 54.
OS MAIS vendidos. Veja, São Paulo, n. 751, 26, janeiro, 1983. p. 108.
OS MAIS vendidos. Veja, São Paulo, n. 795, 30 novembro 1983. p. 126.
OS MAIS vendidos. Veja, São Paulo, n. 852, 02 janeiro 1985. p. 75.
OS MAIS vendidos. Veja, São Paulo, n. 859, 20 fevereiro de 1985. p. 75.
PAIVA, Anabela. A música entra em cena. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro (RJ), 30
dezembro 1995.
PIRATARIA a serviço da verdade. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro (RJ),15 fevereiro 1987.
PUTERMAN, Paulo. Rock tupiniquim para vender jeans. Folha de São Paulo (SP), 06
setembro 1984.
RÁDIO PIRATA. Mude de estação. Diário Popular , São Paulo (SP), 25 fevereiro 1989.
RIBONDI, Alexandre. Um filme para os jovens que exigem participação. Correio Braziliense
(DF), 11 novembro 1987.
ROCK Estrela gera tumulto em Brasília. Folha de São Paulo (SP), 12 março 1986.
RODRIGUES, Fábio. Brincadeira em ritmo ‗roquenrou‘. Folha de São Paulo (SP), 04 agosto
1984.
RODRIGUES, Fábio. O balanço de Bete nos cinemas cariocas. Folha de São Paulo (SP), 04
agosto 1984.
298
RODRIGUES, João Carlos. Um ano pobre em musicais pop. Crítica, Recife (PE), novembro
1974.
ROSA, Fernando. ―A hora do rock‖; ―Os brotos comandam‖; ―Paz, amor e baioneta‖. In:
História do rock brasileiro: anos 50 e 60. São Paulo, Editora Abril, Superinteressante,
outubro, 1987.
SALEM, Helena. Bete Balanço com sabor latino: é Rock Estrela. O Globo, Rio de Janeiro
(RJ), 09 fevereiro 1986.
SANTIAGO, Carlos Henrique. O criticado, mas aplaudido cinema jovem do diretor Lael
Rodrigues. Hoje em dia, Belo Horizonte (MG), 08 março 1989.
SCHILD, Susana. Um audioclipe em busca da ingenuidade. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro
(RJ), 17 fevereiro 1986.
SESSÃO Rádio Pirata. O Globo, Rio de Janeiro (RJ), 15 novembro 1987.
Sétimo Céu, Rio de Janeiro, n. 285, março 1980.
Sétimo Céu, Rio de Janeiro, n. 288, junho 1980.
Sétimo Céu, Rio de Janeiro, n. 296, fevereiro 1981.
Sétimo Céu, Rio de Janeiro, n. 347, maio 1985.
Sétimo Céu, Rio de Janeiro, n. 353, novembro 1985.
Sétimo Céu, Rio de Janeiro, n. 356 fevereiro 1986.
SHOW DE rock salva Festival Bete Balanço. O Globo, Rio de Janeiro (RJ), 01 setembro
1984.
SomTrês, São Paulo, Editora Três, n.117, setembro 1988.
SOUZA, Okky. No LP, as letras que não se ouvem no cinema. Veja, São Paulo, 12 fevereiro
1986, p.70.
SUA MAJESTADE Elvis. Rock, a música do século XX. Rio Gráfica Editora, volume 1,
1983.
SUGESTÕES de Veja. Veja, São Paulo, n. 380, 17 dezembro 1975. P. 93.
TOSO, André. Para entender a música pop brasileira. São Paulo: Abril, 2010. (Coleção
Bravo! Para entender).
TRIBUNA do leitor. Trilhas sonoras. A Tribuna, Santos (SP), 05 agosto 1977.
299
UMA BATUCADA de Rock. Veja. São Paulo, n. 852, 02 de janeiro de 1985. pp. 36-42.
UMA NOVA moda em produção: rock. SomTrês, São Paulo, Editora Três, n. 56, agosto
1983.
UMA RÁDIO pirata. Agora é a vez do direito geral à felicidade e à democracia do prazer,
Jornal de Brasília (DF), 11 novembro 1987.
VAZ, Guilherme. O cinema bolo de noiva. Jornal de Brasília, Rio de Janeiro (RJ), 2
novembro 1989.
VIEIRA, Flávio Manso. Sonhos no embalo do rock e do áudio-clipe. O Globo, Rio de Janeiro
(RJ), 15 fevereiro 1986.
VOLTONI, Ricardo. Para balançar velhos corações. Jornal da Tarde, São Paulo (SP), 10
março 1988.
C) Sites (internet)
janeiro 2013.
2013.
05 janeiro 2013.
Acesso em: 20 dezembro 2012.
300
janeiro 2013.
janeiro 2013.
em: 15 janeiro 2013.
em: 15 janeiro 2013.
em: 15 janeiro 2013.
em: 15 janeiro 2013.
novembro 2012.
Acesso em: 20 janeiro 2013.
Acesso em 14 janeiro 2013.
2013.
em: 04 dezembro 2012.
2013.
301
2012.
D) Fontes complementares
EMBRAFILME – Assessoria de Imprensa. Sucesso no Rio, Bete Balanço chega a outras
capitais. 22 agosto 1984.
EMBRAFILME – Departamento de Promoção e Propaganda. Bete Balanço. Festa do filme ao
ritmo da música. (s/d)
ENTREVISTA com Cacá Diniz, produtor de cinema, realizada por Diego Salim em 16 de
janeiro de 2013.
ENTREVISTA com Tunico Amâncio e Breno Kuperman, professores do curso de cinema da
UFF, realizada por Diego Salim, em 05 de janeiro de 2013.
FELIZ ANO VELHO. Roteiro Cinematográfico de Roberto Gervitz. São Paulo: Imprensa
Oficial, 2010 (Coleção Aplauso Cinema Brasil).
INC. Apêndice do catálogo de filmes. Rio de Janeiro: MEC/Instituto Nacional do
Cinema/Departamento do Filme Educativo, 1974. 112 p. Mimeografado.
302
Pressbook ―Bete Balanço‖.
Pressbook ―Rádio Pirata‖
Pressbook ―Rock Estrela‖
Pressbook ―Johnny love‖
Pressbook ―Parahyba mulher macho‖
RELATÓRIO de atividades CONCINE. 2. sem. 1988.