> Banco de Dados - História e música na universidade
“Os filhos da revolução” A juventude urbana e o rock brasileiro dos anos 1980
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
ALINE DO CARMO ROCHEDO
Orientador:
Samantha Viz Quadrat
Local:
UFF
Data:
2011
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Juventude
Rock Música brasi-leira - aspec-to histórico Brasil
Resumo:
Texto em formato digital: https://app.uff.br/riuff/handle/1/28733
A dissertação discute a trajetória do rock nacional a partir do momento em que este
gênero é associado aos jovens, ocupando uma posição central na indústria fonográfica e
na mídia brasileira. Analisando uma parcela da juventude da década de 1980 e sua
produção musical no contexto da transição à democracia para os primeiros anos da
Nova República, entende-se o produto musical a partir da lógica social e do tempo
histórico em que foi construído. Proveniente da juventude que se autodenominava “os
filhos da revolução”, o rock manifesta força, na medida em que, ao produzir a ruptura
dos padrões musicais anteriores, também rompe com as convenções sociais que o
cercam. Os discursos nas músicas podem projetar fatos ligados aos anos de ditadura
civil-militar e caracterizam uma nova geração de jovens brasileiros, cuja visibilidade é
atribuída ao rock, à geração Coca-cola.
Fontes:
A) Impressas:
Jornal O Globo - Biblioteca Nacional.
Revista Bizz- acervo de colecionador
Revista Isto É. ABI
Revista SomTrês- ABI
Revista Veja- ABI
B) Orais
Entrevista com Beatriz Silva, jornalista do Jornal O Globo do período, realizada por
Aline Rochedo, em 16 de maio de 2009.
Entrevista com Arthur Dapieve, jornalista, crítico musical e professor da PUC-Rio,
realizada por Aline Rochedo, em 21de maio de 2009.
Entrevista com Bruno Gouveia, compositor e vocalista da banda Biquíni Cavadão.
Realizada por Aline Rochedo, em 17 de setembro de 2009.
Entrevista com Léo Jaime, compositor, cantor e jornalista, realizada por Aline Rochedo,
em 23 de setembro de 2009.
Entrevista com Marcelo Bonfá, baterista da banda Legião Urbana, realizada por Aline
Rochedo, em 18 de setembro de 2009.
Entrevista com Dado Villa Lobos, guitarrista e compositor da banda Legião Urbana,
realizada por Aline Rochedo, em 6 de outubro de 2009.
Entrevista com Evandro Mesquita, compositor e cantor da Blitz, realizada por Aline
Rochedo, em 25 de outubro de 2009.
Entrevista com Philippe Seabra, vocalista, guitarrista e compositor do grupo Plebe
Rude, realizada por Aline Rochedo, em 22 de outubro de 2009.
147
Entrevista com Clemente, vocalista, guitarrista e compositor do grupo Os Inocentes,
realizada por Aline Rochedo, em 22 de outubro de 2009.
Entrevista com Lucinha Araújo, mãe do cantor e compositor Cazuza, realizada por
Aline Rochedo, em 29 de outubro de 2009.
Entrevista com Rodrigo Santos, Baixista do Barão Vermelho, realizada por Aline
Rochedo, em 18 de novembro de 2009.
Entrevista com Luiz André Alzer, jornalista e escritor- realizada por Aline Rochedo, em
18 de agosto de 2010.
Entrevista com André Luis Mansur, jornalista e escritor realizada por Aline Rochedo,
em 18 de janeiro de 2011.
Entrevista concedida a Aline Rochedo, realizada por Samantha Viz Quadrat com
Philippe Seabra- Plebe Rude- em setembro de 2001.
Entrevista concedida a Aline Rochedo, realizada por Samantha Viz Quadrat com Dado
Villa Lobos, em setembro de 2001.
C) Imagens em movimento:
DVD Documentário: 40 ANOS DE ROCK BRASIL- JOVEM GUARDA. Direção: J.C.
Marinho: Brasil. Emi Music. 2009. 2 filmes (229min.)
DVD Documentário: THE HISTORY OF ROCK „N‟ ROLL. Direção: David R.
Axerold: EUA. Wonner Bros Vídeo Filmes, 1995. 5 filmes (121min.cada)
DVD Rock in Rio ao Vivo- Paralamas do Sucesso, 16 de janeiro de 1985. Direção:
Marco Mazzola. Globo Marcas. 78 minutos.
Programa “Por toda minha vida”, exibido pela Rede Globo de televisão em 4 de
novembro de 2010.
D) Consultas em Meios Eletrônicos
148
http://www.barao.com.br/. Acessado em 19 de julho de 2010.
http://www.blitzmania.com.br/new/index.html. Acessado em 24 de novembro de 2010.
http://capitalinicial.uol.com.br/. Acessado em 2 de dezembro de 2010.
http://cpdocjb.webnode.com/nosso-acervo/. Acessado em 15 de janeiro de 2009.
http://www.cazuza.com.br/. Acessado em 26 de março de 2010.
http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php/. Acessado em 11 de janeiro de 2009.
http://www.kidabelha.com.br/. Acessado em janeiro de 2011.
http://www.legiao.org. Acessado em 19 de julho de 2009.
http://www.lulusantos.com.br/. Acessado em 12 de novembro de 2010.
http://memoriaglobo.globo.com/. Acessado em 6 de setembro de 2010.
http://www.osparalamas.uol.com.br/. Acessado em 23 de agosto de 2010.
http://www.pleberude.com.br/. Acessado em 11 de outubro de 2009.
http://www.titas.net/discografia/. Acessado em 13 de novembro de 2010.
http://www.ultraje.com.htm/. Acessado em 20 de dezembro de 2010.
http://veja.abril.com.br/historia/. Acessado em 14 de outubro de 2010
http://veja.abril.com.br/acervodigital/. Acessado em 25 de novembro de 2009.
E) Discografia
BARÃO VERMELHO. Barão Vermelho. Som Livre, 1982.
__________. Barão Vermelho 2. Som Livre, 1983.
__________. Maior abandonado. Som Livre, 1984.
__________. Declare guerra. Som Livre, 1986.
__________. Rock’ ’n geral. Som Livre, 1987.
__________. Carnaval. Warner Music, 1988.
BLITZ. As aventuras da Blitz. Odeon, 1982.
CAPITAL INICIAL. Capital Inicial. Polydor, 1986.
CAZUZA. Cazuza [Exagerado]. Som Livre, 1985.
__________. Só se for a dois. Polygram, 1987.
__________. Ideologia. Polygram, 1988.
__________. O tempo não pára. Polygram, 1989.
__________. Burguesia. Polygram, 1989.
LEGIÃO URBANA. Legião Urbana. EMI-Odeon, 1985.
__________. Dois. EMI-Odeon, 1986.
__________. Que país é este? 1978/1987. EMI-Odeon, 1987.
149
__________. As quatro estações. EMI-Odeon, 1989.
LEO JAIME. Vida difícil. Epic/CBS, 1986.
LOBÃO. Cena de cinema. RCA Victor, 1982.
__________ & OS RONALDOS. Ronaldo foi pra guerra. RCA Victor, 1984.
__________. O rock errou. RCA Victor, 1986.
__________. Vida bandida. RCA Victor, 1987.
__________. Cuidado! RCA Victor, 1988.
__________. Sob o sol de Parador. BMG, 1989.
LULU SANTOS. Tempos modernos. Warner, 1982.
__________. O ritmo do momento. EMI Odeon, 1983.
__________. Posambalanço e outras levadas. BMG Ariola, 1989.
PARALAMAS DO SUCESSO, OS. Cinema mudo. EMI-Odeon, 1983.
__________. O passo do Lui. EMI-Odeon, 1984.
__________. Selvagem? EMI-Odeon, 1986.
__________. D. EMI-Odeon, EMI-Odeon, 1987.
__________. Bora Bora. EMI-Odeon, 1988.
__________. Big Bang. EMI-Odeon, 1989.
PLEBE RUDE. O concreto já rachou. EMI-Odeon, 1985.
__________. Nunca fomos tão brasileiros. EMI-Odeon, 1987.
__________. Plebe Rude. EMI-Odeon, 1988.
TITÃS. Titãs. WEA, 1984.
__________. Televisão. WEA, 1985.
__________. Cabeça dinossauro. WEA, 1986.
__________. Jesus não tem dentes no país dos banguelas. WEA, 1987.
__________. Go back. WEA, 1988.
__________. Õ Blésq Blom. WEA, 1989.
ULTRAJE A RIGOR. Nós vamos invadir sua praia. WEA, 1985.
__________. Sexo!! WEA, 1987.
REFERÊNCIAS
ABRAMO, Helena Wendel. Anotações finais. In: Cenas juvenis: punks e darks no
espetáculo urbano. São Paulo: Scritta, 1994
ABREU, Martha & SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História, conceitos, temáticas e
metodologias. Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2003.
150
ALEXANDRE, Ricardo. Dias de Luta. O Rock e o Brasil dos anos 80. Ed. DBA, 2002
ALZER, Luiz André & CLAUDINO, Marina. Almanaque dos anos 80: Lembranças e
curiosidades de uma década muito divertida. Rio de Janeiro. Ediouro, 2004
AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). Usos e Abusos da História
Oral. Rio de Janeiro, Ed. FGV, 2001.
ARAÚJO, Maria Paula; SANTOS, Myrian S. “História, memória e esquecimento:
implicações políticas”. Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra, 79, p. 95-11, dez.
2007.
___________________. “1968: nas teias da história e da memória” IN: Clio. Revista
de Pesquisa Histórica, UFPE, N. 26.1, ano 2008.
___________________. “Esquerdas, juventude e radicalidade na América Latina”. In:
FICO C; Ferreira, M; ARAUJO, M e QUADRAT, S. Ditadura e democracia na
América Latina. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de. Janeiro: LTC, 1981.
BAUMAN, Zygmunt, Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/Zygmunt Bauman;
Rio de Janeiro. Editora Jorge Zahar. 2005.
BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In:
____.Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. 2a
ed.São Paulo: Brasiliense, 1985. p.197-221 (Obras Escolhidas, Volume 1)
BERGSON, H. Memória e vida. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 47-93. (capítulo:
A memória ou os graus coexistentes da duração).
BOURDIEU, Pierre. “A juventude é apenas uma palavra”. In: Questões de Sociologia.
Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983, p. 112-121.
___________________. A Economia das trocas simbólicas. 2º edição. São Paulo.
Perspectivas, 1987.
BRYAN, Guilherme. Quem tem um sonho não dança: cultura jovem brasileira nos
anos 80. Rio de Janeiro, Record, 2004.
CACCIA-BAYA, Augusto, PÀMPOIS, Carles e CANGAS, Yanko. “O lugar dos jovens
na história brasileira”. Jovens na América Latina. São Paulo: escritura, 2004.
CALADO, Carlos. A Divina Comédia dos Mutantes. São Paulo: Editora 34, 1995.
CARDOSO, Ciro e VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História. Rio de Janeiro,
Campus, 1997.
CARDOSO, Ruth e SAMPAIO, Helena. Bibliografia sobre juventude. São Paulo:
EDUSP, 1995.
151
CARMO, Paulo Sérgio do. Culturas da Rebeldia. São Paulo: Senac, 2001.
CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. “O mito da Rebeldia da Juventude, uma
abordagem sociológica” in: Educação em debate. Fort, 13(1) :jan/jun, 1987.Pp. 11-23
CHACON, Paulo. O que é Rock. São Paulo: Nova Cultural, Brasiliense, 1985.
CORRÊA, Tupã G. Rock, nos Passos da Moda. Mídia: Consumo X Mercado.
Campinas, Papirus, 1989.
DAPIEVE, Arthur (1995). Brock: o rock brasileiro dos anos 80. Rio de Janeiro: Editora
34,1995.
______________. Renato Russo: O Trovador Solitário. Rio de Janeiro: Relume
Dumará: Prefeitura, 2000.
DAPIEVE, Arthur e VALLADARES, Maurício. Os Paralamas do Sucesso. Rio de
Janeiro, Senac editora, 2006.
ESTRELLA. Maria. Rádio Fluminense FM: a porta de entrada do rock brasileiro nos
anos 80. Rio de Janeiro, Editora Outras Letras, 2006.
FEIXA, Carlos. De jóvenes, bandas e tribus. Barcelona: Ariel. 1999.
FORACCHI, M.A. A juventude na sociedade moderna. São Paulo: Editora Pioneira,
1980.
FRIEDLANDER, Paul. Rock and Roll: Uma História Social. Tradução de A. Costa. 4º
ed, RJ: Record, 2006.
GALPERI, Silvia; JELIN, Elizabeth; KAUFMAN, Susana. “Jóvenes y mundo
público”, en: Revista del Instituto de Investigaciones de la facultad de Psicología,
Universidad de Buenos Aires, año 3, No. 1, Buenos Aires, 1988.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1978.
GILBERTI, Eva. Hijos de del rock. Buenos Aires, Editora Losada, 1996.
GUERREIRO, Goli. Retratos de uma tribo urbana: rock brasileiro, Salvador,
UFBA.1994
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
HUYSSEN, Andréas. Seduzidos pela Memória. Rio de Janeiro. Editora: Aeroplano,
2000.
JELIN, Elizabeth e SEMPOL, Diego (comps). El pasado en el futuro: los movimientos
juveniles. Buenos Aires: Siglo XXI, 2006.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual.
ArtCultura, Uberlândia, v.8, n.12, jan-jun 2006.
152
LARAIA, Roque. Cultura, um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar Editores,
1986.
LE GOFF, Jacques et al. “Memória/História”. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da
Moeda, 1986. (Enciclopédia Einaudi vol. 1)
LEVI, Giovanni e SCHMITT, Jean-Claude (orgs). História dos Jovens. A época
contemporânea. São Paulo: Cia das Letras, 1996.
MANNHEIN, Karl. “O problema sociológico das gerações” in: FORACCHI, M. M.
(Org.). Mannheim: Sociologia. São Paulo: Ática, 1982.
MARCHETTI, Paulo. O Diário da Turma 1976-1986 História do Rock de Brasília. Ed.
Conrad, 2001.
MORIN, Edgar. Cultura de Massa no Século XX: O Espírito do Tempo: Necrose. Rio
de Janeiro: Forense Universitária, 1986.
MOTTA, Nelson. Noites tropicais: solos, improvisos e memórias musicais. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2001.
NAPOLITANO, Marcos. Cultura Brasileira: utopia e massificação (1950-1980) 2ºed.
São Paulo: Contexto, 2004.
___________________. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural
na MPB (1959-1969). São Paulo: Ed. Ana Blume/FAPESP, 2001
NEVES, Ezequiel. Barão Vermelho: Por que a gente é assim. São Paulo. Editora
Globo. 2007.
NOVAIS, R. “Juventude , conflito e sociedade”.In: Comunicações do ISER, nº 50, ano
17, 1998.
PASSERINI, Luisa. “A juventude, metáfora da mudança social. Dois debates sobre
jovens: a Itália fascista e os Estados Unidos da década de 1950.” in: LEVI, Giovanni e
SCHMITT, Jean-Claude (orgs). História dos Jovens. A época contemporânea. São
Paulo: Cia das Letras, 1996, pp.. 319-382
POLLAK, Michael. “Memória e Identidade Social”. In Estudos Históricos, nº 10, Rio
de Janeiro, CPDOC, 1992.
___________________. “Memória, esquecimento e silêncio”. In Estudos Históricos,
Rio de Janeiro, vol.2, n.3, 1989.
PUJOL, Sergio. Rock y Dictadura. Crónica de uma generación. Ed. Booket.
Argentina, 2007.
153
QUADRAT, Samantha. “El brock y la memória de los años de plomo en Brasil
democrático.” IN JELIN, Elizabeth y LINGONI, Ana (orgs.). Escrituras, imágenes y
escenarios ante la represión. Madrid, Siglo XXI, 2005, pp. 93-117.
___________________.“Nem todo jovem quer a revolução: a juventude pinochetista”
in. ROLLEMBERG, Denise e QUADRAT, Samantha. A construção social dos
governos autoritários. Legitimidade, consenso e consentimento no século XX. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, no prelo [2009].
REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (orgs.). O golpe e
a Ditadura militar. 40 anos depois. Bauru. Editora da Universidade do Sagrado
Coração, 2004.
RIDENTI, Marcelo. “1968: rebeliões e utopias” in: REIS FILHO, Daniel, FERREIRA,
Jorge e ZENHA, Celeste. O século XX: o tempo das dúvidas. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2002.
RODRIGUES, Jorge Caê. Anos fatais: design, música e tropicalismo. Coleção: Serie
Design. Ed. Novas Ideias. 2007
RUSSO, Renato. Conversações com Renato Russo, Campo Grande: Letra Livre. 1996.
SALAS. Fabio. El grito del amor- Una actualizada historia temática del rock. Ed.
Coleccion entre Mares. Chile. 1998.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo:
Companhia das Letras, 2007. (Tiempo pasado. Cultura de la memória y giro subjetivo.
Una discusión.) Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2005.
SHAPIRO, Harry. História del rock y las drogas. Ed. Robinbook, Barcelona, 2006.
THOMPSON, Paul. A voz do passado- história oral. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1998.
2ªed.
URRESTI, Marcelo. “Paradigmas de participación juvenil: un balance Histórico”. In:
BALARDINI, S. (org). La participación social y políticas de los jóvenes en el horizonte
del nuevo siglo. CLACSO -Grupo de Trabajo -Juventud, 200. pp. 177-205
VELHO, Gilberto. “Juventudes, projetos e trajetórias na sociedade”. In ALMEIDA, M e
EUGENIO, F.(Orgs). Culturas jovens: Novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: Zahar,
2006.
___________________. “Memória, identidade e projeto”. In: Projeto e metamorfose.
Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
VENTURA, Zuenir. 1968: O ano que não terminou. 3º ed. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1988.