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DA CIDADE NOVA AOS PALCOS: UMA HISTÓRIA SOCIAL DO MAXIXE (1870-1930)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
JULIANA DA CONCEICAO PEREIRA
Orientador:
MARTHA CAMPOS ABREU
Local:
UFF
Data:
2021
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Maxixe Associativismo Blackface Mestiçagem Teatro de Revista
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11037895
Essa tese tem como objetivo principal analisar o processo histórico em que gêneros populares, identificados com a população negra, foram alçados a candidatos a cultura nacional. Essa foi uma experiência que pode ser observada em todo o Atlântico, diferentes encontros dançantes, fruto da diáspora africana, foram associados a nacionalidade e a modernidade pelas Américas. Nesse sentido, voltando-se para a experiência brasileira, esse trabalho acompanhou os movimentos de transformação do maxixe, uma manifestação cultural negra no Rio de Janeiro entre os anos 1870 e 1930. Mais que um ritmo, o maxixe foi analisado nesse trabalho como um campo forjado em disputas e negociações diversas. A fim de atingir esses objetivos, dividida em cinco capítulos, essa tese investiga fenômenos diferentes que eram ligados pelo mesmo nome. Em um primeiro momento, analisa as narrativas sobre o maxixe que o definiam como uma prática de dança negra associada ao bairro da Cidade Nova, no Rio de Janeiro, passando pelos bailes públicos denominados pela imprensa de maxixe, até chegar às disputas sociais, envolvendo sua inserção em diferentes áreas da indústria cultural. O corpo documental de análise se concentra na documentação da imprensa do período, em peças teatrais, capas de partitura e na documentação da Casa de Detenção. A partir do cruzamento dessas diferentes fontes, temas como blackface, racismo, brasilidade e mestiçagem perpassam todo o trabalho e foram analisados a partir de uma abordagem interseccional, a fim de demonstrar o modo como o campo cultural foi um cenário privilegiado das lutas por cidadania. Importante ressaltar que nessa tese também se buscou aproximar os campos de estudo de pós-abolição e mundos do trabalho, na medida em que se demonstrou como os recortes de raça, de classe e de gênero se entrelaçam e foram fundamentais para que diferentes sujeitos não brancos elaborassem estratégias de sobrevivência, de afirmação social, de novas representações de si e de luta antirracista.
Fontes:
Secretaria de Polícia do Distrito Federal (Arquivo Nacional)
GIFI 6C 51(1898)
GIFI 6C 168
GIFI 6C 102
IJ6 546
Casa de Detenção do Distrito Federal (Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro)
Livros da Casa de Detenção da Corte (1870-1888)
Livros da Casa de Detenção do Distrito Federal (1890 - 1904)
Documentos Oficiais:
BRASIL. Código Criminal (1830). Recife: Typographia Universal, 1858. Disponível em:
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– ALESP
Registros de Casamentos e nascimento - https://familysearch.org/
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Diário Oficial da União - https://www.jusbrasil.com.br/hom
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BITTENCOURT, Carlos e BARROS, Rêgo Barros. “Parcimônia e Cia”. Acervo da SBAT.
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SAMPAIO, Moreira. “A Cornucópia do Amor”, Acervo da SBAT.
Fundo do Centro de Documentação da Funarte.
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Partituras:
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digitalizadas e catálogo de partituras).
Acervo de Música do Instituto Moreira Salles (IMS), Rio de Janeiro. Coleção José Ramos
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African American Sheet Music Collection, Brown University.
Archives and Center for American Music
IN Harmony: Sheet Music from Indiana
Acervo do Museu do Fado
Imprensa:
Fundação Biblioteca Nacional
A Careta (1913-1904)
A Notícia (1895-1925)
Cidade do Rio (1888- 1902)
Correio da Manhã (1901-1918)
Don Quixote (1896)
Diário de Notícias (1889-1890)
Revista Fon-Fon (1910-1915)
Gazeta da Tarde (1889-1896)
Gazeta de Notícias (1870- 1910)
Jornal do Brasil (1884-1925)
Jornal do Comércio (1887-1891)
Novidades (1887-1891)
O Imparcial (1914-1917)
O Malho (1902-1918)
O Paíz (1885-1917)
Revista da Semana (1900-1913)
O Rio Nú (1899-1905)
Theatro e Sports (1916-1920)
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Centro Cultural Banco do Brasil
Livros de música:
SANTOS, Francisco Affonso dos. O Trovador Moderno De Modinhas
Brasileiras [20. ed.] Rio de Janeiro: Quaresma, 1900.
PONTES, José Vieira (coord.). Lyra popular brasileira completa e escolhida coleção de
modinhas, recitativos, lundús, duettos, canções e poesias. São Paulo: C. Teixeira & Cia -
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