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''Um bocadinho de cada coisa'': trajetória e obra de Pixinguinha. História e música popular no Brasil dos anos 20 e 30

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Virgínia de Almeida Bessa

Orientador:
José Geraldo Vinci de Moraes

Local:
USP - FFLCH

Data:
2005

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudo sobre o universo do entretenimento do Rio de Janeiro, nos anos 1920 e 1930, através da análise da trajetória artística de Pixinguinha.

Palavras-chave:
Décadas de 1920 e 1930; Música Popular; Pixinguinha; Biografia; Rio de Janeiro.

Resumo:
Dissertação em formato digital:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21032007-151952/

O trabalho aborda diversos aspectos do universo do entretenimento do Rio de Janeiro das décadas de 1920 e 1930 em sua articulação com a música e com os músicos populares. Seu fio condutor é a trajetória do compositor, instrumentista, arranjador e maestro Alfredo Vianna da Rocha Filho, o Pixinguinha, que atuou e colaborou nos diversos meios do entretenimento do Rio de Janeiro. O percurso é longo: dos cafés-concertos ao rádio, com uma longa pausa na indústria fonográfica.
Parte-se do pressuposto que a música popular desempenhou papel mais que relevante naquele contexto. Das rodas de choro ao Palácio do Catete, do morro aos estúdios de gravação, ela esteve presente nos diversos espaços da cidade, revelando vários dos dilemas existentes no país naquele momento: moderna ou típica? Negra ou branca? Folclórica ou popular?
Privilegiamos, como objeto de análise, a escuta do compositor, revelada em suas composições, interpretações e, sobretudo, em seus arranjos, os quais nos permitem escutar sua escuta, e desvendar os modos de inserção e barreiras encontrados pelo músico nesse universo em constante transformação.

Fontes:
• Periódicos RJ:
- Revista Phono-Arte (1929-1931)
- Revista musical (1923-1927)
- A scena muda (números esparsos)
- A careta (números esparsos)

• Periódicos SP
- Correio paulistano, 1919 (números esparsos)
- A Gazeta, 1919 (números esparsos)
- O Estado de São Paulo, 1919 (números esparsos)
- O Furão, 25/10/1919

• Periódicos de outras cidades
- O Albor, Cravinhos, 2/12/1919
- O Cravinhos, Cravinhos, 2/12/1919
- Diário de Minas, B.H., 2/1/1920
- Jornal de Minas, B.H., 2/1/1920
- O Pharol, Juiz de Fora, 16/1/1920
- Jornal do Commercio, Juiz de Fora, 16/1/1920
- Diário de Pernambuco, 1/2/1922.

• Depoimentos em áudio de:
- Pixinguinha. No MIS do RJ, 1966 e 1968
- Radamés Gnattali a Lourival Marques. Programa “Assim era o Rádio”, da Rádio Nacional. (Série Depoimentos, da Collector’s)

• Programas de rádio editados pela Collector’s:
- Programa Caricaturas (Caricaturas de Radamés Gnattali, Pixinguinha, Donga)
- Programa Quando os maestros se encontram (n 1 a 5)
- Programa O pessoal da Velha Guarda, (n 1 a 6)
- Programa Quando canta o Brasil (n 16)

• Foram analisadas mais de 55 músicas de Pixinguinha, cantadas por diversos intérpretes.
• Foram analisadas mais de 15 composições de Pixinguinha gravadas por terceiros
• Foram analisadas mais de 110 arranjos de Pixinguinha para o grupo Diabos do Céu.
• Foram analisadas 20 arranjos de Pixinguinha para o grupo Guarda Velha.
• Foram analisadas mais de 30 arranjos de Pixinguinha para a Orquestra Victor Brasileira.
• Foram analisadas 7 arranjos de Pixinguinha para a Orquestra Típica Pixinguinha Donga.
• Foram analisadas 14 arranjos de Pixinguinha para a Orquestra Típica Victor.
• Foram analisadas 5 arranjos de Pixinguinha para a Orquestra Típica Oito Batutas
• Foram analisadas 6 arranjos de Pixinguinha para Pixinguinha e sua Orquestra Columbia
• Foram analisadas 7 arranjos de Radamés Gnattali

Bibliografia específica:
• Fontes primárias:
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo, Martins Fontes, 1962.
NOCE, Carlos. O desvario da mulher moderna. SP, Irmãos Ferraz, 1928.

• Obras sobre Pixinguinha:
ALENCAR, Edigar de. O fabuloso e harmonioso Pixinguinha. RJ, Cátedra – INL, 1979.
CABRAL, Sérgio. Pixinguinha. Vida e obra. RJ, Lumiar, 1997.

• Música e entretenimento:
ALENCAR, Edigar de. Nosso sinhô do samba. RJ, Civilização Brasileira, 1968.
ALMIRANTE. No tempo de Noel Rosa. SP, Francisco Alves, 1977.
ANDRADE, Mário de. Música doce música. 2a. ed., São Paulo, Martins, 1976.
EFEGÊ, Jota. Maxixe, a dança excomungada. Rio de Janeiro, Conquista, 1974.
HOBSBAWM, Eric. A história social do jazz. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.
LENHARO, Alcir. Cantores do rádio. A trajetória de Nora Ney e João Goulart e o meio artístico de seu tempo. Campinas, EdUNICAMP, 1995.
MORAES, José Geraldo Vinci de. Cidade e cultura urbana na Primeira República. In: PRADO, Maria Lígia e CAPELLATO, Maria H. (orgs.) Discutindo a história do Brasil. Ed. Atual, São Paulo, 1994.
MORAES, José Geraldo Vinci de. Metrópole em sinfonia: história, cultura e música popular em São Paulo nos anos 30. São Paulo, FFLCH/USP, 1997. Tese de Doutorado.
NAPOLITANO, Marcos. História e música. Belo Horizonte, Autêntica, 2002.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular. São Paulo, Círculo do Livro, s.d.
TINHORÃO, José Ramos. Música popular: um tema em debate. Rio de Janeiro, JCM Editores, s.d.
TOTA, Antonio Pedro. O samba legitimidade. Cópia de Dissertação de Mestrado, FFLCH/USP, 1983.
WISNIK, José Miguel. Getúlio da Paixão Cearense (Villa-Lobos e o Estado Novo). In: O nacional e o popular na cultura brasileira – música. São Paulo, Brasiliense, 1982.
WISNIK, José Miguel. Algumas questões de música e política no Brasil. In: Alfredo Bosi (org.). Cultura brasileira: temas e situações. São Paulo, Ática, 1987, p 114-123.

• História e metodologia:
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CONTIER, Arnaldo Daraya. Música e História. Revista de História. São Paulo, n. 119, p. 69-90, 1988.
MORAES, José Geraldo Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 20, n. 39, p. 203-221, 2000.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo, Brasiliense, 1995.
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo, Cia. das Letras, 1992.

• Sociologia, crítica, Musicologia e Semiótica:
ADORNO, Theodor. O fetichismo na música e a regressão da audição. In: Benjamin, Adorno, Horkheimer, Habermas. Col. Os pensadores, São Paulo, Abril Cultural, 1980.
BAKTHIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo, Hucitec/UnB, 1993.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução e outros estudos. In: Os pensadores. São Paulo, Abril Cultural, s.d.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo, Perspectiva, 1970.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. 3a ed. São Paulo, Ática, 1978, 2 v., (Ensaios; 34)
ORTIZ, R.. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo, Brasiliense, 1994.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo, Brasiliense, 1994.
WISNIK, José M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo, Cia. das Letras/Círculo do Livro, 1989.