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SINHÔ: A POESIA DO REI DO SAMBA

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Monteiro, Bianca Miucha Cruz

Orientador:
Martha Campos Abreu

Local:
UFF

Data:
2011

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Sinhô, 1888-1930 Samba Música popu-lar Cultura popular Rio de Ja-neiro(RJ)

Resumo:
Texto em formato digital: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16848

O projeto pretende apresentar a analise da participação de compositores e intérpretes na construção do samba como gênero musical nacional, através da obra de Sinhô e de Francisco Alves. Busca examinar a luta dos sambistas para a consolidação de um determinado tipo de samba e a utilização de suas composições como espaço político-social e como modo de inserção no mercado profissional, através da sua relação com a indústria fonográfica. O principal objetivo da pesquisa, cujo período - de 1917 a 1934 - corresponde à fase de fortalecimento da indústria fonográfica no Brasil e de profissionalização de vários sambistas, é examinar como os compositores pensavam o seu lugar e o lugar do samba na sociedade e na identidade nacional.

Fontes:
I. Músicas de Sinhô gravadas pela Casa Édison*
1. A favela vai abaixo
2. A medida do Sr. do Bonfim
3. A rolinha do sertão (assim é que é)
4. Alegria de caboclo
5. Alta madrugada (Adão na roda)
6. Amar a uma só mulher
7. Amor de poeta
8. Amor sem dinheiro
9. Amostra a mão
10. Ave de Rapina
11. Bem que te quero
12. Bem te vi
13. Benzinho
14. Burucutum
15. Cabeça de ás
16. Cabeça de Promessa
17. Caiçaras
18. Cais Dourado
19. Caneca de Couro
20. Canjiquinha Quente
21. Cansei
22. Carga de Burro
23. Carinhos do vovô
24. Casinha de sapê
25. Cassino Maxixe
26. Cauã
27. Chequerê
28. Como se gosta
29. Confessa, meu bem
30. Confissões de amor
31. Corta saia
32. Dá nele
33. De cartola e Bengalinha
34. Deixa deste costume
35. Deus nos livre do castigo das mulheres
36. Dor de cabeça
37. Eu ouço falar (seu Julinho)
38. Eu queria saber
39. Fala baixo

40. Fala, meu louro
41. Festa da seringa
42. Gosto que me enrosco
43. Já é demais
44. Jura
45. Mal de amor
46. Maldito costume
47. Miçanga
48. Minha Branca
49. Não posso me amofinar
50. Não quero saber mais Dela
51. Não sou Baú
52. Nossa Senhora do Brasil
53. O rosa
54. O bobalhão
55. O pé de Anjo
56. Ora vejam só
57. Papagaio Louro
58. Papagaio no poleiro
59. Porque será?
60. Que vale a nota sem o carinho da
mulher?
61. Quem fala de mim tem paixão
62. Quem são eles? (Bahia terra boa)
63. Recordar é viver
64. Reminiscências do passado
65. Sabiá
66. Sai da raia
67. Salve-se quem Puder
68. Samba dos caiçaras
69. Saudade da choça
70. Se meu amor me vê
71. Segura o boi
72. Sem amor
73. Só por Amizade
74. Sonho de gaúcho
75. Sou da fandanga
76. Virou bola
77. Viva a Penha
78. Volta a Palhoça
_________________________________________
* O ano de gravação, nome dos intérpretes e gênero musical das canções constam na tabela de temas, em anexo.
216
II. Autores memorialistas:
ALENCAR, Edigar de. Nosso Sinhô do samba. Rio de Janeiro, FUNARTE, 2ª ed. (rev. e
ampl.), 1981.
BARBOSA, Orestes. Samba: sua história, seus poetas, seus músicos e seus cantores. Rio de
Janeiro, FUNARTE, 1978.
CARDOSO, Júnior Abel. Francisco Alves: as mil canções do rei da voz. Curitiba, Revivendo,
1998.17
EFEGÊ, Jota (João Ferreira Gomes). Figuras e coisas da música popular brasileira. Rio de
Janeiro, FUNARTE, 1978.
GUIMARÃES, Francisco (Vagalume). Na roda do samba. Rio de Janeiro, FUNART, 2ª ed,
1978.
RANGEL, Lúcio. Sambistas e chorões: aspectos e figuras da música popular brasileira. São
Paulo, Ed. Paulo de Azevedo, 1962.
AUGUSTO, Sergio (org.). RANGEL, Lúcio. Samba, jazz e outras notas. Rio de Janeiro,
Agir, 2007.
SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade.
São Paulo, Ed. 34, 2008.
VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira. São Paulo, Ed. Martins, vol.
1, 1964.

17 A obra é composta por livro com ilustrações e CD.
217
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18 “Este artigo está inserido em minha pesquisa, financiada pelo CNPq, sobre ‘Festas e músicas populares na
formação da identidade nacional brasileira’. Parte dele encontra-se em um texto mais longo, ainda no prelo,
intitulado: ‘Mulatas, Crioulos e Morenas: hierarquias raciais, relações de gênero e identidade nacional nas
canções de amor do pós-abolição. Sudeste do Brasil, 1890-1920’.” Nota da autora.
218
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19 A obra, uma produção patrocinada pelo Centro Petrobrás de Música Brasileira com produção técnica da
Biscoito Fino/ Sapucaí, é composta pelo volume que consta na referência mais 15 CDs com gravações da Casa
Edison entre 1902 e 1950, 5 CD-Roms com partituras e informações históricas e documentais e 4 foto-CDs que
acompanham o livro (CDs: HIME, Joana. Memórias musicais: Casa Edison. Rio de Janeiro, Biscoito Fino,
2002). O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e o Instituto Moreira Salles (IMS) têm um exemplar desta
documentação em seus respectivos acervos.
20 Este texto foi escrito para minha prova de aula no concurso público para professor titular de história do Brasil
da Universidade Federal Fluminense, realizado em 14 de dezembro de 1995. A banca era composta pelos
professores titulares Ronaldo Vainfas (presidente), Maria Odila Leite da Silva Dias, Helga Piccolo, Joana Pedro
e Gilberto Velho. Nota da autora.
221
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21 A obra é composta por 15 CDs e um folheto explicativo e encontra-se disponível para consulta no Centro
Cultural Banco do Brasil e no Instituto Moreira Salles.
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