> Banco de Dados - História e música na universidade
O SAMBA E A CULTURA DA CLASSE TRABALHADORA CARIOCA (1900-1930)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Juliana Lessa Vieira
Orientador:
Marcelo Badaró Mattos
Local:
UFF
Data:
2012
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Classe traba-lhadora Samba - as-pecto social - Rio de Ja-neiro (RJ) Cultura
Resumo:
Texto em formato digital: https://www.historia.uff.br/stricto/td/1555.pdf
Esse trabalho tem a hipótese central de que o samba das três primeiras décadas
do século XX pode ser considerado como uma manifestação cultural da classe
trabalhadora carioca, expressando, por isso, um conjunto de valores, uma visão de
mundo e um modo de vida próprios dos trabalhadores. A partir dessa ideia, procurou-se
perceber de que forma as letras de samba, os depoimentos de alguns sambistas e a
documentação policial do período nos oferecem elementos que nos autorizam a pensar o
samba dessa maneira. Nessa lógica, estabeleceu-se um debate com outras duas
perspectivas: aquela que concebe o samba como uma manifestação da cultura popular
carioca; e outra que entende o ritmo como uma forma de resistência étnica dos negros
contra a opressão da cultura branca/europeia. Por fim, buscou-se compreender as
transformações sofridas pelas formas de composição e de fruição do samba, quando este
entrou no circuito do mercado cultural, e o modo pelo qual os próprios sambistas
contribuíram para esse processo.
Fontes:
- Depoimentos:
1 – Depoimento de Donga concedido ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro,
em 02/04/1969 – Seção Depoimentos Para Posteridade;
2 – Depoimento de João da Baiana concedido ao Museu da Imagem e do Som do Rio de
Janeiro, em 24/08/1966 – Seção Depoimentos Para Posteridade;
3 – Depoimento de Heitor dos Prazeres concedido ao Museu da Imagem e do Som do
Rio de Janeiro, em 01/09/1966 – Seção Depoimentos Para Posteridade;
4 – Depoimento de Bide concedido ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro,
em 21/03/1968 – Seção Depoimentos Para Posteridade;
5 – Depoimento de Pixinguinha concedido ao Museu da Imagem e do Som do Rio de
Janeiro, em 06/10/1966 – Seção Depoimentos Para Posteridade;
6 – Depoimento de Cartola, gravado na faixa 4, do disco Documento Inédito, de 1982;
7 – Depoimento concedido por Almirante ao Museu da Imagem e do Som do Rio de
Janeiro, em 11/04/1967 – Seção Depoimentos Para Posteridade.
- Músicas:
1- “Chora no fim”, de 1928, de Sebastião S. Neves e Anísio. Divisão de Partituras do
Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro;
2- “Seu Mané Luiz”, de 1927, de Donga e João da Baiana. Divisão de Partituras do
Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro;
3- “Morro de Mangueira”, de 1925, de Manoel Dias. Divisão de Partituras do Museu da
Imagem e do Som do Rio de Janeiro;
4- “Ora, Vejam Só!”, de 1927, de Heitor dos Prazeres. Divisão de Partituras do Museu da
Imagem e do Som do Rio de Janeiro;
5- “Batuque na Cozinha”, de 1917, de João da Baiana. Divisão de Partituras do Museu
da Imagem e do Som do Rio de Janeiro;
6- “Morro do Castelo”, s.d., de K. D. Elle e Edu Fontes. Divisão de Partituras do Museu
da Imagem e do Som do Rio de Janeiro;
148
7- “A Favela Vai Abaixo!”, de 1928, de Sinhô. Divisão de Partituras do Museu da
Imagem e do Som do Rio de Janeiro;
8 – “Malandro Pasteleiro”, s.d., versão que consta no artigo de RODRIGUES, 2003.
9 – “Cabide de Molambo”, de 1915, transcrita do depoimento de João da Baiana ao
Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.
- Documentação policial:
1- “Boletim Policial” de Novembro de 1907, localizado no setor de periódicos da
Biblioteca Nacional sob a referência 1-329,01,01;
2- “Boletim Policial”, de Março de 1909, localizado no setor de periódicos da
Biblioteca Nacional, sob a referência 1-329,01,02;
3- Arquivo Nacional – GIFI – Fundo Polícia (AN IJ6 597);
4- Arquivo Nacional – GIFI – Fundo Polícia (6C – 367);
- Documentação ministerial:
1- Relatório Ministerial de 1903 – http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u1887/ - página 6 (último
acesso em 28/07/2011);
2- Relatório Ministerial de 1905 – http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u1888/ - página A-G-6
(último acesso em 28/07/2011);
- Outras fontes:
1 - GUIMARÃES, Francisco. Na Roda do Samba. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1978.