> Banco de Dados - História e música na universidade

O MAESTRO DO MUNDO Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e a diplomacia cultural brasileira

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
PEDRO HENRIQUE BELCHIOR RODRIGUES

Orientador:
LAURA ANTUNES MACIEL

Local:
UFF

Data:
2019

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Heitor Villa-Lobos (1887-1949) diplomacia cultural História Soci-al da Cultura música e poder História e Memória

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7645177

Esta tese busca examinar o papel do compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959) na diplomacia cultural do Brasil entre as décadas de 1920 e 1950. O conceito de diplomacia cultural busca delimitar a ação de determinados grupos sociais – escritores, jornalistas, professores, pesquisa-dores, músicos e artistas plásticos, entre outros – nas relações internacionais, estando ou não articulados com os meios diplomáticos oficiais. Nesta tese, o foco recai sobre a ação de Villa-Lobos e de outros músicos envolvidos com a difusão da produção cultural brasileira no exterior, bem como a relação estabelecida entre eles e seus congêneres em outros países – especial-mente nos continentes americano e europeu. Heitor Villa-Lobos dedicou um tempo expressivo de sua carreira de músico ao Estado, entendendo a música como um importante instrumento de educação e de promoção do entendimento entre os povos. Nesse sentido, suas ações trans-correram em duas vias: a pedagógica – por meio do programa de educação musical implemen-tado no Distrito Federal a partir de 1932, e depois disseminado pelo Brasil – e a diplomática – especialmente a partir da década de 1930, quando atuou como um emissário musical do Brasil – e da música de concerto local – em países da América e da Europa, além de Israel. Nesse sen-tido, o presente texto examina as possíveis relações entre música, sociedade, política e rela-ções internacionais em meados do século XX a partir da trajetória de Villa-Lobos. Apesar da im-portância da “diplomacia informal” exercida pelo músico, um exame mais minucioso e sistemá-tico dessa atuação constituía uma lacuna historiográfica, que esta tese procurou trazer à luz. A tese desdobra-se em duas frentes. A primeira busca responder de que modo as memórias de e sobre Villa-Lobos, construídas ao longo de décadas, ajudaram a constituir uma relação direta e unívoca entre sua obra e a identidade nacional. O processo de construção de memórias conso-lidou uma narrativa hegemônica sobre Villa-Lobos que, de tão ecoada, foi assumida por vários pesquisadores e orientou boa parte dos trabalhos acadêmicos sobre o tema. A segunda frente discute o processo pelo qual Villa-Lobos se tornou o principal diplomata musical brasileiro de seu tempo, e como essa atividade expressou interesses do Estado (em especial o Itamaraty) e dos músicos eruditos, além, é claro, dos interesses pessoais e profissionais do próprio composi-tor, cioso de conquistar novos mercados, para além do reduzido campo da música erudita no Brasil.

Fontes:
I – Instituições e acervos consultados
Museu Villa-Lobos – Rio de Janeiro
Arquivo Histórico do Itamaraty – Rio de Janeiro
Museu da Imagem e do Som – Rio de Janeiro
Biblioteca Nacional – Hemeroteca Digital (bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/)
O Globo (http://acervo.oglobo.globo.com)
O Estado de S. Paulo (http://acervo.estadao.com.br)
The New York Times (http://timesmachine.nytimes.com)
Arquivo Nacional
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – CPDOC/FGV –
Rio de Janeiro (http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/arquivo)
II – Coleções e itens do Museu Villa-Lobos
Livros de Recortes de Periódicos – livros 1 a 56 (c. 1910-c. 1970)
Correspondência expedida e recebida por Heitor Villa-Lobos (c. 1910-1959)
Correspondência expedida e recebida pelo Museu Villa-Lobos (1960-1985)
Série bibliográfica Presença de Villa-Lobos (14 vols., 1965-2012)
Programas de concertos nacionais e estrangeiros (c. 1908-1985)
Coleção “Outros Documentos Textuais” (c. 1910-1985)
Arquivo Institucional (1960-1985)
Documentos sonoros (c. 1930-1985)
Partituras (c. 1900-1959)
Catálogo de obras de Villa-Lobos (Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos, 2010). Disponível em:
.
312
III – Textos de Heitor Villa-Lobos
VILLA-LOBOS, Heitor. A importância do Estado de São Paulo [manuscrito], 7 set. 1957.
MVL, Col. Outros Documentos Textuais, item HVL 01.01.06.
________________. Alma do Brasil [manuscrito], s. d. MVL, Col. Outros Documentos
Textuais, item HVL 01.01.28.
________________. A música nacionalista no governo Getúlio Vargas. Rio de Janeiro: DIP,
1941.
________________. A música e a medicina [manuscrito], s. d. MVL, Col. Outros
Documentos Textuais, item HVL 01.01.17.
________________. A música nas Américas [manuscrito], 8 jun. 1949. Museu Villa-Lobos,
Coleção Outros Documentos Textuais, item HVL 01.01.05.
________________. A música nas Américas. A Manhã, Rio de Janeiro, 3 jul. 1949. MVL,
L23-180A.
________________. Apelo ao Chefe do Governo Provisório da República Brasileira. In:
PRESENÇA DE Villa-Lobos. Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos/DAC/MEC, v. 7, 1972, pp.
85-87.
________________. Apologia à arte [manuscrito], s. d [1930]. MVL, Col. Outros
Documentos Textuais, item HVL 01.01.02.
________________. Casos e fatos importantes sobre H. Villa-Lobos numa biografia autêntica
resumida. Revista Música Viva, Rio de Janeiro, jan./fev. 1941, ano I, n. 7/8, pp. 14-15.
________________. Embaixada artística musical a Montevidéu [manuscrito], s. d. [1940].
MVL, Col. Outros Documentos Textuais, item HVL 04.09.02.
________________. Juventude americana e senhores educadores [manuscrito]. Fala de VillaLobos irradiada para o Congresso de Educadores Musicais dos Estados Unidos, em 1942.
MVL, Biblioteca, Col. Outros Documentos Textuais, HVL 01.01.19.
________________. La música como vehículo de paz universal [manuscrito]. MVL, coleção
“Outros Documentos Textuais”, HVL 04.06.01.
________________. Música de papel, que nasce no papel e morre no papel. In: Presença de
Villa-Lobos, n. 2. Rio de Janeiro: MEC/DAC/Museu Villa-Lobos, 1966, p. 95.
________________. Música e educação física [manuscrito], s. d. MVL, Col. Outros
Documentos Textuais, item HVL 04.01.26.
________________. O homem e a máquina [manuscrito], s. d. MVL, Col. Outros
Documentos Textuais, item HVL 01.01.26.
________________. Rádio [manuscrito], s. d. MVL, Col. Outros Documentos Textuais, item
HVL 01.01.24.
313
________________. Reflexões sobre a arte [manuscrito], s. d. MVL, Col. Outros
Documentos Textuais, item HVL 01.01.22.
________________. This I believe – A filosofia de Villa-Lobos [manuscrito], s. d. MVL, Col.
Outros Documentos Textuais, item HVL 01.01.20.
________________. Unidade étnica e a nova face da civilização [manuscrito], s. d. MVL,
Col. Outros Documentos Textuais, item HVL 01.01.18.
________________. Viagens de pesquisas [manuscrito], s. d. MVL, Col. Outros Documentos
Textuais, item HVL 01.03.08.
IV – Textos memorialísticos, biografias, análises de obras, conferências e palestras sobre
Heitor Villa-Lobos
ANDRADE, Mario de. O turista aprendiz. edição de texto apurado, anotada e acrescida de
documentos por Telê Ancona Lopez, Tatiana Longo Figueiredo; Leandro Raniero Fernandes,
colaborador. Brasília: Iphan, 2015.
BANDEIRA, Manuel. As canções de cordialidade. In: PRESENÇA de Villa-Lobos. V. 1. Rio
de Janeiro: Museu Villa-Lobos/Ministério da Educação e Cultura, 1962, p. 144-145.
BARROS, C. Paula. Romance de Villa-Lobos. Rio de Janeiro: A Noite, [1951].
BEAUFILS, Marcel. Villa-Lobos : musicien et poète du Brésil. Paris: IHEAL, 1988 [1ª ed.
1967].
COELHO NETO, Henrique. A música no Centenário (Artes e artistas). O Estado de S. Paulo,
São Paulo, 7 fev. 1922, s. p.
______________. Palestra proferida no Instituto Nacional de Música, em setembro de 1925.
Recorte MVL, L01-040A.
ESTRELLA, Arnaldo. Os quartetos de cordas de Villa-Lobos. Rio de Janeiro: Museu VillaLobos/MEC, 1970.
GUERRA PEIXE, Cesar. O índio das Arábias. Revista do Brasil, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1,
1988.
LIMA, João de Souza. Comentários sobre a obra pianística de Villa-Lobos. Rio de Janeiro:
Museu Villa-Lobos/MEC, 1969.
MARDRUS, Lucie Delarue. “L’aventure d’un compositeur: musique cannibale”.
L’Intransigeant, 13 dez. 1927, p. 1.
MARIZ, Vasco. Hector Villa-Lobos. Paris: Seghers, 1967.
____________. Heitor Villa-Lobos: o homem e a obra. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ministério das
Relações Exteriores, 1949
314
____________. Villa-Lobos: o homem e a obra. Rio de Janeiro: ABM/Francisco Alves, 2006
[1ª ed. 1948].
MAUL, Carlos. A glória escandalosa de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: Império, 1960.
MURICY, Andrade. Villa-Lobos, uma interpretação. Rio de Janeiro: Museu VillaLobos/MEC, s. d. [c. 1960].
NÓBREGA, Adhemar. A política musical de Villa-Lobos. Transcrição de palestra ministrada
na Universidade de Brasília, 22 de maio de 1979. MVL, Biblioteca, sem código de
classificação.
PEPPERCORN, Lisa. Villa-Lobos: biografia ilustrada do mais importante compositor
brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.
RIBEIRO, João Carlos (org.). O pensamento vivo de Heitor Villa-Lobos. São Paulo: Martin
Claret, s. d.
SALGADO, Clóvis. O Museu Villa-Lobos, sua história e perspectiva. In: Presença de VillaLobos. Rio de Janeiro: MEC/Museu Villa-Lobos, 6º vol., 1ª ed., 1971, p.72-79, p.77.
Conferência pronunciada no Palácio da Cultura. Rio de Janeiro, 10 nov. 1970.
SANTOS, Turibio. Heitor Villa-Lobos e o violão. Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos/MEC,
1975.
V – Artigos de periódicos nacionais e estrangeiros
Os textos de periódicos consultados para esta pesquisa foram levantados e analisados,
principalmente, a partir da coleção de Livros de Recortes do Museu Villa-Lobos. Tais livros
(56 no total, perfazendo cerca de 36 mil itens) reúnem matérias sobre Heitor Villa-Lobos
organizadas ao longo da vida, principalmente, pela companheira Arminda e por ele próprio,
no período entre a década de 1910 e o ano de 1959. Alguns dos álbuns também incluem
matérias publicadas no período pós-morte de Villa-Lobos, nas décadas de 1960 e 1970. Essa
coleção abrange uma vasta gama de periódicos nacionais e estrangeiros, de modo que é
bastante difícil inventariar todos os títulos dos órgãos e seus locais de publicação. Por isso,
optamos por listar abaixo apenas os artigos efetivamente citados ao longo da tese. Por se tratar
de recortes colados em álbuns – muitas vezes em situação precária, devido à ação do tempo –,
a paginação dos artigos quase nunca foi preservada, razão pela qual essa informação foi
omitida na maioria absoluta dos casos abaixo.
315
V.A.1 – Itens dos livros de recortes do Museu Villa-Lobos citados – com identificação de
autoria e/ou título da matéria
A BOA propaganda do Brasil no estrangeiro. Careta, Rio de Janeiro, 23 mar. 1940. MVL,
L10-078A.
ABREU, João de. Villa-Lobos. O Jornal, 13 fev. 1936. MVL, L06-005B.
A CANÇÃO da Imprensa. O Globo, Rio de Janeiro, 24 abr. 1940. MVL, L11-014B.
ACTUARÁ EN el Colón un ilustre compositor de música nativa brasileña. [Periódico
desconhecido], Buenos Aires, [1935 – data inferida]. MVL, L03-025A.
ALCÂNTARA, Carlos Xavier de. Foi a melhor embaixatriz que o Brasil já teve nos EEUU.
Diário de Minas, Belo Horizonte, 23 ago. 1955. MVL, L35-071C.
ALMADA, Benigno Herrero. Se fué de Buenos Aires el hombre. El Hogar, Buenos Aires, 28
jun. 1935, p. 6. MVL, L4-007D e 008A.
ALMEIDA, Otávio de. Villa-Lobos e os Estados Unidos. Dom Casmurro, Rio de Janeiro, 31
mar. 1945. MVL, L49-049A.
ALMEIDA, Renato. Atonalistas brasileiros. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 30 nov. 1947.
MVL, L21-089B.
A MÚSICA brasileira na Alemanha. A Nota, Rio de Janeiro, 11 jun. 1937. MVL, L07-015A.
A MÚSICA e a produção de guerra. A Noite, Rio de Janeiro, 16 out. 1943. MVL, L15-035A.
A MÚSICA sinfônica brasileira numa excursão continental. O Globo, Rio de Janeiro, 2 out.
1944. MVL, L49-003B.
ANDRADE, Ayres de. A volta de Villa-Lobos. O Jornal, Rio de Janeiro, 6 ago. 1953. MVL,
L48-091F.
____________. “O romance de Villa-Lobos”. O Jornal, Rio de Janeiro, 11 mar. 1951. MVL,
L28-045i.
ANDRADE, Mário de. Perigo de ser maior. Folha da Manhã, São Paulo, 19 out. 1944, s. p.
[coluna Mundo Musical, recorte]. MVL, L49-047F.
ANDRÉ, Alberto. Villa-Lobos no Uruguai. A Nação, Porto Alegre, 2 out. 1940. MVL, L09-
021E.
A RÁDIO e sua organização na Alemanha. Diário Carioca, 21 jun. 1936. MVL, L06-027H.
ARAÚJO, Mozart. Música étnica. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, [23 jun. 1933]. MVL,
L03-013A.
A VISITA de Villa-Lobos ao estúdio de Walt Disney. Diário Carioca, Rio de Janeiro, 3 jan.
1945. MVL, L49-017C.
316
A VITÓRIA da música brasileira nos EEUU. O Estado, Niterói, 31 mar. 1940. MVL, L11-
36R.
AS IMPRESSÕES do maestro Mignone sobre o povo alemão. Correio da Noite, Rio de
Janeiro, 11 jun. 1937, p. 14 [recorte]. MVL, L07-014B.
AS MACAQUICES do sr. Villa-Lobos: trinta mil crianças aterradas!!! A Nota, Rio de
Janeiro, 8 set. 1937. MVL, L07-038A.
ATAÍDE, Austregésilo de. A Hora da Independência. Diário da Noite, Rio de Janeiro, 5 set.
1936. MVL, L06-049B.
BARRETO, Lima. Bailes e divertimentos suburbanos. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 7
fev. 1922, p. 2.
____________. O nosso yankismo. Revista Contemporânea, Rio de Janeiro, n. 18, v. 1, abr.
1918, s. p.
BORBA, Osório. Narciso desconfiado. O Jornal, Rio de Janeiro, 10 nov. 1940. MVL, L09-
034E.
BOSCOLI, Geysa. Brasil, palavra mágica na América do Norte. O Cruzeiro, Rio de Janeiro,
17 fev. 1945. MVL, L49-036D.
BRAZ, Rubião. Aniversariante. Diário da Bahia, Salvador, 19 abr. 1953. MVL, L(67C).
____________. Villa-Lobos visto por um europeu. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 5
jul. 1953. MVL, L33-001G.
CARPENTIER, Alejo. Hector Villa-Lobos: un gran compositor latino-americano. Gaceta
Musical, Paris, jul./ago. 1928, s. p. [recortes]. MVL, L04-021B e segs.
C. K. [pseudônimo]. Villa-Lobos afixou na América o maior cartaz do Brasil. O Globo, Rio
de Janeiro, [1945]. MVL, L49-040E.
CLASSICAL composer get really sent by U.S. jazz. Los Angeles Times, Los Angeles, 9 jan.
1954, p. 8. MVL, L32-084C.
CONFUNDIRAM ‘terreiro’ com floresta virgem! O Globo, Rio de Janeiro, 29 out. 1940.
MVL, L09-029E.
CORREIA, Viriato. Os camisas pretas. Jornal do Brasil, 14 maio 1936. MVL, L06-21E.
CUNHA, João Itiberê da [JIC]. A menor pianista na maior sala de concertos. Correio da
Manhã, Rio de Janeiro, 3 abr. 1940. MVL, L11-2L.
__________. Embaixada Artística a Montevidéu. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 21 set.
1940. MVL, L09-014I.
CUNHA, João Itiberê da (JIC). Jazz-band, endemia americana. Correio da Manhã, Rio de
Janeiro, 17 fev. 1937. MVL, L07-003B.
317
DANTAS, Ondina Portella Ribeiro [D’Or]. Música nacionalista. Diário de Notícias, Rio de
Janeiro, 29 nov. 1940, p. 9. MVL, L09-032B.
__________. Música típica brasileira. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 17 maio 1939.
MVL, L8-36B.
__________. Propaganda. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 24 out. 1940, p. 9. MVL, L09-
029A
__________. Villa-Lobos. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 17 out. 1941. MVL, L49-005E.
__________. [Texto sem título]. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 21 dez. 1949. MVL, L24-
068D.
DE TRIUNFO em triunfo a nossa música. O Globo, Rio de Janeiro, 19 jun. 1939. MVL, L08-
047A.
DEXTER, George. Autonomia das repúblicas soviéticas. O Diário, Belo Horizonte, 10 dez.
1949. MVL, L24-067I.
‘DIE MUSIK WOCHE’, de Berlim, entrevistou Villa-Lobos. Correio da Manhã, Rio de
Janeiro, 18 fev. 1937. MVL, L07-004A.
DO GRAMOFONE ao cinema falado. O Globo, Rio de Janeiro, 20 ago. 1929, p. 1.
EMBAIXADOR DA música brasileira. A Manhã, Rio de Janeiro, 4 out. 1944. MVL, L49-
006J.
EPAMINONDAS, Ziul (pseud.). Crônica musical. [Ilustração Moderna], s. l., [14 jun. 1924].
MVL, L03-023B.
EL FOLK-LORE no es arte, sino un documento para la arte. Crítica, Buenos Aires, 4 de maio
de 1935. MVL, L04-037B.
ESCRITORES estrangeiros no Brasil. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 15 ago. 1953.
MVL, L33-003E.
FALCÃO, Ildefonso. Congressos que interessam ao Brasil. Careta, Rio de Janeiro, 23 maio
1936. MVL, L06-026D.
FERNANDES FILHO, Felix. Balangandãs. Folha de Minas, Belo Horizonte, 20 nov. 1948.
MVL, L23-46C.
FERREIRA, de Souza. A nossa música. Diário da Tarde, São Paulo, 24 maio 1930. MVL,
L02-080A.
FIGUEIREDO, Guilherme. O gênio do bilhar e outros gênios menores. Diário de Notícias,
Rio de Janeiro, 20 abr. 1941. MVL, L13-019E.
FIGUEIREDO, Lima. Golias e Davi. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 5 jul. 1947. MVL,
L20-111C.
318
FILMS [sic] e astros. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 23 ago. 1941. MVL, L13-038F.
FRANÇA, Eurico Nogueira. Ensino coletivo e totalitarismo. Correio da Manhã, Rio de
Janeiro, 9 mar. 1945. MVL, L17-067B.
____________. Espírito neorromântico. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 19 mar. 1946.
MVL, L19-02A.
____________. Villa-Lobos. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 6 out. 1953. MVL, L33-
015E.
____________. Villa-Lobos visto por Beaufils. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 23 jun.
1953. MVL, L31-088A.
FREYRE, Gilberto. Villa-Lobos. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, 25 fev. 1950.
____________. Viva Villa! Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 2 fev. 1938. MVL, L07-059B.
GUANABARINO, Oscar. [Sem título]. Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, 31 dez. 1931.
L02-087B.
HÉCTOR Villa-Lobos, compositor brasileño que será nuestro hóspede. La razón, Buenos
Aires, 29 abr. 1925. MVL, L01-039A.
HÉLIOS (pseud.). Aquele humorista Villa-Lobos. Diário da Noite, São Paulo, 4 abr. 1941.
MVL, L13-016G.
INTERESANTE intercámbio cultural. Crítica, Buenos Aires, 3 jun. 1935. MVL, L05-065A.
KRIEGER, Edino. A propósito de uma carta aberta. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 23
nov. 1950. MVL, L27-059A.
___________. Villa-Lobos, patriarca da música brasileira. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro,
29 jul. 1957. MVL, L25-102A.
LA PERSONALIDAD del compositor Héctor Villalobos [sic]. Notícias Gráficas, 25 abril
1935. MVL, L05-023A.
LIÇÃO de geografia. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 5 nov. 1940. MVL, L09-31C.
LLEGÓ ANOCHE el compositor H. Villa-Lobos. La Nación, Buenos Aires, 2 maio 1935.
MVL, L05-015C.
LLEGÓ ayer el Maestro Villa-Lobos, el músico más grande de América. El Debate,
Montevidéu, 10 out. 1940. MVL, L12-004H.
LYRA FILHO, Roberto. Com Villa-Lobos na América. Revista da Semana, Rio de Janeiro,
11 jan. 1947. MVL, L20-109A.
M. (pseudônimo). Rádio. Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, 28 nov. 1944. MVL, L49-
009F.
319
MACEDO, Sérgio D. T. Comentário. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 28 abr. 1940. MVL,
L11-017G.
MACHADO, Ruy Affonso. Villa-Lobos. Jornal de Notícias, São Paulo, [data ilegível]. MVL,
L21-028A.
MAESTRO VILA Lobos [sic]. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 10 jun. 1935. MVL, L05-
071B. Grifo no original.
MAGALHÃES JR., R. Nosso amigo Vargas e nossa amiga Miranda. A Noite, Rio de Janeiro,
7 nov. 1944. MVL, L49-3A.
___________ Villa-Lobos, o estratosférico. A Noite, Rio de Janeiro, 21 out. 1944. MVL, L49-
06I.
___________. Villa-Lobos na América: homenageado, roubado e tratado como um autêntico
‘astro’ cinematográfico. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, 31 mar. 1945. MVL, L49-050A.
MAG e o samba. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 5 jun. 1947. MVL, L20-141D.
MAIA, Jorge. Samba, Portinari e Ministério da Educação. Revista da Semana, Rio de Janeiro,
6 mar. 1948. MVL, L22-018A.
MAIS DE cem gravações! A Noite, Rio de Janeiro, 6 ago. 1940. MVL, L11-061D.
MARTINS, Justino. Grande sucesso de Villa-Lobos em Paris. Folha da Manhã, Recife, 14
mar. [ano ilegível, 1951-1954]. MVL, L25-037A.
MASSARANI, Renzo. Amigo Camargo... A Manhã, Rio de Janeiro, 30 nov. 1950. MVL,
L27-074A.
MIGNONE afirma: “Nunca fui fascista. Sempre fui comunista!”. Diretrizes, Rio de Janeiro,
10 nov. 1945. MVL, L17-192A.
MURICY, Andrade. A lenda de Villa-Lobos. Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, 23 maio
1951. MVL, L28-047D.
___________. Pelo mundo da música. Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, 30 jun. 1937.
MVL, L007-015B.
___________. Pelo mundo da música. Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, 27 nov. 1940.
MVL, L09-35F.
MÚSICA do morro para Stokowski ouvir. Diário da Noite, Rio de Janeiro, 8 ago. 1940,
[recorte]. MVL, L11-061I.
NÓBREGA, Adhemar. O politicismo e as concentrações orfeônicas. Diário Trabalhista, Rio
de Janeiro, 21 jul. 1946. MVL, L20-011B.
NÓBREGA, Adhemar. Villa-Lobos na Europa. Diário Trabalhista, Rio de Janeiro, 21 ago.
1947. MVL, L49-068A.
320
NOSSOS artistas vencem. A Noite, Rio de Janeiro, data ilegível [c. 1948], [recorte]. MVL,
L49-102J.
O FREVO e o maracatu em plena Cinelândia. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 3 maio
1940. MVL, L11-022M.
“O. de M.” [pseudônimo]. Música popular brasileira – as modinhas de nossos avós e o jazz de
hoje. A Manhã, Rio de Janeiro, 16 set. 1941. MVL, L13-042I.
O ‘HINDENBURG’ amanheceu ontem nesta capital. O Jornal, Rio de Janeiro, 5 abr. 1936.
MVL, L06-014A.
OLIVEIRA, Magdala da Gama. Villa-Lobos e outros turistas. Gazeta de Notícias, Rio de
Janeiro, 9 jan. 1945. MVL, L49-020B.
O REGENTE da gaita. O Radical, Rio de Janeiro, 2 jun. 1948. MVL, L21-052D.
OS JORNALISTAS vão cantar. A Notícia, Rio de Janeiro, 24 abr. 1940. MVL, L11-14F.
OS OBJETIVOS do CNCO. A Manhã, Rio de Janeiro, 2 maio 1943. MVL, L14-078N.
PACHECO, Armando. Villa-Lobos: verdadeiramente gênio ou simplesmente cabotino?
Revista da Semana, Rio de Janeiro, 28 jul. 1950. MVL, LR 26-011A.
PONGETTI, Henrique. As bolsas de estudo na política de influências espirituais. O Globo,
Rio de Janeiro, 18 jul. 1947. MVL, L21-018C.
RAMOS, Silva. Os agitadores do ensino municipal sofrem os primeiros revezes. A
Informação, Rio de Janeiro, 13 maio 1938. MVL L07-064B.
ROCHA, J. Caribé da. Comentando. Correio da Noite, Rio de Janeiro, 4 abr. 1940. MVL,
L011-003E.
ROCHA, Geraldo. Magistério intoxicado. A Nota, Rio de Janeiro, 10 set. 1936. MVL, L06-
086C.
SALES, Fernando. A falar verdade... Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 19 jun. 1948. MVL,
L22-061A.
SALES, Fernando. Coluna Dia a Dia. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 3 jun. 1948. MVL,
L21-52B.
SCHIC, Anna Stella. Villa-Lobos, embaixador da música brasileira. Folha da Manhã, São
Paulo, 3 mar. 1957. MVL, L25-102H.
SE REALIZÓ ayer l 2º concierto del Mtro. Villa-Lobos. Libertad, Buenos Aires, 12 maio
1935. MVL, L04-049C.
SLONIMSKY, Nicolas. A visit with Villa-Lobos. Musical America, Nova York, 10 out.
1941. MVL, L13-048.2.A e segs.
“SOU O maestro do mundo!”. Folha da Manhã, Recife, 16 dez. 1952. MVL, L31-30A.
321
SOUSA, Osório de. Antonieta Rudge e Villa-Lobos. Piracicaba, s. t., s. d., s. p., [recorte].
MVL, L02-024E.
STOKOWSKI filmará no Brasil. O Globo, Rio de Janeiro, 5 ago. 1940. MVL, L11-058H.
TEVE complexo êxito a missão de Villa-Lobos na Europa. Diário Carioca, Rio de Janeiro,
17 jun. 1936. MVL, L06-028A.
TOUTE LA ville em parle... Combat, Paris, 31 maio 1952. MVL, L32-002L
TRANSCRIÇÃO da palestra de Coelho Neto no Instituto Nacional de Música, em setembro
de 1925. MVL, L01-040A.
TRIUNFA EM Nova York a música do Brasil. A Noite, Rio de Janeiro, 5 maio 1939. MVL,
L08-033G.
TUPINIQUIM [pseud.]. Cine Rádio Jornal, Rio de Janeiro, 1 fev. 1940. MVL, L10-053F.
“UIRAPURU” és un balé sugestivo del maestro brasileño Villa-lobos. Última Hora, Buenos
Aires, 26 maio 1935. MVL, L05-035A.
UMA FESTA de música brasileira amanhã no S. Pedro. A Noite, Rio de Janeiro, 12 jun. 1921.
MVL, LR01-007E.
UMA INOVAÇÃO radiofônica interessante. A Nota, Rio de Janeiro, 17 jun. 1936. MVL,
L06-028C.
UMA PALESTRA musical de Villa-Lobos sobre o “canto orfeônico”. Correio da Manhã, Rio
de Janeiro, 13 jul. 1939. MVL, L07-105G.
UM BRASIL mais amigo do Uruguai. O Globo, Rio de Janeiro, 18 nov. 1940. MVL, L09-
041A.
UM GRANDE triunfo para a música brasileira. A Noite, Rio de Janeiro, data ilegível [c.
1948], [recorte]. MVL, L49-102J.
VENDRÁ el maestro Villalobos [sic] al frente de una embajada artística brasileña. El Plata,
Montevidéu, data ilegível. MVL, L12-003B.
VIAGEM perdida. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 21 abr. 1936. MVL, L06-015B.
VIANA, Sodré. Notícias de Villa-Lobos. O Globo, Rio de Janeiro, 23 fev. 1945. L49-038J.
VILLA-LOBOS, em Paris, fala do Brasil. Diário da Noite, 4 jun. 1936. MVL, L06-027D.
VILLA-LOBOS fala. A Gazeta, São Paulo, 10 mar. 1945. MVL, L49-042A.
VILLA-LOBOS homenageado pelo mundo musical de Nova York. Correio da Noite, Rio de
Janeiro, 15 dez. 1944. L49-014C.
VILLA-LOBOS, sem rebuços: ‘Antes de mim, a arte não tinha nenhum sentido nacional no
Brasil’. Diário de Pernambuco, Recife, 8 out. 1952. MVL, L30-093B.
322
VOTADO pela Câmara Municipal um auxílio ao maestro Vilas Lobo [sic]. [Diário de
Notícias], Rio de Janeiro, 24 ago. 1948. MVL, L48-011.2.A.
W. [pseud..]. A propósito... Jornal do Comércio, Recife, 14 set. 1940. MVL, L09-13G.
V.A.2 – Itens dos livros de recortes do Museu Villa-Lobos citados – sem identificação de
autoria e/ou título da matéria
A Noite, Rio de Janeiro, 12 jun. 1921. MVL, L03-007E.
A Noite, Rio de Janeiro, 25 out. 1940, p. 7.
A Noite, São Paulo, 25 mar. 1944. MVL, L16-022A.
Cine Rádio-Jornal, Rio de Janeiro, 12 set. 1940. MVL, L09-011G.
Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 30 ago. 1951. MVL, L28-075D.
Democracia, Buenos Aires, 30 maio 1935. [recorte]. MVL, L05-60A
Diário da Noite, Rio de Janeiro, 7 mar. 1944. MVL, L16-013A.
Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 5 out. 1949. MVL, L24-045D.
Força da Razão, Rio de Janeiro, 1 set. 1951. MVL, L28-074B.
Força da Razão, Rio de Janeiro, 2 set. 1951. MVL, L28-075A.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 24 abr. 1940. MVL, L11-15G.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 11 set. 1940. MVL, L09-010I.
La Razón, Buenos Aires, 29 abr. 1925. MVL, L01-039A.
La Época, Buenos Aires, [1919], data atribuída a mão ao lado do recorte. MVL, L01-007A.
La Época, Buenos Aires, 10 ago. 1922. MVL, L01-022F.
La Prensa, Buenos Aires, 15 nov. 1925. MVL, L04-25C. Tradução minha.
Música de América, Buenos Aires, dez. 1921, ano 2, n. XII. MVL, L04-31F-01 e segs.
Meio Dia, Rio de Janeiro, 27 fev. 1940. MVL, L10-069F
[Pau], 6 fev. 1936. MVL, L06-004B.
Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, [?] set. 1951. MVL, L28-074D.
323
V.A.3 – Itens dos livros de recortes do Museu Villa-Lobos citados – sem qualquer
identificação (fragmentos)
MVL, L01-015-2A.
MVL, L01-018A.
MVL, L01-022H.
MVL, L01-040A. [30 set. 1925, data anotada a lápis].
MVL, L02-056B.
MVL, L07-005-fragmento 01.
MVL, L07-040A.
V.B – Artigos de periódicos consultados a partir de outros acervos documentais
ANDRADE, Ayres de. [Matéria sem título]. O Jornal, Rio de Janeiro, 9 ago. 1940, p. 6.
ARTES E artistas. O Paiz, Rio de Janeiro, 31 jul. 1915, p. 5. Disponível em:
. Acesso em: 18 dez. 2018.
AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. “Villa-Lobos é um gênio inconsequente”. Diretrizes, Rio
de Janeiro, ed. 48, 22 maio 1941, p. 3. Disponível em:
. Acesso em: 10 jan. 2019. Cf, também,
MVL, L13-023A.
BARBOSA, Francisco de Assis. Villa-Lobos – um turbilhão! “Não sou gênio, sou genioso”.
Diretrizes, Rio de Janeiro, ed. 40, 27 mar. 1941, pp. 12-13 [recorte]. Disponível em:
. Acesso em: 10 jan. 2019. Ver, também,
MVL, L13-001.2.A.01 e 02.
CABRAL, Mário. Villa-Lobos, o mito e o artista. Sombra, Rio de Janeiro, ano X, n. 100, abr.
1950, pp. 62-63. Disponível em: . Acesso
em: 10 jan. 2019.
COELHO NETO, Henrique M. A música no Centenário (Artes e artistas). O Estado de S.
Paulo, São Paulo, 7 fev. 1922, s. p. Apud: WISNIK, A música em torno..., op. cit., p. 20.
CONCERTO de música brasileira em Berlim. O Jornal, 9 maio 1937, p. 1. Disponível em:
. Acesso em: 18 fev. 2018.
CONSTRUINDO um grande monumento para a música nacional. Diário de Notícias, Rio de
Janeiro, 13 jul. 1940, p. 9. Disponível em:
. Acesso em: 29 dez. 2017.
DORRIS, Henry N. Are the 3 B’s Aliens? New York Times, Nova York, 31 mar. 1940.
Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.
324
DANTAS, Ondina Portela Ribeiro [D’Or]. A música brasileira na exposição de Nova York.
Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 6 maio 1939, seção 2, p. 9.
____________. A palavra de Stokowski. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 18 set. 1940, p.
9. Disponível em: . Acesso em: 29 dez.
2017.
__________. Música para o povo. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 1 set. 1940, p. 9.
Disponível em: . Acesso em: 28 dez.
2017.
__________. Propaganda. Diário de Notícias, Rio de janeiro, 24 out. 1940, p. 9. MVL, L09-
029A.
DOWNES, Olin. Good-Will Tour. New York Times, Nova York, 24 mar. 1940, p. 113.
__________. Visiting Brazilian composer discusses sources of Nationalism in Art. The New
York Times, Nova York, 17 dez. 1944, p. X-7. Disponível em:
. Acesso em: 23 dez. 2017.
_________. Hector Villa-Lobos: visiting Brazilian composer discusses sources of nationalism
in art. The New York Times, Nova York, 17 dez. 1944, p. X-7.
ESTUDAR a música brasileira na casa de seus próprios compositores. Correio da Manhã,
Rio de Janeiro, 15 nov. 1941, p. 3. Disponível em: . Acesso em: 30
jan. 2018.
ÊXITO DE músicas brasileiras em Roma. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 22 abr. 1938, p.
6. Disponível em: . Acesso em: 29 jan.
2019.
FIGUEIREDO, Luiz Candido de. Será mito a fama do sr. Villa-Lobos?. O Radical, 30 out.
1937, p. 1-2. Disponível em: . Acesso em:
10 jan. 2019. Cf. também MVL, L03-079B (incompleto).
GRANDES concertos sinfônicos no Municipal, sob a regência de Stokowski. Diário de
Notícias, Rio de Janeiro, 16 jul. 1940, p. 9. Disponível em:
. Acesso em: 27 dez. 2017.
GRIECO, Agripino. Tartarin de batuta. O Jornal, Rio de Janeiro, 26 set. 1937, p. 1 e 5.
Disponível em: . Acesso em: 15 fev.
2018.
GUARNIERI, Camargo. Carta aberta aos músicos e críticos do Brasil. O Dia, Curitiba, 23
nov. 1950, p. 5. Disponível em: . Acesso
em: 17 fev. 2019.
HEITOR Villa-Lobos: um compositor brasileiro de valor. Diário de Notícias, Rio de Janeiro,
12 jan. 1936, p. 17. Disponível em: .
Acesso em: 18 dez. 2018.
325
LEOPOLDO [sic] Stokowski desembarcou poucas horas antes da estreia no Municipal. O
Jornal, Rio de Janeiro, 8 ago. 1940, s. p. Disponível em:
. Acesso em: 27 dez. 2017.
LORD WELLINGTON (pseud.). O Brasil em face do mundo. Jornal do Comércio, Rio de
Janeiro, 29 maio 1949, p. 9. Disponível em:
. Acesso em: 18 fev. 2019.
MAIA, Jorge. Crônica da cidade. A Noite, Rio de Janeiro, 11 ago. 1940, p. 3. Disponível em:
. Acesso em: 28 dez. 2017.
MENDES, José Guilherme. Villa-Lobos acusa: “quiseram transformar minha obra num meio
de propaganda fascista”. O Jornal, Rio de Janeiro, 30 maio 1948, p. 1. Disponível em:
. Acesso em: 20 fev. 2018. A matéria
também está disponível na coleção de livros de recortes de periódicos do Museu Villa-Lobos.
Ver MVL, L22-041K.
NASSER, David. Adeus de Silvio Caldas. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, ed. 39, 1953.
Disponível em: . Acesso em: 23 dez. 2017.
NOSSOS ARTISTAS no estrangeiro. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 10 abr. 1938, p. 8.
Disponível em: . Acesso em: 29 jan.
2019.
O MAESTRO Francisco Mignone na Alemanha. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 25 mar.
1938, p. 2. Disponível em: . Acesso em:
29 jan. 2019.
O MAESTRO Mignone realizará um concerto no dia 19. Correio da Manhã, Rio de Janeiro,
15 maio 1937, p. 6. Disponível em: .
Acesso em: 1 fev. 2018.
O MAESTRO Mignone vai reger dois concertos da Orquestra Filarmônica de Berlim. Diário
de Notícias, Rio de Janeiro, 12 mar. 1937. Disponível em:
. Acesso em: 20 jan. 2018.
O MAESTRO Stokowski chegou ontem pelo ‘Uruguai’. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 8
ago. 1940. MVL, L11-060K.
PEPPERCORN, Lisa. Brazilian reaction to visitors. New York Times, Nova York, 3 nov.
1940.
___________. Stokowski and orchestra in Brazil. New York Times, Nova York, 1 set. 1940.
Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.
POR QUE não foram irradiados os concertos de Stokowski. O Jornal, Rio de Janeiro, 9 ago.
1940, p. 5. Disponível em: . Acesso em:
28 dez. 2017.
PINTO, Ricardo. Pajés em pelo cantando sambinhas. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 23
out. 1940, p. 1. Disponível em: . Acesso
em: 28 dez. 2017.
326
REGRESSOU da Alemanha o maestro Mignone. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 11 jun.
1937, p. 5. Disponível em: . Acesso em:
18 fev. 2018.
RETURN in triumph. Time, Nova York, 30 set. 1940, p. 72. Disponível em:
. Acesso em: 10 maio 2018.
STOKOWSKI acusado de simpatizar com os comunistas. Diário de Notícias, Rio de Janeiro,
27 mar. 1940, p. 1. Disponível em: .
Acesso em: 28 dez. 2017.
STOKOWSKI e a “All American Youth Orchestra”. Diário de Notícias, 8 ago. 1940, p. 9.
Disponível em: . Acesso em: 28 dez.
2017.
STOKOWSKI partirá a 26 de Nova York. O Jornal, Rio de Janeiro, 24 jul. 1940, p. 5.
Disponível em: . Acesso em: 29 dez.
2017.
TOSCANINI e sua orquestra. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 12 jul. 1940, p. 9.
Disponível em: . Acesso em: 29 dez.
2017.
UMA HONROSA distinção da Alemanha ao Brasil. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 14
mar. 1937, p. 5. Disponível em: .
Acesso em: 28 jan. 2018.
[Artigo sem título e autoria]. O Globo, Rio de Janeiro, 16 jul. 1940, ed. vespertina, p. 3.
Disponível em: . Acesso em: 29 dez. 2017.
[Artigo sem título e autoria]. O Globo, Rio de Janeiro, 4 set. 1940, ed. vespertina, p. 2.
Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2018.
VI – Cartas, telegramas, memorandos, ofícios e bilhetes citados
Carta da All-American Youth Orchestra (assinada por Michael Myerberg) para Heitor VillaLobos. Nova York, 18 out. 1940. MVL, Col. Correspondência, cód. MVL 2008-17A-0064.
Carta da All-American Youth Orchestra (assinada por Michael Myerberg) para Heitor VillaLobos. Nova York, 21 jan. 1941. MVL, Col. Correspondência, cód. MVL 2008-17A-0066.
Carta da All-American Youth Orchestra (assinada por Michael Myerberg) para Heitor VillaLobos. Nova York, 25 jan. 1941. MVL, Col. Correspondência, MVL 2008-17A-0067.
Carta da All-American Youth Orchestra (assinada por Leopold Stokowski) para Heitor VillaLobos, Nova York, 20 jul. 1940. MVL, Correspondência, cód. MVL 2008-17A-0063.
Carta de Antônio de Sá Pereira, diretor da Escola Nacional de Música, para Gustavo
Capanema. Rio de Janeiro, 8 nov. 1940. MVL, Correspondência, pasta Ministério da
327
Educação e Saúde 1, n. 2008-17-0003. Documento original do CPDOC/FGV, com cópia para
consulta no MVL.
Carta de Armando Vidal para Heitor Villa-Lobos, Nova York, 6 maio 1939. MVL,
Correspondência, pasta Brazil's Representation at the New York World's Fair 1, FE 3545.
Carta de Armando Vidal para Heitor Villa-Lobos, Nova York, 10 ago. 1939. MVL,
Correspondência, pasta Brazil's Representation at the New York World's Fair 1, FE 1574.
Carta de Armando Vidal para a Superintendência do Comissariado Geral da Feira de Nova
York (Ministério do Trabalho, Rio de Janeiro), Nova York, 30 maio 1939. MVL,
Correspondência, pasta Brazil's Representation at the New York World's Fair 1, FE 3254.
Carta de Arnaldo Estrella para Heitor Villa-Lobos. Praga, 15 jun. 1948. MVL,
Correspondência, pasta Arnaldo Estrella, FE 3752.
Carta de Carleton Sprague Smith para Villa-Lobos, Rio de Janeiro, 5 abr. 1943. MVL,
Correspondência, pasta Carleton Sprague Smith, FE 105.
Carta de Carleton Sprague Smith para Villa-Lobos, Rio de Janeiro, 17 maio 1943. MVL,
Correspondência, pasta Carleton Sprague Smith, FE 1568.
Carta de Carleton Sprague Smith para Villa-Lobos, Rio de Janeiro, 15 set. 1943. MVL,
Correspondência, pasta Carleton Sprague Smith, FE 1560.
Carta de Carleton Sprague Smith para Villa-Lobos, São Paulo, 18 nov. 1943. MVL,
Correspondência, pasta Carleton Sprague Smith, FE 1559.
Carta de Charles Seeger para Russell Pierce, coordenador de assuntos interamericanos da
Motion Picture Society for the Americas, Washington (DC), 13 nov. 1944. Apud
TACUCHIAN, Maria de Fátima, op. cit., v. 2 (anexos), p. 270.
Carta de Cirilo Grassi Diaz (diretor do Teatro Colón) para Heitor Villa-Lobos, 19 mar. 1923.
MVL, Correspondência, cód. FE 3706.
Carta de Claudio Santoro para Heitor Villa-Lobos, Leipzig (Alemanha Oriental), 20 set. 1957.
MVL, Correspondência, pasta Cláudio Santoro, FE 4172.
Carta de Donga (Ernesto dos Santos) para Heitor Villa-Lobos, Rio de Janeiro, 29 jul. 1940.
MVL, Col. Correspondência, cód. FE 1558.
Carta de Gastón Talamón para Villa-Lobos, [c. 1947]. MVL, Correspondência, cód. FE 1611.
Carta de Heitor Villa-Lobos para Armando Vidal, Rio de Janeiro, 9 fev. 1939. MVL,
Correspondência, pasta Brazil's Representation at the New York World's Fair 1, FE 3244.
Carta de Heitor Villa-Lobos para John W. Beattie, Rio, 30 de maio de 1944. Apud
TACUCHIAN, Maria de Fátima, op. cit., v. 2 (anexos), p. 291.
Carta de Heitor Villa-Lobos para Leopold Stokowski, 16 jul. 1940. MVL, Correspondência,
cód. FE 1452-7.
328
Carta de Heitor Villa-Lobos para Olin Downes, Rio de Janeiro, 24 maio 1944. Apud
TACUCHIAN, M. F. G., op. cit., v. 2 (anexos), p. 288.
Carta de Hugo de Macedo (Divisão Cultural do Ministério das Relações Exteriores) para
Heitor Villa-Lobos, Rio de Janeiro, 21 maio 1947. MVL, Correspondência, Pasta Ministério
das Relações Exteriores, FE 3742.
Carta de John Beattie para Villa-Lobos, Evanston, 16 jun. 1944. Apud TACUCHIAN, Maria
de Fátima, op. cit., v. 2 (anexos), p. 291.
Carta de Leopold Stokowski para Heitor Villa-Lobos, 3 jul. 1940. MVL, Correspondência,
cód. FE 1452-12.
Carta de Lincoln Kirstein para Carleton Sprague Smith, Buenos Aires, s. d., recebida em 17
jul. 1944. Apud: TACUCHIAN, Maria de Fátima, op. cit., v. 2 (anexos), p. 238.
Carta de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo para Vasco Mariz, Paris, 10 fev. 1951. MVL,
Correspondência, pasta Vasco Mariz, MVL 2008-17A-0263.
Carta de Moniz de Aragão para Heitor Villa-Lobos, Berlim, 7 maio 1936. MVL,
Correspondência, sem cód.
Carta de Moniz de Aragão para Heitor Villa-Lobos, Berlim, 30 maio 1936. MVL,
Correspondência, pasta Legação do Brasil [Alemanha], cód. FE 2488.
Carta de Olin Downes para Heitor Villa-Lobos, Nova York, 27 fev. 1947. MVL,
Correspondência, pasta Olin Downes, FE 3758.
Carta de Olin Downes para Heitor Villa-Lobos, Nova York, 8 maio 1939. MVL,
Correspondência, pasta The New York Times, MVL 78.17B.15E.
Carta de Olin Downes para Heitor Villa-Lobos, Nova York, 15 maio 1954. MVL,
Correspondência, pasta Olin Downes, MVL 78.17B.14E.
Carta da Reichs-Rundfunk-Gesellschaft (assinada por Dr. Diettrich) para Heitor Villa-Lobos,
Berlim, 27 maio 1936. MVL, Correspondência, pasta Reichs-Rundfunk-Gesellschaft.
Carta de Walter Burle Marx para Armando Vidal, Nova York, 19 jan. 1939. MVL,
Correspondência, pasta Brazil's Representation at the New York World's Fair 1, FE 1756.
VII – Documentos do Arquivo Histórico do Itamaraty citados
VII-A – Memorandos e ofícios (por data)
Memorando, 12 out. 1945. Índice: Propaganda da música brasileira no exterior. Cód. 540.86.
AHI-RJ, Divisão Cultural (1936-1945), loc. 135/5/5.
Mem., 27 jun. 1946. Índice: Boletim latino-americano de música. 640.36 (20). AHI-RJ, loc.
135/5/8.
329
Memorando s. n., 30 jul. 1946. Índice: Propaganda da música brasileira no exterior. AHI-RJ,
loc. 135/5/8.
Memorando n. 295, 12 ago. 1946. Índice: Propaganda da música brasileira no exterior.
540.36. AHI-RJ, loc. 135/5/8.
Memorando n. 309, 28 ago. 1946. Índice: Atividade da Divisão Cultural no período do
governo do General Dutra. 352.131. AHI-RJ, loc. 136/5/8.
Memorando n. 323, 10 set. 1946. Índice: Propaganda da música brasileira no exterior. 540.36
(00). AHI-RJ, loc. 135/5/8.
Mem. 342, 1 out. 1946. 540.36 (22). Índice: Remessa de músicas para Nova York. AHI-RJ,
loc. 135/5/8.
Memorando n. 348, 7 out. 1946. Índice: Representação de Lo Schiavo, de Carlos Gomes, no
Scala de Milão. 540.34 (96). AHI-RJ, loc. 135/5/8.
Mem. 372, 7 nov. 1946. Índice: Concertos de obras de Villa-Lobos na Itália. 540.36 (96).
AHI-RJ, loc.135/5/8.
Memorando n. 376, 14 nov. 1946. Índice: Remessa dos originais de Carlos Gomes para o
Museu Imperial, em Petrópolis. 540.36 / 541.3. AHI-RJ, loc. 135/5/8.
Memorando n. 382, 27 nov. 1946. Índice: Biografia de Villa-Lobos. 406.
Memorando n. 26, 6 fev. 1947. Monografias sobre música brasileira. 540.36. 135/5/9.
Memorando n. 100, 10 maio 1947. Índice: Monografias sobre música brasileira. 540.36. AHIRJ, loc. 135/5/9.
Memorando n. 147, 8 jul. 1947. 540.36. AHI-RJ, loc. 135/5/9.
Mem. 57, 24 jan. 1948. 542.63 (85) / 540.36 (85). Índice: Concessão de auxílio à pianista
brasileira Ana Stela Schic. AHI-RJ, loc. 135/5/10.
Mem. 123, 25 fev. 1948. Índice: Subvenções concedidas pela DCl. 542.63 (85). AHI-RJ, loc.
135/5/10.
Mem. 24, 8 jan. 1949. Índice: Remessa de partituras. 540.36 (22) / 540.36 (85). AHI-RJ,
loc.135/5/11.
Mem 68, 17 mar. 1950. Reservado. Índice: Relatório final. 352.131. AHI-RJ, loc. 135/5/12.
Mem. 95, 8 maio 1950. 542.6 (22) / 312.4. Índice: O trabalho cultural do Consulado em Los
Angeles. AHI-RJ, loc. 135/5/12.
Mem. 124, 13 jun. 1950. Índice: O novo Ministro na Suécia, Ferreira Braga, no que diz
respeito à Divisão Cultural. 542.6 (78). 312.4. AHI-RJ, loc. 135/5/12.
Mem. 145, 10 jul. 1950. Índice: Pedido de passaporte especial. 511.11 / 7 (42) (22) 02. AHIRJ, loc. 135/5/12.
330
Mem. 27, 13 fev. 1951. Índice: Auxílio de viagem. 540.36 (600). AHI-RJ, loc. 135/5/13.
Ofício DCl/642.64(85)(42), 15 abr. 1953. Índice: Convite a Marcel Beaufils para vir ao
Brasil. AHI-RJ, Diversos no Exterior, loc. 119/1/7.
Mem. 298, 3 out. 1956. Índice: Emprego da verba em dólares para auxílio a estudantes
brasileiros no exterior. 542.63 (00) e 542.6 (00). AHI-RJ, loc. 135/5/16.
Mem. 276, 5 out. 1956. Índice: Seminário da ONU sobre “Problemas das Sociedades
Multirraciais”. 602(04). AHI-RJ, loc. 135/5/16.
Mem. 371, 19 set. 1958. Índice: Verba de ‘Intercâmbio Cultural”. 542.6 (00). AHI-RJ, loc.
136/1/1.
Mem 55, 23 fev. 1959. Índice: Difusão da música brasileira no exterior. 540.36(00). 300/1/3.
AHI-RJ, loc. 136/1/2. Grifo meu.
Mem. 233, 14 ago. 1959. Índice: Exposição do livro brasileiro em Praga. 642.961(80e). AHIRJ, loc. 300/1/3.
Mem. 305, 24 set. 1959. Índice: Passaporte especial Nelson José Pinto Freire (Nelson Freire).
511.11 / 542.63(82). AHI-RJ, loc. 300/1/3.
Mem. 327, 1 out. 1959. Passaporte especial Arthur Moreira Lima Junior. 511.11 / 542.63(85).
AHI-RJ, loc. 300/1/3.
Mem. 390, 18 nov. 1959. Índice: Programa cultural Brasil-Polônia. 542.6 (72). AHI-RJ, loc.
300/1/3.
VII-B – Relatórios e discursos (por data)
Discurso proferido por Moniz de Aragão, Ministro do Brasil em Berlim, por ocasião da
inauguração do Instituto para Portugal e Brasil, na Universidade de Berlim. AHI-RJ, Legação
do Brasil em Berlim, 1936.
Relatório da Missão Cultural ao Uruguai, endereçado ao ministro das Relações Exteriores
Oswaldo Aranha. Rio de Janeiro, 18 jul. 1939. AHI-RJ. Diversos no Exterior. Missões e
Comissões. Missão Cultural Brasileira no Uruguai. Rec. e Exp. 1939. 119/3/12.
Relatório da Divisão Cultural – Ano de 1946. AHI-RJ, loc. 135/5/9.
Relatório da Divisão Cultural – 1955. Sem número. Loc. 135/5/15. Item Discos e Partituras.
Relatório das atividades da Divisão Cultural durante a gestão do embaixador Samuel de Souza
Leão Gracie [sem data]. AHI-RJ, loc. 136/5/8.
331
VIII – Fontes diversas citadas
BARRETO, Lima. Recordações do escrivão Isaías Caminha. São Paulo: FTD, 2012.
BEATTIE, John W.; CURTIS, Louis Woodson. South American music pilgrimage. V. Brazil.
Music Educators Journal, vol. 28, n. 6 (maio-jun., 1942).
FREYRE, Gilberto. Americanidade e latinidade da América Latina e outros textos afins. Org.
Edson Nery da Fonseca. Brasília: Ed. UnB; São Paulo: Imprensa Oficial, 2003.
HANDS across the air. Music Educators Journal, vol. 28, n. 6 (maio-jun., 1942).
Memorando de Gustavo Durán para Henry Allen Moe, com cópia para Aaron Copland, 27
ago. 1941, apud TACUCHIAN, Maria de Fátima, op. cit., v. 2 (anexos), p. 243.
Memorando de Raymond McKelvey, do Southern California Coordination of Inter-American
Affairs (SCCIAA), para Walter Hecht, 21 dez. 1944. Apud TACUCHIAN, Maria de Fátima,
op. cit., v. 2 (anexos), p. 278.
MINUTES of meeting, 04 set. 1941, Copland Collection, 355/11, Library of Congress.
MVL, Coleção “Outros Documentos Textuais”, pasta 25, HVL 04.07.01.
SEEGER, Charles. Inter-american relations in the field of music. Music Educators Journal,
vol. 27, n. 5 Mar-Apr., 1941, pp. 17-18 e 64-65.
_____________. Music as a factor in Cultural Strategy in America. Bulletin of the Americal
Musicological Society, n. 3, Apr., 1939, pp. 17-18.
SLONIMSKY, Nicolas. Dear Dorothy: letters from Nicolas Slonimsky to Dorothy Adlow.
Rochester, EUA: Electra Slonimsky Yourke/University of Rochester Press, 2012