> Banco de Dados - História e música na universidade
AS ESCOLAS DE SAMBA SOB VIGILÂNCIA E CENSURA NA DITADURA MILITAR: MEMÓRIAS E ESQUECIMENTOS
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Cruz, Tamara Paola dos Santos
Orientador:
LAURA ANTUNES MACIEL
Local:
UFF
Data:
2010
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Ditadura militar – Brasil, 1964-1985 Escola de sam-ba Censura Memória
Resumo:
Texto em formato digital: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16853
A partir da influência do Estado através da Polícia Política (censura) na Cultura Nacional, especificamente no G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro analisar a produção de Sambas-Enredos entre os anos de 1960 e 1972. Relacioná-la com a política (governos democrático e autoritário) e o desenvolvimento e divulgação das Escolas de Samba dentro do território nacional através dos Meios de Comunicação de massa (imprensa, rádio, televisão, cinema) também em expansão e consolidação neste período. Compreender as transformações ocorridas no Carnaval da cidade do Rio de Janeiro e principalmente nas Escolas de Samba enquanto expressões culturais populares genuinamente cariocas que se nacionalizaram e que foram transformadas em produto cada vez mais rentável dentro do processo de "industrialização do Carnaval".
Fontes:
ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs). Ensino de história: conceitos, temáticas e
metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Casa da palavra, 2003.
ARAÚJO, Maria Paula. Estratégias de resistência e memória da luta contra o regime militar
no Brasil (1964-1985). In: FILHO, João Roberto Martins Filho (org). O golpe de 1964 e o
Regime Militar: novas perspectivas. São Carlos: EduFSCar, 2006.
AUGRAS, Monique. O Brasil do Samba Enredo. Rio de Janeiro: FGV Editora, 1998.
BURKE, Peter. (org) A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo, Ed. UNESP, 1992.
CABRAL, Sérgio. As escolas de samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar Editora,
1996.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. O mecenato do jogo do bicho no carnaval
carioca, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Série: Estudos Ciências Sociais, n. 6
________________. O rito e o tempo – Ensaios sobre o carnaval. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1999.
________________. A Cidade e o Samba. Revista USP/ Dossiê: Sociedade de Massa e
Identidade, São Paulo, n: 32, p: 90 - 101, Dezembro/ Fevereiro, 1996/ 1997.
________________. Carnaval Carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: Funerte/
Ed.UFRJ, 1994.
CHINELLI, Filippina e SILVA, Luiz Antônio Machado da. “O vazio da ordem: relações
políticas e organizacionais entre as escolas de samba e o jogo do bicho”. Rio de Janeiro,
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril, p: 42- 52, 2004.
COSTA, Haroldo. Salgueiro: 50 anos de Glória. Rio de Janeiro: Record, 2003.
_____________. 100 anos de Carnaval no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: Irmãos Vitale,
2001.
_____________. Na Cadência do Samba. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2000.
_____________. Salgueiro: Academia do Samba. Rio de Janeiro: Record, 1984.
CUNHA, Maria Clementina Pereira. Carnavais e outras frestas: ensaios de História Social da
Cultura, São Paulo: Editora da UNICAMP, 2002.
_____________________________. Ecos da Folia – Uma história social do carnaval
carioca entre 1880 e 1920, São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
127
D‟ARAÚJO, Maria Celina, CASTRO, Celso (org). Os anos de chumbo: a memória militar
sobre a repressão. Rio de Janeiro: Relume - Dumará, 1994.
DA MATTA, Roberto. O Carnaval como rito de passagem. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1999.
__________________. Carnavais, malandros e heróis. Para uma sociologia do dilema
brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
DREIFUSS, René Armand. 1964: A conquista do Estado - ação política, poder e golpe de
classe. Petrópolis: Vozes, 1986.
FENELON, Déa Ribeiro. Cultura e História Social: Historiografia e pesquisa. Projeto
História, n.10: PUC/SP, São Paulo, 1994.
________________________. O Historiador e a Cultura Popular: história de classe ou história do
povo? História & Perspectivas, n. 6, Uberlândia: UFU, 1991.
FICO, Carlos. Como eles agiam. Os subterrâneos da Ditadura Militar: espionagem e polícia
política. Rio de Janeiro: Record, 2001.
FILHO, Antônio Candeia & ARAÚJO, Isnard. Escola de Samba: árvore que esqueceu a raiz.
Rio de Janeiro: Ed. Lidanor, 1978.
FILHO, João Roberto Martins, O palácio e a caserna: a dinâmica militar das crises políticas
na ditadura (1964- 1969). São Carlos: Editora da UFSCar, 1996.
FREIXO, Adriano de & MUNTEAL FILHO, Oswaldo. (orgs). A Ditadura em debate: Estado
e Sociedade nos anos do autoritarismo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
FREIXO, Adriano de; & TAVARES, Luiz Edmundo. “O samba em tempos de ditadura: as
transformações no universo das grandes escolas do Rio de Janeiro nas décadas de 1960 e
1970.” In: FREIXO, Adriano de; MUNTEAL FILHO, Oswaldo (org.). A ditadura em debate:
estado e sociedade nos anos do autoritarismo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
GOULART, Silvana. Sob a verdade oficial. Ideologia, propaganda e censura no Estado
Novo. São Paulo, Marco Zero/CNPq, 1990.
GUIMARÃES, Helenise Monteiro. Carnavalesco, o profissional que “faz escola” no
carnaval carioca. Dissertação de Mestrado, 1992, UFRJ/ Escola de Belas Artes: Rio de
Janeiro, 1992.
GUIMARÃES, Valéria Lima. O PCB cai no samba: os comunistas e a cultura popular (1945
– 1950), Rio de Janeiro: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 2009.
128
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva, Tradução de Beatriz Sidou, São Paulo:
Centauro, 2006.
HOBSBAWN, Eric. História social do jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1990.
HOLLEMBERG, Denise. Esquecimento das memórias In: O golpe de 1964 e o Regime
Militar: novas perspectivas, João Roberto Martins Filho (org). São Carlos: EduFSCar, 2006.
HUYSSEN, Andreas. Resistência à memória: os usos e abusos do esquecimento público.
Porto Alegre: Intercom 31 de agosto de 2004.
SILVA, Zélia Lopes da. “Os carnavais na cidade de São Paulo nos anos de 1938 a 1945”. In:
FENELON, Déa Ribeiro; MACIEL, Laura Antunes; ALMEIDA, Paulo Roberto & KHOURY,
Yara Aun. (Orgs.) Muitas memórias, outras histórias. São Paulo, Olho d‟Água, 2004.
MACIEL, Laura Antunes; ALMEIDA, Paulo Roberto de & KHOURY, Yara Aun (org).
Outras Histórias: memórias e linguagens. São Paulo: Olho D‟água, 2006.
MAGALHÂES, Marionilde Dias Brepohl. A lógica da suspeição: sobre os aparelhos
repressivos à época da ditadura militar no Brasil. Revista Brasileira de História. V: 17, nº 34,
São Paulo, 1997.
MATOS, Claudia. Acertei no milhar: samba e malandragem no tempo de Getulio. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1982.
MATTOS, Marcelo Badaró. Greves, sindicatos e repressão policial no Rio de Janeiro (1954 –
1964), Revista Brasileira da História, São Paulo, v. 24, nº 47, p.241-70, 2004.
MENDONÇA, Eliana Rezende Furtado de. Documentação da Polícia Política do Rio de
Janeiro, Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, volume 12, nº 22, 1998.
MONTES, Maria Lúcia. O erudito e o que é popular ou escolas de samba: a estética negra de
um espetáculo de massa. Revista USP/ Dossiê: Sociedade de Massa e Identidade, São Paulo,
n: 32, p: 6 - 25, Dezembro/ Fevereiro, 1996/ 1997.
MOURA, Roberto M. Carnaval da redentora à praça do apocalipse. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Editor, 1986.
NAPOLITANO, Marcos. A historiografia da música popular brasileira (1970-1990): síntese
bibliográfica e desafios atuais da pesquisa histórica. ArtCultura, Uberlândia, v.8, n. 13,
p.135-150, jul.-dez., 2006.
____________________.O coro dos descontentes. Rio de Janeiro/ São Paulo, Revista Nossa
História p.66- 69, 26 nov. 2005.
129
____________________. A MPB sob suspeita: a música vista pela ótica dos serviços de
vigilância política (1968- 1981). São Paulo, Revista Brasiliense de História, v.24, n°47,
p.103-126, 2004.
____________________. História e Música – História Cultural da Música Popular. Belo
Horizonte: Autêntica, 2002.
_____________________. A música popular brasileira (MPB) nos anos 70: resistência
política e o consumo cultural. In: V Congresso Latino Americano de IASPM182, 2002,
México. Actas del V Congresso. Chile: IASPM, 2002.
___________________. A música popular brasileira nos anos 60: apontamentos para um
balanço historiográfico. Curitiba (PR), História, Questões e Debates, v.28, p.123-149, 1999.
___________________. O Regime Militar Brasileiro (1964 -1985). São Paulo: Atual, 1998.
___________________. Canção engajada no Brasil. Rio de Janeiro: Ciência Hoje, v.24, n.
241, 1998.
___________________.Tradição e Ruptura: A chave do sucesso da moderna canção
brasileira. Rio de Janeiro: Ciência Hoje, v.21, p.24-29, 1996.
OLIVEIRA, José Luiz de. Uma estratégia de controle: a relação do poder do estado com as
escolas de samba do Rio de Janeiro no período de 1930 a 1985. 1989, 131f, Dissertação
(Mestrado), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais: UFRJ, Rio de Janeiro, 1989.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento e Silêncio. Revista Estudos Históricos, Rio de
Janeiro, vol.2, nº3, 1989, p.3-15
________________. Memória e Identidade Social. Revista Estudos Históricos, Rio de
Janeiro, vol.5, nº10, 1992, p.200-212.
QUADRAT, Samantha Viz. Poder e informação: o sistema de inteligência e o regime militar
no Brasil. 2000, 145 f., Dissertação (Mestrado), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais,
UFRJ, Rio de Janeiro, 2000.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Carnaval Brasileiro: o vivido e o mito. São Paulo:
Brasiliense, 1992.
REIS, Daniel Aarão. Os muitos véus da impunidade: sociedade, tortura e ditadura no Brasil
(artigo). Seminário Internacional sobre Impunidade e Direito à Memória, Fundação Delgado,
Lisboa, 1999.
130
REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (orgs.). O golpe e a
ditadura militar: 40 anos depois (1964 – 2004). Bauru/ SP: Editora da Universidade do
Sagrado Coração (EDUSC), 2004.
RIDENTI, Marcelo. O fantasma da Revolução Brasileira, São Paulo: Editora UNESP, 1993.
RODRIGUES, Ana Maria. Samba negro, espoliação branca, São Paulo: Hucitec, 1984.
SANTOS, Myrian Sepúlvida dos. Mangueira e Império: a carnavalização do poder pelas
escolas de samba. p:115 – 144. In: ZALUAR, Alba & ALVITO, Marcos (orgs). Um século de
favela. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998.
___________________________. Sobre a autonomia das novas identidades coletivas: alguns
problemas teóricos. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 13, nº 38, São Paulo/ Out.
1998.
SANTOS, Nilton Silva dos. Carnaval é isso aí. A gente faz para ser destruído. 2006, 166 p.,
Tese de Doutorado – UFRJ/ Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/ Programa de PósGraduação em Sociologia e Antropologia: Rio de Janeiro, 2006.
SILVA, Marília T Barbosa da & FILHO, Arthur L. de Oliveira. Cartola: os tempos idos, Rio
de Janeiro: FUNARTE, 1983.
_____________________.Silas de Oliveira: do jongo ao samba enredo, Rio de Janeiro:
MEC/ FUNARTE, 1981.
SILVA, Marília T. Barbosa da. Fala, Mangueira! Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1980.
_____________________. Paulo da Portela: traço de união entre duas culturas. Rio de
Janeiro: FUNARTE, 1979.
SILVA, César Maurício Batista da. Relações Institucionais das Escolas de Samba: discurso
nacionalista e o samba enredo no Regime Militar (1968-1985). 2007, 121f., Dissertação
(Mestrado), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, UFRJ, Rio de Janeiro, 2007.
SILVA, Alberto Moby Ribeiro da. Sinal fechado: a música popular brasileira sob censura
(1937-45/ 1969- 78). Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.
SODRÉ, Muniz. Samba: o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
SOIHET, Rachel. A subversão pelo riso: estudos sobre o carnaval carioca da Belle Époque
ao tempo de Vargas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
TOLEDO, Caio Navarro de. 1964: o golpe contra as reformas e a democracia. In: REIS,
Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (orgs.). O golpe e a ditadura
militar: 40 anos depois (1964 – 2004). Bauru/ SP: Editora da Universidade do Sagrado
Coração (EDUSC), 2004.
131
VALENÇA, Raquel & VALENÇA, Suetônio. Serra, Serrinha, Serrano: O Império do Samba.
Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1981.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/ UFRJ, 1995.
WORMS, Luciana Salles & COSTA, Wellington Borges, Brasil Século XX – Ao pé da letra
da canção popular. Curitiba, Nova Didática, 2002.
132
REFERÊNCIAS DE FONTES:
DOSSIÊS: Arquivo Nacional de Brasília (AN/ DF):
DATA SIGILO: ORIGEM ASSUNTO REFERÊNCIA
14/ 08/1975 confidencial ARJ
Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro -
Apresentação na Festa do Partido Comunista
Francês A0875168
03/ 09/ 1975 confidencial ARJ
RIOTUR- Empresa de Turismo do Município do
Rio de Janeiro A0874980
23/ 02/ 1981 confidencial CISA RJ
Enredo da Escola de Samba Unidos da Tijuca/
Atuação comunista junto à Escola de Samba
Unidos da Tijuca A0140478
08/ 03/ 1984 confidencial ARJ Carnaval 84 – Reflexo na opinião pública A0412521
12/ 03/ 1984 confidencial CIE
Planejamento do policiamento do Sambódramo
Profº Darcy Ribeiro A0409534
30/ 04/ 1984 confidencial
DSI
MIN
TER
Infiltração comunista nos diversos setores de
atividade/ Identificação de elementos (escolas
de samba) A0431680
Agencia do RJ (ARJ), Centro de Informações do Exército (CIE), Centro de Informações de Segurança da
Aeronáutica (CISA), Divisão de Segurança e Informação (DSI).
Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ):
DATA SETOR PASTA CAIXA DOSSIÊ ASSUNTO
06/ 02/ 1968 Geral 67 1060 5
Informações solicitadas sobre a Escola de Samba Portela –
Diretoria/ Esclarecimentos e Informações
S/D Diversos 27 7337 19
Agitadores Comunistas atacam o posto policial de Piranema/ RJ
(consta nome do sambista Silas de Oliveira)
133
FICHAS SINTÉTICAS E FICHAS CONCEITO: Arquivo Público do Estado do Rio de
Janeiro (PERJ):
Coleção-Setor: Informações/ Série-Pasta: 38 /Folhas: 84 e 85/ S/D
Coleção-Setor: Preventivo/ Série-Pasta: 53/ Folha: 153 e 154/ Em, 30/05/1966
Coleção-Setor: Informações/ Cx: 919/ Série- Pasta: 60/ Folha: 44, 62-B e 74/ Em, 06/ 01/
1965
Coleção-Setor: Informações/ Cx.: 968/ Série- Pasta: 170/ Folha: 134 e 644/ Em, 04/10/1982
Coleção- Setor: DGIE/ Cx.: 1228/ Série- Pasta: 248-F/ Folhas: 78 a 80 Em, 02/ 10/1980.
Coleção-Setor: Administração// Cx. 1035/ Série-Pasta: 111/ Folha: 64/ Em, 18/11/1982
Coleção-Setor: Comunismo/ Cx: 783/ Série-Pasta: 148 / Folhas: 201 a 204/ Em, 22/ 09/ 1976
Coleção-Setor: Comunismo/ Cx. 823/ Série-Pasta: 161/ Folha: 83 a 90/ Em, 25/01/83
Coleção-Setor: DGIE/ Cx. 1.200 / Série- Pasta: 224/ Folha: 157 a 160 Em, 22/ 05/ 1975
Coleção-Setor: DGIE/ Cx.: 1235/ Série-Pasta: 258/ Folha 240 e 241/ Em, 27/04/1977
Coleção-Setor: DGIE/ Série-Pasta: 280/ Folha: 609/ Em, 20/08/1979
Coleção- Setor: DGIE/ Cx. 1276/ Série-Pasta: 299/ Folhas: 355 a 362/ Em, 20/ 05/ 1981
Coleção-Setor: DGIE/ Cx. 1269/ Série-Pasta: 287/ Folha: 291/ Em, 12/08/1981
Coleção-Setor: DOPS/ Cx: 841/ Série-Pasta: 83/ Folha: 166 a 169 / Em, 13/ 07/ 1967
Coleção-Setor: DOPS/ Cx: 857/ Série-Pasta: 149/ Folha 124 Em, 24/06/1971
Coleção-Setor: Informações/ Cx.: 921/ Série-Pasta: 71 / Folha: 228/ Em, 22/07/1966
Coleção-Setor: Informações/ Cx.: 936/ Série- Pasta: 117/ Folha: 205/ Em, 06/09/1972
Coleção-Setor: Informações Solicitadas/ Série-Pasta: 49/ Folha: 865/ Em, 19/06/1974
Coleção-Setor: Informações Solicitadas/ Série-Pasta: 136/ Folhas: 249, 250 e 251/ Em,
17/08/1977
PRONTUÁRIOS:
Coleção- Setor: Prontuário (Carnaval 1966)/ Cx.: 3321/ Série- Pasta: Preventivo para o
carnaval de 1966/ S/D
Coleção- Setor: Prontuário (Carnaval 1968)/ Cx.: 3321/ Série- Pasta: 40.292/ Gaveta nº: 518/
Em, 14/02/1968
134
Coleção- Setor: Prontuário (Carnaval 1970)/ Cx.: 3321/ Série- Pasta: Carnaval de 1970/ S/D
Coleção- Setor: Prontuário (Carnaval 1977)/ Cx.: 3296/ Série- Pasta: nº 39.237/ Gaveta nº:
496 Em, 10/01/1977
Coleção-Setor: Secreto/ Cx.: 407/ Série-Pasta:60/ Folha: 119/ Em, RJ/ GB 25/03/1970
Coleção-Setor: Secreto/ Cx: 411/ Série-Pasta: 74/ Folha: 73 a 76/ Em, 19/11/1970.
NORMAS E REGULAMENTOS: (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de
Janeiro- LIESA/ RJ):
Caixa nº: R-01/ Normas/ Regulamentos/ Resoluções (1976 a 1985)
Associação das Escolas da Cidade do Rio de Janeiro (AECRJ) e Empresa de Turismo da
Cidade do Rio de Janeiro (RIOTUR)
ENTREVISTAS:
OLIVEIRA, Newton de. Entrevista concedida a autora em 25 de setembro de 2008.
PAMPLONA, Fernando. Entrevista concedida ao Museu da Imagem e do Som do Rio de
Janeiro (MIS/ RJ), Em 22 de outubro de 1986, Seção de Depoimentos Sonoros, Fita nº 765.
PAMPLONA, Fernando. Entrevista concedida a Sérgio Cabral. In: CABRAL, Sérgio. As
escolas de samba do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Lumiar Editora, 1996, p. 367- 377.
PAMPLONA, Fernando. Entrevista concedida a Bruno Filippo. In: Acadêmicos do Samba:
Pamplona, o revolucionário tradicional. Em, 26 de novembro de 2007. Disponível em
www.odiaonline.com.br.
PAMPLONA, Fernando Pamplona. Entrevista concedida a autora em 02 de dezembro de
2008.
ENTREVISTAS EM BIOGRAFIAS:
SILVA, Marília T Barbosa da & FILHO, Arthur L. de Oliveira. In: Cartola: os tempos idos,
Rio de Janeiro: FUNARTE, 1983.
________________. Silas de Oliveira: do jongo ao samba enredo, Rio de Janeiro: MEC/
FUNARTE, 1981.
_____________________. Paulo da Portela: traço de união entre duas culturas. Rio de
Janeiro: FUNARTE, 1979.