> Banco de Dados - História e música na universidade
NAS MARGENS DA MODERNIDADE: MÚSICA E PERCURSOS DE MEMÓRIA EM TERESINA (ANOS 1980)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
FERNANDO MURATORI COSTA
Orientador:
ISMENIA DE LIMA MARTINS
Local:
UFF
Data:
2019
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Música Tradição Modernidade Memória Teresina
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7642860
A presente tese se dedica a analisar os percursos de memória trazidos nas narrativas referentes à música autoral independente de Teresina/PI nos anos 1980. Busca-se uma reflexão sobre a relação de Teresina com os diferentes espaços – local, nacional e global – e sua condição à margem no processo histórico, como periferia dentro da periferia no fluxo de sentidos, bens econômicos e culturais e serviços na modernidade global. As discussões sobre as memórias da geração de músicos independentes, trilhadas no tempo presente, foram realizadas a partir das entrevistas de história oral com músicos, radialistas e produtores musicais que atuavam em Teresina na década de 1980. Tais narrativas foram cotejadas com a análise de matérias da imprensa local e de gravações musicais dos artistas estudados. A análise foi construída de forma a dialogar com elementos do debate público – presentes nos jornais (opiniões, críticas, divulgações e coberturas) e nas produções de sentido dos músicos (expressas em seus LPs). As memórias orais perfazem múltiplos aspectos da cidade vivenciada pelos próprios músicos na referida década. Considerando que a memória é uma construção narrativa do passado a partir de valores, conceitos e vivências do presente, o intuito foi discutir as representações das vivências e sentimentos de passado construídos pelos sujeitos históricos - subjetividades atuais analisadas enquanto uma identidade social fluida e dinâmica. Ao mesmo tempo, percorre-se aqui uma narrativa em que esses sujeitos apresentam seus contextos de vivências e eles próprios como imersos em uma relação de intenso diálogo entre tradição e modernidade – e entre local, nacional e global – observando uma pluralidade de sentimentos e representações onde se encontram em primeiro plano tanto belos passados – evidenciados como tempos de potência e de grandes realizações apesar do suposto “atraso” da cidade – quanto ressentimentos que envolvem os desafios enfrentados em relação à conquista por suas atividades e vivências musicais de espaços condizentes com seus anseios. Ambas as manifestações da memória – belo passado e ressentimento – não são categorias estanques de análise, sendo que na maior parte do tempo as representações erguidas pelos entrevistados são mesclas dos dois tipos de sentimentos, com variações na predominância de cada um dependendo do momento e da vivência narrados. Foi possível, na pesquisa documental, perscrutar as memórias à margem da modernidade por meio do diálogo entre tradição e modernidade, global e local.
Fontes:
ADORNO, Theodor W. Introdução à sociologia da música: doze preleções teóricas. 2ª ed.
São Paulo: Editora Unesp, 2017.
ADORNO, Theodor W. O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição. In: ADORNO,
Theodor W. Adorno. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999.
ALBERTI, V. Ouvir contar: Textos em história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do nordeste e outras artes. 5ª ed.
São Paulo: Cortez, 2011.
ALEXANDRE, Ricardo. Dias de luta: o rock e o Brasil dos anos 80. 2ª ed. Porto Alegre:
Arquipélago Editorial, 2013
ALMEIDA, Juniele Rabêlo de. Historicidade, sujeito e oralidade. In: MARCHIORI, Marlene.
(Org.). História e memória. São Paulo / Rio de Janeiro: Difusão Editora / Senac, 2013.
ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo (Org.) História
Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Ed: Letra e Voz, 2016.
ANDERSON, Benedict R. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do
nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ANSART, Pierre. História e Memória dos Ressentimentos. In: BRESCIANI, Maria Stella;
NAXARA, Márcia Regina C. Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão
sensível. 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.
AREND, Silvia Maria Fávero; MACEDO, Fabio. Sobre a história do tempo presente: entrevista
com o historiador Henry Rousso. Tempo e argumento. Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 201– 216,
jan/jun. 2009.
BARCINSKI, André. Pavões Misteriosos: 1974-1983: a explosão da música pop no Brasil.
São Paulo: Três Estrelas, 2014.
361
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São
Paulo: Companhia de Bolso, 2007.
BÉDARIDA, François. Tempo presente e presença da história. In: FERREIRA, Marieta
Morais, AMADO, Janaina (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação
Getúlio Vargas, 1996.
BLOCH, Marc Leopold Benjamin. Apologia da história, ou, O ofício de historiador. Rio de
Janeiro: Zahar, 2001.
BOSI, Éclea. Memória e sociedade: lembranças de velho. São Paulo: Companhia das Letras,
13ª edição, 2006.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. 2ª ed. Porto Alegre: Zouk,
2011.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1989.
BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. 5. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar. Todos os dias de paupéria: Torquato Neto e a
invenção da tropicália. São Paulo: Annablume, 2005.
CENSO DEMOGRÁFICO 1980. Dados gerais – migração, instrução, fecundidade,
mortalidade. Rio de Janeiro: IBGE, 1982.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano, vol. 1: Artes de Fazer. 3ª ed. Petrópolis;
Vozes, 1998.
CRUZ, Marcelo Silva. Artífices da canção: história e memória de artistas nos festivais de
música popular em Teresina (décadas de 1970 e 1980). Dissertação de mestrado (Mestrado em
História do Brasil) – Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Piauí.
Teresina, 2016.
362
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
DE LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In.: PINSKY, Carla
Bassanezi. (Org.) Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2009.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo
Horizonte: Autêntica, 2010.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves; FERREIRA, Marieta Morais. História do tempo
presente e ensino de história. Revista História Hoje, v. 2, nº 4, p. 19-34 – 2013.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador, vol. 1: uma história dos costumes. 2. Ed. Rio de
Janeiro: Zahar, 2011.
FERREIRA, Marieta Morais. História do tempo presente: desafios. Cultura Vozes, Petrópolis,
v.94, nº 3, p. 111-124, mai./jun., 2000.
___________. História Oral: velhas questões, novos desafios. In: CARDOSO, Ciro Flamarion;
VAINFAS, Ronaldo (Orgs). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
___________. História, tempo presente e história oral. Topoi, Rio de Janeiro, dez. 2002, p.
314-332.
FERREIRA, Marieta Morais, AMADO, Janaina (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio
de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.
FIORUCCI, Rodolfo. Considerações acerca da História do Tempo Presente. Revista Espaço
Acadêmico. N. 125, out. 2011.
FREITAS, José de Ribamar. O Divórcio. O Dominical. Teresina, n. 25, 22 jun. 1958. PÁGINA
umemecista, p. 3.
GANDARA, Gercinair Silvério. Teresina: a Capital Sonhada do Brasil Oitocentista. História,
São Paulo, v. 30, n. 1, p. 90-113, jan/jun. 2011.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
363
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina,
2015.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos.
Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.
LIMA, Jurandir Gonçalves. Entre favelas e arranha céus: Teresina, poder público e política
habitacional no último “quartel” do século XX. In: SANTOS, Raimundo Nonato Lima dos
(org.). As cidades de clio: abordagens históricas sobre o urbano. Teresina: EDUFPI, 2014.
MEDEIROS, Hermano Carvalho. A cidade e a música popular: Teresina e os espaços de prática
musical nos anos 1980. In: SANTOS, Raimundo Nonato Lima dos (org.). As cidades de clio:
abordagens históricas sobre o urbano. Teresina: EDUFPI, 2014.
MEDEIROS, Hermano Carvalho; NASCIMENTO, Francisco de Assis de Sousa. Mapeando os
fazeres musicais: pluralidade sonora no cenário musical teresinense nos anos 1980. In:
NASCIMENTO, Francisco de Assis de Sousa; MEDEIROS, Hermano Carvalho (orgs.).
História & Música Popular. Teresina: EDUFPI, 2013.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 1996.
MENDES, Candido. Atlas do Império do Brazil. Rio de Janeiro: Litografia do Instituto
Philomáthico, 1868.
MIDANI, André. Leia a íntegra da entrevista de André Midani à Folha. Folha Online. 21 mai.
2003. Entrevista a Pedro Alexandre Sanches e Laura Mattos. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u33266.shtml. Acesso em: 19 jan. 2019,
17h 22min.
MIDANI, André. Música, ídolos e poder: do vinil ao download. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2008.
MONTE, Regianny Lima. A cidade esquecida: (res)sentimentos e representações dos pobres
em Teresina na década de 1970. Dissertação de mestrado (Mestrado em História do Brasil) –
Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2010.
364
MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro:
Mauad X, 2007.
MONTEIRO, A. M.; PENNA, F. A. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira.
Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 191 – 211, jan./abr. 2011
MORAES, José Geraldo Vinci de; SALIBA, Elias (Orgs). História e música no Brasil. São
Paulo: Ed. Alameda, 2010.
MORAIS, Eliane Rodrigues de. Oito dias dentro de cem anos: a comemoração do centenário
de Teresina na perspectiva do poder público. In: SILVA, Mairton Celestino da; OLIVEIRA,
Marylu Alves de (orgs.). Histórias: do social ao cultural/do cultural ao social. Teresina:
EDUFPI, 2015.
MOTTA, Nelson. Noites tropicais: solos, improvisos e memórias musicais. Rio de Janeiro:
Objetiva, 2009.
MURATORI COSTA, Fernando. Seu gosto na berlinda: um estudo sobre a produção e o
consumo musicais nos anos 1970. Dissertação de mestrado (Mestrado em História do Brasil) –
Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2012.
MURATORI COSTA, Fernando. Veja: a invenção jornalística do rock nacional nos anos 1980.
In: Encontro Estadual de História da AHPUH-SP, 23, 2016, Assis-SP. Anais… São Paulo,
2016.
NAPOLITANO, Marcos. História e música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. Coleção
História e Reflexões.
NASCIMENTO, Francisco Alcides do. A cidade sob o fogo: modernização e violência policial
em Teresina (1937-1945). 2. Ed. Teresina: EDUFPI, 2015.
NASCIMENTO, Francisco Alcides do. Teresina: modernização, pobreza e ressentimentos
(1950-1970). In: SANTOS, Raimundo Nonato Lima dos (org.). As cidades de Clio:
abordagens históricas sobre o urbano. Teresina: EDUFPI, 2014.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São
Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
365
NUNES, Odilon. Pesquisas para a história do Piauí – vol. IV. Teresina: FUNDAPI; Fund.
Mons. Chaves, 2007.
OEIRAS, Joca (org.). No Nós & Elis: a gente era feliz – e sabia. Teresina: Gráfica Halley,
2010.
P. R. M. A sagrada família. O Dominical. Teresina, n. 3, 16 jan. 1955.
PARANHOS, Adalberto. A música popular e a dança dos sentidos: distintas faces do mesmo.
ArtCultura, Uberlândia, n. 9, pp. 22-31, jul.-dez./2004.
PEREIRA, Luciana de Lima. A Construção do Ideário de Ordem Social da Igreja Católica em
Teresina entre 1948 e 1960. In: SILVA, Mairton Celestino da; OLIVEIRA, Marylu Alves de
(orgs.). Histórias: do social ao cultural/do cultural ao social. Teresina: EDUFPI, 2015.
PEREIRA, Luciana de Lima. MEB-PI e a luta da Igreja Católica pela (Re)conquista da
sociedade piauiense. In: NASCIMENTO, Francisco Alcides do; SANTIAGO JUNIOR, F. C.
Fernandes (org.). Rádio: encruzilhada da história: rádio e memória. Recife: Bagaço, 2006.
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 5, n.
10, 1992, p. 200-212.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v.
2, n. 3, 1989, p. 3-15.
PORTELLI, Alessandro. A filosofia e os fatos: narração, interpretação e significado nas
memórias e nas fontes orais. Revista Tempo. V.1, n. 2, dez. 1996, p. 59 – 72.
______________. Ensaios de História Oral. São Paulo: Letra e Voz, 2010.
______________. O massacre de Civitella Val di Chiana (Toscana, 29 de junho de 1944): mito
e política, luto e senso comum. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Morais (orgs.).
Usos & abusos da história oral. 8ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
______________. Tentando aprender um pouquinho: algumas reflexões sobre a ética na
História Oral. Projeto História: Ética e História Oral. São Paulo, v. 15, 1997, p. 13 – 49.
366
______________. What makes Oral History different. In: PORTELLI, Alessandro. The Death
of Luigi Trastulli and other stories. Albany: State University of New York Press, 1991, pp.
45 – 58.
QUADRAT, Samantha (Org.). Não foi tempo perdido: os anos 80 em debate. Rio de Janeiro:
7Letras, Faperj, 2014.
QUEIROZ, Teresinha de Jesus Mesquita. Economia piauiense: da pecuária ao extrativismo.
3. Ed. Teresina: EDUFPI, 2006.
QUEIROZ, Teresinha de Jesus Mesquita. Os literatos e a República: Clodoaldo Freitas,
Higino Cunha e as tiranias do tempo. 3ª ed. Teresina: EDUFPI, 2011.
RIBEIRO, Júlio Naves. Lugar nenhum ou Bora Bora? Narrativas do “Rock Brasileiro Anos
80”. São Paulo: Annablume, 2009.
RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz; CARDOSO, Adaulto Lúcio. Da cidade à nação: gênese e
evolução do urbanismo no Brasil. In: RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz; PECHMAN, Robert
(org.). Cidade, povo e nação: gênese do urbanismo moderno. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1996.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Tomo I, II e III. Campinas: Papirus, 1994.
RODRIGUES, Toni. Cabo Amador (Vieira de Carvalho). Disponível em:
http://krudu.blogspot.com/2015/01/cabo-amador-vieira-de-carvalho.html. Acesso em: 17 dez.
2018, 16h 13min.
SANTOS, Kleber Montezuma Fagundes dos. Movimento de professores e cidadania: o
movimento dos professores da APEP e a construção de uma nova cidadania em Teresina
(1978/1982). Teresina: Halley S/A, 1996.
SANTOS, Raimundo Nonato Lima dos. Espaços de sociabilidade de uma cidade verde nos anos
1980. In: SANTOS, Raimundo Nonato Lima dos (org.). As cidades de Clio: abordagens
históricas sobre o urbano. Teresina: EDUFPI, 2014.
SANTOS, Raimundo Nonato Lima dos. Praticando espaços, entre acordes, letras e
máscaras: história, memória e sociabilidades em espaços culturais de Teresina nas décadas de
367
1980 e 1990. Tese de doutorado (Doutorado em História) – Centro de Filosofia e Ciências
Humanas, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2016.
SILVA, Paulo Ricardo Muniz; CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar. As cidades da/na
memória: práticas e espaços de sociabilidades juvenis em Teresina. In: SANTOS, Raimundo
Nonato Lima dos (org.). As cidades de Clio: abordagens históricas sobre o urbano. Teresina:
EDUFPI, 2014.
SKIDMORE, Thomas E. Brasil: de Castelo a Tancredo, 1964-1985. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1988.
SOLON, Daniel Vasconcelos. Novos sons se espalham por Teresina: os alto-falantes e o
processo de modernização da cidade (1939-1952). In: NASCIMENTO, Francisco Alcides do;
SANTIAGO JUNIOR, F. C. Fernandes (org.). Rádio: encruzilhada da história: rádio e
memória. Recife: Bagaço, 2006.
THOMSON, Alistair. Recompondo a memória: questões sobre a relação entre a História Oral
e as memórias. Projeto História. São Paulo, 15 abr., 1997.
VARGAS LLOSA, Mario. A civilização do espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da
nossa cultura. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das
Letras, 2004.
ZAN, José Roberto. Música popular brasileira, indústria cultural e identidade. EccoS Rev.
Cient. São Paulo, v. 3, n. 1, p. 105-122.
ZÉ, Tom. Tropicalista lenta luta. São Paulo: Publifolha, 2003
Documentos de jornais e revistas
A BROCA. O Estado. Teresina, p. 16, 17/18 fev. 1980.
CURSINHO. O Dia. Teresina, p. 10, 8 fev. 1980.
368
DANCING Nights e Primeira Classe na FM “O Dia”. O Dia. Teresina, capa, 1 ago. 1981.
DE LEVE. O Estado. Teresina, p. 3, 10 jun. 1980ª.
DE LEVE. O Estado. Teresina, p. 3, 25 jul. 1980b.
DE LEVE. O Estado. Teresina, p. 3, 27/28 jul. 1980c.
DE LEVE. O Estado. Teresina, p. 3, 29 out. 1986ª.
DE LEVE. O Estado. Teresina, p. 3, 31 out. 1986b.
EXCEDENTE demográfico de Teresina já possui três cidades satélites. O Estado. Teresina, p.
13, 27/28 abr. 1975.
FM O Dia “agita” a cidade. O Dia. Teresina, p. 5, 23/24 out. 1983.
GERALDO Brito faz show hoje no Theatro. O Dia. Teresina, p. 10, 11 jan. 1984.
GIRON, Luís Antônio. Rock federal. Veja, nº 934, p. 131, 30 jul. 1986ª.
GIRON, Luís Antônio. Rotação de sucessos. Veja, nº 935, p. 130-131, 30 jul. 1986b.
LAGES FILHO, Zilton Ferreira. Recebemos. O Estado. Teresina, p. 6, 12 out. 1984.
MARCAS que ficaram de um festival. O Dia. Teresina, p. 10, 19 ago. 1980.
MAS as mulheres temem. O Dia. Teresina, capa, 6 jan. 1980.
MÚSICOS recorrem contra organizadores de show. O Estado. Teresina, p. 5, 3 out. 1984.
OS CONJUNTOS residenciais que estão virando favelas. O Estado. Teresina, p. 5, 24 jul.
1975.
369
PAULO, Jorge. A música brasileira está morrendo. O Dia. Teresina, p. 11, 3/4 ago. 1975.
PROJETO Torquato em debate. O Dia. Teresina, p. 4, 26 jul. 1980.
SANTOS, Cineas. Em casa de violeiro, cantando com ele. O Estado. Teresina, p. 10, 28/29 set.
1975.
SAI hoje resultado de concurso musical. O Dia. Teresina, p. 7, 11 set. 1984.
SOCO na tradição. O Dia. Teresina, p. 9, 14 fev. 1980.
SOUZA, Okky de. A aclamação da rainha. Veja, nº 766, p. 72-78, 11 mai. 1983ª.
SOUZA, Okky de. A recompensa do rebelde. Veja, nº 884, p. 5-8, 14 ago. 1985ª.
SOUZA, Okky de. Os filhos de Rita Lee. Veja, nº 720, p. 135-136, 23 jun. 1982.
SOUZA, Okky de. Rock no planalto. Veja, nº 864, p. 146-147, 27 mar. 1985b.
TERESINENSE condena o aborto e o “topless”. O Estado. Teresina, capa, 10/11 fev. 1980.
TERESINENSES vão ao Rio assistir festival de rock. O Dia. Teresina, p. 2, 11 jan. 1985.
UM encontro brilhante. O Estado. Teresina, p. 7, 14/15 dez. 1986.
ZONA Franca. O Dia. Teresina, p. 13, 5 fev. 1980.
Entrevistas de história oral
ALVES, Francisco (67 anos, auxiliar administrativo na Universidade Federal do Piauí.
Estudante, consumidor de música e frequentador de tertúlias e festas de classe média nos anos
370
1970 e 1980 em Teresina). Entrevista concedida a Fernando Muratori Costa. Teresina, 2 mar.
2012. 10p.
BARBOSA, Justino Figueiredo (63 anos, auxiliar administrativo na Universidade Federal do
Piauí e músico desde os anos 1970 em Teresina). Entrevista concedida a Fernando Muratori
Costa. Teresina, 21 jan. 2009. 1p.
_____________. Entrevista concedida a Fernando Muratori Costa. Teresina, 16 nov. 2007. 10p.
BARBOSA FILHO, Hortêncio de Castro (55 anos, músico desde os anos 1980 em Teresina,
fundador da banda Megahertz). Entrevista concedida a Fernando Muratori Costa. Teresina, 18
fev. 2018. Duração: 56min 49s. 21p.
BRITO, Geraldo Carvalho de (65 anos, músico desde os anos 1970 em Teresina, participante
de vários projetos musicais, entre eles o Grupo Calçada). Entrevista concedida a Fernando
Muratori Costa. Teresina, 17 fev. 2012. 13p.
_____________. Entrevista concedida a Fernando Muratori Costa. Teresina, 10 jan. 2018.
Duração: 59min 2s. 17p.
_____________. Entrevista concedida a Marcelo Silva Cruz. Teresina, 30 ago. 2013. 11p.
CARVALHO NETO, Thyrso Marechal (54 anos, professor de história e músico. Guitarrista e
compositor desde os anos 1980 em Teresina, participante de vários projetos musicais, incluindo
as bandas de metal Vênus e Avalon). Entrevista concedida a Fernando Muratori Costa.
Teresina, 10 mar. 2018. Duração: 41min 13s. 14p.
CRUZ NETO, Joaquim Antônio da (62 anos, economista. Compositor e músico desde os anos
1970, em carreira solo e parcerias musicais com outros artistas. Fundador do Grupo Calçada).
Entrevista concedida a Fernando Muratori Costa. Teresina, 4 ago. 2018. Duração: 1h 21min
56s. 24p.
_____________. Entrevista concedida a Marcelo Silva Cruz. Teresina, 25 abr. 2015. 26p.
LAGES FILHO, Zilton Ferreira (57 anos, contador. Produtor musical em Teresina nos anos
1980. Idealizador e organizador do festival Setembro Rock). Entrevista concedida a Fernando
Muratori Costa. Teresina, 13 nov. 2018. 1h 2min 37s. 19p.
371
MELO, Raimundo Aurélio de (64 anos, maestro e coordenador da Orquestra Sinfônica de
Teresina. Músico desde os anos 1970, fundador do Grupo Candeia). Entrevista concedida a
Fernando Muratori Costa. Teresina, 21 mar. 2018. Duração: 46min 26s. 13p.
______________. Entrevista concedida a Marcelo Silva Cruz. Teresina, 4 abr. 2015. 18p.
MENDES, George Henrique de Araújo (60 anos, publicitário. Compositor e participante do
cenário musical autoral independente de Teresina desde os anos 1970. Vencedor do Festival da
Música Popular Brasileira do Estado do Piauí). Entrevista concedida a Marcelo Silva Cruz.
Teresina, 6 nov. 2015. 23p.
NASCIMENTO, Edvaldo (58 anos, servidor público na Secretaria de Cultura do Estado do
Piauí e músico. Em carreira solo como cantor, compositor e guitarrista desde os anos 1970,
fundador de uma das primeiras bandas de rock de Teresina, a Green City Band). Entrevista
concedida a Fernando Muratori Costa. Teresina, 27 ago. 2018. Duração: 1h 27min 55s. 26p.
OLIVEIRA, José Crisóstomo de (73 anos, auxiliar administrativo na Universidade Federal do
Piauí. Jovem estudante secundarista, consumidor de música e frequentador de espaços de lazer
da periferia de Teresina, nos anos 1970). Entrevistado conjuntamente com Juraci Ribeiro dos
Santos por Fernando Muratori Costa. Teresina, 15 fev. 2012. 13p.
PESSOA, Laurenice França de Noronha (62 anos, cantora em carreira solo desde os anos 1970.
Produtora de eventos e gestora cultural em Teresina). Entrevista concedida a Fernando Muratori
Costa. Teresina, 8 ago. 2018. Duração: 50min 1s. 15p.
RODSAM, William. Entrevista concedida a Hermano Carvalho Medeiros. Teresina, jan. 2012.
SAMPAIO, Acrísio de Miranda (Professor do curso de Veterinária da Universidade Federal do
Piauí. Estudante secundarista, consumidor de música e frequentador de tertúlias e festas de
classe média nos anos 1970 em Teresina). Entrevista concedida a Fernando Muratori Costa.
Teresina, 14 fev. 2012. 11p.
SANTOS, Juraci Ribeiro dos (61 anos, auxiliar administrativo na Universidade Federal do
Piauí. Jovem estudante secundarista, consumidor de música e frequentador de espaços de lazer
da periferia de Teresina, nos anos 1970). Entrevista concedida conjuntamente com José
Crisóstomo de Oliveira a Fernando Muratori Costa. Teresina, 15 fev. 2012. 13p.
SANTOS, Hugo de Sousa (61 anos, professor do curso de Veterinária da Universidade Federal
do Piauí. Estudante secundarista em Teresina, consumidor de música alternativa – rock – nos
372
anos 1970 em Teresina). Entrevista concedida a Fernando Muratori Costa. Teresina, 1 mar.
2012. 7p.
SILVA, Ana Maria (Radialista em Teresina desde os anos 1970). Entrevista concedida a
Fernando Muratori Costa. Teresina, 31 out. 2008. 7p.
SILVA, Joel Gomes da (72 anos, radialista em Teresina desde os anos 1960 em diversas rádios,
mas, na maior parte de sua carreira, na Rádio Pioneira de Teresina). Entrevista concedida a
Fernando Muratori Costa. Teresina, 31 out. 2008. 7p.
____________. Entrevista concedida a Fernando Muratori Costa. Teresina, 19 de novembro de
2018. Duração: 57min 18s. 15p.
SOUZA, César (52 anos, radialista em Teresina desde os anos 1980. Apresentador de
programas de rádio e televisão no grupo comunicacional Cidade Verde). Entrevista concedida
a Fernando Muratori Costa. Teresina, 15 jul. 2018. Duração: 1h 29min 35s. 27p.
Gravações musicais
“Apesar de você” (Chico Buarque), Chico Buarque. Compacto Simples “Apesar de você”.
Philips, 1970.
“Desafio” (Lázaro/Rubeni Miranda), Lázaro e Rubeni Miranda. LP “FMPBEPI”. Copacabana
Discos, 1980.
“Elos de Nossa Utopia” (Grupo Vênus), Vênus. LP “Vênus”. Gravação independente, 1986.
“Filha do Sol” (Edvaldo Nascimento/Durvalino Filho), Edvaldo Nascimento. LP “FMPBEPI”.
Copacabana Discos, 1980.
“Insane Evolution” (Ico/Avalon), Avalon. LP “Stop the Fire” / “Technodeath”. Cogumelo
Records, 1989.
“Inútil” (Ultraje a Rigor), Ultraje a Rigor. LP “Nós vamos invadir a sua praia”. Warner, 1985.
373
“O bêbado e a equilibrista” (João Bosco/Aldir Blanc), Elis Regina. LP “Elis, essa mulher”.
WEA, 1979.
“Que as crianças cantem livres” (Taiguara), Taiguara. LP “Fotografias”. Odeon, 1973.
“Que país é esse” (Renato Russo), Legião Urbana. LP “Que país é esse”. EMI, 1987.
“Quintal de Passarinhos” (George Mendes/Paulo José Cunha), Solange Leal. LP “FMPBEPI”.
Copacabana Discos, 1980.
“Selvagem” (Herbert Vianna, Bi Ribeiro, João Barone), Os Paralamas do Sucesso. LP
“Selvagem?” EMI, 1986.
“Solta o Vírus” (Grupo Vênus), Vênus. LP “Vênus”. Gravação independente, 1986.
“Teresina” (Aurélio Melo/José Rodrigues), Grupo Candeia. LP “FMPBEPI”. Copacabana
Discos, 1980.
“That’s Brazil” (Kasbafy/Mike/Edivan), Megahertz. LP “Stop the Fire” / “Technodeath”.
Cogumelo Records, 1989.