> Banco de Dados - História e música na universidade
A crista é a parte mais superficial da onda. Mediações culturais na MPB (1968-1982)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Luisa Quarti Lamarão
Orientador:
Denise Rollemberg
Local:
UFF
Data:
2012
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Música Popular Brasileira Mediação cul-tural História da Música Popu-lar Brasileira Crítica musica “Circuito Universitá-rio”
Resumo:
Texto em formato digital: https://www.historia.uff.br/stricto/td/1423.pdf
A tese trata das mediações culturais que influenciaram na
construção da Música Popular Brasileira (MPB) no período entre
1968 e 1982. Para além das análises que priorizavam a trajetória
dos movimentos musicais e/ou dos artistas de sucesso, a pesquisa
busca mostrar que o êxito simbólico e comercial da MPB deve-se
também a outros elementos que permitiram a aproximação da
música com o público. Ao proporcionarem a circulação dessa
mercadoria, os mediadores culturais facilitaram o acesso do público
a ela, reafirmando valores caros ao projeto de diferentes veículos de
comunicação que lucravam com essa atividade. Para exemplificar o
conceito de mediação cultural, foram examinados os fascículos
História da Música Popular Brasileira, da Editora Abril, que
apresentava um encarte com a biografia e análises da obra do artista
e um LP com suas principais músicas; os artigos de diferentes
veículos de três jornalistas da chamada “nova onda” de críticos
musicais: Ana Maria Bahiana; Nelson Motta e Tárik de Souza; e os
shows do “Circuito Universitário”, série de espetáculos de MPB
que percorreram cidades universitárias e capitais do Sudeste do
Brasil. De diferentes formas, os três casos se constituem em
importantes espaços de mediação que auxiliaram na divulgação das
músicas, dos artistas e das práticas que englobaram a construção da
instituição sócio-política chamada MPB.
Fontes:
Veja “A fábrica de novo?” Veja, 09/05/1973, ed. 244, pp. 95-96. “As pazes de Chico.” Veja, 09/05/1973, ed. 244, pp. 95-96. “Balanço otimista.” Revista Veja, ed. 123, 13/01/1971, p. 56. BAPTISTA, Martha. “O empresário da folia”. Veja. 05/02/1986, n. 909, p. 8. “Eles dizem não, mas todo mundo aplaude.” Veja, n. 12, 27/11/1969, p. 67. “Gente” Veja, 03/03/1971, ed.130, p. 64. “O longo circuito.” Veja, 17/05/1972, ed. 193, p. 95. “O reencontro.” Veja, 28/03/1973, ed. 238, pp. 81-82. PESSOA, Ciro. “A formiguinha”. Veja São Paulo. (11 a 17 de setembro/2000). SOUZA, Tárik de. “Rebobagem.” Veja, 20/07/1977, p. 116. Veja, 127, 10/02/1971, p. 67. Veja, ed. 9, 06/11/1968, p. 64. Veja, ed. 10, 13/11/1968, p. 42. Veja, ed. 31, 09/04/1969, p. 72. Veja, ed. 38, 28/05/1969, p. 10. Veja, ed. 229, 24/01/1973, p. 56. Veja, 28/03/1973, ed. 238, pp. 81-82. Veja, 02/05/1973, ed. 243, p. 12. Veja, 02/01/1974, ed. 278, p. 50. Jornal do Brasil ANDRADE, Carolina. “Lado 1: a liberdade relativa do som.” Jornal do Brasil, 13/07/1978. Caderno B, p. 4. “A jovem bossa da conquista musical.” Jornal do Brasil. Caderno B, 14/07/1968, p. 1. MARIA, Cleusa. “Um negócio complicado, mas muito rendoso.” Jornal do Brasil, 16/07/1978, Caderno B, p. 5. 262 MIDANI, André. “Música popular em debate. II – O mercado” Jornal do Brasil. Caderno B, 24/09/1969, p. 8. TINHORÃO, José Ramos. “A boa palavra de Nélson Cavaquinho”. Jornal do Brasil, 04/01/1974. Caderno B, p. 2. O Globo BAHIANA, Ana Maria. “Arnaldo Baptista: elogio da loucura.” O Globo, 28/04/1978, Segundo Caderno, p. 2. ____________________. “Pensando o sucesso.” O Globo, 04/06/1978. BITTENCOURT, Sérgio. “O podem jovem.” O Globo, 10/01/1968, Segundo Caderno, p. 2. ____________________. “A proposta”. O Globo, 16/07/1969. Coluna “Rio à noite”, p. 2. ____________________. “O produtor.” O Globo, 16/01/1970, Segundo Caderno, p. 5. MOTTA, Nelson. “O por que do sucesso.” O Globo, 23/12/1973, Segundo Caderno, p. 2. ______________. “A política musical da música política.” O Globo, 12/05/1974, Segundo Caderno, p. 6. ______________. O Globo, 19/05/1974, Segundo Caderno, Coluna Som, p. 6. ______________. “A música brasileira precisa ser defendida?” O Globo, 26/05/1974, Segundo Caderno, p. 6. ______________. “Dois gênios e um só tempo.” O Globo, 29/12/1974, Segundo Caderno, p. 4. ______________. “Psiu! Silêncio.” O Globo, 12/01/1975, Segundo Caderno, p. 5. ______________. “Autocrítica da crítica (em momento crítico)”O Globo, 23/02/1975, Segundo Caderno, p. 7. ______________. “Muito louco, bicho!” O Globo, 23/02/1975, Segundo Caderno, p. 5. 263 ______________. “Bom apetite! (Abaixo a dieta cultural!)” O Globo, 11/07/1976, Segundo Caderno, p. 9. ______________. “Copiou do Norte.” O Globo, 05/12/1974, Segundo Caderno, p. 3. VIANNA, Luiz Fernando. “Memórias de um inventor de histórias da MPB.” O Globo, 25/02/2012. Segundo Caderno, p. 4. Estado do Paraná MILLARCH, Aramis. “Rock, agora maior.” Estado do Paraná, 11/10/1975, p. 18. __________________. “Jornal de música.” Estado do Paraná, 04/09/1976, p. 4. __________________. “Empresários, a busca de uma melhor imagem.” Estado do Paraná, 24/03/1987. Almanaque, Coluna Tablóide, p. 17. Opinião BAHIANA, Ana Maria. “Almôndegas proustianas.” Opinião, 27/06/1975, n. 138, p. 22. ___________________. “Rock com banana”. Opinião, 22/08/1975, n. 146, p. 22. ___________________. “De silêncio em silêncio.” Opinião, 24/10/1975, n.155, p. 22. ___________________. “Profissão: artista. Categoria: autônomo.” Opinião, 07/11/1975, n. 157, p. 18. ___________________. “Um falso brilhante”. Opinião, 30/01/76, n. 169, p. 12. ___________________. “O samba e seus bambas.” Opinião, 05/03/76, n. 174, p. 22. ___________________. “Os novos poetas da música.” Opinião, 19/03/1976, n. 176, p. 18. ___________________. “Quatro solos femininos”, Opinião, 30/04/1976, Rio de Janeiro, n. 182, p. 24. HUNGRIA, Júlio. “Como nos tempos do gramofone, um é pouco.” Opinião, 04/04/1975, n. 126, p. 22. 264 MOURA, Roberto. “Música e imprensa, uma equação possível?” Jornal de Música, 22/04/1976, n. 12, p. 1. Opinião, n. 201, 10/09/1976, p. 18. SUZUKI, Matinas. “A querela do acorde com o ouvido – Sobre o grupo ‘Rumo de Música Popular’”. Opinião, 15/10/1976, n. 206, p. 24. VENANCIO FILHO, Paulo. “Rock, agora em tablóide.” Opinião, n. 199, 27/08/76, p. 22. O Pasquim “O dono do Araçá Azul. (E do Gil, Caetano e Gal)”, O Pasquim, Rio de Janeiro, n. 193, 13 A 19/03/1973, p. 13. “O homem que decide o que você vai ouvir.” O Pasquim, n. 242, 19 a 26/02/1974, p. 10. O Pasquim, n. 95, 29/04 a 05/05/1971. O Pasquim, n. 232, 11 a 17 /12/ 1973, p. 7. HUNGRIA, Julio. “Tem 100 gramas de resina aí?” O Pasquim. n. 221, 25/09 a 01/10/1973, p. 16. SOUZA, Tárik de. “Algo no ar, acima (ou abaixo) dos aviões de carreira.” O Pasquim, n. 200, 1 a 7/05/1973, p. 43. _______________. “Os filhos de pedra de semideus.” O Pasquim, n. 255, 1974, p. 3. “Tinhorão enterra todo mundo.” O Pasquim, n. 190, 20 a 26/02/1973, p. 12. VELOSO, Caetano. O Pasquim, n. 36, 26/02 a 04/03/1970, p. 3. Revista Pop “Arrombando a festa”. Revista Pop, Junho/1977, “Sátira Pop”, pp.35-38. “Destaque: Coleção da MPB.” Revista Pop, São Paulo: Editora Abril, Novembro de 1976. “Eu acho...”, out/1978, São Paulo, Editora Abril, pp. 24-25. “Rita, sucesso & piche.” Revista Pop. São Paulo: Abril, Julho/1977. 265 Fatos & Fotos ISRAEL, Eliani. “Guilherme Araújo: um artista nos bastidores”, Fatos e fotos: Gente. Brasília, 05/03/1979, n. 915, p. 40. Jornal de Música BAHIANA, Ana Maria. “Dois anos de JORNAL DE MÚSICA.” In: Jornal de Música, 11/11/1976, n. 25, p. 3. Jornal de Música, 26/12/1976, n. 28, p. 8. MIGUEL, Antônio Carlos. “Produza seu próprio show”. Jornal de Música, 26/12/1976, n. 28, p. 8. SOUZA, Tárik. “Um ano de Rock.” In: Jornal de Música, 22/04/1976, n. 12, p.3. Canja MOTTA, Nelson. “O samba do escrutínio.” In: Revista Canja, n. 20, 6 a 19 de agosto de 1980, p. 21. Revista Música VARELA JR, “Cantem minhas canções.” Revista Música. São Paulo: Imprima, Abril/1978, p. 19. Som3 SOUZA, Tárik de. “Ziguezague na MPB: neoboleirismo.” Revista Som Três, set/1979. Folha de S. Paulo “A década, vista pelos críticos.” Folha de S. Paulo, 28/10/1979, Folhetim, p. 5. “A lição da resistência.” Folha de S. Paulo, 28/10/1979, Folhetim, p. 7. 266 CARDOSO, Jary. “O bate-boca virou beija-mão.” Folha de S. Paulo, 09/10/1977. Folhetim, p.11. _______________. “Um política cultural no mercado paulista de disco.” Folha de S. Paulo, 14/01/1978. Ilustrada, p. 8. “Chico Buarque começa o ‘circuito universitário’.” Folha de S. Paulo, 01/10/1972, Caderno de Domingo, p. 5. COELHO, João Marcos. “Perplexidade.” Folha de S. Paulo. 23/10/1980. Ilustrada, p. 2. CORREA, Sergio Oliveira de Vasconcellos. “Música para todos.” Folha de S. Paulo. 29/07/1973. Primeiro Caderno, p. 65. “Em expansão todos os setores industriais do Brasil.” Folha de S. Paulo, 25/01/1969. Primeiro Caderno, p. 11. Folha de S. Paulo, 09/01/1969. Ilustrada, p. 2. Folha de S. Paulo, 25/01/1970. Ilustrada – Caderno Especial “O que os paulistanos pensam?”, p. 47. Folha de S. Paulo, 24/06/1971. Ilustrada. Tavares de Miranda, p. 2. Folha de S. Paulo, 28/09/1971. Primeiro Caderno, p. 10. Folha de S. Paulo, 20/08/1972. Primeiro Caderno, p. 5. Folha de S. Paulo, 22/09/1972, Ilustrada, p. 8. Folha de S. Paulo, 07/10/1975. Primeiro Caderno, p. 10. Folha de S. Paulo. 13/09/1977. Ilustrada, p. 1. Folha de S. Paulo, 10/11/1979, Ilustrada, p. 6. “Gal no Tuca: poucas novidades.” Folha de S. Paulo, 17/04/1974, Ilustrada, p.1. LANCELLOTTI, Silvio. “Elifas Andreato e a MPB, o casamento que deu certo.” Folha de S. Paulo, 26/09/1982. Ilustrada, p. 10. MENDES, Osvaldo. “E o comunicador, o que é?” Folha de S. Paulo. 06/05/1979. Folhetim, p. 2. MOURINHO, Nogueira. “Marshall McLuhan em questão”. Folha de S. Paulo. Ilustrada. 09/09/1969, p. 11. 267 OLIVEIRA, Adones de. “Imperial: de frase em frase, a pilantragem.” Folha de S. Paulo. 07/08/1968, p. 3. RAMOS, Paulo. “A revolução segundo McLuhan”. Folha de S. Paulo, 23/06/1968, p. 19. RANGEL, Renata. “Em nome da música brasileira.” Folha de S. Paulo. 28/03/1982. Ilustrada, p. 14. RODRIGUEZ, Luiz Fernando. “Gonzaguinha: maldita é a situação, não eu.” Folha de S. Paulo, 20/05/1979, Folhetim, p. 11. SILVA, Walter. “O samba nos States.” Folha de S. Paulo. 10/06/1972, Ilustrada, p. 2. _____________. “Chico, Nara e MPB-4 no Tuca.” Folha de S. Paulo, 20/03/1973, Ilustrada, p. 2. _____________. “A ‘música’ que fatura.” Folha de S. Paulo. 12/04/1974. Ilustrada, p. 32. _____________. “Desfazendo equívocos”. Folha de S. Paulo, 08/12/1971. Ilustrada, p.2. _____________. “Chico, Nara e MPB-4 no Tuca.” Folha de S. Paulo, 20/03/1973, Ilustrada, p. 2. SILVEIRA, Helena. “Telespectador não tem sossego aos domingos.” Folha de S. Paulo. 20/04/1982. Ilustrada, p. 40. SUZUKI JR., Matinas. “Outros sons para Eliete e Arrigo.” Folha de S. Paulo. 25/04/1982. Ilustrada, p. 2. “Tom, dez anos depois, com Elis.” Folha de S. Paulo, 03/10/1974. Ilustrada, p.1. SOUZA, Tárik de. “A anistia chegou à música.” Folha de S. Paulo, 24/07/1979, Folhetim, p. 11. ________________. “O que é nosso é melhor.” Folha de S. Paulo, 28/10/1979, Folhetim, p. 11. 268 O Estado de São Paulo “Cacá Diegues: Por um cinema popular, sem ideologias”. O Estado de São Paulo, 31/08/1978. Diário de São Paulo “Caetano Veloso: ‘Não quero ser usado pela canalha’ Diário de São Paulo, 16/12/1978. Diário do Nordeste HOLANDA, Sarah Pinto de Holanda. “Poesia de Noel.” Diário do Nordeste.Caderno 3, 11/12/2010. Disponível em http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=899724. Acesso em 13/06/2011. Última hora MOTTA, Nelson. “A cruzada tropicalista.” Jornal Última Hora,05/02/1968. Revista Expansão “O sonho acabou – acabou mesmo?” Expansão. A revista brasileira de negócios. 21 de agosto de 1974, vol. III, n. 66, p. 34. Dados estatísticos Pesquisas Especiais Ibope, Nov/Dez 1969, p. 10. Fundo IBOPE, AEL/UNICAMP. Entrevistas Entrevista de André Midani concedida a Luisa Lamarão no Rio de Janeiro no dia 24/08/2009. Entrevista de Roberto Menescal concedida a Luisa Lamarão no Rio de Janeiro no dia 05/07/2010. Entrevista de Fred Rossi concedida a Luisa Lamarão em São Paulo, no dia 10/09/2011. 269 Entrevista de Fred Rossi concedida a Luisa Lamarão em São Paulo, no dia 06/10/2011. Sites www.dicionariompb.com.br http://censuramusical.com.br www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/pixinguinha Discos Build Up, de Rita Lee. Polydor, 1970. História da Música Popular Brasileira. Caetano Veloso. São Paulo: Abril Cultural, 1971. História da Música Popular Brasileira. Geraldo Vandré. São Paulo: Abril Cultural, 1971, n. 34. História da Música Popular Brasileira. Gilberto Gil. São Paulo: Abril Cultural, 1971, n. 30. História da Música Popular Brasileira. Grandes compositores. Caetano Veloso. São Paulo: Abril Cultural, 1982. História da Música Popular Brasileira. Grandes Compositores. Chico Buarque. São Paulo: Abril Cultural, 1982. História da Música Popular Brasileira. Grandes compositores. Francis Hime & Marcos Valle. São Paulo: Abril Cultural, 1982. História da Música Popular Brasileira – Grandes compositores. Gilberto Gil. São Paulo: Abril Cultural, 1982. História da Música Popular Brasileira. Grandes Compositores. Tom Jobim. São Paulo: Abril Cultural, 1982. Nova História da Música Popular Brasileira. Caetano Veloso. São Paulo: Abril Cultural, 1976. Nova História da Música Popular Brasileira. Chico Buarque. São Paulo: Abril Cultural, 1976. 270 Nova História da Música Popular. Egberto Gismonti, Naná Vasconcelos e Walter Smetak.São Paulo: Abril Cultural, 1979. Nova História da Música Popular Brasileira. Gilberto Gil. São Paulo: Abril Cultural, 1977. Nova História da Música Popular Brasileira. Noel Rosa. São Paulo: Abril Cultural, 1976. Nova História da Música Popular. Raul Seixas, Moraes Moreira e Novos Baianos. n.58. São Paulo: Abril Cultural, 1978.