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A crista é a parte mais superficial da onda. Mediações culturais na MPB (1968-1982)

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Luisa Quarti Lamarão

Orientador:
Denise Rollemberg

Local:
UFF

Data:
2012

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Música Popular Brasileira Mediação cul-tural História da Música Popu-lar Brasileira Crítica musica “Circuito Universitá-rio”

Resumo:
Texto em formato digital: https://www.historia.uff.br/stricto/td/1423.pdf

A tese trata das mediações culturais que influenciaram na
construção da Música Popular Brasileira (MPB) no período entre
1968 e 1982. Para além das análises que priorizavam a trajetória
dos movimentos musicais e/ou dos artistas de sucesso, a pesquisa
busca mostrar que o êxito simbólico e comercial da MPB deve-se
também a outros elementos que permitiram a aproximação da
música com o público. Ao proporcionarem a circulação dessa
mercadoria, os mediadores culturais facilitaram o acesso do público
a ela, reafirmando valores caros ao projeto de diferentes veículos de
comunicação que lucravam com essa atividade. Para exemplificar o
conceito de mediação cultural, foram examinados os fascículos
História da Música Popular Brasileira, da Editora Abril, que
apresentava um encarte com a biografia e análises da obra do artista
e um LP com suas principais músicas; os artigos de diferentes
veículos de três jornalistas da chamada “nova onda” de críticos
musicais: Ana Maria Bahiana; Nelson Motta e Tárik de Souza; e os
shows do “Circuito Universitário”, série de espetáculos de MPB
que percorreram cidades universitárias e capitais do Sudeste do
Brasil. De diferentes formas, os três casos se constituem em
importantes espaços de mediação que auxiliaram na divulgação das
músicas, dos artistas e das práticas que englobaram a construção da
instituição sócio-política chamada MPB.

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