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"Música de subúrbio": Cultura popular e música popular na hipermargem de Belém do Pará

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Tony Leão da Costa

Orientador:
Adriana Facina Gurgel do Amaral

Local:
UFF

Data:
2013

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Cultura popular e música po-pular das margens Tradição musi-cal paraense Tradição mu-sical brasilei-ra

Resumo:
Texto em formato digital:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=424914

O presente estudo trata de um duplo e complementar fenômeno histórico. Primeiro, elucida a elaboração de uma tradição de música popular no Pará a partir da cidade de Belém. Essa tradição foi constituída de uma vertente de música identitária, que tem no carimbó o seu principal símbolo, e de uma segunda vertente de música popular povão, a qual se estabeleceu marginalmente junto à primeira. Essas duas vertentes constituíram a tradição local que está, por sua vez, em constante processo de mudança e reelaboração. Como pano de fundo desse processo esteve a hipermargem da cidade de Belém, entendida como o território da cultura popular e musical dos subúrbios e periferias, e suas conexões com o interior do estado do Pará e com o centro da cidade. Esse território marginal é visto aqui como mediador, por excelência, de gostos musicais subalternos, que em alguns momentos tenderam a se expandir e a contribuir para a constituição da tradição musical local. O segundo tema aqui estudado é a relação de aproximação e/ou afastamento entre essa tradição local e a grande tradição da música popular no restante do Brasil. Os contatos da música regional com a música brasileira estiveram sempre permeados por uma tensão constituinte, geradora de diferenciação e de identidades mais ou menos intercambiáveis. Observou-se, portanto, que, a partir da hipermargem da cidade de Belém, gostos e gêneros musicais foram cultivados, reelaborados e expandidos para a tradição local, mediados por agentes como a indústria cultural, a intelectualidade artística e a rede de festas populares. Em um circuito mais amplo, essa mesma tradição local estabeleceu contatos com a grande tradição nacional ou com tradições musicais alternativas, como a música caribenha. O mundo cultural da hipermargem e as conexões de sua cultura popular e musical a partir de Belém constituíram uma narrativa sonora subalterna e divergente à narrativa oficial e aos padrões de gosto da tradição musical do Pará e do Brasil.

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Entrevistas
Depoimento de Alcyr Guimarães, Belém, 24 ago. 2007.
Depoimento de Alfredo Oliveira, Belém, 22 fev. 2008.
Depoimento de Arlindo Nazarethno Leitão, Belém, 5 mar. 2010.
Depoimento de Arlindo Carlos Castro (Dadadá), Belém, 22 jan. 2008.
Depoimento de Bob Freitas (Roberto Gentil Nogueira de Freitas), Belém, 19 abr. 2011.
Depoimento de Clélio Palheta Ferreira, Belém, 17 nov. 2012. Entrevista realizada pelos
professores Ms. Tony Leão da Costa (UEPA) e Ms. José do Espírito Santo Dias Júnior
(UFPA).
Depoimento de Edgard Augusto, Belém, 18 jan. 2008.
Depoimento de Elí Cardoso, o Nego Elí, Belém, 15 nov. 2012. Entrevista realizada pelos
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professores José do Espírito Santo Dias Júnior (UFPA) e Tony Leão da Costa (UEPA).
Depoimento de Felipe Cordeiro, Belém, 6 nov. 2012.
Depoimento de Galdino Penna, Belém, 13 fev. 2008.
Depoimento de Heliana Jatene, Belém, 13 mar. 2007.
Depoimento de Janjão Mamede (Inálio Jamil de Moraes Mamede), Belém, 12 out. 2012.
Entrevista realizada pelos professores Ms. Tony Leão da Costa (UEPA) e Ms. José do
Espírito Santo Dias Júnior (UFPA), com participação de Benedita Alves dos Santos (nascida
em 23 agosto 1944) e João Alves dos Santos (o Saracura, com 75 anos na época dessa
entrevista), proprietários do Bar Castanheira, amigos de Janjão Mamede, moradores antigos
do bairro do Jurunas.
Depoimento de João de Jesus Paes Loureiro, Belém, 21 nov. 2007.
Depoimento de José Felix Solano Melo (Solano), Belém, 29 nov. 2012.
Depoimento de Nilson Chaves, Belém, 19 jan. 2008.
Depoimento de Simão Jatene, Belém, 22 abr. 2008.
Depoimento de Paulo André Barata, Belém, 31 mar. 2006.
Depoimento de Pinduca (Aurino Quirino Gonçalves), Belém, 7 mar. 2008.
Depoimento de Pio Lobato e Vovô (Clenilson de Almeida Feitosa). Belém, 15 out. 2012.
Depoimento de Mestre Vieira (Joaquim de Lima Vieira), Barcarena, 9 dez. 2012. Entrevista
realizada pelos professores Ms. José do Espírito Santo Dias Júnior (UFPA) e Ms. Tony Leão
da Costa (UEPA).
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