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SP 130 bpm: materialidade e gênero na cultura funk paulista (1995-2014)

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
LAIZA SANTANA OLIVEIRA

Orientador:
VANIA CARNEIRO DE CARVALHO

Local:
USP - FFLCH

Data:
2020

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Funk Cultura Mate-rial gênero corpo

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9281138

Este trabalho objetiva analisar de que forma os bens de luxo foram fundamentais para a estruturação da cultura funk paulista entre os anos de 1995 e 2014. Por meio da perspectiva da cultura material e do horizonte teórico da História do Tempo presente argumentamos que a apropriação de artefatos historicamente difundidos entre as classes sociais mais altas pelos funkeiros — de classe média baixa — não foi uma tentativa dessa classe de emular aquela, mas um processo histórico mais amplo e complexo. Com base no conceito de síntese corporal operacionalizado por Jean-Pierre Warnier (1999) foi possível analisar reportagens jornalísticas, letras de músicas e videoclipes no intuito de demonstrar como a materialidade específica apropriada pelos funkeiros não era uma proposta de reprodução do habitus de segmentos abastados da sociedade. Muito pelo contrário, compreendemos neste trabalho que a materialidade do luxo foi a matriz de subjetivação dos sujeitos da cultura funk paulista, que incorporaram de forma sui generis a dinâmica motora dos artefatos à sua própria dinâmica corporal. A relação com o luxo teve impacto diferente entre homens e mulheres que compartilharam a cultura funk. Tais diferenças foram aqui analisadas também a partir da dimensão material, ou seja, a partir de corpos e repertórios colocados em situações específicas de gênero.

Fontes:
1 - Fontes jornalísticas 181
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34 >. Acesso em: jul. 2018.
181 As reportagens estão disponíveis nos acervos digitais dos jornais Folha de São Paulo e O Estado
de São Paulo. A busca pelas fontes se deu a partir da pesquisa e filtragem dos materiais encontrados
a partir do verbete “funk”. Os resultados obtidos durante o processo de cotejamento das fontes (anos
de 2017 e primeiro semestre de 2018) foram lidos, analisados e selecionados a partir das balizas
cronológicas (1995-2014) e temáticas levantadas nesse trabalho tais quais, funk paulista, baile funk
em São Paulo, rolezinhos, Ostentação, Proibidão, consumo, mulheres, classe C. Buscas nos acervos
desses jornais estão disponíveis em: . e
. As demais reportagens podem ser acessadas clicando nos links
disponibilizados juntamente com os títulos dos textos e autoria.
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2 - Fontes audiovisuais
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Rio de Janeiro. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=kOzGFJZZVe8 >.
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Videoclipe “È Classe A” de MC Backdi e Bio G3 . Produção: Kondzilla/Nois por nois.
Direção: Konrad Dantas. Reprodução: YouTube. 2012. Disponível em:
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Videoclipe “Mãe de traficante” de MC Daleste. produção: ZikaFunk. Reprodução: YouTube.
2011. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=4jTv7SCNRi8 >.
Videoclipe “Na pista eu arraso” de MC Guimê. Produção: Maximo produtora/Trator filmes.
Direção: Fred Ouro Preto. Reprodução: YouTube. 2013. Disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=O4t94cFV7zM >.
Videoclipe “Plaque de 100” de MC Guimê. Produção: KondZilla. Direção: Konrad Dantas.
Reprodução: YouTube. 2012. Disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=gyXkaO0DxB8 >.
Videoclipe “São Paulo” de MC Daleste. Produção: 3K Produtora/Nois por nois. Direção:
Renato Barreiros. Reprodução: YouTube. 2012. Disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=jk_T3I95d6s >.
3 - Fontes iconográficas 182
Figuras 1 - Cenas do videoclipe “Megane” de MC Boy dos Charmes. Direção: Konrad
Dantas. Produção: Diretoria Filmes/KondZilla. Reprodução: YouTube. 2011. Disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=r2wUlRkpOVw >.
Figuras 2 - Fotografias: Daniele Tamagni que integram o livro Gentlemen Of Bakongo Book:
The Dandies Of Sub-Saharan Africa, de 2009. Disponível em:
< https://trendland.com/gentlemen-of-bakongo-the-african-dandies >. Acesso em: ago. 2019.
Figura 3 - Fotografias: Robson Ventura/ FolhaPress . 13 jan. 2014. Disponível em:
< https://noticias.uol.com.br/album/2014/01/13/rolezinhos-causam-tumulto-em-shoppings-de-s
ao-paulo.htm >. Acesso em: fev. 2017.
Figura 4 - Fotografias: Vagner Campos/ G1 , 18 jan. 2014. Disponível em:
< http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/01/com-84-mil-seguidores-em-redes-sociais-jov
em-atrai-fas-em-rolezinho.html >. A última imagem é de autoria de João Castellano/Agência
Istoé , 17 jan. 2014. Disponível em:
https://istoe.com.br/343733_ROLEZINHO+VIOLENCIA+E+PRECONCEITO/ >. Acesso em:
jan. 2018.
Figura 5 - Página do jornal O Estado de São Paulo , de 26 de outubro de 1992, destacando os
assaltos ocorridos nas praias cariocas e associando a prática de tais atos aos funkeiros.
Figura 6 - Mapa com destaque aos municípios da Baixada Santista (em roxo), a cidade de São
Paulo (em vermelho) e a cidade do Rio de Janeiro (em ocre). Autoria: Maiara Santana
Oliveira. Ago. 2018.
Figura 7 - Mapa com destaque aos bairros de Cidade Tiradentes (em amarelo) e Capão
182 Com exceção de três figuras, as demais imagens que não possuem indicação de endereço de site
fazem parte de reportagens dos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo e podem ser
acessadas pelo mecanismo de busca do acervo digital desses jornais.
241
Redondo (em preto) e a cidade de São Paulo (em vermelho). Autoria: Maiara Santana
Oliveira. Ago. 2018.
Figura 8 - Página do jornal O Estado de São Paulo , de 17 de janeiro de 2014, aproximando os
rolezinhos da prática política de movimentos sociais e partidos políticos em ano de eleição
presidencial.
Figura 9 - Página do jornal Folha de São Paulo, coluna de “Tendências/debate” que apresenta
visões divergentes sobre a temática dos ‘rolezinhos’, em 18 de janeiro de 2014.
Figura 10 - Esquema sobre o processo de síntese corporal pelo sujeito, seguindo a proposta de
Warnier (1999). Autoria: Laíza Santana Oliveira.
Figura 11 - Infográfico publicado no jornal Folha de São Paulo em 24 mar. 2008.
Figuras 12 - Fotografias: Camila Neuman/ UOL . 03 fev. 2014. Disponível em:
< https://economia.uol.com.br/album/2014/01/30/consumidores-dizem-se-abandonam-ou-naomarcas-que-ficam-populares.htm#fotoNav=1 >. Acesso em: jul. 2018.
Figuras 13 e 14: Fotografias de MC Daleste retiradas da plataforma online Google Imagens
(sem direitos autorais e sem filtro de licença). Acesso em: jan. 2020.
Figura 15 - Fonte: divulgação/New Era. 2014. Disponível em:
< https://www.neweracap.com.br/EMS/B2C/Index.aspx# >. Acesso em: dez. 2019.
Figura 16 - Fonte: divulgação/ bandUP! e Just Pop. Disponível em:
< https://www.bandupstore.com.br/ > e < https://www.justpop.com.br/mcguime >. Acesso em:
dez. 2019.
Figuras 17 - Fotografias: Eduardo Enomoto/R7. 02 jan. 2015. Disponível em:
< https://recordtv.r7.com/hora-do-faro/fotos/mc-guime-possui-55-do-corpo-tatuado-conheca-to
dos-os-significados-de-suas-tattoos-21102018#!/foto/1 >. Acesso em: dez. 2019.
Figuras 18 - Cenas do videoclipe “Na pista eu arraso” de MC Guimê. Produção: Máximo
produtora/Trator filmes. Direção: Fred Ouro Preto. Reprodução: Youtube. 2013. Disponível
em: < https://www.youtube.com/watch?v=O4t94cFV7zM >.
Figura 19 - Imagem retirada da Revista Serafina, pertencente ao grupo Folha , 29. jun. 2014.
Figuras 20 - Capa e reportagem do dia 25 de fevereiro de 2001 da Revista Folha sobre os
bailes funks realizados em casas noturnas da cidade de São Paulo.
Figura 21 - Reportagem “Patricinhas se disfarçam de bandidas”, do jornal O E stado de São
Paulo, de 09 de outubro de 2005.
Figuras 22 - Cenas do videoclipe “São Paulo” de MC Daleste. Produção: 3K Produtora/Nois
por nois. Direção: Renato Barreiros. Reprodução: Youtube. 2012. Disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=jk_T3I95d6s >.
242
Figuras 23 e 24 - Cenas do videoclipe “Plaque de 100” de MC Guimê. Produção: Kondzilla
Records. Direção: Konrad Dantas. Reprodução: Youtube. 2012. Disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=gyXkaO0DxB8 >
Figura 25 - Cenas do videoclipe “É Classe A” de MC Backdi e MC Bio G3 . Produção:
Kondzilla/Nois por nois. Direção: Konrad Dantas. Reprodução: Youtube. 2012. Disponível
em: < https://www.youtube.com/watch?v=8XkN9nnXIK0 >.
Figura 26 - Fonte: Imagem de Haroldo Saboia/UOL, pertencente ao grupo Folha . 02 fev..
2014. Disponivel em:
< https://www.uol.com.br/universa/album/2014/02/03/moda-da-rua-tenis-de-grife-e-oculos-esp
elhados-marcam-estilo-de-jovens-em-rolezinho.htm?foto=34 >. Acesso em: jun. 2016.
Figura 27 - Cena do videoclipe “Mãe de traficante” de MC Daleste. Produção: ZikaFunk.
Reprodução: Youtube. 2011. Disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=4jTv7SCNRi8 >.
Figura 28 - Cena do videoclipe “Dia de operação” de MC Rodolfinho. Produção: DJ Gá.
Reprodução: Youtube. 2011. Disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=oyzugZwsON8 >.
Figuras 29 - Cenas do videoclipe da música “Brazil we flexing” de MC Guimê featuring
Soulja Boy. Produção: Máximo produtora. Direção: Fred Ouro Preto. Reprodução:YouTube.
2014. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=KiWFu6JFHE4 >.
Figura 30 - Capa e encarte do CD da dupla de MCs santistas Jorginho e Daniel, intitulado
“Momentos”, de 1995. Fonte: Portal funk antigo. Disponível em:
< https://www.funkantigo.com.br/2018/04/01-funk-da-fubanga-02-funk-da-verdade.html >.
4 - Fontes textuais (letras de música) 183
Angra dos Reis . MC Daleste. Detona funk. 2012.
Compositor: Daniel Pedreira Senna Pellegrine
Intérpretes: Daniel Pedreira Senna Pellegrine
183 Todas as informações sobre autoria, gravadoras e interpretação das músicas foram retiradas do
banco de dados do Escritório Central de arrecadação e distribuição (ECAD), empresa responsável
pela administração de direitos autorais de músicas. Mais informações podem ser consultadas no site
EcadNet. Disponível em: . A maioria dos cantores de
funk paulista tiveram os direitos autorais de suas músicas compradas pelas divisões nacionais de
gravadoras internacionais como Universal Music e Warner Music. Portanto, além de gravadoras,
estes artistas possuem editoras que administram os direitos autorais e gerenciam a venda e
circulação de suas músicas no mercado fonográfico. Todos os direitos autorais e lucros com a
comercialização das músicas estão, portanto, reservados, em primeiro lugar, à estas empresas e
posteriormente, aos cantores, compositores, produtores e empresários. Os Racionais MCs, por outro
lado, lançaram em 1997 a própria gravadora, a Cosa Nostra, que desde então é responsável pela
gravação, distribuição e administração dos direitos autorais das músicas, álbuns do grupo e de
rappers como Sabotage, Dexter e do conjunto RZO. Os CDs “Holocausto Urbano” (1990), “Escolha
seu caminho” (1992), “Raio-X do Brasil” (1993) foram gravados e ainda tem parte dos direitos autorais
administrados pela gravadora Zimbabwe Records. Cf:
. Acesso em: fev. 2020.
243
Gravadora: Detona Funk LTDA
Editora: Universal music publishing MGB Brasil Ltda
Bonde da Juju . MC Backdi e MC Bio G3. La Mafia Produções. 2008.
Compositor: Cleber Passos Alves.
Intérpretes: Cleber Passos Alves; Adriano Silva de Oliveira.
Gravadora: La Mafia Produções LTDA.
Brazil we flexing. MC Guimê. Maximo produtora. 2014.
Compositores: Guilherme Aparecido Dantas; Jean Fabricio Ramos.
Intérprete: Guilherme Aparecido Dantas
Gravadora: Maximo Produtora Editora e Gravadora LTDA
Editora: Warner Chappell Edicoes Musicais Ltda
Calça da Gang. DJ Paulinho Cabeção. Link Records. 2000.
Compositor: Paulo Roberto Pereira De Sousa.
Intérprete: Paulo Roberto Pereira De Sousa.
Gravadora: Link Records Produções E Entretenimentos Ltda.
Como é bom ser vida loka. MC Rodolfinho. GR6. 2013.
Compositor: Rodolfo Martins Costa
Intérpretes: Rodolfo Martins Costa
Gravadora: Gr6 Eventos - Produtora, Gravadora e Editora LTDA
Editora: Warner Chappell Edicoes Musicais Ltda.
Da ponte pra cá . Racionais MCs. Cosa Nostra. 2002.
Compositor: Pedro Paulo Soares Pereira.
Intérpretes: Pedro Paulo Soares Pereira; Kleber Geraldo Lelis Simões; Edivaldo Pereira
Alves; Paulo Eduardo Salvador.
Gravadora: Cosa Nostra Fonográfica Ltda.
Espada no dragão. MC Primo. Link Records. 2011.
Compositor: Carlos Eduardo Taddeo.
Intérprete: Jadielson da Silva Almeida.
Gravadora: Link Records Produções E Entretenimentos Ltda.
Especialista em Fuga . MC Guimê. Maximo produtora. 2011.
Compositor: sem informações
Intérprete: Guilherme Aparecido Dantas
Gravadora: Maximo Produtora Editora e Gravadora LTDA
Editora: Warner Chappell Edicoes Musicais Ltda.
Fórmula Mágica da paz. Racionais MCs. Cosa Nostra. 1997.
Compositor: Pedro Paulo Soares Pereira.
Intérpretes: Pedro Paulo Soares Pereira; Kleber Geraldo Lelis Simões; Edivaldo Pereira
Alves; Paulo Eduardo Salvador.
Gravadora: Cosa Nostra Fonográfica Ltda.
Fubanga Macumbeira. MCs Jorginho e Daniel. Zimbabwe Records. 1995.
244
Compositor: sem informações;
Intérpretes: sem informações sobre os nomes completos dos cantores.
Gravadora: Zimbabwe Prod.Artísticas Edições Grav.E Com.D.
Gosto mais do que lasanha. MC Daleste. Detona Funk. 2011.
Compositor: Rodrigo Pedreira Senna Pellegrine
Intérprete: Daniel Pedreira Senna Pellegrine
Gravadora: Detona Funk LTDA.
Editora: Warner Chappell Edicoes Musicais Ltda.
Inimigo é de graça . Racionais MCs. Cosa Nostra. 2009
Compositores: Pedro Paulo Soares Pereira; Marcos Dias Carneiro.
Intérpretes: Pedro Paulo Soares Pereira; Kleber Geraldo Lelis Simões; Edivaldo Pereira
Alves; Paulo Eduardo Salvador.
Gravadora: Cosa Nostra Fonográfica Ltda.
Mágico de Oz. Racionais MCs. Cosa Nostra. 1997.
Compositor: Edivaldo Pereira Alves.
Intérpretes: Kleber Geraldo Lelis Simões; Edivaldo Pereira Alves; Paulo Eduardo Salvador.
Gravadora: Cosa Nostra Fonográfica Ltda.
Medley do Terror. MC Daleste. Detona Funk. 2011.
Compositor: Rodrigo Pedreira Senna Pellegrine
Intérprete: Daniel Pedreira Senna Pellegrine
Gravadora: Detona Funk LTDA.
Editora: Warner Chappell Edicoes Musicais Ltda.
Megane. MC Boy dos Charmes. Link Records. 2011.
Compositor: sem informações;
Intérpretes: Wellington de Aguiar Franca
Gravadora: Link Records Produções E Entretenimentos Ltda.
Mulheres vulgares. Racionais MCs. Zimbabwe Records. 1990.
Compositor: Pedro Paulo Soares Pereira
Intérpretes: Pedro Paulo Soares Pereira; Kleber Geraldo Lelis Simões; Edivaldo Pereira
Alves; Paulo Eduardo Salvador.
Gravadora: Zimbabwe Prod.Artísticas Edições Grav.E Com.D.
Negro drama. Racionais MCs. Cosa Nostra. 2002.
Compositores: Pedro Paulo Soares Pereira; Adivaldo Pereira Alves.
Intérpretes: Pedro Paulo Soares Pereira; Kleber Geraldo Lelis Simões; Edivaldo Pereira
Alves; Paulo Eduardo Salvador.
Gravadora: Cosa Nostra Fonográfica Ltda.
O Homem na estrada. Racionais MCs. Zimbabwe Records. 1993.
Compositores: Pedro Paulo Soares Pereira.
Intérpretes: Pedro Paulo Soares Pereira.
Gravadora: Zimbabwe Prod.Artísticas Edições Grav. E Com.D.
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Olha o kit (parte III). MC Dede. GR6. 2010.
Compositor: Josley Caio Faria.
Intérprete: Josley Caio Faria.
Gravadora: Gr6 Eventos - Produtora, Gravadora e Editora LTDA
Editora: Warner Chappell Edicoes Musicais Ltda
Otus 500. Racionais MCS. Cosa Nostra. 2002.
Compositor: Adivaldo Pereira Alves.
Intérpretes: Pedro Paulo Soares Pereira; Kleber Geraldo Lelis Simões; Edivaldo Pereira
Alves; Paulo Eduardo Salvador.
Gravadora: Cosa Nostra Fonográfica Ltda.
Vida Loka (parte II) .Racionais MCs. Cosa Nostra. 2002.
Compositores: Pedro Paulo Soares Pereira;
Intérpretes: Pedro Paulo Soares Pereira; Kleber Geraldo Lelis Simões; Edivaldo Pereira
Alves; Paulo Eduardo Salvador.
Gravadora: Cosa Nostra Fonográfica Ltda.