> Banco de Dados - História e música na universidade

'Reconstituindo um dinossauro com alguns fragmentos de maxilar': escrevendo a história da música popular brasileira.

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Flávia Guia Carnevali

Orientador:
Moraes, José Geraldo Vinci de

Local:
USP - FFLCH

Data:
2018

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Historiografia Memória Música popu-lar Nacionalismo

Resumo:
Texto em formato digital:Este trabalho investigou a constituição de algumas narrativas sobre a música popular urbana elucidando o fluxo dinâmico do qual elas resultam, procurando (re)construir a história que as inventou, a partir da mediação de Mariza Lira, Eneida de Moraes e Ary Vasconcelos. Sediados nos órgãos de imprensa e outras mídias, eles se debruçaram sobre a música popular urbana, um objeto até então ignorado pela intelligentsia brasileira, construindo uma abordagem historiográfica específica sobre o tema. A historiografia construída por esses pesquisadores informais, de 1938 até início dos anos 1960, acabou definindo uma forma de escutar, ver e compreender a sociedade, a partir de um discurso muito próprio, em que a canção e a música popular tiveram papel central. Com o tempo formou-se uma narrativa documentada, explicativa e inovadora sobre a música popular que, posteriormente, acabou se oficializando por meio de instituições como o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (1965), a Funarte (1975) e a Associação dos Pesquisadores da Música Popular (1975). Contudo, o estudo desses autores, usados até hoje como fontes primárias para as pesquisas realizadas no âmbito acadêmico, é muito tímido. Ainda mais inexplorado é o discurso historiográfico produzido por eles. É neste sentido que esta investigação buscou compreender e analisar a produção intelectual mais perene, ou seja, bibliográfica, e também aquela publicada em jornais e revistas, de Mariza Lira, Eneida de Moraes e Ary Vasconcelos. A riqueza da investigação está no fato de que esses autores se voltaram ao estudo da música popular e construíram narrativas historiográficas por vias diferentes, seja através do folclorismo no caso de Mariza Lira; do sociologismo marxista em Eneida de Moraes; ou, ainda, pela reconstrução da história política e social, no caso de Ary Vasconcelos. Cada um à sua maneira buscou contribuir para a preservação da memória da música popular urbana e com a invenção de um passado glorioso.

Fontes:
1. Livros
LIRA, MARIZA. Brasil Sonoro. Editora- S.A. A noite. Rio de
Janeiro, 1938.
____________. Chiquinha Gonzaga, grande compositora popular
brasileira. 2.ed. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1978.
MORAES, Eneida de. Aruanda. SECULT; FCPTN, 1989. BelémPará.
_________. Banho de Cheiro. SECULT; FCPTN, 1989. Belém- Pará.
_________. Caminhos da Terra; URSS, Tchecoslováquia, China.
1ªedição. Rio de Janeiro: Antunes &Cia, 1959.
_________. História do Carnaval Carioca. Editora Civilização
Brasileira S.A. Rio de janeiro, 1958

VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira.
Volume I. Martins, Rio de Janeiro, 1964.
_____________. Panorama da Música Popular Brasileira. Volume
II. Martins, Rio de Janeiro, 1964.
_____________. Panorama da Música Popular Brasileira na
Belle époque. Livraria Sant’Anna, Rio de Janeiro, 1977.
_________. Raízes da música popular brasileira. Rio Fundo Ed, Rio
de Janeiro. Edição consultada de 1991. Primeira edição 1977.
_________. A Nova Música da República Velha. Sem editora,
1985.
202
2. Colunas em periódicos
-Mariza Lira: Jornal do Brasil; Revista Pranove; Revista da
Semana; Diário de Notícias; Revista da Música Popular; Fonfon
(1939)
-Revista Pranove:
-1938: Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado e Ernesto
Nazareth
- Fevereiro de 1939: Noel Rosa
- Março de 1939: Catulo da Paixão Cearense
- Abril de 1939: Carmem Miranda
- Maio de 1939: Pixinguinha
- Junho de 1939: Francisco Manoel
- Julho de 1939: Dorival Caymmi
- Agosto de 1939: César Ladeira e Aracy de Almeida
- Outubro de 1939: Patrício Teixeira
- Novembro de 1939: Odette Amaral
- Dezembro de 1939: Plácido Ferreira
- Janeiro de 1940: Cordélia Ferreira
- Fevereiro de 1940: Sylvio Caldas e Carlos Galhardo
- Abril de 1940: Marcel Klass; “O samba carioca”; “Plágio e
imitadores”.
- Maio de 1940: Paulo de Magalhães
- Junho de 1940: “Lembretes” suplemento especial; Eriberto
Muraro
- Julho de 1940: Carmem Miranda
- Agosto de 1940: Dilo Gardia
- Setembro de 1940: Amália Diaz
- Dezembro de 1940: Carolina Cardoso de Menezes
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Diário de Notícias
- Agosto, Setembro, Outubro, Novembro de 1957
- Fevereiro, Junho, Novembro, Dezembro de 1958
-Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto,
Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro de 1959
- Janeiro de 1960
Jornal do Brasil
-Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Junho, Julho, Agosto,
Setembro, Outubro, Dezembro de 1937
- Janeiro, Fevereiro de 1938
-Agosto, Outubro de 1957
Revista da Semana
- Agosto de 1939
- Janeiro, Setembro de 1940
- Fevereiro, Dezembro de 1941
- Abril de 1945
Revista da Música Popular
-Dezembro de 1954
-Janeiro, Fevereiro, Março/Abril, Maio/Junho, Setembro, Outubro,
Novembro/Dezembro de 1955
-Abril, Junho, Setembro de 1956
-Eneida de Moraes: Diário de Notícias (1954-70). Série
Encontro Matinal.
- Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro,
Novembro, Dezembro de 1954
- Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Outubro
de 1955
204
- Fevereiro de 1956
- Fevereiro, Março de 1957
- Fevereiro de 1958
- Janeiro, Fevereiro, Março de 1959
- Janeiro, Fevereiro de 1960.
-Janeiro de 1962
-Fevereiro, Março e outubro de 1963
-Janeiro, fevereiro de 1964
-Fevereiro de 1966
-Outubro, Novembro de 1967
- Fevereiro, Março de 1968
-Janeiro, Fevereiro, Março, Maio de 1969
- Fevereiro, Abril de 1970
-Ary Vasconcelos: O Cruzeiro (1946-47); O Cruzeiro (1955-
57); O Jornal (1956-59).
Revista o Cruzeiro:

-Novembro, Dezembro de 1946
- Janeiro, Fevereiro, Março e Dezembro de 1947
- Outubro, Novembro e dezembro de 1955
-Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto,
Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro de 1956.
- Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio de 1957
O Jornal
-Junho, Setembro, Outubro e Novembro de 1956
-Outubro de 1957
- Fevereiro, Março, Abril, Agosto, Novembro e Dezembro de 1958
- Janeiro, Fevereiro, Abril, Junho de 1959

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3. Depoimentos
Depoimento de Eneida de Moraes ao MIS-RJ para a série “Ciclo de
intelectuais brasileiros” dado aos entrevistadores Dalcídio Jurandir e
Miécio Tati nos dias 15 e 22/2/1967.
4. Cartas
Correspondência entre Mariza Lira e Mário de Andrade entre
14/12/1938 a 11/7/1941. Arquivo do IEB-USP, Fundo Mário de
Andrade, Série Correspondência, MA-C-CP.
-MA-C-CP- CP 4222: 5/12/1939
-MA-C-CP-CPL 4224: 12/3/1940
-MA-C-CP- CPL 4225: ant.set. 1940
-MA-C-CPL 4226: 19/9/1940
-MA-C-CPL4227: 12/3/1941
-MA-C-CPL 4228: 4/4/1941
-MA-C-CPL 4229: 15/5/1941
-MA-C-CPL 4230: 6/6/1941
-MA-C-CPL 4231 ant.30 jun. 1941
-MA-C-CPL 4232 30/6/1941
-MA-C-CPL 4233 11/7/1941
5. Arquivos, bibliotecas e instituições consultadas
Biblioteca Florestan Fernandes (FFLCH-USP)
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP)
GEPEM- Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre
Mulher e Relações de Gênero. Memorial Eneida de Moraes (1920-71).
Organização e compilação: Eunice Ferreira dos Santos, Belém, 2004-
2013. DVD (“coletânea de arquivos”).