> Banco de Dados - História e música na universidade
A indústria fonográfica e a música caipira gravada: uma experiência paulista (1878-1930)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
González, Juliana Pérez
Orientador:
Moraes, José Geraldo Vinci de
Local:
USP - FFLCH
Data:
2018
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Fonografia História Música caipi-ra São Paulo
Resumo:
Texto em formato digital: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-06092018-125317/pt-br.php
A presente pesquisa investiga o surgimento da música caipira gravada na fonografia brasileira durante a instauração do mercado do disco em São Paulo, entre 1878 e o começo da década de 1930. Observa-se um crescente mercado de música gravada e certo abandono das preferências musicais da cidade por parte das gravadoras ativas durante a fase mecânica do disco. Tal espaço foi preenchido pelos selos internacionais que chegaram no final dos anos 1920 e gravaram música de legítimos caipira paulistas, visando conquistar o mercado do Estado. O sucesso em vendas das primeiras gravações de música caipira paulista relaciona-se com o auge das representações caipiras, provenientes do século XIX, que alimentavam a nascente indústria do entretenimento urbano. Foram também importantes estratégias de propaganda orquestradas inicialmente pela Columbia, vinculando as gravações de músicos caipiras com o folclore, assim como a promoção realizada por intermédio de Cornélio Pires. Ademais, a música caipira gravada ajustou-se à necessidade sentida pelas elites hegemónica, de criar uma identidade cultural paulista que solapasse as tensões e conflitos raciais, culturais e de classe irresolutos durante a Primeira República.
Fontes:
Artigos de jornais
"4º Club de novidades." Echo phonographico, setembro 1905. p. 16.
"450 violinos." O Estado de S. Paulo, 17 novembro 1920. p. 11.
A. P. "Cornelio Pires e a alma cabocla." A vida moderna, nº 476, 23 maio 1924. p.
2.
"Adelina Patti." A Provincia de São Paulo, v. 15, nº 4179, 8 março 1889. p. 1.
"Almoço." O Estado de S. Paulo, 19 outubro 1929. p. 5.
"Aluguel de discos." O paíz, 19 setembro 1926. p. 12.
"Aluguel de discos «Pathé». Novidade sensacional." O paíz, 8 agosto 1926. p. 6.
AMARAL, AMADEU. "Patacoadas." O Estado de S. Paulo, 3 setembro 1926. p. 3.
AMARAL, AMADEU. "Poesia poular. Corrente urbana e corrente rústica." O
Estado de S. Paulo, 27 dezembro 1924. p. 4.
ANDRADE, MÁRIO DE. "Dansas populares." O Estado de S. Paulo, 23 abril 1937. p.
8.
ANDRADE, MÁRIO DE. "Um inquerito de costumes." O Estado de S. Paulo, 10 abril
1937. p. 7.
"Anuncios." O Estado de S. Paulo, 23 fevereiro 1893. p. 3.
"Ao commercio!". Estado de S. Paulo, 2 março 1919. p. 11.
"Aos revendedores! Maneira certa e errada de uma demostração." O paíz, 8
janeiro 1928. p. 13.
"Apprehensão de discos falsificados." O Estado de S. Paulo, 23 maio 1910. p. 6.
ARINOS, AFFONSO. "A música popular." Kosmos. v. 2, nº. 4, (abril) 1905.
"Artes e Artistas." O Estado de S. Paulo, 30 agosto 1916. p. 4.
"As novas instaliações de P. J. Christoph Co.". O Estado de S. Paulo, 24 março
1929. p. 3.
"As palestras caipiras em toda a parte serão postos à venda hoje. Os discos de
Cornélio Pires para a Columbia." Diario Nacional, 26 abril 1929. p. 7.
"Attenção." O Estado de S. Paulo, 4 junho 1915. p. 10.
"Aviação Nacional." O Estado de S. Paulo, 8 dezembro 1920. p. 5.
426
"Aviso aos srs. amadores phonographistas." O Estado de S. Paulo, 1 maio 1900. p.
4.
"Avisos commerciaes." Correio paulistano, 1 agosto 1929. p. 15.
"Baptista Junior." O Estado de S. Paulo, 1 dezembro 1923. p. 10.
"Baptista Junior." Correio Paulistano, 14 janeiro 1920. p. 4.
"Bazar Columbia." O Estado de S. Paulo, 3 abril 1920. p. 9.
BERNADELI, MARIA MADALENA. "Breve histórico da música caipira." D.O.
Leitura, nº 110. São Paulo, fevereiro 1992. pp. 8-9.
"Bragança, 13." O Estado de S. Paulo, 15 julho 1904. p. 2.
BRIERI, HENRI. "Uma sogra no phonographo." O Estado de São Paulo, 23 junho
1893. p. 2.
"Brunswick." O Estado de S. Paulo, 29 novembro 1929. p. 3.
"Busca e apprehensão. Discos de grammophones falsificados — em diversas
casas commerciais." O Estado de S. Paulo, 22 maio 1910. p. 4.
"Cajuru." O Estado de São Paulo, 7 julho 1901. p. 1.
"Campinas." A Provincia de São Paulo, v. 5, nº 1392, 12 outubro 1879. p. 2.
"Campinas." O Estado de S. Paulo, 25 julho 1917. p. 2.
"Campinas." Correio Paulistano, v. 25, nº 6535, 25 agosto 1878. p. 2.
"Canções populares brasileiras." O paíz, 10 outubro 1926. p. 14.
"Cantadores e violeiros paulistas." Diario Nacional, 9 março 1929. p. 1.
"A cantareira." O Estado de S. Paulo, 29 maio 1910. p. 4.
"Casa «novidades americanas»." O Estado de S. Paulo, 28 julho 1899. p. 5.
"Casa assaltada." O Estado de S. Paulo, 8 março 1931. p. 8.
"Casa Brancato." O Estado de S. Paulo, 29 outubro 1919. p. 2.
"Casa Edison." O Estado de S. Paulo, 27 outubro 1909. p. 10.
"Casa Edison." O Estado de S. Paulo, 11 novembro 1909. p. 5.
"Casa Edison." O Estado de S. Paulo, 4 setembro 1914. p. 8.
"Casa Edison de S. Paulo." O Echo, julho 1916. p. 27.
"Casa Edison de S. Paulo [catálogo]." O Echo, São Paulo, julho 1916. p. 29.
"Casa Edison, Figner Irmãos." Echo phonographico, nº 19. São Paulo, outubro
1903. p. s/d.
"Casa Figner." O Estado de S. Paulo, nº 15344, 12 janeiro 1921. p. 11.
"Casa Heliopolis." O Estado de S. Paulo, 19 dezembro 1925. p. 13.
"Casa Odeon." O Estado de S. Paulo, 18 agosto 1915. p. 12.
"Casa Phoenix." O Echo, nº 1. São Paulo, julho 1916. p. 26.
"Casa Record." O Estado de S. Paulo, 9 dezembro 1926. p. 4.
"A casa Rodde." A Provincia de São Paulo, v. 4, nº 1047, 20 agosto 1878. p. 3.
427
"Casa Silva Monteiro ". O Estado de S. Paulo, 7 fevereiro 1928. p. 14.
"Casas de ensino." O Estado de S. Paulo, 24 novembro 1916. p. 7.
"Chegada de novidades." O Estado de S. Paulo, 11 agosto 1918. p. 7.
"A cidade do ruido. Barulhos antigos e barulhos novos — Automoveis, bondes,
grammophones e alto-falantes." O Estado de S. Paulo, 23 dezembro 1926.
p. 6.
"Cinematographo Phonographo." O Commercio de São Paulo, nº 1587, 2 agosto
1898.
"Columbia." O Estado de S. Paulo, 16 maio 1917. p. 9.
"Columbia." O Estado de S. Paulo, 16 abril 1929. p. 1.
"A Columbia no Brasil." Revista Phono-Arte, Rio de Janeiro, 28 fevereiro 1929. pp.
3-5.
COMPANHIA BRUNSWICK DO BRASIL S.A. "Aos artistas e compositores
brasileiros." O Estado de S. Paulo, 12 outubro 1928. p. 1.
"Concerto de violão." O Estado de S. Paulo, 12 abril 1917. p. 5.
"Conferencia - Itapetininga." O Estado de S. Paulo, 3 junho 1911. p. 4.
"Conferencias caipiras." O Estado de S. Paulo, 23 março 1915. p. 4.
"Conferencias caipiras." O Estado de São Paulo, 3 junho 1915. p. 5.
"Continua a grande venda de grammophones e discos." O Estado de S. Paulo, 10
outubro 1907. p. 6.
"Convem lêr." O Commercio de São Paulo, 27 setembro 1900. p. 4.
"Cornélio Pires." O Pirralho, nº 188. São Paulo, 22 maio 1915. p. 5.
"Cornélio Pires." O Pirralho, nº 190. São Paulo, 5 junho 1915. p. 6.
"Cornelio Pires." O Estado de São Paulo, 15 junho 1917. p. 5.
"Cornelio Pires." O Estado de São Paulo, 28 julho 1917. p. 6.
"Cornélio Pires." O Estado de S. Paulo, 6 dezembro 1920. p. 4.
"Cornelio Pires." O Estado de S. Paulo, 26 outubro 1925. p. 1.
"Cornélio Pires." O Estado de S. Paulo, 23 novembro 1925. p. 2.
"Cornélio Pires." O Estado de S. Paulo, 29 maio 1927. p. 5.
"Cornélio Pires." Diario Nacional, 28 abril 1929. p. 7.
"Cornélio Pires." Phono Arte, nº 45. Rio de Janeiro, 30 julho 1930. pp. 31-32.
"Cornélio Pires." Phono Arte, nº 47. Rio de Janeiro, 30 setembro 1930. p. 37.
"Cornelio Pires." O Estado de S. Paulo, 5 outubro 1930. p. 5.
"Cornélio Pires." O Estado de São Paulo, 30 maio 1934. p. 6.
"Cornélio Pires commerciante." Diario Nacional, 17 junho 1930. p. 5.
"Cornelio Pires continua no Paulistano." Diario Nacional, 14 março 1929. p. 7.
"Cornélio Pires e seus violeiros." Diario Nacional, 19 agosto 1931. p. 4.
428
"Cornelio Pires em Itanhaem." Diario Nacional, 9 outubro 1927. p. 4.
"Cornelio Pires. Com sua turma caipira, elle apparecerá no cine Paulistano."
Diario Nacional, 3 março 1929. p. 1.
"Correio." Diario Nacional, 30 dezembro 1928. p. 8.
"Correio." Diario Nacional, 10 janeiro 1929. p. 7.
"Correio. Sr. Cornelio Pires (S. Paulo)." Diario Nacional, 27 janeiro 1929. p. 7.
"Correspondencia." O paíz, 17 julho 1927. p. 19.
"Cotia." O Estado de S. Paulo, 8 julho 1901. p. 3.
"Curiosidades brasileiras." Diario Nacional, 21 agosto 1927. p. 5.
"Cylindros para phonographos e graphophones." Echo Phonographico, nº 21. São
Paulo, dezembro 1903. p. s/d.
"Dance Muito." O Estado de S. Paulo, 19 outubro 1919. p. 9.
"De camarote. Boa Vista." O Pirralho, nº 237, 12 maio 1917. p. 16.
"Declaração." O Estado de S. Paulo, 29 novembro 1913. p. 11.
"Demetrio Checon o beffe da Saudade." Correio paulistano, 26 dezembro 1937. p.
18.
DENADA. "De tudo." O paíz, 22 agosto 1926. p. 10.
DENADA. "De tudo." O paíz, 5 setembro 1926. p. 17.
DENADA. "De tudo." O paíz, 26 setembro 1926. p. 13.
DENADA. "De tudo." O paíz, 24 outubro 1926. p. 12.
DENADA. "De tudo." O paíz, 23 janeiro 1927. p. 14.
"Desde o claro trinar do rouxinol até as notas graves do contrabaixo." O Estado
de S. Paulo, 25 julho 1937. p. 5.
"A discomania em São Paulo." Diario Nacional, 4 agosto 1928. p. 5.
"Discos artisticos." Echo phonographico, v. IV, nº 43, setembro 1905. p. 13.
"Discos artisticos para grammophones e zonophones." Echo Phonographico,
setembro 1905. p. 13.
"Discos Brunswick, Victor, Odeon e Imperador." O Estado de S. Paulo, 6 janeiro
1927. p. 6.
"Discos de Cornelio Pires." O Estado de S. Paulo, 7 junho 1929. p. 11.
"Discos de Cornelio Pires." Diario Nacional, 18 setembro 1929. p. 12.
"Discos Duplos. Aviso ao público." O Estado de S. Paulo, 20 novembro 1915. p.
10.
"Discos e Músicas." Diario Nacional, 11 maio 1930. p. 8.
"Discos gratis." O Estado de S. Paulo, 1 maio 1928. p. 16.
"Discos gratis." O Estado de S. Paulo, 4 abril 1912. p. 12.
"Discos Nacionaes." O Estado de S. Paulo, 3 janeiro 1930. p. 7.
429
"Discos Nacionaes. Inauguração da fabrica «Arte-fone» de gravação eléctrica."
O Estado de S. Paulo, 20 outubro 1931. p. 6.
"Discos Odeon." O Estado de S. Paulo, 7 junho 1914. p. 12.
"Discos patri[ó]ticos." Phono Arte, nº 49. Rio de Janeiro, 30 dezembro 1930. p.
16.
"Discos roubados." O Estado de S. Paulo, 24 março 1909. p. 3.
"Discos Victor." Echo, v. VIII, nº 75, maio 1908. p. [17].
"Discos Victor a 6$500." O paíz, 6 fevereiro 1927. p. 13.
"Discotheca. O que ha de novo nas casas de discos." Diario Nacional, 30 setembro
1928. p. 8.
"Discotheca. O que ha de novo nas casas de discos." Diario Nacional, 22 novembro
1928. p. 7.
"Dois relogios notaveis." O Commercio de São Paulo, v. I, nº 105, 31 maio 1893. p.
1.
DON GINGADAS EL CHICO. "Chronica Semanal." A provincia de São Paulo, 18
outubro 1887. p. 1.
"Dupliphono." O Estado de S. Paulo, 16 março 1901. p. 3.
"Engs. Toth & Cia.". O Estado de S. Paulo, 14 maio 1938. p. 8.
"Entra Sympathico!!!". Correio da manhã, 25 fevereiro 1907. p. 6.
"A expansão da industria do phonographo." O Estado de S. Paulo, 16 setembro
1928. p. 8.
"A fabrica Columbia e o seu reclame." O paíz, 13 março 1927. p. 6.
"Fábrica de discos «Odeon»." O Estado de S. Paulo, 11 abril 1913. p. 7.
"Faça a sua escolha destas Victor-Victrolas." Correio Paulistano, 20 maio 1915. p.
7.
"Falleceu hontem." O Estado de São Paulo, 16 maio 1915. p. 5.
"Festival de despedida de Odulvado e Abigail." O Estado de S. Paulo, 29 outubro
1929. p. 2.
FIGNER, FREDERICO. "Discos Odeon." O Estado de S. Paulo, 7 junho 1914. p. 12.
FILINDAL. [Sem título]. O Estado de São Paulo, 3 fevereiro 1890. p. 1.
"Fim do mundo!". O Commercio de São Paulo, v. 3, nº 590, 26 fevereiro 1895. p. 3.
"Foi inaugurada hontem a casa de Cornélio Pires." Diario Nacional, 19 junho
1930. p. 5.
"El fonógrafo de Edison." El siglo diez y nueve1878.
"A fundação do Christoph Club em São Paulo." Revista Phono Arte, nº 1. Rio de
Janeiro, julho 1928. p. 29.
"Galerias Edison. Uma grande casa commercial." O Estado de S. Paulo, 13 junho
1920. p. 6.
430
GALVÃO, MANOEL A. "O tempo de eleição." Almanach Litterario de São Paulo São
Paulo, 1884. pp. 105-106.
"Grammophones e Discos." O Estado de S. Paulo, 30 junho 1927. p. 11.
"Gramofones Victor n. 2 a 5$000." O Estado de S. Paulo, 11 julho 1912. p. 11.
"Graphophones e Phonographos." O Estado de S. Paulo, 27 dezembro 1899. p. 5.
"Graphophones e phonograpos (sic)." O Estado de S. Paulo, 26 novembro 1899. p.
3.
"Gravação nacional." O paíz, 15 abril 1928. p. 12.
"Grippa." O Estado de S. Paulo, 26 setembro 1924. p. 7.
"Grupo do Lenço Preto." Arte Fone, v. 3, nº 48, 30 novembro 1930. pp. 28 - 29.
"Hontem, ás 4 horas da tarde, […]." O Estado de S. Paulo, 23 março 1909. p. 3.
"A importancia crescente dos portateis." O paíz, 7 novembro 1926. p. 17.
"A impossibilidade realizada. Theatro em familia." Echo phonographico, v. 2, nº 15,
junho 1903. p. 12.
"Interessa-lhe." O Estado de S. Paulo, 22 dezembro 1928. p. 17.
"Jeronymo Arantes." Fono Arte, v. 3, nº 49, 30 dezembro 1930. pp. 30, 34.
"José e Rodolpho - A. Sant’Anna e Joaquim Teixeira - Lázaro e Machado."
Phono Arte, nº 47. Rio de Janerio, setembro 1930. p. 26.
"Lazaro e Machado." Phono Arte, nº 43. Rio de Janeiro, 30 maio 1930. p. 32.
"Lazaro e Machado." Phono Arte, nº 44. Rio de Janeiro, 30 junho 1930. p. 32.
"Lazaro e Machado." Phono Arte, nº 47. Rio de Janeiro, 30 setembro 1930. p. 24.
"Lazaro e Machado." Phono Arte, nº 50. Rio de Janeiro, 28 fevereiro 1931. p. 21.
"Literatura e conferencias." O Estado de S. Paulo, 16 novembro 1916. p. 7.
"Loja na Rua São Bento." O Estado de S. Paulo, 10 abril 1935. p. 11.
"M. R. Lourenço e Olegario de Godoy — Zico Dias e Ferrinho." Phono Arte, nº
49. Rio de Janeiro, 30 dezembro 1930. p. 16.
"A maior novidade da época." Correio da Manhã, 5 agosto 1902. p. 6.
"Mandy e Sorocabinha." Phono Arte, nº 48. Rio de Janeiro, 30 novembro 1930.
pp. 26-27.
"Mandy e Sorocabinha." Phono Arte, nº 49. Rio de Janeiro, 30 dezembro 1930.
p. 29.
"Miscellanea." Revista Phono Arte, nº 20. Rio de Janeiro, 30 maio 1929. p. 32.
"Mogy Mirim." Estado de S. Paulo, 11 outubro 1903. p. 2.
"Momento literario." A vida moderna, nº 408, 9 junho 1921. p. 20.
"A. Moraes & Comp.". O Estado de S. Paulo, 24 maio 1910. p. 7.
MOTOR DE PETROLEO. "De automovel." Correio da Manhã, nº 586, 18 janeiro
1903. p. 2.
"Musa caipira." O Estado de S. Paulo, 13 agosto 1910. p. 10.
431
"Musica." O Estado de S. Paulo, 23 fevereiro 1916. p. 5.
"Música para carnaval." O Estado de S. Paulo, 14 fevereiro 1909. p. 11.
"Música Popular. Gravação Nacional." Phono Arte. A primeira revista brasileira do
phonographo, nº 20. Rio de Janeiro, 30 maio 1929. p. 32.
"Na exposição. Semana sertaneja no Palacio das festas." O paíz, 18 outubro 1922.
p. 2.
"Na Penha." O Commercio de São Paulo, nº 1306, 5 setembro 1897. p. 1.
"Negociantes de grammophones." O Estado de S. Paulo, 1 setembro 1919. p. 7.
"Negocio lucrativo." O Estado de S. Paulo, 27 agosto 1919. p. 9.
"Notas e informações." O Estado de S. Paulo, 16 dezembro 1921. p. 3.
"Notas e informações." O Estado de S. Paulo, 3 dezembro 1900. p. 1.
"Noticias diversas." O Estado de S. Paulo, 9 maio 1913. p. 6.
"Noticias Diversas." O Estado de S. Paulo, 5 julho 1912. p. 7.
"Noticias diversas." Diario Nacional, 23 dezembro 1928. p. 6.
"Noticias diversas. Estrangulada." O Estato de S. Paulo, 27 setembro 1913. p. 6.
"Noticias theatraes." O Estado de S. Paulo, 20 outubro 1928. p. 7.
"Noticias theatraes." O Estado de S. Paulo, 16 novembro 1920. p. 4.
"Noticias theatraes." O Estado de S. Paulo, 24 agosto 1928. p. 3.
"Noticias theatraes. Recita de Canhoto." O Estado de São Paulo, 4 julho 1918. p.
2.
"A nova fabrica de discos de São Paulo." Diario Nacional, 21 outubro 1928. p. 8.
"Novas e velhas." O Estado de S. Paulo, 18 novembro 1925. p. 2.
"Novidades, Surprezas, Brinquedos e Objectos de Utilidade." Echo Phonographico,
nº 11, setembro 1902. p. 4.
"Novo e aperfeiçõado Graphophone «Columbia»." Echo, v. VIII, nº 75, maio
1908. p. [21].
"Nupcias." O Estado de S. Paulo, 26 março 1929. p. 6.
"O echo." Echo phonographico, v. IV, nº 44, outubro 1905. p. 2.
"O melhor de todos os presentes!". O Estado de S. Paulo, 30 abril 1915. p. 9.
"O melhor presente." O Estado de São Paulo, 14 dezembro 1926. p. 11.
"O monturo." O Estado de S. Paulo, 10 abril 1911. p. 8.
"O phonographo." A província de São Paulo, 2 fevereiro 1890. p. 1.
"O phonographo de Edison." O Commercio de São Paulo, nº 673, 6 junho 1895. p.
2.
"O phonographo e o microphone." Correio Paulistano, v. 25, nº 6530, 20 agosto
1878. p. 2.
"O phonographo e o microphone." Correio Paulistano, v. 25, nº 6529, 18 agosto
1878. p. 2.
432
"O phonographo em Sorocaba." Correio Paulistano, v. 26, nº 6906, 29 novembro
1879. p. 2.
"O que há de novo nas casas de discos." Diario Nacional, 9 março 1929. p. 6.
"O que há de novo nas casas de discos." Diario Nacional, 14 março 1929. p. 7.
"O representatne geral da «Columbia Phonograph Company» no Rio." O paíz,
3 outubro 1926. p. 20.
"O Rio conta com mais um estabelecimento de discos e phonographos." O paíz,
9 outubro 1927. p. 13.
"O tango, pelo que nos dizem varias casas do centro, é a paixão do paulista."
Diario Nacional, 5 outubro 1928. p. 7.
"O telephono." A Provincia de São Paulo, v. 4, nº 1046, 18 agosto 1878. p. 3.
"O trabalho nas granjas e o cuidado com o gado. O commercio do leite e sus
distrubuição." O paíz, 25 março 1926. p. 1.
"O vitoscopio." O Commercio de São Paulo, v. 4, nº 1034, 13 agosto 1896. p. 2.
"O vitoscopio." O Commercio de São Paulo, v. 5, nº 1175, 26 janeiro 1897. p. 2.
"O X da phonographia." Echo phonographico, nº 2. São Paulo, setembro 1902. p.
1.
"Odeon." Phono Arte, nº 5. Rio de Janeiro, 15 outubro 1928. p. 27.
"Ofertas verdadeiramente vantajosas para os possuidores de grammophones." O
Estado de S. Paulo, 2 agosto 1915. p. 12.
"Offerta Espacial." O Estado de S. Paulo, 2 maio 1925. p. 8.
"Offertas especiaes." O Estado de S. Paulo, 6 julho 1926. p. 12.
"Optimo leilão de solidos moveis." O Estado de S. Paulo, 8 março 1899. p. 4.
"Os caipiras." O Estado de S. Paulo, 17 dezembro 1914. p. 6.
"Os cylindros paulistas." Echo Phonographico, outubro 1905. p. 4.
"Os discos do dia estão na filial da Casa Fuchs, á rua Direita, em frente á
Confeitaria Fasoli." O Estado de S. Paulo, 1 junho 1929. p. 9.
"Os melhores grammophones Columbia ao alcance de todos." Echo, v. VIII, nº
75, maio 1908. p. [14].
"Os novos discos impressos nas duas faces. Patente brasileira n. 3465. As
primeiras remessas." Echo Phonographico, nº 11. São Paulo, setembro 1902.
p. 1.
"Os raios de Röntgen." O Commercio de São Paulo, v. 4, nº 970, 29 maio 1896. p.
5.
"Palcos e circos." O Estado de S. Paulo, 5 agosto 1915. p. 5.
"Palcos e circos." O Estado de S. Paulo, 13 junho 1891. p. 2.
"Palcos e Salões." O Commercio de São Paulo, nº 02739, 28 outubro 1901. p. 2.
"Palestra caipira." O Estado de S. Paulo, 13 maio 1924. p. 4.
"Palestra de Cornélio Pires." O Estado de S. Paulo, 5 agosto 1917. p. 6.
433
"Palestras caipiras." O Estado de São Paulo, 22 junho 1917. p. 5.
"Para grandes males, grandes remedios." Echo Phonographico, v. III, nº 22, janeiro
1904. p. 2.
"Para o sucesso de um disco popular." Phono Arte, nº 46. Rio de Janeiro, 30 agosto
1930. pp. 3-4.
"Parlophon." O Estado de S. Paulo, 6 abril 1929. p. 11.
"A Parlophon no Brasil. A importante companhia alemã monta fabrica no Rio.
." Revista Phono Arte, nº 1. Rio de janeiro, julho 1928. pp. 23-24.
"Parte Commercial." O Estado de S. Paulo, 1 novembro 1900. p. 4.
PAUL J. CHRISTOPH COMPANY. "Victrolas." O Estado de S. Paulo, 11 novembro
1925. p. 11.
"Pedro Vaz." A Província de São Paulo, 22 outubro 1887. p. 3.
"Phonografo Joia." O Commercio de São Paulo, 19 outubro 1899.
"Phonographo." O Estado de S. Paulo, 23 março 1890. p. 1.
"Phonographo." O Estado de S. Paulo, 12 agosto 1893. p. 2.
"Phonographo." Correio Paulistano, v. 36, nº 10015, 24 janeiro 1890. p. 1.
"Phonographo." O Estado de S. Paulo, v. 18, nº 5237, 3 setembro 1892. p. 1.
"Phonographo." O Estado de S. Paulo, 9 março 1897. p. 3.
"Phonographo «Edison»." O Estado de S. Paulo, 14 setembro 1900. p. 4.
"Phonographo de Edison." O Estado de S. Paulo, 5 janeiro 1896. p. 3.
PHONOPHILO. "Discos e machinas falantes. Uma nova secção do «Paiz»." O paíz,
20 junho 1926. p. 6.
PHONOPHILO. "Uma audição da nova victrola «Orthophonica»." O paíz, nº
15225, 27 julho 1926. p. 6.
"Pianista para bailes." O Estado de S. Paulo, 10 junho 1916. p. 10.
PIRES, CORNÉLIO. "Appelo aos mineiros." Diario Nacional, 14 julho 1932. p. 2.
PIRES, CORNÉLIO. "Dansas populares." O Estado de S. Paulo, 5 maio 1937. p. 9.
PIRES, CORNÉLIO. "Paulistas e mineiros." Diario Nacional, 5 março 1931. p. 3.
PIRES, CORNÉLIO. "Um folclorista caipira." Diario Nacional, 5 agosto 1931. p. 5.
"Politica de Cotia. À Commisão Central do Partido Republicano." O Estado de S.
Paulo, 22 fevereiro 1900. p. 3.
"Porque não troca seu grammophone?". O Estado de S. Paulo, 28 abril 1918. p. 3.
"A' praça." O Estado de S. Paulo, 2 novembro 1902. p. 4.
"A’ praça." O Estado de S. Paulo, 24 abril 1921. p. 9.
"A' praça." O Estado de S. Paulo, 1 agosto 1928. p. 12.
"A prospera industria da alegria." O Estado de S. Paulo, 19 junho 1930. p. 5.
"Publicações." O Estado de S. Paulo, 5 julho 1930. p. 6.
434
"A Radio Diffusora São Paulo." O Estado de São Paulo, 1 dezembro 1936. p. 4.
"Radiotelephonia." Correio paulistano, 17 março 1929. p. 7.
"Ramalho Ortigão." A Província de São Paulo, 22 outubro 1887. p. 3.
"Raul Torres com o grupo Chorões sertanejos." Phono Arte, nº 43. Rio de Janeiro,
1930. p. 35.
"Real Theatro." O Estado de S. Paulo, 4 janeiro 1916. p. 6.
"Real Vantagem." Jornal do Estado de S. Paulo, 8 agosto 1908. p. 7.
"Relogios que dizem horas." O Estado de S. Paulo, 27 julho 1896. p. 2.
"S. Carlos." Jornal Nacional, 8 janeiro 1930. p. 7.
"S. Sebastião da Grama." O Estado de S. Paulo, 6 setembro 1909. p. 3.
"Santa Barbara." O Estado de S. Paulo, v. 25, nº 7494, 29 maio 1899. p. 1.
"Santo Antonio da Alegria, 20 - (Correspondente)." O Estado de S. Paulo, 24 julho
1904. p. 1.
"São Paulo." Deutsche Zeitgun für São Paulo, 2 august 1914. p. 2.
"Sarau regionalista." Correio paulistano, 28 abril 1920. p. 3.
"Sarau regionalista." O Estado de S. Paulo, 24 abril 1920. p. 3.
"Seção scientífica. O Phonographo." A Provincia de São Paulo, v. 4, nº 1047, 20
agosto 1878. p. 1.
"Seção scientífica. O Phonographo (continuação)." A Provincia de São Paulo, v. 4,
nº 1048, 21 agosto 1878. p. 1.
"Seção scientífica. O Phonographo (continuação)." A Provincia de São Paulo, v. 4,
nº 1050, 23 agosto 1878. p. 1.
"Selecta caipira." O Estado de S. Paulo, 9 abril 1925. p. 1.
"[sem titulo]." O Estado de S. Paulo, 10 agosto 1899. p. 6.
"[sem titulo]." O Estado de S. Paulo, 29 novembro 1894. p. 2.
"[sem titulo]." O Estado de S. Paulo, 13 julho 1900. p. 2.
"[sem titulo]." O Commercio de São Paulo, v. 4, nº 1095, 22 outubro 1896. p. 1.
"[sem título]." O Commercio de São Paulo, v. 3, nº 634, 21 abril 1895. p. 1.
"[sem título]." O Commercio de São Paulo, v. 4, nº 988, 19 junho 1896. p. 1.
"[sem título]." O Estado de S. Paulo, 20 setembro 1908. p. 5.
"[sem título]." O Commercio de São Paulo, v. I, nº 125, 24 junho 1893. p. 2.
"[sem título]." O Commercio de São Paulo, nº 83, 5 maio 1893. p. 1.
SERTANEJO. "O grammophone." Echo phonographico, v. 2, nº 15, junho 1903. pp.
2-3.
SILVEIRA, VALDOMIRO. "A poesia caipira." O Estado de S. Paulo, 5 outubro 1907.
p. 1.
"Sorocaba." O Estado de S. Paulo, 14 dezembro 1913. p. 10.
435
T. "Cantadores." Diario Nacional, 19 janeiro 1930. p. 7.
"Taquaritinga." O Estado de S. Paulo, 11 maio 1913. p. 3.
"Teatro Variedades." O Estado de S. Paulo, 20 setembro 1912. p. 13.
"Temporada Lyrica 1903. Casa Edison." Echo phonographico, v. 2, nº 15, junho
1903. p. 12.
"Theatro Boa Vista." O Estado de S. Paulo, 29 abril 1917. p. 4.
"Theatro Brasil." O Estado de S. Paulo, 12 junho 1915. p. 2.
"Theatro Provisorio." Correio Paulistano, v. 26, nº 6846, 19 setembro 1879. p. 3.
"Theatro Provisorio." Correio Paulistano, v. 27, nº 6995, 19 março 1880. p. 3.
"Theatro Provisorio." Correio Paulistano, v. 27, nº 7005, 3 abril 1880. p. 2.
"Theatro S. José." O pirralho, São Paulo, 2 maio 1914. p. 16.
"Tito Schipa e a Victor." O paíz, 4 setembro 1927. p. 9.
"Todos." O Estado de S. Paulo, 16 fevereiro 1911. p. 10.
"Treze de maio." O Estado de S. Paulo, 13 maio 1911. p. 8.
"A turma caipira." O Estado de S. Paulo, 7 março 1929. p. 8.
"Turma caipira Cornélio Pires." Diario Nacional, 26 fevereiro 1929. p. 7.
"A turma caipira Cornelio Pires no Paulistano." Diario Nacional, 6 março 1929.
p. 6.
"A «Turma caipira Cornélio Pires» no Paulistano." Diario Nacional, 12 março
1929. p. 7.
"Turma Caipira Victor." Phono Arte, nº 32. Rio de Janeiro, 30 novembro 1929.
p. 21.
"A «Turma» de Cornélio Pires, no S. José." Diario Nacional, 20 março 1929. p. 9.
"Um grammophone em pleno sertão. A «Tosca» e o «Guarany» fazendo as
delicias dos coroados." O echo, nº 75, maio 1908. p. 3.
"Um minuto!!". Echo phonographico, v. IV, nº 43, setembro 1905. p. 5.
"Um novo habito." O Telescópio, junho 1907. p. 7.
"Uma nova invenção de Edison." O Commercio de São Paulo, v. 2, nº 342, 26 abril
1894. p. 1.
"Vai por conta de uma folha de Lisbôa." O Commercio de São Paulo, v. I, nº 246,
24 novembro 1893. p. 1.
VAMPRÉ,JOÃO. "Factos e festas na tradição." O Estado de S. Paulo, 12 junho 1909.
p. 1.
"Varias." O paíz, 22 outubro 1920. p. 5.
"Vende-se." O Commercio de São Paulo, v. 3, nº 640, 28 abril 1895. p. 3.
"Victor - Victrola." A Cigarra, abril 1914.
436
VICTOR TALKING MACHINE COMPANY DO BRASIL. "Aos srs. artistas e
compositores musicaes nacionaes e ao público brasileiro." O Estado de S.
Paulo, 14 outubro 1928. p. 12.
VICTOR TALKING MACHINE COMPANY OF BRAZIL. "Studio Victor." O Estado de
S. Paulo, 10 maio 1930. p. 4.
VICTOR TALKING MACHINE COMPANY OF BRAZIL. "Victor Talking Machine
Company of Brazil." O Estado de S. Paulo, 20 abril 1930. p. 5.
"Victor-Victrola." O Estado de S. Paulo, 1 novembro 1911. p. 8.
"A Victor. A voz mais inspiradora do mundo." O Estado de S. Paulo, 27 julho 1910.
p. 8.
"A victrola." O Estado de S. Paulo, 25 maio 1924. p. 11.
"A Vida Paulista." Echo phonographico, v. 2, nº 19, outubro 1903. p. 6.
"A vida se ia extinguindo." O Estado de S. Paulo, 18 agosto 1929. p. 17.
"Vida social." O paíz, 20 outubro 1920. p. 5.
"Vida social." O paíz, 25 outubro 1920. p. 4.
"Visita á fábrica de discos musicaes da Victor Talking Machine Company of
Brazil com sede em São Paulo." Diario Nacional, 3 janeiro 1930. p. 12.
"Visitando a familia «Resmundo - Chorão»." Carioca, Rio de Janeiro, 13 março
1937. pp. 47-49.
"W. U. Ridge." O paíz, 25 setembro 1927. p. 20.
Partituras
BITÚ, ZÉ. A caipirinha (cateretê), São Paulo: Levy & Imãos, s/d, 3 p. [partitura
piano e voz].
FERRAZ, AUREO. Cateretê paulista (cateretê), São Paulo: Sotero de Souza, c.
1915piano e voz].
GODINHO, BELMACIO POUSA. Madrugada chegô (maxixe). Texto de Baptista
Júnior, São Paulo: Campassi & Camin, 1920, 2 p. [partitura piano e voz].
GREGÓRI, AURÉLIO. A queimada (maxixe). Texto de Baptista Júnior, São Paulo:
A. Di Franco, s/d, 2 p. [partitura piano e voz].
MORAES, BENEDITO DE. O mandy (tango - maxixe). Texto de Baptista Júnior, São
Paulo: Levy & Irmãos, 1920, 2 p. [partitura piano e voz].
PARANAGUÁ, MARCELO. A araponga e o jurity (canção maxixe). Texto de Baptista
Júnior, São Paulo: A. Di Franco, s/d, 2 p. [partitura piano e voz].
PONZIO SOBRINHO, FRANCISCO. Canção do carreiro (maxixe). Texto de Baptista
Júnior, São Paulo: Levy & Irmãos, s.d, 3 p. [partitura piano e voz].
PONZIO SOBRINHO, FRANCISCO. Na coiêta (maxixe - cançãos). Texto de Baptista
Júnior, São Paulo: Levy & Irmãos, 1920, 2 p. [partitura piano e voz].
PONZIO SOBRINHO, FRANCISCO. Quadría encrencada (tango). Texto de Baptista
Junior, São Paulo: s.e., s/d, 3 p. [partitura piano e voz].
437
RUSSO, FRANCISCO. A cigarra e o rouxinol (fox-trot). Texto de Baptista Júnior, São
Paulo: Mignon, s/d, 9 p. [partitura piano e voz].
SOUTO, EDUARDO. Chororó (cateretê paulista), Rio de Janeiro: Carlos Gomes,
s/d, 3 p. [partitura piano e voz].
SOUTO, EDUARDO. Piracicaba (cateretê). Texto de Eduardo Souto, Rio de
Janeiro: Carlos Gomes, s/dpiano e voz].
TUPINAMBÁ, MARCELO. Barbuleta! barbuleta! (modinha sertaneja). Texto de
Arlindo Leal, São Paulo: Cemb, s/d, 3 p. [partitura piano e voz].
TUPINAMBÁ, MARCELO. Que sôdade (cena sertaneja). Texto de José Eloy, Rio de
Janeiro: Arthur Napoleão, s/d, 3 p. [partitura piano e voz].
TUPINAMBÁ, MARCELO. São Paulo Futuro (maxixe curtindo). Texto de Danton
Vampré, São Paulo: Casa Levy, s/d, 2 p. [partitura piano e voz].
TUPINAMBÁ, MARCELO. Viola cantadêra (Canção sertaneja). Texto de José Eloy,
São Paulo: Campassi & Camin, [1915-1920], 3 p. [partitura Piano e voz].
WANDERLEY, EUSTÓRGIO, E P. L. HALLIER. Cateretê dos almofadinhas (cateretê),
Rio de Janeiro: Casa Bevilacqua, s/d, 3 p. [partitura piano e voz].
Bancos de dados
BESSA, VIRGÍNIA DE ALMEIDA. Teatro de revista paulistano no início do século XX.
Entre a memória e a história da música. Departamento de História, USP,
Disponível em
setembro 2017).
Catálogo eletrônico IEB/USP. Fondo Mário de Andrade. Série Discos. Instituto de Estudos
Brasileiros (IEB) - Universidade de São Paulo (USP), Disponível em
DIAS, ALEXANDRE (CORD.). Acervo Digital Eduardo Souto. Disponível em
DIAS, ALEXANDRE, E MARCELO TUPINAMBÁ. Acervo Digital Marcello Tupynambá.
Disponível em
(21/04/2016).
Discography of American Historical Recordings. Regents of the University of California,
Disponível em
INSTITUTO MOREIRA SALLES. Pesquisa nos acervos do IMS - Biblioteca e música.
Disponível em
LEMOS, CARLOS A. C.; MENDES, RICARDO. São Paulo de Vincenzo Pastore.
Fotografias. São Paulo: Instituto Moreira SallesKiko Farkas / Máquina
Estúdio, 1997.
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Nuevo tesoro lexicográfico de la lengua española (NTLLE).
Disponível em
(1/04/2016).
SYRACUSE UNIVERSITY. Belfer Cylinders Digital Connection. Syracuse University
Libraries, Disponível em
438
(10/03/2017).
UNIVERSITY OF CALIFORNIA. UCSB Cylinder Audio Archive. UC Santa Barbara
Library, Disponível em
Manuscritos
ANDRADE, MARIO DE. Toadas sertanejas, modas caipiras. São Paulo: Arquivo do
IEB, Fundo Mário de Andrade, Série Manuscritos, Caixa 193, MAMMA-119, s.d.
ANDRADE, MÁRIO DE. O disco popular no Brasil. São Paulo: Arquivo do Instituto
de Estudos Brasileiros (IEB - USP), Fundo Mário de Andrade, Série
Manuscritos, Caixa 057, MA-MMA-040, s.d.
DIAS, ZICO. Carta de Zico Dias para Paulo Ribeiro de Magalhães, Piracicaba, 27 de
novembro. São Paulo: Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB -
USP), Fundo Mário de Andrade, Correspondência, Caixa 251, MA-CCTMMA24, 1930.
DIAS, ZICO, E FERRINHO. Carta de Zico Dias e Ferrinho para Paulo Ribeiro de
Magalhães, Piracicaba, 20 de novembro. São Paulo: Arquivo do Instituto de
Estudos Brasileiros (IEB - USP), Fundo Mário de Andrade,
Correspondência, Caixa 251, MA-C-CTMMA25, 1930.
JÚNIOR, BATISTA. Carta de Batista Júnior para Nenê [Emília Natalino Grandino]. Franca
1 de julho, 1932. Rio de Janeiro: Acervo Museu da Imagem e do Som (Sede
Lapa), Coleção manuscritos.
MAGALHÃES, PAULO RIBEIRO. Carta de Paulo Ribeiro de Magalhães para Mário de
Andrade, Piracicaba, 6 de novembro. São Paulo: Arquivo do Instituto de
Estudos Brasileiros (IEB - USP), Fundo Mário de Andrade,
Correspondência, Caixa 229, MA-C-CPL4414, 1930.
ZICO DIAS. Revolução Getúlio Vargas / Morte de João Pessoa. São Paulo: Arquivo do
Instituto de Estudos Brasileiros IEB-USP Toadas sertanejas, modas
caipiras, Fundo Mário de Andrade, Série Manuscritos Caixa 193, s/d.
Entrevistas
CALAZANS, JOSÉ LUIZ RODRIGUES, E CARVALHO. SEVERINO RANGEL DE.
“Depoimento de Jararaca e Ratinho”. Rio de Janeiro: Museu da Imagem
e do Som (MIS), Depoimentos para a posterioridade,1968.
GODÓI, OLEGÁRIO JOSÉ DE. “Depoimento do músico Sorocabinha”.
Entrevistadores José Ramos Tinhorão, (et al.). São Paulo: Museu da
Imagem e do Som (MIS), 6 agosto 1981.
LOURENÇO,MANUEL RODRIGUES. “Entrevista com Mandi”. Entrevistador s/d.
c. 1982. Disponível em
ODMAR AMARAL GURGEL, GAÓ “Entrevista de Maestro Gaó”. Entrevistadores
Zuza Homem de Mello, (et al.). São Paulo: Museu da Imagem e do Som
(MIS), 1987.
439
PARAGUASSU. “Depoimento de Paraguassú - Roque Ricciardi”. Entrevistadores
João Luiz Ferrete, (et al.). São Paulo: Museu da Imagem e do Som (MIS),
1974.
Livretos
LEAL, ARLINDO, PEDRO CAMIN, SOTERO DE SOUZA, et al. Scenas da roça. Opereta
sertaneja em 2 actos. Premiere em 10 de maio de 1918. São Paulo: José Napoli,
s.d.
LEAL, ARLINDO, E MANOEL DOS PASSOS. O boato. Revista dos acontecimentos de S.
Paulo nos anos 1897-98 em 1 prologo, 3 actos e apotheoses. São Paulo: Carlos
Zanchi, 1899.
Dicionários
ANDRADE, MÁRIO DE. Dicionário Musical Brasileiro. Oneyda Alvarenga, et al. (eds.)
Belo Horizonte, Brasília, São Paulo: Itatiaia, Min. da Cultura, IEB,
EDUSP, 1989.
BLUTEAU, RAPHAEL. Supplemento ao vocabulario portuguez e latino... pelo P. D. Rafael
Bluteau,... Texte imprimâe. Lisboa: J. A. da Sylva (-na patriarcal officina da
musica), 1727 (Disponível em
MARTIUS, CARL FRIEDRICH PHIL V. Beiträge zur Ethnographie und Sprachenkunde
Amerika's zumal Brasiliens. Leipzig: Friedrich Fleischer, 1867.
MORAES SILVA, ANTONIO DE. Diccionario da lingua portugueza - recopilado dos
vocabularios impressos ate agora, e nesta segunda edição novamente emendado e muito
acrescentado. Lisboa: Typographia Lacerdina, 1813 (Disponível em
Bibliografia
Almanak Laemmert (São Paulo) Annuario commercial, industrial, agricola, profissional e
administrativo da República dos Estados Unidos do Brasil. Vol. 77, Rio de
Janeiro: Officinas typographicas do Almanak Laemmert, 1921.
ALMEIDA, BENEDICTO PIRES DE. Marcelo Tupinambá. Obra musical de Fernando Lobo.
São Paulo: Anglotec Comercial, c. 1986.
ALMEIDA, VINÍCIUS SOARES DE. A caipirinha (1880-1928): representações do caipira
na paça teatral de Cesário Motta Junior. (Dissertação) São Paulo: Universidade
de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
Departamento de História, 2011.
AMARAL, AMADEU. O dialeto caipira. Gramática - vocabulário. [1920], São Paulo:
Anhembi limitada, 1955.
AMARAL, AMADEU. Tradiçoes populares. [1948] (fascimilar) 3ª ed. Paulo Duarte
(ed.), São Paulo: Hucitec / INL, 1982.
ANCHIETA,JOSÉ DE. A arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil. [1595],
Salvador: Universidade Federal da Bahia 1980.
440
ANDRADE, MARIO DE. "A menina e a cabra." [1924] In: Diléa Zanotto Manfio
(ed.) Poesias completas. São Paulo; Belo Horizonte: Universidade de São
Paulo; Itatiaia, 1987. p. 141.
ANDRADE, MARIO DE. "O movimento modernista." Carlos Eduardo Berriel (ed.)
Mário de Andrade hoje. São Paulo: Ensaio, 1990. pp. 15-39.
ANDRADE, MÁRIO DE. Ensaio sobre a música brasileira. [1928] 3ª ed. Obras
Completas de Mario de Andrade, Vol. IV, São Paulo: Livraria Martins
Editora, 1972.
ANDRADE, MÁRIO DE. "Marcelo Tupinambá." [1924] In: Oneyda Alvarenga
(ed.) Música, doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria
Martins Editora, 1976. pp. 115-120.
ANDRADE, MÁRIO DE. Melodias do boi e outras peças. Oneyda Alvarenga (ed.)
Obras Completas de Mario de Andrade, São Paulo: Duas Cidades -
Brasília INL, 1987.
ANDRADE, MÁRIO DE. "A música e a canção populares no Brasil. Ensaio críticobibliográfico." [1936] In: Oneyda Alvarenga (ed.) Ensaio sobre a música
brasileira. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972. pp. 162-188.
ANDRADE, MÁRIO DE. "A música no Brasil." [1931] In: Oneyda Alvarenga (ed.)
Música, doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria Martins
Editora, 1976. pp. 17-24.
ANTUNES, GILSON. Américo Jacomino “Canhoto” e o desenvolvimento da arte solística do
violão em São Paulo. (Dissertação) São Paulo: Universidade de São Paulo,
Departamento de Música. Escola de Comunicações e Artes, 2002. 164
pp.
APROBATO FILHO, NELSON. Kaleidosfone. As novas camadas sonoras da cidade de São
Paulo, fins do século XIX - início do XX. São Paulo: Edusp - Fapesp, 2008.
ARINOS, AFFONSO. "A música popular." Kosmos. v. 2, nº. 4, (abril) 1905.
BAIA, SILVANO FERNANDEZ. A historiografia da música popular no Brasil (1971-1999).
(Tese) São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia,
Letras e Ciências Humanas. História Social., 2010. 278 pp.
BARBOSA, ALEXANDRE DE OLIVEIRA. Edição anotada de Mucufos, coletânea de contos
inédita de Valdomiro Silveira. (Mestrado) São Paulo: Universidade de São
Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2007. 237 pp.
BARBOSA JUNIOR, CICERO FRANCISCO "Tinhorão e a “circularidade”das idéias
na música popular brasileira." In Simpósio Nacional de História, 25.
Fortaleza: Anais do XXV Simpósio Nacional de História – História e
Ética, 2009.
BARBOSA, ORESTES. Samba: sua história, seus poetas, seus músicos e seus cantores. [1933]
2ª ed., Rio de Janeiro: Livraria Educadora, MPB reedições Funarte,
1978.
BARBUY, HELOÍSA. A cidade-exposição: comércio e cosmopolitismo em São Paulo, 1860-
1914. São Paulo: Edusp, 2006.
441
BASTOS, RAFAEL JOSÉ DE MENEZES. "Música nas sociedades indígenas das
terras baixas da América do Sul: estado da arte." Mana. v. 13, nº. 2, (oct)
2007, pp. 293-316.
BEHAGUE, GERARD. "Brazil." In Grove Music Online. Oxford Music Online:
Oxford University Press, 2001.
BERNADELI, MARIA MADALENA. "Breve histórico da música caipira." D.O.
Leitura, nº 110. São Paulo, fevereiro 1992. pp. 8-9.
BERNARDO, MARCO ANTONIO. Nabor Pires Camargo. Uma biografia musical. São
Paulo: Irmãos Vitale S.A., 2002.
BESSA, VIRGÍNIA DE ALMEIDA. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção
popular na cidade de São Paulo (1914-1934). (Tese) São Paulo: Universidade
de São Paulo, FFLCH, 2012. 358 pp.
BINDA, ENRIQUE, E OMAR GARCÍA BRUNELLI. "El problema de la velocidad de
los discos de 78 rpm. Su incidencia en la historia estética del tango."
Revista Argentina de Musicología. v. 15-16, 2014-2015, pp. 45-54.
BRITO, DIOGO DE SOUZA. Negociações de um sedutor: trajetória e obra do compositor Goiá
no meio artísitico sertanejo. Uberlândia: Edufu, 2010.
BUDASZ, ROGÉRIO. "Uma tablatura para saltério do século XIX." Revista
Eletrônica de Musicologia. v. 1, nº. 1, (setembro) 1996, p. s/d.
CALDAS, WALDENYR. Acorde na aurora. Música sertaneja e indústria cultural. São
Paulo: Cia. Editorial Nacional, 1977.
CAÑARDO, MARINA. "Max Glücksmann and Odeon Records in Argentina."
Pekka Gronow, et al. (ed.) The Lindström project: contributions to the history of
the record industry = Beiträge zur Geschichte der Schallplattenindustrie. Wien:
Gesellschaft für Historische Tonträger, 2011. pp. 40-49.
CARNEIRO, JOÃO PAULO JEANNINE ANDRADE. O último propagandista do Império. O
"barão" de Santa-Anna Nery (1849-1901) e a divulgação do Brasil na Europa.
(Doutorado) São Paulo: Universidade de São Paulo, Geografia Humana
- FFLCH, 2013. 256 pp.
CARVALHO, MARTHA DE ULHÔA. Música popular in Montes Claros, Minas Gerais,
Brazil: a study of middle class popular music aesthetics in the 1980s: Cornell
University, 1991.
CASTAGNA, PAULO, E GILSON ANTUNES. "1916: o violão brasileiro já é uma
arte." Cultura Vozes. v. 88, nº. 1, (jan.- fev.) 1994, pp. 37-51.
CASTAGNA, PAULO, MARIA JOSÉ FERRO DE SOUZA, E MARIA TERESA
GONÇALVES PEREIRA. "Domingos Ferreira: um violeiro português em
Vila Rica." Maria Elisabeth Lucas, et al. (ed.) As músicas luso-brasileiras no
final do antigo regime: repertórios, práticas e representações. Lisboa: Imprensa
Nacional - Casa da Moeda e Fundação Calousete-Gulbenkian, 2012. pp.
667-704.
Catalogo geral dos discos brasileiros. Columbia notas mágicas. Rio de Janeiro: Byington,
1931.
CESCHIN, OSVALDO HUMBERTO. "O dialeto caipira." Língua e Literatura. nº. 25,
1999, pp. 41-80.
442
CHIARINI, JOÃO. "Cururu." Revista do Arquivo Municipal. v. 13, nº. 115, 1947, pp.
81-198.
CHINDEMI, JULIA; VILA, PABLO. "La música popular argentina entre el campo y
la ciudad: música campera, criolla, nativa, folclórica, canción federal y
tango." ArtCultura. v. 19, nº. 34, (jan-jun.) 2017, pp. 9-26.
CORTES, JOÃO CARLOS D’AVILA PAIXÃO Aspectos da música e fonografia gauchas.
Porto Alegre: Represom, 1984.
COSTA, ÂNGELA MARQUES DA, LILIA KATRI MORITZ SCHWARCZ, E LAURA DE
MELLO E SOUZA. 1890-1914 no tempo das certezas. São Paulo: Companhia
das Letras, 2000.
COSTA-LIMA NETO, LUIZ. Música, teatro e sociedade nas comédias de Luiz Carlos
Martins Penna (1833-1846): entre o lundu, a ária e o aleluia. (Tese) Rio de
Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Música,
2014. 355 pp.
DAHER, JOSÉ (PROF. NAZIR). "Voltei." In Paginas escolhidas. Morretes:
Blogspot, 2011.
DANTAS, MACEDO. Cornélio Pires, criação e riso. São Paulo: Duas cidades /
Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia, 1976.
DEBES, CÉLIO. Júlio Prestes e a Primeira República. São Paulo: Imprensa Oficial,
Arquivo do Estado, 1982.
DUARTE, GENI ROSA. "Sons de São Paulo: a atividade radiofônica paulista nos
anos 1930/40." Revista de História Regional. v. 8, nº. 2, (Inverno) 2003, pp.
9-47.
DUPRAT, RÉGIS. "A nova onda da música sertaneja." D.O. Leitura, nº 110. São
Paulo, fevereiro 1992. pp. 6-7.
EDISON, THOMAS A. "The Phonograph and Its Future." [1878] In: Mark;
Taylor Katz, Timothy D.; Grajeda, Tony (ed.) Music, Soud and Technology
in America. Durham and London: Duke University Press, 2012. pp. 29-36.
ELÍAS, GUILLERMO CESAR. Historias con voz. Una instantánea fonográfica de Buenos
Ayres a principios del siglo XX. Buenos Aires: Fundación Industrias
Culturales Argentinas, 2015.
ESTEPHAN, SÉRGIO. Viola minha viola. A obra violonistica de Américo Jacomino, o
Canhoto (1889-1928). (Tese) São Paulo: PUC, História, 2007. 255 pp.
FABBRI, FRANCO. Genre theories and their applications in the historical and analytical study
of popular music: a commentary on my publications. (Doctor of Pholosophy):
University of Huddersfield, 2012.
FADIÑO ALONSO, XAIME; LÓPEZ PENA, ZÓSIMO; NEIRA PEREIRA, HENRIQUE.
"A popularización do fonógrafo en Galicia: 1878 - 1895." Adra. Revista dos
socios e socias do Museo do Pobo Galego. v. 8, 2013, pp. 117-129.
FAUSTINO,JEAN CARLO, E RAFAEL MARIN DA SILVA GARCIA. "A série Cornélio
Pires: análise da forma musical das suas modas-de-viola." Debates. nº. 16,
(jun.) 2016, pp. 63-89.
FERREIRA, ANTONIO CELSO. A epopéia bandeirante. Letrados, instituições, invenção
histórica (1870-1940). São Paulo: Editora UNESP, 2002.
443
FERREIRA, ELTON BRUNO. Sonoridades caipiras na cidade: a produção de Cornélio Pires
(1929-1930). (Dissertação) São Paulo: Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo, História, 2013.
FERREIRA, LILIANE CARNEIRO DOS SANTOS. "A ópera no Rio de Janeiro do
início da República: reflexões sobre seus múltiplos significados e
possibilidades de abordagem histórica." In Anais XXVIII Simpósio
nacional de História. Florianópolis, 2015.
FERRETE, J[OÃO] L[UIZ]. Capitão Furtado. Viola caipira ou sertaneja? , Rio de
Jaineiro: Funarte / INM, 1985.
FONSECA, DENISE SELLA. Uma «colcha de retalhos». A música em cena em São Paulo entre
o final do século XIX e início do XX. (Disertação) São Paulo: FFLCH-USP,
Mestrado, História Social, 2014. 255 pp.
FONSECA, DENISE SELLA. Uma colcha de retalhos. A música em cena na cidade de São
Paulo. São Paulo: Sesi-SP Editora, 2017.
FORBES, ELIZABETH. "Patti." In Grove Music Online. Oxford Music Online:
Oxford University Press, 2016.
FRANCESCHI, HUMBERTO. A Casa Edison e seu tempo. Rio de Janeiro: Sarapuí,
2002.
FRANCESCHI, HUMBERTO. Registro sonoro por meios mecânicos no Brasil. Rio de
Janeiro: Studio HMF, 1984.
FREIRE, PAULO DE OLIVEIRA. Eu nasci naquela serra. A história de Angelino Oliveira,
Raul Torres e Serrinha. São Paulo: Paulicéia, 1996.
FREIRE, RAFAEL DE LUNA. "Da geração de eletricidade aos divertimentos
elétricos: a trajetória empresarial de Alberto Byington Jr. antes da
produção de filmes." Estudos históricos. v. 26, nº. 51, (jan.-june.) 2013, pp.
113-131.
GARCIA, RAFAEL MARIN DA SILVA. Moda-de-viola: lirismo, circunstância e
musicalidade no canto recitativo caipira. (Dissertação) São Paulo: Universidade
Estadual Paulista UNESP, Instituto de Artes, 2011. 335 pp.
GARCIA, RAFAEL MARIN DA SILVA. "Um paradoxo entre o existir e os resistir: a
moda de viola através dos tempos." Estudos avançados. v. 31, nº. 90,
(maio/agosto) 2017.
GARRIDO ESCOBAR, FRANCISCO J., E RENATO MENARE ROWE. "Efraín Band y
los inicios de la fonografía en Chile." Revista Musical Chilena. v. LXVIII,
nº. 221, (enero-junio) 2014, pp. 52-78.
GERODETTI,JOÃO EMILIO, E CARLOS CORNEJO. Lembranças de São Paulo. A capital
paulista nos cartões-postais e álbum de lembranças. São Paulo: Studio Flash
Produções Gráficas, 1999.
GONÇALVES, CAMILA KOSHIBA. Música em 78 rotações: Discos a todos os preços na São
Paulo dos anos 30. São Paulo: Alameda, 2013.
GONÇALVES, CAMILA KOSHIBA. "Vitrola paulistana pelos olhos e ouvidos de um
basbaque-andarilho." José Geraldo Vinci de Moraes, et al. (ed.) História e
música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010. pp. 321-368.
444
GONÇALVES, EDUARDO. Phonographos e gramophones: a Casa Edison e o mercado
fonográfico no Rio de Janeiro entre os anos de 1900 e 1913. (Dissertação) Rio de
Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,
Departamento de História, 2011. 161 pp.
GONZÁLEZ, JUAN PABLO, E CLAUDIO ROLLE. Historia social de la música popular en
Chile, 1890-1950. Santiago: Ediciones Universidad Católica de Chile,
2005.
GRONOW, PEKKA. "Lindström abroad: the development of a German
multinational." [2009] In: Pekka Gronow, et al. (ed.) The Lindström project:
contributions to the history of the record industry = Beiträge zur Geschichte der
Schallplattenindustrie. Wien: Gesellschaft für Historische Tonträger, 2011.
pp. 43-46.
GRONOW, PEKKA. "Odeon." Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford
University Press, 2016 (Disponível em
GRONOW, PEKKA. The Recording Industry: an Ethnomusicological Approach. (Thesis)
Tampere, Finland: University of Tampere, Department of Folk
Tradition, 1996.
GRONOW, PEKKA, E CHRISTIANE HOFER. The Lindström project: contributions to the
history of the record industry / Beiträge zur Geschichte der Schallplattenindustrie. Vol.
4, Wien: Gesellschaft für Historische Tonträger, 2009-2012.
GRONOW, PEKKA, E ILPO SAUNIO. An International History of the Recording Industry.
London; New York: Cassell, 1998.
GUTEMBERG, JAQUELINE SOUZA. Entre modas e guarânias: a produção musical de José
Fortuna e seu tempo (1950-1980). (Dissertação) Uberlândia: Universidade
Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em História, 2013.
258 pp.
HIGA, EVANDRO RODRIGUEZ. Para fazer chorar as pedras: o gênero musical guarânia no
Brasil, décadas 1940/50. (Doutorado) São Paulo: Universidade Estadual
Paulista, Instituto de Artes. Música, 2013. 446 pp.
HIGA, EVANDRO RODRIGUEZ. Polca paraguaia, guarânia e chamamé. Estudo sobre três
gêneros musicais em Campo Grande - MS. Campo Grande: Ed. URMS, 2010.
IKEDA, ALBERTO TSUYOSHI. "Celebrações populares paulistas: do sagrado ao
profano." Maria Alice Setubal Setubal (ed.) Terra paulista: história, arte e
costumes. São Paulo: CENPEC Imprensa Oficial, 2004. pp. 169-209.
IKEDA, ALBERTO TSUYOSHI. Folias de reis, sambas do povo. Cadernos de Folclore,
São José dos Campos: Cecp; Fccr, 2011.
IKEDA, ALBERTO TSUYOSHI. "Música na terra paulista: da viola caipira à
guitarra elétrica." Maria Alice Setubal Setubal (ed.) Terra paulista: história,
arte e costumes. São Paulo: CENPEC Imprensa Oficial, 2004. pp. 141-167.
JORDÁN GONZÁLEZ, LAURA. Enjeux de la cueca chilienne: vocalité et représentations
sociales. (Ph D) Québec: Université Laval, Musique, 2016.
445
JÚNIOR, ALAOR IGNÁCIO DOS SANTOS. Cascatinha e Inhana. Uma história contada às
falas e mídia. São Paulo: Annablume, 2010.
KATZ, ISRAEL J. "Fandango." In Grove Music Online. Oxford Music Online:
Oxford University Press, 2001.
KENNEY, WILLIAM HOWLAND. Recorded Music in American Life: the Phonograph and
Popular Memory, 1890-1945. New York: Oxford University Press 1999.
LACERDA, MARCOS BRANDA; TONI, FLÁVIA CAMARGO; COLI, JORGE. Mário de
Andrade. Missão de Pesquisas Folclóricas[Sao Paulo]: Sesc; Centro Cultural
São Paulo; Secretaria de Cultura, Prefeitura de São Paulo, 2007.
LAGO, MANOEL CORRÊA DO. "Música brasileira e construção formal." Samuel
Araújo, et al. (ed.) Música em debate. Perspetivas interdisciplinares. Rio de
Janeiro: Mauad, Fapesp., 2014.
LAIRD, ROSS, COMPANY BRUNSWICK BALKE COLLENDER, E CORPORATION
BRUNSWICK RADIO. Brunswick Records: a Discography of Recordings, 1916-
1931. Westport, Conn: Greenwood Press, 2001.
LAIRD, ROSS, E BRIAN RUST. Discography of OKeh Records, 1918-1934. Westport:
Greenwood Publishing Group, 2004.
LEITE, SYLVIA HELENA TELAROLLI DE ALMEIDA. Chapéus de palha, panamás,
plumas, cartolas: a caricatura na literatura paulista (1900-1920). São Paulo:
Unesp, 1996.
LEVITIN, DANIEL J. A música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana. [2006],
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
LIMA, EDILSON DE. As modinhas do Brasil. São Paulo: Edusp, 2001.
LIMA, GIULIANA SOUZA DE. Almirante «a mais alta patente do rádio», e a construção da
história da música popular brasileira (1938-1958). São Paulo: Alameda, 2014.
LIMA, SANDRA CRISTINA FAGUNDES DE. Memória de si, história dos outros: Jerônimo
Arantes, educação, história e política em Uberlândia nos anos de 1919 a 1961. (Tese
(doutorado)) Camipinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto
de Filosofia e Ciências Humanas, 2004.
LOBO, EULÁLIA. M. L., OCTAVIO CANAVARROS, ZAKIA FERES, et al. "Evolução
dos preçoes e do padrão de vida no Rio de Janeiro 1820-1930: resultados
preliminares." Revista Brasileira de Economia. v. 25, nº. 4, (out.-dez.) 1971,
pp. 235-265.
LOPES, ISRAEL. Turma Caipira Cornélio Pires - Os pioneiros da moda de viola em 1929.
São Borja: Editora do autor, 1999. (Disponível em
LOSA, LEONOR; BELCHIOR, SUSANA. "The Introduction of phonogram market
in Portugal: Lindström labels and local traders (1879-1925)." Pekka
Gronow, et al. (ed.) The Lindström project: contributions to the history of the record
industry = Beiträge zur Geschichte der Schallplattenindustrie. Wien: Gesellschaft
für Historische Tonträger, 2010. pp. 67-72.
LOTZ, RAINER E. "On the History of Lindstrom AG." [2009] In: Pekka Gronow,
et al. (ed.) The Lindström project: contributions to the history of the record industry =
446
Beiträge zur Geschichte der Schallplattenindustrie. Wien: Gesellschaft für
Historische Tonträger, 2011. pp. 11-21.
MACHADO, CACÁ. O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth.
São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2007.
MAGALHÃES, JOSÉ VIEIRA COUTO DE. "Anchieta, as raças e línguas indígenas."
[1897] In: O Selvagem. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935.
pp. 289-330.
MAGALHÃES, JOSÉ VIEIRA COUTO DE. O Selvagem. [1876] 3ª ed., São Paulo:
Companhia Editora Nacional, 1935.
MAGALHÃES, JOSÉ VIEIRA COUTO DE. O selvagem. Rio de Janeiro: Typographia
da Reforma, 1876.
MANZONI, FRANCIS MARCIO ALVES. "Campos e cidades na capital paulista: São
Paulo no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX."
História & Perspectiva. v. 36-37, (jan. dez.) 2007, pp. 81-107.
MANZONI, FRANCIS MARCIO ALVES. Os trabalhadores «caipiras» em mercados e feiraslivres: São Paulo (1867-1914). (Dissertação) Assis: Unesp, Faculdade de
Ciências e Letras - História, 2004. 231 pp.
MARTINS, JOSÉ DE SOUZA "Música Sertaneja: a dissimulação na linguagem dos
humilhados." Capitalismo e Tradicionalismo. São Paulo: Pioneira, 1975. pp.
103-161.
MELO, CÁSSIO SANTOS. Caipiras no palco: teatro na São Paulo da Primeira República.
(Dissertação) Assis: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita
Filho - Unesp, Faculdade de Ciências e Letras. Departamento de
História, 2007.
MELO, CÁSSIO SANTOS. "São Paulo Futuro: o caipira na projeção de uma
metrópole." Revista Histórica. v. 36, (junho) 2009, p. s/p.
MENDOÇA, CECILIA DE. A Coleção Luiz Heitor Corrêa de Azevedo. (Dissertação) Rio
de Janeiro: Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro (UFRJ),
Memória Social, 2007. 134 pp.
MOHNSAM, ROSE. "Paul J. Christoph." Find A Grave Memorial, Disponível em
MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE. As sonoridades paulistanas. Rio de Janeiro:
Funarte, 1995.
MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE. "Cantar e contar o cotidiano: as modinhas
paulistanas (anos 20/30)." Cláudia Neiva de Matos, et al. (ed.) Palavra
Cantada. Ensaios sobre poesía, música e voz. Rio de Janeiro: Faperj 7 Letras,
2008. pp. 181-191.
MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE. Metrópole em sinfonia. História, cultura e música
popular na São Paulo dos anos 30. São Paulo: Estação Libertade, 2000.
MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE. "Prefácio." Uma colcha de retalhos. A música em
cena na cidade de São Paulo. São Paulo: Sesi-SP Editora, 2017. pp. 9-14.
MORAES, JULIO LUCCHESI. São Paulo capital artística: a cafeicultura e as artes na belle
époque (1906-1922). Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2014.
447
MORAES, JULIO LUCCHESI. Sociedades culturais, sociedades anônimas, distinção e
massificação na economia da cultura brasileira (Rio de Janeiro e São Paulo, 1890-
1922)São Paulo: Universidade de São Paulo, USP, Departamento
História Econômica - FFLCH, 2014. 380 pp.
MOREIRA, WILTON CARDOSO. "Literatura e variedade caipira: os caboclos de
Valdomiro Silveira." Linguasagem. v. 4, 2008.
A música popular brasileira na vitrola de Mário de Andrade. Flávia Camargo
Toni (ed.) São Paulo: SESC SENAC, 2004.
NAVARRO, EDUARDO. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São
Paulo: Global, 2013.
NAXARA, MÁRCIA REGINA CAPELARI. Estrangeiro em sua própria terra. Representações
do brasileiro, 1870-1920. São Paulo: Annablume, Fapesp, 1998.
NEGUS, KEITH. "Cultura, industria, género: condiciones de la creatividad
musical." [1999] In: Los géneros musicales y la cultura de las multinacionales.
Barcelona: Paidos Ibérica, 2005. pp. 35-64.
NEGUS, KEITH. Los géneros musicales y la cultura de las multinacionales. [1999],
Barcelona: Paidos Ibérica, 2005.
NEPOMUCENO, ROSA. Música caipira. Da roça ao rodeio. [1999] 2ª ed., São Paulo:
Editora 34, 2005.
NEVES, EUGENIO PACELLI DA COSTA. Análise contrastiva do discurso da música
sertaneja: a música sertaneja caipira e a sua variante moderna. (Dissertação) Belo
Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras,
2002.
OLIVEIRA, ALLAN DE PAULA. Miguilim foi pra cidade ser cantador: uma antropologia da
música sertaneja. (Tese) Florianópolis: Universidade Federal de Santa
Catarina, Antropologia Social. Centro de Filosofia e Ciências Humanas,
2009.
PAOLETTI, MATTEO. Mascagni, Mocchi, Sonzogno. La Società Teatrale Internazionale
(1908-1931) e i suoi protagonisti. (Doutorado) Bologna: Università di
Bologna, Dipartimento delle Arti e ALMADL - Area Sistemi
Dipartimentali e Documental, 2015. 498 pp.
PARAGUASSU. “Depoimento de Paraguassú - Roque Ricciardi”. Entrevistadores
João Luiz Ferrete, et al. Museu da Imagem e do Som de São Paulo, MIS
-SP, 1974.
PEIXOTO, J. B. SILVEIRA. Falam os escritores. 2ª ed., Vol. 1, São Paulo: Conselho
Estadual de Cultura, 1971. (Disponível em
PEREIRA, ODIRLEI DIAS. No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua
versão cinematográfica. (Dissertação) Marilia: Universidade Estadual
Paulista, Departamento de Ciências Sociais. Faculdade de Filosofia e
Ciências, 2008.
PÉREZ GONZÁLEZ, JULIANA. Da música folclórica à música mecânica. Mário de Andrade
e o conceito de música popular. São Paulo: Intermeios, 2015.
448
PÉREZ GONZÁLEZ, JULIANA. "El mito del origen indígena - jesuítico del cateretê
en la historiografía brasileña." Resonancias. v. 20, nº. 38, (enero-junio)
2016, pp. 37-54.
PÉREZ GONZÁLEZ, JULIANA. "«Ô de casa!» gramofones na roça e caipiras na
fonografia (1929)." ArtCultura. v. 19, nº. 34, (jan-jun.) 2017, pp. 39-56.
PETERSON, RICHARD A. Creating Country Music: Fabricating Authenticity. Chicago /
London: The University of Chicago Press, 1997.
PIRES, CORNÉLIO. Sambas e Cateretês. [1932] Conversa caipira, Itú (SP): Ottoni
Editora, 2004.
PIZA, JOSÉ GABRIEL DE TOLEDO. Contos da roça, precedidos de carta literaria. São
Paulo: Andrade & Mello, 1900.
REILY, SUZEL ANA. "Música Sertaneja and Migrant Identity: The Stylistic
Development of a Brazilian Genre." Popular Music. v. 11, nº. 3, 1992, pp.
337-358.
RIBEIRO, JOSÉ HAMILTON. Música caipira. As 270 maiores modas. [2006] 2ª ed.,
Santos: Realejo Edições, 2015.
RODRIGUES, SONIA MARIA BRAUCKS CALAZANS. Jararaca e Ratinho. A famosa
dupla caipira. Rio de Janeiro: Funarte, 1983.
SAENGER, OSCAR. The Oscar Saenger Course in Vocal Training. Camden, New Jersey:
The Victor Talking Machine Company, 1916.
SALIBA, ELIAS THOMÉ. "Histórias, memórias, tramas e dramas da identidade
paulistana." Paula Porta (ed.) História da cidade de São Paulo. São Paulo:
Editora Paz e Terra, 2004. pp. 555-588.
SALIBA, ELIAS THOMÉ. Raízes do riso. A representação humorística na história brasileira
da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: São Paulo
Companhia das Letras, 2002.
SALVADOR PERES, JOÃO (TONICO). Da Beira da Tuai ao Teatro Municipal. A dupla
coração do Brasil. São Paulo: Ática, 1984.
SAMSON,JIM. "Genre." Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University
Press, 2017 (Disponível em
SANCHES JÚNIOR, NELSON MARTINS. Ponteio na cidade: música caipira e identidade
social (Dissertação) Assis: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de
Ciências e Letras, 1997.
SANJEK, RUSSELL. American popular music and its business: the first four hundred years.
From 1900 to 1984. Vol. III, New York; Oxford: Oxford University Press,
1988.
SANT'ANNA, ROMILDO. A moda é viola: ensaio do cantar caipira. São Paulo: Arte &
Ciência (Marília, SP) Ed. Unimar, 2000.
SANTA ROSA, SÉRGIO. Prosa do cantador: a história e as histórias dos cururueiros paulistas.
Botucatu: Fapef, 2007.
449
SANTIAGO, GERALDO JOSÉ. "O rádio do interior brasileiro começou em
Ribeirão Preto." In XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da
Comunicação, 15. Porto Alegre, 2004.
SANTIAGO, GERALDO JOSÉ;, E ANDRÉ LUIZ REZENDE. PRA-7: a primeira rádio do
interior do Brasil. Ribeirão Preto: [edição dos autores], 2014.
SANTOS, ALCINO, GRACIO BARBALHO, SEVERINO JAIRO, et al. Discografia
brasileira 78 rpm. 1902-1964. Vol. 2, Rio de Janeiro: Funarte. Fundação
Joaquim Nabuco, 1982.
SANTOS, ALCINO; BARBALHO, GRACIO; SEVERINO JAIRO; AZEVEDO (NIREZ),
MIGUEL ÂNGELO DE. Discografia brasileira 78 rpm. 1902-1964. Vol. 1, Rio
de Janeiro: Funarte. Fundação Joaquim Nabuco., 1982.
SANTOS, CARLOS JOSÉ FERREIRA DOS. Nem tudo era italiano. São Paulo e pobreza,
1890-1915. São Paulo: Annablume, 2008.
SANTOS, ELISÂNGELA DE JESUS. Nas melodias da toada: riso e performance no cururú
paulista. (Dissertação) Araraquara: Universidade Estadual Paulista,
Sociologia, 2008.
SANTOS, ELISÂNGELA DE JESUS. "«São velhas agonias, novas tecnologias»:
processos criativos e produtivos em meio à canção no cururú paulista."
Revista do Instituto de Estudios Brasileiros. nº. 59, (dezembro) 2014, pp. 229-
260.
SANTOS, ELIZETE IGNÁCIO DOS. Música Caipira e Música Sertaneja: classificações e
discursos sobre autenticidades na perspectiva de críticos e artistas (Dissertação) Rio
de Janeiro: Universidade Federal de Rio de Janeiro, Programa de PósGraduação em Sociologia e Antropologia, 2005.
SCHMIDT, AFONSO. São Paulo de meus amores. [1954] Paula Porta (ed.) Coleção
São Paulo, São Paulo: Terra e Paz, 2003.
SCHMIDT HORNING, SUSAN. Chasing sound: technology, culture, and the art of studio
recording from Edison to the LP. Baltimore: Johns Hopkins University Press,
2015.
SEVCENKO, NICOLAU. "A capital irradiante: técnica, ritmos e ritos do Rio."
História da Vida Privada no Brasil. República: da Belle Époque à Era do Rádio.
São Paulo: Companhia das Letras, 2004. pp. 513-619.
SEVCENKO, NICOLAU. Orfeu extático na Metrópole. São Paulo, sociedade e cultura nos
frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
SILVA, MARIA IMMACULADA DA. Sorocabinha. A raiz da música sertaneja. São Paulo:
Scortecci Editora, 2011.
SOUSA, WALTER DE. Moda inviolada. Uma história da música caipira. São Paulo:
Quiron, 2005.
SOUZA, JONAS SOARES DE. "Pioneirismo telefônico." Campo & Cidade. nº. 85,
(jul/ago) 2013.
SOUZA, PABLO BRÁULIO DE. Vida Paulista (1903-1905): seminário ilustrado de
humoristmo, crítica e arte. (Dissertação) São Paulo: Universidade de São
Paulo, FFLCH, 2013. 318 pp.
450
STERNE, JONATHAN. The Audible Past: Cultural Origins of Sound Reproduction.
Durham, N.C.; London: Duke University Press, 2003.
STEVENSON, ROBERT, MARICARMEN GÓMEZ, LOUISE K. STEIN, et al. "Spain."
In Grove Music Online. Oxford Music Online: Oxford University Press,
2001.
STRADELLI, ERMANNO. Vocabulário Português-Nheengatu – Nheengatu-Português.
[1929], Cotia SP: Ateliê Editorial, 2014.
SUISMAN, DAVID. Selling Sounds: the Commercial Revolution in American Music.
Cambridge, Mass.; London: Harvard University Press, 2009.
SÜSSEKIND, FLORA. Cinematógrafo das letras. Literatura, técnica e modernização no Brasil.
São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
TABORDA, MARCIA. Violão e identidade nacional. Rio de Janeiro 1830-1930. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
TINHORÃO, JOSÉ RAMOS. "Apresentação." Sonia Maria Braucks Calazans
Rodrigues (ed.) Jararaca e Ratinho. A famosa dupla caipira. Rio de Janeiro:
Funarte, 1983. pp. [5-6].
TINHORÃO, JOSÉ RAMOS. História social da música popular brasileira. [1990], São
Paulo: Editora 34, 1998.
TINHORÃO, JOSÉ RAMOS. Pequena história da música popular: da modinha a canção de
protesto. [1974], Petropolis: Vozes, 1974.
TOTA, ANTONIO PEDRO. A locomotiva no ar. Rádio e Modernidade em São Paulo 1924-
1934. São Paulo: Secretaria do Estado da Cultura, 1990.
TRAPERO, MAXIMILIANO. "El arte de la improvisación poética: estado de la
cuestión." La voz y la improvisación. Imaginación y recursos en la tradición
hispánica. Urueña: Fundación Joaquin Díaz, 2007. pp. 6-33.
TUMA, SAID. O nacional e o popular na música de Alexandre Levy: Base de um projeto de
modernidade. (Dissertação) São Paulo: Universidade de São Paulo - USP,
Escola de Comunicação e Artes - ECA, 2008.
ULHÔA, MARTA TUPINAMBA "Música Sertaneja em Uberlândia na década de
1990." ArtCultura. v. 9, 2004, pp. 56-65.
VASCONCELLOS, SIMÃO. Chronica da Companhia de Jesu do Estado do Brasil. [1663]
2ª ed., Vol. 1, Lisboa: A. J. Fernandes Lopoes, rua Aurea, 132-134, 1865.
VEDANA, HARDY. A Eléctrica e os discos gaúcho. Porto Alegre: Scp, 2006.
VEIGA, JOFFRE MARTINS. A vida pintoresca de Cornélio Pires. São Paulo: Edições O
Livreiro, 1961.
VERNON, PAUL. Ethnic and Vernacular Music, 1898-1960: a Resource and Guide to
Recordings. Westport, Conn: Greenwood Press, 1995.
VILELA, IVAN. Cantando a própria história: música caipira e enraizamento. São Paulo:
Edusp, 2013.
VILELA, IVAN. "Vem viola, vem cantando." Estudos avançados. v. 24, nº. 69, 2010,
pp. 323-347.
451
WERNECK, ANA CRISTINA. O violino na música popular urbana carioca 1850-1950Rio
de Janeiro: UFRJ, Escola de Música, 2013.
ZAN, JOSÉ ROBERTO. "Da roça a Nashville." RUA. Revista de Arquitetura e
Urbanismo. v. 1, (março) 1995, pp. 113-136.
ZAN, JOSÉ ROBERTO. "Tradição e assimilação na música sertaneja." In IX
Congresso Internacional da Brazilian Studies Association (BRASA).
Lousiana, 2008.