> Banco de Dados - História e música na universidade
A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Bessa, Virginia de Almeida
Orientador:
Moraes, José Geraldo Vinci de
Local:
USP - FFLCH
Data:
2012
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Canção
Cultura urbana
Música popu-lar São Paulo (sécu-lo XX) Teatro mu-sicado
Resumo:
Texto em formato digital: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-07122012-104254/pt-br.php
Esta tese investiga as relações entre o teatro musicado e a canção popular na cidade de São Paulo entre 1914 e 1934, período que antecede e acompanha a consolidação do disco e do rádio no Brasil. Procura compreender a importância dos palcos paulistanos sob dois aspectos: de um lado, em sua relação com o processo mais amplo de formação da moderna canção popular no Brasil, e, de outro, como espaço de invenção de uma identidade paulista a qual, por sua vez, realimentou a produção cancional da capital, especialmente aquela identificada como caipira. Com base em um extenso levantamento realizado na imprensa, a primeira parte faz um mapeamento do circuito teatral musicado paulistano, compreendido como parte de uma nascente cultura de massa. Para tanto, apresenta suas salas de espetáculo e seus principais empresários, revelando a crescente capitalização do mundo das diversões. Também caracteriza os gêneros teatrais musicados encenados na cidade, com ênfase na produção local. A segunda parte enfoca aspectos musicais dessa produção teatral. Discute a importância dos palcos na profissionalização de instrumentistas, maestros e compositores paulistas, além de descrever o circuito de produção, circulação e consumo musical na cidade, que incluía não só os teatros, mas também a edição de partituras, as bandas militares e, bem mais raramente, o disco. Finalmente, apresenta algumas características da música divulgada no teatro e problematiza a evolução do canto nas peças musicadas, relacionando-a com a fixação de um gesto cancional.
Fontes:
Periódicos paulistanos
Correio da Semana (números esparsos)
Correio de São Paulo (números esparsos entre 1932 e 1934)
Correio Paulistano (1914-1925; números esparsos entre 1925 e 1934)
Folha da Manhã (1925 a 1934)
Folha da Noite (1921 a 1925; números esparsos entre 1925 e 1932)
O Eco (números esparsos)
O Estado de S. Paulo (1914 a 1934)
O Pirralho (1911 a 1918)
Revista da Semana (números esparsos)
Periódicos do Rio de Janeiro
Boletim da SBAT (1921 a 1934)
O País (números esparsos)
Correio da Manhã (números esparsos)
Revista de Teatro (números esparsos)
Memórias e depoimentos
BARROS, Maria Paes de. No tempo de dantes (1ª ed: Brasiliense, 1946). São Paulo:
Paz e terra, 1998.
BELARDI, Armando. Vocação e arte: memórias de uma vida para a música. São
Paulo: Casa Manon, 1986.
BRIEBA, Henriqueta. Entrevista a Simon Khoury. In: Bastidores, vol 1: Tonia
Carrero, Claudio Correa e Castro, Henriqueta Brieba, Paulo Gracindo. Rio de
Janeiro: Editora Leviatã, 1994, p. 275-333.
CAMARGO, Zélia Bueno de Teixeira. Depoimento a Virgínia de Almeida Bessa. São
Paulo, set. 2011.
FIGEUREDO, Celso Gomes. Depoimento a Anna Cristina C. M. Figueiredo. São Paulo,
jul. 2006 (1 fita cassete).
247
NELLO, Nino. Grandezas e misérias do teatro em São Paulo. Original manuscrito. São
Paulo, 1963.
PUGLIESI, Salvador. Recordar é viver. São Paulo: s.n, 2006. Disponível em:
__________. Depoimento a Virgínia de Almeida Bessa. São Paulo, abr. 2012.
SOUZA LIMA, João de. Moto Perpetuo: a visão poética da vida através da música.
Autobiografia do Maestro Souza Lima. São Paulo: IBRASA, 1982.
Libretos de peças musicadas
Revistas paulistas
BARROSO, Gastão. Balas dum-dum. Texto manuscrito pertencente ao Arquivo
Miroel Silveira/ECA-USP, DDP1751, 1932.
LEAL, Arlindo. O Boato. Revista dos acontecimentos de S. Paulo nos annos de 1897-
98 em 1 prologo, 3 actos e apotheoses (parte cantante). São Paulo:
Typographia King, s/d.
VAMPRÉ, Danton. S. Paulo futuro. Texto manuscrito pertencente ao Arquivo Miroel
Silveira/ECA-USP, 1931.
Revistas de autores paulistas
ANDRADE, Euclydes de. Clevelândia. Texto manuscrito pertencente ao Arquivo
Miroel Silveira/ECA-USP, DDP 0597, 1927.
BARROSO, Gastão e CÂMARA, Paulo José. Tudo contra. Texto manuscrito
pertencente ao Arquivo Miroel Silveira/ECA-USP, DDP0596, 1927.
BARROSO, Gastão. Céu aberto. Texto manuscrito pertencente ao Arquivo Miroel
Silveira/ECA-USP, DDP0530, 1927.
BARROSO, Gastão. De pernas pro ar. Texto manuscrito pertencente ao Arquivo
Miroel Silveira/ECA-USP, DDP2292, 1932.
MEDEIROS, Vicente de. Espia só meu nego. Texto manuscrito pertencente ao
Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio de Janeiro, 626
cx. 31, 1925.
248
NELLO, Nino. Comigo é na... batata! Revuette. Texto manuscrito pertencente ao
Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio de Janeiro, 0804,
cx. 38, 1926.
NELLO, Nino. Na cabeça! Texto manuscrito pertencente ao Arquivo Nacional, 2ª.
Delegacia Auxiliar de Policia do Rio de Janeiro, 0828, cx. 38, 1926.
VIVIANI, Alfredo (arr.). Nuvens de fumaça. Texto manuscrito pertencente ao
Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio de Janeiro, 1405,
cx. 59, 1928.
VIVIANI, Alfredo. Milhões de arlequins. Texto manuscrito pertencente ao Arquivo
Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio de Janeiro, 1446, cx. 61,
1928.
VIVIANI, Alfredo. Jazz band e violão. Sainete. Texto manuscrito pertencente ao
Arquivo Miroel Silveira/ECA-USP, DDP0776, 1929.
Burletas
BARROSO, Gastão. Gente Moderna. Acervo da SBAT, 1919.
NOGUEIRA, Olympio. Gente moderna. Texto manuscrito pertencente ao Arquivo
Miroel Silveira/ECA-USP, 1932.
PACHECO, Assis. Uma festa em Guabiroba (ou Tim-tim mirim). Texto manuscrito
pertencente ao Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio
de Janeiro, 791 cx. 37, 1926.
TAVARES, Antonio. Intrigas na zona. Texto manuscrito pertencente ao Acervo da
SBAT, 1920.
VAMPRÉ, Danton. A família Carrapatoso. Texto manuscrito perten-cente ao
Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio de Janeiro, 0701
cx. 34, 1925.
VAMPRÉ, Danton e FELIZARDO, João. Uma festa na Freguesia do Ó. Texto
manuscrito pertencente ao Arquivo Miroel Silveira/ECA-USP, DDP1126,
1931.
249
Sertanejas
BARROSO, Gastão e CARVALHO, Edú. Alma de Jeca. Peça sertaneja. Texto
manuscrito pertencente ao Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de
Policia do Rio de Janeiro, caixa 36, n. 762, 1925.
CARVALHO, Edú. Tristezas do Jeca. Revista sertaneja. Texto manuscrito
pertencente ao Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio
de Janeiro, 0649, cx. 32, 1925.
CORREA, Viriato. A Jurity. Peça sertaneja. Texto manuscrito pertencente ao Arquivo
Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio de Janeiro, 58 cx. 03,
1919.
DANTAS, Abreu (pseud. De Olival Costa). Nhá moça. Burleta regional. Texto
manuscrito pertencente ao Arquivo Miroel Silveira/ECA-USP, DDP0299,
1928.
FELIZARDO, João. Nossa terra e nossa gente. Burleta. Texto manuscrito pertencente
ao Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio de Janeiro,
0246 cx. 13, 1921.
GASTER, Lyson. Mimosa roceira. Sainete de costumes regionais. Texto manuscrito
pertencente ao Arquivo Miroel Silveira/ECA-USP, DDP1259, 1929.
Jeca Tatu (não consta autoria). Revista (não foi encenada em São Paulo). Texto
manuscrito pertencente ao Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de
Policia do Rio de Janeiro, 69 cx. 04, 1919.
LEAL, Arlindo. Cenas da roça. Opereta. Texto Manuscrito pertencente ao Arquivo
Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio de Janeiro, 0023 cx. 1.
MIRANDA, Jota. Flor sertaneja. Burleta de costumes roceiros (não foi encenada em
SP). Arq. Nac. 0004, cx. 1, 1919.
MONTEIRO, Mario. Viola de caboclo. Opereta sertaneja (não foi apresentada em
SP). Texto manuscrito pertencente ao Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia
Auxiliar de Policia do Rio de Janeiro, 0155, cx. 8, 1920.
MOTTA JUNIOR, Cesario. (adapt. João Felizardo). A caipirinha. Sainete. Acervo da
SBAT, 1929.
NELLO, Nino e MEDEIROS, Vicente de. Seu dotô chegou. Burleta caipira. Texto
manuscrito pertencente ao Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de
Policia do Rio de Janeiro, 0637, cx. 31, 1925.
250
NOGUEIRA, Olympio. Alma sertaneja. Burleta. 2ª. Delegacia Texto manuscrito
pertencente ao Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio
de Janeiro, 1473 cx. 62, 1923.
NOGUEIRA, Olympio. Gente do sertão. Opereta regional. Acervo da SBAT, 1923.
NOGUEIRA, Olympio. Moço campeiro. Opereta. Texto manuscrito pertencente ao
Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio de Janeiro, 618
cx. 30, 1925.
NOGUEIRA, Olympio. Caboclo de raça. Opereta sertaneja. Texto manuscrito
pertencente ao Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio
de Janeiro, 1508 cx. 63, 1929.
PACHECO, Assis. Amor de cabocla. Revista de costumes paulistas (não foi encenada
em SP). Arq. Nac. 479 cx. 24, 1923.
PUJOL, Victor e VELHO SOBRINHO. A geada. Opereta regional. Texto manuscrito
pertencente ao Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio
de Janeiro, 272 cx. 15, 1922.
RODRIGUES, João. Flor murcha. Peça regional. Texto manuscrito pertencente ao
Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio de Janeiro, 1919.
RODRIGES, João. Vida roceira. Opereta de costumes da roça. Texto manuscrito
pertencente ao Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de Policia do Rio
de Janeiro, 60, cx. 3, 1919.
SILVA, Lydio. Nhazinha. Peça de costumes paulistas. Acervo da SBAT, 1919.
TAVARES, Antonio. O sabiá do sertão. Opereta regional de costumes paulistas.
Texto manuscrito pertencente ao Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar
de Policia do Rio de Janeiro, 0881, cx. 40, 1926.
VAMPRÉ, Danton e DEODATO, Alberto. Flor Tapuia. Opereta regional. Texto
manuscrito pertencente ao Arquivo Nacional, 2ª. Delegacia Auxiliar de
Policia do Rio de Janeiro, 0142 cx 7, 1920.
Operetas
MACEDO, J. Manuel de. (adaptação de Arlindo Leal). A moreninha. Texto
manuscrito pertencente ao Arquivo Miroel Silveira/ECA-USP, DDP1114,
1931.
251
PHOCA, João (adapt. de Samuel de Mayo – pseudônimo de Marcello Tupynambá).
Sinhasinha. Texto manuscrito pertencente ao Arquivo Miroel Silveira/ECAUSP, 1933.
Outros gêneros
BARROSO, Gastão. Matarazzo e Cia. Comedia típica musicada. Texto manuscrito
pertencente ao Arquivo Miroel Silveira/ECA-USP, DDP1315, 1930.
BARROSO, Gastão (João do Sul). Aguenta malhadas. Sainete. Texto manuscrito
pertencente ao Arquivo Miroel Silveira/ECA-USP, DDP1350, 1932.
Partituras de peças musicadas
Sertanejas
A caipirinha, opereta regional.
LORENA, B.A. e MILANO, Miguel. Minha frô (samba). Canto e piano. Rio de Janeiro:
E. Bevilacquia e C., s/d.
LORENA, B.A. e MILANO, Miguel. Triste é casá (tango). Canto e piano. Rio de
Janeiro: E. Bevilacquia e C., s/d.
Cenas da roça, opereta regional
CAMIN, Pedro. Valsa sobre os motivos da opereta. Piano. São Paulo: C.E.M.B., s/d.
CAMIN, Pedro e LEAL, Arlindo. Canção do carioca (canção). Canto e piano. São
Paulo: Sotero de Souza, s/d.
CAMIN, Pedro e LEAL, Arlindo. Mal me quer, bem me quer. Canto e piano. São Paulo:
C.E.M.B., s/d.
CAMIN, Pedro e LEAL, Arlindo. Nhô Juquinha. Canto e piano. São Paulo: Casa Levy,
s/d.
LEAL, Arlindo. O muxirão (desafio e bate-pé). Canto e piano. São Paulo: Sotero de
Souza, s/d.
TUPYNAMBÁ, Marcello e LEAL, Arlindo. A geada (canção sertaneja). Canto e piano.
São Paulo: Campassi e Camin, s/d.
252
TUPYNAMBÁ, Marcello e LEAL, Arlindo. Barbuleta, barbuleta (modinha sertaneja).
Canto e piano. São Paulo: C.E.M.B. s/d.
TUPYNAMBÁ, Marcello e LEAL, Arlindo. Beija-frô, meu beija-frô (modinha
sertaneja). Canto e piano. São Paulo: C.E.M.B. s/d.
TUPYNAMBÁ, Marcello e LEAL, Arlindo. Maricota sai da chuva (tanguinho). Canto e
piano. São Paulo: C.E.M.B. s/d.
TUPYNAMBÁ, Marcello e LEAL, Arlindo. Que sodade (cena sertaneja). Canto e
piano. São Paulo: C.E.M.B. s/d.
TUPYNAMBÁ, Marcello e LEAL, Arlindo. Saci Pererê (tanguinho: lenga sertaneja).
Canto e piano. São Paulo: Sotero de Souza. s/d.
TUPYNAMBÁ, Marcello e LEAL, Arlindo. Maricota sai da chuva (tanguinho). Canto e
piano. São Paulo: C.E.M.B. s/d.
TUPYNAMBÁ, Marcello e LEAL, Arlindo. Viola cantadera (tanguinho). Canto e
piano. São Paulo: C.E.M.B. s/d.
SOUZA, Sotero de e LEAL, Arlindo. Se deixe de lambança. Canto e piano. São Paulo:
Sotero de Souza, s/d.
Flor do sertão, opereta.
CAMIN, Pedro e LEAL, Arlindo. Longe, bem longe, distante. Canto e piano. São Paulo:
Campassi e Camin, s/d.
DELGADO, Optaciano e LEAL, Arlindo. Carro cantado.Canto e piano. São Paulo:
Sotero de Souza, s/d.
LIMA, Modesto Tavares de e LEAL, Arlindo. Chora, violinha, chora (motivos
sertanejos).Canto e piano. Rio de Janeiro: E. Bevilacquia e C., s/d.
LIMA, Modesto Tavares de e LEAL, Arlindo. Ierêrê (motivos sertanejos).Canto e
piano. Rio de Janeiro: E. Bevilacquia e C., s/d.
LIMA, Modesto Tavares de e LEAL, Arlindo. Noite de Luá (canção sertaneja).Canto e
piano. Rio de Janeiro: E. Bevilacquia e C., s/d.
TUPYNAMBÁ, Marcello e LEAL, Arlindo. Ai! Ai! (tanguinho).Canto e piano. São
Paulo: C.E.M.B, s/d.
TUPYNAMBÁ, Marcello e LEAL, Arlindo. Chão parado (tanguinho). Canto e piano.
São Paulo: C.E.M.B, s/d.
253
TUPYNAMBÁ, Marcello e LEAL, Arlindo. Tristeza de caboclo (tanguinho). Canto e
piano. São Paulo: C.E.M.B, s/d.
TUPYNAMBÁ, Marcello e LEAL, Arlindo. Sá Dona (tanguinho). Canto e piano. São
Paulo: Campassi e Camin, s/d.
Flor tapuya, opereta regional
QUESADA, Luis e VAMPRÈ, Danton. Flor tapuya. Partitura completa (orquestra,
canto, coro). Manuscrito, s/d.
Maria bonita, opereta
TUPYNAMBÁ, Marcello e BARROSO, Gastão. Cabocla apaixonada (tanguinho). São
Paulo: C.E.M.B., s/d.
TUPYNAMBÁ, Marcello e MALTA, J. Minh’alma (canção). São Paulo: C.E.M.B., s/d.
TUPYNAMBÁ, Marcello e LEAL, Arlindo. Viola cantadera (tanguinho). Canto e
piano. São Paulo: C.E.M.B. s/d.
Nossa terra, nossa gente, burleta regional
LIMA, Modesto Tavares de. Chiquita. Canto e piano. Rio de Janeiro: E. Bevilacqua,
s/d.
LIMA, Modesto Tavares de. Desafio do Caxinguelê (desafio). Canto e piano. Rio de
Janeiro: E. Bevilacqua, s/d.
Burletas
Gente Moderna, burleta paulista
BUGGIANI, Francisco e BARROSO, Gastão Barroso. Canção do coroné (maxixe).
Canto e piano. Manuscrito, s/d.
BUGGIANI, Francisco e BARROSO, Gastão Barroso. Farras e fanfaras (tango). Canto
e piano. São Paulo; Casa Levy, s/d.
BUGGIANI, Francisco e BARROSO, Gastão Barroso. Gente moderna - cançoneta de
Vally (cançoneta). Canto e piano. São Paulo: C.E.M.B., s/d.
BUGGIANI, Francisco e BARROSO, Gastão Barroso. Gente moderna - Couplets n. 13 a
15 (couplets). Canto e piano. Manuscrito, s/d.
254
BUGGIANI, Francisco e BARROSO, Gastão Barroso. Gente moderna - dueto de
Alfredo e Linda (schottish). Canto e piano. Manuscrito, s/d.
BUGGIANI, Francisco e BARROSO, Gastão Barroso. Gente moderna - dueto de Linda
e Fidêncio (mazurka). Canto e piano. Manuscrito, s/d.
BUGGIANI, Francisco e BARROSO, Gastão Barroso. Gente moderna – Final da peça.
Piano. Manuscrito, s/d.
BUGGIANI, Francisco e BARROSO, Gastão Barroso. Pirata (tango). Canto e piano.
Manuscrito, s/d.
Pensão da mulata, burleta paulista
LORENA, B.A. e ANDRADE, Euclydes. Pensão da mulata – Tango: Arruda e Campili.
Canto e piano. Rio de Janeiro: José França, s/d.
LORENA, B.A. e ANDRADE, Euclydes. Pensão da mulata – Tango: Arruda e Campili.
Canto e piano. Rio de Janeiro: E. Bevilacqua, s/d.
LORENA, B.A. e ANDRADE, Euclydes. Pensão da mulata – Maxixe. Canto e piano. Rio
de Janeiro: E. Bevilacqua, s/d.
Uma festa na Freguesia do Ó, burleta paulista
LORENA, B. A. Mulata (tango). Canto e piano. Rio de Janeiro, E. Bevilacqua e C., s/d.
LORENA, B. A. Sertanejo (tango). Canto e piano. São Paulo: C.E.M.B., s/d.
LORENA, B. A. Teus olhos (fado). Canto e piano. São Paulo: C.E.M.B., s/d.
Zé Maria no Rio, burleta
LORENA, B. A. Mané Chico – Cateretê. Canto e piano. São Paulo: Casa Levy, s/d.
LORENA, B. A. e REGO BARROS. Mané Chico – Tanguinho. Canto e piano. Rio de
Janeiro: José França, s/d.
Opereta
A Moreninha, opereta.
CAMIN, Pedro e LEAL, Arlindo. A moreninha. Partitura completa (orquestra, canto,
coro). Manuscrito, s/d.
255
Noite de São Paulo, fantasia em 3 atos.
CARVALHO, Dinorá de e MESQUITA, Alfredo Mesquita e ALMEIDA, Guilherme de.
Noite de S. Paulo (5 peças para canto e piano). São Paulo, s/d.
Sinhazinha, opereta
TUPYNAMBÁ, Marcello. Sinhazinha querida. Canto e piano. São Paulo: E.S.M, s/d.
Revistas
O que o rei não viu, revista paulista
TUPINAMBÁ, Marcello e BARROSO, Gastão. Flor venenosa - dueto da cocaína
(foxtrot). Canto e piano. São Paulo: C.E.M.B., s/d.
São Paulo futuro, revista paulista
TUPYNAMBÁ, Marcello. S. Paulo futuro. Canto e piano. São Paulo: Sotero de Souza,
s/d.
Sem tirar nem pôr
LORENA, B.A. Sem tirar nem pôr (tango). Canto e piano. Rio de Janeiro: E.
Bevilacqua e C., s/d.
Outros gêneros
Sorriso de mulher, sainete.
TUPYNAMBÁ, Marcello e VIANNA, Oduvaldo. Sorriso de mulher (canção). Canto e
piano. Manuscrito, s/d.