> Banco de Dados - História e música na universidade
Da música folclórica à música mecânica. Uma história do conceito de música popular por intermédio de Mário de Andrade (1893-1945)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Nora Juliana Pérez Gonzalez
Orientador:
Moraes, José Geraldo Vinci de
Local:
USP - FFLCH
Data:
2012
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
América Latina Conceito História da música Historiografia Mário de Andrade
Resumo:
Texto em formato digital: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-23072012-083606/pt-br.php
A partir da revisão da obra musicológica do intelectual brasileiro Mário de Andrade (1893-1945) foram estudadas as características do conceito de música popular. Vislumbraram-se as complexidades que intervieram na construção desse conceito polissêmico por meio da comparação entre o pensamento musical de Mário de Andrade e de alguns colegas latino-americanos. Este pesquisa diferencia entre o conceito de música popular, herdeiro da visão de mundo do romantismo oitocentista, e o surgimento de outro significado relacionado com a música que circulava nas cidades e que era difundida pelos modernos meios de comunicação eletrônicos. Com o passar do século XX, esse novo tipo de música popular urbana distanciou-se cada vez mais da noção romântica de música popular, e contribuiu na criação de tensões no interior do conceito. Os escritos de Mário de Andrade, sistemáticos e tematicamente variados, permitem ilustrar essas complexidades na construção de seu próprio conceito de música popular. Esta dissertação leva ao campo da historiografia musical latino-americana as discussões e debates historiográficos posteriores à década de 1970 acerca da construção da cultura popular derivada de uma elite acadêmica.
Fontes:
Agüero, Gaspar. Consideraciones sobre la música popular cubana: (a) sus defectos
(b) sus bellezas. La Habana: Imprenta "La Propagandista", 1922.
Aharonián, Coriún. "Carlos Vega y la teoría de la música popular. Un enfoque
latinoamericano en un ensayo pionero." Revista Musical Chilena. v. 51, no.
188, (julio) 1997, pp. 61-74.
Allen, Warren Dwight. Philosophies of Music History. A Study of General Histories
of Music. [1939] 2ª ed., New York: Dover Publications Inc, 1962.
Almeida, Renato. História da música brasileira. Rio de Janeiro: Briguiet, 1926.
Almeida, Renato. História da música brasileira. [1926] 2ª ed., Rio de Janeiro: F.
Briguiet, 1942.
Almeida, Renato. "Música folclórica e música popular." Boletim da Comissão
Gaúcha de Folclore. v. 22, 1958, p. 13.
Alvarenga, Oneyda. "Mário de Andrade e a música." Oneyda Alvarenga (ed.) Mário
de Andrade, um pouco. Rio de Janeiro / São Paulo: SCET Livraria José
Olympio Editora, 1974. pp. 39-73.
Amaral, Amadeu. "O popular em matéria folclórica." Paulo Duarte (ed.) Tradições
populares. São Paulo: Instituto Progresso Editorial S. A., 1948. pp. 15-16.
Ambrosetti, Juan Bautista. Supersticiones y Leyendas. Buenos Aires: La cultura
argentina, 1917.
Andrade, Mario de. O disco popular no Brasil. São Paulo: Aquivo do Instituto de
Estudos Brasileiros (IEB - USP), Fundo Mário de Andrade, Caixa 057, MAMMA-040, s.d.
Andrade, Mario de. O disco popular no Brasil. São Paulo: Aquivo do Instituto de
Estudos Brasileiros (IEB - USP), Fundo Mário de Andrade, Série
Manuscritos, Caixa 057, MA-MMA-040, s.d.
Andrade, Mario de. Obra imatura. [1960] Telê Ancona Lopez (ed.), Rio de Janeiro:
Agir, 2009.
Andrade, Mario de. Rádio Documentação - Definições. São Paulo: Aquivo do
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB - USP), Fundo Mário de Andrade, Caixa
171, MA-MMA-103, s.d.
Andrade, Mário de. Dicionário Musical Brasileiro. Oneyda Alvarenga, et al. (eds.)
Belo Horizonte, Brasília, São Paulo: Itatiaia; Ministério da Cultura; Instituto
de Estudos Brasileiros EDUSP, 1989.
256
Andrade, Mário de. "As bachianas." [1938] In: Oneyda Alvarenga (ed.) Música, doce
música. Estudos da crítica e folclore. Sao Paulo: Livraria Martins Editora,
1976. pp. 273-277.
Andrade, Mário de. "Atualidade do Chopin." [1942] In: O baile das quatro artes. São
Paulo: Livraria Martins Editora, 1963. pp. 135-166.
Andrade, Mário de. "Camargo Guarnieri." [1940] In: Oneyda Alvarenga (ed.)
Música, doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria
Martins Editora, 1976. pp. 324-328.
Andrade, Mário de. "Canções brasileiras I." Diario Nacional, (22 dez., 1927). 2 pp.
Andrade, Mário de. "Cândido Inácio da Silva e o lundu." [1945] Latin American
Music Review. v. 20, no. 2, (Autumn - Winter) 1999, pp. 215-233.
Andrade, Mário de. "Carnaval tá aí." [1931] In: Telé Ancona Lopez (ed.) Taxi e
Crônicas no Diário Nacional. São Paulo: Duas Cidades. Secretaria da
Cultura, Ciência e Tecnologia, 1976. pp. 321-323.
Andrade, Mário de. "A carta de Alba." [1943] In: Jorge Coli (ed.) Música final.
Mário de Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. Campinas:
Editora da Unicamp, 1998. pp. 60-64.
Andrade, Mário de. "Chiquinha Gonzaga." [1940] In: Oneyda Alvarenga (ed.)
Música, doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria
Martins Editora, 1976. pp. 329-333.
Andrade, Mário de. Compêndio de história da música. São Paulo: I Chiarato & Cia,
1929.
Andrade, Mário de. "Crítica do gregoriano." [1926] In: Oneyda Alvarenga (ed.)
Música, doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria
Martins Editora, 1976. pp. 25-38.
Andrade, Mário de. "Cuba, outra vez." [1932] In: Telé Ancona Lopez (ed.) Taxi e
Crônicas no Diário Nacional. São Paulo: Duas Cidades. Secretaria da
Cultura, Ciência e Tecnologia, 1976. pp. 487-488.
Andrade, Mário de. "Cultura artística." [1934] In: Paulo Castagna (ed.) Música e
Jornalismo: Diário de S. Paulo. São Paulo: Edusp/Hucitec., 1993. pp.
137-138.
Andrade, Mário de. "Cultura artística - Julieta Teles de Meneses." [1934] In: Paulo
Castagna (ed.) Música e Jornalismo: Diário de S. Paulo. São Paulo: Edusp/
Hucitec, 1993. p. 252.
Andrade, Mário de. Danças dramáticas do Brasil. Oneyda Alvarenga (ed.) Obras
Completas de Mario de Andrade, Vol. 3, São Paulo: Livraria Martins Editora,
1959.
Andrade, Mário de. "Dançãs dramáticas iberobrasileiras." Música do Brasil.
Curitiba: Guaira, 1941. pp. 42-79.
257
Andrade, Mário de. "Dinamogenias políticas." [1930] In: Oneyda Alvarenga (ed.)
Música, doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria
Martins Editora, 1976. pp. 104-111.
Andrade, Mário de. "Discos e fonógrafos." [1928] In: Flávia Camargo Toni (ed.) A
música popular brasileira na vitrola de Mário de Andrade. São Paulo: SESC,
SENAC, 2004. pp. 267-268.
Andrade, Mário de. Discoteca nacional. São Paulo: Arquivo Instituto de Estudos
Brasileiros (IEB-USP), Fundo Mário de Andrade, Série Manuscritos, Caixa
058, MA-MMA-042, s.d.
Andrade, Mário de. "Do meu diário." [1945] In: Jorge Coli (ed.) Música final. Mário
de Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. Campinas: Editora da
Unicamp, 1998. pp. 178-182.
Andrade, Mário de. "Do meu diário (B)." [1944] In: Jorge Coli (ed.) Música final.
Mário de Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. Campinas:
Editora da Unicamp, 1998. pp. 155-159.
Andrade, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. [1928] 3ª ed. Obras
Completas de Mario de Andrade, Vol. IV, São Paulo: Livraria Martins
Editora, 1972.
Andrade, Mário de. "Ernesto Nazaré." [1926] In: Oneyda Alvarenga (ed.) Música,
doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria Martins
Editora, 1976. pp. 121-130.
Andrade, Mário de. "Ernesto Nazareth." [1940] In: Oneyda Alvarenga (ed.) Música,
doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria Martins
Editora, 1976. pp. 319-323.
Andrade, Mário de. A escrava que não é Isaura. São Paulo: Livraria Lealdade, 1925.
Andrade, Mário de. "Evolução social da música no Brasil." [1941] In: Oneyda
Alvarenga (ed.) Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte - Rio de
Janeiro: Villa Rica Editoras reunidas limitada, 1991. pp. 11-31.
Andrade, Mário de. "«Fantasia» de Walt Disney." [1941] In: O baile das quatro
artes. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1963. pp. 67-85.
Andrade, Mário de. "Gravação nacional." [1930] In: Telé Ancona Lopez (ed.) Taxi e
crônicas no Diário nacional. São Paulo: Duas Cidades. Secretaria da Cultura,
Ciência e Tecnologia, 1976. pp. 235-238.
Andrade, Mário de. "Guiomar Novais." [1933] In: Paulo Castagna (ed.) Música e
Jornalismo: Diário de S. Paulo. São Paulo: Edusp/Hucitec, 1993. pp. 60-61.
Andrade, Mário de. "Herinque Oswald." [1931] In: Oneyda Alvarenga (ed.) Música,
doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria Martins
Editora, 1976. pp. 168-170.
Andrade, Mário de. "História da música." Diário Nacional, (15 jan., 1930). 7 pp.
258
Andrade, Mário de. "Influencia portuguesa nas rodas infantis do Brasil." [1929] In:
Oneyda Alvarenga (ed.) Música, doce música. Estudos da crítica e folclore.
São Paulo: Livraria Martins Editora, 1976. pp. 81-94.
Andrade, Mário de. Introdução à estética musical. Flávia Camargo Toni (ed.), São
Paulo: HUCITEC, 1995.
Andrade, Mário de. "Kreisler." [1935] In: Paulo Castagna (ed.) Música e Jornalismo:
Diário de S. Paulo. São Paulo: Edusp/Hucitec, 1993. pp. 306-307.
Andrade, Mário de. "Laforgue e Satie." [1939] In: Oneyda Alvarenga (ed.) Música,
doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria Martins
Editora, 1976. pp. 298-302.
Andrade, Mário de. "Lavínia Viotti." [1933] In: Paulo Castagna (ed.) Música e
Jornalismo: Diário de S. Paulo. São Paulo: Edusp/Hucitec, 1993. pp. 30-31.
Andrade, Mário de. "Letícia Figueiredo." [1933] In: Paulo Castagna (ed.) Música e
Jornalismo: Diário de S. Paulo. São Paulo: Edusp/Hucitec, 1993. p. 97.
Andrade, Mário de. "Lourenço Fernandez (Sonatina)." [1931] In: Oneyda Alvarenga
(ed.) Música, doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria
Martins Editora, 1976. pp. 179-181.
Andrade, Mário de. "Luciano Gallet. Canções brasileiras." [1927] In: Oneyda
Alvarenga (ed.) Música, doce música. Estudos da crítica e folclore. São
Paulo: Livraria Martins Editora, 1976. pp. 171-178.
Andrade, Mário de. "Lundu do escravo." [1928] In: Oneyda Alvarenga (ed.) Música,
doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria Martins
Editora, 1976. pp. 74-80.
Andrade, Mário de. "Marcelo Tupinambá." [1924] In: Oneyda Alvarenga (ed.)
Música, doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria
Martins Editora, 1976. pp. 115-120.
Andrade, Mário de. "Marcelo Tupinambá." Diário Nacional, (25 ago., 1927). 2 pp.
Andrade, Mário de. Melodias do boi e outras peças. Oneyda Alvarenga (ed.) Obras
Completas de Mario de Andrade, São Paulo: Duas Cidades - Brasília INL,
1987.
Andrade, Mário de. "A modinha e Lalo." [1941] In: Oneyda Alvarenga (ed.) Música,
doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria Martins
Editora, 1976. pp. 339-343.
Andrade, Mário de. Modinhas Imperiais. [1930] Obras Completas de Mario de
Andrade, Vol. XIX, Sao Paulo: Livraria Martins Editora, 1964.
Andrade, Mário de. "Música brasileira." Correio Musical Brasileiro. v. 4, 1921, pp.
5-6.
Andrade, Mário de. "Música brasileira." [1942] In: Oneyda Alvarenga (ed.) Música,
doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria Martins
Editora, 1976. pp. 354-358.
259
Andrade, Mário de. Música de feitiçaria no Brasil. Oneyda Alvarenga (ed.) Obras
Completas de Mario de Andrade, Vol. XIII, São Paulo: Livraria Martins
editora, 1963.
Andrade, Mário de. "A música e a canção populares no Brasil. Ensaio críticobibliográfico." [1936] In: Oneyda Alvarenga (ed.) Ensaio sobre a música
brasileira. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972. pp. 162-188.
Andrade, Mário de. "A música no Brasil." [1931] In: Oneyda Alvarenga (ed.)
Música, doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria
Martins Editora, 1976. pp. 17-24.
Andrade, Mário de. "Música popular." [1939] In: Oneyda Alvarenga (ed.) Música,
doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria Martins
Editora, 1976. pp. 278-282.
Andrade, Mário de. "Música universitária." [1944] In: Jorge Coli (ed.) Música final.
Mário de Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. Campinas:
Editora da Unicamp, 1998. pp. 160-164.
Andrade, Mário de. Música, doce música. Estudos da crítica e folclore. [1933] 3ª ed.
Oneyda Alvarenga (ed.) Obras completas de Mário de Andrade, Vol. VII, São
Paulo: Livraria Martins Editora, 1976.
Andrade, Mário de. "Músicas políticas I." [1943] In: Jorge Coli (ed.) Música final.
Mário de Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. Campinas:
Editora da Unicamp, 1998. pp. 122-125.
Andrade, Mário de. "Nacionalismo musical." [1939] In: Oneyda Alvarenga (ed.)
Música, doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria
Martins Editora, 1976. pp. 293-297.
Andrade, Mário de. Namoros com a medicina. [1939] 3ª ed. Coleccion Obras
completas Mario de Andrade, Vol. IX, São Paulo: Livraria Martins Editores,
1972.
Andrade, Mário de. "Número especial." [1944] In: Jorge Coli (ed.) Música final.
Mário de Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. Campinas:
Editora da Unicamp, 1998. pp. 147-150.
Andrade, Mário de. "O artista e o artesão." [1938] In: O baile das quatro artes. São
Paulo: Livraria Martins Editora, 1963. pp. 9-34.
Andrade, Mário de. O banquete. [1943] Jorge Coli (ed.), São Paulo: Livraria Duas
Cidades, 1977.
Andrade, Mário de. "O desnivelamento da modinha." [1941] In: Oneyda Alvarenga
(ed.) Música, doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria
Martins Editora, 1976. pp. 344-348.
Andrade, Mário de. "O folclore no Brasil." [1949] In: Rubens Borba de Moraes, et al.
(ed.) Manual Bibliográfico de Estudos Brasileiros. Rio de Janeiro: Gráfica
editora Souza, 1949. pp. 421-469.
260
Andrade, Mário de. "O fonógrafo." [1928] In: Flávia Camargo Toni (ed.) A música
popular brasileira na vitrola de Mário de Andrade. São Paulo: SESC,
SENAC, 2004. pp. 263-265.
Andrade, Mário de. "O romance do Veludo." [1928] In: Oneyda Alvarenga (ed.)
Música, doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria
Martins Editora, 1976. pp. 67-73.
Andrade, Mário de. "O samba rural paulista." [1937] In: Oneyda Alvarenga (ed.)
Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Vila Rica
Editoras Reunidas Ltda, 1991. pp. 112-185.
Andrade, Mário de. O turista aprendiz. [1928-9] 2ª ed. Telê Ancona Lopez (ed.), São
Paulo: Duas Cidades / SCCT, 1983.
Andrade, Mário de. "Origens do fado." [1930] In: Oneyda Alvarenga (ed.) Música,
doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria Martins
Editora, 1976. pp. 95-99.
Andrade, Mário de. "Originalidade do maxixe." Ilustração musical. v. 2, (set.) 1930,
p. 45.
Andrade, Mário de. "Orquestra de cordas." [1933] In: Paulo Castagna (ed.) Música e
Jornalismo: Diário de S. Paulo. São Paulo: Edusp/Hucitec, 1993. pp. 54-55.
Andrade, Mário de. Os cocos. Oneyda Alvarenga (ed.), São Paulo: Liv Duas
Cidades - Instituto Nacional do Livro; Fundação Nacional Pró-memoria,
1984.
Andrade, Mário de. Pequena história da música. [1942] 4ª ed. Obras Completas de
Mario de Andrade, Vol. VIII, São Paulo: Livraria Martins Editora, 1953.
Andrade, Mário de. "Pianolatria." Klaxon. v. 1, 1922, p. 8.
Andrade, Mário de. "Prof. Curt Lange." [1934] In: Paulo Castagna (ed.) Música e
Jornalismo: Diário de S. Paulo. São Paulo: Edusp/Hucitec, 1993. p. 266.
Andrade, Mário de. "Prof. Curt Lange." [1934] In: Paulo Castagna (ed.) Música e
Jornalismo: Diário de S. Paulo. São Paulo: Edusp/Hucitec, 1993. pp.
264-165.
Andrade, Mário de. "Prof. Curt Lange." [1934] In: Paulo Castagna (ed.) Música e
Jornalismo: Diário de S. Paulo. São Paulo: Edusp/Hucitec, 1993. pp.
262-263.
Andrade, Mário de. "A pronúncia cantada e o problema do nasal brasileiro através
dos discos." [1938] In: Oneyda Alvarenga (ed.) Aspectos da música
brasileira. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Villa Rica Editoras Reunidas
Ltda, 1991. pp. 95-111.
Andrade, Mário de. "Quarteto Aguilar." [1933] In: Paulo Castagna (ed.) Música e
Jornalismo: Diário de S. Paulo. São Paulo: Edusp/Hucitec., 1993. pp. 26-27.
261
Andrade, Mário de. "Quarto de tom." [1939] In: Oneyda Alvarenga (ed.) Música,
doce música. Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria Martins
Editora, 1976. pp. 288-292.
Andrade, Mário de. "Romantismo musical." [1941] In: O baile das quatro artes. São
Paulo: Livraria Martins Editora, 1963. pp. 37-66.
Andrade, Mário de. "Scarlatti." [1943] In: Jorge Coli (ed.) Música final. Mário de
Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. Campinas: Editora da
Unicamp, 1998. pp. 70-73.
Andrade, Mário de. "Shostacovich." [1945] In: Jorge Coli (ed.) Música Final. Mário
de Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. São Paulo: Editora da
Unicamp, 1998. pp. 396-408.
Andrade, Mário de. "Taxi: Pessimismo divino." [1929] In: Telé Ancona Lopez (ed.)
Taxi e Crônicas no Diário Nacional. São Paulo: Duas Cidades. Secretaria da
Cultura, Ciência e Tecnologia, 1976. pp. 99-98.
Andrade, Mário de. "Taxi: Sinhô." [1929] In: Telé Ancona Lopez (ed.) Taxi e
Crônicas no Diário Nacional. São Paulo: Duas Cidades. Secretaria da
Cultura, Ciência e Tecnologia, 1976. pp. 103-104.
Andrade, Mário de. "Terapêutica musical." [1939] In: Oneyda Alvarenga (ed.)
Namoros com a medicina. São Paulo: Livraria Martins Editores, 1972. pp.
13-62.
Andrade, Mário de. "Um projeto de Mário de Andrade e Na Pancada do Ganzá:
Prefácio." Arte em Revista. v. 2, no. 3, (marzo) 1980, pp. 52-58.
Andrade, Mário de. "Vera Janacopulos." [1933] In: Paulo Castagna (ed.) Música e
Jornalismo: Diário de S. Paulo. São Paulo: Edusp/Hucitec, 1993. p. 59.
Andrade, Mário de, Música de feitiçaria no Brasil. Oneyda Alvarenga (ed.) Obras
Completas de Mario de Andrade. São Paulo: Livraria Martins editora, 1963.
Aretz, Isabel. Historia de la etnomusicologia en América Latina. Desde la época
precolombina hasta nuestros días. Caracas: FUNDEC - CONAC - OEA,
1991.
Aretz, Isabel. Síntesis de la etnomusicología en América Latina., Caracas: Monte
Avila Editores, 1980.
Arinos, Affonso. "A música popular." Kosmos. v. 2, no. 4, (abril) 1905.
Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros. Catálogo Discos Mário de Andrade.
Instituto de Estudos Brasileiros IEB-USP, Disponível em
Arzeno, Julio. Del folk-lore musical dominicano. Santo Domingo: Imprenta "La
Cuna de América" Roques Román, Hnos., 1927.
Assis, Machado de. "O machete." [1878] In: Contos. Uma antologia. São Paulo:
Companhia das Letras, 1998. pp. 241-254.
262
Assis, Machado de. "Um homem célebre." [1888] In: Várias Histórias. Rio de
Janeiro / Belo Horizonte: Livraria Garnier, 1999. pp. 57-72.
Azevedo, Luiz Heitor Corrêa de. "As minhas cartas de Mário de Andrade." Latin
American Music Review. v. 1, no. 1, (Spring - Summer) 1980, pp. 92-111.
Azevedo, Luiz Heitor Corrêa de. Saudação a o Lorenzo Fernandez. Rio de Janeiro:
Conservatório Brasileiro Música, 1937.
Azevedo, Luiz Heitor Correia de. Dois pequenos estudos de folclore musical. Rio de
Janeiro: Typ. do "Jornal do Commercio" Rodrigues & cia., 1938.
Azevedo, Luiz Heitor Correia de. Escala, ritmo e melodia na música dos indios
brasileiros. Rio de Janeiro: Typ. do "Jornal do Commercio" Rodrigues & cia.,
1938.
Azevedo, Luiz Heitor Correia de. "Folklore in the Music Curriculum in Brazil."
Music Teachers National Association. 1941, pp. 66-69.
Azevedo, Luiz Heitor Correia de. Relação das óperas de autores brasileiros. Rio de
Janeiro: Serviço gráfico do Ministério de Educação e Saude, 1938.
Barbosa, Orestes. Samba: sua história, seus poetas, seus músicos e seus cantores.
[1933] 2ª ed., Rio de Janeiro: Livraria Educadora, MPB reedições Funarte,
1978.
Bartok, Bela. Escritos sobre música popular. 3ª ed. Roberto Raschella (ed.),
México: Siglo XXI, 1985.
Bartok, Bela. "La musique populaire Hongroise." La Revue Musicale. v. Deuxième
Année, no. 1, (novembre) 1921, pp. 8-22.
Bartok, Bela. "¿Qué es la música popular?" [1931] In: Roberto Raschella (ed.)
Escritos sobre música popular. México: Siglo XXI, 1985. pp. 66-70.
Behague, Gerard. "Vega, Carlos." Grove Music Online. Oxford Music Online. 2011
(Disponível em
Bermúdez, Egberto. "Cien años de grabaciones comerciales de música colombiana.
Los discos de «Pelón y Marín» (1908) y su contexto." Ensayos. Historia y
teoría del arte. v. 17, 2009, pp. 87-136.
Bermúdez, Egberto. "Del humor y el amor: música de parranda y música de
despecho en Colombia (II)." Cátedra de Artes. no. 4, 2007, pp. 63-89.
Bermúdez, Egberto. "La Universidad Nacional y la investigación musical en
Colombia: tres momentos." Miradas a la Universidad. Bogotá: Dirección
Nacional de Divulgación Cultural. Universidad Nacional de Colombia, 2006.
pp. 7-83.
Bessa, Virgínia de Almeida. «Um bocadinho de cada coisa»: trajetória e obra de
Pixinguinha. História e música popular no Brasil dos anos 20 e 30.
(Dissertação) São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências
Humanas, 2005. 329 pp.
263
Blache, Martha. "El Concepto de Folklore en Hispanoamerica." Latin American
Research Review. v. 18, no. 3, 1983, pp. 135-148.
Burke, Peter. Cultura popular na idade moderna. [1978], São Paulo: Companhia das
Letras, 1989.
Burke, Peter. O que é a história cultural? [2004], Rio de Janeiro: Jorge Zahar
Editores, 2005.
Caicedo y Rojas, José. "Estado actual de la música en Bogotá." [1886] In: Hjalmar
de Greiff, et al. (ed.) Textos sobre música y folklore. Bogotá: Instituto
Colombiano de Cultura, 1978. pp. 21-32.
Callejo Ferrer, Fernando. Música y músicos portorriqueños. San Juan: Tip Cantera
Fernandez & Co, 1915. (Disponível em
Callejo y Ocasio, Sandalio. Historia de la música y los músicos. San Juan de Puerto
Rico: Tip Mercantil, 1898.
Campos, Rubén. El folklore y la música mexicana. México: Secretaria de Educación
pública Talleres gráficos de la Nación, 1928.
Carrizo, Juan Alfonso. Antiguos cantos populares argentinos. Buenos Aires:
Impresores Silla hermanos, 1926.
Carrizo, Juan Alfonso. Cancionero popular de Tucuman. [1937], Buenos Aires: A.
Baiocco y cía., 1937.
Cascudo, Luís da Câmara, Andrade, Mário de, Moraes, Marcos Antonio de, et al.
Câmara Cascudo e Mário de Andrade: cartas 1924-1944. São Paulo: Global
Editora, 2010.
Castagna, Paulo. "Música na América portuguesa." José Geraldo Vinci de Moraes, et
al. (ed.) História e Música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010. pp. 35-76.
Castañeda, Daniel, e Mendoza, Vicente T. Instrumental precortesiano. Instrumentos
de percusion Instrumental precortesiano, México: Imprenta del Museo
Nacional de Arqueología, Historia y Etnografía, 1933.
Castex, Eusebio R. Cantos populares. Apuntes lexicográficos. Buenos Aires: Talleres
gráficos «La lectura», 1923.
Catálogo de discos Victor: 1927 con material biográfico, anotaciones sobre óperas,
fotografias de artistas y otras…. New Jersey: Victor Talking Machine, 1927.
Cavalcanti, Alberto R. Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo.
(Teses) Brasilia: Univesidade de Brasilia (UnB), Departamento de
Sociologia, 2007.
Chartier, Roger. "«Cultura popular»: retorno a un concepto historiográfico."
Manuscrits. Revista d'història moderna. no. 12, (Gener) 1994, pp. 43-62.
Cifuentes Rodriguez, Santos. "La música en Colombia." El correo musical sudamericano. v. 26, (22 septiembre) 1915, pp. 4-5,10-11.
264
Coli, Jorge. "Mário de Andrade - Introdução ao pensamento musical." Revista do
Instituto de Estudos Brasileiros. no. 12, 1972, pp. 111 - 136.
Coli, Jorge. "Mário de Andrade - Introdução ao pensamento musical." Revista do
Instituto de Estudos Brasileiros. no. 12, 1972, pp. 111 - 136.
Contier, Arnaldo D. Brasil Novo. Música, nação e modernidade: os anos 20 e 30.
(Teses de livre docência) São Paulo: Universidade de São Paulo FFLCH -
Fac. de Filosofia Letras e Ciências Humanas, 1988.
Contier, Arnaldo Daraya. "O ensaio sobre a música brasileira: estudo das matizes
ideológicos do vocabulário social e técnico-estético - Mário de Andrade,
1928." Revista Música. v. 6, no. 1/6, (maio/nov.) 1995, pp. 75-121.
Cook, Nicholas. De Madonna al canto gregoriano. Una muy breve introducción a la
música. [1998], Madrid: Alianza editorial, 2001.
Cortés Polanía, Jaime. La música nacional y popular colombiana en la colección
Mundo al día (1924-1938). Bogotá: Universidad Nacional de Colombia,
2004.
Cortés Polanía, Jaime. "El Tango Chocoanita de Anastasio Bolívar: un augurio
musical de los años 1920s en Colombia." A Contratiempo, no. 15 (2010)
Disponível em
De Certeau, Michel. "A beleza do morto." [1980] In: A cultura no plural. Campinas:
Papirus Editora, 1995. pp. 55-85.
Diaz-Ayala Cuban and Latin American Popular Music Collection. Libraries Florida
International University - FIU, Disponível em
Dominguez Benejam, Yarelis. Caminos de la musicología cubana. La Habana:
Editorial Letras Cubanas, 2000.
Duarte, Paulo. Mário de Andrade por ele mesmo. 2ª ed., Sao Paulo: HUCITEC SCT,
1977.
Duque, Ellie Anne. "Emilio Murillo. Compositor colombiano (1880-1942)."
Biblioteca Luis Ángel Arango. Banco de la República, Disponível em
indice2.htm>, (20 mayo 2011)
Duque, Ellie Anne. Emirto de Lima (1890-1972) antología: pasillos, danzas y
canciones. Bogotá: Fundación de Música, 2001.
Encyclopedic Discography of Victor Recordings. Regents of the University of
California, Disponível em
Eu sou trezentos, sou trezentos e cincoenta. Telê Ancona Lopez (ed.) Rio de Janeiro:
Agir, 2008.
Fernandes, Florestan. "Mário de Andrade e o folclore brasileiro." [1946] Revista do
Instituto de Estudos Brasileiros. v. 36, 1994, pp. 141-158.
265
Figueiredo, Antonio Candido de. Novo diccionario da lingua portuguesa. Lisboa:
Tavares Cardoso & Irmao, 1899.
Franceschi, Humberto. Registro sonoro por meios mecânicos no Brasil. Rio de
Janeiro: Studio HMF, 1984.
Friedenthal, Albert. Musik, Tanz und Dichtung bei den Kreolen Amerikas. Berlin:
Wilmersdorf, 1913.
Fuentes Matons, Laureano. Las artes en Santiago de Cuba. [1893] Abelardo Estrada
(ed.), La Habana: Editorial letras cubanas, 1981.
Fuentes Matons, Laureano. Las artes en Santiago de Cuba. Santiago de Cuba:
Ravelo, 1893.
Galindo, Miguel. Nociones de la historia de la música mejicana. Colima: Tip de El
Dragón, 1933.
Galvão, Claudio Augusto Pinto. Alguns compassos. Câmara Cascudo e a música
(1920/1960). (Teses) São Paulo: Universidade de São Paulo, História Social.
Facultade de filosofia, letras e ciências humanas, 2011. 386 p. pp.
García Muñoz, Carmen, e Ruíz, Irma. "Vega, Carlos." Diccionario de la musica
española e hispanoamericana. Emilio Casares (ed.) Madrid: Sociedad
General de Autores y Editores, 1999.
Giro, Radamés "Ortíz, Fernando." Diccionario enciclopédico de la música cubana.
La Habana: Editorial Letras Cubanas, 2007.
Giro, Radamés "Sanchez de Fuentes, Eduardo." Diccionario enciclopédico de la
música cubana. La Habana: Editorial Letras Cubanas, 2007.
Gonçalves, Camila Koshiba. Música em 78 rotações: «Discos a todos os preços» na
São Paulo dos anos 30. (Dissertação) São Paulo: Universidade de São Paulo,
Departamento de História, 2006.
González, Juan Pablo. "Los estudios de música popular y la renovación de la
musicología en América Latina: ¿la gallina o el huevo?" Trans - Revista
transcultural de Música, v. 12n, (2008) Disponível em
octubre 2011).
González, Juan Pablo. "Musicología popular en América Latina: síntesis de sus
logros, problemas y desafíos." Revista Musical Chilena. v. 55, no. 195,
(enero) 2001, pp. 38-64.
González, Juan Pablo, e Rolle, Claudio. Historia social de la música popular en
Chile, 1890-1950. Santiago: Ediciones Universidad Católica de Chile, 2005.
Grenet, Emilio. Popular Cuban Music. 80 Revised and Corrected Composition,
together with an Essay on the Evolution of Music in Cuba. Havana: Carasa,
1939.
266
Grenon, Pedro. Nuestra primera musica instrumental: datos historicos. Buenos
Aires: Libreria La Cotizadora Económica, 1929.
Guerrero Toro, Juan Agustín. La música ecuatoriana desde su origen hasta 1875.
[1876] Fuentes y documentos para la historia de la música del Ecuador, Vol.
1, Quito: Banco Central del Ecuador, 1984.
Guimarães, Francisco (Vagalume). Na roda do samba. [1933] 2ª ed., Rio de Janeiro:
Funarte, 1978.
Günther, Robert. Las culturas musicales de Latinoamérica en el siglo XIX.
Tendencias y perspectivas. Germany: Gustav Bosse Verlag Regensburg, 1982.
Hague, Eleanor. Latin American Music, Past and Present. Santa Ana, Calif: Fine Arts
Press, 1934.
Kenney, William Howland. "The Phonograph and the Evolution of «Foreign» and
«Ethnic» Records." Recorded Music in American Life: the Phonograph and
Popular Memory, 1890-1945. New York: Oxford University Press 1999. pp.
65-88.
Kerman, Joseph. Musicologia. [1985], São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora
Ltda., 1987.
Kimball, Servicios Estudiantiles. "Efemérides dominicanas." http://
kimballservs.hostei.com/AnalesDominacanos.php?anatas=1932>, (28 out.
2011)
Koselleck, Reinhart. "História dos conceitos e história social." [1979] In: Futuro
passado. Contribuição à semántica dos tempos históricos. Rio de Janeiro:
Contraponto / PUC-Rio, 2006. pp. 97-118.
Koselleck, Reinhart. "Uma história dos conceitos: Problemas teóricos e práticos."
Estudos Históricos. v. 5, no. 10, 1992, pp. 134-146.
Kuss, Malena. "Leitmotive de Charles Seeger sobre Latinoamérica." Revista Musical
Chilena. v. 34, no. 151, (Julio - Septiembre) 1980, pp. 29-37.
Laird, Ross. Brunswick Records: New York sessions, 1927-1931. Vol. 2, Westport,
Conn.: Greenwood Press, 2001.
Lange, Francisco Curt. Americanismo musical. Montevideo: Instituto de estudios
superiores República Oriental de Uruguay, 1934.
Lange, Francisco Curt. "La difusión radio eléctrica como medio de educación de las
masas y factor de difusión cultural e científica." Boletín Latinoamericano de
Música. v. II, 1936, pp. 131-142.
Lange, Francisco Curt. "Fonografía pedagógica." Anales de Instrución Primaria. v.
1, (abril y junio) 1935.
Lange, Francisco Curt. Impresiones andinas. Montevideo: Editorial Nueva América,
1938.
Lange, Francisco Curt. "La mecanización de la musica y la supersaturación musical."
Boletin de la Universidad Nacional de La Plata. no. 4, 1933, pp. 114-129.
267
Lange, Francisco Curt. La posición de Nietzsche frente a la guerra, el estado y la
raza. Santiago de Chile: Ediciones Ercilla, 1938.
Lange, Francisco Curt. "Sistemas de investigación folklórica y el empleo del acervo
folklórico en la música artística." Boletín Latinoamericano de música. v. II,
1936, pp. 143-156.
Latin-american Art Music for the Piano by Twelve Contemporary Composers.
Francisco Curt Lange (ed.) New York: G. Schirmer, 1942.
Lavín, Carlos. "La musique des Araucans." La Revue Musicale. no. 5, (mars.) 1925,
pp. 247-150.
Lavín, Carlos. "La procession sur les flots." Revue de l’Amerique Latine. v. 16, no.
79, (juillet) 1928, pp. 2-8.
Levi-Strauss, Dina. Instruções práticas para pesquisas de antropologia física e
cultural. São Paulo: Departamento de cultura. Prefeitura de São Paulo, 1936.
Lima, Emirto de. Folklore colombiano. Barranquilla: s.e., 1942.
Lima, Emirto de. "A guitarra, instrumento romanceiro." Revista Brasileira de
Música. v. 5, no. 1, 1938, pp. 48-59.
Lima, Emirto de. "Várias manifestações folklóricas na costa colombiana do
Atlântico." Revista da Associação Brasileira de Música. v. 2, no. 5, 1933, p.
45.
Lira, Mariza. Brasil sonoro. Generos e compositores populares. Rio de Janeiro: S. A.
A. Noite, 1938.
Lira, Mariza. Cânticos militares. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional 1942.
Lira, Mariza. Migalhas folklóricas. Rio de Janeiro: Gráfica Laemmert Ltda, 1951.
Lira, Mariza. "O folklore no quadro das ciências antropolôgicas." [1939] In:
Migalhas folklóricas. Rio de Janeiro: Gráfica Laemmert Ltda, 1951. pp.
11-12.
Lopez, Telé Ancona. "Cartas de Mário de Andrade." O Estado de S. Paulo,
Suplemento Cultura, 19 jun 1983.
Lopez, Telê Ancona. Mário de Andrade: ramais e caminho. São Paulo: Livraria Duas
Cidades SECET, 1972.
Löwy, Michael, e Sayre, Robert. Revolta e melancolia. O romantismo na contramão
da modernidade. Petrópolis: Editora Vozes, 1995.
Machado, Cacá. O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto
Nazareth. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2007.
Mariz, Vasco. Três musicólogos brasileiros. Mário de Andrade, Renato Almeida,
Luiz Heitor Correa de Azevedo. Rio de Janeiro/ Brasília: Civilização
Brasileira; Instituto Nacional do Livro, 1983.
Marrou, Herni-Irenee. Do conhecimento histórico. [1954] 4ª ed., São Paulo: Martins
Fontes, 1975.
268
Meierovich, Clara. Vicente T. Mendoza. Artista y primer folclorólogo musical.
Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México, 1995.
Mello e Souza, Gilda de. O tupi e o alaúde. São Paulo: Duas cidades, 1979.
Mello, Guilherme Theodoro Pereira de. A música no Brasil desde os tempos
coloniais até o primeiro decênio da república. Bahia: Typografia de S.
Joaquim, 1908.
Mendoza, Vicente T. El romance español y el corrido mexicano; estudio
comparativo. México: Ediciones de la Universidad nacional autónoma, 1939.
Merino, Luis. "Francisco Curt Lange (1903-1997): tributo a un americanista de
excepción." Revista Musical Chilena. v. 52, no. 189, (enero-junio) 1998, pp.
9-36.
Middleton, Richard, e Manuel, Peter. "Popular Music." Grove Music Online. Oxford
Music Online. 2010 (Disponível em
Miñana Blasco, Carlos. "Entre el folklore y la etnomusicología. 60 años de estudios
sobre la música popular tradicional en Colombia." A contratiempo. Revista de
música en la cultura. v. 11, 2000, pp. 36-49.
Moraes, José Geraldo Vinci de. "E «Se você jurar», «Pelo telefone», que estou na
Missão de Pesquisas Folclóricas?" Revista USP. v. 87, 2010, pp. 172-184.
Moraes, José Geraldo Vinci de. "História e historiadores da música popular no
Brasil." Latin American Music Review. v. 28, no. 2, (december) 2007, pp.
271-299.
Moraes, José Geraldo Vinci de. Metrópole em sinfonia. História, cultura e música
popular na São Paulo dos anos 30. São Paulo: Estação Libertade, 2000.
Moraes, José Geraldo Vinci de. "Modulações e novos ritmos na oficina da História."
Revista galega de cooperación científica iberoamericana. no. 11, 2005, pp.
49-56.
Moraes, José Geraldo Vinci de. "O Brasil sonoro de Mariza Lira." Temas & Matizes.
no. 10, (2 semestre) 2006, pp. 29-36.
Moraes, José Geraldo Vinci de. "«Samba tem cadência. Digo a verdade. E até já
chegou na universidade»." Francisco José Gomes Damasceno (ed.)
Experiencias musicais. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF /
EDUECE, 2008.
Moraes, José Geraldo Vinci de, e Machado, Cacá. "«Música em conserva»: memória
e história da música no Brasil." La memoria histórica y sus configuraciones
temáticas. Una aproximación interdisciplinaria. Montevideo: Ediciones Cruz
del Sur, 2011. pp. 1-24.
Moraes Neto, Prudente de. "História da Música Brasileira, Renato de Almeida,
Livraria Briguiet, Rio, 1926." Revista do Brasil. v. 1, no. 1, (setembro) 1926,
p. 29.
269
Moraes Silva, Antonio de. Diccionario da lingua portugueza - recopilado dos
vocabularios impressos ate agora, e nesta segunda edição novamente
emendado e muito acrescentado. Lisboa: Typographia Lacerdina, 1813
(Disponível em
Morais, Eduardo Jardim. A brasilidade modernista: sua dimensão filosófica. Rio de
Janeiro: Edições Graal, 1978.
Moreno, Segundo Luis. "La musica en el Ecuador." El Ecuador en 100 años de
independencia. Quito: [s.e.], 1930.
Murakawa, Clotilde de Almeida Azevedo. Antonio de Morais Silva: lexicografo da
lingua portuguesa Araraquara, SP Laboratorio Editorial da FCL, UNESP,
2006.
"La música en Cuba (breve monografía histórica)." José Calero, et al. (ed.) Cuba
musical. Album-resumen ilustrado de la historia y de la actual situación del
arte musical en Cuba. La Habana: Imprenta de Molina, 1929. pp. 19-45.
A música popular brasileira na vitrola de Mário de Andrade. Flávia Camargo Toni
(ed.) São Paulo: SESC SENAC, 2004.
Nascentes, Antenor Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: F.
Alves, 1932.
Naves, Santuza Cambraia. O violão azul: modernismo e música popular. Rio de
Janeiro: Brasil Fundação Getulio Vargas Editora, 1998.
Newton, Isaac. Diccionario musical. Maceió: Typ Commercial 1904.
Nogueira, Maria Guadalupe Pessoa. Edição anotada da correspondência Mário de
Andrade e Renato de Almeida. (Dissertação) São Paulo: Universidade de São
Paulo, Teoria literária e Literatura Comparada FFLCH, 2003. 362 pp.
Ortiz, Fernando. La africanía de la música folkórica de Cuba. [1950], Havana:
Letras Cubanas, 1993.
Ortiz, Fernando. Los bailes y el teatro de los negros en el folklore de Cuba. [1951],
Madrid: Editorial Música Mundana Maqueda, 1998.
Ortiz, Fernando. Los instrumentos de la música afrocubana. [1952], Madrid:
Editorial Música Mundana Maqueda, 1996.
Ortiz, Renato. Cultura popular: românticos e folcloristas. São Paulo: Programa de
Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo, 1985.
Osorio, Juan Crisóstomo. Diccionario de música, precedido de la teoría jeneral del
arte i especial del piano. Bogotá: Imprenta de Gaitán, 1867.
Osorio, Juan Crisóstomo. "Breves apuntamientos para la historia de la música en
Colombia." Repertorio colombiano. v. III, no. 15, 1879, pp. 162-166.
Pereira Salas, Eugenio. Los orígenes del arte musical en Chile. Santiago de Chile:
Imprenta Universitaria, 1941.
270
Pereira Salas, Eugenio. Notas para la historia del intercambio musical entre las
Americas antes del año 1940. Washington: Pan American Unión, Music
Division, 1943.
Pérez González, Juliana. "Génesis de los estudios sobre música colonial
hispanoamericana: un esbozo historiográfico." Revista Fronteras de la
Historia. v. 9, 2005, pp. 281-321.
Pérez González, Juliana. Las historias de la música en Hispanoamérica. Bogotá:
Facultad de Ciencias Humanas. Universidad Nacional de Colombia, 2010.
Pinto, Alexandre Gonçalves (Animal). O Choro, Reminiscências dos chorões
antigos. [1936], Rio de Janeiro: MPB reedições Funarte, 1978.
Plaza, Ramón de la. Ensayos sobre el arte en Venezuela. [1883], Caracas: Imprenta al
Vapor de "La Opinion Nacional", 1983.
Porter, James. "Documentary Recordings in Ethnomusicology: Theoretical and
Methodological problems." Association for Recorded Sound Collections —
Jornal, v. 4n, no. 2 (1974) Disponível em
Ramírez, Serafín. La Habana artística. Apúntes históricos. Habana: Imp. del E.M. de
la Capitanía General, 1891.
Real Academia Española. Diccionario de la lengua castellana por la Real Academia
Española. 12 ª ed Madrid: Imprenta de D. Gregoria Hernando, 1884
(Disponível em
Real Academia Española. Diccionario de la lengua castellana compuesto por la Real
Academia Española, reducido a un tomo para su más fácil uso. Madrid:
Joaquín Ibarra, 1780 (Disponível em
Real Academia Española. Diccionario manual e ilustrado de la lengua española.
Madrid: Espasa - Calpe, 1950.
Sáenz Poggio, José. "Historia de la música guatemalteca desde la monarquía
española hasta fines del año 1877." [1878] Anales de la Sociedad de
geografía e historia de Guatemala. v. 22, no. 1-2, (marzo - junio) 1947.
Saldívar, Gabriel. Bibliografía mexicana de musicología y musicografía. Vol. 2,
México: INBA CENIDIM, 1992.
Saldívar, Gabriel. Historia de la música en México: épocas precortesiana y colonial.
México: Editorial Cvltvra, 1934.
Sánchez de Fuentes, Eduardo. El folk-lor en la música cubana. La Habana: Imprenta
"El Siglo XX" 1923. (Disponível em
Sánchez de Fuentes, Eduardo. Folklorismo; artículos, notas y criticas musicales. La
Habana: Imprenta Molina y compañía, 1928.
271
Santos, Alcino, de Azevedo, Miguel Ângel, Barbalho, Grácio, et al. Discografia
brasileira 78 rpm 1902-1964. Vol. 5, Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
(Disponível em
Santos, Gustavo. "De la música en Colombia." [1916] In: Hjalmar de Greiff, et al.
(ed.) Textos sobre música y folklore. Bogotá: Instituto Colombiano de
Cultura, 1978. pp. 292-302.
Schelling, Vivian. A presença do povo na cultura brasileira: ensaio sobre o
pensamento de Mário de Andrade e Paulo Freire. Campinas: Universidade
Estadual de Campinas, 1991.
Schianca, Arturo. Historia de la música argentina. Orígen y características. Buenos
Aires: Establecimiento gráfico argentino, 1933.
Shawe-Taylor, Desmond. "Recording." Grove Music Online. Oxford Music Online,
2011 (Disponível em
Slonimsky, Nicolas. South American Composers. New York: Musical America, 1940.
Sooy, Harry O. "Memoir of my Career at Victor Talking Machine Company
(1898-1925)." Nicholas Pensiero Collection at the Hagley Library, Disponível
em
Sooy, Raymond "Memoirs of my Recording and Traveling Experiences for the Victor
Talking Machine Company." David Sarnoff Library, Disponível em
Souza, Márcio de. Mágoas do violão: mediações culturais na música de Octávio
Dutra (Porto Alegre, 1900-1935). (Teses) Porto Alegre: PUCRS, Facultade
de Filosofia e e Ciências Humanas, Doutorado em História, 2010.
Stevenson, Robert. "Vicente T. Mendoza." Journal of the International Folk Music
Council. v. 18, 1966, pp. 79-80.
Teixeira, Mauricio de Carvalho. Música em Conserva. Arranjadores e modernistas
na criação de uma sonoridade brasileira. (Dissertação) São Paulo:
Universidade de São Paulo, Facultade de Filosofia, Letras e Ciencias
Humanas, 2001. 160 pp.
Toni, Flávia Camargo. Missão: as pesquisas folclóricas. Mário de Andrade. Missão
de Pesquisas Folclóricas. [Sao Paulo]: Sesc; Centro Cultural São Paulo;
Secretaria de Cultura, Prefeitura de São Paulo, 2007.
Travassos, Elizabeth. Os mandarins milagrosos. Arte e etnografia em Mário de
Andrade e Béla Bartok. Rio de Janeiro: Funarte e Jorge Zahar Editor, 1997.
Uribe Holguín, Guillermo. Vida de un músico colombiano. [1941] 2ª ed., Bogotá:
Fundación Editorial Epígrafe, 2010.
Valentini, Luisa. Um laboratório de antropologia: o encontro entre Mário de
Andrade, Dina Dreyfus e Claude Lévi-Strauss (1935-1938). (Dissertação) São
Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de filosofia, letras e ciencias
humanas, 2010. 242 pp.
272
Vega, Carlos. "Cantos y bailes africanos en el Plata." La Prensa, (16 de octubre,
1933).
Vega, Carlos. Danzas y canciones argentinas. Teorías e investigaciones, un ensayo
sobre el tango. Buenos Aires: Establecimiento Gráfico de Eugenio Ferrero,
1936.
Vega, Carlos. "Mesomúsica. Un ensayo sobre la música de todos." Revista Musical
Chilena. v. 51, no. 188, (julio) 1997, pp. 75-96.
Vega, Carlos. La música de un códice colonial del siglo XVII. Buenos Aires:
Imprenta de la Universidad de Buenos Aires, 1931.
Vega, Carlos. La música popular argentina. Canciones y danzas criollas. Buenos
Aires: Imprenta de la Universidad de Buenos Aires, 1941.
Vega, Carlos. Panorama de la música popular argentina. Con un ensayo sobre la
ciencia del folklore. Buenos Aires: Lozada S. A., 1944.
Veyne, Paul. "A história conceitual." Jacques Le Goff, et al. (ed.) História: Novos
Problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. pp. 64-88.
Viana, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
Vilhena, Luis Rodolfo. Projeto e Missão. O movimento folclórico brasileiro
1947-1964. Rio de Janeiro: Funarte e Fundação Getulio Vargas Editora, 1997.
Wisnik, José Miguel. Machado maxixe: o caso Pestana. São Paulo: Publifolha, 2008.
Wisnik, José Miguel. O coro dos contrários: a música em torno da Semana de 22.
São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977.
Wisnik, José Miguel. "O ensaio impossível." Sergio Miceli, et al. (ed.) Gilda, a
paixão pela forma. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2007. pp. 209-235.
Zañartu, Sady. El camino de la música chilena: La interesante labor del compositor
Carlos Lavin. s.l.: s.n., s.d