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Da cupópia da cuíca: a diáspora dos tambores centro-africanos de fricção e a formação das musicalidades do Atlântico Negro (Sécs. XIX e XX)

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
RAFAEL BENVINDO FIGUEIREDO GALANTE

Orientador:
MARIA CRISTINA CORTEZ WISSENBACH

Local:
USP - FFLCH

Data:
2014

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Cuíca Musicalidades afro-brasileiras Musicalidades centro-africanas Samba cario-ca Tambores de fricção

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2464564

O objetivo principal desta dissertação é o de recuperar a dimensão atlântica da história social das musicalidades afro-brasileiras criadas por africanos escravizados e seus descendentes durante o último século de escravismo e ao longo das primeiras décadas do período pós-abolição. O foco recai, sobretudo, no entendimento dos movimentos de transposição histórica dos tambores de fricção, de determinadas áreas do continente africano para as Américas, sua importância na formação das comunidades e culturas musicais afro-brasileiras, especialmente naquelas relacionadas ao samba urbano carioca, bem como nas transformações que o processo de diáspora imprimiu na organologia e na performance realizada por meio destes tambores de fricção. Este estudo, como também o inventário realizado dos instrumentos musicais que compunham as paisagens musicais do Brasil e de determinadas sociedades da África Central, sustenta-se sobre fontes históricas variadas, desde representações iconográficas contidas em crônicas, relatos de viagem e etnografias de viajantes e estudiosos que percorreram as diversas sociedades do período, análise de exemplares de instrumentos africanos pertencentes a coleções museológicas, até a escuta e análise de diversos fonogramas disponibilizados por meios eletrônicos.

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Filmografia:
“Sai da Frente” - Abílio Pereira de Almeida, 80min, PB, Brasil (1952)
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Discografia:
África -
(1972) Music of the Ovimbundu (Angola) LP.
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Brasil -
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(1974) Nas Quebradas do Mundaréu (c/ Plinio Marcos, Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde e Toniquinho
Batuqueiro). Continental Discos, LP.
(2000)Coleção Cachuera – Vol. 2 - Batuques do Sudeste, CD
(2002) “Musica do Brasil “– Hermano Viana, CD
Discografia em 78 Rpm -
Bambas da Barra Funda. França, Januário e Costa, Henrique Filipe "Henricão" - Intérprete: França,
Januário e Costa, "Henricão” Acompanhamento: Grupo do Veneno. Gênero musical: Samba. Data de
Lançamento: 11/1931. Gravadora: Columbia. Número do Álbum: 381112. Lado: B.
.
Tentação do samba. João Bastos Filho e Getúlio Marinho "Amor" - Intérprete: Patrício Teixeira.
Acompanhamento: Pixinguinha e Grupo da Guarda Velha. Gênero musical: Samba do partido alto. Data
de Gravação: 00/1933. Data de Lançamento: 00/1933. Gravadora: Victor. Número do Álbum: 33633.
Lado: A.
A cuíca tá roncando. Torres, Raul - Intérprete: Torres, Raul. Gênero musical: Samba. Data de Gravação:
00/1934. Data de Lançamento: 00/1934. Gravadora: Odeon. Número do Álbum: 11139. Lado: A.
Triste cuíca. Rosa, Noel e Cordovil, Hervé - Intérprete: Almeida, Arací de. Acompanhamento: Regional
Benedito Lacerda. Gênero musical: Samba. Data de Gravação: 10/04/1935. Data de Lançamento:
05/1935. Gravadora: Victor. Número do Álbum: 33927. Lado: A.
Molha o pano. Getúlio Marinho "Amor" e Vasconcelos, Candido - Intérprete: Aurora Miranda. Gênero
musical: Samba. Data de Gravação: 00/1935. Data de Lançamento: 00/1936. Gravadora: Odeon. Número
do Álbum: 11320. Lado: A.
Cuíca, pandeiro, tamborim. Mesquita, Custódio - Intérprete: Miranda, Carmen. Gênero musical: Samba.
Data de Gravação: 00/1936. Data de Lançamento: 00/1936. Gravadora: Odeon. Número do Álbum:
11377. Lado: A.
Deixa a cuíca roncá. Torres, Raul - Intérprete: Torres, Raul. Gênero musical: Batucada. Data de
Gravação: 00/1936. Data de Lançamento: 00/1937. Gravadora: Odeon. Número do Álbum: 11543. Lado:
A.
Dormindo sonhei. Cuíca, Chico e Dias, Ernani e Paquito - Intérprete: Carvalho, J. B. de. Gênero musical:
Samba. Data de Gravação: 00/1939. Data de Lançamento: 00/1940. Gravadora: Odeon. Número do
Álbum: 11816. Lado: A.
Iáiá ioiô e a cuíca. Vasconcelos, Fausto e Martins, Felisberto - Intérprete: Carvalho, J. B. de e Robledo,
Nena. Gênero musical: Samba. Data de Gravação: 00/1940. Data de Lançamento: 00/1940. Gravadora:
Odeon. Número do Álbum: 11882. Lado: B.
Quem quebrou minha cuíca. Badu e Lobo, Haroldo - Intérprete: Galhardo, Carlos Acompanhamento:
Orquestra Passos. Gênero musical: Samba. Data de Gravação: 18/12/1941 Data de Lançamento: 02/1942.
Gravadora: Victor. Número do Álbum: 34872. Lado: B.
Sem cuíca não há samba. Augusto, Geraldo e Peixoto, João Antônio - Intérprete: Garcia, Isaura
Acompanhamento: Benedito Lacerda. Gênero musical: Samba. Data de Gravação: 27/04/1942 Data de
Lançamento: 05/1942. Gravadora: Columbia. Número do Álbum: 55344. Lado: A.
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Como se faz uma cuíca. Lobo, Haroldo e Batista, Wilson - Intérprete: Anjos do Inferno. Gênero musical:
Samba. Data de Gravação: 26/10/1944 Data de Lançamento: 12/1944. Gravadora: Victor. Número do
Álbum: 800242. Lado: B.
Ester. Lobo, Haroldo e Oliveira, Milton de - Intérprete: Vocalistas Tropicais. Acompanhamento: Boca
Rei da Cuíca. Gênero musical: Samba. Data de Gravação: 03/09/1948 Data de Lançamento: 11/1948.
Gravadora: Odeon. Número do Álbum: 12883. Lado: A.