> Banco de Dados - História e música na universidade
Da cupópia da cuíca: a diáspora dos tambores centro-africanos de fricção e a formação das musicalidades do Atlântico Negro (Sécs. XIX e XX)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
RAFAEL BENVINDO FIGUEIREDO GALANTE
Orientador:
MARIA CRISTINA CORTEZ WISSENBACH
Local:
USP - FFLCH
Data:
2014
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Cuíca Musicalidades afro-brasileiras Musicalidades centro-africanas Samba cario-ca Tambores de fricção
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2464564
O objetivo principal desta dissertação é o de recuperar a dimensão atlântica da história social das musicalidades afro-brasileiras criadas por africanos escravizados e seus descendentes durante o último século de escravismo e ao longo das primeiras décadas do período pós-abolição. O foco recai, sobretudo, no entendimento dos movimentos de transposição histórica dos tambores de fricção, de determinadas áreas do continente africano para as Américas, sua importância na formação das comunidades e culturas musicais afro-brasileiras, especialmente naquelas relacionadas ao samba urbano carioca, bem como nas transformações que o processo de diáspora imprimiu na organologia e na performance realizada por meio destes tambores de fricção. Este estudo, como também o inventário realizado dos instrumentos musicais que compunham as paisagens musicais do Brasil e de determinadas sociedades da África Central, sustenta-se sobre fontes históricas variadas, desde representações iconográficas contidas em crônicas, relatos de viagem e etnografias de viajantes e estudiosos que percorreram as diversas sociedades do período, análise de exemplares de instrumentos africanos pertencentes a coleções museológicas, até a escuta e análise de diversos fonogramas disponibilizados por meios eletrônicos.
Fontes:
África (Angola, Congo, Moçambique e São Tomé e Príncipe) -
BASSANI, EZIO. Un Cappuccino nell'Africa nera del seicento: I disegni dei Manoscritti Araldi del
Padre Giovanni Antonio Cavazzi da Montecuccolo. Milano: Quaderni Poro, n. 4, 1987.
BATALHA, Ladislau. Angola. Lisboa: Companhia Nacional Editora, 1889.
__________. Costumes angolenses. Lisboa: Companhia Nacional Editora, 1890.
CAPELLO, Hermenegildo e IVENS, Roberto. De Angola á contra-costa. Lisboa: Imprensa Nacional,
1886.
__________. De Benguella ás terras de Iácca: descripção de uma viagem na Africa Central e Occidental.
Lisboa: Imprensa Nacional, 1881.
CAVAZZI, Giovanni Antonio. Istorica descrittione de' tre regni Congo, Matamba, et Angola: situati
nell'Etiopia inferiore occidentale e delle missioni apostoliche esercitateui da religiosi Capuccini. Milano:
Nelle Stampe dell'Agnelli,1690.
CLARIDGE, G. Cyril. Wild bush tribes of tropical Africa: an account of adventure & travel amongst
pagan people in tropical Africa.London: Seeley, Service, 1922.
COLLO, Paola e BENSO, Silvia. Sogno: Bamba, Pemba, Ovando e altre contrade dei regni di Congo,
Angola e adjacenti Milano: Pubblicazione privata di Franco Maria Ricci, 1986.
DUARTE, Maria da Luz Teixeira. Catálogo de Instrumentos Musicais de Moçambique. Maputo:
Direcção Nacional de Cultura, 1980.
FELNER, Alfredo de Albuquerque. Angola, apontamentos sobre a ocupação e inicio dos
estabelecimentos dos portugueses no Congo, Angola e Benguela, extraído dos documentos históricos.
Coimbra: Imprensa da Universidade, 1933.
HAMBLY, Wilfrid. The Ovimbundu of Angola. Chicago: Publications of the Field Museum of Natural
History. Anthropological Series, Vol. 21, N. 2, pp. 89-91, 93-362, 1934.
HOLUB, Emil. Seven Years in South Africa: Travels, Researches and Hunting Adventures, Between the
Diamond-Fields and the Zambesi (1872–79). London: Sampson Low, Marston, Searle & Rivington,
1881.
LOPEZ, Duarte, e PIGAFETTA, Philippo. Relação do reino do Congo e das terras circunvizinhas.
Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1951.
MATTA, J. D. Cordeiro da. Ensaio de Dicionário Kimbundu-Português. Lisboa: Typographia e
Stereotypia Moderna, 1893.
MEROLLA, Girollamo. Breve, e succinta relatione del viaggio nel regno di Congo nell' Africa
meridionale. Napoli: Editore Francesco Mollo, 1692.
MONTEIRO, Joachim John. Angola and the river Congo. London: Macmillan, 1876.
NEGREIROS, Almada. História Ethonographica da Ilha de São Thomé. Lisboa: Casa Bertrand, 1895.
PRAETORIUS, Michael. Syntagma Musicum, vol. 2. Wolfenbuttel: Wittebergae, 1619.
SALVATERRA, Jerónimo. Mangungo (mitos e cultura santomenses). São Tomé: Centro Cultural BrasilSão Tomé e Príncipe, 2009.
SARMENTO, Alfredo. Os sertões d‟África. Lisboa: Francisco Arthur da Silva, 1880.
134
TORDAY, Emil e JOYCE, T. A. Notes on the Ethnography of the Ba-Yaka. The Journal of the
Anthropological Institute of Great Britain and Ireland, Vol. 36(Jan. - Jun., 1906), pp. 39-58
VALVERDE, Paulo. Máscara, Mato e Morte: Textos para Uma Etnografia de São Tomé. Oeiras: Celta
Editora, 2000.
Brasil:
Viajantes –
Brasil Holandes: Documentos da Biblioteca Universitária de Leiden. Rio de Janeiro: Editora INDEX, 3.
Vols., 1997.
BANDEIRA, Julio. Debret e o Brasil: obra completa, 1816-1831 Rio de Janeiro: Capivara, 2007.
BRIGGS, Frederico Guilherme. Brasilian souvernir. Rio de Janeiro: Ludwig & Briggs, 1845.
CHAMBERLAIN, Henry. Vistas e costumes da cidade e arredores do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro:
Kosmos, 1943.
DEBRET, Jean Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1989.
__________. Caderno de Viagem. Texto e organização – Julio Bandeira. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
GUILLOBEL, Joaquim Cândido. Usos e costumes do Rio de Janeiro nas figurinhas de Guillobel.
Curitiba: Editado por Cândido Guinle de Paula Machado, 1978.
RIBEYROLLES, Charles. Brazil pittoresco: história, descrições, viagens, instituições, colonização. Rio
de Janeiro: Typographia Nacional, 1859.
RIEDEL, Augusto. Viagem de S.S.A.A. Reaes Duque de Saxe e seu augusto irmão D. Luís Philippe ao
interior do Brazil no anno 1868. Rio de Janeiro: Álbum avulso, 1869. (Acervo Biblioteca Nacional)
RUGENDAS, Johann Moritz.Viagem pitoresca através do Brasil. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia/
EDUSP, 1979.
SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem pelas Provincías do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Belo
Horizonte: Itatiaia, 1975.
__________. Segunda viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais e a São Paulo 1822. Belo Horizonte:
Itatiaia, 1974.
SCHLICHTHORST, C. O Rio de Janeiro como é (1824-1826). Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de
Edições Técnicas, 2010.
SPIX, J. B. von e MARTIUS, C. F. P. von. Viagem pelo Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938.
WALSH, R. Rev. Noticias do Brasil (1828-1829). Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1985.
Cultura Popular e Samba Carioca -
ALENCAR, Edgar de. O carnaval Carioca através da música, 2 vols. Rio de Janeiro: Freitas Bastos,
1965.
ALMIRANTE (Henrique Fôreis Domingues). No tempo de Noel Rosa. Rio de Janeiro: Francisco Alves,
1963.
AZEVEDO, Almeida. A nossa música Popular. Rio de Janeiro: A Voz do Rádio, 28 mar. 1935.
BARBOSA, Orestes. Samba. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.
BARRETO, Paulo (João do Rio). As Religiões no Rio. Rio de Janeiro: H. Garnier, 1905.
__________. A alma encantadora das ruas. Rio de Janeiro: Organizações Simões, 1951.
BATISTA, Marta R. (org.) Coleção Mário de Andrade: religião e magia/ música e dança/
cotidiano. Uspiana Brasil 500 anos. São Paulo: EDUSP/IEB-USP/Imprensa Oficial, 2004.
BILAC, Olavo. “A festa da Penha”. Rio de Janeiro: Revista Kosmos, nº 3, outubro, 1906.
CABRAL, Sérgio. A MPB na era do rádio. São Paulo: Moderna, 1996.
__________. No tempo de Almirante. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
__________. As escolas de samba. Rio de Janeiro: Fontana, 1974.
CARNEIRO, Souza. Mitos Africanos no Brasil. São Paulo; Rio de Janeiro; Recife: Companhia Editora
Nacional, 1937.
CUNHA, Mário Wagner Vieira da. Descrições da festa de Bom Jesus do Pirapora. Revista do Arquivo
Municipal, São Paulo, XLI. 1937, p.5-35.
DONGA, PIXINGUINHA e JOÃO DA BAIANA. As vozes desassombradas do museu vol.1. Rio de
Janeiro: MIS, 1970.
EDMUNDO, Luiz. O Rio de Janeiro do meu tempo. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938.
__________. O Rio de Janeiro no tempo dos vice-reis. Brasília: Senado federal, 2000.
FREITAS, Affonso A. de. Tradições e reminiscências paulistanas. 3ª edição. São Paulo: Governo do
Estado de São Paulo, 1978.
GALLET, Luciano. Estudos de folclore. Rio de Janeiro: C. Wehrs&cia., 1934.
GUIMARÃES, Francisco (Vagalume). Na roda de Samba. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.
135
LAYTANO, Dante de. As Congadas no Município de Osório. Porto Alegre: Edição da Associação RioGrandense de Música, Boletim de Estudos do Folclore do Rio Grande do Sul, 1945.
MACHADO FILHO, Aires da Mata. O Negro e o Garimpo em Minas Gerais. Belo Horizonte: Ed.
Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1985.
__________.Introdução ao Estudo do Congado. Belo Horizonte: Universidade Católica de Minas Gerais,
1974.
MÁXIMO, João e DIDIER, Carlos. Noel Rosa – Uma Biografia. Brasília: Ed. UNB, 1990.
MELO, Guilherme Teodoro Pereira de. A musica no Brasil; desde os tempos coloniaes, até o primeiro
decênio da Republica; por Guilherme Theodoro Pimenta de Mello, professor de música. Bahia:
Typographia S. Joaquim, 1908.
MORAES FILHO, Mello. As festas e tradições populares do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1979.
MORAES, Eneida de. História do Carnaval Carioca. Rio de Janeiro: Record, 1987.
MUNIZ JÚNIOR, José. Do Batuque a Escola de Samba. São Paulo: Ed. Símbolo, 1976.
NEVES, Guilherme dos Santos. Coletânea de Estudos e Registros do Folclore Capixaba (1944-1982).
Vitória: Centro Cultural de Estudos e Pesquisas do Espírito Santo - 2 vols., 2008.
PENTEADO, Jacob. Belenzinho – 1910. Retrato de uma época. São Paulo: Martins, 1962.
PIRES, Cornélio. Scenas e paizagens da Minha Terra (Musa Caipira). São Paulo: Edição da Revista do
Brasil, Monteiro Lobato & C., 1921.
POMPÉIA, Raul. Danças e Cantos na Penha.1888 In: BANDEIRA, Manuel e ANDRADE, Carlos
Drummond de. Rio de Janeiro em prosa e verso. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1965.
Coleção Rio Quatro Séculos, v. 5.
QUERINO, Manuel. A Bahia de Outrora. Salvador: Progresso, 1955.
__________. Costumes africanos no brasil. Recife: Ed. Massangana, 1988.
RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. Brasília: Ed. UNB. 2004.
SILVA, Marília T. Barboza da e Maciel, Lygia dos Santos. Paulo da Portela: traço de união entre duas
culturas. Rio de Janeiro: Funarte, 1989.
__________; OLIVEIRA FILHO, Artur L.; CARLOS Cachaça. Fala, Mangueira. Rio de Janeiro: José
Olympio, 1980.
__________; OLIVEIRA FILHO, Artur L. Silas de Oliveira: do jongo ao samba-enredo. Rio de Janeiro:
Funarte, 1981.
VALENÇA, Rachel Teixeira e VALENÇA, Suetônio Soares. Serra, Serrinha, Serrano: O Império do
Samba. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 1981.
VALLE, Flausino Rodrigues. Elementos de Folk-lore Musical Brasileiro. São Paulo: Cia Editora
Nacional, 1936.
Série “Depoimentos para a posteridade” – Museu da Imagem e do Som – RJ:
-Alcebíades Barcellos, no dia 21/03/1968.
-Donga, no dia 02/04/1969
-Heitor dos Prazeres, no dia 01/09/1966
-Ismael Silva, RJ, no dia 16/07/1969.
-João da Baiana, no dia 24/06/1966
-Pixinguinha, no dia 06/10/1966; 22/04/1968
Jornais e Revistas:
- O Globo, Vespertina, Geral, Coluna “Carnaval”, página 6 - 26 de Dezembro de 1932.
- O Globo, Vespertina, Geral, Coluna “Carnaval”, página 6 - 6 de Janeiro de 1932.
- O Globo, Matutina, Geral, Coluna “Carnaval”, página 6 - 03 de Janeiro de 1933.
- O Globo, 01 de Dezembro de 1933, Vespertina, Geral, página 6
- O Globo, Sexta-feira, 20.04.1979
-“Cuíca para todos” - Revista Veja – Edição 167 - 17/11/1971.
Filmografia:
“Sai da Frente” - Abílio Pereira de Almeida, 80min, PB, Brasil (1952)
“Alô, Alô, Carnaval” - Adhemar Gonzaga, 75min, Brasil (1936)
“Bumba Boi de Marcanã – Rio do Mirinzá” - Olindo Estevam, 92min, cor, Brasil (2007).
“Ondyelwa, Festa do Boi Sagrado” - Ruy Duarte de Carvalho, 42min, cor, Angola (1978).
136
Discografia:
África -
(1972) Music of the Ovimbundu (Angola) LP.
(1973) Tervuren- kubik Humbe e handa (Angola – Bélgica) LP
(1983) DUVALLE, Charles. Musique kongo: Ba-Bembe, Ba-Congo, Nseke e Ba-Lari. França: Ocora, LP
OCR35.
(2004) Tisikaya – Musicos do Interior (Angola) CD
Brasil -
(1957) “Obaluaye” – Maestro Abigail Moura e Orquestra Afro-brasileira, LP
(1974) Nas Quebradas do Mundaréu (c/ Plinio Marcos, Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde e Toniquinho
Batuqueiro). Continental Discos, LP.
(2000)Coleção Cachuera – Vol. 2 - Batuques do Sudeste, CD
(2002) “Musica do Brasil “– Hermano Viana, CD
Discografia em 78 Rpm -
Bambas da Barra Funda. França, Januário e Costa, Henrique Filipe "Henricão" - Intérprete: França,
Januário e Costa, "Henricão” Acompanhamento: Grupo do Veneno. Gênero musical: Samba. Data de
Lançamento: 11/1931. Gravadora: Columbia. Número do Álbum: 381112. Lado: B.
.
Tentação do samba. João Bastos Filho e Getúlio Marinho "Amor" - Intérprete: Patrício Teixeira.
Acompanhamento: Pixinguinha e Grupo da Guarda Velha. Gênero musical: Samba do partido alto. Data
de Gravação: 00/1933. Data de Lançamento: 00/1933. Gravadora: Victor. Número do Álbum: 33633.
Lado: A.
A cuíca tá roncando. Torres, Raul - Intérprete: Torres, Raul. Gênero musical: Samba. Data de Gravação:
00/1934. Data de Lançamento: 00/1934. Gravadora: Odeon. Número do Álbum: 11139. Lado: A.
Triste cuíca. Rosa, Noel e Cordovil, Hervé - Intérprete: Almeida, Arací de. Acompanhamento: Regional
Benedito Lacerda. Gênero musical: Samba. Data de Gravação: 10/04/1935. Data de Lançamento:
05/1935. Gravadora: Victor. Número do Álbum: 33927. Lado: A.
Molha o pano. Getúlio Marinho "Amor" e Vasconcelos, Candido - Intérprete: Aurora Miranda. Gênero
musical: Samba. Data de Gravação: 00/1935. Data de Lançamento: 00/1936. Gravadora: Odeon. Número
do Álbum: 11320. Lado: A.
Cuíca, pandeiro, tamborim. Mesquita, Custódio - Intérprete: Miranda, Carmen. Gênero musical: Samba.
Data de Gravação: 00/1936. Data de Lançamento: 00/1936. Gravadora: Odeon. Número do Álbum:
11377. Lado: A.
Deixa a cuíca roncá. Torres, Raul - Intérprete: Torres, Raul. Gênero musical: Batucada. Data de
Gravação: 00/1936. Data de Lançamento: 00/1937. Gravadora: Odeon. Número do Álbum: 11543. Lado:
A.
Dormindo sonhei. Cuíca, Chico e Dias, Ernani e Paquito - Intérprete: Carvalho, J. B. de. Gênero musical:
Samba. Data de Gravação: 00/1939. Data de Lançamento: 00/1940. Gravadora: Odeon. Número do
Álbum: 11816. Lado: A.
Iáiá ioiô e a cuíca. Vasconcelos, Fausto e Martins, Felisberto - Intérprete: Carvalho, J. B. de e Robledo,
Nena. Gênero musical: Samba. Data de Gravação: 00/1940. Data de Lançamento: 00/1940. Gravadora:
Odeon. Número do Álbum: 11882. Lado: B.
Quem quebrou minha cuíca. Badu e Lobo, Haroldo - Intérprete: Galhardo, Carlos Acompanhamento:
Orquestra Passos. Gênero musical: Samba. Data de Gravação: 18/12/1941 Data de Lançamento: 02/1942.
Gravadora: Victor. Número do Álbum: 34872. Lado: B.
Sem cuíca não há samba. Augusto, Geraldo e Peixoto, João Antônio - Intérprete: Garcia, Isaura
Acompanhamento: Benedito Lacerda. Gênero musical: Samba. Data de Gravação: 27/04/1942 Data de
Lançamento: 05/1942. Gravadora: Columbia. Número do Álbum: 55344. Lado: A.
137
Como se faz uma cuíca. Lobo, Haroldo e Batista, Wilson - Intérprete: Anjos do Inferno. Gênero musical:
Samba. Data de Gravação: 26/10/1944 Data de Lançamento: 12/1944. Gravadora: Victor. Número do
Álbum: 800242. Lado: B.
Ester. Lobo, Haroldo e Oliveira, Milton de - Intérprete: Vocalistas Tropicais. Acompanhamento: Boca
Rei da Cuíca. Gênero musical: Samba. Data de Gravação: 03/09/1948 Data de Lançamento: 11/1948.
Gravadora: Odeon. Número do Álbum: 12883. Lado: A.