> Banco de Dados - História e música na universidade
Cinco cantos de vanguarda: populares e eruditos em luta pela brasilidade moderna
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
ANDRE DOMINGUES DOS SANTOS
Orientador:
JULIO CESAR PIMENTEL PINTO FILHO
Local:
USP - FFLCH
Data:
2014
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
História con-temporânea História da cultura Música po-pular Nacionalismo Vanguarda
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1337019
A presente tese analisa historicamente cinco diferentes momentos em que músicos populares e intelectuais eruditos brasileiros estabeleceram intercâmbios e trabalharam em parceria na construção de discursos sobre o ser nacional, sob influência marcante de um ideário de vanguarda. Para cada um desses momentos, elegeram-se parcerias representativas a serem estudadas. Os momentos abordados, compreendidos entre 1924 e 1969, foram o modernismo, o regionalismo baiano, a bossa-nova, a música de protesto da década de 1960 e o tropicalismo, tendo como representantes escolhidos, respectivamente: Marcelo Tupinambá e Mário de Andrade; Dorival Caymmi e Jorge Amado; Antônio Carlos Jobim, João Gilberto e Vinícius de Moraes; Carlos Lyra e Gianfrancesco Guarnieri; Caetano Veloso e Rogério Duprat.
Fontes:
AGUILAR, Gonzalo: Poesia Concreta Brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista. São
Paulo: Edusp, 2005.
ALMEIDA, Benedicto Pires de: Marcelo Tupinambá. São Paulo, edição do autor, 1993.
AMADO, Jorge: “Casa Grande e senzala e a revolução cultural” in Vários autores: Gilberto
Freyre: sua ciência, sua filosofia, sua arte: ensaios sobre o autor de Casa-grande & senzala e sua
influência na moderna cultura do Brasil. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 1962. Disponível em
http://bvgf.fgf.org.br/portugues/critica/livros/gf_cfa_amado.htm (acessos em 06/11/2013)
_________: “O moço Caymmi e a Bahia” in CAYMMI, Dorival: Cancioneiro da Bahia, 4ª Ed. São
Paulo, Ed.: Martins, 1967, p. 7-11.
_________: Bahia de Todos os Santos: guia de ruas e mistérios, 35ª edição. Rio de Janeiro: Ed.
Record, 1983.
_________: Mar morto, 51ª ed. Rio de Janeiro, Ed. Record, 1980.
ANDRADE, Celeste Maria Pacheco de: Bahia, Cidade-Síntese da Nação Brasileira: Uma leitura
em Jorge Amado (Tese de Doutorado – or. Antônio Pedro Tota). São Paulo: tese de
doutoramento do programa de pós-graduação em História Social da PUC-SP, 1999.
ANDRADE, Mário de: “Candido Inácio da Silva e o Lundu” (F. Toni, ed.) in Latin American Music
Review, Vol. 20, n° 2. University of Texas, 1999, p. 213-233.
_________: “Discurso de 1922”, Correio Paulistano, 09/03/1923, in Recortes III, p. 38-39, Série
Recortes (transcrição F. Bruder, rev. F. C. Toni). São Paulo: Arquivo Mário de Andrade/IEB-USP.
_________: “O artista e o artesão” in O baile das quatro artes. São Paulo: Ed. Martins, 1963, p.
9-33.
_________: Aspectos da Música brasileira. São Paulo/Brasília: Ed. Martins-INL, 1975.
_________: Ensaio Sobre a Música Brasileira. São Paulo: Ed. Martins, 1976.
_________: Música, Doce Música: Estudos da crítica e folclore 2ª Edição. São Paulo: Ed.
Martins, 1976.
_________: Pequena História da Música, 9ª edição. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1987.
_________: Vida do Cantador (edição Crítica de Raimunda de Brito Batista). Belo Horizonte-Rio
de Janeiro: Ed. Villa Rica, 1993.
ANDRADE, Oswald de: “Manifesto Antropofágico” in SCHWARTZ, J.: Vanguardas LatinoAmericanas, 2ª edição. São Paulo: Edusp, 2008, p.175.
_________: “Manifesto da Poesia Pau Brasil”, in SCHWARTZ, J.: Vanguardas LatinoAmericanas, 2ª edição. São Paulo: Edusp, 2008, p. 166
ARAÚJO, Paulo César de: Roberto Carlos em detalhes. São Paulo: Ed. Planeta do Brasil, 2006.
“Artes e artistas: Semana de Arte Moderna” in O Estado de São Paulo, 14/02/1922
BARROS, Nelson Lins e: “Música Popular: Novas Tendências” in Revista Civilização Brasileira,
ano 1, n° 1, março de 1965, p. 232-237.
BÉHAGUE, Gerard: “The Beginnings of Musical Nationalism in Brazil” in Monographs in
Musicology vol. 1. Detroit: Information Coordinators, 1971, p. 19, 21, 24-27.
BENJAMIN, Walter: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da
cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994
BERLINCK, Manoel Tosta: O Centro Popular de Cultura da UNE, Campinas: Ed. Papirus Livraria,
1984, reproduzido em http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/cpc.livro_.pdf
(acessos em 23/10/2013).
BORGES, Jorge Luis: “Nathaniel Hawtorne” in Obras completas de Jorge Luis Borges, vol. II
(trad. S. Molina). São Paulo: Ed. Globo, 1998, p. 51-68.
BRITTO, Brasil Rocha: “Bossa Nova”, in CAMPOS, Augusto de: Balanço da Bossa e outras
bossas, 5ª Edição. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005 , p.17-40.
CABRAL, Sérgio: “Nelson Lins e Barros" in Revista Civilização Brasileira, ano 2, n° 9-10,
setembro-novembro de 1966, p. 265-267.
215
CALADO, Carlos: Tropicália: a história de uma revolução musical. São Paulo: Ed. 34, 1997.
CAMPOS, Geir: “Razão de família” in Violão de rua. Rio de Janeiro: Ed. Civilização BrasileiraCentro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes, 1962, p. 39.
CAMPOS, Augusto de: Balanço da Bossa e outras bossas, 5ª Edição. São Paulo: Ed. Perspectiva,
2005.
CAMPOS, Haroldo de: Galáxias, 2ª ed. revista. São Paulo: Ed. 34, 2004, sem numeração.
CASTELLO, José: Vinícius de Moraes, o poeta da paixão – Uma biografia. São Paulo:Ed.
Companhia das Letras, 1994.
CASTRO, Ruy: Carmen, uma biografia. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2005.
_________: Chega de saudade: a história e as histórias da bossa-nova, 2ª edição.São Paulo:
Companhia das Letras, 2000.
CASTRO, Tarso de: “Tom, Vinícius, Toco, Miúcha” (entrevista) in Vinícius de Moraes: encontros.
Rio de Janeiro: Ed. Beco do Azougue, 2007, p. 164-177.
CAYMMI, Dorival: “Porque estou musicando motivos de ‘Mar Morto’ e ‘Jubiabá’”, in Anuário
Brasileiro de Literatura, n° 4. Rio de Janeiro, Irmãos Pongetti Editores, 1940, p. 60.
_________: Cancioneiro da Bahia, 4ª Ed. São Paulo, Ed.: Martins, 1967.
CAYMMI, Stella: Dorival Caymmi e a Bossa Nova: O Portador Inesperado - A obra de Dorival
Caymmi (1938-1958). Rio de Janeiro, Ed. Ibris Libris, 2008.
_________: Dorival Caymmi, o Mar e o Tempo. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2001.
_________: O que é que a baiana tem?: Dorival Caymmi na era do rádio. Rio de Janeiro: Ed.
Civilização Brasileira, 2013.
Coleção Revista da Música Popular. Rio de Janeiro: Ed. Funarte/Bem-Te-Vi, 2006.
CONTIER, Arnaldo Daraya: “Edu Lobo e Carlos Lyra: O Nacional e o Popular na Canção de
Protesto (Os Anos 60)” in Revista Brasileira de. História, v. 18, n. 35. São Paulo: ANPUH, 1998.
Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
01881998000100002&lng=pt&nrm=iso (acessos em 16/10/2012).
_________: “Modernismos e Brasilidade: Música, utopia e tradição” in NOVAES, Adauto (org.):
Tempo e História. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 1992, p. 159-287.
DOMINGUES, André: Caymmi sem folclore. São Paulo: Ed. Barcarolla, 2009.
_________: “O que aconteceu com eles graças a João” (entrevista), Jornal da Tarde,
10/06/2001.
_________: “A revolução das gravadoras”, Diário do Comércio- SP, 23/12/2006
DREIFUS, Dominique: “‘O jazz influenciou a MPB antes da bossa’, diz João” (trad. L. A. Costa) in
João Gilberto, W. Garcia (org). São Paulo: Ed. Cosac-Naify, 2012, p. 58-61.
DUARTE, Rogério: Tropicaos. São Paulo: Azougue Editorial, 2003.
DUNN, Christopher: “Tropicália, modernidade, alegoria e contracultura” in Tropicália: uma
revolução na cultura brasileira (1967-1972), Carlos Basualdo (org). São Paulo: Ed. Cosac Naify,
2007 p. 59-79.
_________: Brutalidade jardim: a Tropicália e o surgimento da contracultura brasileira,trad.
Cristina Yamagami. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
ECHEVERRIA, Regina: Furacão Elis - Versão atualizada. São Paulo: Ed. Leya, 2012.
“Ele quer destruir o cinema. Você pode gostar do seu filme?” in COHN, Sérgio & COELHO,
Frederico (org.): Tropicália: encontros. Rio de Janeiro: Ed. Beco do Azougue, 2008, p. 126-133.
EULÁLIO, Alexandre: “Marília de Dirceu” (texto de encarte ) in KIEFFER, Anna Maria: Marília de
Dirceu (CD). São Paulo: grav. Akron, 1989.
FAOUR, Rodrigo: “Orfeu da Conceição: os 50 anos da peça e do disco que revelaram a parceria
de Tom e Vinícius” (texto de encarte do CD Músicas de Orfeu da Conceição). Rio de Janeiro,
Grav. EMI-Odeon, 2006.
FAVARETTO, Celso: Tropicália, Alegoria, alegria, 4ª edição. COTIA: Ateliê Editorial, 2007.
FERREIRA, Cláudio Leal: “Música Popular, tecnologia sonora e João Gilberto in João Gilberto,
W. Garcia (org). São Paulo: Ed. Cosac-Naify, 2012, p. 383-397.
216
GALVÃO, Walnice Nogueira: Saco de gatos: ensaios críticos. São Paulo: Ed. Duas
Cidades/Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, 1976.
GARCIA, Walter: Bim Bom: A contradição sem conflitos de João Gilberto. São Paulo: Ed. Paz e
Terra, 1999.
_________: Melancolias, Mercadorias: Dorival Caymmi, Chico Buarque, o pregão de rua e a
canção popular-comercial no Brasil (tese de doutorado, or. José Antonio Pasta Junior). São
Paulo: FFLCH-USP, 2006.
_________ (org.): João Gilbert. São Paulo: Ed. Cosac-Naify, 2012.
GAÚNA, Regina: Rogério Duprat: Sonoridades Múltiplas. São Paulo: Ed. Unesp, 2002.
GAVA, José Estevam: A linguagem harmônica da Bossa Nova. 2ª Edição. São Paulo: Ed. Unesp,
2008.
_________Momento bossa nova: Arte e modernidade na revista O Cruzeiro. São Paulo: Ed.
Anna Blumme/Fapesp, 2006.
GIL, Gilberto: Todas as letras: incluindo letras comentadas pelo compositor, Carlos Rennó
(org.). São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 1996.
GOMES, Alfredo Dias: “O engajamento é uma prática de liberdade” in Revista Civilização
Brasileira, Caderno Especial, n. 2, 1968, p. 7-17.
GONZALEZ, Juliana Perez: Da música folclórica à música mecânica: uma história do conceito de
música popular por intermédio de Mário de Andrade (1893-1945) (Dissertação de Mestrado).
São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012.
GULLAR, Ferreira: “Porque parou a arte brasileira” in Revista Civilização Brasileira, n° 1, Ano 1,
março de 1965, p. 222-228.
_________: Cultura posta em questão, Vanguarda e subdesenvolvimento: ensaios sobre arte,
4ª edição. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 2010.
_________: “João Boa-Morte (Cabra marcado para morrer)” in Violão de Rua. Rio de Janeiro:
Ed. Civilização Brasileira-Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes, 1962, p.
22-35.
HOLLANDA, Chico Buarque de: “De samba e festivais” in COHN, Sérgio & COELHO, Frederico
(org.): Tropicália: encontros. Rio de Janeiro: Ed. Beco do Azougue, 2008, p. 172-175.
JARDIM, Reynaldo: “Mão aberta” in Violão de Rua (II). Rio de Janeiro: Ed. Civilização BrasileiraCentro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes, 1962, p. 108.
JOBIM, Antônio Carlos: Sem Título in Chega de saudade (LP) – João Gilberto. Rio de Janeiro:
Grav. Odeon, 1959.
JOBIM, Helena: Antônio Carlos Jobim – Um homem iluminado. Rio de Janeiro: Ed. Nova
Fronteira, 1996.
KATER, Carlos: Música Viva e H. J. Koellreutter: Movimentos em direção à modernidade. São
Paulo, Musa Editora/Atravez, 2001.
LEANDRO, Marcelo Tupinambá: A criação musical e o sentido da obra de Marcello Tupynambá
na música brasileira (1910-1930), Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade de São
Paulo, 2005.
LENHARO, Alcyr: Cantores do Rádio: a trajetória de Nora Ney e Jorge Goulart e o meio artístico
de seu tempo. Campinas: Edunicamp, 1988.
LOBO, Edu, TINHORÂO, José Ramos & VINHAS, Luiz Carlos: “Confronto: Música Popular
Brasileira” in Revista Civilização Brasileira, ano 1, n° 4, julho de 1965, p. 305-312.
LYRA, Carlos: Eu & a bossa: uma história da bossa-nova. Rio de Janeiro: Ed. Casa da Palavra,
2008.
MAMMÌ, Lorenzo: “João Gilberto e o projeto utópico da bossa-nova” in GARCIA, Walter (org.):
João Gilberto, São Paulo: Ed. Cosac-Naify, 2012, p.158-162
MARTÍN-BARBERO, Jesus: Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia, trad.
R. Polito e S. Alcides, 6ª Edição. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
MARTINEZ, José Celso: “O rei da Vela” in COHN, Sérgio & COELHO, Frederico (org.): Tropicália:
encontros. Rio de Janeiro: Ed. Beco do Azougue, 2008, p. 56-75.
217
MARTINS, Carlos Estevam: “Anteprojeto do Manifesto do Centro Popular de Cultura” in A
Questão da Cultura Popular. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1963, p. 79-109, reproduzido
no site http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/conceito.caeste.pdf, (acessos
em 23/10/2013).
_________ “Reforma Cultural e Revolução Cultural” in A Questão da Cultura Popular. Rio de
Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1962, p. 3-7, reproduzido no site
http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/conceito.caeste.pdf (acessos em
23/10/2013).
MEDAGLIA, Júlio: “Balanço da Bossa-Nova” in CAMPOS, Augusto de: Balanço da Bossa e outras
bossas, 5ª Edição. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005, p. 67-123.
_________: Música Impopular, 2ª Edição. São Paulo: Ed. Global, 2003.
MELLO, Zuza Homem de: A era dos festivais: uma parábola. São Paulo: Ed. 34, 2003.
MIDANI, Andre: Música, ídolos e poder – do vinil ao download. Rio de Janeiro: Ed. Nova
Fronteira, 2008.
MONTEIRO, Denílson: A bossa do lobo: Ronaldo Bôscoli. São Paulo, Ed. Leya, 2011.
MORAES, Eduardo Jardim de: A Brasilidade Modernista – Sua Dimensão Filosófica. Rio de
Janeiro, Ed. Graal, 1978.
MORAES, José Geraldo Vinci de: “O Brasil Sonoro de Mariza Lira” in Temas & matizes, n° 10,
segundo semestre de 2006, p. 29-36.
_________: Metrópole em Sinfonia: História, cultura e música popular na São Paulo dos anos
30. São Paulo: Ed. Estação Liberdade, 2000, p. 109.
MORAES, Vinícius de: Samba Falado: (crônicas musicais), MIGUEL, Jost, COHN, Sérgio &
CAMPOS, Simone (org.). Rio de Janeiro: Ed. Beco do Azougue, 2008.
_________.: Sem título, texto de contracapa do LP Canção do amor demais, de Elizeth
Cardoso. Grav. Festa, 1958.
MOTA, Lourenço Dantas, BRANCO, Frederico & SCALZO, Nilo: “’A poesia e a canção são parte
de um todo’” (entrevista) in Vinícius de Moraes: encontros. Rio de Janeiro: Ed. Beco do
Azougue, 2007, p. 192-223.
MOTTA, Nelson: Noites Tropicais: solos, improvisos e memórias musicais. Rio de Janeiro: Ed.
Objetiva, 2000.
_________: “A cruzada Tropicalista” in COHN, Sérgio & COELHO, Frederico (org.): Tropicália:
encontros. Rio de Janeiro: Ed. Beco do Azougue, 2008, p. 48-55.
NAPOLITANO, Marcos: “’Já temos um passado’: Quarenta anos do LP Chega de saudade (João
Gilberto, 1959)” in João Gilberto, W. Garcia (org). São Paulo: Ed. Cosac-Naify, 2012, p. 354-361.
NETO, Torquato: “Tropicalismo para iniciantes” in COHN, Sérgio & COELHO, Frederico (org.):
Tropicália: encontros. Rio de Janeiro: Ed. Beco do Azougue, 2008, p. 60-65.
NEVES, José Maria: Música contemporânea brasileira. São Paulo: Ed. Ricordi, 1981.
NEVES, Santusa Cambraia: Canção Popular no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira,
2010.
NOBLAT, Ricardo & LUBAMO, Tadeu: “O apaixonado Vinícius de Moraes” (entrevista) in
Vinícius de Moraes: encontros. Rio de Janeiro: Ed. Beco do Azougue, 2007, p. 154-163.
NORMAN, Philip: John Lennon: a vida (trad. R. Muggiati). São Paulo: Ed. Companhia das Letras,
2009.
OITICICA, Hélio: “A trama da terra que treme (o sentido de vanguarda no grupo baiano)” in
COHN, Sérgio & COELHO, Frederico (org.): Tropicália: encontros. Rio de Janeiro: Ed. Beco do
Azougue, 2008, p. 140-155.
_________: “Tropicália”, in COHN, Sérgio & COELHO, Frederico (org.): Tropicália: encontros.
Rio de Janeiro: Ed. Beco do Azougue, 2008, p. 96-103
_________: “Esquema geral da nova objetividade”. Rio de Janeiro: 1967. Reproduzido em
http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/esquema-geral-da-nova-objetividade
(acessos em 06/11/2013).
218
OLIVEIRA, Acauam: “Roberto Carlos e a identidade brasileira na canção” in Revista Ieb, n° 54,
set/mar 2012. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012, p. 151-166.
ORTIZ, Renato: A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural, 5ª edição.
São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.
PINHEIRO, Thiago Martins: “Quem canta deveria ser como quem reza” in João Gilberto,
GARCIA, Walter (org). São Paulo: Ed. Cosac-Naify, 2012, p. 410-431.
RANGEL, Lúcio: Samba, jazz e outras notas, AUGUSTO, Sérgio (org.). Rio de Janeiro: Ed. Agir,
2007.
RIBEIRO, Solano: Prepare o seu coração: a história dos grandes festivais. São Paulo: Geração
Editorial, 2002
RISÉRIO, Antônio: Caymmi: uma utopia de lugar. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1993
RESENDE, Otto Lara, RANGEL, Lúcio, ALBIM, Ricardo Cravo & VIANNY, Alex: “Depoimento para
o MIS” (entrevista) in COHN, Sérgio & CAMPOS, Simone (org.): Vinícius de Moraes: encontros.
Rio de Janeiro: Ed. Beco do Azougue, 2007, p. 12-67.
ROCHA, Gláuber: “Tropicalismo, Ideologia, Mito, Ideograma” in COHN, Sérgio & COELHO,
Frederico (org.): Tropicália: encontros. Rio de Janeiro: Ed. Beco do Azougue, 2008, p. 220-227.
ROSADO, Clairton: Brasília – Sinfonia da alvorada: estudo sobre procedimentos composicionais
da Obra sinfônica de Tom Jobim (dissertação de mestrado). São Paulo: ECA-USP, 2008.
SALIBA, Elias Thomé: Raízes do Riso: a representação humorística na história brasileira: da
Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SANDRONI, Carlos: “Adeus à MPB” in CAVALCANTI, Berenice, STARLING, Heloísa & EISENBERG,
José (org.): Decantando a República vol. 1: Inventário histórico e político da moderna canção
popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira; São Paulo: Fundação Perseu
Abramo, 2004, p. 23-35.
_________.: Feitiço Decente: Transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Editora-Ed. UFRJ, 2001.
SANT’ANNA, Affonso Romano de: Música Popular e Moderna Poesia Brasileira. São Paulo: Ed
Landmark, 2004.
SANTOS, Fábio Saito dos: Estamos aí: um estudo sobre as influências do jazz na bossa-nova,
(dissertação de mestrado). Campinas: IA-Unicamp, 2006.
SAROLDI, Luiz Carlos & MOREIRA, Sônia Virgínia: A Rádio Nacional: o Brasil em sintonia. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
SCHWARZ, Roberto: “Cultura e Política, 1964-69” in O Pai de Família e Outros Estudos. Rio de
Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1992, p. 61-92.
SEVERIANO, Jairo & MELLO, Zuza Homem de: A canção no tempo: 85 anos de músicas
brasileiras (vol. 2: 1959-1985), São Paulo, Ed. 34, 1998.
SOARES, Terezinha Rodrigues Prada: A utopia no horizonte da Música Nova (Tese de
Doutorado). São Paulo: FFLCH-USP, 2006.
SOLNIK, Alex: 100 Vinícius 100, a poesia festeja o centenário do seu grande mestre. São Paulo:
BB Ed., 2013.
SOUZA, Tárik de: Tem mais samba: das raízes à eletrônica. São Paulo: Ed. 34, 2003.
SÜSSEKIND, Flora: Literatura e vida literária: polêmicas, diários & retratos. Belo Horizonte: Ed.
UFMG, 2004.
TATIT, Luiz: O cancionista: composição de canções no Brasil, 2ª edição. São Paulo: Edusp, 2002.
_________.: Semiótica da canção: melodia e letra. São Paulo: Ed. Escuta, 1994.
TONI, Flávia Camargo: A Música Popular na Vitrola de Mário de Andrade . São Paulo, Ed. Senac,
2004.
TOTA, Antônio Pedro: Samba da Legitimidade (orientadora: Sonia Apparecida de Siqueira). São
Paulo: dissertação de mestrado, FFLCH-USP, São Paulo, 1980.
TUMA, Said: O nacional e o popular na obra de Alexandre Levy: bases de um projeto de
modernidade. Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA-USP, 2008.
219
COHN, Sérgio & CAMPOS, Simone (org.): Vinícius de Moraes: encontros. Rio de Janeiro: Ed.
Beco do Azougue, 2007.
VELHA, Cristina Eira: Significações sociais, culturais e simbólicas na trajetória da Banda de
Pífanos de Caruaru e a problemática histórica dos estudos de tradição oral no Brasil (1924-
2006) (Dissertação de Mestrado). São Paulo: FFLCH-USP, 2008
VELOSO, Caetano: “Apresentação”, in GARCIA, Walter: Bim Bom: A contradição sem conflitos
de João Gilberto. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1999, p. 11-12.
_________ : sem título (texto de encarte do LP Caetano Veloso). Rio de Janeiro: Grav. Philips,
1968.
_________ : sem título (texto de encarte do LP Outras Palavras). Rio de Janeiro: Grav. Philips,
1980. citado em PERRONE, Charles: “Poesia Concreta e Tropicalismo”, 1985. Reproduzido em
http://tropicalia.com.br/en/leituras-complementares/poesia-concreta-e-tropicalismo (acessos
em 24/11/2013)
_________: Verdade tropical. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 1997.
_________: “Caetano solta o Verbo” in O Verbo Encantado, junho de 1972. Reproduzido em
http://tropicalia.com.br/eubioticamente-atraidos/verbo-tropicalista/caetano-veloso-solta-overbo (acessos em20/08/2013).
_________: O mundo não é chato, Eucanaã Ferraz (org.). São Paulo: Companhia das Letras,
2005.
VELOSO, Caetano, GIL, Gilberto, CAMPOS, Augusto de, ASSIS, Chico de & PIGNATARI, Décio:
“Debate da Fau” in Tropicália: encontros, S. Cohn & F. Coelho (org). Rio de Janeiro: Ed. Beco do
Azougue, 2008,p. 126-133.
VELOSO, Caetano, SOARES, Flávio Macedo, BARROS, Nelson Lins de, CAPINAM, José Carlos,
LEÃO, Nara, DAHL, Gustavo: “Que caminho seguir na música popular brasileira?”, A. L. Barbosa
(org), in Tropicália: encontros, S. Cohn & F. Coelho (org). Rio de Janeiro: Ed. Beco do Azougue,
2008, p. 16-31.
VIANNA, Hermano: O Mistério do Samba, 5ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/Editora
UFRJ, 2004.
WERNECK, Humberto: O santo sujo: a vida de Jayme Ovalle. São Paulo: Ed. Cosac Naify, 2008.
WISNIK, José Miguel: “Getúlio da Paixão Cearense (Villa-Lobos e o Estado Novo) in SQUEFF,
Enio. & WISNIK, José Miguel: O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira – Música, 2ª edição.
São Paulo: Ed. Brasiliense, 1983, p. 129-191.
_________: Sem receita. São Paulo: Ed. Publifolha, 2004.
PARTITURAS
CAYMMI, Dorival & AMADO, Jorge: “É doce morrer no mar”in Songbook Dorival Caymmi, Vol.
2, Almir Chediak (org.). Rio de Janeiro, Ed. Lumiar, 1994, p. 48-49.
JOBIM, Antônio Carlos & MORAES, Vinícius de:“Chega de saudade” in Songbook Bossa Nova,
vol. 5, Almir Chediak (org.). Rio de Janeiro: Ed. Lumiar, 1990, p. 59-62
_________: “Chega de saudade” in GAVA, José Estevam: A linguagem harmônica da Bossa
Nova. 2ª Edição. São Paulo: Ed. Unesp, 2008, p. 141-145.
_________: “Chega de saudade”, Paulo Jobim (arranjo). Reproduzido em
http://www.jobim.org/jobim/bitstream/handle/2010/10412/chega%20de%20saudade.pdf?se
quence=1 (acessos em 13/11/2013 ).
_________: “Chega de saudade”. São Paulo: Ed. Mus. Arapuã, 1958, reproduzido em
http://www.jobim.org/jobim/bitstream/handle/2010/11006/Chega%20de%20saudade2.1.pdf
?sequence=5 (acessos em 13/11/2013).
220
LYRA, Carlos & GUARNIERI, Gianfrancesco: “O morro (feio não é bonito)” in Songbook Bossa
Nova, vol. 1, Almir Chediak (org.). Rio de Janeiro: Ed. Lumiar, 1990, p. 86-87.
TUPINAMBÁ, Marcelo & ANDRADE, Mário de: “Canção marinha” in LEANDRO, Marcelo Tupinambá: A
criação musical e o sentido da obra de Marcello Tupynambá na música brasileira (1910-1930),
Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005, anexo não numerado.
DISCOGRAFIA
ARANTES, Edgard: “Canção marinha” (M. Tupinambá/M. de Andrade) – disco de 78 rpm. Rio de
Janeiro: Grav. Brunswick, 1930, reproduzido em
http://acervo.ims.uol.com.br/player/SophiaSLPlayer.asp (acessos em 04/11/2013).
CAYMMI, Dorival: “É doce morrer no mar” (D. Caymmi/J. Amado) – disco de 78 rpm. Rio de
Janeiro: Grav. Colúmbia, 1941, reproduzida em
http://acervo.ims.uol.com.br/index.asp?codigo_sophia=7130 (acessos em 15/10/2013).
_________: “É doce morrer no mar” (D. Caymmi/J. Amado) – disco de 78 rpm. Rio de Janeiro:
Grav. Continental, 1941, reproduzida em
http://acervo.ims.uol.com.br/index.asp?codigo_sophia=10678 (acessos em 15/10/2013).
_________: “É doce morrer no mar” (D. Caymmi/J. Amado) in Caymmi e seu violão (LP). Rio de
Janeiro: Grav. Odeon, 1959.
GILBERTO, João: “Chega de saudade” (T. Jobim/V. de Moraes) – disco de 78 rpm. Rio de
Janeiro: Grav. Odeon, 1958, reproduzido em
http://acervo.ims.uol.com.br/index.asp?codigo_sophia=16458 (acessos em 14/11/2013)
GILBERTO, João: “Desafinado” (T. Jobim/N. Mendonça) – disco de 78 rpm. Rio de Janeiro: Grav.
Odeon, 1958, reproduzido em http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/joaogilberto/desafinado/2485179 (acessos em 14/11/2013)
JOBIM, Antônio Carlos, MORAES, Vinícius de & PAIVA, Roberto: “Eu e meu amor” (T. Jobim/V.
de Moraes) in JOBIM, Tom, MORAES, Vinícius de & PAIVA, Roberto: Orfeu da Conceição – LP.
Rio de Janeiro: Grav. Odeon, 1956, reproduzido em http://www.radio.uol.com.br/letras-emusicas/vinicius-de-moraes/eu-e-meu-amor/2424360?cmpid=clink-rad-ms (acessos em
04/11/2013).
LEÃO, Nara: “O morro (feio não é bonito)” (C. Lyra/G. Guarnieri) in LEÃO, Nara: Nara – LP. Rio
de Janeiro: Grav. Philips, 1964, reproduzido em
http://www.youtube.com/watch?v=364l0kZi1Mw (acessos em 04/11/2013).
VELOSO, Caetano: “É proibido proibir/ É proibido proibir (ambiente de festival)” (C. Veloso) in
A Era dos Festivais: 28 canções que marcaram uma época da MPB - CD. Rio de Janeiro: Grav.
Universal Music, 2003, reproduzido em http://www.radio.uol.com.br/letras-e-musicas/osmutantes-caetano-veloso/e-proibido-proibir/1119683?cmpid=clink-rad-ms (acessos em
04/11/2013).
VELOSO, C & OS MUTANTES: “Saudosismo” (C. Veloso) – compacto duplo. Rio de Janeiro: Grav.
Philips, 1968, reproduzido em http://www.youtube.com/watch?v=ML4LbSnEXNU (acessos em
25/08/2013).
FILMOGRAFIA
TERRA, Renato e CALIL, Ricardo: Uma noite em 67. São Paulo: Videofilmes-Record
Entretenimento, 2011, reproduzido em http://www.youtube.com/watch?v=FOsXaaW4Pkk
(acessos em 25/08/2013).