> Banco de Dados - História e música na universidade

O som da garoa: cultura radiofônica e produção musical em São Paulo (anos 1930 e 1940)

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
GIULIANA SOUZA DE LIMA

Orientador:
JOSE GERALDO VINCI DE MORAES

Local:
USP - FFLCH

Data:
2018

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
São Paulo Radiofonia Música Popu-lar Escuta

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6914108

Este trabalho tem por objetivo investigar as relações entre o desenvolvimento de uma cultura radiofônica e a produção e circulação musical na cidade de São Paulo entre os anos 1930 e 1940. Nesse período se testemunhou uma expansão significativa da radiodifusão paulistana em vários aspectos interdependentes: o crescimento do número de emissoras; a ampliação do comércio e consumo de equipamentos eletrônicos; a transição de um cenário amador para a exploração de um modelo comercial; a ascendente divisão do trabalho e profissionalização dos artistas e técnicos; a criação de uma linguagem radiofônica; a consolidação de um star system local; a transformação nos padrões musicais e também da escuta privada e doméstica. Esse processo, pelo qual a radiodifusão concretizaria sua potência como veículo de informação, entretenimento e publicidade, foi possível não apenas pela mobilização de tecnologias e recursos financeiros racionalmente empregados, como também graças a interesses e projetos diversos, de agentes ligados tanto à esfera pública como privada, e mesmo a algumas contingências históricas. Este é um momento relevante, na medida em que auxilia a compreender os dilemas na formação de uma moderna indústria da cultura no Brasil, de modo geral, e em São Paulo, especificamente. Com isso, pretende-se reconstituir o percurso da radiofonia na cidade e abordar a importância deste meio de comunicação para o imaginário de sua época, a formação e divulgação da música e a consolidação de certa identidade paulistana moderna, urbana e cosmopolita.

Fontes:
Periódicos
A Cigarra, 1932-1946
A Noite, 1938-1939
Almanaque do Rádio, 1951
Antenna, 1976 (edição comemorativa)
A Scena Muda, 1948
Carioca, 1938
Correio da Manhã, 1936
Correio de São Paulo, 1932-1933
Correio Paulistano, 1932-1938
Folha da Manhã, 1932-1949
Folha da Noite, 1932-1949
Il Moscone, 1936
O Estado de S. Paulo, 1928-1949
O Malho, 1934
PRANove, 1938
Revista do Rádio, 1949-1955
Bases de Dados
Acervo Estado de S. Paulo
Acervo Folha de S. Paulo
Arquivo do Estado
Atas e Anais da Câmara Municipal de São Paulo, Centro de Memória da CMSP
Biblioteca Digital das Artes do Espetáculo
Biblioteca Nacional Digital
Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (CPDOC/FGV)
Entre a memória e a história da música
Filmografia Brasileira – Cinemateca Brasileira
Fundaj – Discos
Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB)
Instituto Moreira Salles
Junta Comercial do Estado de São Paulo
272
Museu da Imagem e do Som de São Paulo
The Travel Film Archive
Depoimentos
ASSIS, Enéas Machado de. Depoimento a Vera Lúcia Rocha. São Paulo: Divisão de Pesquisas/CCSPAMM, 24.6.1991.
BARROSO, Inezita. Depoimento a Zuza Homem de Mello, Dalva Cordeiro Rosa, Daniel Renó e Ana
Luiza Pinheiro. São Paulo: MIS-SP, 23.7.1992. Coleção Memória Viva – Cantoras do Rádio.
CARVALHO, Paulo Machado de; DUARTE, Raul. Depoimento a Elysabeth Carmona Leite. São
Paulo: CCSP-AMM, 1979. História do Rádio.
D’AVILA, J. Antonio. Depoimento a Elisabeth Carmona Leite e Valvênio Martins. São Paulo:
Divisão de Pesquisas, CCSP-AMM, 6.6.1984. A produção radiofônica paulista nas décadas de
40 e 50.
DURST, Walter George. Depoimento Flávio Luis Porto e Silva. São Paulo: IDART, CCSP-AMM,
11.11.1976. O Teleteatro Paulista nas décadas de 50 e 60.
FONTES, João Ferreira. Depoimento a Elysabeth Carmona Leite. São Paulo: CCSP-AMM,
28.11.1983. História do Rádio.
GURGEL, Odmar Amaral (Gaó). Depoimento a Zuza Homem de Mello, João Luis Ferreti, José
Ramos Tinhorão. São Paulo: MIS-SP, 3.2.1987. Memória do Piano Brasileiro.
JULIANO, Randal. Depoimento a Elysabeth Carmona Leite e Valvênio Martins. Transcrição de Vera
Lúcia Rocha. São Paulo: Divisão de Pesquisas/CCSP, 21.5.1984. A Produção Radiofônica
Paulista nas décadas de 40 e 50.
LEITÃO, Arnaldo Câmara. Depoimento a Elysabeth Carmona Leite e Valvênio Martins. Transcrição:
Vera Lúcia Rocha. São Paulo: Divisão de Pesquisas/CCSP-AMM, 14.06.1984. A Produção
Radiofônica Paulista nas décadas de 40 e 50.
LEPORACE, Vicente. Depoimento a Eliana Lobo de Andrade Jorge. São Paulo: IDART/CCSPAMM, 20.1.1978. História do Rádio.
LIMA, Dermival Costa Lima. Depoimento a Flavio Luiz Porto e Silva. São Paulo: IDART/CCSPAMM, 31.10.1977. O Teleteatro Paulista nas décadas de 50 e 60.
TUMA, Nicolau. Depoimento a Luiz Rezende Puech e Fausto Macedo. São Paulo: MIS-SP,
28.2.1983. Projeto Memória do Rádio.
LINARDI, Batista. Depoimento a Elisabeth Carmona Leite e Vera Lucia Rocha. São Paulo: CCSPAMM, 26.5.1984. A produção radiofônica paulista nas décadas de 40 e 50.
LOBO, Henrique. Depoimento a Elisabeth Carmona Leite. Transcrição de Nanci Valença Hernandes.
São Paulo: CCSP/Divisão de Pesquisas, 9.12.1983. Emissoras Paulistas – Década de 40 a 50.
MACEDO, Fausto. Depoimento a Boris Kossoy, Geraldo Leite, Nicolau Tuma, Valvenio Martins
Almeida e Fausto José de Macedo. São Paulo: MIS-SP, 21.02.1983. Coleção Memória do
Rádio.
RAGO, Antonio. Depoimento a Paulo Marcos Putteman. São Paulo: MIS-SP, 25.9.1981. Série
Depoimentos sobre choro e música paulistana.
Discos
ALVARENGA, Murilo; RANCHINHO; SALES, Chiquinho Sales. Musga estrangeira. Moda de
viola. Odeon, 11790-A, nov. 1939.
ALVARENGA; RANCHINHO; TORRES, Raul. Sai, feia! Marcha. Columbia, 8.129-B, 1934.
BARBOSA, Adoniran; AIMBERE, J; TORRES, Raul. Dona boa. Marcha, Columbia, 8.129-A, 1934
CAYMMI, Dorival; MIRANDA, Carmen. O que é que a baiana tem. Samba. Odeon, 11710-A,
abr.1939.
FIO, Nhô; TONICO. Leilão dos cantores de rádio. Moda de viola. Columbia, 55.281-A, jul.1941.
MANDY & SOROCABINHA. A muié e o rádio. Moda de viola. Columbia nº 8.315, Lado A, 1937.
273
MARQUES JR. Arlindo; ROBERTI, Roberto; ALVARENGA; RANCHINHO II. Marcha da Saúva.
Marcha. Odeon, 13.740-B, dez. 1954.
REDONDO, Jaime; CARVALHO, Helena Pinto de. Chi! iaiá tá brava. [S.l.]: Columbia, 22.021-B,
1930.
REDONDO, Jaime; FERNANDINHO; JANNETE. Chi... iaiá tá brava!... Acompanhado por
Regional. [S.l.]: Columbia, 55.156-B, 1939.
SILVA, Antenogenes; CAMPOS, Ernani; PAGÃS, Irmãs. A boemia da lua. Marcha. Odeon, 11.325-
A, 1936.
SILVA, Luiz Dias. No estúdio da rádio. Humorismo. Arte-fone, 4.025, 1930-1932.
SILVEIRA, Décio Pacheco da; OLIVEIRA, Januário de. Saudades de minha terra. Acompanhado por
Conjunto Serenata. Valsa. Columbia, 8.195-B, 1936.
SILVEIRA, Decio Pacheco; SERENATA, Conjunto. Saudades de Minha Terra. Valsa. Columbia,
8.189-A, 1936.
SILVINO NETO; CARVALHO, Sonia. A lua também quer brincar. Marcha. Victor, 34.022-A,
1935.
TORRES, Raul; FLORÊNCIO. A Revolta de 9 de Julho. Arte-Fone, 4.139, 1932.
Filmes
Carnaval em Lá Maior. Adhemar Gonzaga, Mário Audrá Jr. São Paulo: Companhia Cinematográfica
Maristela/Cinédia. 1955. 90 min., 35 mm, BP.
A voz e o vazio: a vez de Vassourinha. Carlos Adriano Jerônimo Rosa. 1998. 15 min., 35mm.
São Paulo. Julien Bryan. Office of the Coordinator of Inter-American Affairs. 1943. 15 min., 16 mm,
BP.
Programas de Rádio
Carnaval Cafiaspirina. Participação de Isaurinha Garcia, Vagalumes do Luar (Hervê Cordovil) e
Otelo Santiago. São Paulo: Rádio Record, fev.1950. MIS-SP. Memória Paulistana.
Cortiço, o retrato vivo da vida. Roteiro e produção: Júlio Atlas. Regente: Gabriel Migliori.
Participação: José Rubens, Mário Sena, Adoniran Barbosa, Armando Peixoto, Oswaldo de
Barros, Hélio V. Lins, Maria Onelia, A. Aguiar. São Paulo: Rádio Record, 5.10.49. MIS-SP.
Memória Paulistana.
Cultura Documento. A História do Rádio, parte 2. São Paulo: Rádio Cultura, s/d. CCSP-AMM.
Nossa Cidade. Roteiro e direção: Osvaldo Moles. Regente: Hervé Cordovil. Participação: Maria
Amélia, Celina Amaral, Leonor de Abreu, José Rubens, Adoniran Barbosa, Vicente Leporace,
Osvaldo de Barros e Mário Serra. São Paulo: Rádio Record, [1949]. MIS-SP. Memória do
Rádio.
Programa Comemorativo de 44 anos da Record. 5 Vols. São Paulo: Rádio Record, jun.1975. MIS-SP.
Memória do Rádio.
Programa Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. São Paulo: Rádio Bandeirantes, s/d.
Centro de Documentação e Memória da Rádio Bandeirantes (Cedom).
Scripts
Luna de Arrabal. Apresentação de Ary Falcone. Locutor: Jóta Domingues. Legendas literárias de Egas
Muniz e João Gaia Gomes. Orquestra Típica Colon, sob a direção de Totó (Antonio Sergi).
13.1.1944. 1 roteiro radiofônico. CCSP-AMM, DT 2909.
Curiosidades Bandeirante. Fantasia radiofônica “Notas Musicaes”. Produção e narração: José Medina.
Radiatores: Rosália Ferraro, Walter Forster, Daisy Fonseca, Aramis de la Torre, Santiago
Netto, Maristela de Barros, J. Silvestre. Contrarregra: Bruno de Lucca. Déc. 1940. 1 roteiro
radiofônico. CCSP-AMM, DT2922.
274
Momentos Musicais Ford, nº1, 2.7.1947; nº 4, 23.7.1947; nº 5, 30.7.1947; nº6, 6.8.1947; nº7,
13.8.1947; nº8, 20.8.1947; nº 10, 3. 9.1947. Acervo Leon Kaniefsky.
O Maestro Veste a Música. Produção: Thalma de Oliveira. Programa-mostra para São Paulo
Alpargatas SA. CCSP-AMM, DT 2919.
Sol Tropical, 23.4.1945; 25.4.1945. Redação e legendas: Odilon Negrão. CCSP-AMM, DT 2910 e DT
2911.
Documentos da administração pública
CÂMARA MUNICIPAL de São Paulo, 19ª Sessão Ordinária, 4.6.1927, p. 238-239.
CÂMARA MUNICIPAL de São Paulo, 19ª Sessão Ordinária, 4.6.1927, p. 239.
CÂMARA MUNICIPAL de São Paulo, 9ª Sessão Ordinária, 23.3.1929, p. 197-198.
CÂMARA MUNICIPAL de São Paulo, Projeto de Lei 9/1929, 4ª Sessão Ordinária, 16.2.1929, p. 105.
CÂMARA MUNICIPAL de São Paulo, Substitutivo ao Projeto de Lei 9/1929, 8ª Sessão Ordinária,
16.03.1929, p. 176.
CÂMARA MUNICIPAL de São Paulo, Substitutivo ao Projeto de Lei 9/1929, 8ª Sessão Ordinária,
16.03.1929, p. 180.
CÂMARA MUNICIPAL de São Paulo, Substitutivo ao Projeto de Lei 9/1929, 8ª Sessão Ordinária,
16.03.1929, p. 183.
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, Seção 1, 10.11.1937, p. 22359.
Jornal do Estado – órgão oficial dos poderes do Estado de S. Paulo – Brasil, Sábado, 4 de fevereiro de
1933 – 2ª fase, num. 28, Ano I.
Jucesp. Rádio Tupi Sociedade Anonima. Ficha de Breve Relato, 2 p.
Biografias
ALMIRANTE. No tempo de Noel Rosa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Sonora Editora, 2013.
BELARDI, Armando. Vocação e arte: memórias de uma vida para a música. São Paulo: Edição
Manon, 1986.
CAMORIM, Botyra. Sonata em quatro movimentos (vida artística do maestro Gaó). Mogi das Cruzes,
SP: edição da autora, 1985.
CAMPOS JR., Celso. Adoniran: uma biografia. 2ª ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Globo, 2010.
CARDOSO, Tom e ROCKMANN, Roberto. O Marechal da Vitória. Uma história de Rádio, TV e
Futebol. São Paulo: A Girafa Editora, 2005.
CARVALHO FILHO, Paulo Machado de. Histórias... que a história não contou. Organização de
Carlos Coraúcci. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.
FERRETE, J.L. Capitão Furtado: viola caipira ou sertaneja? Rio de Janeiro: FUNARTE : Instituto
Nacional de Música, 1985.
LIMA, João de Souza. Moto perpetuo: a visão poética da vida através da música. Autobiografia do
maestro Souza Lima. São Paulo: Ibrasa, 1982.
MENDES, Edith Gabus. Octávio Gabus Mendes. Do Rádio à televisão. São Paulo: Lua Nova, 1988.
MORAIS, Fernando. Chatô: o rei do Brasil, a vida de Assis Chateaubriand. São Paulo: Companhia
das Letras, 1994.
Quem é quem no Brasil: biografias contemporaneas. 2ª Edição. São Paulo: Sociedade Brasileira de
Expansão Comercial, 1951.
Quem é quem no Brasil: biografias contemporâneas. Vol. IV. 1. Ed. São Paulo: Sociedade Brasileira
de Expansão Comercial, 1955.
ROCHA, Francisco. Adoniran Barbosa: o poeta da cidade. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
RODRIGUES, Carolline. Ivani Ribeiro: A dama das emoções. Barueri, SP: Novo Século Editora,
2018.
275
SILVA, Maria Immaculada da. Sorocabinha: vida e obra. A raiz da música sertaneja. São Paulo:
Scortecci, 2011.
Referências Bibliográficas
ADAMI, Antonio. O Rádio com Sotaque Paulista. Pauliceia Radiofônica. São Paulo: Editora Mérito,
2014.
ADORNO, Theodor W. Sociologia. COHN, Gabriel. (org). Coleção Grandes cientistas sociais.
FERNANDES, Florestan (coord). São Paulo: Ática, 1994.
ALBERT, Pierre; TUDESQ, André-Jean. Historia de La Radio y La Televisión. México, D.F.: Fondo
de Cultura Económica, 1993.
ALZUGUIR, Rodrigo. Perfil biográfico. In: BATISTA, Wilson [1913-1968]. Cancioneiro comentado.
Idealização, pesquisa, seleção de repertório e perfil biográfico Rodrigo Alzuguir. São Paulo:
Irmãos Vitale, 2013.
AMERICANO, Jorge. São Paulo nesse tempo (1915-1935). São Paulo: Edições Melhoramentos, 1962.
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira [1928]. 4ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia,
2006.
______. Música e jornalismo. Diário de S. Paulo. Pesquisa, estabelecimento do texto, introdução e
notas por Paulo Castagna. São Paulo: Hucitec: Edusp, 1993.
______. Música, Doce Música. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1963. (Obras Completas de Mário
de Andrade, Vol. VII).
AZEVEDO, Lia Calabre de. No Tempo do Rádio: Radiodifusão e Cotidiano no Brasil. 1923 – 1960.
Tese (Doutorado em História). Niterói, Universidade Federal Fluminense, 2002.
BARBOSA FILHO, André. Pauliceia radiofônica: gêneros e formatos. In: MELO, José Marques de;
ADAMI, Antonio. São Paulo na Idade Mídia. São Paulo: Arte & Ciência, 2004.
BARBOSA, Alexandre de Freitas. A formação do mercado de trabalho no Brasil. São Paulo:
Alameda, 2008.
BARROS, Rubem Rabello Maciel de. A (Re)Construção do Passado: Música, Cinema, História.
2011. 208 f. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) – Escola de
Comunicação e Artes da USP, São Paulo, 2011.
BARROSO, Inezita. Inezita Barroso: bisavó do Michel Teló? Entrevista a Pedro Alexandre Sanches.
Farofafá, 5.1.2012. [Meio de divulgação digital]. Disponível em:
http://farofafa.cartacapital.com.br/2012/01/05/inezita-barroso-bisavo-do-michel-telo/. Acesso
em: 20.8.2018.
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na época da sua reprodutibilidade técnica”. Magia e técnica, arte
e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. V. 1. São Paulo: Brasiliense, 1996.
______. A hora das crianças: narrativas radiofônicas de Walter Benjamin. Trad. Aldo Medeiros. Rio
de Janeiro: Nau Ed., 2015.
BESSA, Virginia de Almeida. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na
cidade de São Paulo (1914-1934). 2012. 358 f. Tese (Doutorado em História Social) –
FFLCH/USP, São Paulo, 2012.
______. A escuta singular de Pixinguinha: história e música popular dos anos 1920 e 1930. São
Paulo: Alameda, 2010.
BORGES, Jorge Luis. A biblioteca de Babel. In: Ficções. Porto Alegre: Ed. Abril, 1972.
BRECHT, Bertolt. Teoría de la radio. In: GODED, Jaime (compilador). Los médios de La
comunicación colectiva. México: Universidad Autónoma de México, 1976 (Série Lecturas 1).
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. 2ª edição. Rio
de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
BUCH, Esteban. Philosophies de la radio par gros temps. Critique, 2011/10, nº 773.
BURKE, Peter. Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
CABRAL, Sérgio. No tempo de Ari Barroso. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, s/d.
CALABRE, Lia. Políticas públicas e culturais de 1924 a 1945: rádio em destaque. Estudos Históricos,
Rio de Janeiro, n. 31, pp. 161-181, 2003.
CALDAS, Waldenyr. Acorde na aurora: música sertaneja e indústria cultural. São Paulo: Ed.
Nacional, 1979.
276
______. Luz Neon: canção e cultura na cidade. São Paulo: Studio Nobel : Sesc, 1995.
CANDIDO, Antonio [1965]. Literatura e Sociedade. 9ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CANTERO & COMEGNO, V. A Dinastia do Rádio Paulista. Bragança Paulista, SP: ABR Editora,
2013.
CANTERO, Thais Matarazzo. A música popular no rádio paulista (1928-1960). 2ª ed. São Paulo:
Editora Matarazzo, 2015.
CAPELATO, Maria Helena R. Os arautos do liberalismo. Imprensa paulista 1920-1945. São Paulo:
Brasiliense, 1989.
CARONE, Iray. Sobre o conceito adorniano de “regressão da audição” nos manuscritos de 1938.
Constelaciones – Revista de Teoría Crítica, Número 6, pp. 259-288, dez. 2014.
CAROZZE, Valquíria Maroti. Oneyda Alvarenga: da poesia ao mosaico de audições. São Paulo:
Alameda, 2014.
CARVALHO, Dalila Vasconcellos de. O gênero da música: a construção social da vocação. São
Paulo: Alameda, 2012.
CAUSO, Roberto de Sousa. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil: 1875 a 1950. Belo
Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO. O rádio paulista no centenário de Roquette Pinto. 1884-1984.
São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1984.
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
______. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
______. História e Psicanálise. Entre a ciência e a ficção. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
COEUROY, André. Panorama de la Radio. Avec um exposé technique de Jean Mercier. Dixième
édition. Paris, Éditions KRA, 1930, s/n.
COHEN, Andréa, Les compositeurs et l’Art radiophonique. Site du Groupe de Recherches et d'etudes
Sur La Radio [ http://www.grer.fr/ ], Janvier 2009.
COLI, Juliana. Vissi D’Arte por amor a uma profissão: um estudo sobre a profissão do cantor no
teatro lírico. São Paulo: Annablume, 2006.
CYTRYNOWICZ, Roney. Guerra sem guerra: a mobilização e o cotidiano em São Paulo durante a
Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Geração Editorial : Edusp, 2000.
DAECTO, Marisa Midori. Comércio e vida urbana na cidade de São Paulo (1889-1930). São Paulo:
Senac, 2002.
DARNTON, Robert. Poesia e polícia: redes de comunicação na Paris do século XVIII. São Paulo:
Cia. das Letras, 2014.
DINIZ, André. Almanaque do choro: a história do chorinho, o que ouvir, o que ler, onde curtir. 2ª ed.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
DOUGLAS, Susan J. Listening in: radio and the American imagination. Minneapolis: University of
Minnesota Press, 2004.
DUARTE, Geni Rosa. Múltiplas vozes no ar: o rádio em São Paulo nos anos 30 e 40. 2000. 257 f.
Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2000.
______. Risos de muitos sotaques: o humorismo no rádio paulistano (1930-50). ArtCultura,
Uberlândia, v. 9, n. 15, p. 181-193, jul.-dez. 2007.
______. Sons de São Paulo: a atividade radiofônica paulista nos anos 1930/40. Revista de História
Regional, 8(2): 9-47, Inverno 2003.
Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica, popular. Edição Marcos Antonio Marcondes.
2. ed. São Paulo: Art Editora: Itaú Cultural.
FABBRI, Franco. La escucha tabú. In: La música que no se escucha. Aproximaciones a la escucha
ambiental. Barcelona: Orquestra del Caos, 2008.
FERRARETTO, Luiz Artur. O rádio antes do rádio: o Brasil como mercado para a indústria
eletroeletrônica (1910-1920). Anais do 11º Encontro Nacional de História da Mídia da Alcar.
São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2017.
FONSECA, A. C. da; SYLOS, H. de. (org.). Câmara Municipal de São Paulo: legislatura de 1926-
1928. São Paulo: Escolas Salesianas do Lyceu C. de Jesus, 1930, p. 74-79.
FRANCISCO A. Rocha. Figurações do ritmo: da sala de cinema ao salão de baile paulista. 2006.
220 p. Tese (Doutorado em História Social) – FFLCH-USP, 2007.
277
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A dança dos deuses: futebol, cultura, sociedade. São Paulo: Companhia
das Letras, 2007.
FREIRE, Rafael de Luna. Da geração de eletricidade aos divertimentos elétricos: a trajetória
empresarial de Alberto Byington Jr. antes da produção de filmes. Estudos Históricos, Rio de
Janeiro , v. 26, n. 51, jun. 2013. Disponível em:
21862013000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 7 nov. 2013.
GALLINI, Stefania; NOIRET, Serge. La historia digital en la era del Web 2.0. Introducción al dossier
Historia digital. Historia Critica, nº 43, pp. 16-37, Bogotá, enero-abril 2011.
GAY, Peter. A experiência burguesa da Rainha Vitória a Freud: a educação dos sentidos. São Paulo:
Cia. das Letras, 1988.
GENARO, Thiago de Mello. Práticas publicitárias: linguagem, circuito e memória na produção de
anúncios impressos no Brasil (1951-1965). 2012. Dissertação (Mestrado em História Social) –
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, São Paulo, 2013.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela
Inquisição. 4ª reimpressão. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.
GONÇALVES, Camila Koshiba. Música em 78 rotações: discos a todos os preços na São Paulo dos
anos 30. São Paulo: Alameda, 2013.
GONZÁLEZ, Juliana Pérez. A indústria fonográfica e a música caipira gravada. Uma experiência
paulista (1878-1930). 2018. 451f. Tese (Doutorado em História Social) – FFLCH/USP, São
Paulo, 2018.
______. Da música folclórica à música mecânica: Mário de Andrade e o conceito de música popular
(1897-1945). São Paulo: Intermeios, 2015.
GUERRINI JR., Irineu. A elite no ar. Óperas, concertos e sinfonias na Rádio Gazeta de São Paulo.
São Paulo: Terceira Margem, 2009.
______. Túlio de Lemos e seus admiráveis roteiros: rádio, arte e política. São Paulo: Terceira
Margem, 2009.
GURGUEIRA, Fernando L. A integração nacional pelas ondas. O rádio no Estado Novo. 1995, 182p.
Dissertação (Mestrado em História Social) – DH-FFLCH-USP, São Paulo, 1995
HELENA JR., Alberto. Curta revive Vassourinha. Folha de S. Paulo, São Paulo, 21 ago. 1998.
Ilustrada, p. 13.
HELENA, Regina. “Escritora quer adolescentes com os pés no chão”. Correio da Manhã, Rio de
Janeiro, 21 e 22.6.1970, p. 3.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras,
2009.
IAZZETTA, Fernando. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva : Fapesp, 2009.
IKEDA, Alberto T. Apontamentos históricos sobre o jazz no Brasil: primeiros momentos. Revista de
Comunicação e Artes, São Paulo, USP, ano 10, vol. 13, pp. 111-124, 1984.
______. Música na cidade em tempo de transformação. São Paulo: 1900-1930. Dissertação (Mestrado
em Artes) – Escola de Comunicação e Artes, USP, São Paulo, 1998.
KITTLER, Friedrich A. Gramophone, Film, Typewriter. Translated, with an Introduction, by Geoffrey
Winthrop-Young and Michael Wutz. Stanford, California: Stanford University Press, 1999.
LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: História e Memória. 5ª ed. Campinas: Ed. Unicamp,
2006.
LEAL, Isa Silveira. A Rainha do Rádio. São Paulo: Edição Saraiva, s/d [Coleção Rosa, nº 60]
LENHARO, Alcir. Fascínio e Solidão: As Cantoras do Rádio nas Ondas Sonoras do seu Tempo.
Luso-Brazilian Review. Wisconsin, Vol. 30, No. 1, “Changing Images of the Brazilian
Woman: Studies of Female Sexuality in Literature, Mass Media, and Criminal Trials, 1884-
1992”, (Summer, 1993).
______. A trajetória de Nora Ney e Jorge Goulart e o meio artístico de seu tempo. Campinas:
Unicamp, 1995.
______. Sacralização da política. 2ª ed. Campinas: Papirus/Editora da Unicamp, 1989.
LEVIN, Thomas Y.; LINN, Michael von der. Elements of a Radio Theory: Adorno and the Princeton
Radio Research Project. The Musical Quarterly, Vol. 78, No. 2 (Summer, 1994).
278
LIMA, Giuliana Souza de. Almirante, a mais alta patente do rádio, e a construção da história da
música popular brasileira (1938-1958). São Paulo: Alameda : Fapesp, 2014.
LOBATO, Monteiro [1926]. O presidente negro. 2ª ed. São Paulo: Globo, 2009.
LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. Projeto História, pp. 63-105, São Paulo, nº 17,
nov. 1998.
MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre. Ambição e vocação de Ernesto Nazareth. São
Paulo: Instituto Moreira Salles, 2007.
MAIA, Marta Regina. Quadros radiofônicos: memórias da comunidade radiouvinte paulistana (1930
– 1950). Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes da
Universidade de São Paulo. São Paulo, 2002
MAISONNEUVE, Sophie. De la machine parlante au disque. Une innovation technique, commerciale
et culturelle. Vingtième Siècle. Revue d'histoire, 2006/4, nº 92.
______. L’invention du disque. Genèse de l’usage des médias musicaux contemporains (1877-1949).
Paris: Éditions des archives contemporaines, 2009
MAMMÌ, Lorenzo. “A era do disco”. In: A fugitiva. Ensaios sobre música. São Paulo: Cia. das Letras,
2017, pp. 104-126.
MARANHÃO FILHO, Luiz. São Paulo – o rádio de ideias. Tese (Doutorado em Ciências da
Comunicação) – São Paulo, ECA-USP, 1998.
MARTINS, Ana Luiza. Revistas em Revista: Imprensa e práticas culturais em tempos de República,
São Paulo (1890-1922). São Paulo: Edusp, Fapesp, Imprensa Oficial do Estado, 2001.
MATALLANA, Andrea. Inventando la radio comercial: apuntes para una biografía de Jaime
Yankelevich. Revista de Instituciones, Ideas y Mercados, nº 58, pp. 147-166, Mayo 2013.
MATOS, Maria Izilda Santos de. A cidade que mais cresce no mundo. São Paulo território de
Adoniran Barbosa. São Paulo em Perspectiva. São Paulo, nº 15 (3), 2001.
MATTAR, Denise, MARTINS, Ana Luiza (curadoria). Traço, humor e cia. São Paulo: Museu de Arte
Brasileira : Editora Fundação Armando Alvares Penteado, 2003.
MATTOS, David José Lessa. O espetáculo da cultura paulista: teatro e televisão em São Paulo
(décadas de 1940 e 1950). São Paulo: Códex, 2002.
MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
MÉADEL, Cécile. Histoire de la radio des années trente: du sans-filiste à l’auditeur. Paris:
Anthropos : Institut National de l’Audiovisuel, 1994.
MELLO, Jorge. Gente humilde: vida e música de Garoto. São Paulo: Edições Sesc SP, 2012.
MESQUITA, Cláudia. Um museu para a Guanabara. Carlos Lacerda e a criação do Museu da
Imagem e do Som (1960-1965). Rio de Janeiro: Folha Seca/Faperj, 2009.
MEYER, Adriano. A Orquestra Universitária de Concertos da Universidade de São Paulo. XXVII
Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Campinas,
2017.
MICHELETTI, Bruno Domingues. Osvaldo Moles: O legado do radialista. 2015. 247 f. Dissertação
(Mestrado em Comunicação) – São Paulo, Universidade Paulista, 2015.
MIRANDA, Suzana Reck. Que coisas nossas são estas? Música popular, disco e o início do cinema
sonoro no Brasil. Revista Significação, v. 42, nº 44, 2015.
MOLES, Osvaldo. Piquenique Classe C. Crônicas e flagrantes de São Paulo. São Paulo: Boa Leitura,
[s/d].
MOLES, Osvaldo. Recado de uma garoa usada. Flagrantes de São Paulo e crônicas sem itinerário.
Organização e perfil biográfico por Celso Campos Jr. São Paulo: Garoa Livros, 2014.
MORAES, José Geraldo Vinci de Moraes. Escutar os mortos com os ouvidos. Dilemas
historiográficos: os sons, as escutas e a música. Topoi (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 19, n. 38, p.
109-139, mai./ago. 2018.
______. “Entre a memória e a história da música popular”. In: MORAES; SALIBA (orgs.). História e
música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010.
______. Lúcio Rangel comendo “ovos quentes com Noel Rosa”: a invenção de uma historiografia da
música popular. Revista Brasileira de História, vol. 38, nº 77, 2018a.
______. Metrópole em sinfonia: história, cultura e música popular na São Paulo dos anos 30. São
Paulo: Estação Liberdade, 2000.
279
______. Rádio e Música Popular nos Anos 30. Revista de História da FFLCH-USP. São Paulo, nº
140, 1º sem. de 1999.
______. Sonoridades paulistanas: a música popular na cidade de São Paulo – final do século XIX ao
início do século XX. Rio de Janeiro: Funarte, 1995.
MORAES, Julio Lucchesi. Sociedades culturais, sociedades anônimas: distinção e massificação na
economia da cultura brasileira (Rio de Janeiro e São Paulo, 1890-1922). 2014. 391 f. Tese
(Doutorado em História Econômica) – FFLCH-USP, São Paulo, 2014.
MORELLI, Rita C. L. Indústria fonográfica: um estudo antropológico. Campinas: Unicamp, 1991.
[Série Teses]
MOTOYAMA, Shozo (org.). USP 70 Anos: Imagens de Uma História Vivida. São Paulo: Edusp,
2006.
MOTT, Maria Lúcia de Barros; BYINGTON, Maria Elisa Botelho; ALVES, Olga Sofia Fabergé. O
gesto que salva: Pérola Byington e a Cruzada Pró-Infância. São Paulo: Grifo Projetos
Históricos e Editoriais, 2005.
MURCE, Renato. Bastidores do rádio (fragmentos do Rádio de ontem e de hoje). Rio de Janeiro:
Imago Editora Ltda., 1976.
NAPOLITANO, Marcos e WASSERMAN, Maria Clara. Desde que o samba é samba. Revista
Brasileira de História. São Paulo, vol. 20, nº39, 2000.
NAVES, Santuza Cambraia. O violão azul: modernismo e música popular. Rio de Janeiro: Editora
FGV, 1998.
NUNES, Geraldo. São Paulo de Todos os Tempos, o programa que ensinou o sentido de respeito à
cidade. Estadão, São Paulo, 18.10.2014. Madrugadas & Memórias [meio de divulgação
digital]. Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/geraldo-nunes/sao-paulo-detodos-os-tempos-o-programa-que-ensinou-o-sentido-de-respeito-a-cidade/. Acesso em
20.8.2018.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. Cultura brasileira e indústria cultural. 5ª
reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2006.
_____. Românticos e folcloristas. Cultura popular. São Paulo: Olho d’Água, 1992.
ORTRIWANO, Gisela Swetlana. Radiojornalismo no Brasil: fragmentos de história. Revista USP, São
Paulo, n.56, pp. 66-85, dezembro/fevereiro 2002-2003.
PASQUALINI, Maria Elisa Peretti. Arranjos: repertório da Rádio Record de São Paulo (1928-1965).
Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Unesp, São Paulo, 1998.
PEREIRA, João Baptista Borges. Cor, profissão e mobilidade: O Negro e o Rádio de São Paulo. 2ª.
Edição. São Paulo: Edusp, 2001.
PICHERZKY, Andrea Paula. Armando Neves – Choro no violão paulista. 2004. 136 f. Dissertação
(Mestrado em Música) – Instituto de Artes/Unesp, São Paulo, 2004.
PINTO, Maria Inez Machado Borges. “Ressonâncias da Modernidade: linguagem radiofônica e
cultura urbana”. In: COGGIOLA, Osvaldo (org.), Caminhos da História. São Paulo: Xamã,
2006.
PINTO, Theophilo Augusto. Gente que brilha quando os maestros se encontram: música e músicos da
“Era de Ouro” do rádio brasileiro (1945-1957). São Paulo: Alameda, 2014.
QUINTERO-RIVERA, Mareia. A cor e o som da nação. A idéia de mestiçagem na crítica musical do
caribe hispânico e do Brasil (1928-1948). São Paulo: FAPESP: Annablume, 2000.
RAFFAINI, Patricia Tavares. Esculpindo a cultura na forma Brasil: o Departamento de Cultura de
São Paulo (1935-1938). São Paulo: Humanitas : FFLCH/USP, 2001.
RAUCH, André. L'oreille et l'oeil sur le sport. Communications, 67, 1998. Le spectacle du sport, pp.
193-210. [Meio de divulgação eletrônico]. Disponível em
http://www.persee.fr/doc/comm_0588-8018_1998_num_67_1_2025. Acesso em: 21.3.2017.
ROCHA, Francisco. Adoniran Barbosa: o poeta da cidade. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
ROCHA, Vera Lúcia; VILA, Nanci Valença Hernandes. Cronologia do Rádio Paulistano: anos 20 e
30. São Paulo: CCSP/ Disvisão de Pesquisas, 1993. Vol. 1.
SAID, Edward W. Elaborações musicais. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
SALIBA, Elias Thomé. “Pequena história do documento: aventuras e desventuras pós-modernas”. In:
LUCA, Tania de; PINSKY, Carla B.. (Org.). O Historiador e suas fontes. São Paulo:
Contexto, 2014.
280
_____. As palavras e os homens: oratória, crônica e novela na São Paulo de 32. Projeto História, pp.
103-114, São Paulo, nº 10, dez./1993.
_____. Raízes do riso: a representação humorística na história brasileira: da Belle Époque aos
primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SANTOS, Carlos José Ferreira dos. Nem tudo era italiano: São Paulo e pobreza (1890-1915). 2ª ed.
São Paulo: Annablume : Fapesp, 2003.
SANTOS, Jacqueline Pithan dos. Miroel Silveira, um homem de teatro no espírito de seu tempo. 208 f.
2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – ECA, USP, 2010.
SARLO, Beatriz. Modernidade periférica: Buenos Aires 1920 e 1930. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
SCHAEFFER, Pierre. Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé, 1941-1942.
Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
SEVCENKO, Nicolau. A capital irradiante: técnicas, ritmos e ritos do Rio. In: História da vida
privada no Brasil, vol.3. República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Companhia
das Letras, 1998.
_____. A cidade metástasis e o urbanismo inflacionário: incursões na entropia paulista. Revista USP,
São Paulo, nº 63, p. 16-35, set./nov. 2004.
_____. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. 4ª
reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SILBERMANN, Alphons. La música, la radio y el oyente. Traduzido para o espanhol por Alicia R.
De Lechner. Buenos Aires: Nueva Vision, 1957.
SIMMEL, Georg. “A metrópole e a vida mental”. In: VELHO, Otávio Guilherme (org). O fenômeno
urbano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1967.
SOARES NETO, Raul Celestino de Toledo. Memória e história: os processos de institucionalização
da música popular brasileira (1965-1986). 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em História
Social) – FFLCH-USP, São Paulo, 2018.
SMULYAN, Susan. Selling radio: the commercialization of American broadcasting (1920-1934).
Washington : London : Smithsonian Institution Press, 1994.
STERNE, Jonathan. The audible past. Cultural origins of sound reproduction. Durham: Duke
University Press, 2003.
SUISMAN, David. Selling sounds: the commercial revolution in American music. Cambridge,
Massachusetts, London: Harvard University Press, 2009.
SÜSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de letras: literatura, técnica e modernização no Brasil. 1ª
reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
TAVARES, Reynaldo C. Histórias que o rádio não contou. São Paulo: Negócio Editora, 1997.
TEIXEIRA, Carla Drielly dos Santos. A imprensa como fonte para estudos radiofônicos.
Temporalidades, v. 6, n. 3, set./dez. 2014 – Belo Horizonte: Departamento de História,
FAFICH/UFMG, 2014.
_____. Das ondas do rádio ao papel dos jornais: desenvolvimento da radiodifusão e autonomia
política da imprensa no Brasil, 1931-1937. 2015. 168 f. Dissertação (Mestrado em História) –
Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Unesp, Assis, 2015.
TINHORÃO, José Ramos. Música popular – Do gramofone ao rádio e TV. São Paulo: Editora Ática,
1981.
TOTA, Antonio Pedro. A locomotiva no ar: rádio e modernidade em São Paulo, 1924-1934. São
Paulo: Secretaria de Estado da Cultura : PW, 1990.
_____. O imperialismo sedutor: americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. São Paulo:
Companhia das Letras, 2000.
_____. Os americanos. São Paulo: Contexto, 2013.
_____. Rádio e modernidade em São Paulo (1924-1954). In: PORTA, Paula (org). História
da cidade de São Paulo: a cidade na primeira metade do século XX. V.3. São Paulo: Paz e
Terra, 2004.
TOURNÈS, Ludovic. Le temps maîtrisé. L’enregistrement sonore et les mutations de la sensibilité
musicale. Vingtième Siècle. Revue d'histoire, 2006/4 (nº 92), pp. 5-15. Disponível em:
http://www.cairn.info/revue-vingtieme-siecle-revue-d-histoire-2006-4-page-5.htm. Acesso em
11 out. 2016.
281
VELLOSO, Monica Pimenta. A “cidade-voyeur”: o Rio de Janeiro visto pelos paulistas. Revista Rio
de Janeiro, n. 8, p. 83-100, set./dez. 2002.
_____. Modernismo no Rio de Janeiro: turunas e quixotes. Petrópolis, RJ: KBR Editora Digital, 2015.
VILELA, Ivan. Canonizações e esquecimentos na música popular brasileira. Revista USP, São Paulo,
nº 111, pp. 125-134, out.nov.dez./2016.
_____. Cantando a própria história: música caipira e enraizamento. São Paulo: Edusp, 2013.
VILHENA, Luís Rodolfo. Projeto e missão: o movimento folclórico brasileiro (1947 - 1964). Rio de
Janeiro: Funarte : Fundação Getúlio Vargas, 1997.
WEBER, William. Did People Listen in the 18th Century? Early Music, Vol. 25, No. 4, 25th
Anniversary Issue; Listening Practice (Nov., 1997).
WINTHROP-YOUNG; WUTZ. Translators’ Introduction. In: KITTLER, Friedrich A. Gramophone,
Film, Typewriter. Translated, with an Introduction, by Geoffrey Winthrop-Young and Michael
Wutz. Stanford, California: Stanford University Press, 1999.
WISNIK, José Miguel. Machado Maxixe: o Caso Pestana. São Paulo: Publifolha, 2008.