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Almirante, "a mais alta patente do rádio", e a construção da história da música popular brasileira (1938-1958)

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
GIULIANA SOUZA DE LIMA

Orientador:
: JOSE GERALDO VINCI DE MORAES

Local:
USP - FFLCH

Data:
2013

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Almirante Historiografia Memória Música popular Rádio

Resumo:
: Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1351863

Esta investigação tem como objetivo central discutir peculiaridades da historiografia da música popular brasileira na primeira metade do século XX, por meio da trajetória de um de seus precursores: Almirante (Henrique Foreis Domingues, Rio de Janeiro, 1908-1980). Além de ter se tornado conhecido como a mais alta patente do rádio já no final da década de 1930, em razão de sua importância para a profissionalização e diversificação da programação radiofônica, Almirante teve papel fundamental nos estudos sobre a história da música popular brasileira, integrando o que podemos chamar de sua primeira geração de historiadores. Seus programas eram caracterizados pela organização e preocupação em conferir valor científico aos temas abordados que abrangiam do folclore à música urbana difundida pelos meios de comunicação em massa , e baseados em pesquisas que contribuíram para a formação de um vasto arquivo sobre música popular, o qual deu origem e sentido ao Museu da Imagem e do Som (MIS-RJ), em 1965. Almirante, junto com outros nomes de sua geração, foi responsável pela seleção, organização, compilação, e arquivamento de registros, estabelecendo hierarquias, determinando recortes, problemas e, assim, um discurso fundador em torno da história da música popular brasileira. Esta historiografia é singular sobretudo porque foi desenvolvida e difundida nos meios de comunicação em massa. É também de certa maneira inovadora na tentativa de compreender a importância da música popular para a formação das identidades culturais urbanas, criando paradigmas e precedendo as investidas acadêmicas, por já recorrer a novas temáticas, objetos e fontes antes que os historiadores se ocupassem disso. Este trabalho propõe, assim, abordar a obra de Almirante do ponto de vista de sua contribuição à historiografia da música popular, através de sua atuação no rádio, de 1938 a 1958.

Fontes:
1. Programas de Rádio
1.1.Gravações
Aquarelas do Brasil: AER194 v.1, 1945; AER195 v.2, 1945; AER223 v.3, 1946; AER196 v.4,
1945.
Canções de Natal:AER169 v.1, 1950; AER170 v.2, 1950.
Caricaturas: AER275: Caricatura de Almirante.
Carnaval Antigo: AER164 v.1, 1946; AER165 v.2, 1946.
Curiosidades Musicais: AER197 v.1, 1938 e 1939; AER198 v.2, 1941; AER199 v.3, 1940;
AER200 v.4, 1941.
História das Orquestras e Músicos do Brasil: CDs nº 0181, nº 0494, 1944. Acervo Rádio
Nacional.
Incrível! Fantástico! Extraordinário!: AER317 v.1, 1947; AER318 v.2, 1947; AER319 v.3,
1947; AER320 v.4, 1947 e 1948; AER321 v.5, 1948; AER322 v.6, 1948; AER323 v.7,
1948; AER324 v.8, 1948; AER325 v.9, 1948; AER326, v.10, 1950; AER327, v.11,
1952; AER328, v.12, 1952; AER329, v.13, 1952.
Instantâneos Sonoros do Brasil: AER201 v.1, 1940; AER210 v.2, 1940; AER214 v.3, 1940;
AER218 v.4, 1940.
No tempo de Noel Rosa:AER077 v.1, 1951; AER078 v.2, 1951; AER079 v.3, 1951; AER080
v.4, 1951; AER081 v.5, 1951; AER082 v.6, 1951; AER083 v.7, 1951; AER084 v.8,
1951; AER085 v.9, 1951; AER086 v.10, 1951; AER087 v.11, 1951.
Onde está o poeta: AER364; 1949.
O Pessoal da Velha Guarda: AER022 v.1, 1947; AER023 v.2, 1947; AER024 v.3, 1947;
AER025 v.4, 1947 e 1948; AER026 v.5, 1948; AER027 v.6, 1948; AER028 v.7, 1948 e
1950; AER029 v.8, 1950 e 1951; AER030 v.9, 1952; AER031 v.10, 1952.
Recolhendo o Folclore: CDs nº 0312, nº 0339, nº 0340, nº 0472, nº 0475, nº 0537, 1955. Acervo
Rádio Nacional.
1.2.Scripts
A Nova História do Rio pela Música: MIS-RJ/Coleção Almirante, docs. 156, 157, 158, 159,
160, 161, 162, 163.
A vida de Noel Rosa: IMS-RJ/Coleção José Ramos Tinhorão, Caixa A3-1, 18v.
História das Orquestras e Músicos do Brasil: MIS-RJ/Coleção Almirante, docs. 171, 172, 173,
174, 280, 353, 359, 532.
História das Orquestras e Músicos do Rio: MIS-RJ/Coleção Almirante, docs. 1744, 1747, 1748,
1749, 1750, 1751, 1752, 1753, 1754, 1755, 1756, 1757, 1758, 1759, 1760, 1761, 1762,
1763, 1764, 1765, 1766, 1767, 1768, 1769.
165
História do Rio pela Música: MIS-RJ/Coleção Almirante, docs. 1725, 1726, 1727, 1728, 1729,
1730, 1731, 1732, 1733, 1734, 1735, 1736, 1737, 1738.
Histórias do Nosso Carnaval: IMS-RJ/Coleção José Ramos Tinhorão, Caixa A3-1, 24v.
Programa Royal Briar: MIS-RJ/Coleção Almirante, doc. 174.
1.3.Depoimentos para posteridade - MIS-RJ
Ademar Casé, 27.09.1972
Almirante, 11.04.1967
Braguinha (Carlos Aberto Ferreira Braga), 08.12.1966
Mário Brasini, 05.04.1967
Paulo Tapajós, 05.04.1967; 30.11.1982
Renato Almeida, 26.08.1969
Renato Murce, 14.08.1970
Saint Claire Lopes, 05.09.1978
1.4.Outros depoimentos
ALMIRANTE. Depoimento concedido ao Museu Cearense da Comunicação. Entrevistadores:
Jairo Severiano, Aloísio de Alencar Pinto. Rio de Janeiro, 27 ago. 1978.
NESI, Maria Ádua. Depoimento concedido a Giuliana Souza de Lima, na Sala de Atendimento
ao Pesquisador do MIS-RJ. Rio de Janeiro, 20 jul. 2010.
2. Arquivos, bibliotecas e instituições consultadas
Biblioteca Campus Centro, Universidade Anhembi-Morumbi
Biblioteca da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP)
Biblioteca Florestan Fernandes (FFLCH-USP)
Cinemateca Brasileira
Discoteca Oneyda Alvarenga (Centro Cultural São Paulo)
Fundação Biblioteca Nacional: Divisão de Música e Acervo Sonoro (Dimas)
Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ): Coleção Almirante,
Coleção Rádio Nacional e Coleção Depoimentos para posteridade
166
Fundação Nacional de Arte/Centro de Documentação (CEDOC-Funarte)
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP)
Instituto Moreira Salles (IMS – RJ/SP): Coleção José Ramos Tinhorão
Mameluco Edições e Produções Culturais
Midiateca do Instituto Itaú Cultural