> Banco de Dados - História e música na universidade

Na batuta dos salões: música e dança nos bailes em São Paulo (final do século XIX ao início do século XX)

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
GIOVANA MORAES SUZIN

Orientador:
JOSE GERALDO VINCI DE MORAES

Local:
USP - FFLCH

Data:
2021

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
São Paulo sociedades recreativas bailes danças de salão música

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11276543

No final do século XIX, diferentes grupos sociais da cidade de São Paulo se reuniram em sociedades recreativas dançantes, cuja intenção primeira era a promoção de bailes privados aos sócios e sócias que delas faziam parte. Essa dissertação trata de investigar os espaços de sociabilização criados pelas classes populares, a exemplo das elites, e como a música e as danças do período sofreram influência circular. Os sons das ruas se misturaram com os dos salões e ritmos estrangeiros começavam a ganhar “sotaques” brasileiros mais fortes. Muitos foram os críticos que condenaram os bailes e as danças, e o debate se seguiu na esfera pública, sem que a música, no entanto, parasse. Aos poucos, os hábitos sociais foram se modificando, ao passo que a moral pública tentava estabelecer padrões a serem seguidos, e os gostos e os vocabulários dos bailes se adequavam aos novos princípios. Com o avançar das primeiras décadas do século XX, o poder público se mexia para implementar regras que organizassem as novas associações que proliferavam. A cidade de São Paulo também crescia em velocidade rápida e foi preciso muito ritmo para acompanhar todas essas transformações.

Fontes:
1. Imprensa
O Alfinete (1918 – 1919)
Argus (1915)
A Cigarra (1918)
O Clarim da Alvorada (1927)
O Combate (1917 – 1920)
Correio Paulistano (1854 – 1917)
Elite (1924)
O Estado de S. Paulo (1910 – 1920)
O Farol Paulistano (1831)
A Gazeta (1916 – 1927)
Jornal do Commercio (1837 – 1879)
O Kosmos (1924)
A Liberdade (1919 – 1920)
A Noite (1920)
A Phoenix (1938 – 1940)
A Plebe (1917)
O Progresso (1929)
A Sentinella (1920)
2. Memórias e crônicas
AMERICANO, Jorge. São Paulo Naquele Tempo (1895-1915). São Paulo: Carrenho Editorial/
156
Narrativa Um/ Carbono 14, 2004.
___________. São Paulo Nesse Tempo (1915-1935). São Paulo: Edições Melhoramentos,
1962.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras,
1994.
FLOREAL, Sylvio. Ronda da meia-noite: vícios, misérias e esplendores da cidade de São
Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FREITAS, Affonso A. Tradições e reminiscências paulistanas. São Paulo: Ed. da Revista do
Brasil, Monteiro Lobato & Cia., 1921.
GATTAI, Zélia. Anarquistas, graças a Deus. Rio de janeiro: Record, 1978 (29a. Edição, 1998).
HAMOND, Graham Eden. Os diários do Almirante Graham Eden Hamond. Trad. de Paulo F.
Geyer. Rio de Janeiro: Editora JB, 1984.
PENTEADO, Jacob. Belenzinho: 1910 (Retrato de uma época). São Paulo: Editora Martins,
1962.
____________. Memórias de um postalista. São Paulo: Livraria Martins, 1963.
PINHO, Wanderley. Salões e damas do Segundo Reinado. São Paulo: Livraria Martins, 1942.
3. Arquivos, leis e museus
ACERVO DA IMPRENSA NEGRA PAULISTA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, de
1903 a 1963.
ACERVO DE MÚSICA do Instituto Moreira Salles.
ACERVO LEVY.
ARQUIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO (AESP), Primeiro Cartório de Registro de Imóveis
da Comarca da Capital (PCRICC).
ARQUIVO EDGARD LEUENROTH, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH,
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
BIBLIOTECA NACIONAL, Hemeroteca.
CASA DA MARQUESA DE SANTOS, Museu Da Moda Brasileira.
DECRETO N. 1.714, DE 18 DE MARÇO DE 1909, artigo 28 da lei n. 1.103, de 26 de
novembro de 1907. ALESP.
157
INVENTÁRIO DA CENA PAULISTANA: antigos edifícios teatrais (de meados do século
XIX ao fim da Primeira República).
LEI Nº 173, DE 10 DE SETEMBRO DE 1893, artigo 72, § 3º, da Constituição.
4. Manuais e códigos comportamentais
BORELLI, Lucio. Arte da dança de sociedade. Rio de Janeiro: Laemmert, 1900.
BRAZ, Xico. Danças de Salão. Rio de Janeiro: Quaresma, 1915.
CASTLE, Vernon and Irene. Modern Dancing. New York: Harper & Brother, 1914.
ROQUETTE, J.I. Código do Bom Tom. Regras de civilidade e de bem viver no XIX século.
1867.
5. Fontes de música e vídeo
I. Partituras
EARL, Mary. Honeymoon chimes – delícias da lua de mel (valsa), São Paulo: Casa Levy, s/d,
6 p. [partitura piano].
GONZAGA, Francisca. Camilla (polca), Rio de Janeiro: Arthur Napoleão & Miguez, 1879, 5
p. [partitura piano].
GONZAGA, Francisca. Carlos Gomes (valsa), Rio de Janeiro: Imperial Estabelecimento de
Pianos e Musicas Narciso, Arthur Napoleão & Miguez, s/d, 5p. [partitura piano].
GONZAGA, Francisca. Harmonias do coração (valsa), Rio de Janeiro: Grande
Estabelecimento de Pianos e Musicas Arthur Napoleão & C., s/d, 7 p. [partitura piano].
GONZAGA, Francisca. Os olhos dela (polca), Rio de Janeiro: Companhia de Musicas e Pianos
Sucessora de Arthur Napoleão, 1881, 4 p. [partitura piano].
GONZAGA, Francisca. Só no choro (tango característico), Rio de Janeiro, São Paulo: L.
Bevilacqua & C., s/d, 4 p. [partitura piano].
JUNIOR, Joaquim Alves de Carvalho. Pedida por todos (quadrilha), Rio de Janeiro: Imperial
Estabelecimento Narciso e Napoleão, s/d, 3 p. [partitura piano].
LEVY, Alex. Tango brazileiro (tango), Buenos Aires: Edição Alex Levi, s/d, 8 p. [partitura
piano].
MARENCO, Romualdo. Sieba (quadrilha), São Paulo: Depozito de Pianos, Musicas e
158
Instrumentos Henrique L. Levy, s/d, 8 p. [partitura piano].
MESQUITA, H. A. Os sonhos d’ouro (quadrilha), Rio de Janeiro: Imperial Estabelecimento de
Pianos e Musicas Buschmann & Guimarães, 1888, 6 p. [partitura piano].
NÃO IDENTIFICADO, Amorouse (valsa), Rio de Janeiro, São Paulo: E. Bevilacqua & C.,
1902, 2 p. [partitura piano].
ZIUL, Vel y (pseudônimo de Luiz Levy). Sentimental (tango brasileiro), São Paulo: Levy
Filhos, s/d, 4 p. [partitura piano].
II. Fonogramas e vídeos (em ordem de apresentação)
1. Glorinha (schottisch) composição de Romeu Silva, interpretado por Grupo Faceiro,
acompanhado por saxofone, flauta, cavaquinho e violão. Disco Phoenix R n° 29, matriz 2006,
lançamento 1913. IMS-RJ.
2. O teu olhar (modinha) interpretada por Cadete, acompanhada por violão e flauta. Disco
Columbia R n° 11583, matriz 11583, lançamento 1910. IMS-RJ.
3. O teu olhar (marcha carnavalesca) composição Eduardo Souto, interpretada por Zaíra de
Oliveira e Bahiano, acompanhada por Orquestra. Disco Odeon R n° 122798, lançamento 1925.
IMS-RJ.
4. Amorosa (habanera) composição de Francisco de Oliveira Lima, interpretada por Terceto
Francisco Lima. Disco Odeon R n° 120873, gravação 14 de dezembro de 1913, lançamento
1914. IMS-RJ.
5. Amorosa (valsa cançoneta) composição de Rodolfo Berger e Catulo Cearense, interpretada
por Mário Pinheiro, acompanhada por piano. Disco Odeon R n° 40486/40489, lançamento
1906. IMS-RJ.
6. Geni (choro) composição de J. F. Almeida, interpretado por Grupo do Malaquias. Disco
Odeon R n° 10216, lançamento 1906. IMS-RJ.
7. Geni (polca) composição de J. F. Almeida, interpretada por Banda do Corpo de Bombeiros.
Disco Victor R n° 98866, matriz 98866, gravação 01 de novembro de 1907, lançamento 1907.
IMS-RJ.
8. Geni (marcha) composição de José Napolitano, interpretada por Grupo do Guarabu. Disco
Odeon R n° 121812/121813, matriz 121812, lançamento 1920. IMS-RJ.
9. Julieta, partes I, II, III, IV e V (quadrilha) interpretada por Banda da Casa Edison. Discos
Odeon R n° 108202 (I e II), Odeon R n° 108203 (III), Odeon R n° 108204 (IV) e Odeon R n°
108205 (V), lançamento 1909. IMS-RJ.
10. Julieta (schottisch) composição J. Santiago, interpretado por Sexteto Faulhaber. Disco
Favorite R n° 1-454102, matriz 7402-t+, gravação 1912, lançamento 1912. IMS-RJ.
11. Julieta (polca) interpretada por Solo de Clarinete. Disco Gaúcho R n° 70542, matriz 70542,
159
lançamento 1913. IMS-RJ.
12. Julieta (marcha) composição de P. A. Barcelos, interpretada por Artur Costa, acompanhada
por Coro e Orquestra Victor. Disco Victor n° 33257, matriz 50153-1, gravação 13 de janeiro
de 1930, lançamento 1930. IMS-RJ.
13. Nair (schottisch) composição de Francisco de Paula Bastos e Eduardo das Neves,
interpretado por Mário Pinheiro, acompanhado por violão. Disco Odeon R n° 40046, matriz
Rx-43 (Rx-34), lançamento 1904. IMS-RJ.
14. Nair (schottisch) composição de Francisco de Paula Bastos e Eduardo das Neves,
interpretado por Artur Castro, acompanhado por violão. Disco Favorite R n° 1-455047/1-
455048, matriz 11213-o, gravação 10 de maio de 1911, lançamento 1911. IMS-RJ.
15. Sobre as ondas (barcarola) composição de Juventino Rosas, interpretada por Ameno
Resedá. Disco Brazil R n° 70255, lançamento 1910. IMS-RJ.
16. Quando o amor morre (valsa) composição de Gustavo Cremieux e Catulo Cearense,
interpretada por João Barros, acompanhada por Orquestra. Disco Victor R n° 98903, matriz
98903, gravação 01 de novembro de 1907, lançamento 1907. IMS-RJ.
17. Quando o amor morre (valsa) composição de Gustavo Cremieux e Catulo Cearense,
interpretada por Geraldo Magalhães, acompanhada por piano. Disco Odeon R n°
108173/108302, matriz xR-862, lançamento 1909. IMS-RJ.
18. Pic nic trágico (valsa) composição de Germano Benencase, interpretada por Orquestra
Odeon de São Paulo. Disco Odeon R n° 121502, lançamento 1918. IMS-RJ.
19. Dirce (valsa) composição de Bimbo, interpretada por Grupo dos Chorosos, acompanhada
por violino, cavaquinho e violão. Disco Odeon R nº 120619, matriz SP-31, gravação junho de
1913, lançamento 1913. IMS-RJ.
20. Triste carnaval (valsa) composição de Américo Jacomino "Canhoto", interpretada por
Orquestra Andreozzi. Disco Odeon R nº 121598/121599, lançamento 1919. IMS-RJ.
21. Triste carnaval (valsa) composição de Américo Jacomino "Canhoto" e Arlindo Leal,
interpretada por Vicente Celestino, acompanhada por Conjunto. Disco Odeon R nº
122214/122215, lançamento 1922. IMS-RJ.
22. Os milhões de arlequim (serenata) composição de Richard Drigo, interpretada por Vicente
Celestino, acompanhada por Aldo Taranto e Sua Orquestra. Disco Continental nº 17039, matriz
C-3444, gravação 1954, lançamento 1954. IMS-RJ.
23. Rapaziada do Brás (valsa) composição de Alberto Marino, interpretada por Alberto Marino
(violino), acompanhada por violões. Disco Brasilphone nº 1009, matriz 1009, lançamento 1926.
IMS-RJ.
24. Pé de elefante (sambinha choroso) composição de Zequinha de Abreu e Dino Castelo,
interpretado por Francisco Alves, acompanhado por Orquestra Pan Americano do Cassino
Copacabana. Disco Odeon nº 10004, matriz 1172, lançamento 1927. IMS-RJ.
160
25. Brazilian tango (Tango brasileiro) (tango) composição de Alexandre Levy, interpretado
por Guiomar Novaes (piano). Disco Victrola R nº 178, matriz N64879-2, lançamento s/d. IMSRJ.
26. Terna saudade (valsa) composição de Anacleto de Medeiros, interpretada por Banda da
Casa Edison. Disco Odeon R nº 40226, matriz Rx-208, lançamento 1905. IMS-RJ.
27. No Baile, partes I e II (quadrilha) composição de Anacleto de Medeiros, interpretada por
Banda da Casa Faulhaber / Cia. Disco Favorite R nº 1-452209, matriz 11547-o, gravação 24 de
maio de 1911, lançamento 1911. IMS-RJ.
28. Correta (polca choro) composição de Ernesto Nazareth, interpretada por Quarteto Luiz de
Sousa, acompanhada por piston, ofclide, clarinete e bombardão. Disco Odeon R nº 120679,
gravação 30 de junho de 1913, lançamento 1913. IMS-RJ.
29. Duvidoso (tango brasileiro) composição de Ernesto Nazareth, interpretado por Francisco
Mignone (piano). Disco Odeon nº A-3271, matriz 6130, gravação junho de 1939, lançamento
1939. IMS-RJ.
30.I. Bambino (tango) composição de Ernesto Nazareth, interpretado por Grupo Baianinho,
acompanhado por bandolim e violão. Disco Columbia R nº 12095, matriz 12095-1-1,
lançamento 1910. IMS-RJ.
30.II. Bambino (tango) composição de Ernesto Nazareth, interpretado por Grupo dos
Sustenidos. Disco Odeon R nº 120144, matriz xR1687, gravação 16 de setembro de 1911,
lançamento 1913. IMS-RJ.
31. Diabo coxo (habanera) interpretada por Nina Teixeira. Disco Odeon R nº 10090,
lançamento 1905. IMS-RJ.
32. Cubanita (habanera) composição de Chiquinha Gonzaga, interpretada por Grupo Chiquinha
Gonzaga. Disco Columbia R nº 11829, matriz 11829-1-4, lançamento 1910. IMS-RJ.
33.I. UNCLE Tom's Cabin - Group and Solo Dance. 1903. 1 vídeo (1:45 min). Publicado pelo
canal Sonny Watson. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GCsptiarrzw. Acesso
em: 4 de abril de 2021.
33.II. CAKE Walk - Coon cake walk, darkey cake walk, cakewalk. 1903. 1 vídeo (0:27 min).
Publicado pela Library of Congress. Disponível em: https://www.loc.gov/item/96520361/.
Acesso em: 4 de abril de 2021.
33.III. COMEDY Cake Walk. 1903. 1 vídeo (0:30 min). Publicado pela Library of Congress.
Disponível em: https://www.loc.gov/item/96520379/. Acesso em: 4 de abril de 2021.
34. Elite paulistana (ragtime) composição de Fred Del Ré, interpretado por Orquestra Odeon
de São Paulo. Disco Odeon R nº 121507, lançamento 1918. IMS-RJ.
35. Odeon (one step) composição de Fred Del Ré, interpretado por Grupo do Canhoto,
acompanhado por trombone, clarinete, cavaquinho e violão. Disco Odeon R nº 121228/121229,
lançamento 1916. IMS-RJ.
161
36. JOSEPHINE Baker dancing the original charleston. 1925. 1 vídeo (1:45 min). Publicado
pelo canal Duncan Automatic Stop. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=jEH6eDpjgRw. Acesso em: 4 de abril de 2021.
37.I. SOME Great 1920's Dance 1928-1930. s/d. 1 vídeo (2:58 min). Publicado pelo canal
Vintage Swing Dance. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WApmaqOSgB4.
Acesso em: 4 de abril de 2021.
37. II. 1920's dances featuring the Charleston, the Peabody, Turkey Trot and more. 1956. 1
vídeo (2:54 min). Publicado pelo canal Savoy Hop. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=psch9N4PmO4. Acesso em: 4 de abril de 2021.
37.III. THE FOX Trot in the Jazz Age. s/d. 1 vídeo (6:05 min). Publicado pelo canal Walter
Nelson. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DrLqM8mZhis. Acesso em: 4 de
abril de 2021.
6. Dicionários e obras de referência
DICIONÁRIO CRAVO ALBIN DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.
ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA: POPULAR, ERUDITA E FOLCLÓRICA.
São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1998.
ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021.
ENCICLOPÉDIA ILUSTRADA DO CHORO NO SÉC. XIX.
E-DICIONÁRIO DE TERMOS LITERÁRIOS.
MACHADO, Raphael Coelho. Dicionario musical. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, Livreiro
Editor, 1909.
VIEIRA, Ernesto. Diccionario musical. Lisboa: Typ. Lallemant, 2.ª Edicção, 1899.