> Banco de Dados - História e música na universidade

Pro dia nascer feliz? Utopia, distopia e juventude no rock brasileiro da década de 1980

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
DANIEL CANTINELLI SEVILLANO

Orientador:
FRANCISCO CABRAL ALAMBERT JUNIOR

Local:
USP - FFLCH

Data:
2016

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Distopia Juventude Punk rock brasileiro Rock brasileiro Utopia

Resumo:
Texto em formato digital:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3831233

Através da utilização de letras de músicas produzidas entre os anos de 1981 e 1989, busquei analisar o papel que o rock brasileiro teve como elemento de manifestação da juventude que havia crescido sob a ditadura de 1964. Utilizei os conceitos de utopia e distopia para compreender de que maneira essas letras, ao mesmo tempo, serviram como representação da compreensão desses jovens de seu momento histórico e como instrumento de crítica da realidade econômica e social ao seu redor. Mais do que reflexo cultural de seu período, tais letras manifestavam a contradição ideológica da época, na qual a utopia em torno de uma sociedade melhor era negada pela própria distopia presente nas relações econômicas e sociais cotidianas. Esta mesma contradição foi observada na relação entre arte e mercado, criticada por muitas bandas, mas necessária para que suas músicas alcançassem seus ouvintes. É importante ressaltar que o movimento punk brasileiro teve papel fundamental para as bandas do rock brasileiro da década de 1980, pois ele mostrou que era possível produzir músicas para e pela juventude que vivia a transição da ditadura para a democracia.

Fontes:
Impressas (jornais e revistas)
O Estado de São Paulo,São Paulo, 03 de outubro de 1982, p. 36.
Folha de São Paulo, São Paulo, 26 de setembro de 1982, p. 58.
Folha de São Paulo, São Paulo, 29 de novembro de 1982, p. 21.
Folha de São Paulo, São Paulo, 03 de janeiro de 1985, Caderno Ilustrada, p. 01.
Folha de São Paulo, São Paulo, 04 de janeiro de 1985, Caderno Ilustrada, p. 01.
Folha de São Paulo, São Paulo, 06 de janeiro de 1985, 1º Caderno, p. 02.
Folha de São Paulo, São Paulo, 09 de janeiro de 1985, Caderno Ilustrada, p. 06.
Folha de São Paulo, São Paulo, 17 de janeiro de 1985, Caderno Ilustrada, p.31.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 06 de janeiro de 1985, 1º Caderno, p. 12.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 1985, Caderno B, p. 05.
Veja, São Paulo, 04 de agosto de 1982, edição 726, p. 80.
Documentos sonoros
BARÃO VERMELHO. Barão Vermelho. Gravadora Som Livre, 1982. LP.
BARÃO VERMELHO. Barão Vermelho 2. Gravadora Som Livre, 1983. LP.
BARÃO VERMELHO. Ao vivo no Rock in Rio. Gravadora WEA, versão
remasterizada, 1987. CD.
BLITZ. As aventuras da Blitz. Gravadora EMI, 1982. LP.
CAMISA DE VÊNUS. Correndo o Risco. Gravadora WEA, 1986. LP.
276
CAPITAL INICIAL. Capital Inicial. Gravadora Polygram, 1986. LP .
CAPITAL INICIAL. Independência. Gravadora Polygram, 1987. LP.
CAPITAL INICIAL. MTV Especial: Aborto Elétrico. Gravadora Sony/BMG, 2005.
CD.
CAZUZA. Burguesia. Gravadora Polygram, 1989. LP.
CAZUZA. Ideologia. Gravadora Polygram, 1988. LP.
THE CLASH. London Calling. Gravadora CBS, 1979. LP.
THE CLASH. The Clash. Gravadora CBS, 1977. LP.
ENGENHEIROS DO HAWAII. A Revolta dos Dândis. Gravadora RCA, 1987. LP.
INOCENTES. Adeus Carne. Gravadora WEA, 1987. LP.
INOCENTES. Pânico em SP. Gravadora WEA, 1986. Mini-LP.
IRA. Mudança de Comportamento. Gravadora WEA, 1985. LP.
IRA. Psicoacústica. Gravadora WEA, 1988. LP.
IRA. Vivendo e não aprendendo. Gravadora WEA, 1986. LP.
JAIME, Leo. Phodas “C”. Gravadora Epic, 1984. LP.
JAIME, Leo. Sessão da Tarde. Gravadora CBS, 1985. LP.
JAIME, Leo. Vida Difícil. Gravadora CBS, 1986. LP.
KID ABELHA. Seu espião. Gravadora WEA, 1984. LP.
LEE, Rita. Entradas e Bandeiras. Gravadora Som Livre, 1976. LP.
LEE, Rita. Fruto Proibido. Gravadora Som Livre, 1975. LP.
LEE, Rita. Rita Lee. Gravadora Som Livre, 1980. LP.
LEGIÃO URBANA. Dois. Gravadora EMI, 1986. LP.
LEGIÃO URBANA. Legião Urbana. Gravadora EMI, 1984. LP.
LEGIÃO URBANA. As quatro estações. Gravadora EMI, 1989. LP e CD.
LEGIÃO URBANA. Que país é este 1978/1987. Gravadora EMI, 1987. LP e CD.
277
LOBÃO. O Rock Errou. Gravadora RCA, 1986. LP.
OS PARALAMAS DO SUCESSO. Bora Bora. Gravadora EMI, 1987. LP.
OS PARALAMAS DO SUCESSO. O passo do Lui. Gravadora EMI, 1984. LP.
OS PARALAMAS DO SUCESSO. Selvagem? Gravadora EMI, 1986. LP.
RPM. Revoluções por minuto. Gravadora Epic, 1986. LP.
SANTOS, Lulu. O ritmo do momento. Gravadora WEA, 1983. LP.
SANTOS, Lulu. Tempos Modernos. Gravadora WEA, 1982. LP.
SEIXAS, Raul. Krig-ha, Bandolo! Gravadora Philips, 1973. LP.
SEX PISTOLS. Anarchy in the UK. Gravadora EMI, 1975. Single.
SEX PISTOLS. God save the Queen. Gravadora Virgin, 1977. Single.
SEX PISTOLS. My way. Gravadora Virgin, 1978. Single.
TITÃS. Cabeça Dinossauro. Gravadora WEA, 1986. LP.
TITÃS. Jesus não tem dentes no país dos banguelas. Gravadora WEA, 1987. LP.
TITÃS. Õ BlésqBlom. Gravadora WEA, 1989. LP e CD.
TITÃS. Televisão. Gravadora WEA, 1985. LP.
ULTRAJE A RIGOR. Nós vamos invadir sua praia. Gravadora Warner, 1985. LP.
ULTRAJE A RIGOR. Sexo. Gravadora WEA, 1987. LP.
VÁRIOS. Grito suburbano. Gravadora Gravodisc, 1982. LP.