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Fazer-se compositor: Camargo Guarnieri 1923-1945

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
André Acastro Egg

Orientador:
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de

Local:
USP - FFLCH

Data:
2010

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Camargo Guarnieri Compositor História da música

Resumo:
Texto em formato digital: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-03032011-163716/pt-br.php

Este trabalho é um estudo a partir da correspondência de Camargo Guarnieri, das partituras de sua Obra de difusão interdita e de outras obras compostas entre 1928 e 1945. Nas cartas trocadas e nas partituras estão a relação com os professores de composição e os intelectuais e críticos com os quais o compositor trabalhou em colaboração no processo de fazer-se compositor sinfônico. Lamberto Baldi, Mário de Andrade, Curt Lange, Luiz Heitor, Charles Koechlin, Charles Seeger, Carleton Sprague Smith, Aaron Copland foram os interlocutores privilegiados desse processo no qual Guarnieri lutou para superar as limitações do meio musical brasileiro. Estabelecendo relação entre as obras e as demandas e comentários suscitados por elas, considerou-se que a composição da Sinfonia n° 1 entre 1942-44 e sua estréia em 1945 foi a culminância desse processo em que se construiu um compositor como reflexo e símbolo de seu meio musical, no âmbito das relações do modernismo, do Estado varguista, do americanismo musical, e da política de boa vizinhança e dos interesses do mercado de música sinfônica nos Estados Unidos.

Fontes:
1. Fontes consultadas:
1.1. Documentos em arquivos:
1.1.1. Fundo Camargo Guarnieri do Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEBUSP)
correspondência recebida de Luiz Heitor Correa de Azevedo
correspondência recebida de Charles Seeger
correspondência recebida de Carleton Sprague Smith
correspondência recebida de Charles Koechlin
correspondência recebida de Aaron Copland
partituras da colação “obra de difusão interdita”
recortes de jornal
1.1.2. Acervo Curt Lange da Biblioteca Central da UMFG
correspondência enviada por Camargo Guarnieri
correspondências diversas enviadas e recebidas por Curt Lange
1.1.3. Sala Mozart de Araújo do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB-RJ)
documentos diversos (correspondências, fotos e material impresso) em pastas identificadas
com o nome dos compositores Camargo Guarnieri e Francisco Mignone
1.2. Artigos de jornal e outros periódicos
artigos diversos do New York Times na década de 1940, consultados pelo serviço de pesquisa
oferecido no web site do jornal.
CAMARGO GUARNIERI, “Mestre Mário” in Revista Brasileira de Música, vol. IX, 1943,
p. 13-17.
DOWNES, Olin. “WPA Music Projetc. Thought it is not ended, its program has been
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MIGNONE, Francisco. “Como conheci Mário de Andrade” in Revista Brasileira de
Música, vol. IX, 1943, p. 17-19.
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considerations”, Music Educators Journal, v.27, n. 5, Mar-apr 1941, p.17.
1.3. Livros:
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personalidade.” in SILVA, Flávio. Camargo Guarnieri: o tempo e a música. São Paulo/Rio
de Janeiro: Imprensa Oficial/FUNARTE, 2001. p. 33-55.
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1.4. Partituras
CAMARGO GUARNIERI. Encantamento. São Paulo: Criadores do Brasil/OSESP, 2008.
edição Vitor Hugo Toro, revisão Maria Elisa Pasqualini.
_____. Sinfonia n° 1. São Paulo: Criadores do Brasil/OSESP, 2008. edição Maurício de
Bonis, revisão Antônio Ribeiro.
1.5. Audiovisual
“Camargo Guarnieri. 3 concertos para violino e a missão”. DVD, Centro Cultural São Paulo,
2010. Inclui a filmagem dos concertos, o documentário Notas soltas sobre um homem só
(direção de Carlos Mendes), e partituras dos concertos (edição de Lutero Rodrigues).
2. Bibliografia de apoio:
2.1. Obras de referência
ENCICLOPÉDIA da Música Brasileira. 2. ed. São Paulo: Art/Publifolha, 1998.
THE NEW GROVE Dictionary of Music and Musicians. London: MacMillan, 2001.
2.2. Artigos de periódicos e capítulos de livros coletivos:
ABREU, Marcelo de Paiva. “O Brasil e a economia mundial (1929-1945)”, in Boris Fausto,
Historia Geral da Civilização Brasileira. Tomo III – O Brasil Republicano. Volume 4 –
Economia e cultura (1930-1964). São Paulo: DIFEL, 1984. p. 11-49.
LACERDA, Osvaldo. “Meu professor Camargo Guarnieri”, in SILVA, Flávio. (org.)
Camargo Guarnieri. O tempo e a música. São Paulo/Rio de Janeiro: Imprensa
Oficial/FUNARTE, 2001. p. 57-67.
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do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo” in Per Musi, n° 21, jan-jul 2010, p. 90-
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321-347.
2.3. Teses e dissertações:
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de José Maurício a Gottschalk e além, 1808-1889. Tese de doutorado, IFCS-UFRJ, 2003.
BUSCACIO, Cesar. Americanismo e nacionalismo musicais na correspondência de Curt
Lange e Camargo Guarnieri (1934-1956). Tese de doutorado, IFCS-UFRJ, 2009.
CARDOSO, Lino de Almeida. O som e o soberano. Uma história da depressão musical
carioca pós-Abdicação (1831-1843) e de seus antecedentes. Tese de doutorado, FFLCH-USP,
2006.
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EGG, André. O debate no campo do nacionalismo musical no Brasil dos anos 1940 e 1950:
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GROSSI, Alex Sandra de Souza. O idiomático de Camargo Guarnieri nos 10 improvisos
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2.4. Livros:
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nacionalismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2008.
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do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Companhia Editora Americana, 1971.
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2004.
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Annablume/FAPESP, 2004.
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GUÉRIOS, Paulo. Heitor Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação. Rio de Janeiro:
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