> Banco de Dados - História e música na universidade

Bailes e danças representados e discursados na Espanha (1600-1660)

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Ellen Eliza Pereira

Orientador:
Campos, Flavio de

Local:
USP - FFLCH

Data:
2012

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Bailes Danças Espanha
Representação Século XVII

Resumo:
Texto em formato digital: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-29102012-100332/pt-br.php

O presente trabalho propõe uma nova perspectiva ao debate sobre bailes e danças na Espanha do século XVII. Diante das variadas classificações que a bibliografia intenta formular, observa-se uma preocupação em distinguir os dois conceitos. Nesse sentido, os bailes são colocados como descompostos em seus gestos e exercitados por subalternos, enquanto as danças apresentam compostura e são realizadas pelas elites. Entretanto, há divergências entre os autores e contra-dições em uma mesma classificação, as quais se manifestam de acordo com as fontes utilizadas. Ao analisar as fontes, nota-se que suas formulações sobre tais práticas corporais são construídas a partir de uma moral gestual e por um ideal cortesão. Logo, trata-se de representações elabo-radas pela articulação daqueles valores e ideais, e não de uma realidade. Partindo dessas cons-tatações, coloca-se a hipótese de que a maior repressão e depreciação aos bailes, ou a tal con-ceito, seria uma forma mais eficaz da Igreja controlar e reformar tais práticas, pois os bailes eram realizados pelas distintas ordens sociais e em diversos ambientes, como na própria igreja, além de terem sido os mais representados nos palcos durante o processo da teatralização.

Fontes:
Fontes
BAILARINA ACROBATA. Esculpido na Igreja de Santiago de Agüero,
Huesca, século XII/XIII. Disponível em: . Acesso em:
23/09/2010.
BOCANEGRA, Pedro Atanásio. El Triunfo de David. Século XVII; óleo sobre
tela; 56 cm x 81 cm. Museu do Prado. Disponível em:
. Acesso em: 15/09/2010.
BRUEGHEL, Jan, o velho. Baile Campestre ante los Archiduques. 1623. Óleo
sobre tela, 130 cm x 266 cm. Museu do Prado. Disponível em:
. Acesso em: 05/10/2010.
CALDERÓN DE LA BARCA, Pedro. Comedias. In: Obras Completas. 2.ed.
Madrid: Aguilar, S.A., 1991.
______. El Divino Orfeo. Ed. J. Enrique Duarte. Pamplona–Kassel:
Universidad de Navarra–Reichenberger, 1999. . Disponível em: http://dspace.unav.es.
Acesso em: 13/07/2011.
______. El Maestro de Danzar. In: Tercera Parte de Comedias del Celebre
Poeta Español Don Pedro Calderon de la Barca. Ed. facsímil. Clásicos en la
Biblioteca Nacional. Original: Madrid, por Francisco Sanz, 1687. Disponível em:
. Acesso em: 09/04/2010.
CARO, Rodrigo. Dias Geniales o Ludicros. Edición, estúdio preliminar y notas
de Jean-Pierre Etienvre. Madrid: Espasa-Calpe, 1978.
CASA, Giovanni della. Galateo ou dos Costumes. Trad. Edileine Vieira
Machado e Alcir Pécora. São Paulo: Martins Fontes, 1999. Original italiano.
CASTIGLIONE, Baldassare. El Cortesano. Traduzido por Ivan Boscan.
Madrid, 1574. Original italiano. Disponível em: http://books.google.com/. Acesso em:
03/11/2010.
CERVANTES SAAVEDRA, Miguel de. Entremés del Rufián Viudo Llamado
Trampagos. In: Ocho Comedias, y Ocho Entremeses Nueuos, Nunca Representados.
Madrid: por la viuda de Alonso Martín, a costa de Iuan de Villarroel, 1615, f. 224v.-f.
230r. Edición digital Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2001.
Disponível em: http://bib.cervantesvirtual.com. Acesso em: 19/07/2011.
______. O Engenhoso Cavaleiro D. Quixote de La Mancha. Tradução de
Sérgio Molina; gravuras de Gustave Doré; apresentação de Maria Augusta da Costa
Vieira. Edição bilíngue. São Paulo: Editora 34 Ltda, 2007.
142
______.______. Leipizig: F.A. Brockhaus, 1866. Disponível em:
, acesso em 10/06/2011.
______. Novelas Ejemplares. Edição de Harry Sieber. 12. ed. Madrid: Edições
Cátedra S.A, 1989, v.1. Fiel à edição de Madrid por Ivan de la Cuesta.
COVARRUBIAS OROZCO, Sebastián de. Tesoro de la Lengua Castellana, o
Española. Madrid: por Luis Sanchez, 1611. Disponível em:
. Acesso em 23/03/2009.
DAVID Y SUS MUSICOS. Esculpido na Catedral de Jaca, Huesca, século XII.
Disponível em: . Acesso em: 23/09/2010.
EL BAILE DE LAS MÉNADES, 120-140 a.C. Réplica romana do original
grego do século V a.C., atribuído a Calímaco. Esculpido em mármore, 141 cm x 79 cm
x 13 cm. Museu do Prado. Disponível em:
Acesso em: 23/09/2010.
ENCINA, Juan del. Juan de Encina. Cancionero. Edición facsímil de Madrid,
Real Academia Española, 1989. Edición original: 1496. Edición digital: Alicante:
Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2002. Disponível em:
http://bib.cervantesvirtual.com. Acesso em 13/07/2011.
______. Égloga de Cristino y Febea. N. sobre edición original: Edición digital
a partir de Égloga nueuamente trobada por Juan del Enzina a donde se introduze vn
pastor ... (Salva, nº 1228; posterior a 1509). Edición digital: Alicante: Biblioteca Virtual
Miguel de Cervantes, 2002.
______. Triundo de Amor: égloga de Plácida y Vitoriano. Edición de Luisa de
Aliprandini. Madrid: Akal, 1995. Disponível em: http://books.google.com.br/books.
Acesso em 23/11/2011.
ESPARSA, Sylvestre (ed.). Ramillete Gracioso: compuesto de entremeses
famosos y bailes entremesados. Valencia: Silvestre Esparsa, 1643. Disponível em:
http://www.cervantesvirtual.com. Acesso em: 13/07/2009.
ESQUIVEL NAVARRO, Juan de. Discursos sobre el Arte del Danzado. Sevilla,
1642. In: BROOKS, Lynn Matluck. The Art of Dancing in Seventeenth-Century
Spain. Danvers: Rosemont Publishing & Printing Corp, 2003. Disponível em:
http://books.google.com.br/books. Acesso em: 15/10/2010.
FERNÁNDEZ, Lucas. Farsas y Églogas al Modo y Estilo Pastoril y
Castellano. Edición de Salamanca, Lorenzo de Liom Dedei, 1514. Edición digital:
Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 1999. Disponível em:
http://bib.cervantesvirtual.com. Acesso em 13/07/2011.
FERNANDEZ, Clemente (org.). Los Filósofos Escolásticos de los Sigols XVI y
XVII. Madrid: La editoria Catolica, S.A., 1986.
FERNÁNDEZ DE MORATÍN, Leandro. Orígenes del Teatro Español:
seguidos de una colección escogida de piezas dramáticas anteriores a Lope de Vega.
143
Madrid: Real Academia de la Historia, 1830-1831. Disponível em:
. Acesso em: 21/11/2011.
GARCÍA DE LA IGLESIA, Andrés (ed.). Tardes Apacibles de Gustoso
Entretenimento: repartidas en varios entremeses, y bailes entremesados. Madrid: por
Andrés García de la Iglesia: a costa de Iuan Martin Merinero, 1663. Edición digital:
Alicante, Biblioteca Virtual Miguel de Cevantes, 2011. Disponível em:
http://www.cervantesvirtual.com. Acesso em: 15/05/2011.
GRACIÁN, Baltasar. Oráculo Manual y Arte de Prudencia. Huesca, 1647.
GUZMÁN, Pedro de. Los Bienes de el Honesto Trabajo y Daños de la
Ociosidad en Ocho Discursos. Madrid: Emprenta Real, 1614, 462 p. (Colección
Clásicos Tavera: Juegos fiestas y diversiones – textos históricos). CD ROM
LIZAERT III, Peeter. Las Vírgenes Locas y las Vírgenes Prudentes. Entre
finais do XVI e início do XVII; óleo sobre tela, 73 cm x 105 cm. Museu do Prado.
Disponível em: http:. Acesso em: 23/09/2010.
MÉDICIS, Cosme de. Viaje por España y Portugal (1666-1668). Edición y
notas por Angel Sanchez Rivero y Angela Murietti de Sanchez Rivero. Madrid:
Sucesores de Rivadeneyra, S.A. 1 v. 260 p.
MENDONZA, Antônio de. Fiesta que se Hizo en Aranivez a los Años Del Rey
Nuestro Señor D. Felipe IIII. Madrid: por Luan de la Cuesta, 1623. (Colección
Clásicos Tavera: Juegos fiestas y diversiones – textos históricos). CD ROM
NAVARRETE Y RIBERA, Francisco de. Flor de Sainetes. Introduzione, testo
critico e nota di A. Gallo. Firenze: Alinea Editrice, 2001. Disponível em:
http://books.google.es. Acesso em: 13/07/2010.
PIACENZA, Domenico da. De Arte Saltandi e Choreas Ducendi, Dela Arte di
Ballare et Danzare. Transcrição e tradução para o ingles por A. William Smith. In:
Fifteenth-century Dance and Music: treatises and music. Hillsdale: copyrigh
Pendragon Press, 1995. Disponível em: http://books.google.com.br. Acesso em:
03/07/2011.
QUEVEDO, Francisco de. Entremés de la Ropavejera 1633. In: El Parnaso
Español: las nueve musas Castellanas. Barcelona: Lebrería de Lance de Ramón Pujal,
1869.
______. Obras de Don Francisco de Quevedo Villegas. Amberes: por la viuda
de Henrico Verdussen, 1726. Disponível em: http://books.google.com. Acesso em:
20/03/2009.
QUIÑONES DE BENAVENTE, Luis. Entremes Famoso y Nuevo de los
Sacristanes. N. sobre edición original: Abraham (ed.), Nuevos entremeses. Kassel:
Reichenberger, 1996. Edición digital: Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes,
2002. Disponível em: . Acesso em: 12/07/2011.
144
REMÓN, Alonso. Entretenimiento y Juegos Honestos, y Recreaciones
Christianas: para que en todo genero de estados se recreen los sentidos sin que se
estrague el alma. Madrid: por la viuda de Alonso Martin, 1623, 232 p. (Colección
Clásicos Tavera: Juegos fiestas y diversiones – textos históricos). CD ROM.
ROJAS VILLANDRANDO, Augustín de. El Viaje Entretenido. Edición digital
basada en la de Madrid, Emprenta [sic] Real, 1603. Disponível em:
. Acesso em: 12/07/2011.
RUBENS, Pedro Pablo. Danza de Personajes Mitológicos y Aldeanos. 1630-
1635. Óleo sobre tela, 73 cm x 106 cm. Museu do Prado. Disponível em:
. Acesso em: 05/10/2010.
SERMONETA, M. Fabricio Caroso da. Il Ballarino. Venetia, Appresso
Francesco Ziletti, 1581. Disponível em: . Acesso em:
13/10/2010.
SUÁREZ DE DEZA Y ÁVILA, Vicente. Parte primera de los Donayres de
Tersicore. Madrid: por Melchor Sánchez, 1663. Edición digital: Alicante, Biblioteca
Virtual Miguel de Cervantes, 2009; Barcelona: Institut del Teatre, 2009.
THOINOT, Arbeau. Orchesographie. Published in Langres in 1588 and
republished again in 1589. Imprimé par Iehan des Preyz. Disponível em:
. Acesso em 13/10/2010.
TIZIANO, Vecellio di Gregorio. Salomé con la Cabeza del Bautista. 1550.
Religião; óleo sobre tela, 87 cm x 80 cm. Museu do Prado. Disponível em:
. Acesso em: 21/09/2010.
VARGAS, Don Manuel Antonio de (ed.). Joco seria Burlas Veras, o
Reprehension Moral, y Festiva de los Desordenes Publicos: en doze entremeses
representados, y veinte y quatro cantados. Van insertas seis loas, y seis jacaras.
Compuestos por Luis Quiñones de Benavente. Recopilados por Don Manuel Antonio de
Vargas. Madrid: por Francisco Garcia, a costa de Manuel Lopez, mercader de libros,
1645
VEGA, Lope de. El Maestro de Danzar. In: Comedias Escogidas de Frey Lope
Félix de Vega Carpio. T. II. Madrid: M. Rivadeneyra, 1855, pp. 71-93. Disponível em
. Acesso em: 03/05/2010.
______. De los Cantares. Edición digital a partir de Piezas maestras del teatro
teológico español. T.I: Autos Sacramentales, 4ª ed. Madrid: Biblioteca de Autores
Cristianos, 1997, pp. 114-133. Edición digital Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de
Cervantes, 1999. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com. Acesso em:
19/05/2011.
______. El Arte Nuevo de Hacer Comedia en este Tiempo. Disponível em:
. Acesso em 14/07/2010.
______. El Fenix de España Lope de Vega Carpio: septima parte de sus
comedias, con loas, entremeses y bayles. Madrid: por la viuda de Alonso Martin, a costa
de Miguel de Siles, 1617. Disponível em: http://bdh.bne.es. Acesso em: 05/07/2009.
145
VEIGA, Thomé Pinheiro da (Turpin). Fastigimia. (1605). Reproducion em facsímile da edição de 1911 da Biblioteca Municipal do Porto.