> Banco de Dados - História e música na universidade
Sá, Rodrix e Guarabyra: os parceiros da música bonita (1965-1980)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Macedo, Thiago Hausner de
Orientador:
Matos, Maria Izilda Santos de
Local:
PUC-SP
Data:
2011
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
História cultural História e música Campo e cidade Música Popular Brasileira (MPB)
Resumo:
: Texto em formato digital: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12708
O trio musical Sá, Rodrix e Guarabyra e o estilo musical criado por eles, o chamado rock rural, serão estudados nesta dissertação. O grupo, formado na década de 1970, teve uma trajetória artística permeada por canções que perceberam um Brasil em transformação no cenário político e social. Mediante a análise de suas canções e entrevistas, se buscará compreender a inserção do trio na MPB e no cenário social brasileiro, chegando assim aos processos de lutas, tensões, com suas permanências e circularidades. Aproximando da música de protesto e dos Festivais da Canção, Sá, Rodrix e Guarabyra contemplavam não só o interior do Brasil utópico alardeado pelo governo militar, mas um campo sob transformações, que denunciava o estilo de vida da sociedade brasileira das décadas de 1960 e 1970. Diferiu-se assim da música sertaneja ou caipira (que trazia um olhar do interior pelos próprios cantores sertanejos) no trio o olhar se inverteu, veio da cidade para o campo, trazendo assim uma nova abordagem dentro da MPB, percebendo o interior brasileiro pela ótica do viajante. Esse olhar é acompanhado por apropriações de outras culturas, situado no entrelugar, no qual estava localizado o rock rural, levando-o a ser estudado dentro da ótica do hibridismo cultural, pois por meio dele é possível avalizar o contexto histórico em que estavam inseridos os músicos e suas composições
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O Terço. Casa Encantada (LP). Copacabana, 1976.
Sá & Guarabyra. Nunca (LP). Odeon, 1974.
Sá & Guarabyra. Cadernos de Viagem (LP). Continental, 1975.
Sá & Guarabyra. Pirão de Peixe com Pimenta (LP). Som Livre, 1977.
Sá & Guarabyra. Quatro (LP). Som Livre, 1979.
Sá & Guarabyra. 10 Anos Juntos (LP). RCA, 1982.
Sá & Guarabyra. O Paraíso Agora (LP). RCA, 1984.
Sá & Guarabyra. Harmonia (LP). RCA, 1986.
Sá & Guarabyra. Cartas, Canções e Palavras (LP). RCA, 1988.
Sá & Guarabyra. Vamos Por Aí (LP). Eldorado, 1990.
Sá & Guarabyra. Sá & Guarabyra (CD). Eldorado, 1994.
Sá & Guarabyra. Rio-Bahia (CD). RGE, 1997.
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Zé Rodrix. I Acto (LP). Odeon, 1973.
Zé Rodrix. Quem Sabe Sabe Quem Não Sabe Não Precisa Saber (LP).
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Zé Rodrix. Soy Latino Americano (LP). EMI-Odeon, 1976.
Zé Rodrix. Quando Será? (LP). EMI-Odeon, 1977.
Zé Rodrix. Sempre Livre (LP). RCA, 1979.
Zé Rodrix. Hora Extra (LP). EMI-Odeon, 1979.
Som Imaginário. Som Imaginário (LP). Odeon, 1970.
Som Nosso de Cada Dia. Snegs (LP). Continental, 1974.
Som Nosso de Cada Dia. Som Nosso (LP). CBS, 1977.
Entrevistas
1 - Luiz Carlos Sá – entrevista concedida ao autor em maio de 2005.
2 - Luiz Carlos Sá – entrevista concedida ao autor em junho de 2010.
3 - Pedro Baldanza – entrevista concedida ao autor em junho de 2010.
4 - Guttemberg Guarabyra – entrevista concedida a Julio Cesar de Barros em 27
de setembro de 2010. PASSARELA. Disponível em:
5 - Sá & Guarabyra – entrevista concedida a Felipe Boso Brida. BRIDA, Felipe
Boso. Rock rural de Sá & Guarabyra constrói visão crítica do Brasil. Notícia da
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Manhã. Cantanduva, 17/06/2008. Disponível em:
6 - Zé Rodrix – entrevista concedida a Elias Nogueira. NOGUEIRA, Elias. Zé
Rodrix em revista. 10/07/2010. Disponível em:
7 - Guttemberg Guarabyra – entrevista concedida a Silvana Guimarães.
ENCONTRO DE ESCRITAS. Gutemberg Guarabyra para Encontro de Escritas.
Disponível em:
set. 2010.
8 - Zé Rodrix – entrevista concedida ao site Censura Musical. CENSURA
MUSICAL. Disponível em:
9 - Milton Nascimento – entrevista concedida ao Museu da Canção. MUSEU
DA CANÇÃO. Disponível em:
10 - Zé Rodrix – entrevista concedida a Leandro Saueia para o blog Vagalume
em 24 de abril de 2008. VAGALUME. Disponível em:
Catalogação revista Backstage
- 2006
SÁ, Luiz Carlos. O Sol nas bancas de revista. Backstage. Edição 134, ano 12.
Rio de Janeiro: H. Sheldon, janeiro de 2006.
________. Assim Falou Sá-das-Trutas. Backstage. Edição 135, ano 12. Rio de
Janeiro: H. Sheldon, fevereiro de 2006.
________. Jequitiboston II - Ostras e preconceitos. Backstage. Edição 136, ano
12. Rio de Janeiro: H. Sheldon, março de 2006.
171
________. Trêns e doidos. Backstage. Edição 137, ano. 12. Rio de Janeiro: H.
Sheldon, abril de 2006.
________. Ideologia. Backstage. Edição 138, ano 12. Rio de Janeiro: H.
Sheldon, maio de 2006.
________. Do nada para lugar nenhum. Backstage. Edição 139, ano 13. Rio de
Janeiro: H. Sheldon, junho de 2006.
________. Nova Iorque sem ipsilon nem k. Backstage. Edição 140, ano. 13. Rio
de Janeiro: H. Sheldon, julho de 2006.
________. Nós, os desligados. Backstage. Edição 143, ano 13. Rio de Janeiro:
H. Sheldon, agosto de 2006.
________. Nós, os desligados (Parte 2). Backstage. Edição 142, ano 13. Rio de
Janeiro: H. Sheldon, setembro de 2006.
________. Episódio 1: O Banco. Backstage. Edição 143, ano 13. Rio de
Janeiro: H. Sheldon, outubro de 2006.
________. Abalei Bangu! Backstage. Edição 144, ano 13 Rio de Janeiro: H.
Sheldon, novembro de 2006.
________. Uma carta para Rogério. Backstage. Edição 145, ano. 13. Rio de
Janeiro: H. Sheldon, dezembro de 2006.
- 2007
________. Minha (quase) empolgante história: ser ou não ser? Episódio III: Eu
protesto! Backstage. Edição 146, ano. 13. Rio de Janeiro: H. Sheldon, janeiro de
2007.
________. Os Aeroapagados. Backstage. Edição 147, ano. 13. Rio de Janeiro:
H. Sheldon, fevereiro de 2007.
172
________. Dois mil quilômetros num Aero... o quê?! Backstage. Edição 148,
ano. 13. Rio de Janeiro: H. Sheldon, março de 2007.
________. Herói da desistência. Backstage. Edição 149, ano. 13. Rio de
Janeiro: H. Sheldon, abril de 2007.
________. Noites no Sertão nº4: mistérios no tabuleiro. Backstage. Edição 150,
ano 13. Rio de Janeiro: H. Sheldon, Rio de Janeiro, maio de 2007.
________. O primeiro sucesso a gente jamais esquece (mesmo que tenha sido no
cabaré da Tia Neném). Backstage. Edição 151, ano 13. Rio de Janeiro: H.
Sheldon, junho de 2007.
________. Noites Florentinas. Backstage. Edição 152, ano 14. Rio de Janeiro:
H. Sheldon, julho de 2007.
________. Soy Latino Americano... Backstage. Edição 153, ano 14. Rio de
Janeiro: H. Sheldon, agosto de 2007.
________. Cidades Inesquecíveis: Jaboticabal. Backstage. Edição 154, ano 14.
Rio de Janeiro: H. Sheldon, setembro de 2007.
________. Uma Banda na Estrada. Backstage. Edição 155, ano 14. Rio de
Janeiro: H. Sheldon, outubro de 2007.
________. Cuíca e o Jogador. Backstage. Edição 156, ano 14. Rio de Janeiro:
H. Sheldon, novembro de 2007.
________. A Hora da Verdade. Backstage. Edição 157, ano 14. Rio de Janeiro:
H. Sheldon, dezembro de 2007.
- 2008
________. Cidades inesquecíveis II: Salvador, meu amor... Backstage. Edição
158, ano 14. Rio de Janeiro: H. Sheldon, janeiro de 2008.
173
________. Um rio tão grande quanto a nossa alma. Backstage. Edição 159, ano
14. Rio de Janeiro: H. Sheldon, fevereiro de 2008.
________. Cidades inesquecíveis IV: Bom Jesus da Lapa. Backstage. Edição
160, ano 14. Rio de Janeiro: H. Sheldon, março de 2008.
________. Buzum Brasil: o ônibus dos sonhos. Backstage. Edição 161, ano 14.
Rio de Janeiro: H. Sheldon, abril de 2008.
________. O Homem do brinco de ouro. Backstage. Edição 162, ano 14. Rio de
Janeiro: H. Sheldon, maio de 2008.
________. O Criador e a Criatura. Backstage. Edição 163, ano 14. Rio de
Janeiro: H. Sheldon, junho de 2008.
________. Cidades inesquecíveis: No corrente do corrente. Backstage. Edição
164, ano 15. Rio de Janeiro: H. Sheldon, julho de 2008.
* Não circulou em agosto de 2008
________. Sukiayaki. Backstage. Edição 166, ano 15. Rio de Janeiro: H.
Sheldon, setembro de 2008.
________. Eu fui a Maracangalha. Backstage. Edição 167, ano 15. Rio de
Janeiro: H. Sheldon, outubro de 2008.
* A coluna passa a se chamar “Vida de Artista”
________. Eu, Caçador de mim. Backstage. Edição 168, ano 15. Rio de Janeiro:
H. Sheldon, novembro de 2008.
________. Grana e fama. Backstage. Edição 169, ano 15. Rio de Janeiro: H.
Sheldon, dezembro de 2008.
174
- 2009
________. Plumas & pulgas. Backstage. Edição 170, ano 15. Rio de Janeiro: H.
Sheldon, janeiro de 2009.
________. Esperando na TV. O que fazer? Backstage. Edição 171, ano 15. Rio
de Janeiro: H .Sheldon, fevereiro de 2009.
________. Os gurus. Backstage. Edição 172, ano 15. Rio de Janeiro: H.
Sheldon, março de 2009.
________. Histórias de camarim. Backstage. Edição 173, ano 15. Rio de
Janeiro: H. Sheldon, abril de 2009.
________. Sucesso! A qualquer preço? Backstage. Edição 174, ano 15. Rio de
Janeiro: H. Sheldon, maio de 2009.
________. Razão e prazer. Backstage. Edição 175, ano 15. Rio de Janeiro: H.
Sheldon, junho de 2009.
________. Minha vida com Zé. Backstage. Edição 176, ano 16. Rio de Janeiro:
H. Sheldon, julho de 2009.
________. Os garotos de Ipanema. Backstage. Edição 177, ano 16. Rio de
Janeiro: H. Sheldon, agosto de 2009.
________. Em cana em Copacabana. Backstage. Edição 178, ano 16. Rio de
Janeiro: H. Sheldon, setembro de 2009.
________. Backstage. Edição 179, ano 16. Rio de Janeiro: H. Sheldon, outubro
de 2009.
________. Backstage. Edição 180, ano 16. Rio de Janeiro: H. Sheldon, Rio de
Janeiro: H. Sheldon, novembro de 2009.
________. Backstage. Edição 181, ano 16. Rio de Janeiro: H. Sheldon,
dezembro de 2009.
175
________. As Professorinhas da Sapucaia. Backstage. Edição 181, ano 16. Rio
de Janeiro: H. Sheldon, dezembro de 2009.
Revista Veja
Edição 591. As emoções reveladas. 2 de janeiro de 1980. p.62.
Edição 471. É roque, uai. 14 de setembro de 1977. p.88.
Edição 405. Maratona de som. 9 de junho de 1976. p.100.
Edição 200. Réquiem rural. 5 de julho de 1972. p.84.
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