> Banco de Dados - História e música na universidade
“Caminho para a morte” na metrópole - cultura punk: fanzines, rock, política e mídia (1982-2004)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
GUSTAVO DOS SANTOS PRADO
Orientador:
MARIA IZILDA SANTOS DE MATOS
Local:
PUC-SP
Data:
2017
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Punks Niilismo Fanzines Movimentos da juventude
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5035462
Esta pesquisa procura investigar a cultura punk ao longo das décadas de 1980 e 1990 e sua apropriação pelo mercado de massa. Para tanto, discute o “niilismo punk juvenil”, considerado como estratégico para se compreender a cultura punk representada nos fanzines. Verifica como foram produzidos esses fanzines e suas formas de circulação no interior do movimento punk. Problematiza o posicionamento anarquista e as visões políticas, econômicas, sociais e religiosas dos editores. Recobra as propostas temáticas dos fanzines punks, como a miséria, o meio ambiente, a violência e as relações/tensões entre punks e carecas do subúrbio, com especial atenção aos assuntos e representações mais frequentes: a morte e as críticas ao mercado de massa. Prioriza-se a trajetória do grupo paulistano Cólera, por intermédio dos boletins organizados por seu fã-clube, permitindo recuperar a atuação da banda dentro e fora da cena underground, bem como os impasses e questionamentos ao grupo em razão de sua proximidade com a grande mídia. O movimento e sonoridade punk e suas tensões com a Música Popular Brasileira e com o rock comercial são rastreados, visando reaver um espaço para o punk brasileiro dentro da historiografia da “MPB”. Procura-se esquadrinhar a trajetória do movimento e cultura punk, bem como a sua incorporação ao mercado de massa, observando-se as mudanças estéticas nos fanzines e as permanências e apropriações da estética punk, como a disseminação do uso da técnica da colagem nas mídias contemporâneas
Fontes:
ABRAMO, Helena Wendel. Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano.
São Paulo: Scrita, 1994.
ABRAMOVAY, Miriam. Juventude, violência e vulnerabilidade social na América
Latina: desafios para políticas públicas. Brasília: UNESCO, BID, 2002.
ALEXANDRE, Ricardo. Dias de luta: o rock e o Brasil dos anos 80. São Paulo: DBA
Artes Gráficas, 2002.
ALMEIDA, Gelsom Rozentino de. História de uma década quase perdida: PT,
CUT, crise e democracia no Brasil (1978-1989). Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
ALMEIDA, Monica Piccolo. Reformas Neoliberais no Brasil: a privatização nos
governos Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso. Tese (Doutorado em
História Social), Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2010.
ALVES, Luciano Carneiro. Flores no Deserto. A Legião Urbana em seu próprio
tempo. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal de Uberlândia -
UFB, Uberlândia, 2002.
ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de
nicho. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
ÂNGELO, A. A presença dos cordelistas e cantadores repentistas em São Paulo.
São Paulo: IBRASA, 1996, p.69. Apud: GOMES, Sueli de Castro. Uma inserção dos
migrantes nordestinos em São Paulo: o comércio de retalhos. Imaginário. São
Paulo, vol.12, nº.13, dezembro de 2006. Disponível em:
03/04/2015.
AQUINO, Maria Aparecida de. Censura, Imprensa, Estado Autoritário (1878-1978)
– o exercício cotidiano da dominação e da resistência: O Estado de São Paulo e
Movimento. Bauru: EDUSC, 1999.
288
ARANDIA, Alejandro Kuajara. O mercado de trabalho frente à crise dos anos 80 e
aos planos de estabilização. Indicadores Econômicos FEE. Porto Alegre, vol.18,
nº.4, 1991. Disponível em:
ARAÚJO, Rogerio Bianchi de. A juventude e o rock paulistano dos anos 80.
Emblemas - Revista do Departamento de História e Ciências Sociais - UFG/CAC.
Catalão - GO, vol.8, nº.1, 2011. Disponível em:
ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São
Paulo: Companhia das Letras, 2012.
ASSAD, Simone. Renato Russo de A a Z: as idéias do líder da Legião Urbana.
Campo Grande: Letra Livre, 2000.
ATAÍDE, Marlene Almeida de; GUIMARÃES, Jayson Vaz. Juventude(s), violência
urbana e periferia em São Paulo. Revista da ANPEGE. Dourados - MS, vol.8, nº.10,
p.33-49, ago.-dez. 2012. Disponível em:
BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto
de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo - Brasília:
HUCITEC-EDUNB, 1993.
______. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G.
Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
______. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 4ª.ed.
Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
BARBIRATO, Gianna Melo; SOUZA, Lea Cristina Lucas de; TORRES, Siomne
Carnaúba. Clima e cidade: uma abordagem climática como subsídio para estudos
urbanos. Maceió: EDUFAL, 2007.
289
BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em
mercadorias. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
______. Confiança e medo na cidade. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 2009.
BENEVIDES, Márcio Fonseca. Dos subterrâneos aos holofotes: os nomadismos
do rock fortalezense. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Universidade Federal
do Ceará, Fortaleza, 2008.
BENEVIDES, Ricardo. A camiseta de rock na construção da identidade coletiva dos
fãs do gênero. Anais do II Congresso Internacional de Estudos do Rock.
Cascavel - PR: Unioeste, 04-06 de junho de 2015. Disponível em:
e@uol.com.br.pdf>. Acesso em: 31/10/2015.
BENJAMIM, Walter. A modernidade e os modernos. Tradução de Heindrun
Krieger Mendes da Silva, Arlete de Brito e Tânia Jatobá. Rio de Janeiro: Tempo
Brasileiro, 1975.
______. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIM,
Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre a literatura e a história da
cultura. Tradução de Sério Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996, p.179-213.
BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar: a aventura da
modernidade. Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Companhia das Letras,
1986.
BHABHA, Homi. K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço
de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
BITTAR, Marisa; BITTAR, Mariluce. História da Educação no Brasil: a escola pública
no processo de redemocratização da sociedade. Acta Scientiarum Education.
Maringá, vol.34, nº.2, july-dec. 2012. Disponível em:
290
BOBBIO, Norberto; MATTEUCII, Nicola; GIANFRANCO, Pasquino. Dicionário de
Política. Tradução de Carmem C. Varriale. Brasília: Editora Universidade de
Brasília, 1988.
______. Direita e esquerda: razões e significados de uma distinção política.
Tradução de Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Editora Unesp, 1995.
BORELLI, Silvia Helena Simões; ROCHA, Rose de Melo. Juventudes, midiatizações
e nomadismos: a cidade como arena. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo,
vol.5, nº.13, julho de 2008. Disponível em:
BORGES, Ângela; DRUCK, Maria da Graça. Crise Global, terceirização e a exclusão
do mundo do trabalho. Caderno CRH. Salvador, nº.19, 1993. Disponível em:
2011.
BRAGA, Alfesio; BÖHM, Györg Miklós; PEREIRA, Luiz Aberto Amador; SALDIVA,
Paulo. Poluição atmosférica e saúde humana. Revista USP. São Paulo, nº.51, set.-
nov. 2001. Disponível em:
BRANDÃO, Antônio Carlos; DUARTE, Milton Fernandes. Movimentos culturais da
juventude. 2ª.ed. São Paulo: Moderna, 2004.
BRANDINI, Valéria. Cenários do Rock: mercado, produção e tendências. São
Paulo: Olho d‟Água, 2004.
BRAY, Sílvio Carlos; FERREIRA, Enéas Rente; RUAS, Davi Guilherme Gaspar. As
políticas da agroindústria canavieira e o PRÓALCOOL no Brasil. Marília: Unesp/
Marília Publicações, 2000.
BRIGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia. Tradução de Maria
Carmelita Pádua Dias. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
291
BRITO, Audrey Danielle Beserra de. O discurso da afetividade e a linguagem dos
emoticons. Letra Magna. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua
Portuguesa, Linguística e Literatura, ano 4, nº.9, 2º. semestre de 2008. Disponível
em:
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da
modernidade. 2ª. ed. Tradução de Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. São
Paulo: Edusp, 2000.
CAPELLARI, Pedro. Brasil - Concentração de renda: indicadores sociais e política
econômica dos anos 80. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
CAPRA, Fritjoj. Vivendo Redes. In: DUARTE, Fábio; QUANDT, Carlos; SOUZA,
Queila (Orgs.). O tempo das Redes. São Paulo: Perspectiva, 2008.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. Dinâmicas urbanas na metrópole de São Paulo. In:
LEMOS, Amalia Inés de; ARROYO, Mónica; SILVEIRA, María Laura (Orgs.).
América Latina: cidade, campo e turismo. São Paulo: CLACSO - Consejo
Latinoamericano de Ciencias Sociales, diciembre 2006, p.75-76. Disponível em:
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Tradução de Roneide Venâncio Majer,
com colaboração de Klauss Brandini Gerhardt. VoI.1, 8ª.ed. São Paulo: Paz e Terra,
1999.
CASTRO, Celso; D‟ARAÚJO, Maria Celina. Militares e política da Nova República.
Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2001.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 3ª.ed. Tradução de Ephraim F.
Alves. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.
CHACON, Paulo. O que é rock? 3ª.ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.
292
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução
de Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
______. Inscrever e apagar: cultura escrita e literatura. Tradução de Luzmara
Curcino Ferreira. São Paulo: Editora Unesp, 2007.
CHAUÍ, Marilena. A não-violência do brasileiro, um mito interessantíssimo.
Simpósio Educação e Sociedade Violenta, 1ª. Conferência Brasileira de Educação.
São Paulo, 31 de março de 1980.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos,
costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução de Vera da Costa e
Silva, Raul de Sá Barbosa, Angela Melim e Lúcia Melin. 2ª.ed. Rio de Janeiro: José
Olympio, 1990.
CHINELATTO, Thais Montenegro. A arte da imperfeição na mídia: aspectos culturais
e estéticos. Líbero. São Paulo, Ano XI, nº.21, junho de 2008, p.139. Disponível em:
em: 18/09/2013.
COLSON, Daniel. Nietzsche e o anarquismo. Verve. São Paulo, nº. 13, 2008.
Disponível em:
CONTIER, Arnaldo Doraya. Memória, História e Poder: a sacralização do nacional e
o popular na música (1920-1950). Revista Música. São Paulo, nº.1, vol.2, maio de
1991. Disponível em:
Acesso em: 24/10/2015.
______. O nacional na música erudita brasileira. Fênix - Revista de História e
Estudos Culturais. Belo Horizonte, nº.1, vol.1, out.-dez. 2004. Disponível em:
Acesso em: 24/10/2015.
293
COSTA, Márcia Regina da. Os carecas do subúrbio: caminhos de um nomadismo
moderno. São Paulo: Musa, 2000.
______. Culturas juvenis, globalização e localidades. In: COSTA, Márcia Regina da;
SILVA, Elisabeth Murilho da (Orgs.). Sociabilidade juvenil e cultura urbana. São
Paulo: EDUC, 2006.
COSTA, Neusa Meirelles. De amor, cotidiano e outras falas: o discurso da música
brasileira popular. São Paulo: Arte Ciência, 2004.
CRUZ, Heloisa de Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Na oficina do
historiador: conversas sobre História e Imprensa. Projeto História. São Paulo,
vol.35, dez. 2007.
DAPIEVE, Arhur. Brock: o rock brasileiro dos anos 80. Rio de Janeiro: Editora 34,
1995.
______. Renato Russo: o trovador solitário. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
DEMÉTRIUS RODRIGUES. Cólera - Pela Paz, Perdidos na Noite 86. 29 jan. 2014.
Disponível em:
25/06/2015.
DERRIDA, Jaques. Posições: Semiologia e Materialismo. Tradução de Maria
Margarida Correia Calvente Barbosa. Lisboa: Plantanto, 1972.
DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e
mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo, 2000.
DOWNING, John D. H. Mídia radical: Rebeldia nas comunicações e movimentos
sociais. 2ª. ed. Tradução de Silvana Vieira. São Paulo: Editora Senac, 2002.
DUPUT, Jean-Pierre. A catástrofe de Chernobyl vinte anos depois. Estudos
Avançados. São Paulo, Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São
294
Paulo, vol.21, nº.59, jan.-abr. 2007. Disponível em:
EISENSTADT, S. M. De geração em geração. Tradução de Sérgio P. O.
Pomerancblum. São Paulo: Perspectiva, 1976.
ENCARNAÇÃO, Paulo Gustavo da. “Brasil mostra a tua cara”. Rock nacional,
mídia e redemocratização política. Dissertação (Mestrado em História e Sociedade),
Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo, 2009.
F5. Site de entretenimento da Folha de S. Paulo. Galeria de Fotos. Top 5 - Os mais
populares do Facebook. 28 jul. 2014. Disponível em:
em: 31/10/2015.
FARIA, Amanda Beraldo. Amélias: imagens da mulher de verdade na canção de
Ataulfo Alves. Revista Brasileira de Estudos da Canção. Natal, nº. 6, jul.-dez.
2014. Disponível em:
FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil. Rio de Janeiro:
Guanabara, 1987.
FICO, Carlos. Além do golpe. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura
militar. Rio de Janeiro: Record, 2004.
FONSECA, Francisco. O conservadorismo patronal da grande imprensa brasileira.
Opinião Pública. Campinas, vol.9, nº.2, out. 2003. Disponível em:
em: 31/10/2015.
______. Mídia e Democracia: Falsas Confluências. Revista de Sociologia Política.
Curitiba, nº.22, jun. 2004. Disponível em:
295
FORACCHI, Marialice Mencarini. A juventude na sociedade moderna. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo, 1972.
FORTUNA, Daniele Ribeiro. Andy Warhol e a linguagem do simulacro. Anais do
Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Niterói -
RJ, Aninter-SH/ PPGSD - UFF, 03 a 06 de setembro de 2012, p.2-6. Disponível em:
0DO%20SIMULACRO%20-%20trabalho%20completo.pdf>. Acesso em: 07/07/2014.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de
Janeiro: Edições Graal, 1984.
______. Ética, sexualidade e política: Ditos & Escritos. Vol.5. Tradução de Elisa
Monteiro e Ines Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária,
2006.
FRANÇA, Carlos Eduardo. Algumas histórias dos grupos de skinheads no Brasil: as
múltiplas percepções, representações e ressignificações das formações identitárias
dos “Carecas do Brasil” e do poder branco paulista. Revista do Laboratório de
Estudos da Violência e Segurança. Marília, Universidade Estadual Paulista, nº.5.,
maio de 2010. Disponível em:
GARCIA, Wilton. Linguagem, mídia e consumo: estudos contemporâneos. In:
REBECHI JR, Arlindo; GONZALES, Lucilene; MACIEL, Suely (Orgs.). A linguagem
nas mídias na era da convergência. 1ª.ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.
GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras,
2002.
______. A ditadura derrotada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
______. A ditadura encurralada. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
296
GAWRYSZEWSKI, Alberto (Org.). Imagens anarquistas: análises e debates.
Londrina: UEL, 2009.
GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de
nós. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Record, 2000.
GOHEN, A. K. A delinquência como subcultura. Tradução de Lourdes de Franco
Netto. In: BRITO, Sumanita de (et al.). Sociologia da Juventude III – A vida coletiva
juvenil. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Revista
Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, vol.16, nº.47, maio-ago. 2011. Disponível
em:
2015.
GOMBRICH, Ernst H. A história da arte. 16ª. ed. Tradução de Álvaro Cabra. Rio
de Janeiro: LCT, 1999.
GOMES, Sueli de Castro. Uma inserção dos migrantes nordestinos em São Paulo: o
comércio de retalhos. Imaginário. São Paulo, vol.12, nº.13, dezembro de 2006.
Disponível em:
GONZAGA, Luiz. Asa Branca. Ilustrações de Maurício Pereira. 1ª.ed. São Paulo:
DCL, 2007.
GUIMARÃES, Edgar. Fanzine. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2005.
HALL, Stuart. A questão da identidade cultural. Tradução de Andréa Borghi
Moreira Jacinto e Simone Miziara Frangella. 2ª ed. Textos Didáticos. Campinas:
IFCH/ Unicamp, 1998.
HARADA, Eduardo. Do Windows 1 ao Windows 10: os 29 anos de evolução do SO
da Microsoft. 08 out. 2014. Disponível em:
10/64136-windows-1-windows-10-29-anos-evolucao-do-so-microsoft.htm>. Acesso
em: 02/05/2015.
HARUMI, Paula; HEINISCH, Thais. Três acordes de Cólera. Documentário
(29min.). TV PUC - Programa Comunicantes - Canal Universitário de São Paulo,
2005. Disponível em:
em: 10/11/2014.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre a origem da
mudança cultural. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São
Paulo: Edições Loyola, 1992.
HERMES, Gilmar. Da história da arte para as mídias. Fronteiras - Estudos
Midiáticos. São Leopoldo - RS, vol. VIII, nº. 2, Usininos, maio/agosto 2006.
Disponível em:
______. Da história da arte para as mídias. Fronteiras: Estudos Midiáticos. São
Leopoldo, vol.8, nº.2, ago. 2006. Disponível em:
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: breve século XX (1914-1991). Tradução de
Marcos Santarrita. 2ª.ed. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2008.
HOGAN, Daniel Joseph. Quem paga o preço da poluição? Uma análise de
residentes e migrantes pendulares em Cubatão. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE
ESTUDOS POPULACIONAIS. Anais do VII Encontro de Estudos Populacionais.
Caxambú - MG: ABEP, 1990. Disponível em:
HUCHET, Stéphane. Passos e caminhos de uma teoria da arte. In: DIDIHUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves.
2ª. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
298
JAMESON, Frederic. Pós-Moderno: A lógica cultural do capitalismo tardio.
Tradução de Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Ática, 1996.
JANOTTI JÚNIOR, Jeder. Rock and Roll. Mídia, gênero e identidade. Rio de
Janeiro: E-papers, 2003.
KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionários nos tempos da imprensa
alternativa. São Paulo: Scritta, 1991.
LEME, Mônica Neves. Que Tchan é esse? Indústria e produção musical no Brasil
nos anos 90. São Paulo: Annablume, 2003.
LETRAS.COM.BR. Biografia de Camisa de Vênus. s/d. Disponível em:
LÉVY, Pierre. O que é virtual? Tradução de Paulo Neves. Rio de Janeiro: Editora
34, 1996.
______. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34,
1999.
LIMONGI, Fernando; MESQUITA, Lara. Estratégia partidária e preferência dos
eleitores. As eleições municipais em São Paulo entre 1985 e 2004. Novos Estudos
- CEBRAP. São Paulo, nº.81, julho de 2008. Disponível em:
em: 23/08/2014.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades
modernas. Tradução de Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras,
2009.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Tradução de Ricardo Correa Barbosa.
3ª.ed. Rio de Janeiro: José Olympo, 1988.
299
MACHADO, Arlindo; VÉLEZ, Marta Lúcia. Questões metodológicas relacionadas
com a análise de televisão. E-Compós. Associação Nacional dos Programas de
Pós-Graduação em Comunicação, vol.2, nº.15, abril 2007. Disponível em:
11/10/2015.
MACHADO, Eduardo Paes; NORONHA, Ceci Villar. A polícia dos pobres: violência
policial em classes populares urbanas. Sociologias. Porto Alegre, ano 4, nº.7, jan.-
jun. 2002. Disponível em:
MAFESSOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo na
sociedade de massas. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 2ª.ed. Rio de
Janeiro: Forense Universitária, 1998.
MAGALHÃES, Henrique. O que é fanzine. São Paulo: Brasiliense, 1993.
______. A nova onda dos fanzines. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2004.
______. A mutação radical dos fanzines. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2005.
______. O rebuliço apaixonante dos fanzines. 3ª. ed. João Pessoa: Marca de
Fantasia, 2013.
MANNHEIM, Karl. Sociologia. Tradução de Emílio Willems, Sylvio Uliana e Cláudio
Marcondes. São Paulo: Ática, 1982.
MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e idéia: dez definições. Tradução
de Luís Carlos Borges. In: LEÃO, Lúcia (Org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões
sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
MARCELO, Carlos. Renato Russo: o filho da Revolução. Rio de Janeiro: Agir, 2009.
MARCHI, Leonardo de. Indústria Fonográfica e a Nova Produção Independente: o
futuro da música brasileira. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, vol.3,
300
nº.7, julho de 2006. Disponível em:
MARCIO LACORDE. Cólera: Subúrbio Geral - Fábrica do Som, 1983 + Medo - Mixto
Quente, 1985. 2 jun. 2005. Disponível em:
MARICATO, Hermínia. Metrópole, legislação e desigualdade. Estudos Avançados.
São Paulo, Universidade de São Paulo, vol.17, nº.48, 2003. Disponível em:
MARQUES, Eduardo César; BICHHIR, Renata Mirandola. Estado e espaço urbano:
revisitando criticamente as explicações sobre as políticas urbanas. Revista de
Sociologia Política. Curitiba, nº.16, junho de 2001. Disponível em:
MATOS, Maria Izilda Santos de. A cidade que mais cresce no mundo. São Paulo de
Adoniran Barbosa. São Paulo em Perspectiva. São Paulo, vol.15, nº.3, jul.-set.
2001. Disponível em:
______. Cotidiano e Cultura: História, cidade e trabalho. Bauru: São Paulo:
EDUSC, 2002.
______. Entre Avenidas e Malocas: São Paulo de Prestes Maia e Adoniran Barbosa.
In: LEENHARDT, Jacques (et al.). História cultural da cidade. Vol. 1, 1ª.ed. Porto
Alegre: Marcavisual/ PROPUR, 2015.
MATTA, João Ricardo Nobre. Consumo de propaganda: relação dos jovens com o
universo contemporâneo das mídias. Dissertação (Mestrado em Administração de
Empresas), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
McCARTHY, David. Arte Pop. Tradução de Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac &
Naify, 2002.
301
McNEIL, Legs; McCAIN, Gillian. Mate-me por favor. A História sem censura do
punk. Tradução de Lúcia Brito. 6ª. ed. Porto Alegre: L&PM, 2013.
MELÃO, César Augusto. O discurso da rebeldia: uma análise de um texto punk.
Estudos Semióticos. São Paulo, vol.6, nº.1, junho de 2010. Disponível em:
MENDONÇA, Sonia Regina; FONTES, Virgínia. História do Brasil Recente – 1964-
1982. 2ª.ed. São Paulo: Ática, 2004.
MIKOLCI, Richard. Novas conexões: notas teórico-metodológicas para pesquisas
sobre o uso de mídias digitais. Cronos. Natal, UFRN, vol.12, jul.-dez. 2011.
Disponível em:
31/10/2015.
MILANI, Marco Antonio. Uma leitura vertiginosa: os fanzines punks no Brasil e o
discurso de união e conscientização (1981-1995). Dissertação (Mestrado em História
e Sociedade), São Paulo, Universidade Estadual Paulista, 2015.
MONTE, Irina Coelho. Fakes e celebridades no Twiter: Contratos de Comunicação
nos perfis @nairbello, @hebecamargo e @MussumAlive. Dissertação (Mestrado em
Comunicação e Informação), Universidade Federal do Rio de Grande do Sul, Porto
Alegre, 2014.
MONTEIRO, Tiago José Lemos. O fã-clube como lugar de memória: esfera de
celebração e disputa simbólica. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da
Comunicação. UnB, 6 a 9 de setembro de 2006. Disponível em:
Acesso em: 11/10/2015.
MORAES, Everton de Oliveira. A escrita punk como forma de subjetivação. Anais
Eletrônicos do VIII Encontro Internacional da ANPHLAC. Vitória, 2008.
Disponível em:
302
MOREIRA, Gastão (Dir.). Botinada: a origem do punk no Brasil. DVD (75 min). St2
Video, 2006.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá; REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo (Orgs.). A
ditadura que mudou o Brasil – 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar,
2014.
MOTTA, Ronaldo Serôa da; MENDES, Ana Paula Fernandes. Custos de saúde
associados à poluição do ar no Brasil. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica
Aplicada (IPEA), 1994. Disponível em:
MTV BRASIL. Ultraje a Rigor. s/d. Disponível em:
MUNIZ, Sodré. Antropológica do Espelho: uma teoria de comunicação linear e em
rede. 6ª.ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2011.
NAPOLITANO, Marcos. Cultura e Poder no Brasil Contemporâneo. Curitiba:
Juruá, 1996.
______; WASSERMAN, Maria Clara. Desde que o samba é samba: a questão das
origens no debate historiográfico sobre a Música Popular Brasileira. Revista
Brasileira de História. São Paulo, vol.20, n.39, 2000. Disponível em:
Acesso em: 24/10/2015.
______. A historiografia da música popular brasileira (1970-1990): síntese
bibliográfica e desafios atuais da pesquisa histórica. ArtCultura. Uberlândia, vol.8,
nº.13, jul.-dez. 2006. Disponível em:
______. A síncope das ideias: a questão da tradição na música popular brasileira.
São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.
303
______. MPB: a trilha sonora da abertura política (1975/1982). Estudos
Avançados. São Paulo, vol.24, nº.69, 2010. Disponível em:
09/01/2015.
NETTO, José Paulo; CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. Cotidiano:
conhecimento e crítica. 4ª.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
NICOLAU, Marcos. Falas & Balões: a transformação dos textos nas Histórias em
Quadrinhos. 2ª. ed. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O nascimento da tragédia – ou Helenismo e
Pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
______. Fragmentos Finais. Tradução de Flávio R. Kothe. Brasília: Editora da
Universidade de Brasília, 2002.
OLIVEIRA, Isabel Cristina Veloso de. A usina nuclear de Angra I e seu plano
confidencial de evacuação urbana. Revista VITAS - Visões Transdisciplinares sobre
Ambiente e Sociedade. Niterói, nº.3, julho de 2012, p.10. Disponível em:
RBANA.pdf>. Acesso em: 04/04/2015.
OLIVEIRA, Kleber Fernandes de; JANNUZZI, Paulo de Martino. Motivos para
migração no Brasil e retorno ao Nordeste: padrões etários, por sexo e
origem/destino. São Paulo em Perspectiva. São Paulo, vol.19, nº.4, out./dez. 2005.
Disponível em:
OLIVEIRA, Roberto Camargos de. Do punk ao hardcore: elementos para uma
história da música popular no Brasil. Temporalidades. Belo Horizonte, vol. 3, nº. 1,
jan./jul. 2011. Disponível em:
304
OLIVEIRA, Tiago Lopes de. A situação atual do trabalho juvenil: a juventude e as
exigências sociais para o ingresso no mercado de trabalho. Dissertação (Mestrado
em Psicologia Social), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo,
2008.
OLIVEIRA, Valdir da Silva. O anarquismo do movimento punk: cidade de São
Paulo, 1980-1990. Dissertação (Mestrado em História), Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. 2ª.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
______. A moderna tradição brasileira. Cultura brasileira e indústria cultural. 2ª.ed.
São Paulo: Brasiliense,1989.
PAIS, José Machado. Bandas de garagem e identidades juvenis. In: COSTA, Márcia
Regina da; SILVA, Elisabeth Murilho da (Orgs.). Sociabilidade juvenil e cultura
urbana. São Paulo: Educ, 2006.
PLAZA, Júlio. Arte e Interatividade: autor - obra - recepção. ARS. São Paulo, vol.1,
dez. 2003. Disponível em:
10/10/2015.
PORCELLO, Flávio A. C. Mídia e poder: o que esconde o brilho luminoso da tela da
TV? Revista Famecos: mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre, nº.31, dez. 2006.
Disponível em:
PORTO, Mauro P. Televisão e Política no Brasil: a Rede Globo e as interpretações
da audiência. Rio de Janeiro: E-Papers, 2007.
305
PRADO, Gustavo dos Santos. A verdadeira Legião Urbana são vocês (1985-
1997). Dissertação (Mestrado em História Social), Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo, São Paulo, 2012.
______. Os fanzines punks: a estética agressiva, caótica e poluída (Anos 80). Anais
eletrônicos do XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. Santos - SP:
Universidade Católica de Santos, 2014. Disponível em:
______. “Rock x José Sarney” - Os fanzines punks paulistas e suas interpretações
da Nova República (1985-1990). Diálogos. Maringá, vol.19, n.2, mai./ago. 2015.
Disponível em:
Acesso em: 30/09/2015.
______. A cultura punk e a folha A-4. Uma discussão sobre a estética dos fanzines
(Anos 80). II Congresso Internacional de Estudos do Rock. Cascavel - PR, de 04
a 06 de junho de 2015. Disponível em:
r.pdf>. Acesso em: 20/10/ 2015.
PRESSAN, Roger S. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. Porto
Alegre: AMGH, 2011.
RAMOS, Eliana Batista. Rock dos anos 80. A construção de uma alternativa de
contestação juvenil. Dissertação (Mestrado em História Social), Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
RECUERO, Raquel. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e
redes sociais no Facebook. Verso e Reverso. São Leopoldo, maio-ago. 2014.
Disponível em:
306
REIS FILHO, Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste. O século XX -
tempo das crises: revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2000.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart; SACRAMENTO, Igor; ROXO, Marco (Orgs.). História
da televisão no Brasil: do início aos dias de hoje. São Paulo: Contexto, 2010.
RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção e consumo do espaço urbano:
problemática ambiental urbana. São Paulo: Hucitec, 1998.
______. A questão ambiental: Questões para reflexão. GeoTextos. Salvador, vol.5,
nº.1, julho de 2009. Disponível em:
ROLNIK, Raquel. A cidade e a lei: Legislação, política urbana e territórios na cidade
de São Paulo. São Paulo: Studio Nobel/ Fapesp, 1997.
______. São Paulo. Coleção Folha Explica. São Paulo: Publifolha, 2009.
ROSA, Ornelas Pablo. Rock underground: uma etnografia do rock alternativo. São
Paulo: Radical Livros, 2007.
SADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: Experiências,
falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo (1970-1980). São Paulo: Paz e
Terra, 1988.
SALIM, Celso Amorim. Doenças no trabalho: exclusão, segregação e relações de
gênero. São Paulo em Perspectiva. São Paulo, vol.17, nº.1, jan.-mar. 2003.
SANGUINÉ JÚNIOR, Jairo. A imprensa e o processo de redemocratização do Brasil.
Sociedade em Debate. Pelotas, vol.4, nº.3, nov. 1998. Disponível em:
SANTAGADA, Salvatore. A situação social do Brasil nos anos 80. Indicadores
Econômicos FEE. Porto Alegre, vol.17, nº.4, 1990. Disponível em:
unifra.br/professores/rangel/Salvatore%20Santagada%20-%20sociedade%20
brasileira%20anos%2080.pdf>. Acesso em: 03/04/ 2015.
SANTOS, Aline Martins. São Paulo e o “cenário urbano” representado através das
histórias em quadrinhos presentes na revista Chiclete com Banana de Angeli.
Revista Contemporânea. Niterói, ano 1, nº.1, 2011. Disponível em:
SANTOS, Luciano dos. Doce e amargo açúcar. Concentração de renda e relação de
trabalho na produção agroindustrial canavieira no Brasil. Revista Crase.edu.
Inhumas, Instituto Federal de Goiás, vol.1, nº.1, 2010. Disponível em:
Acesso em: 26/08/2014.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª.ed.
São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SARAIVA, Camila Pereira. A periferia consolidada em São Paulo: categoria e
realidade em construção. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e
Regional), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
SAWAIA, Bader. Introdução: Exclusão ou inclusão perversa. In: SAWAIA, Bader
(Org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade
social. 2ª.ed. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2001.
SCHUSTERMAN, Richard. Vivendo a arte: o pensamento pragmatista e a estética
popular. Tradução de Gisela Domschke. São Paulo: Editora 34, 1998.
SCHWARTZMAN, Simon. As causas da pobreza. Rio de Janeiro: Editora FGV,
2004.
SEGAWA, Hugo. Prelúdio da Metrópole: Arquitetura e Urbanismo em São Paulo na
passagem do século XIX ao XX. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
308
SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa.
São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à
modernidade. 3ª.ed. São Paulo: Editora 34, 2013.
SHAFER, R. Murray. A afinação do mundo - uma exploração pioneira pela história
passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto de nosso ambiente: a
passagens sonora. Tradução de Marisa Trench Fonterrada. São Paulo: Editora
UNESP, 2001.
SILVA, Adriana Brito da; BRITES, Cristina Maria; OLIVEIRA, Eliane de Cássia;
BORRI, Giovanna Teixeira. A extrema-direita na atualidade. Serviço Social &
Sociedade. São Paulo, nº.119, jul.-set. 2014. Disponível em:
2016.
SILVA, José Carlos Gomes da. Juventude e segregação urbana na cidade de São
Paulo: os números da vulnerabilidade juvenil e a percepção musical dos rappers.
Ponto Urbe. São Paulo, nº.1, 2007. Disponível em:
SILVA, Nadilson M. Elementos para análise das Histórias em Quadrinhos. Anais do
XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande - MS, set. 2001.
Disponível em:
SILVA, Sioni. Redes Sociais Digitais e Educação. Revista Iluminart. Sertãozinho -
SP, nº.5, ago. 2010. Disponível em:
Acesso em: 02/05/2015.
309
SILVEIRA, Dalva. A imprensa brasileira e a representação de Geraldo Vandré como
símbolo de protesto contra a ditadura militar. Ponto & Vírgula. São Paulo, nº.9,
2011. Disponível em:
SILVERMAN, David. Interpretação de dados quantitativos. Métodos para análise
de entrevistas, textos e interações. 3ª.ed. Tradução de Magda França Lopes. São
Paulo: Artmed, 2009.
SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. Tradução de Sérgio Marques Reis. In:
VELHO, Otávio Guilherme (Org.). O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 1967.
SIQUEIRA, Denise de Costa Oliveira. A ciência na televisão: mito, ritual e
espetáculo. São Paulo: Annablume, 1999.
SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: Afeto, mídia e política. Rio de Janeiro:
Vozes, 2006.
SOUZA, Humberto da Cunha Alves de. Memes (?) do Facebook: reflexões sobre
esse fenômeno de comunicação da cultura ciber. Temática. João Pessoa, ano X,
nº.07, jul. 2014. Disponível em:
SOUZA, Rafael Lopes de. O movimento Hip Hop: a anti-cordialidade da “República
dos manos” e a estética da violência. São Paulo: Anablume, Fapesp, 2012.
SRBEK, Wellington. Quadrinhos e outros bichos. João Pessoa: Marca de
Fantasia, 2003.
TATIT, Luiz. O Século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
______. Semiótica da canção: Melodia e letra. 3º.ed. São Paulo: Escuta, 2007.
310
TAVARES DOS SANTOS, José Vicente. A arma e a flor: formação e organização
policial, consenso e violência. Tempo Social. São Paulo, vol.9, nº.1, maio de 1997.
Disponível em:
TAVOLRADO, Sergio Barreira de Faria. Movimentos ambientalistas e
modernidade: sociabilidade, risco e moral. São Paulo: Annablume/ Fapesp, 2001.
TEIXEIRA, Aldemir Leonardo. O movimento punk no ABC paulista. Anjos: uma
vertente radical. Dissertação (Mestrado em Antropologia), Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
TEIXEIRA, Rosana da Câmara. “Na morte, o segredo dessa vida”: admiração,
sociabilidade e celebração entre os fãs de Raul Seixas. Revista Sociedade e
Cultura. Universidade Federal de Goiás, vol.11, nº.2, jul./dez. 2008. Disponível em:
11/10/2015.
THOMPSOM, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Tradução de
Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da Música Popular Brasileira.
Petrópolis: Vozes, 1974.
______. História social da Música Popular Brasileira. 2ª. ed. São Paulo: Editora
34, 2012.
TRAGTENBERG, Maurício. Apresentação. In: WEBER, Marx. Os Economistas.
Tradução de Maurício Tragtenberg, Waltensir Dutra, Calógeras A. Pajuaba, M. Irene
de Q. F. Szmrecsányi, Tamás J. M. K. Szmrecsányi. São Paulo: Nova Cultural, 1997.
TROTTA, Felipe. Música e Mercado: a força das classificações. Contemporanea -
Revista de Comunicação e Cultura. Salvador, vol.3, nº.2, jul./dez. 2005. Disponível
em:
311
TURRA NETO, Nécio. Enterrado vivo: identidade punk e território em Londrina. São
Paulo: Editora Unesp, 2004.
VAGALUME. Capital Inicial - Biografia. s/d. Disponível em:
VALVERDE, Rodrigo Ramos Hospodar Felippe. Sobre espaço público e heterotopia.
Geosul. Florianópolis, vol.24, nº.48, jul./dez. 2009. Disponível em:
%C3%A7%C3%A3o+de+heterotopias&hl=pt-BR&lr=lang_pt&as_ sdt=0,5>. Acesso
em: 22/03/2012.
VARGAS, Herom; SOUZA, Luciano de. A colagem como processo criativo: da arte
moderna ao motion graphics nos produtos midiáticos audiovisuais. Revista
Comunicação Midiática. Bauru - SP, vol. 6, nº. 3, set./dez. 2011. Disponível em:
VASCO, Julio. Conversações com Renato Russo. Campo Grande: Letra Livre,
1996.
VICENTE, Maximiliano Martin. A crise de bem-estar social e a globalização: um
balanço. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
VICTOR, Fábio. Tinhorão de volta à roda. Folha de S. Paulo. São Paulo,
21/09/2014. Disponível em:
VIEIRA, Suzane de Alencar. Césio-137, um drama recontado. Estudos Avançados.
São Paulo, vol.27, nº.77, 2003. Disponível em:
VIOLA, Eduardo J. O movimento ecológico no Brasil (1974-1986): do Ambientalismo
à Ecopolítica. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, vol.3, nº.3, 1986.
Disponível em:
312
VITECK, Cristiano Marlon. Punk: anarquia, neotribalismo e consumismo no
rock‟n‟roll. Espaço Plural. Cascavel - PR, ano VIIII, nº.16, set. 2005. Disponível em:
em: 29/10/2015.
WOITOWICZ, Karina Janz. Recortes da Mídia Alternativa: histórias e memórias da
comunicação no Brasil. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2009