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Sonoridades caipiras na cidade: a produção de Cornélio Pires (1929-1930)

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
ELTON BRUNO FERREIRA

Orientador:
MARIA IZILDA SANTOS DE MATOS

Local:
PUC-SP

Data:
2013

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
HISTORIA História e música Música caipira Campo e cidade

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=151884

Esta pesquisa analisa a produção de Cornélio Pires, enfatizando as gravações por ele organizadas, que contavam com músicas e narrativas, num total de 52 discos de 78 rotações (1929 e 1930), possibilitando o registro e a audição das sonoridades caipiras no meio urbano. Para tanto, busca-se recuperar as transformações na cidade de São Paulo, onde foram feitas as gravações dos discos e sua divulgação. No final da década de 20 e durante os anos 30, essa cidade encontrava-se em expansão, sendo um polo de atração para migrantes e imigrantes que desejavam melhores condições de vida e realização de sonhos. Entre os novos elementos de modernidade, surgiu e se difundiu o rádio, no qual foram divulgadas as sonoridades caipiras, entre muitas outras. Na Série Caipira Cornélio Pires representava-se o mundo rural, o caipira e sua cultura, muitas vezes, em contraste com as experiências urbanas. O crescimento intenso de São Paulo gerava sentimentos de nostalgia, emergindo as representações da vida no campo como idílica e harmoniosa, retomando a cultura caipira suas referências à religiosidade, as práticas cotidianas, o trabalho, a festa e o lazer (mutirão, no qual se trabalhava, cantava, comia e enamorava), as relações entre os gêneros masculino e feminino e as relações afetivas e amorosas. Dessa forma, o caipira e a cultura caipira representados por Cornélio Pires encontram-se envoltos em um processo de hibridismo cultural, numa construção em constante relação entre campo e cidade por meio da sonoridade, das representações cotidianas e dos projetos que ele deixava transparecer na sua produção

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