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A CULTURA PIANÍSTICA EM SÃO PAULO: UM RECORTE DA MEMÓRIA URBANA (1890-1914)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
ALINE MAIA BORGES
Orientador:
ESTEFANIA KNOTZ GANGUCU FRAGA
Local:
PUC-SP
Data:
2019
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Piano - Instrução e estudo, Música - História e crítica, Cultura pianística em São Paulo
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7698459
A presente pesquisa apresenta um olhar sobre o surgimento e desenvolvimento da cultura pianística em São Paulo, no final do século XIX e início do século XX, a partir de análises de representações do piano em periódicos da época. Levou-se em consideração que as práticas pianísticas – tocar, ouvir, compor e estudar piano -, estavam inseridas no cenário da música erudita paulistana, interagindo com práticas comerciais, sociais e culturais da cidade. Através de anúncios, partituras, programas de concertos, críticas musicais e relatos de professores, é possível localizar espaços, sujeitos e práticas relacionadas ao instrumento. Ao longo do século XIX e começo do século XX, a cultura pianística se desenvolveu nos ambientes domésticos e palcos da cidade, sendo vivenciada em situações de concerto e de aprendizado
Fontes:
A Cigarra, 1914.
A Gazeta Artística de São Paulo, 1909-1914.
A Música para Todos, 1986-1987.
O Commercio de São Paulo, 1890-1915.
O Correio Paulistano, 1850-1914.
O Estado de São Paulo, 1890-1915.