> Banco de Dados - História e música na universidade

Entre mosteiro de São Bento e a cidade: o canto gregoriano e o acústico contemporâneo da cidade de São Paulo

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
VINICIUS MORAIS DE OLIVEIRA

Orientador:
DENISE BERNUZZI DE SANT ANNA

Local:
PUC-SP

Data:
2014

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Mosteiro, canto gregoriano, acústico

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1962311

O tema central da presente dissertação é historicizar no tempo presente a paisagem sonora interna do Mosteiro de São Bento, as permanências medievais contidas em sua arquitetura e em sua produção musical, ao lado de toda a sonoridade dicotômica, acelerada e ruidosa dos sons urbanos de seu arrabalde. Ambos os espaços têm seus territórios sonoros identitários. Diante da preeminência de que o estudo da produção sonora das sociedades vem criando novas possibilidades para a historiografia atual, o problema da pesquisa também procurou oferecer subsídios à investigação histórica das regras de leitura da escrita musical do canto gregoriano e todo o conjunto complexo de nomenclaturas oriundas da análise musicológica. Propõe-se ainda uma reestruturação na hierarquia do mecanismo ocular em equilíbrio com a escuta consciente dos sons, promovendo novos modelos cognitivos das nossas capacidades sensíveis. Assim, as principais fontes documentais utilizadas foram as fontes sonoras, um pequeno acervo fotográfico e os relatos orais das pessoas que por ali passaram

Fontes:
ADORNO, Theodor W. Introdução à Sociologia da Música: doze preleções teóricas. São
Paulo: Editora Unesp, 2011.
AMADO, Janaína. O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em história oral.
Vol. 14. São Paulo: Editora Unesp, 1995.
ART RENEWAL CENTER. Disponível em: php?artworkid= 18667&size=large>. Acesso em 10 jan. 2014
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de
François Rabelais. 4ª ed. Brasília: Hucitec, 1999.
BAPTISTA, Ana Maria Haddad. Tempo-Memória no Romance. São Paulo: Catálise, 1998.
BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
BÍBLIA SAGRADA AVE MARIA. Tradução de Frei José Pedreira de Castro. São Paulo:
Ave Maria, 2004.
BLAKE, Mark. Comfortably Numb: The Inside Story of Pink Floyd. Boston: Da Capo
Press, 2008. Disponível em: printsec=frontcover&hl=ptBR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>.
Acesso em: 08 dez. 2012.
BLOCH, Marc Leopold Benjamin. Os reis Taumaturgos. Tradução de Julia Mainardi. São
Paulo: Companhia das Letras, 1993.
________. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
2001.
122
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das
Letras, 1998.
BOSSEUR, Dominique; BOSSEUR, Jean-Yves. Revoluções musicais: a música
contemporânea depois de 1945. Lisboa: Caminhos, 1990.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. vol. 2. Rio de Janeiro: Vozes, 1987.
BRAUDEL, Fernand. História e ciências sociais: a longa duração. Tradução de Ana Maria de
Almeida Camargo. Revista de História. São Paulo, FFLCH-USP, v. XXX, ano XVI,
abr./jun. 1965.
BURKE, Peter. A Escrita da História. São Paulo: Editora UNESP, 1992.
________. A Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. São
Paulo: Editora UNESP, 1997.
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo:
Athena, 1990.
CAMPOS, Eudes. A cidade de São Paulo e a era dos melhoramentos materiais: Obras
públicas e arquitetura vistas por meio de fotografias de autoria de Militão Augusto de
Azevedo, datadas do período 1862-1863. Anais do Museu Paulista. São Paulo, v. 15, n. 1,
p.11-14, jun. 2007. Disponível em: S0101-47142007000100002>. Acesso em: 12 ago. 2013.
CAPRA, Jritjof. O Tao da Física: uma análise dos paralelos entre a física moderna e o
misticismo oriental. Tradução de José Fernandes Dias. São Paulo: Cultrix, 2011.
CASTANHA, Paulo. A Musicologia Enquanto Método Científico. Revista do Conservatório
de Música da UFPel. São Paulo, Instituto de Artes da UNESP - Universidade Estatual
Paulista, 2008.
123
CERTEAU, M. de. Andando na cidade. Tradução de Anna Olga de Barros Barreto. Revista
do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, IPHAN, n. 23, 1994.
CHAIM, Ibrahim Abraão. Música Erudita da Idade Média ao século XX. São Paulo: Letras
& Letras, 1998.
CHARBONNEAU-LASSAY, L. El Bestiario de Cristo. Barcelona: Jose Olañeta, 1997.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria
Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
________. A aventura do livro: do leitor ao navegador - conversações com Jean Lebrun.
Tradução de Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Editora Unesp, 1998.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos sonhos,
costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução de Vera da Costa e Silva. Rio de
Janeiro: José Olimpo, 2012.
CORBIN, Alain. O prazer do historiador. Entrevista concedida a Laurent Vidal. Tradução de
Christian Pierre Kasper. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 25, n. 49, p.11-31,
2005.
CORRÊA, Paula da Cunha. Um bestiário arcaico: fábulas e imagens de animais na poesia
de Arquíloco. Campinas: Editora Unicamp, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Qu'est-ce que la philosophie? Paris: Minuit, 1991.
________; GUATTARI, Felix. O que é filosofia. São Paulo: Editora 34, 2004.
________; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. Rio de
Janeiro: Editora 34, 2005.
________. Diferença e Repetição. 2ª ed. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio
de Janeiro: Graal, 2006.
124
DIAS, Geraldo J. A. Coelho. A regra de São Bento, norma e vida monástica: sua problemática
moderna e edições em português. História. Revista da Faculdade de Letras da Universidade
do Porto. Porto, III série, v. 3, p.9-48, 2002. Disponível em: ficheiros/2278.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2013.
DUBY, George. O tempo das catedrais: a arte e a sociedade. Lisboa: Editorial Estampa,
1979.
________ (Org.). Ano 1000 e ano 2000: na pista de nossos medos. Tradução de Eugênio
Michael da Silva e Maria Regina Lucena Borges-Osório. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
________ (Org.). História da vida privada 2: da Europa feudal à Renascença. Tradução de
Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
________. Idade Média, idade dos homens. Tradução de Jonas Batista Neto. São Paulo:
Companhia das Letras, 2011.
DUNSBY, Jonathan. Análise musical na teoria e na prática. Tradução de Norton Dudeque.
Curitiba: Editora UFPR, 2011.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FERRAZ, Silvio. Música e repetição: a diferença na composição contemporânea. São Paulo:
Educ, 1998.
________. Livro das sonoridades [notas dispersas sobre composição] – um livro de musica
para não-músicos ou de não-música para músicos. Rio de Janeiro: 7 letras, 2005.
FIGLECAR. Ut queant laxis. Himno a San Juan Bautista. 09/02/2010. Disponível em:
. Acesso em: 13 jan. 2014
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. O lobo no labirinto: uma incursão à obra de
Murray Schafer. São Paulo: Editora Unesp, 2004.
125
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro:
Edições Graal, 1979.
________. Microfísica do poder. 20ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2004.
FRANCO JUNIOR, Hilário. O feudalismo. Coleção Tudo é História. São Paulo: Brasiliense,
1993.
________. Raízes medievais do Brasil. Revista USP. São Paulo, v. 78, p.80-104, jun./ago.
2008, p.80-104.
GAY, Peter. Modernismo: o Fascínio da Heresia - de Baudelaire a Beckett e mais um pouco.
São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
GEERTZ, Clifford. El Antropólogo como autor. Barcelona: Paidós, 1989.
________. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1995.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. Rio de Janeiro:
Editora 34/ Universidade Cândido Mendes, 2002.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
________. Os andarilhos do bem: feitiçaria e cultos agrários nos séculos XVI e XVII.
Tradução de Jônatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
________. Mitos, Emblemas, Sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti.
São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GOOGLE MAPS. Largo São Bento. Disponível em: maps/place/Largo+S%C3%A3o+Bento+-+Centro,+S%C3%A3o+Paulo+-+SP,+01029-
010/@-23.5441208>. Acesso em: 12 jan. 2014.
GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva,
1994.
126
HAMPATÉ BÂ, A. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph (Ed.). História Geral da África
I. Metodologia e Pré-história da África. São Paulo/Paris: Ática/Unesco, 1982.
HERCHMANN, Micael; PEREIRA, Carlos Alberto Menneder (Orgs.). A invenção do Brasil
Moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20-30. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
HOLANDA, Sergio Buarque de. Caminhos e fronteiras. 3ª ed. São Paulo: Companhia das
Letras, 1994.
INSTITUTO ANTÔNIO HOUAISS. Dicionário Eletrônico Houaiss. Versão 1.05. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2001.
JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. Tradução de Carlos S. Mendes Rosa. São
Paulo: Martins Fontes, 2009.
JUNG, Carl G. Psicologia e Religião. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1983.
________. A natureza da psique. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984.
________. Memórias, Sonhos e Reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
________. O homem e seus símbolos. Tradução de Maria Lúcia Pinho. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2008.
KASUE, Cleusa Sakamoto. Cidade – um ambiente psicológico de suporte ao
desenvolvimento humano. In: AVELINO, Yvone Dias (Org.). Polifonias da cidade:
memória, arte e história. São Paulo: D‟Escrever, 2009.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos.
Rio de Janeiro: Contraponto, Editora PUC Rio, 2006,
LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. São Paulo: UNESP, 1998.
________. História e Memória. Campinas: Editora Unicamp, 2003.
127
LIMA, Henrique Espada. A micro-história italiana: escalas, indícios e singularidades. Rio
de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio. Portugal: Relógio d‟Água Editores, 1983, p.2.
Disponível em: .
Acesso em: 22 fev. 2013.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo:
Martins Fontes, 2011.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgestein.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
MATOS, Maria Izilda Santos de. Cotidiano e cultura: história, cidade e trabalho. Bauru -
SP: Edusc, 2005.
MATTEI, Jean-Francois. Pitágoras e os pitagóricos. São Paulo: Paulus, 2000.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 1971.
________. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MOSTEIRO DE SÃO BENTO DE SÃO PAULO. Disponível em: org.br/>. Acesso em: 08 mai. 2012.
MOSTEIRO SÃO JOÃO. Regra de São Bento. Disponível em: org.br/index.php/comunidade-monastica/regra-de-sao-bento?showall=&start=20>. Acesso
em: 02 dez. 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. O eterno retorno. In: LEBRUN, Gerard (Org.). Obras Incompletas.
Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
________. Assim falou Zaratustra. In: LEBRUN, Gerard (Org.). Obras Incompletas.
Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
128
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São
Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Departamento de História da PUCSP, n. 10, dez. 1993.
NUNES, Benedito: O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 2001.
OBICI, Giuliano. Condição da escuta: mídias e territórios sonoros. Dissertação (Mestrado
em Comunicação e Semiótica), PUC-SP, São Paulo, 2006.
ORLANDI, P. Eni. Cidade dos Sentidos. Campinas: Pontes, 2004.
PINK FLOYD. High hopes. Álbum “The division bell”. Columbia Records, 1994.
PINSKY, Carla Bassanezi; DE LUCAS, Tania Regina (Orgs.). O historiador e suas fontes.
São Paulo: Contexto, 2011.
PORTO, José de Sá. Musicologia e pesquisa científica. Ensaio apresentado ao Instituto
Histórico e Geográfico de Santos em 11 ago. 1961. Santos: Ed. do Autor, 1962.
PRADO, Gustavo Silva. A verdadeira Legião Urbana são vocês (1985-1997). Dissertação
(Mestrado em História Social), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo,
2012.
PRIORE, Mary del. Histórias íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil. São
Paulo: Planeta do Brasil, 2011.
PUENTES, Jhonny; GAVÌDIA, J. L. Monzant. História e historiografia: construção de novas
tendências teóricas. Tradução de Gilson Cesar Cardoso de Souza. In: PORTO, Gilson (Org.).
História do tempo presente. Bauru, SP: Edusc, 2007.
REISCH, George A. Pink Floyd e a filosofia: cuidado em esse axioma, Eugene! Tradução de
Getulio Schanoski Jr. São Paulo: Madras, 2010.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François.
Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
129
ROCHA, Francisco. Figurações do Ritmo: da Sala de Cinema ao Salão de Baile. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
ROEDERER, Juan G. Introdução à Física e Psicofísica da Música. Tradução de Alberto
Luis da Cunha. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995.
________. A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de são Paulo. 2ª
ed. Coleção Cidade Aberta. São Paulo: Studio Nobel/ Fapesp, 1999.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental - Transformações contemporâneas do desejo. São
Paulo: Estação Liberdade, 1989. Disponível em: subjetividade/Textos/SUELY/pensarvibratil.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2013.
ROSSI, Aldo. A arquitetura da cidade. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins
Fontes, 2001.
ROUGEMONT, Denis de. A história do amor no Ocidente. Tradução de Paulo Brandi e
Ethel Brandi. São Paulo: Ediouro, 2003.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: UNESP, 2001.
SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Tradução de Marden Maluf. São Paulo: Editora
UNESP, 2001.
SEGAL, André. Pour une didactique de la durée. In: MONIOT, Henri (Org.). Enseigneur
L’histoire – des manuels à la mémoire. Berna: Peter Long Editions, 1984.
SEGAWA, Ugo. São Paulo, meios e fluxos - 1872-1554. In: PORTA, Paula (Org.). História
da Cidade de São Paulo: a Cidade na Primeira Metade do Século XX - 1890-1954. Vol.2.
São Paulo: Paz e Terra, 2004.
130
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu Extático na Metrópole. São Paulo: Companhia das Letras,
1992.
SHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. Tradução de Marisa Trench de O. Fonterrada,
Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.
SOUZA, Ségio Luis. (Re)Vivências Negras: Entre batuques, bailados e devoções. Práticas e
territórios negros no interior paulista (1910-1950). Ribeirão Preto: S. L. Souza, 2007.
STANLEY, Sadie (Ed.). Dicionário Grove de Música. Tradução de Eduardo Francisco
Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
TAILOR, Roger. As fontes do Self: a construção da identidade moderna. Tradução de Adail
Ubirajara Sobral e Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
THE NATIONAL GALLERY. Disponível em: . Acesso em:
10 abril 2012.
THE MEDIEVAL BESTIARY. Dove. Disponível em: htm>. Acesso em: 27 abr. 2013.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
TINHORÃO, José Ramos. Os sons que vêm da rua. Rio de Janeiro: Edições Tinhorão, 1976.
VAINFAS, Ronaldo. Os Protagonistas Anônimos da História: micro-história. Rio de
Janeiro: Campus, 2002.
VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte. Os cantos da voz: entre o ruído. São Paulo:
Annablume, 1999.
VIRILIO, Paul. O Espaço Crítico e as Perspectivas do Tempo Real. Rio de Janeiro: Editora
34, 1993.
131
________. Cibermundo: a política do pior. Tradução de Francisco Marques. Lisboa:
Teorema, 2000.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.